O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


"Ninguém nunca foi demitido por comprar Intel" [at. 14 Maio 19 -> -9% desempenho https://cpu.fail]

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.410
Reações
34.497
Pontos
1.354
Partidas de jogos com multiplayer online serão afetados?
Se o fightcade que já é ruim agora, imagina se afetar? :klol
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.886
Reações
27.904
Pontos
1.444
Lista de processadores afetados:

6º, 7º e 8º processadores Intel Core
Processadores Xeon E3-1200 v5 e v6
Xeon Scalable processors
Processadores Xeon W
Atom C3000 processadores
Série Apollo Lake Atom E3900
Apollo Lake Pentiums
Processadores da série Celeron N e J
Intel Core de 1ª à 5ª geração estão livres? Sempre vi que não valia a pena trocar analisando os benchs, se isso se confirmar é full of win total. Estou com um i5-760 desde 2010 e nunca precisei trocar, rodo tudo numa boa :D
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.902
Reações
13.947
Pontos
1.474
Muitas coisas podem ser afetadas.

Provavelmente a internet ficará mais lenta, serviços de streaming terão que compactar mais os vídeos, entre outras coisas do tipo.
 

Mestre Chinelada

Usuário exemplar
VIP
Mensagens
19.071
Reações
47.204
Pontos
1.169
Intel Core de 1ª à 5ª geração estão livres? Sempre vi que não valia a pena trocar analisando os benchs, se isso se confirmar é full of win total. Estou com um i5-760 desde 2010 e nunca precisei trocar, rodo tudo numa boa :D
Acho que não. Postaram ai que desde a geração Pentium II está afetada.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
e pronto. descobriram outra que afeta a porra toda: intel, amd e até ARM!
corram para as colinas padawans.
https://tecnoblog.net/231300/meltdown-spectre-intel-amd-arm-falha-processadores/

Alguém ai pode dar uma pincelada sobre os efeitos práticos desse trecho, em especial? parece que vai ser um prejuizo monstro pra quem tem servidores. sem correção por software, vão ter que trocar a porra toda...
O Spectre é uma falha mais difícil de corrigir, porque, para ser totalmente resolvida, exigiria que os chips fossem reprojetados. Sim: há uma falha de design em quase todos os processadores modernos do mercado. No entanto, as empresas já trabalham para mitigar o problema por software.
 


Vitao20

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.832
Reações
885
Pontos
589

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.189
Reações
49.799
Pontos
1.304
Resumo da manhã :

- Foi uma falha descoberta em Junho de 2017 por um cara foda de segurança da Google e ele tinha enviado essa informação as fabricantes.

- Existem 2 falhas : Spectre e Meltdown.

- Meltdown afeta apenas Intel e é uma falha mais simples de ser corrigida e mais simples de ser usada.

- Spectre é bem mais complexa e afeta todos os processadores da era moderna.

- Existem muitas especulações e testes sendo feitos, mas nessa loucura de informações nada é concreto ainda.


Se EU estivesse para montar um PC essa semana/mês seguraria pelo menos até o fim de Janeiro, devido ao fato de ser uma falha crítica de segurança teremos updates concretos em breve, os preços da Intel podem cair (ou não) e os AMD podem até subir (ou não).

Não manjo bulhufas de mercado para especular qualquer coisa mas comprar uma CPU/Mobo essa semana não é uma boa.
 

[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.758
Reações
4.827
Pontos
1.194
Devices Apple tbm serão afetados?

c***lho, lendo aqui fiquei com medo do impacto disso, tipo a grande "massa" nem sabe disso e isso pode realmente mudar o rumo de como as coisas estão.

wow....
 

brnbc

Bam-bam-bam
Mensagens
337
Reações
277
Pontos
248
Devices Apple tbm serão afetados?

c***lho, lendo aqui fiquei com medo do impacto disso, tipo a grande "massa" nem sabe disso e isso pode realmente mudar o rumo de como as coisas estão.

wow....
Sim, a falha também se aplica aos produtos Apple, basicamente como dito acima, todo dispositivo que usa um processador da era moderna.
Saber que o erro foi descoberto há 6 meses, e os Coffe Lake foram lançados depois disso me deixa bem p*to.

Sobre o efeito no desempenho em jogos, basicamente não se nota, como pode se ver nos benchs mostrados no vídeo. Infelizmente computação não se resume somente a jogos...
E eu com uma Z370 na mão... vou esperar um pouco pra comprar a CPU
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.299
Reações
16.371
Pontos
1.439
Se for mesmo a solução perder 30% de desempenho, que deixem a atualização como opcional, pois no meu caso q o pc é só um console, nao faz sentido perder 30% de desempenho o tempo todo.

Pois unica coisa q tem nele sao as contas da steam, origin e uplay kkkkk

Ja no notebook, que uso pra trabalhar, o papo é outro
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.750
Reações
133.975
Pontos
2.139
Falhas graves Meltdown e Spectre afetam quase todos os processadores do planeta
Postado Por Ronaldo Gogoni em 04 01 2018 em Hardware, Segurança, Software



O ano de 2018 definitivamente começou a todo vapor: profissionais de segurança revelaram a existência de duas falhas gravíssimas de segurança, que afetam inúmeros processadores fabricados ou que embarcam tecnologias da Intel, AMD e ARM nos últimos 20 anos. Virtualmente quase todo desktop, laptop, smartphone, servidor ou dispositivo minimamente potente é afetado e as soluções apresentadas não são nada simples, quando possíveis de serem implementadas.


Começou com a Intel: informações publicadas em primeira mão pelo The Register revelaram a existência de uma vulnerabilidade nos processadores da companhia que permitia o acesso indevido a áreas protegidas do kernel, que normalmente apenas o sistema operacional faz uso. Inicialmente todos os processadores fabricados nos últimos dez anos seriam afetados, mas pouco depois profissionais do Google revelaram detalhes ainda mais escabrosos do caso.

Um estudo extremamente detalhado revelou não uma, mas duas falhas distintas chamadas Meltdown e Spectre, sendo a primeira a referente aos processadores Intel e presente em componentes mais antigos, testados de 1995 em diante (e não apenas os da última década) e a segunda, que possui duas variantes é uma falha de design profunda, que afeta quase todos os processadores fabricados nos últimos 20 anos da Intel, AMD e ARM. Ou seja, praticamente ninguém escapou ileso.

Testes de conceito realizados em processadores Intel (Xeon E5–1650 v3), AMD (FX–8320 e PRO A8–9600 R7) e ARM (Snapdragon 808 da Qualcomm, que utiliza núcleos ARM Cortex-A57) deram positivo para pelo menos uma das vulnerabilidades e apontam para o seguinte cenário: praticamente todos os processadores Intel disponíveis hoje no mercado estão sujeitos aos Meltdown, mas o Spectre se faz presente em quase todos os chips do planeta.

Detalhe: ambas as vulnerabilidades foram reportadas às fabricantes em 1º de junho de 2017, mas como as correções demoraram a aparecer a solução foi jogar no ventilador.



O que é o Meltdown?

O nome da falha que afeta os processadores Intel é apropriado, já que ele virtualmente “derrete” a camada de segurança do processador que impede o acesso à memória do kernel reservada ao sistema operacional, seja ele Windows, Linux ou macOS. Diferente de programas que possuem níveis de permissões diferentes, o kernel possui acesso a praticamente qualquer coisa pois é a ponte de ligação entre o software e o hardware propriamente dito. Para que isso funcione corretamente o processador precisa aplicar restrições corretamente, com instruções pré-programadas que permita o kernel trabalhar corretamente e barre o acesso de outros programas a funções e dados que não lhes dizem respeito.

E aí reside o problema: os processadores Intel possuem dificuldades de aplicar as restrições de maneira correta e em tese, um aplicativo comum pode (de forma acidental ou deliberada) acessar partes protegidas do SO e coletar informações extremamente sensíveis, desde senhas a números de cartões de crédito; o programa nem precisa ser complexo, basta um código em JavaScript rodando no navegador inserido por um hacker para fazer tal estrago.


Nome do vídeo

A falha foi detectada em processadores Intel fabricados a partir de 2011, mas por similaridades de arquitetura todos os componentes fabricados de 1995 em diante estão vulneráveis; as únicas exceções são a linha Intel Itanium, que conta com uma arquitetura diferente e os Intel Atom fabricados antes de 2013.

A pior característica envolvendo o Meltdown é o fato de que a correção, por se tratar de uma falha que compromete o kernel a solução vai custar muito caro para os consumidores: uma correção de software já está sendo implementada nos SOs de modo a isolar a memória do kernel e os processos do usuário, mas tal abordagem acabará por comprometer e muito a performance final dos chips. Enquanto modelos mais recentes poderão ter uma perda de em torno de 5%, os processadores mais antigos poderão ficar até 30% mais lentos e não há nada que se possa fazer para evitar tal cenário.

O que é o Spectre?

O Spectre tira seu nome da forma que atua ao explorar a execução especulativa, um método que processadores usam para adivinhar qual será o próximo processo a ser executado, de modo a economizar tempo e melhorar o desempenho dos programas. Em suma a falha é um “fantasma”, baseada numa vulnerabilidade por design de projeto que por causa disso mesmo, não só está presente em quase todos os processadores como é algo quase impossível de ser corrigido. A solução mais viável é redesenhar os componentes daqui por diante de modo a eliminar o bug.

O Spectre aproveita a execução especulativa para injetar um código malicioso que da mesma forma, insere um comando para induzir o processador a “adivinhar” uma informação específica, que não seria executada normalmente mas por conta do design em si, ele acaba por retornar um comando para um determinado programa de modo a quebrar a segurança de diversos softwares, permitindo que o invasor colete alegremente o que quiser do dispositivo afetado.

Por se tratar de um erro de design, não só os processadores da Intel estão na roda como também os da AMD e os núcleos próprios ou que incorporam a arquitetura da ARM; tais componentes equipam desde desktops e laptops a servidores, smartphones, tablets, set-top boxes, televisores e uma série de outros dispositivos conectados de alta performance. Todos eles, sem exceção estão vulneráveis.



É possível identificar uma invasão?

Resposta curta: não.

Resposta longa: a quase totalidade dos antivírus, firewalls e programas de segurança não estão preparados para identificar invasões de tão baixo nível, bem como ela não deixa rastros no sistema. Basicamente você jamais saberá se e quando foi invadido, embora hajam chances de que a maioria dos hackers sequer soubesse que tais brechas existiam. Embora tanto o Meltdown quanto o Spectre sejam vulnerabilidades bastante graves, as chances de que ambas vinham sendo exploradas em larga escala nas últimas duas décadas são bem baixas.

Ainda assim, é bom ressaltar que isso não serve de consolo ou desculpa.

Agora, o outro lado:

  • Intel: através de um comunicado oficial a companhia disse estar ciente do problema, mas no melhor estilo “não fui só eu” lembrou que a AMD e a ARM também foram igualmente afetadas, bem como a falha se estende também “a várias fornecedoras de sistemas operacionais”; a Intel diz que a correção do Meltdown “não deve ser significativa” para o usuário final, pois a queda do desempenho depende da quantidade de carga de trabalho; indiretamente a empresa diz que os mais afetados serão empresas de grande porte, que fazem uso de máquinas potentes e servidores com seus processadores;
  • AMD: em seu primeiro comunicado a empresa afirmou que tanto o Meltdown quanto as duas variantes do Spectre não afetariam seus processadores, “por diferenças de design” e que o risco representado era “quase zero”; porém conforme mais evidências surgiram ao longo das últimas horas ela mudou de discurso mas não muito: uma das variantes do Spectre pode ser rechaçada através de correções de software e representa “um impacto insignificante” na performance, a outra variante fornece risco “quase zero” por ter poucas chances de ser exploradas e seus componentes não estão sujeitos ao Meltdown.
  • ARM: a companhia informa que os núcleos Cortex-M, geralmente empregados em soluções da Internet das Coisas são imunes ao Spectre, porém alguns da família Cortex-A (A8, A9, A15, A17, A57, A72, A73 e A75), que equipam SoCs da Qualcomm, Samsung e TSMC estão na lista de componentes vulneráveis. Há chances inclusive que SoCs que incorporem arquiteturas baseadas nesses núcleos, como a Kryo também possam vir a ser afetados.
  • Microsoft: a empresa liberou uma correção de software para o Windows entre novembro e dezembro para usuários do programa Windows Insider, e já avisou que precisará reiniciar os servidores Azure no próximo dia 10;
  • Linux: o sistema já conta com uma correção de kernel criada, mas o código não pode ser comentado;
  • Apple: a maçã não se posicionou oficialmente; sabe-se que ela deverá liberar uma correção para debelar o Meltdown no macOS em breve, porém não há nada garantido sobre o Spectre e dispositivos iOS/tvOS (mais a seguir);
  • Google: como de praxe, Mountain View inseriu uma correção do Spectre para a linha Nexus/Pixel no mais recente patch de segurança, logo caberá aos fabricantes de dispositivos Android fornecerem eles mesmos as correções nos demais aparelhos que rodam o robozinho.


O que fazer?

Essa é a pergunta da semana. Não há nada que um usuário final possa fazer a não ser sentar e esperar os próximos desdobramentos desse sururu todo, que muito provavelmente levará a um rebuliço completo da indústria: os fabricantes serão num grau ou noutro forçados a implementar novos métodos de arquitetura e software e hardware nos futuros processadores e núcleos a serem introduzidos, o que em última análise elevará os preços de tais componentes dada a mão-de-obra extra e que poderá ser repassado ao consumidor final. Sobre os aparelhos já no mercado, a única coisa possível a fazer é aguardar as atualizações que poderão ou não afetar a performance final de seus computadores e dispositivos móveis.

Os únicos usuários que podem respirar um pouco mais são os donos de gadgets da Apple com processadores AX e AXX, tais como iPhones, iPads e a Apple TV: embora seus SoCs, fabricados pela Samsung ou TSMC utilizem núcleos com arquiteturas da ARM, o conceito do projeto é totalmente diferente e além de seguir especificações de design próprias, a maçã emprega técnicas de segurança e performance distintas dos demais processadores e SoCs do mercado. Portanto, em tese tais aparelhos estariam imunes ao Spectre, mas ainda é cedo para afirmar com certeza; a Apple não se posicionou oficialmente até o momento e eventualmente testes serão aplicados para descobrir se a brecha também afeta tais chips ou não.

O que podemos dizer com certeza é:

  • as chances de que você não tenha sido afetado por uma ou ambas vulnerabilidades ao longo dos últimos 20 anos tendem a zero;
  • você dificilmente descobrirá se foi invadido, ainda que tais vulnerabilidades sejam bastante complexas e haja a possibilidade de que a maioria dos hackers sequer soubesse que elas existiam;
  • as soluções propostas não são simples, demandam desde sacrifício de performance a redesign completo dos processadores e muita gente (cofcofAndroidcofcof) ficará sem uma solução, com dispositivos inseguros até o fim de suas vidas úteis.
Feliz 2018 a todos.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Boo.




Muita informação repetida que eu já tinha explicado.
Spectre afeta praticamente todas as CPUs, incluindo ARM e IBM, e é falha mais do software que pode ser corrigida sem tantos problemas.
Há três variantes do Spectre, e desde o início a AMD afirma que só é afetada pela variante 1, que já tem correção e não prejudica desempenho.
Variantes 2 e 3 são mais graves, especialmente a 3, que ocorre nos Intel por uma falha de design no hardware e está sendo chamada de Meltdown.

joNa69y.png


Gente que tem servidor alugado notou após o reinício que a carga da CPU aumentou, então está confirmado o prejuízo.

O que pode fazer a Intel tomar processo agora é se Coffee Lake ainda tiver a falha. Foram alertados em Junho mas por causa da situação com os Ryzen apressaram o lançamento. Consumidores podem sentir que a Intel vendeu algo defeituoso escondeu o problema. Parece que a Intel planejava falar sobre o caso apenas depois que todos os patches fossem enviados para minimizar a gravidade.

Traduzindo o PR da Intel:
http://www.theregister.co.uk/2018/01/04/intel_meltdown_spectre_bugs_the_registers_annotations/
 

Illidan

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.869
Reações
20.769
Pontos
1.059
Os serviços da Azure reiniciaram 6 dias antes do previsto. Tinham marcado uma atualização para dia 9 e 10, e decidiram reiniciar a grande maioria hoje mesmo e f**a-se.
Que coisa maluca, uma coisa é reiniciar com agendamento, outro é chegar do nada e reiniciar. Ainda bem que os meus serviços subiram sem problemas.
Parece que o problema é mais embaixo para Intel mesmo. Para fazerem essas operações na urgência, é algo bem crítico.
 

fox.renan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.289
Reações
1.576
Pontos
894
CEO da Intel vendeu US$ 11 milhões de suas ações antes da divulgação do Meltdown

intel-kernel-seguranca-meltdown-spectre-brian-kzarnich_chamada.jpg


Brian Krzanich, o CEO da Intel, vendeu o equivalente a US$ 11 milhões de suas ações na empresa logo antes da divulgação da vulnerabilidade dos processadores Intel fabricados nos últimos 20 anos, dando origem aos possíveis ataques que ficaram conhecidos como Meltdown e Spectre. Foi vendido um total de 495.743 ações, deixando Krzanich com apenas 250.000, o mínimo exigido para o executivo manter seu cargo.

A empresa se posicionou em defesa da transação, afirmando que ela não está em nada relacionada à divulgação da falha dos processadores, o que poderia configurar numa prática de informação privilegiada. Em declaração, a Intel diz que essa venda já estava programada faz tempo e esse tipo de "despejo" de ações programado é, de fato, muito comum no meio empresarial.

As ações da Intel, como seria de se esperar, caíram com a divulgação do problema. Foi uma redução de mais de 4% no valor, mas elas ainda se mantêm acima do preço de venda que tinham quando Krzanich negociou as próprias ações. Enquanto isso, as ações da AMD subiram mais de 7% no período.

Fonte: https://adrenaline.uol.com.br/2018/...e-suas-acoes-antes-da-divulgacao-do-meltdown/

Obs: Parece que as coisas vão só piorar pra Intel, é hora da AMD dar uma surra e voltar a ser a AMD raiz.
 

charles_monkey

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.305
Reações
4.855
Pontos
703
minha instancia no google cloud teve um pico de processamento altissimo na madrugada de hj. será que foi a atualização?
 

Knarf.Rocha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.429
Reações
4.829
Pontos
699
Atualizei aqui, mas tem como saber se houve redução de desempenho do meu pc em uma aferição objetiva?

Edit.: meu Zeldinha ainda roda em 60 fps, ufa...
 

Mioni

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.242
Reações
9.884
Pontos
704
Da pra ver senhas de porra toda, bizarro demais.

DSqEFDEX0AAN1Tv.jpg

DSqEGH3WsAE7iHH.jpg
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Usuário doméstico não sofrerá, não é preciso se preocupar com isso.
A preocupação maior é em ter a atualização o mais rápido possível porque isso é falha de segurança crítica que permite fazer o que quiserem com seu PC.
O problema será com os serviços online que perderão parte de sua capacidade de processamento.
 

brnbc

Bam-bam-bam
Mensagens
337
Reações
277
Pontos
248
Coloquei o Windows Update pra procurar atualização aqui e não achou. Não chegou pra todo mundo ainda?
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Boo.




Muita informação repetida que eu já tinha explicado.
Spectre afeta praticamente todas as CPUs, incluindo ARM e IBM, e é falha mais do software que pode ser corrigida sem tantos problemas.
Há três variantes do Spectre, e desde o início a AMD afirma que só é afetada pela variante 1, que já tem correção e não prejudica desempenho.
Variantes 2 e 3 são mais graves, especialmente a 3, que ocorre nos Intel por uma falha de design no hardware e está sendo chamada de Meltdown.

joNa69y.png


Gente que tem servidor alugado notou após o reinício que a carga da CPU aumentou, então está confirmado o prejuízo.

O que pode fazer a Intel tomar processo agora é se Coffee Lake ainda tiver a falha. Foram alertados em Junho mas por causa da situação com os Ryzen apressaram o lançamento. Consumidores podem sentir que a Intel vendeu algo defeituoso escondeu o problema. Parece que a Intel planejava falar sobre o caso apenas depois que todos os patches fossem enviados para minimizar a gravidade.

Traduzindo o PR da Intel:
http://www.theregister.co.uk/2018/01/04/intel_meltdown_spectre_bugs_the_registers_annotations/


2001 a 2004 all over again, Intel vai tomar processo até a quinta geração.

E agora que eles tem parceria com a AMD na questão de vídeo integrado, duvido rolar um suborno pras OEM, ai ela toma o dobro por causa da AMD.
 

CrazyGuitar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.198
Reações
1.306
Pontos
604
Usuário doméstico não sofrerá, não é preciso se preocupar com isso.
A preocupação maior é em ter a atualização o mais rápido possível porque isso é falha de segurança crítica que permite fazer o que quiserem com seu PC.
O problema será com os serviços online que perderão parte de sua capacidade de processamento.
Por favor, diga que esse serviços online não são jogos multiplayer:ksnif
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
E pra quem pensa que PC pra games não vai ser afetado, fiquem de alerta, vários jogos usam funções de kernel para algumas funções bem objetivas, principalmente para melhorar a segurança de transações e acesso a recursos de hardware indisponíveis diretamente em user mode.

Lembre-se sempre que um computador sempre será um computador, mesmo que você só use para jogar tem um SO inteiro rodando por trás do jogo, um SO capaz de muito mais coisas do que simplesmente rodar seu joguinho ou emulador.

Atualizem seus SO's e mantenham seus dados seguros.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
O que rolou em 2001-2004?

Intel pagava para as OEM não vender PC com processador AMD já que o Pentium 4 era um lixo e estava perdendo mercado, e isso é considerado pratica ilegal nos EUA e UE, então teve que pagar bilhões em multa.
 
Topo Fundo