O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


"Ninguém nunca foi demitido por comprar Intel" [at. 14 Maio 19 -> -9% desempenho https://cpu.fail]

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Olhem só isso: https://forums.anandtech.com/threads/massive-security-hole-in-xeons-incoming.2532563/

Foi notada uma movimentação para fazer correções via kernel de um suposto bug em processadores Intel.
As correções estão sendo feitas, só não se sabe ainda do que exatamente se trata e qual os riscos da falha que deverá ser corrigida.
Por hora apenas percebe-se que parece ser algo sério e urgente, IBM e Microsoft marcaram reboots obrigatórios em seus serviços de núvem, e parece APENAS E SOMENTE afetar processadores Intel e que a correção causa considerável perda de desempenho.

Se essa conspiração se provar real será uma excelente oportunidade para a AMD vender servidores Epyc.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.305
Reações
7.613
Pontos
1.199
Nossa... Muita especulação ainda, mas vai ser legal acompanhar as repercussões.

30-35% é MUITA coisa D:
 

Illidan

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.869
Reações
20.749
Pontos
1.059
A atualizações vão ter. Meus serviços na Azure vão reiniciar sei lá porque até dia 10 de janeiro.
Só falta ficar uma carroça aquilo.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.773
Reações
11.462
Pontos
1.344
Ainda bem que eu continuo com meu velho sandy bridge :kmeg
 

Knarf.Rocha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.412
Reações
4.799
Pontos
699
Isso significa que meu zeldinha no cemu e meus jogos da steam vão ficar com menos desempenho no meu I7 7700K? Sou leigo, por isso pergunto.
 


Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Ainda bem que eu continuo com meu velho sandy bridge :kmeg
Se for real e a correção vier a força, você também não escapará dela.
Isso significa que meu zeldinha no cemu e meus jogos da steam vão ficar com menos desempenho no meu I7 7700K? Sou leigo, por isso pergunto.
É um erro relacionado com segurança no acesso da memória, então a correção terá que "gimpar" a CPU para tudo.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.394
Pontos
1.354
Mesmo se for true, depois eles lançam outra para arrumar a performance.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
É uma falha de hardware.
Você executa um programa ele vai para a memória. Esse programa precisa fazer um monte de operações a todo momento, só que ele não faz isso diretamente, ele pede para o kernel que fica na memória fazer isso para ele. Nessa hora a CPU muda do programa para o kernel, assumindo o controle do sistema. Ele faz a operação necessária e devolve a CPU para o programa.
A CPU fica mudando de estado a todo o tempo, e o problema é que essas CPUs da Intel tem uma "inovação" que abre uma brecha para os programas terem acesso privilegiado ao invés de permanecerem no nível de acesso de usuário. É possível escrever um programa e tirar proveito disso e entrar no espaço reservado e invisível do Kernel. Tendo acesso ao kernel você pode fazer tudo e não há mais defesa.
A correção é para acabar com essa farra da mudança de estado e isolar o espaço do kernel e desse modo todas as operações passam por um processo mais lento para serem executadas, deixando todo o sistema mais lento.

CPUs da AMD não sofrem dessa falha porque não tem a "inovação" em sua arquitetura que a Intel colocou nos dela.

Imagine o prejuízo que isso não pode ser, manter o sistema inseguro e esperar pelo pior quando hackers começarem a tirar proveito disso, ou corrigir e perder desempenho do seus sistema inteiro. Pense no quanto empresas não gastaram em processadores Intel, para ter um sistema rápido, e quanto dinheiro não irá para o ralo com isso.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.305
Reações
7.613
Pontos
1.199
É uma falha de hardware.
Você executa um programa ele vai para a memória. Esse programa precisa fazer um monte de operações a todo momento, só que ele não faz isso diretamente, ele pede para o kernel que fica na memória fazer isso para ele. Nessa hora a CPU muda do programa para o kernel, assumindo o controle do sistema. Ele faz a operação necessária e devolve a CPU para o programa.
A CPU fica mudando de estado a todo o tempo, e o problema é que essas CPUs da Intel tem uma "inovação" que abre uma brecha para os programas terem acesso privilegiado ao invés de permanecerem no nível de acesso de usuário. É possível escrever um programa e tirar proveito disso e entrar no espaço reservado e invisível do Kernel. Tendo acesso ao kernel você pode fazer tudo e não há mais defesa.
A correção é para acabar com essa farra da mudança de estado e isolar o espaço do kernel e desse modo todas as operações passam por um processo mais lento para serem executadas, deixando todo o sistema mais lento.

CPUs da AMD não sofrem dessa falha porque não tem a "inovação" em sua arquitetura que a Intel colocou nos dela.

Imagine o prejuízo que isso não pode ser, manter o sistema inseguro e esperar pelo pior quando hackers começarem a tirar proveito disso, ou corrigir e perder desempenho do seus sistema inteiro. Pense no quanto empresas não gastaram em processadores Intel, para ter um sistema rápido, e quanto dinheiro não irá para o ralo com isso.

Já sabem ou tem ideia de quais processadores seriam afetados? :X

Não vi nada nas matérias linkadas.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Já sabem ou tem ideia de quais processadores seriam afetados? :X

Não vi nada nas matérias linkadas.
Me parece que pode pegar toda a série "Core", ou até mais.
É uma falha na forma como a Intel implementa x86 nas arquiteturas delas, ou algo assim. A ideia era boa, teve seus resultados positivos em desempenho, só não se esperava que fossem descobrir um mau uso tão sério.

Já há alguns testes do patch, em alguns casos não se nota diferença, em outros o impacto é brutal: https://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=linux-415-x86pti&num=2

Então já sabemos que a falha é real.
Desde quando ela existe e quanto impacto causará para empresas é esperar para ver, mas é certo que muita gente ficará muito put* com a Intel por causa disso. Agora é a hora da Lisa Su brilhar.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.305
Reações
7.613
Pontos
1.199
Me parece que pode pegar toda a série "Core", ou até mais.
É uma falha na forma como a Intel implementa x86 nas arquiteturas delas, ou algo assim. A ideia era boa, teve seus resultados positivos em desempenho, só não se esperava que fossem descobrir um mau uso tão sério.

Já há alguns testes do patch, em alguns casos não se nota diferença, em outros o impacto é brutal: https://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=linux-415-x86pti&num=2

Então já sabemos que a falha é real.
Desde quando ela existe e quanto impacto causará para empresas é esperar para ver, mas é certo que muita gente ficará muito put* com a Intel por causa disso. Agora é a hora da Lisa Su brilhar.

Rapaz :khelp

edit

Vindo desse Phoronix:

"Already have some tests running with the Steam Linux games... On those two systems with the Xonotic/Tesseract type open-source titles, no impact."
 
Ultima Edição:

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Ah, para ficar mais claro, aquele teste ali é apenas ilustrativo da perda de desempenho com o patch em toda e qualquer CPU. É uma correção que por padrão retira desempenho, só que nem toda CPU precisa disso e não é isso que está sendo testado ali. A ideia é que a correção seja ativa apenas nas CPUs que precisem, a AMD pediu para criar uma flag para não ativar nas CPUs dela.
Então é torcer para a falha não ser tão generalizada.
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.504
Reações
35.239
Pontos
1.053
Isso significa que meu zeldinha no cemu e meus jogos da steam vão ficar com menos desempenho no meu I7 7700K? Sou leigo, por isso pergunto.

A grosso modo, sim.

Mas vai depender do patch, às vezes não afetará em nada, mas no pior dos casos um i7 7700k ficaria com desempenho do i7 3770.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.394
Pontos
1.354
Isso significa que meu zeldinha no cemu e meus jogos da steam vão ficar com menos desempenho no meu I7 7700K? Sou leigo, por isso pergunto.
Acho que depende mais das instruções que os emuladores usam e o que a intel vai "patchear".
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.394
Pontos
1.354
Se isso afetar o meu i7-2600, e se for em um grau elevado, minha próxima cpu vai ser amd, e provavelmente um rysen 5.
Como eles vão forçar tal atualização com meu windows bloqueado para update?
Ele até tenta, mas dá um erro desconhecido e pede para clicar em ok e fecha rs
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.773
Reações
11.462
Pontos
1.344
Como eles vão forçar tal atualização com meu windows bloqueado para update?
Ele até tenta, mas dá um erro desconhecido e pede para clicar em ok e fecha rs
O meu windows eu deixei para eu checar atualização manualmente, logo se eu não ir em procurar novas atualizações ele não atualiza.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.773
Reações
11.462
Pontos
1.344
O meu windows eu deixei para eu checar atualização manualmente, logo se eu não ir em procurar novas atualizações ele não atualiza.
Mas é bem provável que o próximo release do windows 10 já venha com essa atualização.
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.657
Reações
9.459
Pontos
653
Sinceramente, isso vai afetar muito mais com qm trabalha machine learning e virtualização do que usuários domésticos.
Se a perda de processamento for significativa, vão ter que reescalar um monte de servidores, vai ser um prejuízo do cacete.

Abçs.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Meu amigo, isso é uma bomba gigantesca, me lembrou até um aviso de um amigo dizendo que o 4chan um dia tava enviando um .js que era aquele CryptoHijack que teve ano passado, detalhe que ele me falou disso duas semanas atrás.

Provavelmente foi esse e outros casos que descobriram que o problema era além do OS.

E se a IBM e Microsoft entraram em alerta é porque a coisa vai ficar braba.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Em teoria jogos não devem ser afetados porque eles não precisam mudar de contexto, mas ainda falta confirmar como o DirectX se comporta no Windows.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.252
Reações
10.111
Pontos
1.494
Tem um monte de gente comentando essa falha. Da forma como a coisa está se espalhando, parece ser algo grande

Mas por enquanto é só especulação mesmo
 
D

Deleted member 35588

Se a perda de desempenho for grande como estão comentando a intel vai tomar processo atrás de processo. É bom separar vários e vários bilhões pra indenizações.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Recall talvez?

Se tratando de Intel e da bomba que é, duvido.

No máximo pros processadores que ela vende hoje e os dois anteriores que mudavam nada, o resto ela vai falar que é ultrapassado e foda se, que não tem nenhuma garantia.

Alias, começo a pensar se aquele mega crypto hijack que rolou ano passado não foi por causa disso.
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Só quero ver como o relações públicas da Intel (Anandtech e
Se tratando de Intel e da bomba que é, duvido.

No máximo pros processadores que ela vende hoje e os dois anteriores que mudavam nada, o resto ela vai falar que é ultrapassado e foda se, que não tem nenhuma garantia.

Alias, começo a pensar se aquele mega crypto hijack que rolou ano passado não foi por causa disso.
Recall de milhões de CPU? E substituir por qual?
Isso não tem solução, agora é ficar com o prejuízo.

Não é raro descobrirem um defeito grave em CPU Intel, tem uma linha Atom atual que teve problema e quem comprou ficou com o prejuízo (https://www.theregister.co.uk/2017/04/27/intel_redesigns_atom_line/), na Europa tem um monte de gente put* com dois chips de modem da Intel que são péssimos (http://badmodems.com), a Intel fará nada além desses patchs e preparar o marketing para as próximas CPUs sem a falha.
 

CrazyGuitar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.198
Reações
1.306
Pontos
604
quero ver, nesse caso caberia um recall? não pra processadores com mto tempo de uso mas para processadores com 2 anos de uso no máximo?

Edit: ja responderam ai em cima.
 

brnbc

Bam-bam-bam
Mensagens
337
Reações
277
Pontos
248
É uma falha de hardware.
Você executa um programa ele vai para a memória. Esse programa precisa fazer um monte de operações a todo momento, só que ele não faz isso diretamente, ele pede para o kernel que fica na memória fazer isso para ele. Nessa hora a CPU muda do programa para o kernel, assumindo o controle do sistema. Ele faz a operação necessária e devolve a CPU para o programa.
A CPU fica mudando de estado a todo o tempo, e o problema é que essas CPUs da Intel tem uma "inovação" que abre uma brecha para os programas terem acesso privilegiado ao invés de permanecerem no nível de acesso de usuário. É possível escrever um programa e tirar proveito disso e entrar no espaço reservado e invisível do Kernel. Tendo acesso ao kernel você pode fazer tudo e não há mais defesa.
A correção é para acabar com essa farra da mudança de estado e isolar o espaço do kernel e desse modo todas as operações passam por um processo mais lento para serem executadas, deixando todo o sistema mais lento.

CPUs da AMD não sofrem dessa falha porque não tem a "inovação" em sua arquitetura que a Intel colocou nos dela.

Imagine o prejuízo que isso não pode ser, manter o sistema inseguro e esperar pelo pior quando hackers começarem a tirar proveito disso, ou corrigir e perder desempenho do seus sistema inteiro. Pense no quanto empresas não gastaram em processadores Intel, para ter um sistema rápido, e quanto dinheiro não irá para o ralo com isso.
Cara essa solução é uma coisa muito desesperada, diria até 'rudimentar'. Eu até entendo, e entendo também que isso vai possivelmente afetar o desempenho, mas com certeza existem soluções, claro, mais complexas, que não causariam danos na performance...
O jeito é esperar mesmo.
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Só quero ver como o relações públicas da Intel (Anandtech e

Recall de milhões de CPU? E substituir por qual?
Isso não tem solução, agora é ficar com o prejuízo.

Não é raro descobrirem um defeito grave em CPU Intel, tem uma linha Atom atual que teve problema e quem comprou ficou com o prejuízo (https://www.theregister.co.uk/2017/04/27/intel_redesigns_atom_line/), na Europa tem um monte de gente put* com dois chips de modem da Intel que são péssimos (http://badmodems.com), a Intel fará nada além desses patchs e preparar o marketing para as próximas CPUs sem a falha.

Enxurrada de processos all over again.
 

CrazyGuitar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.198
Reações
1.306
Pontos
604
se afetar o desempenho nos games, ai tem q ir pra cima, pelo menos os processadores adquiridos recentemente.
show-them-no-mercy.jpg
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Cara essa solução é uma coisa muito desesperada, diria até 'rudimentar'. Eu até entendo, e entendo também que isso vai possivelmente afetar o desempenho, mas com certeza existem soluções, claro, mais complexas, que não causariam danos na performance...
O jeito é esperar mesmo.
Não creio, as CPUs funcionam daquele modo, e aquele modo é "errado".
Não tem como mudar isso, é como a CPU funciona, o que o patch faz é forçar a CPU a dar uma volta para fazer a mesma coisa e isso leva mais tempo e diminuí o desempenho. A solução é mudar a arquitetura e eliminar essa falha do hardware, e objviamente apenas em CPUs futuras.


Minha dúvida agora é, a Intel irá usar sua força para sacanear a AMD?
Desde o dia 26 representante da AMD enviou para o grupo de desenvolvimento do kernel linux uma alteração no patch para não ativá-lo em CPUs AMD. É apenas uma linha que é alterada e uma adicionada, mesmo assim parece que até agora nada. A AMD terá que fazer pressão para não ter esse patch ativado em suas CPUs sem necessidade, é essa a questão que se comenta no momento, está chamando atenção a demora em fazer essa modificação.
 
Topo Fundo