O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


News l Avaliação de reviewers - Edge com bias para o 360 e IGN para o PS3 e Wii

Rodpunisher

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.688
Reações
15.123
Pontos
1.174
It’s no surprise that game reviews can be contentious issues. Few fan bases are as passionate as gamers. Anytime you introduce opinion into the mix you’re more than likely to have someone with the exact opposite view as you. Many gamers have cried foul on internet forums when they see their favourite titles receive less than stellar reviews or see games they personally don’t care for achieve scores they feel the title is undeserving of. Often the review scores will simply be written off as “Oh, that’s Gamespot. They don’t like anything on the Console X.”

SMG decided to test that idea to see if there was any credibility to it. We reviewed review sample scores from 9 well known publications to see if there was any evidence of a bias displayed.

The sites under the microscope were as follows: Edge, IGN, Gamespot, 1up, GameTrailers, Eurogamer, Gamepro, CheatCodeCentral and Gamespy.
Review scores for 15 console exclusives were compared from each site against the mean review score received (provided by Metacritic). Which sites were easy on everyone? Which sites hated everything? Which sites harboured a not so secret love for one console over the others?.....
Edge magazine, notorious for what fans considered a “lowball score” for the otherwise well reviewed PS3 title, Killzone 2, clearly favoured Xbox 360 exclusives over both the PS3 and Wii exclusives versus the average review scores. While one of the tougher reviewers in general, a clear bias towards the 360 console was visible. PS3 games and Wii games sometimes scored 20% to nearly 30% below how other reviewers saw them, while 360 games were awarded scores at or above the average. Eurogamer also seemed to show a slight favouritism towards 360 titles versus PS3 and Wii exclusives although Eurogamer averaged all 3 consoles lower than the Metacritic averages.

IGN looked to be the opposite. While IGN averaged review scores above Metacritic scores on all 3 consoles, PS3 and Wii titles generally were better received then 360 exclusives.

Surprising was how middle of the road Gamespot’s reviews were on average compared to Metacritic scores. Gamespot had gained a reputation for being harder on PS3 exclusives among the internet forums early in the PS3’s life, however this reputation certainly did not seem warranted based on the exclusives used in this article.

Olhem as reviews de cada plataforma

PS3-Exclusives.JPG


360-Exclusives.JPG


Wii-Exclusives.JPG


Averages.JPG
 

Raddy

Lenda da internet
Mensagens
49.486
Reações
12.066
Pontos
1.762
Nego_Brown___;5277130 disse:
Pode me chamar de burro.
Eu não faço ideia de como ler esses gráficos aí.

Seu burro.











Agora me chame de burro, também não entendi bulhufas lolo
 

Fatofi

Lenda da internet
Mensagens
29.342
Reações
11.739
Pontos
1.614
[font="Verdana"][color="Green"][size="2"]
Nego_Brown___;5277130 disse:
Pode me chamar de burro.
Eu não faço ideia de como ler esses gráficos aí.
vou resumir porque é meio complicado, mas diz que basicamente vão ter 5 travados e 1 banido nesse tópico!



[/size][/color][/font]
 

LVX

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.530
Reações
4.915
Pontos
1.349
Acho que os gráficos são de porcentagem. É quanto cada revista deu em relação a média das reviews, ou seja, um gráfico com um dado -15 seria -15% da média mundial dos reviews, entendem?
 


Rodpunisher

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.688
Reações
15.123
Pontos
1.174
Rs... é só ver qual se distancia mais da linha central, que representa a média. Se pegar o PS3 como exemplo a Edge é que dá as notas com maior variação para baixo em relação a média e a IGN com maior variação para cima. O último gráfico é um resumão, mais simples de ser visto.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.915
Reações
7.190
Pontos
1.189
Se eles favorecem os games por plataforma eu não sei. Mas que eles pegam mais pesado com exclusivos, isso sim.
 

goodstuff210

Bam-bam-bam
Mensagens
5.758
Reações
3.238
Pontos
434
nervmaster;5277191 disse:
Caramba.. como EDGE gosta de notas baixas.

aí já é proporcional. é engraçado como os reviewers de games sempre dão 9 e 10 direto, mas os de cinema quando o filme é bom dão 3 e quando é ÓTIMO dão 4 estrelas, de 5. 4/5 = 8.0

vai ver edge segue um padrão parecido com o de cinemas. =)
 

Darth Mario

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.969
Reações
7.011
Pontos
1.004
É por isso que eu acho que notas em análises perdem sentido. Se pegar alguns reviews que rasgam seda para os jogos, é comum no final os caras darem notas mais baixo que 9 e ter nego reclamando. Basta tirar as notas, e ficar só uma análise bem detalhada. Daí some o risco de caras fazerem pesquisas mostrando as tendências istas de cada site.

Engraçado...sempre achei que a GameTrailers dava notas muito baixas para os jogos de Wii.
 

Veduque

Habitué da casa
Mensagens
342
Reações
56
Pontos
74
Ai vai a minha interpretação:
pelo que entendi, as notas dos reviews dos sites foram comparadas com as notas no Metacritic. Por exemplo, no primeiro gráfico, a IGN está marcando 40 para o jogo Folklore do ps3, ou seja, ele está 40 pontos acima da média do Metacritic, um tremendo exagero diga-se de passagem.
 

Id

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.520
Reações
626
Pontos
1.354
cade a imagem do eu ja sabia? :-D
gamespot eh imparcialmente joselita. Brincadeira, as vezes ela acerta.


foto de um reviewer da edge


hug-xbox360-500x375-1.png
 

rezendego

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
67
Reações
0
Pontos
677
Veduque;5277584 disse:
Ai vai a minha interpretação:
pelo que entendi, as notas dos reviews dos sites foram comparadas com as notas no Metacritic. Por exemplo, no primeiro gráfico, a IGN está marcando 40 para o jogo Folklore do ps3, ou seja, ele está 40 pontos acima da média do Metacritic, um tremendo exagero diga-se de passagem.

nos primeiros graficos, a escala vertical é em % das notas.
A unica coisa a se destacar é que a IGN da boas notas pra PS3 e wii, ja Edge para X360(mesmo sendo notas baixas, mas sao menos baixas que a da concorrencia).
 

sephius

Lenda da internet
Mensagens
11.378
Reações
10.205
Pontos
1.629
Bom, os gráficos são claros. Eles mostram a relação entre a nota média que um jogo recebe com a nota específica de cada site/revista.

Se a revista da uma nota muito mais baixa que a média geral o gráfico fica negativo se ela da uma nota muito mais alta o gráfico fica positivo.

Se as notas ficam no meio é pq a nota dada foi similar a média geral.

Se temos uma revista ou site onde as notas são sempre mais baixas, aí vemos que existe algum tipo de desfavorecimento em relação a essa plataforma.

Da pra concluir com alguma segurança que a Edge mesmo dando sempre notas mais baixas, desfavorece o PS3 e o Wii em detrimento do 360. O mesmo pode-se afirmar da Eurogamer.

Por outro lado a IGN parece claramente favorecer o PS3 nos reviews, tendendo a dar notas mais altas do que a média.

O que o gráfico mostra também é a incoerência da Edge e da IGN assim como a Eurogamer, em dar sempre notas que fogem muito do senso geral da crítica. Não importa se vc quer ser mais ou menos exigente, o que importa é o senso comum e é isso que vai dar o status a um determinado game. Se tem uma revista ou site que da sempre notas incoerentes com o resto, essa opinião tende a não ter tanta relevância. Claro que as notas não precisam ser sempre iguais, mas também não pode haver uma constante desproporção, nem destoar completamente.

Se vc pega um jogo como Zelda OoT que tem média 9,7 e vê um site que deu nota 6 pro game o que vc pensa?

Ainda me lembro do que a Egde deu 8 para o jogo Conan (um jogo bem fraco que ninguém mais lembra), mas deu notas mais baixas para vários outros jogos que são até aclamados nessa geração.

Isso não é ser exigente é ser incoerente.

Sobre a IGN pode-se dizer o mesmo no caso dela sempre dar notas mais altas.
 

Macaco Branco

Bam-bam-bam
Mensagens
1.352
Reações
1.010
Pontos
244
goodstuff210;5279007 disse:
e qual seria o problema disso? 8,5 é ruim?

Para um jogo qualquer não. Para o Uncharted 2 o qual eu joguei o demo fodásdico ontem, sim. É um game que está em uma outra categoria, merecedor de 9 ou mais. No caso da Edge que deu 8 para o Conan, Uncharted merecia uma nota 900...:kongpositivo:
 

Id

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.520
Reações
626
Pontos
1.354
Esperando a nota da EDGE de Uncharted 2, e estou esperando entre 7 ~ 8,5

Sempre achei isso da edge, depois de ver esse grafico e ter a certeza disso...
Se der 7, eh muito :-D

ps: ainda nao vi os defensores da edge nesse topico pra falar que eh uma revista "diferenciada" e imparcial :lol
 

_DaNiLo__

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.997
Reações
3.272
Pontos
1.114
Gametrailers >>> all

Fato.

Mas eu acho meio errada essa pesquisa, ela da bem por cima os resultados.
 

Tarzan Pelado

Ser evoluído
Mensagens
269
Reações
1
Pontos
31
Rodpunisher;5282423 disse:
Bias significa viés ou tendência, e existe no português tb, por isso que não traduzi: http://pt.wikipedia.org/wiki/Viés

Se vc substituir no titulo do tópico bias por preconceito fica exatamente com o sentido oposto.

Obrigado pelo esclarecimento, embora eu ainda ache que a palavra dá mesmo sentido ao texto. :lol

Vale a pena lembrar que é uma palavra estrangeira, tal como "feedback" e tantas outras palavras.

bias
[Ingl.]
Substantivo masculino.
1.Tendência ou inclinação que leva a preferir ou privilegiar uma pessoa, elemento, etc. em detrimento de outro.
2.P. ext. Parcialidade do juízo ou da opinião.
3.Antrop. Sociol. Ponto de vista parcial ou preconceituoso, que pode levar a distorções, conscientes ou inconscientes, na descrição ou análise de fenômenos sociais.
4.Eletrôn. Tensão de polarização (q. v.). [Pl.: biases.]

Ah, e desculpa por tamanha implicância, não tenho nada contra você. :kongpositivo:
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.543
Reações
4.708
Pontos
1.319
nao acho estranho todo mundo dar 9 e outro dar 7.5

alias, acho NORMAL

é coisa de ISTA reclamar que os caras devem dar nota na " MEDIA " dos outros, pelo amor ne gente
 

johnny napalm

Bam-bam-bam
Mensagens
3.243
Reações
1.027
Pontos
249
Mas não é estranho quando no próprio texto de review do cara, ele só fala bem do jogo, cita uns 2 erros mínimos e no final dá uma nota 7?

Foi o caso do Killzone 2 (me corrijam se estiver errado), que segundo o review deles o jogo é maravilhoso mas como a historia não os agradou muito, tiraram 3 pontos dele.
 

sephius

Lenda da internet
Mensagens
11.378
Reações
10.205
Pontos
1.629
nao acho estranho todo mundo dar 9 e outro dar 7.5

alias, acho NORMAL

é coisa de ISTA reclamar que os caras devem dar nota na " MEDIA " dos outros, pelo amor ne gente

Acho que vc não entendeu. Em casos específicos é normal diferentes avaliadores terem opiniões diferentes, mesmo que fiquem um pouco destoantes.

Mas esses gráficos mostram outra coisa. Mostram uma tendência de avaliações destoantes dependendo do tipo de plataforma.

Por exemplo, se a Edge da uma nota baixa para um exclusivo do PS3 quem tem média de avaliação alta é uma coisa. Mas se vemos que ela sempre faz isso com exclusivos do PS3 mas com exclusivos do 360 ela tende a ficar bem mais próxima da média, isso continuamente ai tem algo errado.

O mesmo se pode dizer sobre a IGN só que dando sempre notas mais altas para exclusivos do PS3 e notas mais próximas da média para exclusivos do 360.

Vemos um favorecimento claro em relação a determinadas plataformas.

É essa a questão. Não tem nada a ver com ter uma opinião diferente em determinado jogo, mas sim dar sempre notas mais baixas (ou mais altas) para exclusivos dependendo de que plataforma ele é.

Isso que vc não entendeu.
 

sephius

Lenda da internet
Mensagens
11.378
Reações
10.205
Pontos
1.629
Pessoal ta realmente com dificuldade de entender os gráficos.
 
Topo Fundo