O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


"Ninguém nunca foi demitido por comprar Intel" [at. 14 Maio 19 -> -9% desempenho https://cpu.fail]

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.066
Reações
79.916
Pontos
1.559
Tem que desabilitar e reiniciar o pc, ai quando iniciar abre o programa que vai estar desligado.
E clica até o texto do botão mudar para enable.

Deu certo aqui, mano! Valeu pela dica.

upload_2018-5-5_23-23-43.png

Eu acho que o update de abril da Microsoft vai reativar isso. Mas ainda bem que tenho o programa.

Agora vou ler os posts do @Palhano . Fiquei curioso.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Essa vulnerabilidade acima, a Intel publicou essa página porque vazou entre os desenvolvedores do OpenBSD.
Agora eles estão recomendando desabilitar HyperThreading para evitar ataques do estilo Spectre.
Imaginem, abrir mão do HT, é muita perda de desempenho.
Suspeita-se que estão dizendo isso porque eles sabem de mais vulnerabilidades que estão sob embargo.

Fico pensando se isso é culpa da Intel ou simplesmente de toda essa arquitetura x86 e como os processadores são construídos, se é algo que não tem que evitar, que simplesmente descobriram uma nova forma de pensar sobre como atacar o hardware e não tem mais volta.
Porque pelo visto não importa o que façam, agora que descobriram essa nova categoria de ataques não tem como remediar em definitivo. Ali falam que um dos problemas do HT é o compartilhamento de L1 e TLB por threads de privilégios diferentes no mesmo núcleo, mas nesse caso isso não afeta o SMT em si e não apenas a implementação da Intel? Os Ryzen também não estariam igualmente vulneráveis?

Imagino se essas empresas todas não acabarão se juntando antes cedo do que tarde para desenvolver uma nova arquitetura de CPUs.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.497
Pontos
2.234
Essa vulnerabilidade acima, a Intel publicou essa página porque vazou entre os desenvolvedores do OpenBSD.
Agora eles estão recomendando desabilitar HyperThreading para evitar ataques do estilo Spectre.
Imaginem, abrir mão do HT, é muita perda de desempenho.
Suspeita-se que estão dizendo isso porque eles sabem de mais vulnerabilidades que estão sob embargo.

Fico pensando se isso é culpa da Intel ou simplesmente de toda essa arquitetura x86 e como os processadores são construídos, se é algo que não tem que evitar, que simplesmente descobriram uma nova forma de pensar sobre como atacar o hardware e não tem mais volta.
Porque pelo visto não importa o que façam, agora que descobriram essa nova categoria de ataques não tem como remediar em definitivo. Ali falam que um dos problemas do HT é o compartilhamento de L1 e TLB por threads de privilégios diferentes no mesmo núcleo, mas nesse caso isso não afeta o SMT em si e não apenas a implementação da Intel? Os Ryzen também não estariam igualmente vulneráveis?

Imagino se essas empresas todas não acabarão se juntando antes cedo do que tarde para desenvolver uma nova arquitetura de CPUs.

Até onde eu sei, a solução de SMT do Ryzen é bem diferente da solução da Intel...mas isso não quer dizer que a AMD não é vulnerável. Tem que esperar.
 


Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Até onde eu sei, a solução de SMT do Ryzen é bem diferente da solução da Intel...mas isso não quer dizer que a AMD não é vulnerável. Tem que esperar.
Me parece que L1 e TLBs são compartilhados do mesmo modo descrito.
Zen gerencia qual thread tem prioridade, mesmo assim está lá.

HC28.AMD.Mike%20Clark.final-page-015.jpg
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.497
Pontos
2.234
Me parece que L1 e TLBs são compartilhados do mesmo modo descrito.
Zen gerencia qual thread tem prioridade, mesmo assim está lá.

HC28.AMD.Mike%20Clark.final-page-015.jpg

E essa diferença no gerenciamento já pode inviabilizar o ataque, na verdade...esse tipo de ataque tem um mecanismo MUITO específico.
Como eu disse, é esperar.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.760
Pontos
1.219
Sinuca de bico: lançar "mais uma vez" o processador mais rápido já visto ou parar de esconder as falhas e começar uma arquitetura com outras falhas (que ficariam escondidas por mais tempo).
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
leigo total leio essas paradas que vcs escrevem e não entendo porra nenhuma, então AMD não tem falhas? não tem as mesmas falhas? ou não tem falhas conhecidas? basicamente então intel é mais rápido por não ter essas "camadas" de proteção? seria isso?
 

Tilak

Bam-bam-bam
Mensagens
4.447
Reações
9.411
Pontos
303
leigo total leio essas paradas que vcs escrevem e não entendo porra nenhuma, então AMD não tem falhas? não tem as mesmas falhas? ou não tem falhas conhecidas? basicamente então intel é mais rápido por não ter essas "camadas" de proteção? seria isso?
É mais "forma de operar" do que camadas de proteção...
A performance não é diretamente ligada, mas indiretamente... ou seja, a AMD gastou mais tempo e dinheiro pensando em segurança que performance que a intel.... Pode ter performance E segurança? Provavelmente sim, mas vai custar mais tempo e mais dinheiro pra desenvolver um chip assim...

No mais, nada é realmente sólido, é questão de tempo vs complexidade vs problema... Até acharem algum furo no ryzen
 
Ultima Edição:

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.780
Reações
11.469
Pontos
1.344
Alguém sabe se existe algum site que tenha alguma matéria sobre o impacto do patch do windows sobre os sandy bridge se foi significativo ou não?
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Há!
Desenvolvedores Linux estão com os novos microcódigos prontos para serem patcheados mas alguns decidiram não enviá-los porque junto com os novos códigos a Intel enviou atualização dos termos de uso e ele diz que se usar o código não pode e deve impedir terceiros de fazer e divulgar qualquer teste e comparação de desempenho.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Faz tempo que não tenho vontade de postar mais nesse tópico, é muita vulnerabilidade e notícia ruim.
O caso é sério mesmo e resolvê-lo significa regressão de desempenho. Junto com essa nova do L1 se todas as medidas de segurança forem aplicadas muitas programas e atividades são afetados, principalmente no mercado corporativo. O motivo de a Intel não querer benchmark comparando é por isso, de 30% a 60% de perda de desempenho, porque o HyperThreading é quebrado. Por esse motivo que á o boato de que a nova geração não terá HT, sendo essa a grança solução para resolver grande parte dos piores problemas de segurança.

Espero que com tudo isso a AMD tenha redobrado os cuidados na hora de desenvolver Zen 2 e Zen 3 e não sofra do mesmo jeito.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.780
Reações
11.469
Pontos
1.344
Faz tempo que não tenho vontade de postar mais nesse tópico, é muita vulnerabilidade e notícia ruim.
O caso é sério mesmo e resolvê-lo significa regressão de desempenho. Junto com essa nova do L1 se todas as medidas de segurança forem aplicadas muitas programas e atividades são afetados, principalmente no mercado corporativo. O motivo de a Intel não querer benchmark comparando é por isso, de 30% a 60% de perda de desempenho, porque o HyperThreading é quebrado. Por esse motivo que á o boato de que a nova geração não terá HT, sendo essa a grança solução para resolver grande parte dos piores problemas de segurança.

Espero que com tudo isso a AMD tenha redobrado os cuidados na hora de desenvolver Zen 2 e Zen 3 e não sofra do mesmo jeito.
Eu penso em ir de amd quando eu trocar meu processador (I7-2600), dependendo desempenho e preço, pois eu acho que intel agiu com mau-caratismo, pois ela sabia do problema desde 2007 e ignorou o mesmo, e só tomou uma atitude quando alguém jogou na mídia o que estava acontecendo, pois se isso não tivesse ocorrido é capaz deles que eles continuassem a lançar seus processadores com a falha, e continuariam calados, e o pior ao meu ver é ficar censurando os dados referentes aos impactos dos patchs.
Eu voltei para o windows 7, pois ele não vem com o patch para o meltdown por padrão como o windows 10 1803, e eu estou testando para ver se o patch causa algum impacto no desempenho do meu i7-2600 em jogos. Não sei se está relacionado ao patch, mas o windows 10 demora 1 minuto para iniciar quando eu reinicio o pc, e 7 após algum tempo de uso o boot cai para 36 ~ 42 segundos, antes o 10 era assim também, mas depois do 1803 ficou mais lento.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Eu gostaria de saber o por quê desse desespero todo pra ter um processador de 3.000R$. Só vejo mais gente falando em i9, Ryzen 1800X, etc...

Se for pra jogo, e a 60fps, com 100R$ você consegue importar um processador que dá conta de uma 1070 por exemplo.


Caindo de para quedas[2]
Minha nossa, dei uma nos posts e fiquei assim :eek:
Resumindo, PC do meu filho aqui é amd(bulldozer) e então de boas, já eu ficarei no win7 até quando Deus permitir, e/ou trocar de plataforma.

O Windows 7 de fato é o melhor sistema disparado.

Mas a M$ adora inventar moda, e obriga todos a migrarem pro W10. Se não fosse pela facilidade do W10 bem como store, e o SweatFX (que não consegui fazer rodar no 7) estaria no W7 ainda.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.497
Pontos
2.234
Atualizações de segurança e medidas de segurança ainda são um trabalho em progresso.
O Kernel Linux 4.20 chega com novas medidas de segurança especialmente para processadores Intel e... vejam por vocês mesmos os resultado abaixo.

iHVUsV8.jpg


Muito mais no link: https://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=linux-420-stibp

E Rome está chegando prometendo mais segurança e desempenho.

c***lho. No fim das contas, as CPUs da Intel tinham um monte de hacks de desempenho, lol

Eu gostaria de saber o por quê desse desespero todo pra ter um processador de 3.000R$. Só vejo mais gente falando em i9, Ryzen 1800X, etc...

Se for pra jogo, e a 60fps, com 100R$ você consegue importar um processador que dá conta de uma 1070 por exemplo.

É porque dessas peças a gente só consegue falar. Quase ninguém tem grana - ou mesmo aplicabilidade - pra elas.

:klol
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
c***lho. No fim das contas, as CPUs da Intel tinham um monte de hacks de desempenho, lol



É porque dessas peças a gente só consegue falar. Quase ninguém tem grana - ou mesmo aplicabilidade - pra elas.

:klol


:klol verdade.

Esses tipo de processador topo de linha da Intel é coisa de PC da NASA, e mesmo assim imagino lá um game usando 5% do processador mas tendo os mesmos FPS de um Aliexpress espetado numa 775.

Mas até de certa forma entendo, nós users de PC somos mei Psicopatas com isso, pela net afora tem nego de Threadripper que comprou pra jogar.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Mais vulnerabilidades encontradas em processadores Intel: https://cpu.fail/

Correções recentes para o Meltdown tornam Coffee Lake Refresh mais vulnerável a uma das variantes lol.
Mais perca de 5% de desempenho.
Novamente ARM e AMD estão seguros.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
... é o de sempre, qual a necessidade de postar uma atualização detalhada?
Resumindo, descobriram mais 3 vulnerabilidades graves e os processadores Intel são os mais afetados. Não quer dizer que processadores da ARM e AMD não estejam vulneráveis, pois a verdade é que agora que compreenderam esse tipo de ataque/vulnerabilidade toda arquitetura de CPU está vulnerável, é algo que não tem como evitar. No entanto ARM e AMD pensaram mais em segurança na hora de criar suas arquiteturas e o resultado é que estão encontrando brechas muito mais facilmente em processadores da Intel, brechas que não funcionam nos competidores.

Atualizações de microcódigo, firmware, sistemas operacionais e navegadores já estão sendo enviadas por aí, como sempre basta manterem seus sistemas atualizados.
Para quem tem Chrome OS é mais complicado, a partir da versão 74 o Hiper-Threading está sendo desabilitado (você ainda pode habilitar manualmente) e não há previsão se irá voltar.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.780
Reações
11.469
Pontos
1.344
Pelo jeito foi bom eu ter feito update na promoção dos ryzen, uma das coisa que fez eu escolher amd além do preço foi sacanagem da intel de já estar ciente da vulnerabilidades, mas por as mesmo não terem sido divulgadas na época continuaram lançando novos processadores com a falha, eu acho que isso foi uma tremenda sacanagem, e só estão trabalhando nisso agora porque começaram a divulgar as falhas, eu acho que a intel merece um boicote pelo menos em uma geração, só para não fazerem está sacanagem novamente, pois o cara compra um cpu com X de desempenho e depois vai caindo por causa de patch por incompetência e mal caratismo da intel.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
5%? Nada, é muito pior do que isso.

A Intel tá recomendando DESLIGAR O HYPER-THREADING

:kkk
foi por isso que comprei i5 e não i7 la em 2011, eu ja sabia :viraolho
bom que ja passei pra ryzen. só meu notebook (que uso no momento) ainda é intel.

[edit] porra meu notebook tava com as proteções do inspectre ligadas. não é atoa que eu tava achando essa porra lenta demais pra um processador rodando a 3ghz. quero só ver a diferença agora

[edit2] agua pro vinho. tava com performance de core2duo essa m****
 
Ultima Edição:

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Pro usuário comum essas falhas não importam TANTO assim...lógico que importam mas não é como se você fosse o ALVO de quem vai explorar isso.

Mas a situação em servidores, Bancos, lojas, e-coomerce etc é BEM mais grave. Manipulam dados de milhões de pessoas e essa brecha complica muito.

Se eu fosse gestor de um setor assim e estivesse prestes a trocar de hardware, obviamente não escolheria intel.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Pro usuário comum essas falhas não importam TANTO assim...lógico que importam mas não é como se você fosse o ALVO de quem vai explorar isso.

Mas a situação em servidores, Bancos, lojas, e-coomerce etc é BEM mais grave. Manipulam dados de milhões de pessoas e essa brecha complica muito.

Se eu fosse gestor de um setor assim e estivesse prestes a trocar de hardware, obviamente não escolheria intel.

Estou vendo, desempenho cotidiano não piora tanto assim, só em algumas aplicações e códigos específicos.
No entanto... a parda de desempenho em acesso a IO é real e significativa. Com o tanto que já perdeu e nesse último ano e agora que o HT da Intel está condenado isso é CATASTRÓFICO no setor empresarial/servidores.
É uma tempestade e terremoto, perda de desempenho e segurança ao mesmo tempo em que a AMD está entregando uma arquitetura mais segura e com mais desempenho (e cheia de vantagens em IO).
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.760
Pontos
1.219
Faz sim.

Algumas dessas falhas podem ser exploradas com um simples javascript.

E como hoje em dia os sites são um inferno de cross script, facilmente alguma informação importante sua guardada no sistema operacional poderia ser extraviada.
Sem contar que sistema de banco é javascript da porta de entrada (nome de usuário e senha) até a entrada do cofre (validação da transação). Logo, basta querer.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Sem contar que sistema de banco é javascript da porta de entrada (nome de usuário e senha) até a entrada do cofre (validação da transação). Logo, basta querer.
Faz sim.

Algumas dessas falhas podem ser exploradas com um simples javascript.

E como hoje em dia os sites são um inferno de cross script, facilmente alguma informação importante sua guardada no sistema operacional poderia ser extraviada.
É uma tempestade e terremoto, perda de desempenho e segurança ao mesmo tempo em que a AMD está entregando uma arquitetura mais segura e com mais desempenho (e cheia de vantagens em IO).

Ou seja a Intel cagou, espalhou e jogou no ventilador é isso ?
Pra conseguir vantagem no desempenho eles deixaram a segurança de lado...conseguiram vantagem, mercado, ao custo dessas falhas que só foram descobertas recentemente...

Além do abalo real disso, tem a confiança...a Intel é parceira de praticamente todo fabricante/sistema.
E pelo que entendi é grave por parte deles deixarem isso "passar"...
 
Topo Fundo