O que há de Novo?
  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Nintendo quebra o recorde de maior lucro operacional obtido em um ano fiscal por um fabricante de console (5,86 bilhões de dólares) + 84 milhões de un

Queiroga'

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
17.972
Pontos
629
Comparativo de vendas de jogos entre Switch e PS4, em milhões:

PS4
2013 = ?
2014 = ?
2015 = 158,7
2016 = 217,9
2017 = 246,9
2018 = 257,6
2019 = 245
2020 = <330 (inclui os digital-only e jogos de PS5)

Switch
2017 (até 31/03) = 5,46
2018 = 63.51
2019 = 118,55
2020 = 187,52
2021 = 230

Já teve pacotão do Mario Kart 8 Deluxe no Switch.

Visualizar anexo 186280
Mas salvo engano o preço do bundle era maior, ou seja, o Mario Kart 8 não era dado.

Ultima Edição:

NJunior

Sonysta Hunter
GOLD
Reações
11.569
Pontos
303
Agora não dá mais, a Nintendo já está no seu limite, chegou a hora de virar Third!

Queiroga'

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
17.972
Pontos
629
Comparativo de vendas de jogos entre Switch e PS4, em milhões:

PS4
2013 = ?
2014 = ?
2015 = 158,7
2016 = 217,9
2017 = 246,9
2018 = 257,6
2019 = 245
2020 = <330 (inclui os digital-only e jogos de PS5)

Switch
2017 (até 31/03) = 5,46
2018 = 63.51
2019 = 118,55
2020 = 187,52
2021 = 230

Mas salvo engano o preço do bundle era maior, ou seja, o Mario Kart 8 não era dado.
Editei porque eu havia feito confusão com os anos fiscais. Os dados que a Nintendo liberou hoje são FY2021, enquanto a Sony divulga os seus dados como FY2020. Aproveitando para comparar venda de consoles:

PS4
2013 = 7.6
2014 = 14.8
2015 = 17.6
2016 = 20
2017 = 19
2018 = 17.8
2019 = 13.5
2020 = 5.8

Switch
2017 (até 31/03) = 2.74
2018 = 15.05
2019 = 16.95
2020 = 21.03
2021 = 28.82

Mausypon

Bam-bam-bam
Reações
14.071
Pontos
303
A Nintendo lucra bastante , oq custa botar uma legenda PTBR nós joguinhos deles , não vai fazer ela falir isso :coolface

DanBann

Bam-bam-bam
Reações
2.501
Pontos
303
Editei porque eu havia feito confusão com os anos fiscais. Os dados que a Nintendo liberou hoje são FY2021, enquanto a Sony divulga os seus dados como FY2020. Aproveitando para comparar venda de consoles:

PS4
2013 = 7.6
2014 = 14.8
2015 = 17.6
2016 = 20
2017 = 19
2018 = 17.8
2019 = 13.5
2020 = 5.8

Switch
2017 (até 31/03) = 2.74
2018 = 15.05
2019 = 16.95
2020 = 21.03
2021 = 28.82
Interessante, então o quarto ano da vida do PS4 foi seu auge com 20m e desde então ele só tem despencado cada vez mais.É bom pra botar em perspectiva também por que estava curioso a respeito de como ele se mantinha.Considerando que a diferença de vendas dele pro gb/gbc é pouca, eu acreditava que ele conseguisse chegar sim a passa-lo em vendas totais, mas se no ano fiscal de 2020 ele já tinha vendido apenas 6m de unidades, em 2021 deve ter despencado de vez com o lançamento do ps5.Talvez até passe sim o gb/gbc, mas se passar a diferença vai ser pouca, provavelmente o console vai estagnar proximo as 120m de unidades.

29 milhões em um ano fiscal é absurdo demais, acho dificil a nintendo conseguir manter esse ritmo, deve ter sido o auge do console e daqui pra frente vai vender cada vez menos.

Apesar de que considerando que a Nintendo ja vendeu quase 5 milhões nesse ano (que eu sei que não conta pro ano fiscal de 2022, certo?), a tendencia é que ela mantenha um 2021 forte, com pelo menos umas 20 milhões de unidades.Se na E3 confirmarem o BoTW2, Metroid Prime 4 e Bayonetta 3 pra esse ano então....

Olha, acho que o Switch não vai bater mais 29m de unidades em um ano fiscal não, até por que acredito que rolou o efeito pandemia também, mas ainda acho perfeitamente plausivel ela conseguir manter acima de 20m de unidades por ano por mais 1 ou 2 anos, ainda mais considerando os jogos que já tem anunciados.

Ultima Edição:

Kobaia

Bam-bam-bam
Reações
2.260
Pontos
299
Interessante, então o quarto ano da vida do PS4 foi seu auge com 20m e desde então ele só tem despencado cada vez mais.

29 milhões em um ano fiscal é absurdo demais, acho dificil a nintendo conseguir manter esse ritmo, deve ter sido o auge do console e daqui pra frente vai vender cada vez menos.É bom pra botar em perspectiva também por que estava curioso a respeito de como ele se mantinha.Considerando que a diferença de vendas dele pro gb/gbc é pouca, eu acreditava que ele conseguisse chegar sim a passa-lo em vendas totais, mas se no ano fiscal de 2020 ele já tinha vendido apenas 6m de unidades, em 2021 deve ter despencado de vez com o lançamento do ps5.Talvez até passe sim o gb/gbc, mas se passar a diferença vai ser pouca, provavelmente o console vai estagnar proximo as 120m de unidades.

Apesar de que considerando que ela ja vendeu quase 5 milhões nesse ano (que eu sei que não conta pro ano fiscal de 2022, certo?), a tendencia é que ela mantenha um 2021 forte, com pelo menos umas 20 milhões de unidades.Se na E3 confirmarem o BoTW2, Metroid Prime 4 e Bayonetta 3 pra esse ano então....

Olha, acho que o Switch não vai bater mais 29m de unidades em um ano fiscal não, até por que acredito que rolou o efeito pandemia também, mas ainda acho perfeitamente plausivel ela conseguir manter acima de 20m de unidades por ano por mais 1 ou 2 anos, ainda mais considerando os jogos que já tem anunciados.
Lembrando que o Switch ainda não teve corte de preço. Com certeza se começar a cair as vendas a Nintendo vai usar essa carta.
PS4 teve corte de 50 dólares em 2015 e em 2016 veio o Slim com mais um corte de 50.

IuriXtremeSilver

Bam-bam-bam
Reações
8.587
Pontos
338
Interessante, então o quarto ano da vida do PS4 foi seu auge com 20m e desde então ele só tem despencado cada vez mais.

29 milhões em um ano fiscal é absurdo demais, acho dificil a nintendo conseguir manter esse ritmo, deve ter sido o auge do console e daqui pra frente vai vender cada vez menos.É bom pra botar em perspectiva também por que estava curioso a respeito de como ele se mantinha.Considerando que a diferença de vendas dele pro gb/gbc é pouca, eu acreditava que ele conseguisse chegar sim a passa-lo em vendas totais, mas se no ano fiscal de 2020 ele já tinha vendido apenas 6m de unidades, em 2021 deve ter despencado de vez com o lançamento do ps5.Talvez até passe sim o gb/gbc, mas se passar a diferença vai ser pouca, provavelmente o console vai estagnar proximo as 120m de unidades.

Apesar de que considerando que a Nintendo ja vendeu quase 5 milhões nesse ano (que eu sei que não conta pro ano fiscal de 2022, certo?), a tendencia é que ela mantenha um 2021 forte, com pelo menos umas 20 milhões de unidades.Se na E3 confirmarem o BoTW2, Metroid Prime 4 e Bayonetta 3 pra esse ano então....

Dificilmente o console vai estagnar em 120mi, pra isso a Nintendo tem que matar ele e lançar um sucessor(o que aconteceu com o ps4 caindo de 13mi pra 6mi), o atual momento pra todas plataformas é ESTOQUE e não demanda, vende quem tem console pra vender literalmente rsrs , até março de 2022, deve superar 25mi, talvez fique perto de 28mi, mas superar o pico de 2020 não é impossivel com uma lineup mais forte

Queiroga'

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
17.972
Pontos
629

Aparentemente a Sony tirou a tomada das vendas do PS4 neste último ano fiscal pra dar mais espaço pro PS5. Queda não foi natural.

Sobre o Switch, Nintendo estima em 25 milhões a venda para o atual ano fiscal (entre 01/04/2021 e 31/03/2022), mas diz que pode aumentar caso não haja maiores dificuldades de manufatura.

E sim, são números absurdos, só o DS no auge vendeu mais:

186293

gráfico por videogame chartz

DanBann

Bam-bam-bam
Reações
2.501
Pontos
303
Dificilmente o console vai estagnar em 120mi, pra isso a Nintendo tem que matar ele e lançar um sucessor(o que aconteceu com o ps4 caindo de 13mi pra 6mi), o atual momento pra todas plataformas é ESTOQUE e não demanda, vende quem tem console pra vender literalmente rsrs , até março de 2022, deve superar 25mi, talvez fique perto de 28mi, mas superar o pico de 2020 não é impossivel com uma lineup mais forte
Eu editei esse post pra adicionar essa parte a qual você se referiu e eu na verdade estava me referindo ao PS4 estagnar em 120m, não o switch.Fui eu que fiz mongolice e botei no lugar errado mesmo.Dei uma consertada agora.

holandeses

Ser evoluído
Reações
102
Pontos
43
Excelentes números, mas infelizmente a Nintendo abandonou o mercado de consoles a duas décadas.

Como ela só fabrica mini-games hoje em dia, acho estranho colocar esses números como superiores ao do SNES, Cube, NES e 64, que foram seus 4 consoles. Os mini-games competiriam entre si, no caso o Switch compete com o Wii e Wii U.

Agora se for querer expandir mais e colocar no mesmo patamar dos consoles atuais, como XS e PS5, aí teria que abrir geral e também comparar com os números de arcades e até mesmo pachinko.

Nesse caso, os concorrentes da Big N nesse momento, no meu ponto de vista, são os grandes fabricantes de Pachinko e arcade.

Poderíamos dizer que a Big N compete com a Sega e Konami no caso.

As 3 que foram gigantes a 3 décadas hoje se degladiam em mercados fora do padrão com públicos totalmente distintos.

(e isso não é crítica, eu amo meu Switch de paixão! é apenas uma contestação absoluta, imparcial e digna de aplausos da nossa realidade)
Mas ela não abandonou o mercado de console ela apenas unificou seu segmentados de Portátil/Console , eu tenho Switch é jogo 100% ele no modo doca, a melhor coisa que a Nintendo fez foi unificar o seu sistema o consoles dela são tecnologicamente mais fracos mas ela compensar muito bem nos games que entregar é isso que mais importante , tomou definitivamente o mercado Oriental da Sony (Nunca mais a Sony será forte no Oriente), e na época da Pandemia era a única que tinha estoque farto de consoles de vendas

HugeFinalBoss

Bam-bam-bam
Reações
4.661
Pontos
304
Já teve pacotão do Mario Kart 8 Deluxe no Switch.

Visualizar anexo 186280
Mas se não me falha a memória, este bundle custava $359,00.

Interessante, então o quarto ano da vida do PS4 foi seu auge com 20m e desde então ele só tem despencado cada vez mais.É bom pra botar em perspectiva também por que estava curioso a respeito de como ele se mantinha.Considerando que a diferença de vendas dele pro gb/gbc é pouca, eu acreditava que ele conseguisse chegar sim a passa-lo em vendas totais, mas se no ano fiscal de 2020 ele já tinha vendido apenas 6m de unidades, em 2021 deve ter despencado de vez com o lançamento do ps5.Talvez até passe sim o gb/gbc, mas se passar a diferença vai ser pouca, provavelmente o console vai estagnar proximo as 120m de unidades.

29 milhões em um ano fiscal é absurdo demais, acho dificil a nintendo conseguir manter esse ritmo, deve ter sido o auge do console e daqui pra frente vai vender cada vez menos.

Será que 28 milhões foi o auge???

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Reações
26.376
Pontos
1.029
Mas ela não abandonou o mercado de console ela apenas unificou seu segmentados de Portátil/Console , eu tenho Switch é jogo 100% ele no modo doca, a melhor coisa que a Nintendo fez foi unificar o seu sistema o consoles dela são tecnologicamente mais fracos mas ela compensar muito bem nos games que entregar é isso que mais importante , tomou definitivamente o mercado Oriental da Sony (Nunca mais a Sony será forte no Oriente), e na época da Pandemia era a única que tinha estoque farto de consoles de vendas
Tomou justamente porque o mercado japonês está totalmente portátil, já dava pra ver essa tendência a tempos.

guiracer

Bam-bam-bam
Reações
7.309
Pontos
434
Eu amo os 1st party da Nintendo, da uma surra de pau mole na concorrência (em minha opinião), mas é osso comprar um console APENAS pra jogar os exclusivos, até estava torcendo pra Nintendo virar uma SEGA e começar a lançar suas franquias em todas as plataformas esquecendo o hardware, mas com esses números aí, vai ser difícil, o jeito é torcer pra Nintendo numa futura geração aí, fazer um console que englobe os AAA das 3rds no mercado, seria o grande retorno desde o Snes.

DanBann

Bam-bam-bam
Reações
2.501
Pontos
303
Como o Switch é um Console Híbrido ele tem que vender 300 Milhões para ficar justo a comparação com os outros (Nintendo DS e PS2)...

:klolwtf:kawaii
Na verdade é o contrário, cada venda do switch tem que contar como duas por que conta como portátil e como console de mesa, então na verdade o Switch ja tem 170 milhões de unidades vendidas e já é o console mais vendido da história :kcool:kcool:kcool:klolwtf

Trig0

Bam-bam-bam
Reações
6.986
Pontos
353
A Nintendo é muito mestra!

Gigante mesmo!

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Reações
155.004
Pontos
814
28 milhões no ano fiscal, pqp. E querem vender 30 neste ano que iniciou.

Animal Crossing dispensa comentários, MK8D idem e bom ver o software vendendo desse jeito, merecido.

A quebra de recorde é consequência. O Switch é um console muito conveniente e que faz as pessoas comprarem software nele. Pode não ter MTX no nível dos demais mas a quantidade bruta de software suplanta. Não só a Nintendo mas quem suporta o Switch, tá vendendo porque tem público de todos os gostos.

Agora, o ano de lambuja da pandemia passou então a Nintendo tem que anunciar mais coisa para manter o momentum. Se querem mesmo vender 30 milhões, precisam de megatons para tal além da tal revisão que só falta anunciar.

P.S.: À medida que o Switch vai chegando perto de uma chance de se tornar o console mais vendido de todos os tempos, mais veremos posts "Switch não conta porque whiskas, blá, Ronaldo e zupt zapt zum" :klolz

DanBann

Bam-bam-bam
Reações
2.501
Pontos
303
Mas se não me falha a memória, este bundle custava $359,00.

Será que 28 milhões foi o auge???

Absurdo demais, imagina se de algum jeito a Nintendo consegue vender 30m nesse ano fiscal....isso vai significar que em 5 anos de vida o Switch vai ter vendido a mesma quantidade de unidades que o PS4 em 8, e só vão faltar pouco mais de 40m unidades para passar o PS2.A essa altura deixaria de ser "uma possibilidade real" e sim "algo muito provavel".

Mas vamos ver.Considerando que o Switch ainda não teve corte de preço e nem revisão de hardware, a Nintendo ainda tem cartas na manga pra jogar e manter altas as vendas do interruptor.

Krion

Bam-bam-bam
Reações
30.926
Pontos
338
P.S.: À medida que o Switch vai chegando perto de uma chance de se tornar o console mais vendido de todos os tempos, mais veremos posts "Switch não conta porque whiskas, blá, Ronaldo e zupt zapt zum"
Vendas dos Switch não contam se comparadas aos outros consoles e portáteis , pois ele é um tablet, suas vendas só devem ser comparadas com os iPads :kmascaraha

:coolface

T-Rexz

Bam-bam-bam
Reações
6.430
Pontos
404
Alguém pode postar a lista completa dos 39 jogos que venderam a partir de 1 milhão?

-kun

Bam-bam-bam
Reações
9.113
Pontos
434
Pegando carona em Shaka chamando por Mu de outra dimensão em Saint Seiya.:klingua

Voz misteriosa: "Kunnnnnnnn..., Kunnnnnnnnnnnnnnnnnn... Kunnnnnnnnnnnnnnnnnn".
-Kun: "Diga!!!"
Voz misteriosa: "O que você observa neste tópico?"
-Kun: "Damage Control, muito choro e malabarismo."
Voz misteriosa: " :obrigue"

No mais vai falir!!! :klingua

Falando sério agora. Nintendo acertou em cheio com o Switch. Era o que devia ter feito há mais tempo. Um híbrido. Juntar toda a sua linha de produção fantástica de jogos em um único lugar. Deu certo (e era muito esperado). Sucesso.

Ultima Edição:

Majima-San

Bam-bam-bam
Reações
13.182
Pontos
303
Maior motivo da diferença entre receita e lucro entre Nintendo e Sony é o perfil da receita de jogos das thirdies:

Visualizar anexo 186273

Sony, através da Playstation Store, é uma varejista, e como tal, todo o dinheiro que entra lá é considerado receita. Se a gente exclui esta "receita extra", considerando apenas os 30% que são devidos à Sony, receita entre Nintendo e Sony são bem próximas, com a Nintendo perdendo dinheiro vendendo jogo físico e a Sony com hardware.

Lembrando também que são dados de 2019, quando o lucro de ambas foi bem próximo (2 bilhões e alguma coisa, até então o segundo melhor ano do Playstation). Em 2020 o lucro da Nintendo foi bem maior (5.9 x 3.1), provavelmente porque o prejuízo da Sony com hardware aumentou (com o subsídio do PS5) e o lucro da Nintendo com FP aumentou (com o aumento da proporção de vendas digitais).
Sim.

Mas estava me referindo às diferenças de lucro, e não de faturamento. Embora, claro, uma coisa tenha correlação com a outra.

Até então, imaginava-se que a Nintendo, a despeito de faturar menos, lucrava mais porque seu ecossistema é construído pra servir de vitrine First Party, subtipo de jogo que supostamente possuiria uma margem de lucro maior, enquanto a Sony, por possuir um perfil SNESiano (first em torno de 20% das vendas totais de software), com uma saída total de games cavalar, mas a maioria Third Party (como o Super Nintendo, repetindo e guardadas as proporções de época e público alvo), não atingiria as mesmas margens de lucros por estar restrita aos 30% de royalities, supostamente menos abonadores.

Hoje sabemos que não. A Sony lucra menos no status atual porque investe mais e porque perde dinheiro em Hardware, o operating profit total que ela tira com First Party não está muito distante do da Nintendo, embora tenha um perfil de SNES (cerca de 20% do total de games vendidos são IPs próprias), e a Nintendo pós N64 tenha estabelecido o estilo de negócio de mais de 50% dos games vendidos produzidos pela Platform Holder (FP)

186441

(como a concorrência interna do N64 pra frente é baixa, pelo privilégio a games de linhagem própria, a proporção de vendas de First Party explodiu. Exceção foi o Gamecube, console com bom suporte third, e, como consequência matemática óbvia, os games da Nintendo passaram a compor menos do total de jogos vendidos na plataforma, mais a par com um Playstation. Imaginava-se esse ratio alto de FP mais lucrativo na proporção, hoje sabemos que não)

Fica assim então para 2019:

LUCRO COM FP DA SONY: 1.269 bi
LUCRO COM FP DA NINTENDO: 1.866 bi
(relativamente próximos, mais que o que se esperava)

Seguindo as demais faixas:

LUCRO COM TP DA SONY: 1.614 bi
LUCRO COM TP DA NINTENDO: 324
(adequado ao que se esperava)

LUCRO DA SONY COM SERVIÇOS: 1176
LUCRO DA SONY COM SERVIÇOS: 79

A Nintendo tem ainda lucro com Mobile, 60 milhões de doletas, que ela apõe aos seus relatórios financeiros, e a Sony, que também possui a divisão, não inclui esses dados. Mas vamos deixar assim

Até aqui, a Sony estaria com 4.059 bi, e a Nintendo com 2.329 bi (somando Mobile no meio), pouco mais da metade. Mas a Sony perde dinheiro com hardware, nesse ano aí foram 1.702 bi, enquanto a Nintendo ganha, escanchelando as diferenças

Não é porque vende games próprios a 60 dólares Full Price que a Nintendo ultrapassa a Sony em lucros, e sim porque a Sony perde dinheiro por unidade de console vendida, se seus consoles não fossem subsidiados, a situação inverteria-se.

Outras conclusões desses números, reforçando, extraídas da subtração entre Revenue, Gross Profit e Operating Profit, e entendendo o conceito desses termos, retornar ao post acima, com as tabelas ao lado:

• Os jogos da Nintendo são realmente baratos de se produzir. O orçamento para a lineup first é menor, na comparação com a Sony
  • Mas são mais caros de manufaturar e embalar
  • A line up first da Sony é mais cara
  • Mas é mais barata de manufaturar e embalar, isso quando ela o faz, dado o ratio alto de Digital
- A Nintendo gasta muito pra distribuir, e provavelmente gasta mais em marketing que a Sony, e tem um setor operacional menos eficaz

Como sabemos que o investimento de P&D da Sony é maior, sobra um lucro menor

Até então, dizia-se que os lucros superiores da Nintendo se deviam majoritariamente a vender games próprios a grandes proporções a preço cheio (não estou falando que é sua opinião específica, e sim que essa era uma narrativa possível, que eu mesmo aventava verossímil). Não é por isso, ela lucra quase igual à Sony com First Party.

A narrativa que o XINTSUAI citou então está correta

Entretanto, o dia que a Nintendo virar full digital, e fidelizar seus clientes em serviços, ela toma a dianteira, mesmo que lucre aproximadamente o mesmo em FP que a Sony, e mesmo na eventualidade de ela passar a perder dinheiro por hardware, ou a concorrente a ganhar

Yo_dragon

Bam-bam-bam
Reações
20.885
Pontos
384
P.S.: À medida que o Switch vai chegando perto de uma chance de se tornar o console mais vendido de todos os tempos, mais veremos posts "Switch não conta porque whiskas, blá, Ronaldo e zupt zapt zum" :klolz
Só que agora vai ficar mais feio porque não podem usar aquele argumento batido do "Só vendeu o que vendeu por causa do rebolation e das vovós". :coolface

Matemático

Bam-bam-bam
Reações
10.055
Pontos
288
Assim que o Switch foi lançado eu comprei um, juntamente com Zelda. Pouco tempo depois, comprei Mario Kart 8 DX, e outros jogos em seguida.

Aí então caí na real, decidi vender o console e comprei um Xbox One S. Jogar em um Xbox é muito mais em conta. Sem comparação.

Parabenizo para a Nintendo pelo seu resultado, e também respeito seus consumidores, mas tenho muito orgulho em dizer que não contribuí com nenhum centavo para o resultado recorde deste ano fiscal.

Topo Fundo