Maior motivo da diferença entre receita e lucro entre Nintendo e Sony é o perfil da receita de jogos das thirdies:
Visualizar anexo 186273
Sony, através da Playstation Store, é uma varejista, e como tal, todo o dinheiro que entra lá é considerado receita. Se a gente exclui esta "receita extra", considerando apenas os 30% que são devidos à Sony, receita entre Nintendo e Sony são bem próximas, com a Nintendo perdendo dinheiro vendendo jogo físico e a Sony com hardware.
Lembrando também que são dados de 2019, quando o lucro de ambas foi bem próximo (2 bilhões e alguma coisa, até então o segundo melhor ano do Playstation). Em 2020 o lucro da Nintendo foi bem maior (5.9 x 3.1), provavelmente porque o prejuízo da Sony com hardware aumentou (com o subsídio do
PS5) e o lucro da Nintendo com FP aumentou (com o aumento da proporção de vendas digitais).
Sim.
Mas estava me referindo às diferenças de lucro, e não de faturamento. Embora, claro, uma coisa tenha correlação com a outra.
Até então, imaginava-se que a Nintendo, a despeito de faturar menos, lucrava mais porque seu ecossistema é construído pra servir de vitrine First Party, subtipo de jogo que supostamente possuiria uma margem de lucro maior, enquanto a Sony, por possuir um perfil SNESiano (first em torno de 20% das vendas totais de software), com uma saída total de games cavalar, mas a maioria Third Party (como o Super Nintendo, repetindo e guardadas as proporções de época e público alvo), não atingiria as mesmas margens de lucros por estar restrita aos 30% de royalities, supostamente menos abonadores.
Hoje sabemos que não. A Sony lucra menos no status atual porque investe mais e porque perde dinheiro em Hardware, o operating profit total que ela tira com First Party não está muito distante do da Nintendo, embora tenha um perfil de SNES (cerca de 20% do total de games vendidos são IPs próprias), e a Nintendo pós N64 tenha estabelecido o estilo de negócio de mais de 50% dos games vendidos produzidos pela Platform Holder (FP)
(como a concorrência interna do N64 pra frente é baixa, pelo privilégio a games de linhagem própria, a proporção de vendas de First Party explodiu. Exceção foi o Gamecube, console com bom suporte third, e, como consequência matemática óbvia, os games da Nintendo passaram a compor menos do total de jogos vendidos na plataforma, mais a par com um Playstation. Imaginava-se esse ratio alto de FP mais lucrativo na proporção, hoje sabemos que não)
Fica assim então para 2019:
LUCRO COM FP DA SONY: 1.269 bi
LUCRO COM FP DA NINTENDO: 1.866 bi
(relativamente próximos, mais que o que se esperava)
Seguindo as demais faixas:
LUCRO COM TP DA SONY: 1.614 bi
LUCRO COM TP DA NINTENDO: 324
(adequado ao que se esperava)
LUCRO DA SONY COM SERVIÇOS: 1176
LUCRO DA SONY COM SERVIÇOS: 79
A Nintendo tem ainda lucro com Mobile, 60 milhões de doletas, que ela apõe aos seus relatórios financeiros, e a Sony, que também possui a divisão, não inclui esses dados. Mas vamos deixar assim
Até aqui, a Sony estaria com 4.059 bi, e a Nintendo com 2.329 bi (somando Mobile no meio), pouco mais da metade. Mas a Sony perde dinheiro com hardware, nesse ano aí foram 1.702 bi, enquanto a Nintendo ganha, escanchelando as diferenças
Não é porque vende games próprios a 60 dólares Full Price que a Nintendo ultrapassa a Sony em lucros, e sim porque a Sony perde dinheiro por unidade de console vendida, se seus consoles não fossem subsidiados, a situação inverteria-se.
Outras conclusões desses números, reforçando, extraídas da subtração entre Revenue, Gross Profit e Operating Profit, e entendendo o conceito desses termos, retornar ao post acima, com as tabelas ao lado:
- Os jogos da Nintendo são realmente baratos de se produzir. O orçamento para a lineup first é menor, na comparação com a Sony
- Mas são mais caros de manufaturar e embalar
- A line up first da Sony é mais cara
- Mas é mais barata de manufaturar e embalar, isso quando ela o faz, dado o ratio alto de Digital
- A Nintendo gasta muito pra distribuir, e provavelmente gasta mais em marketing que a Sony, e tem um setor operacional menos eficaz
Como sabemos que o investimento de P&D da Sony é maior, sobra um lucro menor
Até então, dizia-se que os lucros superiores da Nintendo se deviam majoritariamente a vender games próprios a grandes proporções a preço cheio (não estou falando que é sua opinião específica, e sim que essa era uma narrativa possível, que eu mesmo aventava verossímil). Não é por isso, ela lucra quase igual à Sony com First Party.
A narrativa que o XINTSUAI citou então está correta
Entretanto, o dia que a Nintendo virar full digital, e fidelizar seus clientes em serviços, ela toma a dianteira, mesmo que lucre aproximadamente o mesmo em FP que a Sony, e mesmo na eventualidade de ela passar a perder dinheiro por hardware, ou a concorrente a ganhar