O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Nintendo 64 congelando aleatoriamente no jogo.

welmitt

Novato
Mensagens
22
Reações
15
Pontos
13
Bom dia galera, seguinte. Eu tenho meu Nintendo 64 desde a adolescência e ele sempre funcionou normal, aliás ele nunca me deu problema, até agora.
O que ocorre ?
Bom, vc liga ele e o jogo funciona normal até um certo tempo e daí ele trava do nada, como se fosse um jogo de cd com um arranhão muito feio, o jogo congela em partes aleatórias, pode ser no começo, na demo do jogo ou na seleção de personagens, o jogo simplesmente para, congela como se fosse um tilt mas sem vc tocar no cartucho, eu já fiz de tudo, abri limpei com álcool isopropílico, tirei o conector, limpei, eu comprei até mesmo limpa contato, produto próprio pra isso e nada, nos fóruns gringos tudo que se fala sobre isso e que o aparelho está sujo, só que definitivamente não e esse o problema e eu vejo nesses mesmos fóruns que os autores tb relatam q não resolve.
E a coisa só piora, já comprei 4 carcaças de N64 pra tentar substituir a placa mãe, e adivinha ? Todas com o mesmo problema, eu suspeitava q fosse o jogo ou a fonte como me falaram, mas testando o jogo e a fonte no console de um amigo vi que o mesmo funciona normal.
Eu tenho alguma noção de eletrônica mas tem coisas q eu realmente não sei, talvez esteja de baixo do meu nariz ou não, se alguém puder me ajudar ou algum técnico ou alguém que esteja com o mesmo problema, vamo trocar ideia aí, valeu galera.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.083
Reações
35.046
Pontos
1.054
Esse tipo de pergunta tem que ser na pasta retro, alguém pode te ajudar lá.
 

renderfox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.468
Reações
10.221
Pontos
1.349
Bom dia galera, seguinte. Eu tenho meu Nintendo 64 desde a adolescência e ele sempre funcionou normal, aliás ele nunca me deu problema, até agora.
O que ocorre ?
Bom, vc liga ele e o jogo funciona normal até um certo tempo e daí ele trava do nada, como se fosse um jogo de cd com um arranhão muito feio, o jogo congela em partes aleatórias, pode ser no começo, na demo do jogo ou na seleção de personagens, o jogo simplesmente para, congela como se fosse um tilt mas sem vc tocar no cartucho, eu já fiz de tudo, abri limpei com álcool isopropílico, tirei o conector, limpei, eu comprei até mesmo limpa contato, produto próprio pra isso e nada, nos fóruns gringos tudo que se fala sobre isso e que o aparelho está sujo, só que definitivamente não e esse o problema e eu vejo nesses mesmos fóruns que os autores tb relatam q não resolve.
E a coisa só piora, já comprei 4 carcaças de N64 pra tentar substituir a placa mãe, e adivinha ? Todas com o mesmo problema, eu suspeitava q fosse o jogo ou a fonte como me falaram, mas testando o jogo e a fonte no console de um amigo vi que o mesmo funciona normal.
Eu tenho alguma noção de eletrônica mas tem coisas q eu realmente não sei, talvez esteja de baixo do meu nariz ou não, se alguém puder me ajudar ou algum técnico ou alguém que esteja com o mesmo problema, vamo trocar ideia aí, valeu galera.
Liga direto na tomada, filtro ou estabilizador?
Já que vc já abriu, tira foto da placa mãe, dois dois lados. Jogue em algum depósito de arquivos e poste pra galera olhar.
Testa seu console em outros lugares, casa de algum colega, etc.
Mas já que vc gosta, ainda é fácil substituir a placa mãe no n64.

:kjoinha
 


burn1004

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.232
Reações
916
Pontos
599
tente tirar o N64 do freezer antes de jogar :coolface


zueira

Cara, isso realmente tem cara de mal contato dos conectores do cartucho, você já viu se algum deles está torto, desgastado, oxidado ou algo assim (ia incluir sujo aqui, mas pelo jeito você já limpou bem esses conectores)
 

welmitt

Novato
Mensagens
22
Reações
15
Pontos
13
Vou responder a todos nesse post pois acho que as sugestões são parecidas.
Seguinte, eu estou com o meu e mais 4 cabeças aqui, comprei justamente pra aproveitar a placa mãe e substituir ou tentar ajeitar a minha.
Então, todos os conectores (que são destacáveis ) não funcionam na minha, o jogo continua a travar.
As outras placas tb apresentam praticamente o mesmo defeito, excerto uma que não dá imagem alguma (tela preta)
Eu testei em outro console (um console de um amigo) e o jogo rodou sem travar.
Ontem eu vendi um dos consoles que eu comprei pra tentar ajeitar o meu e o rapaz foi testar com os jogos dele e disse q funcionou normal inclusive com Mário kart (que é o jogo q eu testo aqui) , vendo isso comecei a suspeitar que o problema fosse no meu cartucho (pois só tenho ele) porém como disse acima o jogo rodou na casa do meu amigo sem travar.
Quando estou com o game ligado noto alguns artefatos na tela antes do console travar, isso tb me fez suspeitar do processador e algumas pessoas já me falaram q isso e problema em um dos processadores ou algum ci.
O coleção Nintendo (YouTube) me falou que isso pode ser problema de fonte, de fato ainda não pude pegar outra fonte pra testar, mas olhando os valores no multímetro estão incorretos, exemplo onde e pra sair 12v sai só 10,39v e o de e pra sair 3.3v tá saindo a mais, 3.6v. levei isso ao coleção Nintendo e ele me disse que é normal esses valores que os mesmo estão corretos.
O que acham ?
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.056
Reações
7.567
Pontos
453
Bom dia galera, seguinte. Eu tenho meu Nintendo 64 desde a adolescência e ele sempre funcionou normal, aliás ele nunca me deu problema, até agora.
O que ocorre ?
Bom, vc liga ele e o jogo funciona normal até um certo tempo e daí ele trava do nada, como se fosse um jogo de cd com um arranhão muito feio, o jogo congela em partes aleatórias, pode ser no começo, na demo do jogo ou na seleção de personagens, o jogo simplesmente para, congela como se fosse um tilt mas sem vc tocar no cartucho, eu já fiz de tudo, abri limpei com álcool isopropílico, tirei o conector, limpei, eu comprei até mesmo limpa contato, produto próprio pra isso e nada, nos fóruns gringos tudo que se fala sobre isso e que o aparelho está sujo, só que definitivamente não e esse o problema e eu vejo nesses mesmos fóruns que os autores tb relatam q não resolve.
E a coisa só piora, já comprei 4 carcaças de N64 pra tentar substituir a placa mãe, e adivinha ? Todas com o mesmo problema, eu suspeitava q fosse o jogo ou a fonte como me falaram, mas testando o jogo e a fonte no console de um amigo vi que o mesmo funciona normal.
Eu tenho alguma noção de eletrônica mas tem coisas q eu realmente não sei, talvez esteja de baixo do meu nariz ou não, se alguém puder me ajudar ou algum técnico ou alguém que esteja com o mesmo problema, vamo trocar ideia aí, valeu galera.

Voce por um acaso usa o expanssor de memória?

Me diz qual componente ficou o mesmo, voce falou que até trocou de placa mãe , o encaixe do cartucho foi alterado de alguma forma? aquele que tem a trava de região se ele estiver mais alto ou mais baixo ou com as travas quebradas isso influencia tem que estar niveladinho o encaixe do cartuxo, um expanssion pak ruim pode causar travamentos , isso é geral com todos os jogos que voce joga?
 

welmitt

Novato
Mensagens
22
Reações
15
Pontos
13
Voce por um acaso usa o expanssor de memória?

Me diz qual componente ficou o mesmo, voce falou que até trocou de placa mãe , o encaixe do cartucho foi alterado de alguma forma? aquele que tem a trava de região se ele estiver mais alto ou mais baixo ou com as travas quebradas isso influencia tem que estar niveladinho o encaixe do cartuxo, um expanssion pak ruim pode causar travamentos , isso é geral com todos os jogos que voce joga?

Voce por um acaso usa o expanssor de memória?
Sim, tenho um cartucho de expansão, tb suspeitei dele porém tenho vários jumpers pack aqui e com eles o problema tb ocorre.
voce falou que até trocou de placa mãe , o encaixe do cartucho foi alterado de alguma forma?
Eu alterei o leitor de cartuchos pra ver se poderia ser ele, possui 4 aqui de placas diferentes, testando todos eles na minha placa o erro persiste, e sim está nivelado e na posição correta (que é indicada na placa com a numeração e a seta ).
Todos os consoles são gradiente excerto o meu que e americano porém as placas da gradiante tb são americanas apenas com aquela codificação pra pal-m, o meu e NTSC original americano, não sei se isso influencia pois se estamos falando apenas do conector não há nenhum ci ou componente nele, afinal e apenas um conector.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.285
Reações
2.425
Pontos
453
Meu super Nintendo tem feito algo parecido, ele já travou o jogo três vezes, mas é muito aleatório mesmo, deu semanas de intervalo de uma travada pra outra, os cartuchos são originais e estão limpos, o vídeo game também.
Suspeito que seja a fonte paralela que uso, talvez seja bom você testar com outra fonte só pra tirar mais esta dúvida.
 

welmitt

Novato
Mensagens
22
Reações
15
Pontos
13
Não sei se é muito cedo pra cantar a música da vitória mas aparentemente acredito que tenha resolvido o problema, insistentemente procurando na internet um rapaz lá nos EUA me falou que poderia ser nos capacitores em especial os que ficam próximo a entrada da expansão, ele me falou para trocar o c73 por algum em outra placa, optei por utilizar os da placa que não ligava, substitui o capacitor por um que estava aparentemente bacana e até agora não travou, vamos ver se resolve, caso seja realmente isso irei fazer o recap completo na placa.
 

welmitt

Novato
Mensagens
22
Reações
15
Pontos
13
Atualização-
Galera estou fazendo os testes no aparelho mas tudo indica que realmente era problema nos capacitores, até agora com a troca do c73 não ouve mais travamentos, tentarei fazer testes mais intensivos pra ver se realmente vai ocorrer algum travamento.
Quem for fazer sugiro que troque tb o c81 pra garantir já que eles são responsáveis pelo mesmo circuito, mas o ideal pra quem tiver disposição será fazer o recap completo pra assegurar que nenhum capacitor de problema no futuro. Estou enviando algumas fotos para melhor entendimento.
 

Anexos

  • 20191016_122046.jpg
    20191016_122046.jpg
    739,1 KB · Visualizações: 12
  • 20191016_122148.jpg
    20191016_122148.jpg
    795,6 KB · Visualizações: 12

welmitt

Novato
Mensagens
22
Reações
15
Pontos
13
Galera era isso mesmo, não travou mais, inclusive salvai outras placas q tinha aqui com o mesmo problema, se vc quiser apenas resolver o problema troque apenas o c73 por outro do mesmo valor de preferência por um capacitor novo, pesquisando vi que tem no MercadoLivre mas vcs devem encontrar em casas de componentes eletrônicos, nem preciso mencionar que vale muito a pena investir no recap completo pra assegurar que o aparelho funcionará bem por mais tempo, se eu não engano a vida útil de um capacitor é em média uns 10 anos (usando intensivamente).
Valeu galera.
 
  • Curtir
Reações: *ka

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.266
Reações
15.539
Pontos
1.524
Eu ia sugerir os capacitores, mas ainda bem que já conseguiu resolver.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.720
Reações
14.396
Pontos
503
Esse defeito era tipo, que você está jogando normal e do nada os personagens travam, mas o tempo ainda vai passando e a música tocando?

Esse problema já me aconteceu também com meus três consoles, mas antes acontecia quando eu usava uma fonte pirata que tinha aqui, depois disso não usei ela mais, mas um tempo depois começou a dar mesmo com minha fonte original, mas agora aparentemente esse problema parou de acontecer, estou jogando Majoras Mask a algumas semanas e meus consoles não travaram mais...

Mas se por acaso acontecer de novo, já sei o que posso fazer, eu estava achando que era problema nas fontes... Minha fonte original atualmente, se fico um tempo sem usar meus consoles, quando vou ligar os consoles novamente eles não ligam, ai tenho que esperar um tempo até voltarem a ligar novamente, acho que essa minha fonte está com um problema também.
 

welmitt

Novato
Mensagens
22
Reações
15
Pontos
13
Esse defeito era tipo, que você está jogando normal e do nada os personagens travam, mas o tempo ainda vai passando e a música tocando?

Esse problema já me aconteceu também com meus três consoles, mas antes acontecia quando eu usava uma fonte pirata que tinha aqui, depois disso não usei ela mais, mas um tempo depois começou a dar mesmo com minha fonte original, mas agora aparentemente esse problema parou de acontecer, estou jogando Majoras Mask a algumas semanas e meus consoles não travaram mais...

Mas se por acaso acontecer de novo, já sei o que posso fazer, eu estava achando que era problema nas fontes... Minha fonte original atualmente, se fico um tempo sem usar meus consoles, quando vou ligar os consoles novamente eles não ligam, ai tenho que esperar um tempo até voltarem a ligar novamente, acho que essa minha fonte está com um problema também.
No meu caso era o travamento completo do sistema, como um tilt mesmo, o jogo congelava, as vezes com 2 minutos as já na intro do jogo mas sempre no começo e com todos os jogos.
Faça a troca do capacitor c73 ou faça a troca completa dos capacitores, eu suspeitei que seria isso pois o problema aparentava ser alguma perda de desempenho ou algo assim, como se faltasse força pro sistema operar corretamente, de primeiro pensei q fosse realmente a fonte mas quando vi que a fonte estava funcionando normalmente em outros consoles eu cogitei os capacitores, foi aí que um gringo do Reddit me falou que era o capacitor e q era apenas trocar o c73 ou fazer o recap, ele disse q isso tb rola com o super Nintendo por isso e sempre bom fazer o recap desses aparelhos mais antigos. Forte abraço.
 
Topo Fundo