O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


NEO-GEO AES, o CONSOLE + À FRENTE de seu TEMPO que JÁ EXISTIU!!

2D GAMER

Habitué da casa
Mensagens
126
Reações
299
Pontos
88
Vc não quer dar a sua opinião, vc quer ouvir coisas legais no seu tópico e não quer ouvir verdades.

RESPOSTA: Não é verdade, tanto que aceitei de boa quando vc postou (na sua primeira postagem) dizendo que nao curtia o console e eu apenas disse que discordava, frisando qual era A MINHA OPINIAO, volte lá e leia, uso inclusive em uma de minhas primeiras respostas a vc frases como "eu acho", "minha opiniao", " nao acho", ou seja, sentenças que indicam claramente que eu estava OPINANDO, diferente de vc que ja veio querer impor "verdades". Vc ficou insistindo que os jogos do console eram irrelevantes, claramente depreciando, pq uma coisa, como vc fez na primeira resposta, é dizer "eu nao curto o console", ali tava de boa, respondi opinando mas nao me chateei, pq diferente de vc eu respeito sim a opiniao dos outros. Agora outra coisa é depreciar, chamar de irrelevante e etc, usando inclusive um amigo seu como exemplo, como se a opiniao de uma pessoa em especial fosse parâmetro universal.

Aliás, irrelevantes pra quem cara pálida? Vc ja começa a se contradizer aqui. Se uma pessoa curte um jogo, ele é relevante pra ela, vc tem dificuldade de entender isso? Em nenhum momento quis te forçar a aceitar meu ponto de vista, mas vc veio com toda aquela história de "consenso" e tal, como se todo mundo tivesse a sua opiniao, isso eh uma falávia de generalizaçao apressada. Nao tenho problema com opinioes comtrarias, o que me chateou foi a sua abordagem arrogante.


Eu fui honesto e falei pra vc os dados que a história do videogame nos mostrou, e isso não é achismo, afinal qualquer um sabe que todos os videogames que eu citei possuem uma quantidade INFINITA de jogos dos mais diversos gêneros quando comparados com a biblioteca do Neo Geo. Se vc quer negar isso pra si msm, fique a vontade, mas não queira empurrar sua maluquice para os outros.

RESPOSTA Quantidade de gêneros nao significa necessariamente que um console seja pior ou melhor, quando a molecada ia aos Arcades ia pra jogar o que? Rpg? Nao, quase sempre, nos anos 90 era um jogo de luta, tiro e afins. Isso torna os Arcades ruins? Sabia que esses sao os generos preferidos de muitos gamers? Sabia que myito colecionador de Neo-Geo ama o console e até se desfez de outros consoles pra adquiri-lo? Ou seja, argumento fraco esse.

E eu respondo e comento em quantos tópicos eu quiser, pois até onde sei o fórum tem acesso livre. Se não quer ou não tem maturidade suficiente para ouvir opiniões contrárias, eu sugiro que faça uso da ferramenta ignorar, ou que simplesmente não crie tópico nenhum, ou melhor ainda... reúna uma galerinha e crie um grupo privado de whatsapp / facebook e divirta-se fzd circle jerking entre vcs.

RESPOSTA: Vc pode comentar a vontade, mas é lamentável sua arrogancia e falta de educaçao. Quanto a maturidade, vc que se comporta de forma imatura, afinal, quando que quis te forçar a acreditar em algo? Vc que foi boçal, eu inclusive disse que respeitava sua opiniao e vc agiu como mesmo? ""falando a verdade", afinal "eu nao tenho argumentoos, o que ja era esperado", "jogos sem relevancia" , pow fera, nao fui eu que fui arrogante e imaturo.

Seu comentário final me mandando literalmente ir bater punhet@ em grupo ja mostra o seu baixo nivel, depois vem falar de argumento.. é esse seu tipo de postura e atitude que me irritou, vc é muito metido, eu fui educado com vc, mas vc começou a querer depreciar e tretar e isso chateia cara, opine mas respeite a opiniao dos outros, é tao difícil assim pra vc? Repare que neste post ressaltei apenas questoes técnicas, em nenhum momento fiquei dizendo que o console x é melhor que o y, ou que o Neo-Geo é o melhor do mundo e os outros sao uma m**** ou qualquer coisa do tipo, nao depreciei nada, apenas comparei questoes tecnicas, pq sei que gosto é subjetivo e respeito, diferente de vc.

Entrei no forum pra interagir, trocar ideias, relaxar, me divertir, nao tenho interesse em brigar com ninguem, mas certas atitudes irritam, uma pena que seu orgulho (pq vc é claramente uma pessoa que desconhece a palavra "humildade") nao lhe deixe ver isso. Mas nao esquente, a vida é mestra em baixar topetes, se vc nao aprender por si, vai apanhar muito, infelizmente. Vc falou tanta coisa sem noçao aqui, que fiz questao de responder, mas encerro por aqui, torcendo sinceramente que vc mude essa postura, mas nao aqui apenas, mas principalmente na vida, pois nao eh legal a pessoa ser assim, vc nao vai ganhar nada com isso, a nao ser a antipatia das pessoas, reflete sobre isso mano, sério, pq vc só vai quebrar a cara sendo desse jeito.

Lan house de raspberry pi... seu melhor argumento é uma porcaria de lan house de raspberry pi? Faça-me o favor.

Estou falando de eventos que ocorreram na ÉPOCA ADEQUADA, e a menos que o senhor seja um viajante do tempo, não existia Raspberry pi nos anos 90 e 2000.
 
Ultima Edição:

2D GAMER

Habitué da casa
Mensagens
126
Reações
299
Pontos
88
Só uma palavra descreve o Neo Geo para quem vivenciou o seu lançamento: fudido!

Tmb acho brow. Lembro que na locadora de games que eu frequentava nos anos 90, quando o dono botava o AES pra jogar por hora e alguem pegava, juntava mó galera em volta, pq lembro que os jogos dele chamavam a atenção mesmo, com aquela qualidade gráfica de Arcade.
 

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
Nunca tive hype nenhum pelo Neo Geo, e olha que tive a chance de joga-lo diversas vezes, primeiramente em uma locadora que tinha ele, e depois na casa de um amigo que tinha o videogame.

Isso foi entre 1993 e 1997, e eu jamais trocaria pérolas como Megaman X, Top Gear, Final Fantasy 6 e Yoshi's Island por jogos como KOF (que de fato é ótimo, mas enjoa rápido), Nam ou World Heroes.

Não estou pondo em xeque as specs dele, que de fato eram superiores aos dos seus rivais da época, mas de nada adianta ter um hardware poderoso se não existem jogos de qualidade para acompanhar, e esse era o grande calcanhar de aquiles dele.


Aí já vejo como questão de gosto pessoal, quando vc diz que ele "nao tinha jogos de qualidade pra acompanhar o hardware poderoso", pois eu acho muitos de seus jogos excelentes e não acho que enjoe rápido, mas claro, é a sua opinião e eu respeito, embora discorde.

Os jogos de SNES que vc citou também são fantásticos, eu tanto adoro SNES e Mega Drive quanto o Neo-Geo, o ideal pra mim seria logo ter os 3 hahahahahahaha, valeu.

Não é gosto pessoal, é consenso.

A força do Neo Geo são os jogos de luta, e a menos que a pessoa fosse jogar esses jogos eternamente, ela estaria restrita a somente aquilo e a alguns jogos sem relevância alguma como Nam e tantos outros igualmente irrelevantes.

Lembre-se que o Neo Geo atravessou desde o SNES até o PS1 e simplesmente não ha como concorrer com a galeria de jogos diversificados desses consoles.

Como eu disse, eu tinha um amigo que tinha Neo Geo, entre outros consoles... e advinha qual era o sistema que ele dava menos atenção? Pois, é.

Não é consenso, não, é opiniao. Vc e seu colega que nao ligavam pro Neo-Geo pensam de um jeito, eu penso de outro, normal. Se o videogame fosse tao ruim assim como vc diz tmb nao haveria tanta gente fan dele e da SNK, eu mesmo sou apaixonado pelas franquias da SNK e que nem é só luta, embora sejam os mais famosos.

Nao vou passar agora a desprezar um console que gosto só pq vc acha que ele é ruim, cada um com seu gosto mano, tenho meu gosto pessoal, como todo mundo tem. Subjetividades nao sao verdades absolutas e cada um tem o direito de ter a sua.

Não to falando que o videogame é ruim, e sim que a biblioteca de jogos dele sequer se compara a dos outros concorrentes da época, e isso é um consenso geral, por mais que vc queira acreditar que não. Não é opinião, é FATO.

Só uma parcela minúscula dos jogadores teria coragem de trocar a biblioteca de jogos do SNES e do PS1 pela do Neo Geo. E pode colocar nesse barquinho das comparações ai os jogos de outros sistemas como Mega Drive, Saturn e N64 também.

Perdoe-me oh magnânimo, por discordar de vós, vou ali no canto e me flagelar em penitência por tão terrível heresia, é FATO!! ;)

Fiz questão de marcar todas essas postagens para mostrar como o senhor literalmente pirou na batatinha com apenas um fato que eu levantei a respeito do console Neo Geo. Eu não fui arrogante em nenhum momento, e apenas constatei um fato que está OBVIO para qualquer pessoa que acompanha videogames, e ao contrário de vc, eu não parti para a ironia nenhuma vez.

Algumas verdades (fatos) marcantes pra vc, que continua não entendendo o meu ponto:

Listed here are all 158 officially released Neo Geo games, including all 148 MVS games, all 117 AES games, and all 97 Neo Geo CD games.

A BIBILIOTECA DO NEO GEO É COMPOSTA POR SOMENTE 158 JOGOS, incluido todos esses sistemas ai.

Vamos comparar somente com o PS1:

How many games were released on ps1? 7,918 games

Quem diabos em sã consciência em plena década de 90 vai deixar de comprar um videogame composto por tantos jogos, sendo que alguns destes jogos eram ports diretos das versões dos jogos de Neo Geo, e com PREÇOS MAIS ACESSÍVEIS?

Se vc entende FATOS como arrogância, parabéns, vc acaba de demonstrar que faltou a todas as aulas de interpretação de texto, e mais uma vez reforça o seu completo despreparo em conseguir sustentar uma discussão em um fórum de videogame. Quando eu apontei os fatos pra vc, vc me respondeu fazendo uso de ironia, o que eu já esperava, afinal não lhe resta argumento nenhum para rebater o meu ponto de vista.

Vc só pode viver em alguma realidade paralela muito deturpada para entender / interpretar que o que eu falei foi puro "achismo".

Não me darei ao trabalho de comentar / responder sobre o juízo de valor que tem a meu respeito, pq sinceramente não me importa nem um pouco. Para mim vc é somente mais um usuário qualquer que faz parte do fórum Outerspace. Guarde seus conselhos e sua psicologia barata para si mesmo.

Repito... se não quer ouvir opiniões divergentes, vá para um grupo de circle jerking que trate exclusivamente de Neo Geo.
 
Ultima Edição:

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.779
Reações
80.114
Pontos
1.839
Tmb acho brow. Lembro que na locadora de games que eu frequentava nos anos 90, quando o dono botava o AES pra jogar por hora e alguem pegava, juntava mó galera em volta, pq lembro que os jogos dele chamavam a atenção mesmo, com aquela qualidade gráfica de Arcade.

Só tem um porém aí: do mesmo jeito que esbanjava hardware, o Neo Geo também esbanjava cafonisse. Tem muito jogo tecnicamente foda no Neo Geo e que era torto inteiro...principalmente a primeira leva.

Mas Samurai Shodown II é um dos melhores jogos de todos os tempos pra mim.
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.665
Reações
9.512
Pontos
453
Lan house de raspberry pi... seu melhor argumento é uma porcaria de lan house de raspberry pi? Faça-me o favor.

Estou falando de eventos que ocorreram na ÉPOCA ADEQUADA, e a menos que o senhor seja um viajante do tempo, não existia Raspberry pi nos anos 90 e 2000
Tu quer que eu fale do quê? Da minha experiência pessoal? Que eu, como criança, só tive problemas com o console por culpa da impossibilidade de ter outros jogos? Como vou lançar um jogo para um sistema que não tem produção barata? PC-Engine tem 686 jogos e também não emplacou(o caso dele foi marketing totalmente errado no ocidente, no Japão até que ele foi bem). Porque saía jogo para ele então? Porque ele era economicamente viável! Olha o que fizeram com o SFA2 para ele ser viável econômicamente no SNES! Tem provas aqui mesmo na OS que tinham chips capazes de deixar o jogo bem mais fluído, mas não usaram por corte de gastos! Porque o PS1 ganhou do N64 mesmo? Qual o preço de produção de um CD quando comparado com um cartucho? Aliás, qual o console de mesa com menos jogos da Nintendo?
Os jogos em si se sustentam muito bem, tanto que as empresas queriam mais que tudo ports dos jogos da SNK em suas plataformas. Só que, a não ser no presente maluco de hoje, que o sujeito prefere ir a falência com o PS5, o custo-benefício sempre irá falar mais alto! Foi assim com o PS1 aniquilou seus concorrentes, foi assim com o PS2(e sua pirataria), foi assim que o Xbox conseguiu ganhar espaço mesmo fazendo muita cagada e vai ser assim que a indústria continuará se movendo.
 


FabioShinobi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.624
Reações
12.776
Pontos
1.189
Era tão a frente do seu tempo que na epoca poucas pessoas tinham dinheiro pra comprar ele
Quando ele lançou no Brasil era exatamente o mesmo preço de um Fusca 1986.




No mais não era esse console que era claramente inferior tecnicamente ao SNES? :klolz
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
1° - O Sega Saturn, que era 32 bits (geração seguinte), pra adaptar certos jogos do Neo-Geo precisou usar cartucho de expansão de memória RAM, e mesmo assim o port ainda saía um pouco capado.

Realmente, a vantagem do NEO-GEO era que a memória RAM não era algo "fixo" e todas as informações estavam contidas na placa de cada jogo individualmente, e ao conectar com a placa tudo se tornava uma coisa só.
Como a mídia do Saturn era CD, toda a transferência de dados eram realizadas com os míseros 2MB de RAM do console, o que era muito complicado, por isso existiam os cartuchos, eles realizavam o trabalho que os cartuchos do NEO-GEO já faziam.

2° - Isso dos ports saírem capados também ocorria com o Playstation 1 (também da geração 32 bits).

Esse já tinha várias limitações de hardware mesmo...

3° - Até mesmo o Neo-Geo CD tinha algumas perdas de quadros de animação em alguns jogos, pois ele era um modelo mais econômico, ou seja, nem o irmão mais novo podia com o Neo-Geo AES.

O problema era parecido com o do Saturn, por isso os 7MB de RAM do console, apesar que muitos dos cortes foram para tentar diminuir os loadings... Tudo era uma questão de transferência de dados

NOTA: Todos os jogos de Saturn eram baseados no NEO-GEO CD

4° - Somente em 1998 (quase uma década depois) é que surgiu um videogame que conseguia rodar os jogos do Neo-Geo sem cortes ou auxílios técnicos, que era o Dreamcast.

Já era hora né!?

5° - Há jogos como Art of Fighting 3, cujas animações são pau a pau com o Street Fighter 3 (há até mais quadros de animações no AOF3) que era da placa CPS3 da Capcom, sendo que o Neo-Geo foi lançado na época da CPS1 e bateu de frente com 3 gerações de placas de Arcade da Capcom.

Isso é relativo, em questões técnicas o MVS/AES era pouca coisa superior a CPS1 e perdia feio para CPS2.
A questão é que a Capcom sempre programou para CPS1 visando os ports para consoles e quando veio CPS2 (que tinha como um dos objetivos acabar com a pirataria) a equipe de desenvolvimento já estava tão familiarizada com a MVS que conseguia fazer milagres.

Exemplo:
O MVS/AES não possuia Layers de background e todos os efeitos de parallax eram feitos em um único layer (imagina o trampo), tudo isso com capacidade de 380 sprites na tela apenas.

Só para ter uma ideia o CPS2 possuía 4 layers sendo 3 para backgoround e capacidade de colocar 900 sprites na tela
Já a CPS3 podia colocar 1024 sprites com efeito de zoom com uma palheta de 16M de cores

Então no caso do AES foi mais talento da equipe do que poder (quando falamos de arcade, claro!)

6° - O Hardware do Neo-Geo AES era literalmente uma placa de Arcade, pois era exatamente o mesmo usado nos fliperamas da SNK, que não por acaso, também se chamavam Neo-Geo (pois era o mesmo sistema, o Arcade era o Neo-Geo MVS e o console o Neo-Geo AES), com o console rodando os mesmos jogos do MVS de forma nativa e sem nenhum tipo de corte ou alteração.

Sim, por isso era caro pra porra


7° - O Neo-Geo chegou a ter jogos na casa dos 300, 400, 500, 600 e até 700 megabits (superando em memória alguns jogos do Nintendo 64, como os que tinham 256 ou 512 megabits). seus cartuchos aliás eram verdadeiros tijolos!!

Sim, por ser cartuchos e por ser um clone do arcade você podia fabricar os cartuchos com a expansão que quisesse e depois ligar na placa do console...

8° - Um Neo-Geo AES custava o preço de uns 3 consoles Mega Drive ou SNES (que eram da mesma época dele) e só o cartucho do console da SNK era o preço de um console Mega ou SNES mais ou menos.

O preço de um arcade em casa

CONCLUINDO, o Neo-Geo AES foi o videogame mais à frente de seu tempo que já existiu, um verdadeiro MONSTRO dos games 2D!!

CONCORDO EM GÊNERO NÚMERO E GRAU


T+
 
Ultima Edição:

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
Tu quer que eu fale do quê? Da minha experiência pessoal? Que eu, como criança, só tive problemas com o console por culpa da impossibilidade de ter outros jogos? Como vou lançar um jogo para um sistema que não tem produção barata? PC-Engine tem 686 jogos e também não emplacou(o caso dele foi marketing totalmente errado no ocidente, no Japão até que ele foi bem). Porque saía jogo para ele então? Porque ele era economicamente viável! Olha o que fizeram com o SFA2 para ele ser viável econômicamente no SNES! Tem provas aqui mesmo na OS que tinham chips capazes de deixar o jogo bem mais fluído, mas não usaram por corte de gastos! Porque o PS1 ganhou do N64 mesmo? Qual o preço de produção de um CD quando comparado com um cartucho? Aliás, qual o console de mesa com menos jogos da Nintendo?
Os jogos em si se sustentam muito bem, tanto que as empresas queriam mais que tudo ports dos jogos da SNK em suas plataformas. Só que, a não ser no presente maluco de hoje, que o sujeito prefere ir a falência com o PS5, o custo-benefício sempre irá falar mais alto! Foi assim com o PS1 aniquilou seus concorrentes, foi assim com o PS2(e sua pirataria), foi assim que o Xbox conseguiu ganhar espaço mesmo fazendo muita cagada e vai ser assim que a indústria continuará se movendo.

Vc acabou de tocar exatamente no ponto que eu venho falando desde o inicio.

Na decada de 90 e inicio dos anos 2000 não fazia o menor sentido alguém ter um Neo Geo, primeiramente pelo preço do sistema e pelo preço dos jogos (que depois caiu com a vinda do Neo Geo CD), e em segundo lugar pq o sistema simplesmente não tinha jogos com a mesma relevância dos demais concorrentes. Por mais que jogos como KoF, Art of Fighting e Samurai Shodown fossem ótimos, quem tivesse um Neo Geo iria ficar praticamente restrito a jogos de luta e com outro punhado de jogos irrelevantes perante aos dos outros sistemas.

Quem não tivesse Neo Geo conseguia jogar os msms jogos importantes, entre outros titulos irrelevantes presentes na plataforma, ao mesmo tempo que era capaz de jogar os jogos da biblioteca do próprio console (por exemplo, a de jogos de PS1).

Isso quer dizer que o Neo Geo é ruim? Não.

Minha visão é restrita tão somente ao que aconteceu durante a época dele, e por mais que tentem disfarçar, não ha como negar que o Neo Geo era um videogame que não fazia o menor sentido para a imensa maioria das pessoas, e foi isso que o tempo nos mostrou, e eu não vou ficar jogando confetes para ele aqui em pleno 2020 pq a visão de hoje não me importa.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Vc acabou de tocar exatamente no ponto que eu venho falando desde o inicio.

Na decada de 90 e inicio dos anos 2000 não fazia o menor sentido alguém ter um Neo Geo, primeiramente pelo preço do sistema e pelo preço dos jogos (que depois caiu com a vinda do Neo Geo CD), e em segundo lugar pq o sistema simplesmente não tinha jogos com a mesma relevância dos demais concorrentes. Por mais que jogos como KoF, Art of Fighting e Samurai Shodown fossem ótimos, quem tivesse um Neo Geo iria ficar praticamente restrito a jogos de luta e com outro punhado de jogos irrelevantes perante aos dos outros sistemas.

Quem não tivesse Neo Geo conseguia jogar os msms jogos importantes, entre outros titulos irrelevantes presentes na plataforma, ao mesmo tempo que era capaz de jogar os jogos da biblioteca do próprio console (por exemplo, a de jogos de PS1).

Isso quer dizer que o Neo Geo é ruim? Não.

Minha visão é restrita tão somente ao que aconteceu durante a época dele, e por mais que tentem disfarçar, não ha como negar que o Neo Geo era um videogame que não fazia o menor sentido para a imensa maioria das pessoas, e foi isso que o tempo nos mostrou, e eu não vou ficar jogando confetes para ele aqui em pleno 2020 pq a visão de hoje não me importa.

Rapaz!
Nada de 2000 e nada de PSX.

Originalmente o NEOGEO veio competir com o MEGADRIVE (1988) e PC-Engine (1987).
Nem o SNES tinha sido lançando na época.

Só o fato de você citar anos 2000 e o PSX já mostra o quanto o NEOGEO foi destruidor...
Se o console foi um fracasso, se ele "não teve jogos", isso pouco importa, o fato aqui é que VOCÊ, SIM, VOCÊ mesmo não consegue enxergar o NEOGEO como um console de 1990, tamanho o poderio que ele possuía.

É isto que fez ele entrar para a história...
O resto é vã filosofia....

T+
 
Ultima Edição:

2D GAMER

Habitué da casa
Mensagens
126
Reações
299
Pontos
88
Realmente, a vantagem do NEO-GEO era que a memória RAM não era algo "fixo" e todas as informações estavam contidas na placa de cada jogo individualmente, e ao conectar com a placa tudo se tornava uma coisa só.
Como a mídia do Saturn era CD, toda a transferência de dados eram realizadas com os míseros 2MB de RAM do console, o que era muito complicado, por isso existiam os cartuchos, eles realizavam o trabalho que os cartuchos do NEO-GEO já faziam.



Esse já tinha várias limitações de hardware mesmo...



O problema era parecido com o do Saturn, por isso os 7MB de RAM do console, apesar que muitos dos cortes foram para tentar diminuir os loadings... Tudo era uma questão de transferência de dados

NOTA: Todos os jogos de Saturn eram baseados no NEO-GEO CD



Já era hora né!?



Isso é relativo, em questões técnicas o MVS/AES era pouca coisa superior a CPS1 e perdia feio para CPS2.
A questão é que a Capcom sempre programou para CPS1 visando os ports para consoles e quando veio CPS2 (que tinha como um dos objetivos acabar com a pirataria) a equipe de desenvolvimento já estava tão familiarizada com a MVS que conseguia fazer milagres.

Exemplo:
O MVS/AES não possuia Layers de background e todos os efeitos de parallax eram feitos em um único layer (imagina o trampo), tudo isso com capacidade de 380 sprites na tela apenas.

Só para ter uma ideia o CPS2 possuía 4 layers sendo 3 para backgoround e capacidade de colocar 900 sprites na tela
Já a CPS3 podia colocar 1024 sprites com efeito de zoom com uma palheta de 16M de cores

Então no caso do AES foi mais talento da equipe do que poder (quando falamos de arcade, claro!)



Sim, por isso era caro pra porra




Sim, por ser cartuchos e por ser um clone do arcade você podia fabricar os cartuchos com a expansão que quisesse e depois ligar na placa do console...



O preço de um arcade em casa



CONCORDO EM GÊNERO NÚMERO E GRAU


T+

JmB! obrigado pelas respostas bastante precisas, esclarecedoras e lúcidas, além de saber argumentar e ser respeitoso com os membros do Fórum (diferente de certos usuários mal educados e chiliquentos daqui que mancham a imagem dos jogos de corrida de Fórmula 1...).

Minha intenção foi exatamente essa de compartilhar com os amigos aqui o fato deste console ter feito a façanha de brigar com videogames e placas de Arcade que vieram depois dele e ser superlativo em tudo prum console caseiro da época (poder, memória, tamanho, preço) , visto que tudo nele era exagerado, digamos assim e até hoje ele ainda me deixa sem fôlego em alguns aspectos.

O lance da CPS2 vc tem razão e eu já sabia amigo, sobre o fato dela ter Specs superiores à MVS (a CPS3 então nem se fala), mas o que me chama a atenção é que mesmo assim, na prática, víamos um desempenho muito parecido em termos de gráficos e isso impressiona pruma placa que era mais antiga que a CPS2 e mesmo assim gerava algo como Art of Fighting 3, os Samurai Shodown 3 e 4, os Last Blade ou Garou por exemplo, com visuais e animações que a meu ver, eram tão vistosos quanto um Marvel Super Heroes (que era belíssimo também, em seu estilo cartoon).

Sobre o que citei da CPS3 foi pq há aspectos de animaaçao como no AOF3 que lembram o que foi feito no Street Fighter 3, pelo fato do jogo mostrar por exemplo um número de quadros de animação nos sprites que era maior, vide o Ryu dando hadouken no SF3 comparado com o Ryo Sakazaki do AOF3 soltando magia e isso é algo que eu acho surreal considerando o quanto a CPS3 era fodástica, assim acho que o Neo-Geo mostrou um desempenho muito à frente de seu tempo em termos de pixel art pra um videogame e esse foi o ponto do tópico e vejo que vc entendeu perfeitamente, valeu, é isso aí e obrigado pela contribuição, valeu :)
 
Ultima Edição:

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
Rapaz!
Nada de 2000 e nada de PSX.

Originalmente o NEOGEO veio competir com o MEGADRIVE (1988) e PC-Engine (1987).
Nem o SNES tinha sido lançando na época.

Só o fato de você citar anos 2000 e o PSX já mostra o quanto o NEOGEO foi destruidor...
Se o console foi um fracasso, se ele "não teve jogos", isso pouco importa, o fato aqui é que VOCÊ, SIM, VOCÊ mesmo não consegue enxergar o NEOGEO como um console de 1990, tamanho o poderio que ele possuía.

É isto que fez ele entrar para a história...
O resto é vã filosofia....

T+

Vc tem problema?

Que parte dos meus comentários eu menosprezei o hardware do Neo Geo? Acha nos meus posts e cola ai que eu faço questão de ver.

Pode mascarar a realidade o quanto quiser, nada vai mudar o fato de que ter um Neo Geo não fazia o menor sentido para a maioria do público, e de fato se tornou exatamente o que vc negritou... destruidor, destruidor para a economia da SNK que nunca conseguiu emplacar o console de forma minimamente decente fora do japão.

Se o console foi um fracasso, se ele "não teve jogos", isso pouco importa

Importa sim... FRACASSOS impactam negativamente nas contas da empresa que o produz. FRACASSOS não vendem porque o público em geral opta por ignora-los. Jogos VENDEM sistemas para o público, e esse foi o ponto fraco que o Neo Geo nunca conseguiu remediar.

Sabe o que é mais legal? Até o 3DO que é outro sistema tão fracassado quanto, consegue ter números de venda superiores e um catálogo de jogos maior que o do Neo Geo.

É cada uma viu.

JmB! obrigado pelas respostas bastante precisas, esclarecedoras e lúcidas, além de saber argumentar e ser respeitoso com os membros do Fórum (diferente de certos usuários mal educados e chiliquentos daqui que mancham a imagem dos jogos de corrida de Fórmula 1...).

Fique feliz, seu tópico serviu para vc encontrar um amiguinho pra fzr parte do seu grupinho de circle jerking. :)
 
Ultima Edição:

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Vc tem problema?

Que parte dos meus comentários eu menosprezei o hardware do Neo Geo? Acha nos meus posts e cola ai que eu faço questão de ver.

Pode mascarar a realidade o quanto quiser, nada vai mudar o fato de que ter um Neo Geo não fazia o menor sentido para a maioria do público, e de fato se tornou exatamente o que vc negritou... destruidor, destruidor para a economia da SNK que nunca conseguiu emplacar o console de forma minimamente decente fora do japão.



Importa sim... FRACASSOS impactam negativamente nas contas da empresa que o produz. FRACASSOS não vendem porque o público em geral opta por ignora-los. Jogos VENDEM sistemas para o público, e esse foi o ponto fraco que o Neo Geo nunca conseguiu remediar.

Sabe o que é mais legal? Até o 3DO que é outro sistema tão fracassado quanto, consegue ter números de venda superiores e um catálogo de jogos maior que o do Neo Geo.

É cada uma viu.



Fique feliz, seu tópico serviu para vc encontrar um amiguinho pra fzr parte do seu grupinho de circle jerking. :)

Calma amiguinho, fica nervoso não!
Relaxa, Oh!!!! conta comigo, 1, 2, 3... tá mais calminho? Que bom!

Não sei como você chegou a conclusão de que eu mencionei que você desprezava o hardware do console.
Eu apontei uma contradição, mediante a intenção do tópico

Mas se quer que eu desenhe, eu desenho, fica titi não...
Vamos lá caro manjador... Pelo que o NEOGEO é lembrado, o que fez ele entrar pra história?

Acho que você consegue responder esta pergunta simples, eu acredito em você!
Contudo colocarei algumas alternativas tá bom!?

  1. Biblioteca de jogos?
  2. Preço atrativo?
  3. Ser LITERALMENTE um arcade em casa?

Agora faz assim, quando você responder tente (pelo menos tente cara, pela mor) refletir e entender o sentido e o objetivo do tópico...
Acho que tá bom né?
Outra dica! Dizem que água com açúcar é bom pra acalmar... Você deveria tentar!

Tenha uma boa semana e cuide deste coraçãozinho!

T+
 

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
Calma amiguinho, fica nervoso não!
Relaxa, Oh!!!! conta comigo, 1, 2, 3... tá mais calminho? Que bom!

Não sei como você chegou a conclusão de que eu mencionei que você desprezava o hardware do console.
Eu apontei uma contradição, mediante a intenção do tópico

Mas se quer que eu desenhe, eu desenho, fica titi não...
Vamos lá caro manjador... Pelo que o NEOGEO é lembrado, o que fez ele entrar pra história?

Acho que você consegue responder esta pergunta simples, eu acredito em você!
Contudo colocarei algumas alternativas tá bom!?

  1. Biblioteca de jogos?
  2. Preço atrativo?
  3. Ser LITERALMENTE um arcade em casa?
Agora faz assim, quando você responder tente (pelo menos tente cara, pela mor) refletir e entender o sentido e o objetivo do tópico...
Acho que tá bom né?
Outra dica! Dizem que água com açúcar é bom pra acalmar... Você deveria tentar!

Tenha uma boa semana e cuide deste coraçãozinho!

T+

E isso mais uma vez não tem nada a ver com o ponto que eu levantei.
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Ele era foda , mas tem muito jogo de luta e eu nunca fui fã assim do estilo, tirando SF2 e MK I e II, que realmente me prenderam a atenção, e não saíram nele . O console tem uns poucos shmups(porém alguns lindos msm), que seria o motivo pra eu querer ter um, afinal eu adoro esse estilo de jogo. ...
Mas ele ficou marcado mesmo pelos seus jogos de luta, então não senti falta por não ter tido. De fato, ele tem muito poder bruto, mas não tinha recursos mais avançados ( transparÊncia) por ex, Era de fato uma versão super bombada do Mega, com muito mais cores e som de melhor qualidade.
 

knOx_DF

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.712
Reações
3.472
Pontos
1.019
A impressao que eu tenho eh que o Neo Geo so tinha jogo de luta. Lembro de jogar Fatal Fury nele na locadora, mas era o auge de SF2 e MK, entao larguei pra la sem dar muita atencao. Crianca nao liga pra essas coisas. Eu so ficava chateado que o MK de MD e SNES era bem pior que o de arcade.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Ele era foda , mas tem muito jogo de luta e eu nunca fui fã assim do estilo, tirando SF2 e MK I e II, que realmente me prenderam a atenção, e não saíram nele . O console tem uns poucos shmups(porém alguns lindos msm), que seria o motivo pra eu querer ter um, afinal eu adoro esse estilo de jogo. ...
Mas ele ficou marcado mesmo pelos seus jogos de luta, então não senti falta por não ter tido. De fato, ele tem muito poder bruto, mas não tinha recursos mais avançados ( transparÊncia) por ex, Era de fato uma versão super bombada do Mega, com muito mais cores e som de melhor qualidade.

Bem, se falarmos de transparência, nesta época acredito que somente a System 32 da SEGA possuía Alpha Blending Effect, e convenhamos que em 1990 a System 32 era algo nível NASA.
Podemos ainda especular que o Benchmarking da SNK foi baseado na CPS1 (1988), que também não possuía transparência; certamente a SNK focou na quantidade de sprites e para vencer a CPS1, deve ter concentrado grande parte dos investimentos neste quesito.
Contudo, a MVS trouxe um efeito interessante (limitado, mas interessante), ela podia realizar "Sprite shrinking", este efeito podia ser visto em jogos como SS e AOF.

Agora a comparação que é feita dele ao MegaDrive considero um mito, por quê?

1-) Como já disse, acredito que o foco da SNK era a CPS1 da Capcom e não o console da Sega
NOTA: A própria CPS1 possuía um Motorolla e uma Yamaha
NOTA 2: Tanto a CPS1 geravam 65k de cores com 4096 simultâneas na tela.

2-) O conceito de programação do Mega e do MVS eram completamente diferentes:
Um usa Tile Layers e o outro usa Fixed Layer
Um trabalha com sistema de colisão e o outro parcialmente
Um usa um Sprite Fixo com outros sprites em diferentes planos para simular parallax e o outro usa 2 tiles de background fazendo um efeito real de parallax.
Um usa chips auxiliares para "aumentar a potência dos jogos" o outro não possui este recurso (originalmente falando).
São muitas as diferenças e poucas as semelhanças.

NOTA 3: Talvez a única semelhança real é na questão do chip de som onde a YM2610 (MVS) é uma versão com mais canais PCM do que a YM2612, mas estas placas não foram desenvolvidas exclusivamente para os consoles, foi somente uma questão de escolha das empresas... Há vários teclados e computadores que aderiram a estes chips.

T+
 
Ultima Edição:

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.240
Reações
28.346
Pontos
1.649
Sei que na teoria alguns hardwares como por exemplo a placa Arcade CPS2 da Capcom seriam um pouco superiores, mas na prática não foi o que ocorreu, já que os gráficos e animações do Neo-Geo (AES e MVS) eram pau-a-pau com os da CPS2 (em alguns casos foi até melhor em alguns quesitos na prática). Sou fã aliás tanto dos jogos de luta da Capcom quanto os da SNK. :rox
Obs: É verdade que o Neo-Geo era baseado na mesma CPU da do Mega (a Motorola 68000, daí ele ser chamado ás vezes de um "Mega Drive bombado"), mas seu potencial técnico era bem maior que o do console da Sega, basta ver que o clock dele era de 12 Mhz (contra 7 e pouco do Mega), mexia com muito mais sprites e cores que o Mega, tinha mais canais de áudio (inclusive reproduzindo vozes com uma qualidade cristalina que sabemos, não era o forte do Mega) e teve cartucho oficial de até 716 megabits ( o maior oficial do Mega Drive teve por volta de 40 megabits (46 se não me engano).

Só pegar as animações de Garou: Mark of the Wolves e comparar com as animações de Street Fighter 3 que rodava na CPS3!

Daí você percebe como o Neo Geo era a frente do seu tempo.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Só pegar as animações de Garou: Mark of the Wolves e comparar com as animações de Street Fighter 3 que rodava na CPS3!

Daí você percebe como o Neo Geo era a frente do seu tempo.
Então... Realmente era a frente sim, sem dúvida...

Mas neste ponto em específico eu dou mais mérito para a equipe de desenvolvimento do que para o hardware.
Eles conheciam cada centímetro daquela placa... e o termo "tirar leite de pedra" foi para outro patamar.

T+
 

Lagarto Distraído

Bam-bam-bam
Mensagens
5.171
Reações
10.398
Pontos
353
Impressionante como faltava jogos de corrida no Neo Geo.
É um console bem desfalcado, mas de todos os gêneros, corrida é o que mais faz falta
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Bem, se falarmos de transparência, nesta época acredito que somente a System 32 da SEGA possuía Alpha Blending Effect, e convenhamos que em 1990 a System 32 era algo nível NASA.
Podemos ainda especular que o Benchmarking da SNK foi baseado na CPS1 (1988), que também não possuía transparência; certamente a SNK focou na quantidade de sprites e para vencer a CPS1, deve ter concentrado grande parte dos investimentos neste quesito.
Contudo, a MVS trouxe um efeito interessante (limitado, mas interessante), ela podia realizar "Sprite shrinking", este efeito podia ser visto em jogos como SS e AOF.

Agora a comparação que é feita dele ao MegaDrive considero um mito, por quê?

1-) Como já disse, acredito que o foco da SNK era a CPS1 da Capcom e não o console da Sega
NOTA: A própria CPS1 possuía um Motorolla e uma Yamaha
NOTA 2: Tanto a CPS1 geravam 65k de cores com 4096 simultâneas na tela.

2-) O conceito de programação do Mega e do MVS eram completamente diferentes:
Um usa Tile Layers e o outro usa Fixed Layer
Um trabalha com sistema de colisão e o outro parcialmente
Um usa um Sprite Fixo com outros sprites em diferentes planos para simular parallax e o outro usa 2 tiles de background fazendo um efeito real de parallax.
Um usa chips auxiliares para "aumentar a potência dos jogos" o outro não possui este recurso (originalmente falando).
São muitas as diferenças e poucas as semelhanças.

NOTA 3: Talvez a única semelhança real é na questão do chip de som onde a YM2610 (MVS) é uma versão com mais canais PCM do que a YM2612, mas estas placas não foram desenvolvidas exclusivamente para os consoles, foi somente uma questão de escolha das empresas... Há vários teclados e computadores que aderiram a estas placas.

T+
Concordo em partes.
Qdo eu disse sobre a transparência, não quis dizer que era obrigatoriedade em traze la, é apenas um detalhe. Tanto que prefiro Mega a Snes, mesmo gostando dos dois e somente o Snes trazia transparÊncia entre os 4 consoles 16 bits do mercado.
Qdo disse que o NG é uma mega muito "bombado", eu errei de fato, mas acredito que são similares, tirando o VDP, que não sao de familias iguais. . Chip de áuido e CPU são bem comuns pra época das placas arcade., com uma versão "mais vitaminadas" desses Chips.
Eu acho o console um desbunde gráfico, só saiu da minha lista de "desejos que nunca se realizarão" porque como eu disse, o forte dele são mesmo os fighting games. Mas eu confesso que amo uns 3 ou 4 shumps dele( Pulstar, Blazing Star, Last resort). Aliás, o único shmup que tenho no meu celular é o Blazing Star.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Concordo em partes.
Qdo eu disse sobre a transparência, não quis dizer que era obrigatoriedade
Nem eu pensei isso...

Só citei pq. para mim isso nem sequer "foi cogitado" pela SNK... E mesmo se fosse, tendo como base a System 32, acredito que em 89 o investimento era meio caro, visto que ela já tinha um objetivo, os sprites.

Insisto, meu objetivo foi somente dizer que 1989 (projeto ainda mais antigo) o foco das empresas de hardware eram outros e o dinheiro era mais limitado, mas mesmo assim a AES era algo surreal... Só isso!

Eu mesmo só fui prestar atenção em transparência com o PSX até no SNES eu não notava este efeito... Meu negócio eram sprites, talvez por isso seja tão fã desta placa/console

T+
 
Ultima Edição:

2D GAMER

Habitué da casa
Mensagens
126
Reações
299
Pontos
88
A impressao que eu tenho eh que o Neo Geo so tinha jogo de luta. Lembro de jogar Fatal Fury nele na locadora, mas era o auge de SF2 e MK, entao larguei pra la sem dar muita atencao. Crianca nao liga pra essas coisas. Eu so ficava chateado que o MK de MD e SNES era bem pior que o de arcade.

Havia tambem jogos de nave (shmups) tiro e afins. Mas é inegável que os de luta foram os mais conhecidos.

Eu particularmente adoro SF e MK, ao mesmo tempo que amo tmb franquias da SNK como Fatal Fury, Art of Fighting, World Heroes, Samurai Shodown, Last Blade e King of Fighters. Aliás adoro os fightings 2D dos anos 90, incluindo tambem os outros da Capcom fora SF, como os Marvel Super Heroes, X-Men Children of Atom, os crossovers Marvel VS, X-Men VS e a série Darkstalkers.

Capcom e SNK (e a Midway com MK) foram monstras desse gênero na época, competindo ferozmente
 
Ultima Edição:

2D GAMER

Habitué da casa
Mensagens
126
Reações
299
Pontos
88
Bem, se falarmos de transparência, nesta época acredito que somente a System 32 da SEGA possuía Alpha Blending Effect, e convenhamos que em 1990 a System 32 era algo nível NASA.
Podemos ainda especular que o Benchmarking da SNK foi baseado na CPS1 (1988), que também não possuía transparência; certamente a SNK focou na quantidade de sprites e para vencer a CPS1, deve ter concentrado grande parte dos investimentos neste quesito.
Contudo, a MVS trouxe um efeito interessante (limitado, mas interessante), ela podia realizar "Sprite shrinking", este efeito podia ser visto em jogos como SS e AOF.

Agora a comparação que é feita dele ao MegaDrive considero um mito, por quê?

1-) Como já disse, acredito que o foco da SNK era a CPS1 da Capcom e não o console da Sega
NOTA: A própria CPS1 possuía um Motorolla e uma Yamaha
NOTA 2: Tanto a CPS1 geravam 65k de cores com 4096 simultâneas na tela.

2-) O conceito de programação do Mega e do MVS eram completamente diferentes:
Um usa Tile Layers e o outro usa Fixed Layer
Um trabalha com sistema de colisão e o outro parcialmente
Um usa um Sprite Fixo com outros sprites em diferentes planos para simular parallax e o outro usa 2 tiles de background fazendo um efeito real de parallax.
Um usa chips auxiliares para "aumentar a potência dos jogos" o outro não possui este recurso (originalmente falando).
São muitas as diferenças e poucas as semelhanças.

NOTA 3: Talvez a única semelhança real é na questão do chip de som onde a YM2610 (MVS) é uma versão com mais canais PCM do que a YM2612, mas estas placas não foram desenvolvidas exclusivamente para os consoles, foi somente uma questão de escolha das empresas... Há vários teclados e computadores que aderiram a estes chips.

T+

Posso estar enganado, mas creio que certos aspectos tinham por vezes a ver também com a filosofia das empresas e com o tipo de coisa que eles queriam fazer, pelo menos é o que me parece, como nesse caso dos layers. A SNK conhecia os hardwares das concorrentes, então ela sabia desse lance dos parallax sem layers fixos, entao pq ela nao fez igual? Me parece que coisas assim foram mais uma escolha artística dos caras, até pq dá uma cara toda única a certos cenários, como se fosse uma assinatura. A Capcom por exemplo, na CPS2 apostava em visuais mais cartunescos, emquanto a SNK, no geral ao menos, parecia gostar de algo digamos "mais estilizado". Esses conceitos diferentes me parecem escolhas de estilo das empresas, sei lá.

Concordo com o amigo sobre a MVS parecer mais com a CPS1 que com o Mega Drive. Não só por se tratar igualmente de duas placas de Arcade, mas pq realmente elas compartilhavam de mais características em comum.

O efeito de transparência real, que fazia parte dos recursos do Mode 7 presentes no Super Nintendo era algo ainda pouco explorado, no geral, na época, pois realmente parece que a maioria dos sistemas do início da década de 90 (incluindo Arcades) focavam mais na quantidade de cores, sprites e qualidade de áudio (justamente os pontos fortes de plataformas como a MVS e também outras). Quase todo mundo na época preferia usar o efeito "dithering" no lugar da transparência verdadeira, ponto no qual o SNES era diferente e era uma de suas marcas, embora nao usasse em muitos jogos. Acho que é isso.
 
Ultima Edição:

knOx_DF

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.712
Reações
3.472
Pontos
1.019
Havia tambem jogos de nave (shmups) tiro e afins. Mas é inegável que os de luta foram os mais conhecidos.

Eu particularmente adoro SF e MK, ao mesmo tempo que amo tmb franquias da SNK como Fatal Fury, Art of Fighting, World Heroes, Samurai Shodown, Last Blade e King of Fighters. Aliás adoro os fightings 2D dos anos 90, incluindo tambem os outros da Capcom fora SF, como os Marvel Super Heroes, X-Men Children of Atom, os crossovers Marvel VS, X-Men VS e a série Darkstalkers.

Capcom e SNK (e a Midway com MK) foram monstras desse gênero na época, competindo ferozmente

Acabei esquecendo de Metal Slug, que eh uma otima franquia.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Posso estar enganado, mas creio que certos aspectos tinham por vezes a ver também com a filosofia das empresas e com o tipo de coisa que eles queriam fazer, pelo menos é o que me parece, como nesse caso dos layers. A SNK conhecia os hardwares das concorrentes, então ela sabia desse lance dos parallax sem layers fixos, entao pq ela nao fez igual? Me parece que coisas assim foram mais uma escolha artística dos caras, até pq dá uma cara toda única a certos cenários, como se fosse uma assinatura. A Capcom por exemplo, na CPS2 apostava em visuais mais cartunescos, emquanto a SNK, no geral ao menos, parecia gostar de algo digamos "mais estilizado". Esses conceitos diferentes me parecem escolhas de estilo das empresas, sei lá.

Concordo com o amigo sobre a MVS parecer mais com a CPS1 que com o Mega Drive. Não só por se tratar de duas placas de Arcade, mas pq realmente elas compartilhavam de mais características em comum.

O efeito de transparência real, que fazia parte dos recursos do Mode 7 presentes no Super Nintendo era algo ainda pojco explorado, no geral, na época, pois realmente parece que a maioria dos sistemas do início da década de 90 focavam mais na quantidade de cores, sprites e qualidade de áudio (justamente os pontos fortes de plataformas como a MVS e também outras). Quase todo mundo na época prefefia usar o efeito "dithering" no lugar da transparência verdadeira, ponto no qual o SNES era diferente e era uma de suas marcas, embora nao usasse em muitos jogos. Acho que é isso.

Isso realmente é algo curioso, mesmo pq. o NEOGEO CD usava tile layers (04 camadas) e o resultado final ficou "idêntico".

Acredito que naquela época (final da década de 80) você usar sprites em backgrounds era algo mais complicado e isso (como você mesmo cita) não ia muito de acordo com a filosofia e visão artística da SNK.

Basta ver que apesar de muitos cenários não se destacarem por seu "parallax", eles tinham uma animação incrível, cachoeiras, gente correndo, carro passando, cachorro latindo, simulação de sombra, luz, transparência (olha ela aqui), um monte de coisa que era um absurdo na época e que dificilmente se via na concorrência (até com a CPS2 que podia colocar quase 3x mais sprites na tela, era difícil ver uma interação no cenário de forma tão vibrante).
Talvez eles já tinham esta intenção desde o início e chegaram a conclusão (pelo menos naquela momento), que a MVS do jeito que foi concebida, era a melhor opção.

Mas isso é só achismo...

T+
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.099
Reações
11.981
Pontos
754
Eu joguei muita coisa da SNK nos anos 90 até 2005 mais ou menos. Eu sempre curti The King of Fighters, Fatal Fury e Samurai. Em KOF eu participei de campeonatos e até uns anos atrás jogava regularmente KOF98 no Fightcade / GGPO. Alguns jogos como KOF98, Real Bout FF e Garou são bons até para os padrões atuais. São bonitos visualmente, não tem bugs ou muitas coisas que deixem o versus desbalanceado e exigem uma curva de aprendizado grande pra quem quer dominar os jogos ou ser um top player nos contras.
 

BenitoTratorista

Bam-bam-bam
Mensagens
449
Reações
963
Pontos
278
Era uma máquina cara e impressionante para os padrões da época, que de fato trazia os jogos arcade em escala 1:1, coisa que só se tornou acessível para os meros mortais na era Dreamcast/Playstation 2...o grande "problema", e aqui é mera opinião pessoal, é que os jogos de fliperama, uma vez dominados, tornam-se curtos e casuais demais.

Deixando de lado os valores monetários e aspectos técnicos dos consoles, na época eu acho que ainda escolheria a variedade e quantidade de jogos que os consoles puramente "caseiros" ofereciam.
 

2D GAMER

Habitué da casa
Mensagens
126
Reações
299
Pontos
88
Era uma máquina cara e impressionante para os padrões da época, que de fato trazia os jogos arcade em escala 1:1, coisa que só se tornou acessível para os meros mortais na era Dreamcast/Playstation 2...o grande "problema", e aqui é mera opinião pessoal, é que os jogos de fliperama, uma vez dominados, tornam-se curtos e casuais demais.

Deixando de lado os valores monetários e aspectos técnicos dos consoles, na época eu acho que ainda escolheria a variedade e quantidade de jogos que os consoles puramente "caseiros" ofereciam.

O complicado é o cara dominar os jogos da SNK, pq em geral são insanamente difíceis.

Mas entendo e respeito seu ponto de vista. Agora tem também aquela galera que é viciada em jogo tipo Arcade, nunca vou me esquecer dum colega meu da época da escola que tinha o cartucho do Street Fighter 2 Turbo do SNES. Ele jogava todo dia, todo dia mesmo e assim como ele já vi muitos outros assim também, inclusive figurinhas carimbadas de fliperama, que sempre estavam lá nas máquinas de Arcade, tanto que vc já até conhecia de vista e alguns jogavam por vezes certos jogos sempre :klol E olha que eu também sempre tava por lá :klolwtf
 

BenitoTratorista

Bam-bam-bam
Mensagens
449
Reações
963
Pontos
278
O complicado é o cara dominar os jogos da SNK, pq em geral são insanamente difíceis.

Mas entendo e respeito seu ponto de vista. Agora tem também aquela galera que é viciada em jogo tipo Arcade, nunca vou me esquecer dum colega meu da época da escola que tinha o cartucho do Street Fighter 2 Turbo do SNES. Ele jogava todo dia, todo dia mesmo e assim como ele já vi muitos outros assim também, inclusive figurinhas carimbadas de fliperama, que sempre estavam lá nas máquinas de Arcade, tanto que vc já até conhecia de vista e alguns jogavam por vezes certos jogos sempre :klol E olha que eu também sempre tava por lá :klolwtf

Sim, eu também já aproveitei muito os jogos de fliperama, não é que eu não goste. Gastei muitas e muitas fichas jogando Metal Slug 1 e 2, e quando descobri, já nos anos 2000, aquele emulador de Neo-Geo, o NeoRageX, foi uma felicidade total. O mesmo foi quando emulei Final Fight pela primeira vez. Ainda hoje jogo todos eles com o Retroarch, rodando num monitor de tubo com aquela "gambiarra" que quase todo mundo faz, pra funcionar em 31Khz.
 

Inland Taipan

Bam-bam-bam
Mensagens
2.956
Reações
5.507
Pontos
353
No lançamento original dele, o Neo-Geo AES vinha por cerca de 650 dólares, enquanto seus concorrentes diretos, SNES e Mega, eram cerca de 200 dólares mais ou menos. Aliás 200 dólares era o preço de um único cartucho do AES:klolwtf
600 doletas naquela época ? Vamos converter pra ver qual carro dava pra comprar com essa grana.

Também era meu sonho.

Enviado de qualquer lugar, carai
 

Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.536
Reações
18.518
Pontos
1.464
Rapaize eu lembro da primeira vez q ouvi falar em Neo Geo. Era 1991, numa locadora no bairro mais chic de Fortaleza, onde eu parei p ver se tinha jogo de NES Americano p alugar, e acabei ficando pq nunca tinha visto o Super Monaco GP do Mega, e fiquei babando.

O dono da locadora , enquanto isso, papeava com os clientes e falava sobre o "Super famicon" q ele já tinha encomendado. E falou q talvez conseguisse um "Neo Geo". "Vcs tem que ver , o cartucho é desse tamanho, tem jogo de 46 mega!! " e td mundo pensava q ele tava louco, isso era muito mais do que qq jogo conhecido.

15 dias depois eu passei lá de novo p ver o Super Monaco, e tinha chegado tanto o Famicon qto o Neogeo ! Eu lembro q até fiquei mais impressionado com o tamanho do controle e do cartucho do q com o Magician Lord :kkk Nesse dia o jogo q mais me impressionou foi o Mario World, confesso :klol

Só vim ficar realmente de queixo caído com o NeoGeo qdo vi o Sengoku, aqueles sprites enormes, mudanças de planos, praquela época era um assombro !

E aí, discorde quem quiser discordar, o vg da snk atravessou gerações divertindo , especialmente com os jogos de luta, e acho eu q se não fosse o avanço da emulação, teria ido facinho mais uns 5 anos, encostando na geração do ps3.
 
Topo Fundo