Estes foram os números iniciais de Hyrule Warriors e de Fire Emblem Warriors no Japão, segundo o Media Create:
[WIU] Hyrule Warriors – 69,090 / NEW
[3DS] Hyrule Warriors Legends – 54.479 / NEW
[NSW] Hyrule Warriors: Definitive Edition – 24,908 / NEW
[NSW] Fire Emblem Warriors – 41,491 / NEW
[3DS] Fire Emblem Warriors – 18,357 / NEW
Hyrule Warriors lançou em 2014 no Wii U, em 2016 no 3DS e em 2018 no
Switch. Fire Emblem Warriors lançou simultaneamente no
Switch e no 3DS, em 2017. Não considero o argumento da base instalada relevante no caso de Hyrule Warriors, pois a base do
Switch já havia passado a do Wii U na época do lançamento da Definitive Edition.
Em geral, ports de jogos de Wii U para o
Switch têm vendido mais no novo console, mesmo lançando anos mais tarde, mas não parece ter sido o caso de Hyrule Warriors. Ainda assim, a Koei Tecmo disse que as vendas da versão
Switch foram maiores do que ela esperava, provavelmente por se tratar de um jogo antigo.
A explicação que eu daria é: gênero Musou está perdendo popularidade. Os gamers estão ficando cansados desse estilo de jogo. Hyrule Warriors no Wii U foi meu primeiro e único Musou. Matar uma enorme quantidade de inimigos genéricos de uma vez pode parecer legal nos trailers, mas não é algo que tem muita profundidade. Preferiria que o jogo tivesse uma quantidade bem menor de inimigos, mas com melhor inteligência artificial e maior variedade. "Ah, mas aí não seria Musou...". Pois é, talvez seja a hora desse gênero acabar ou se modernizar...