O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


NieR Automata - Review sem spoilers e comentários sobre a série

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.877
Reações
56.774
Pontos
2.164
nierheader.jpg


A alguns dias tive o prazer de finalizar esta obra prima e decidi fazer um review.
NieR Automata é uma "continuação" de NieR, um rpg obscuro de 2010 criado pela Cavia e lançado pela própria Square Enix.
O Nier original já tinha uma premissa estranha, pois ele se originava do final E do ainda mais desconhecido Drakengard 1, de 2003.
Não recomendo jogar Drakengard 1 hoje em dia. Há personagens interessantíssimos e uma história bizarra e cheia de plot twists, mas o jogo em si é fraco e cheio de problemas. Mesmo pra época.
Pra quem não jogou Nier, recomendo demais que joguem. Apesar de suas limitações no gameplay e performance, muito por conta do baixo orçamento, ele é um action rpg com ótimas idéias e que sai da mesmice. Ele tem méritos que vão além de qualquer orçamento: a direção artística. Mas não de um jeito convencional.
O diretor responsável, Yoko Taro, é completamente maluco e isso é bom, é um jogo completamente diferente de tudo que existe.

Não a toa, Yoko Taro diz "making weird game for weird people".

Exatamente por 3 motivos:
Trilha sonora
Personagens
História

Nier 1 é um primor nesses 3 pontos de um jeito que talvez no máximo, uma dúzia de jogos em toda história foi, talvez menos.
A trilha sonora é simplesmente a coisa mais fantástica que existe, e ela casa de um jeito fantástico com o clima depressivo, desolador e enigmático do jogo.
E sobre a história e personagens, só digo, joguem.
Não quero estragar surpresa e sim instigar vocês a jogar. Mas digo, por mim, que joguei ele em 2014, e não tem uma semana da minha vida que passo sem lembrar dele.
Sobre a dúvida de jogar ou não Nier pra jogar o Automata, não há necessidade. Vai perder algumas referências muito legais, mas não vai deixar de entender nada por isso.
NieR Automata é perfeitamente jogável sem prévio conhecimento sobre Drakengard ou Nier.

Enfim, indo para Nier Automata, o jogo em questão.

NieR Automata, ao contrário dos anteriores, foi desenvolvido pela Platinum. Estúdio mestre em fazer hack'n'slash fuderosos como Bayonetta e Metal Gear Rising. Alguns cabeças continuam como o próprio Yoko Taro e o Keiichi Okabe(trilha sonora), além de outros pesos pesados que chegaram como Akihiko Yoshida, responsável pelo character design de Final Fantasy Tactics, FF XII, Bravely Default, dentre outros.
E isso já muda completamente o panorama.

Gameplay e performance

A jogabilidade é um dos pontos chave do jogo. Aproveitando as boas idéias de Nier, temos aqui a mais vasta variedade de gameplay em um rpg que existe.
Não bastando o já conhecido action, onde aqui ele é executado com a costumeira maestria da Platinum com botões de golpe fraco, forte, esquiva, temos também os botões dos poderes do pod, um robozinho que te acompanha na jornada, hacks, várias armas possuem um moveset único e as impressionantes e suaves transições do action tradicional para shoot'em'up vertical, horizontal e isométrico, 2D lateral e trechos de plataforma.
Hackear é bem desafiador e outro detalhe, quando se está hackeando, a música(sem parar ela no meio), entra num ritmo chiptune. É um detalhe genial e bobo ao mesmo tempo, mas que é vital para que a ação continue ininterrupta.
A performance é bem sólida, jogando no PS4 normal, se nota algumas quedas em momentos mais bagunçados ou com mais inimigos na tela, mas no geral, fica entre 55 e 60, com algumas quedas pra casa dos 45/50 em alguns momentos tensos(vide digital foundry), sendo que no pro, ele é praticamente inteiro cravado em 60 e tem um AA melhor, diminuindo serrilhados.
Os gráficos são medianos e novamente a direção artística brilha. Todas as localizações são bem trabalhadas nesse sentido, só que neste, demonstrando um tom decadente e inóspito.
O jogo possui 4 dificuldades, indo do easy ao very hard. Very hard pode ser bem estressante, já que é one hit kill. Hard é um bom desafio e vai te fazer morrer algumas vezes e aprender a explorar os mecanismos do jogo e não tem lock-on, e o normal, o próprio nome já diz.
Um detalhe importante, propositalmente, este jogo não possui auto save.

Customização

O jogo possui um sistema de equipamentos diferente.
Fisicamente, só se equipam armas. A 2b usa 2. Algumas armas podem ser compradas enquanto a maioria delas devem ser encontradas.
Digo fisicamente porque você possui a customização do pod, onde você equipa a skill dele, e os chips.
Um ponto altíssimo aqui.
Ao longo do jogo, você vai encontrando inúmeros chips e vai fazendo upgrades e equipando eles. Chips como aumentar defesa, aumentar life, aumentar dano físico, aumentar ganho de experiência, melhorias ao próprio sistema do andróide e muitas outros.
Os slots você vai comprando conforme avançando no jogo e consegue-se fazer builds bem roubadas, eu adorava colocar ganho de life, life steal por dano causado e heal por inimigo abatido.

Mundo aberto

Embora seja um mundo aberto, é um mundo pequeno e tudo tem muita sinergia, passagens da história, trilha sonora, tudo é vasto e espaçoso, com vários caminhos, não me senti entendiado em ficar andando pelo mundo, coisa que sinto na maioria dos jogos que fazem uso de mundo aberto.
As side quests são ótimas pois muito do mundo é contado através delas. Comparado a outros rpgs, tem poucas fetch quests.

História e personagens

A trama inicialmente é simples. Se passa no ano de 11945, os humanos perderam as guerras para e fugiram pra lua. Lá, a YoRHa, a organização utiliza andróides pra missões na Terra com o intuito de exterminar as máquinas, descobrir o que realmente aconteceu e devolver a terra aos humanos.
A protagonista, 2B é uma dessas andróides.
Inicialmente é isso. A história se aprofunda muito, principalmente na psique dos personagens e tem diversos finais.
E muitos momentos memoráveis. Ele usa muita metalinguagem e abusa de conceitos filosóficos de Nietzsche, Pascal e outros pensadores.
Impressionante como esse jogo brinca com a expectativa do jogador, com psicologia e a dualidade de cada um, muitas quebras da quarta parede e arrisco dizer que o final é uma das coisas mais malucas e geniais que vi na vida.
O fan service, embora a 2B seja gostosa, é leve e bem dosado, a não ser que você pare a cada minuto pra olhar a bunda dela(recomendo a escada).

Trilha sonora

Posso afirmar aqui que está tranquilamente entre as melhores trilhas sonoras de games da história.
Outro detalhe interessante, é que cada música possui várias versões(vocal, instrumental, chiptune, dynamic, calm e outras, dependendo da área e da situação).
As músicas caem como uma luva em todo o jogo e é responsável por boa parte da emoção do jogo.
Muitas vezes eu deixei o videogame parado só pra escutar enquanto fazia outra coisa.
City Ruins, Weight of the World, Amusement Park, Field & Battle, a lista vai longe.

Veredito final:

Zerei todos os finais principais com 30 horas e peguei a platina(gamefaqs estima média de 50 horas). Confesso que corri um pouco do meio pro fim, mas que pessoalmente, não tenho muita paciência pra side quests e andanças no mapa.
Considero ele o rpg mais importante(não o melhor) da geração devido a sua inventividade e genialidade e que vai marcar muita gente por anos, e quem sabe, décadas.
Nenhum jogo vai te contar uma história de um jeito como Nier Automata conta(e Nier), pode ter certeza.

Pontos positivos:

Sistema de batalha dinâmico e inventivo;
Trilha Sonora;
História e personagens;
Bastante customização;
Diálogos;
Ótimas boss battles;

Pontos negativos:

Repetir boa parte primeira gameplay na segunda (embora de um jeito diferente);
Hackear se torna cansativo se não usado com moderação;
Pouca variedade de inimigos;

Porém, tais pontos negativos não afetam a experiência ou tiram a excelência exercida neste título. Portanto:

Nota final
10/10


Curiosidade, que inclusive causou polêmica na época, o jogo tem uma loja de troféus.
SIM! Você pode comprar os troféus com o gold do jogo. Tirando os da história, todos podem ser comprados. Por isso a platina em 30 horas :klingua

E não comprem a versão Day One Edition do PS4, a versão nacional Day One Edition teve problemas e houve diversos reports de pessoas perdendo o save! Inclusive a Sony fez recall. A versão comum, encontra-se perfeitamente OK.
 

Corredor X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
1.824
Pontos
884
Boa análise, fiquei interessado, colocarei na minha lista de desejos.
 

Kaiji

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.570
Reações
23.628
Pontos
1.154
Bom review, jogo na lista.
Bom user, como sempre. :kpisca
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.227
Reações
12.875
Pontos
503
É um put@ jogo,e falo mesmo,put@ jogo.
Trilha sonora matadora,combos dos mais variados estilos,história que te prega na cadeira,jogabilidade nota 10,tanto que me fez jogar Drakengard do ps3 e estou pra jogar o Nier Replicant.
Baita jogo mesmo.
 


Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.014
Reações
49.422
Pontos
1.304
Muito boa a análise mas joguei a demo no PS4 e achei bem "Devil may cry", camera fixa e ação desenfreada... Um estilo de jogo que meio que cansei ultimamente, mas sim é um ótimo jogo e quem curte mulher 3D a 2B é um prato cheio (eu prefiro as cosplayers da 2B, hu3).
 

AzraelR

Bam-bam-bam
Mensagens
4.844
Reações
20.531
Pontos
453
Comecei a jogar ontem e já estou achando o jogo foda pra c***lho!!
É uma verdadeira obra de arte.
E a trilha sonora então? Coisa de outro mundo.
Não consigo parar de ouvir essa daqui:


Mais uma:
 
Ultima Edição:

Raz8R

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.471
Reações
12.469
Pontos
689
Mto boa a analise.
Ja localizaram o game pra PT-BR??
 

nonatoreal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.542
Reações
11.094
Pontos
753
eu curti bastante o jogo após o final A

depois fiz os outros 2 principais e o jogo foi elevado a outro patamar. sem exagero nenhum considero um dos melhores da geração

discutir sobre os finais dariam páginas e mais páginas de debate principalmente para os mais inclinados a filosofia
 

nonatoreal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.542
Reações
11.094
Pontos
753
ps. só eu acho paia essa separação para análises e dicas? esse tópico no consoles seria super movimentado
 

Corredor X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
1.824
Pontos
884
ps. só eu acho paia essa separação para análises e dicas? esse tópico no consoles seria super movimentado
Achei o tópico muito bom e fico com "dó" de este e outros ficarem aqui às moscas, eu mesmo entrei nesta pasta por curiosidade.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.102
Reações
33.266
Pontos
1.399
Muito boa a análise mas joguei a demo no PS4 e achei bem "Devil may cry", camera fixa e ação desenfreada... Um estilo de jogo que meio que cansei ultimamente, mas sim é um ótimo jogo e quem curte mulher 3D a 2B é um prato cheio (eu prefiro as cosplayers da 2B, hu3).

A demo dá somente a impressão de Hack n Slash, mas jogando o game você vê que isso é somente a escolha do sistema de combate do RPG, já que a maior parte do game é explorando os cenários, fazendo sidequests, tudo enquanto luta, claro.

Na verdade, tava na hora do Japão começar a ensinar como se fazem combates em RPGs Open World, porque os RPGs ocidentais tinham uma deficiência absurda nesse ponto.
 

Zatt

Bam-bam-bam
Mensagens
410
Reações
506
Pontos
278
Gostei da analise, pelas 2 primeiras horas de jogo consegui sentir a imersão que o ambiente trás. E os diálogos bem maduros que o jogo se propõe a trazer.
Tenho instalado no PC, no entanto, ainda não tive tempo de jogar.
 

Corredor X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
1.824
Pontos
884
Comecei a jogar, enfrentei o primeiro chefe sem contar aquele que estava no demo. Por enquanto estou gostando, e percebi que é bem estilo RPG japones mesmo, ao contrario da impressao que a demo me passou, de ser algo mais frenético o tempo todo.
 

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.775
Reações
9.484
Pontos
1.219
Ainda quero comprar, pena que não se acha em um valor menor (ainda) Essa parada do trofeu achei bem bizarra
 

zanchin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.246
Reações
4.714
Pontos
703
Terminei o I am Setsuna e devo agora pegar o Nier pra jogar. Eu já tinha iniciado ele e passado pelo prólogo, problema agora será lembrar de tudo que aconteceu.
 

SneakBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.443
Reações
2.046
Pontos
734
Jogão.
Só não comprei por não ter chegado na casa dos "50", na PSN:kkk
Esse e Horizon estão no aguardo (quase peguei o Horizon, quando estava 70 vampirs).
 
Topo Fundo