O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Nintendo Switch | Tópico Oficial do "Vai Falir!" [+RIP Fade, press F :kcry]

Tempestaga

Bam-bam-bam
Mensagens
1.601
Reações
7.892
Pontos
453
Passando aqui para recomendar a todos Fuga: Melodies of Steel.

sadsadsa.png


Pouquíssimos jogos conseguiram a façanha deste em me envolver emocionalmente tão forte com a experiência. Um grupo de crianças tem suas famílias sequestradas pelo império Berman em busca de dominar sua terra natal, elas acabam encontrando o Taranis, um tanque de guerra de tempos antigos que decidem usar para entrar em combate com as tropas invasoras e salvarem suas famílias. A história junta a inocência e fragilidade das crianças com os horrores da guerra sempre deixando claro os seus impactos, muitos vão morrer e o destino da vida dessas crianças está em suas mãos, um adendo, o mais velho do grupo tem 12 anos. O jogo te faz passar por um batismo de fogo logo no inicio te apresentando o Soul Cannon, uma arma de destruição em massa que garante a vitória no combate a custo da vida de uma das crianças permanentemente.

A jogabilidade em si faz um excelente trabalho conciliando a gravidade da situação, é um RPG em que o sistema de combate é relativamente simples de entender mas difícil de dominar, há diversas variáveis que devem ser levadas em consideração e o jogo te pune severamente por não tomar cuidado, essas decisões se estendem dentro e fora do combate, você tem a opção de tomar caminhos seguros e arriscar perder recursos preciosos que poderão ser importantes no futuro, ou pode tomar caminhos perigosos com inimigos muito mais fortes e melhores recompensas que podem fazer você perder tudo e dar um fim prematuro a sua jornada ou a vida de uma das crianças.

A apresentação é simplesmente linda, adorei como as artes para fins de capítulos foram feitas por diferentes artistas e uma destas foi feita por Akira Himekawa (pseudônimo das mangakás responsáveis pelas adaptações de The Legend of Zelda), a trilha sonora é um show a parte, achei sensacional como algumas das músicas foram gravadas tanto em japonês quanto em francês, se eu tivesse que escolher minha favorita seria o tema de luta contra os chefes só pela referência a abertura de Solatorobo.



Não posso recomendar Fuga: Melodies of Steel o suficiente, como o primeiro passo na iniciativa da Cyberconnect2 de lançar seus jogos de maneira independente eles mandaram muito bem, fico um pouco apreensivo com o futuro comercial do jogo pelo quão pouco vejo gente falando sobre ele, porém estou ansioso pelos próximos títulos do estúdio, se algum dia conseguirem lançar Fuga fisicamente, pegarei pro Switch sem pensar duas vezes.
 

Snorlax Junior

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.414
Reações
11.395
Pontos
503
Tenho o Toon Link, Link do Smash U/TP, e Wolf Link. Queria o Young Link e os do BotW também, mas os valores são complicados.

Se vc curte colecionáveis são bem legais sim, a qualidade é boa. Só não acho que valham os preços cobrados por aqui.

poxa que legal, e onde você compra?
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
Vocês compram Amiibos?
Gostei tanto da franquia Zelda que to pensando em boletar alguns para colecionar
Tenho quase 120. Todos do Smash lançados até o momento mais os do Botw e doutras series.
Eu compo normalmente na Play Asia e na Hobby Link Japan.. Mas nem sempre são baratos.
É uma coleção fantástica.
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
Amiibo por aqui virou artigo de luxo já... o que antes dava pra achar num preço de ~70-80 reais (mais basicões) agora não acha por menos de 230-250. :kcaro
Tá bem caro mesmo. Modelos mais raros como o Corrin P2 passa dos 1000 reais.

Ou o cara compra no lançamento por preços que não são convidativos ou paga preços absurdos em algumas versões.

Eu mesmo só tenho interesse de terminar a série Smash e deu pra bola
 


mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.549
Reações
91.741
Pontos
1.254
O meu caso dos primeiros Joy-Cons foi semelhante ao desse vídeo no Reddit, praticamente o metal que fica embaixo do analógico estava fazendo uma "barriga" porque a causa foi a pressão com o tempo exercida sobre o analógico (quando você "clica" com o analógico). Consegui consertar e empurrei a parte metálica para cima criando uma pequena pressão, até aí consegui resolver o drift do analógico, mas em compensação a peça metálica se desgastou e acabou quebrando internamente

 

lucord80

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.382
Reações
2.500
Pontos
694
Bom dia senhores...

Eu migrei só SXOS para o atmosphere, atualizei via daybreak para o 12.1.0, porém alguns jogos mais recentes estão dando esse erro “não foi possivel iniciar o software, volte ao menu HOME e tente novamente”.

Já mexi em várias coisas, atualizei os sigpatches e nada funciona.

Peguei deste link aqui os sigpatches

Só queria jogar meu Disgaea 6 [emoji27]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.425
Reações
4.731
Pontos
1.299
Bom dia senhores...

Eu migrei só SXOS para o atmosphere, atualizei via daybreak para o 12.1.0, porém alguns jogos mais recentes estão dando esse erro “não foi possivel iniciar o software, volte ao menu HOME e tente novamente”.

Já mexi em várias coisas, atualizei os sigpatches e nada funciona.

Peguei deste link aqui os sigpatches

Só queria jogar meu Disgaea 6 [emoji27]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Então cara, esse tópico aqui é do “Vai Falir”.
O tópico do “Vai Navegar” é outro, e acho que você vai encontrar mais ajuda lá!

 

lucord80

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.382
Reações
2.500
Pontos
694
Então cara, esse tópico aqui é do “Vai Falir”.
O tópico do “Vai Navegar” é outro, e acho que você vai encontrar mais ajuda lá!


Pois é, nem tinha me ligado... vlw msm.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Pale

Bam-bam-bam
Mensagens
390
Reações
372
Pontos
498
Pessoal, comprei minha TV 4k de entrada.

Acabei optando por essa LG:


Switch ficou MUITO bonito nela, muito mais do que eu esperava.

Ainda preciso ajustar um pouco a imagem, mas já gostei logo de cara.

Filmes em 4k ficam fantásticos também!

Obrigado a todos pelos comentários!

Já testou o Switch nela? Eu tenho uma Samsung 43Ru7100, estou pensando em passar pra frente e pegar essa da lg de 50.
 

Looz

Bam-bam-bam
Mensagens
2.338
Reações
3.780
Pontos
453
Voltei a jogar o Switch. Ainda não fiz aquele plano da Nintendo para o online. Quero ir jogando aos poucos as joias da Nintendo.

Quem quiser me add lá:
SW-2553-8429-6402. Sou bem novato por lá. Finalizei apenas 3 jogos.

Comprei hoje o Bravely Default 2. Os próximos são Octopath e o SMT 5. Peguei um controle também, pois prefiro jogar na TV.
O Animal Crossing parece ser incrível, tenho muito interesse em jogá-lo também.

A qualidade de imagem do Switch na TV é muito linda. A minha é uma Q70 e mesmo assim fica tudo muito bonito no modo TV. O Odyssey é um colírio para os olhos.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.421
Reações
80.025
Pontos
2.059
Após ter zerado o Skyward, segue um mini review (acho que coloquei todos os spoilers com tag ispoiler, mas não garanto nada rs):

Zerei em 56 horas com quase tudo. Gosto de jogar com calma e tentar pegar tudo o que eu percebi no jogo (dificilmente procuro guias para saber o que ficou faltando), até pq eu zero e sigo em frente, não sou de ficar revisitando jogo, então faço valer à pena.

Joguei 99% do tempo no motion, trocando pro controle tradicional 4 vezes para passar de situações específicas (onde o motion estava me tirando do sério). Para esse jogo eu vou separar gameplay e controles.



Controles


Como falei, joguei praticamente tudo no motion. Foi o controle que eu achei mais adequado. Achei péssimo usar a espada no analógico, mas o pior é ter que apertar um botão para virar a câmera. Sem condições. No motion o jogo flui mais natural, ao menos na maior parte do tempo. E o problema é esse: na maior parte do tempo, mas estou falando algo acima de 50%. Não é suficiente para se ter uma experiência realmente prazerosa. É um mix de bons momentos com momentos dolorosos.

É uma maravilha quando o controle funciona. A sensação de imersão ao mover a espada livremente e obter o resultado desejado é prazerosa (assim como ao usar a rede para caçar insetos). Mas quando não funciona, é frustrante (em especial o ataque de perfurar, onde vc precisa executar movendo o controle sem muita força (do contrário aciona um ataque normal) mas que se for muito fraco não produz input algum). Ainda assim, achei MUITO melhor que jogar no analógico (e se esse último fosse a única opção, eu teria dropado o game).

Para usos com demais itens, como bombas, escudos, arco, drone e etc, há também uma oscilação no resultado. Não tive problemas no uso de bombas (vi um ou outro no twitch sofrendo com isso), embora eu não tenha conseguido, na prática, usar a feature de colocar uma curva nela (quando arremessada como bola de boliche). Usar o escudo é meio cansativo, e teria sido um problema se a necessidade de parry fosse constante. Ter que fazer um movimento daqueles não é a mesma coisa que simplesmente apertar um botão, e até por isso o timeframe para executar o parry é enorme.

Os itens de mira/pointer também não escapam dos problemas. Quando funciona é sem comparação com o analógico. Contudo, o drift é real. O meu joy-con direito (que ganhei da nintendo) apresenta umas perdas de sinal rápidas também, e isso complica ainda mais. Tive que calibrar o motion várias vezes durante a jornada, pq tinha hora que era impossível jogar (o controle estava parado e a mira andando pra direita). No Wii eu não sei como funcionava, se eles usavam a sensor bar em conjunto com o motion+ (o que evitar o problema de drift), mas no switch é um problema sério. Vou me repetir mais uma vez: quando as coisas funcionam é uma maravilha, mas quando não funciona... the pain is real.

E aí ainda tem a questão de voar e nadar. Ambos podem se mostrar um incômodo enorme. Voar não tem problema por não exigir muita precisão (tirando dois momentos específicos), mas nadar... ter que juntar as notas debaixo d'água foi a pain in the ass. Sério. O grande problema, mais uma vez, é o fato do controle não ser drift free. Enquanto o gyro ainda sabe onde está, dá pra jogar de boa. Mas quando ele começa a se perder... sai de baixo. O uso do Y para resetar a posição é constante. E por constante, eu quero dizer que eu apertava a cada 10 segundos (splatoon mandou lembranças). Ter que balançar o controle esquerdo para fazer o spin também não era divertido. E eu acho que esse é o grande ponto aqui. Vc se pergunta se certas coisas realmente eram necessárias. Ter que fazer esses movimentos aplicando uma força G (escudo, spin/rolamento, pegar altura com o pássaro, se balançar numa corda, pular durante uma escalada (?!)) passou longe de ser algo divertido, diferente do uso da espada (que dá pra extrair um gameplay bem diferenciado em vários momentos) e dos itens de mira. Uma exceção foi o drone, onde eu achei muito divertido controlar usando o gyro, e simplesmente consegui ser extremamente preciso nos voos (talvez na parte de voar e nadar os devs tenham deixado a resposta sensível demais, enquanto que no drone eu senti que ele tem uma deadzone maior).

Anyway, se o negócio não é divertido, não vejo motivos para estar lá. Poderia ter sido feito usando o método tradicional. Agora, mais uma vez, o wii tinha a sensor bar, e se ela foi usada, eu imagino que o gameplay era muito melhor nele. Além disso, eu lembro que faltavam botões no wii. Então não quero correr o risco de estar sendo injusto. Mas é claro que o marketing também era o de enfiar o motion em tudo.

Os momentos em que eu troquei pro controle tradicional foram ¹quando eu precisava usar o ataque perfurante e simplesmente não conseguia, ²quando eu joguei o minigame de queda livre, ³minigame de tiro ao alvo com o arco e ⁴quando precisei tocar bem a harpa para ganhar um item (achei a experiência com o motion terrível e, mais uma vez, passou longe de ser imersivo e divertido). Outro momento de dor profunda (que quase me fez apelar pro método tradicional) foi ao tentar inserir as chaves dos bosses. Vc tem que manter o A pressionado enquanto rotaciona o controle para todas as direções e nisso o gyro já se perdeu, aí vc tem que resetar a posição e tentar novamente. Um porre.

Enfim, é uma pena que eu não saiba como era jogar no wii. Estou comentando a minha experiência com a versão do switch apenas, e não querendo trazer uma discussão velha (já que eu não sei como funcionava na época). Agora, fica claríssimo pra mim que o game estava à frente do seu tempo. Digo, o que a nintendo tentou lá atrás foi incrível. Eu não sou um jogador engessado e incapaz de enxergar as maravilhas desse tipo de gameplay. Pra quem já jogou num bom VR, sabe que se o Skyward fosse adaptado para um Quest da vida, o negócio seria totalmente diferente. Uma coisa é depender apenas do gyro e acelerômetro, a outra é vc ter um sistema com precisão submilimétrica e que não sofre drift. Esse game em VR seria o ápice do que eles quiseram fazer lá em 2011.

Eu nunca irei ignorar os problemas pelos quais passei, mas vou guardar a lembrança dessa experiência com carinho, focando nos momentos em que as coisas funcionaram como foi inicialmente desejado, e que me trouxeram um ar de novidade mesmo após tantos anos (e já tendo jogado em VR).


Gameplay


Ou seja, vamos falar do jogo em si. Vou falar partindo do princípio de que as coisas funcionaram como deveriam.

O game no geral não é difícil. Em termos de combate, há momentos bem interessantes e outros nem tanto. É só ficar chacoalhando o controle que nem retardado? Às vezes dá certo sim, mas na maioria das vezes não. E se a pessoa não jogar da forma que o game está lhe propondo, particularmente eu não consigo vê-la se dando bem. Eu aceitei a proposta do game e achei o gameplay divertido (lembrando: quando tudo funcionou).

A A.I. não é como a de breath of the wild, mas já dava para notar algumas semelhanças. E não só na A.I. mas em alguns elementos de física também. Foi interessante ter jogado esses dois games na ordem invertida.

Em termos de puzzles, o jogo introduz alguns bem interessantes na série. Eu alguns momentos eu tive que pensar um pouco mais (mesmo sendo veterano em zelda), e eu sabia que jogadores 'normais' iriam empacar em vários momentos (e pude comprovar isso no twitch). Então quando eu digo que o jogo é fácil, leve em consideração minha experiência na série.

Nesse jogo os devs já haviam começado aquela ideia de fazer uma dungeon enorme. O próprio mundo é uma dungeon, onde vc vai avançando através de puzzles até que consegue adentrar a dungeon de fato. Desde o começo o level design deixa claro que aqueles mundos serão usados à exaustão, pq vc vê facilmente as áreas que serão acessadas mais pra frente. E aí entra um ponto que eu vi pontos positivos e negativos ao mesmo tempo. Por um lado foi interessante ver como eles conseguiram "reciclar" os mapas de forma criativa (inclusive com pequenas alterações em algumas partes, como a adição de novos inimigos), e deixando o jogador ansioso para poder acessar logo aquelas áreas. Por outro lado, vc fica preso naquelas 3 áreas, e tem que ficar revisitando "os mesmos lugares" várias vezes. Óbvio que as partes que interessam (e são o motivo das constantes visitas) são diferentes, mas ainda assim a sensação de não estar progredindo é grande (pelo fato de meio que estar sempre olhando para paisagens já conhecidas).

Eu não sei como me sentir sobre isso para ser honesto. Como falei, eu consigo ver os pontos positivos (achei boa a forma como foi executada), mas no fundo acho que foi uma decisão que não curti. Fica parecendo que foi um projeto com baixo budget (e sei lá se foi). Preferiria ver várias áreas diferentes como de costume (e eu digo isso independente de qualquer questão relacionada a história do game, se é algo que se encaixa ou não, etc). E somente uma observação: pra mim essa minha crítica acima em nada se compara com a questão das Shrines do BotW que alguns reclamaram. Vejo como situações muito diferentes.
No geral gostei do level design.

Uma coisa que eu não gostei foi do uso das estátuas. Achei uma decisão extremamente estúpida a de me forçar a voltar pro céu para poder descer novamente e escolher cair em outra estátua. Gente, pra que isso? Pq não me deixa simplesmente me teleportar entre as estátuas? Ou ao menos faz parecer que eu subi, voei n pássaro e desci novamente, numa animação bem rápida. Não vi sentido algum e definitivamente ficou de fora da listinha de quality of life da nintendo.

A parte de gameplay lá no silent realm não foi das melhores, mas também não achei uma merda completa. O problema foi ter que fazer isso 4 vezes. Mas nada superou ter que pegar as malditas notas nadando usando o motion. A parte de ter que recuperar os itens lá em Eldin Volcano eu até achei um approuch interessante. Mas a essa altura eu já estava um pouco cansado do vai e volta nos mesmos lugares (mesmo com as modificações nos cenários).

Acho que o game pecou em encher linguiça. Não foi uma enrolação clássica pq ao menos eles trouxeram à mesa mecânicas diferentes. É só que eu achei algumas delas forçadas e sem muito inspiração. Não precisava ter prolongado tanto o jogo. E aí eu posso citar o que acredito ser uma crítica que a maioria concorda: vai se foder enfrentar o Imprisoned 3 vezes. Eu disse 3 vezes? Não! foram 9 vezes pra mim! Sim, 9 vezes, já que eu tive que enfrentar o desgraçado 6 vezes a mais lá nos boss rush do dragão. E falando nesse último, foi esta merda que me deu uma vontade profunda de dropar o game. Eu só conseguia proferir insultos aos japas de pinto pequeno que tiveram a ideia de NÃO ME DIZER que quando eu estava no boss rush, eu teria que escolher UM item com o qual eu iria querer sair dali. To eu lá, enfrentando mais repetições no jogo, só pra no final descobrir que a cada item que eu achava que havia ganho, eu na verdade estava trocando o item que eu havia ganho pela possibilidade de ganhar o próximo item (isso caso eu não falhasse). Eu só queria a porra do hylian shield e acabei pegando 2k rupees que eu nem precisava (a carteira já estava cheia; não havia mais nada para comprar). Quando eu descobri que provavelmente teria que enfrentar o Imprisoned mais 3 vezes (pra conseguir o escudo) eu quase quebrei o controle. Desliguei na mesma hora pra não fazer bobagem e fiquei amaldiçoando os responsáveis por aquela mongolice. E se eu quiser os outros itens raros e o heartpiece, eu tenho que passar daquela merda várias vezes? Vão sonhando.

Há momentos que os devs tem uns pensamentos retardados que não dá pra defender.

Quanto aos bosses, acho que o que eu mais curti foi o Tentalus, mais pelo conjunto da obra (como as coisas acontecem antes da luta de fato). O Koloktos também é interessante. O Ghirahim é engraçado pela personalidade, mas a luta é bastante fácil. Enfim, eu por padrão já não espero nada de bosses, então tanto faz. Mas definitivamente não é um OoT nesse quesito IMO.

E falando em fácil, fiquei decepcionado com a luta com o Demise. A atmosfera é excelente, assim como o personagem - que se mostra bastante imponente e que tem um design muito foda - mas a luta foi facílima. Parecia um inimigo qualquer. Aliás, nem sei como é a tela de Game Over, pois não a vi rs

E pra encerrar (pq já cansei desse potato review), eu curti a interação com os personagens de skyloft. Toda vez que eu concluía uma missão eu voltava lá para descobrir as novidades. Tinha quase sempre alguma coisa nova (peguei todos os cristais de gratidão) e foi bem divertido ver a minha curiosidade sendo recompensada. Inclusive, foi interessante saber que em alguns momentos eu teria que escolher entre duas possibilidades e ficaria sem saber como as coisas se desenrolariam se eu tivesse escolhido diferente. Os melhores momentos foram sem dúvidas o triângulo amaroso (ou seria quarteto, com a fantasminha? (nesse eu tive que fazer dois saves para saber ambos os outcomes rs)) e ver a minha relação com a item check girl (Peatrice) evoluir. No começo ela era aquela frieza. Mas a cada nova interação, com o tempo ela começou a mandar frases diferentes, até que no final viramos amantes escondidos do pai dela (que me pediu par descobrir quem era o cara dando em cima da filha :kkk). Eu não me senti nem um pouco incomodado em mentir para ela sobre os meus sentimentos Kappa

E até coisas simples como o caso da mãe do Pipit foi interessante, já que após ouvir a conversa deles dois (onde ele dá aquela dura na mãe por ela pagar para alguém limpar a casa), ele fica se perguntando quem seria o maldito fazendo o serviço para a mãe (rachei de rir), e também depois disso vc passa a ter a opção de limpar a casa e sair sem aceitar os rupees. Bem bacana.


Gráficos


Ao mesmo tempo que eu via claramente como o jogo era tecnicamente datado eu também me via impressionado com como ele não parecia pertencer ao hardware para o qual foi feito. E isso certamente é pela direção de arte soberba. A nintendo realmente se superou nesse game e no galaxy. Apesar de tecnicamente simples, é incrível como tiraram tanto com tão pouco. As texturas parecem pinturas a óleo e demonstram como uma arte diferenciada vence o tempo. Bastou darem um tapa na resolução - mais uma vez, assim como com o galaxy - e o negócio já ficou agradável. E os 60fps definitivamente ajudam na experiência. Também curti os modelos dos personagens/inimigos e suas animações (bem fluidas). Destaque para o Demise, que achei um dos mais impressionantes de toda a série.


Som


O som no geral é excelente. Efeitos sonoros, localização 3D (joguei o tempo inteiro com o fone e conseguia identificar com precisão onde estavam os inimigos) e músicas. Mas confesso que, quanto as músicas da harpa, só a ballad of the goddess salvou. Tanto é que as outras eu sequer lembro. Pra quem cresceu com ocarina of time e ainda lembra todas as músicas do game, esse aí decepcionou. Mas as músicas do jogo em si são MUITO boas. Teve até uma homenagem a Majora's Mask.


Conclusão


Pra encerrar esta m**** pq estou cansado: O jogo tem altos e baixos, ponto. Comigo não tem vista grossa. Tá longe de ser um Ocarina of Time, mas eu o considero melhor do que o WW e o TP. Fico contente de ter finalmente podido jogar. Pra mim tá muito longe de ser uma bomba como o pessoal falou tanto. Tiveram as tais mudanças de quality of life (que eu sinceramente não prestei atenção sobre o que era exatamente), então só posso dizer que essa versão do switch me agradou sim. É um jogo pro qual eu daria uma nota indo de 7.5/10 a 8/10. No final suas qualidades tiveram mais força que seus defeitos e deslizes.

E quanto a Fi, mais uma vez, ao menos nessa versão do switch eu não vi problema algum com as interferências dela. Algumas foram desnecessárias, mas nada de absurdo. Agora, eu sei que a espada ficava ali piscando toda hora, e imagino que no wii isso significasse uma interrupção atrás da outra. Aí não dá.

No mais, ainda em relação a Fi: Eu só posso dizer que me apaixonei por essa waifu bailarina, e que sentirei saudades da sua companhia. Aquela despedida dos dois, com aquela música maravilhosa ao fundo, chegou a escorrer uma lágrima.
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.385
Reações
24.225
Pontos
903
Comprei Super Mario Party. O jogo é uma montanha russa de emoções. Tinha certeza que ia ficar em terceiro mas no finalzinho consegui virar. Ganhei 2 estrelas só na parte de resultados.
 

Ryu-san

Bam-bam-bam
Mensagens
3.495
Reações
10.349
Pontos
353
Após ter zerado o Skyward, segue um mini review (acho que coloquei todos os spoilers com tag ispoiler, mas não garanto nada rs):

Zerei em 56 horas com quase tudo. Gosto de jogar com calma e tentar pegar tudo o que eu percebi no jogo (dificilmente procuro guias para saber o que ficou faltando), até pq eu zero e sigo em frente, não sou de ficar revisitando jogo, então faço valer à pena.

Joguei 99% do tempo no motion, trocando pro controle tradicional 4 vezes para passar de situações específicas (onde o motion estava me tirando do sério). Para esse jogo eu vou separar gameplay e controles.



Controles


Como falei, joguei praticamente tudo no motion. Foi o controle que eu achei mais adequado. Achei péssimo usar a espada no analógico, mas o pior é ter que apertar um botão para virar a câmera. Sem condições. No motion o jogo flui mais natural, ao menos na maior parte do tempo. E o problema é esse: na maior parte do tempo, mas estou falando algo acima de 50%. Não é suficiente para se ter uma experiência realmente prazerosa. É um mix de bons momentos com momentos dolorosos.

É uma maravilha quando o controle funciona. A sensação de imersão ao mover a espada livremente e obter o resultado desejado é prazerosa (assim como ao usar a rede para caçar insetos). Mas quando não funciona, é frustrante (em especial o ataque de perfurar, onde vc precisa executar movendo o controle sem muita força (do contrário aciona um ataque normal) mas que se for muito fraco não produz input algum). Ainda assim, achei MUITO melhor que jogar no analógico (e se esse último fosse a única opção, eu teria dropado o game).

Para usos com demais itens, como bombas, escudos, arco, drone e etc, há também uma oscilação no resultado. Não tive problemas no uso de bombas (vi um ou outro no twitch sofrendo com isso), embora eu não tenha conseguido, na prática, usar a feature de colocar uma curva nela (quando arremessada como bola de boliche). Usar o escudo é meio cansativo, e teria sido um problema se a necessidade de parry fosse constante. Ter que fazer um movimento daqueles não é a mesma coisa que simplesmente apertar um botão, e até por isso o timeframe para executar o parry é enorme.

Os itens de mira/pointer também não escapam dos problemas. Quando funciona é sem comparação com o analógico. Contudo, o drift é real. O meu joy-con direito (que ganhei da nintendo) apresenta umas perdas de sinal rápidas também, e isso complica ainda mais. Tive que calibrar o motion várias vezes durante a jornada, pq tinha hora que era impossível jogar (o controle estava parado e a mira andando pra direita). No Wii eu não sei como funcionava, se eles usavam a sensor bar em conjunto com o motion+ (o que evitar o problema de drift), mas no switch é um problema sério. Vou me repetir mais uma vez: quando as coisas funcionam é uma maravilha, mas quando não funciona... the pain is real.

E aí ainda tem a questão de voar e nadar. Ambos podem se mostrar um incômodo enorme. Voar não tem problema por não exigir muita precisão (tirando dois momentos específicos), mas nadar... ter que juntar as notas debaixo d'água foi a pain in the ass. Sério. O grande problema, mais uma vez, é o fato do controle não ser drift free. Enquanto o gyro ainda sabe onde está, dá pra jogar de boa. Mas quando ele começa a se perder... sai de baixo. O uso do Y para resetar a posição é constante. E por constante, eu quero dizer que eu apertava a cada 10 segundos (splatoon mandou lembranças). Ter que balançar o controle esquerdo para fazer o spin também não era divertido. E eu acho que esse é o grande ponto aqui. Vc se pergunta se certas coisas realmente eram necessárias. Ter que fazer esses movimentos aplicando uma força G (escudo, spin/rolamento, pegar altura com o pássaro, se balançar numa corda, pular durante uma escalada (?!)) passou longe de ser algo divertido, diferente do uso da espada (que dá pra extrair um gameplay bem diferenciado em vários momentos) e dos itens de mira. Uma exceção foi o drone, onde eu achei muito divertido controlar usando o gyro, e simplesmente consegui ser extremamente preciso nos voos (talvez na parte de voar e nadar os devs tenham deixado a resposta sensível demais, enquanto que no drone eu senti que ele tem uma deadzone maior).

Anyway, se o negócio não é divertido, não vejo motivos para estar lá. Poderia ter sido feito usando o método tradicional. Agora, mais uma vez, o wii tinha a sensor bar, e se ela foi usada, eu imagino que o gameplay era muito melhor nele. Além disso, eu lembro que faltavam botões no wii. Então não quero correr o risco de estar sendo injusto. Mas é claro que o marketing também era o de enfiar o motion em tudo.

Os momentos em que eu troquei pro controle tradicional foram ¹quando eu precisava usar o ataque perfurante e simplesmente não conseguia, ²quando eu joguei o minigame de queda livre, ³minigame de tiro ao alvo com o arco e ⁴quando precisei tocar bem a harpa para ganhar um item (achei a experiência com o motion terrível e, mais uma vez, passou longe de ser imersivo e divertido). Outro momento de dor profunda (que quase me fez apelar pro método tradicional) foi ao tentar inserir as chaves dos bosses. Vc tem que manter o A pressionado enquanto rotaciona o controle para todas as direções e nisso o gyro já se perdeu, aí vc tem que resetar a posição e tentar novamente. Um porre.

Enfim, é uma pena que eu não saiba como era jogar no wii. Estou comentando a minha experiência com a versão do switch apenas, e não querendo trazer uma discussão velha (já que eu não sei como funcionava na época). Agora, fica claríssimo pra mim que o game estava à frente do seu tempo. Digo, o que a nintendo tentou lá atrás foi incrível. Eu não sou um jogador engessado e incapaz de enxergar as maravilhas desse tipo de gameplay. Pra quem já jogou num bom VR, sabe que se o Skyward fosse adaptado para um Quest da vida, o negócio seria totalmente diferente. Uma coisa é depender apenas do gyro e acelerômetro, a outra é vc ter um sistema com precisão submilimétrica e que não sofre drift. Esse game em VR seria o ápice do que eles quiseram fazer lá em 2011.

Eu nunca irei ignorar os problemas pelos quais passei, mas vou guardar a lembrança dessa experiência com carinho, focando nos momentos em que as coisas funcionaram como foi inicialmente desejado, e que me trouxeram um ar de novidade mesmo após tantos anos (e já tendo jogado em VR).


Gameplay


Ou seja, vamos falar do jogo em si. Vou falar partindo do princípio de que as coisas funcionaram como deveriam.

O game no geral não é difícil. Em termos de combate, há momentos bem interessantes e outros nem tanto. É só ficar chacoalhando o controle que nem retardado? Às vezes dá certo sim, mas na maioria das vezes não. E se a pessoa não jogar da forma que o game está lhe propondo, particularmente eu não consigo vê-la se dando bem. Eu aceitei a proposta do game e achei o gameplay divertido (lembrando: quando tudo funcionou).

A A.I. não é como a de breath of the wild, mas já dava para notar algumas semelhanças. E não só na A.I. mas em alguns elementos de física também. Foi interessante ter jogado esses dois games na ordem invertida.

Em termos de puzzles, o jogo introduz alguns bem interessantes na série. Eu alguns momentos eu tive que pensar um pouco mais (mesmo sendo veterano em zelda), e eu sabia que jogadores 'normais' iriam empacar em vários momentos (e pude comprovar isso no twitch). Então quando eu digo que o jogo é fácil, leve em consideração minha experiência na série.

Nesse jogo os devs já haviam começado aquela ideia de fazer uma dungeon enorme. O próprio mundo é uma dungeon, onde vc vai avançando através de puzzles até que consegue adentrar a dungeon de fato. Desde o começo o level design deixa claro que aqueles mundos serão usados à exaustão, pq vc vê facilmente as áreas que serão acessadas mais pra frente. E aí entra um ponto que eu vi pontos positivos e negativos ao mesmo tempo. Por um lado foi interessante ver como eles conseguiram "reciclar" os mapas de forma criativa (inclusive com pequenas alterações em algumas partes, como a adição de novos inimigos), e deixando o jogador ansioso para poder acessar logo aquelas áreas. Por outro lado, vc fica preso naquelas 3 áreas, e tem que ficar revisitando "os mesmos lugares" várias vezes. Óbvio que as partes que interessam (e são o motivo das constantes visitas) são diferentes, mas ainda assim a sensação de não estar progredindo é grande (pelo fato de meio que estar sempre olhando para paisagens já conhecidas).

Eu não sei como me sentir sobre isso para ser honesto. Como falei, eu consigo ver os pontos positivos (achei boa a forma como foi executada), mas no fundo acho que foi uma decisão que não curti. Fica parecendo que foi um projeto com baixo budget (e sei lá se foi). Preferiria ver várias áreas diferentes como de costume (e eu digo isso independente de qualquer questão relacionada a história do game, se é algo que se encaixa ou não, etc). E somente uma observação: pra mim essa minha crítica acima em nada se compara com a questão das Shrines do BotW que alguns reclamaram. Vejo como situações muito diferentes.
No geral gostei do level design.

Uma coisa que eu não gostei foi do uso das estátuas. Achei uma decisão extremamente estúpida a de me forçar a voltar pro céu para poder descer novamente e escolher cair em outra estátua. Gente, pra que isso? Pq não me deixa simplesmente me teleportar entre as estátuas? Ou ao menos faz parecer que eu subi, voei n pássaro e desci novamente, numa animação bem rápida. Não vi sentido algum e definitivamente ficou de fora da listinha de quality of life da nintendo.

A parte de gameplay lá no silent realm não foi das melhores, mas também não achei uma merda completa. O problema foi ter que fazer isso 4 vezes. Mas nada superou ter que pegar as malditas notas nadando usando o motion. A parte de ter que recuperar os itens lá em Eldin Volcano eu até achei um approuch interessante. Mas a essa altura eu já estava um pouco cansado do vai e volta nos mesmos lugares (mesmo com as modificações nos cenários).

Acho que o game pecou em encher linguiça. Não foi uma enrolação clássica pq ao menos eles trouxeram à mesa mecânicas diferentes. É só que eu achei algumas delas forçadas e sem muito inspiração. Não precisava ter prolongado tanto o jogo. E aí eu posso citar o que acredito ser uma crítica que a maioria concorda: vai se foder enfrentar o Imprisoned 3 vezes. Eu disse 3 vezes? Não! foram 9 vezes pra mim! Sim, 9 vezes, já que eu tive que enfrentar o desgraçado 6 vezes a mais lá nos boss rush do dragão. E falando nesse último, foi esta merda que me deu uma vontade profunda de dropar o game. Eu só conseguia proferir insultos aos japas de pinto pequeno que tiveram a ideia de NÃO ME DIZER que quando eu estava no boss rush, eu teria que escolher UM item com o qual eu iria querer sair dali. To eu lá, enfrentando mais repetições no jogo, só pra no final descobrir que a cada item que eu achava que havia ganho, eu na verdade estava trocando o item que eu havia ganho pela possibilidade de ganhar o próximo item (isso caso eu não falhasse). Eu só queria a porra do hylian shield e acabei pegando 2k rupees que eu nem precisava (a carteira já estava cheia; não havia mais nada para comprar). Quando eu descobri que provavelmente teria que enfrentar o Imprisoned mais 3 vezes (pra conseguir o escudo) eu quase quebrei o controle. Desliguei na mesma hora pra não fazer bobagem e fiquei amaldiçoando os responsáveis por aquela mongolice. E se eu quiser os outros itens raros e o heartpiece, eu tenho que passar daquela merda várias vezes? Vão sonhando.

Há momentos que os devs tem uns pensamentos retardados que não dá pra defender.

Quanto aos bosses, acho que o que eu mais curti foi o Tentalus, mais pelo conjunto da obra (como as coisas acontecem antes da luta de fato). O Koloktos também é interessante. O Ghirahim é engraçado pela personalidade, mas a luta é bastante fácil. Enfim, eu por padrão já não espero nada de bosses, então tanto faz. Mas definitivamente não é um OoT nesse quesito IMO.

E falando em fácil, fiquei decepcionado com a luta com o Demise. A atmosfera é excelente, assim como o personagem - que se mostra bastante imponente e que tem um design muito foda - mas a luta foi facílima. Parecia um inimigo qualquer. Aliás, nem sei como é a tela de Game Over, pois não a vi rs

E pra encerrar (pq já cansei desse potato review), eu curti a interação com os personagens de skyloft. Toda vez que eu concluía uma missão eu voltava lá para descobrir as novidades. Tinha quase sempre alguma coisa nova (peguei todos os cristais de gratidão) e foi bem divertido ver a minha curiosidade sendo recompensada. Inclusive, foi interessante saber que em alguns momentos eu teria que escolher entre duas possibilidades e ficaria sem saber como as coisas se desenrolariam se eu tivesse escolhido diferente. Os melhores momentos foram sem dúvidas o triângulo amaroso (ou seria quarteto, com a fantasminha? (nesse eu tive que fazer dois saves para saber ambos os outcomes rs)) e ver a minha relação com a item check girl (Peatrice) evoluir. No começo ela era aquela frieza. Mas a cada nova interação, com o tempo ela começou a mandar frases diferentes, até que no final viramos amantes escondidos do pai dela (que me pediu par descobrir quem era o cara dando em cima da filha :kkk). Eu não me senti nem um pouco incomodado em mentir para ela sobre os meus sentimentos Kappa

E até coisas simples como o caso da mãe do Pipit foi interessante, já que após ouvir a conversa deles dois (onde ele dá aquela dura na mãe por ela pagar para alguém limpar a casa), ele fica se perguntando quem seria o maldito fazendo o serviço para a mãe (rachei de rir), e também depois disso vc passa a ter a opção de limpar a casa e sair sem aceitar os rupees. Bem bacana.


Gráficos


Ao mesmo tempo que eu via claramente como o jogo era tecnicamente datado eu também me via impressionado com como ele não parecia pertencer ao hardware para o qual foi feito. E isso certamente é pela direção de arte soberba. A nintendo realmente se superou nesse game e no galaxy. Apesar de tecnicamente simples, é incrível como tiraram tanto com tão pouco. As texturas parecem pinturas a óleo e demonstram como uma arte diferenciada vence o tempo. Bastou darem um tapa na resolução - mais uma vez, assim como com o galaxy - e o negócio já ficou agradável. E os 60fps definitivamente ajudam na experiência. Também curti os modelos dos personagens/inimigos e suas animações (bem fluidas). Destaque para o Demise, que achei um dos mais impressionantes de toda a série.


Som


O som no geral é excelente. Efeitos sonoros, localização 3D (joguei o tempo inteiro com o fone e conseguia identificar com precisão onde estavam os inimigos) e músicas. Mas confesso que, quanto as músicas da harpa, só a ballad of the goddess salvou. Tanto é que as outras eu sequer lembro. Pra quem cresceu com ocarina of time e ainda lembra todas as músicas do game, esse aí decepcionou. Mas as músicas do jogo em si são MUITO boas. Teve até uma homenagem a Majora's Mask.


Conclusão


Pra encerrar esta m**** pq estou cansado: O jogo tem altos e baixos, ponto. Comigo não tem vista grossa. Tá longe de ser um Ocarina of Time, mas eu o considero melhor do que o WW e o TP. Fico contente de ter finalmente podido jogar. Pra mim tá muito longe de ser uma bomba como o pessoal falou tanto. Tiveram as tais mudanças de quality of life (que eu sinceramente não prestei atenção sobre o que era exatamente), então só posso dizer que essa versão do switch me agradou sim. É um jogo pro qual eu daria uma nota indo de 7.5/10 a 8/10. No final suas qualidades tiveram mais força que seus defeitos e deslizes.

E quanto a Fi, mais uma vez, ao menos nessa versão do switch eu não vi problema algum com as interferências dela. Algumas foram desnecessárias, mas nada de absurdo. Agora, eu sei que a espada ficava ali piscando toda hora, e imagino que no wii isso significasse uma interrupção atrás da outra. Aí não dá.

No mais, ainda em relação a Fi: Eu só posso dizer que me apaixonei por essa waifu bailarina, e que sentirei saudades da sua companhia. Aquela despedida dos dois, com aquela música maravilhosa ao fundo, chegou a escorrer uma lágrima.

Tá aí uma boa disputa, Wind Waker e Skyward Sword. Sou apaixonado pelos dois, não faço ideia qual escolheria.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.628
Reações
52.490
Pontos
2.082
Há momentos que os devs tem uns pensamentos retardados que não dá pra defender.

Essa é fácil responder.

A grande maioria dos gamers se importam muito mais com horas de jogo proporcionadas do que qualidade. É extremamente fácil achar uma discussão sobre o assunto em qualquer lugar.

Quando você está criando, nunca vai ter a mesma percepção de progressão que um jogador, especialmente com ferramentas de desenvolvimento. Dizer pra enfrentar um inimigo 1 ou 100 vezes é só uma questão de tomar uma decisão a partir de um número, e um diretor, que serve justamente pra isso, vai ponderar que os X recursos gastos para se criar tal coisa, pode proporcionar N vezes a mais do que o planejado.

Um ótimo jogo pra demonstrar isso é o NIER Replicant (Não sei se tu jogou). Pra fazer o final verdadeiro, você precisa terminar o mesmo game 4x em seguida, com mudanças nulas no gameplay. Consigo ver facilmente o dev team simplesmente falando "sim" pra essa decisão (Ainda mais sabendo que o jogo tem a logo da Square Enix, fazendo com que os jogadores tenha no minímo 500% de vontade a mais que um jogo normal). Como jogador, foi um verdadeiro sofrimento.

No fim, ao meu ver, o que faz ser um bom diretor (Ou criador) é quem consegue reverter uma decisão estupida como essa a seu favor. Mas isso é outro assunto completamente.
 

Yo_dragon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.260
Reações
24.274
Pontos
784
Após ter zerado o Skyward, segue um mini review (acho que coloquei todos os spoilers com tag ispoiler, mas não garanto nada rs):

Zerei em 56 horas com quase tudo. Gosto de jogar com calma e tentar pegar tudo o que eu percebi no jogo (dificilmente procuro guias para saber o que ficou faltando), até pq eu zero e sigo em frente, não sou de ficar revisitando jogo, então faço valer à pena.

Joguei 99% do tempo no motion, trocando pro controle tradicional 4 vezes para passar de situações específicas (onde o motion estava me tirando do sério). Para esse jogo eu vou separar gameplay e controles.



Controles


Como falei, joguei praticamente tudo no motion. Foi o controle que eu achei mais adequado. Achei péssimo usar a espada no analógico, mas o pior é ter que apertar um botão para virar a câmera. Sem condições. No motion o jogo flui mais natural, ao menos na maior parte do tempo. E o problema é esse: na maior parte do tempo, mas estou falando algo acima de 50%. Não é suficiente para se ter uma experiência realmente prazerosa. É um mix de bons momentos com momentos dolorosos.

É uma maravilha quando o controle funciona. A sensação de imersão ao mover a espada livremente e obter o resultado desejado é prazerosa (assim como ao usar a rede para caçar insetos). Mas quando não funciona, é frustrante (em especial o ataque de perfurar, onde vc precisa executar movendo o controle sem muita força (do contrário aciona um ataque normal) mas que se for muito fraco não produz input algum). Ainda assim, achei MUITO melhor que jogar no analógico (e se esse último fosse a única opção, eu teria dropado o game).

Para usos com demais itens, como bombas, escudos, arco, drone e etc, há também uma oscilação no resultado. Não tive problemas no uso de bombas (vi um ou outro no twitch sofrendo com isso), embora eu não tenha conseguido, na prática, usar a feature de colocar uma curva nela (quando arremessada como bola de boliche). Usar o escudo é meio cansativo, e teria sido um problema se a necessidade de parry fosse constante. Ter que fazer um movimento daqueles não é a mesma coisa que simplesmente apertar um botão, e até por isso o timeframe para executar o parry é enorme.

Os itens de mira/pointer também não escapam dos problemas. Quando funciona é sem comparação com o analógico. Contudo, o drift é real. O meu joy-con direito (que ganhei da nintendo) apresenta umas perdas de sinal rápidas também, e isso complica ainda mais. Tive que calibrar o motion várias vezes durante a jornada, pq tinha hora que era impossível jogar (o controle estava parado e a mira andando pra direita). No Wii eu não sei como funcionava, se eles usavam a sensor bar em conjunto com o motion+ (o que evitar o problema de drift), mas no switch é um problema sério. Vou me repetir mais uma vez: quando as coisas funcionam é uma maravilha, mas quando não funciona... the pain is real.

E aí ainda tem a questão de voar e nadar. Ambos podem se mostrar um incômodo enorme. Voar não tem problema por não exigir muita precisão (tirando dois momentos específicos), mas nadar... ter que juntar as notas debaixo d'água foi a pain in the ass. Sério. O grande problema, mais uma vez, é o fato do controle não ser drift free. Enquanto o gyro ainda sabe onde está, dá pra jogar de boa. Mas quando ele começa a se perder... sai de baixo. O uso do Y para resetar a posição é constante. E por constante, eu quero dizer que eu apertava a cada 10 segundos (splatoon mandou lembranças). Ter que balançar o controle esquerdo para fazer o spin também não era divertido. E eu acho que esse é o grande ponto aqui. Vc se pergunta se certas coisas realmente eram necessárias. Ter que fazer esses movimentos aplicando uma força G (escudo, spin/rolamento, pegar altura com o pássaro, se balançar numa corda, pular durante uma escalada (?!)) passou longe de ser algo divertido, diferente do uso da espada (que dá pra extrair um gameplay bem diferenciado em vários momentos) e dos itens de mira. Uma exceção foi o drone, onde eu achei muito divertido controlar usando o gyro, e simplesmente consegui ser extremamente preciso nos voos (talvez na parte de voar e nadar os devs tenham deixado a resposta sensível demais, enquanto que no drone eu senti que ele tem uma deadzone maior).

Anyway, se o negócio não é divertido, não vejo motivos para estar lá. Poderia ter sido feito usando o método tradicional. Agora, mais uma vez, o wii tinha a sensor bar, e se ela foi usada, eu imagino que o gameplay era muito melhor nele. Além disso, eu lembro que faltavam botões no wii. Então não quero correr o risco de estar sendo injusto. Mas é claro que o marketing também era o de enfiar o motion em tudo.

Os momentos em que eu troquei pro controle tradicional foram ¹quando eu precisava usar o ataque perfurante e simplesmente não conseguia, ²quando eu joguei o minigame de queda livre, ³minigame de tiro ao alvo com o arco e ⁴quando precisei tocar bem a harpa para ganhar um item (achei a experiência com o motion terrível e, mais uma vez, passou longe de ser imersivo e divertido). Outro momento de dor profunda (que quase me fez apelar pro método tradicional) foi ao tentar inserir as chaves dos bosses. Vc tem que manter o A pressionado enquanto rotaciona o controle para todas as direções e nisso o gyro já se perdeu, aí vc tem que resetar a posição e tentar novamente. Um porre.

Enfim, é uma pena que eu não saiba como era jogar no wii. Estou comentando a minha experiência com a versão do switch apenas, e não querendo trazer uma discussão velha (já que eu não sei como funcionava na época). Agora, fica claríssimo pra mim que o game estava à frente do seu tempo. Digo, o que a nintendo tentou lá atrás foi incrível. Eu não sou um jogador engessado e incapaz de enxergar as maravilhas desse tipo de gameplay. Pra quem já jogou num bom VR, sabe que se o Skyward fosse adaptado para um Quest da vida, o negócio seria totalmente diferente. Uma coisa é depender apenas do gyro e acelerômetro, a outra é vc ter um sistema com precisão submilimétrica e que não sofre drift. Esse game em VR seria o ápice do que eles quiseram fazer lá em 2011.

Eu nunca irei ignorar os problemas pelos quais passei, mas vou guardar a lembrança dessa experiência com carinho, focando nos momentos em que as coisas funcionaram como foi inicialmente desejado, e que me trouxeram um ar de novidade mesmo após tantos anos (e já tendo jogado em VR).


Gameplay


Ou seja, vamos falar do jogo em si. Vou falar partindo do princípio de que as coisas funcionaram como deveriam.

O game no geral não é difícil. Em termos de combate, há momentos bem interessantes e outros nem tanto. É só ficar chacoalhando o controle que nem retardado? Às vezes dá certo sim, mas na maioria das vezes não. E se a pessoa não jogar da forma que o game está lhe propondo, particularmente eu não consigo vê-la se dando bem. Eu aceitei a proposta do game e achei o gameplay divertido (lembrando: quando tudo funcionou).

A A.I. não é como a de breath of the wild, mas já dava para notar algumas semelhanças. E não só na A.I. mas em alguns elementos de física também. Foi interessante ter jogado esses dois games na ordem invertida.

Em termos de puzzles, o jogo introduz alguns bem interessantes na série. Eu alguns momentos eu tive que pensar um pouco mais (mesmo sendo veterano em zelda), e eu sabia que jogadores 'normais' iriam empacar em vários momentos (e pude comprovar isso no twitch). Então quando eu digo que o jogo é fácil, leve em consideração minha experiência na série.

Nesse jogo os devs já haviam começado aquela ideia de fazer uma dungeon enorme. O próprio mundo é uma dungeon, onde vc vai avançando através de puzzles até que consegue adentrar a dungeon de fato. Desde o começo o level design deixa claro que aqueles mundos serão usados à exaustão, pq vc vê facilmente as áreas que serão acessadas mais pra frente. E aí entra um ponto que eu vi pontos positivos e negativos ao mesmo tempo. Por um lado foi interessante ver como eles conseguiram "reciclar" os mapas de forma criativa (inclusive com pequenas alterações em algumas partes, como a adição de novos inimigos), e deixando o jogador ansioso para poder acessar logo aquelas áreas. Por outro lado, vc fica preso naquelas 3 áreas, e tem que ficar revisitando "os mesmos lugares" várias vezes. Óbvio que as partes que interessam (e são o motivo das constantes visitas) são diferentes, mas ainda assim a sensação de não estar progredindo é grande (pelo fato de meio que estar sempre olhando para paisagens já conhecidas).

Eu não sei como me sentir sobre isso para ser honesto. Como falei, eu consigo ver os pontos positivos (achei boa a forma como foi executada), mas no fundo acho que foi uma decisão que não curti. Fica parecendo que foi um projeto com baixo budget (e sei lá se foi). Preferiria ver várias áreas diferentes como de costume (e eu digo isso independente de qualquer questão relacionada a história do game, se é algo que se encaixa ou não, etc). E somente uma observação: pra mim essa minha crítica acima em nada se compara com a questão das Shrines do BotW que alguns reclamaram. Vejo como situações muito diferentes.
No geral gostei do level design.

Uma coisa que eu não gostei foi do uso das estátuas. Achei uma decisão extremamente estúpida a de me forçar a voltar pro céu para poder descer novamente e escolher cair em outra estátua. Gente, pra que isso? Pq não me deixa simplesmente me teleportar entre as estátuas? Ou ao menos faz parecer que eu subi, voei n pássaro e desci novamente, numa animação bem rápida. Não vi sentido algum e definitivamente ficou de fora da listinha de quality of life da nintendo.

A parte de gameplay lá no silent realm não foi das melhores, mas também não achei uma merda completa. O problema foi ter que fazer isso 4 vezes. Mas nada superou ter que pegar as malditas notas nadando usando o motion. A parte de ter que recuperar os itens lá em Eldin Volcano eu até achei um approuch interessante. Mas a essa altura eu já estava um pouco cansado do vai e volta nos mesmos lugares (mesmo com as modificações nos cenários).

Acho que o game pecou em encher linguiça. Não foi uma enrolação clássica pq ao menos eles trouxeram à mesa mecânicas diferentes. É só que eu achei algumas delas forçadas e sem muito inspiração. Não precisava ter prolongado tanto o jogo. E aí eu posso citar o que acredito ser uma crítica que a maioria concorda: vai se foder enfrentar o Imprisoned 3 vezes. Eu disse 3 vezes? Não! foram 9 vezes pra mim! Sim, 9 vezes, já que eu tive que enfrentar o desgraçado 6 vezes a mais lá nos boss rush do dragão. E falando nesse último, foi esta merda que me deu uma vontade profunda de dropar o game. Eu só conseguia proferir insultos aos japas de pinto pequeno que tiveram a ideia de NÃO ME DIZER que quando eu estava no boss rush, eu teria que escolher UM item com o qual eu iria querer sair dali. To eu lá, enfrentando mais repetições no jogo, só pra no final descobrir que a cada item que eu achava que havia ganho, eu na verdade estava trocando o item que eu havia ganho pela possibilidade de ganhar o próximo item (isso caso eu não falhasse). Eu só queria a porra do hylian shield e acabei pegando 2k rupees que eu nem precisava (a carteira já estava cheia; não havia mais nada para comprar). Quando eu descobri que provavelmente teria que enfrentar o Imprisoned mais 3 vezes (pra conseguir o escudo) eu quase quebrei o controle. Desliguei na mesma hora pra não fazer bobagem e fiquei amaldiçoando os responsáveis por aquela mongolice. E se eu quiser os outros itens raros e o heartpiece, eu tenho que passar daquela merda várias vezes? Vão sonhando.

Há momentos que os devs tem uns pensamentos retardados que não dá pra defender.

Quanto aos bosses, acho que o que eu mais curti foi o Tentalus, mais pelo conjunto da obra (como as coisas acontecem antes da luta de fato). O Koloktos também é interessante. O Ghirahim é engraçado pela personalidade, mas a luta é bastante fácil. Enfim, eu por padrão já não espero nada de bosses, então tanto faz. Mas definitivamente não é um OoT nesse quesito IMO.

E falando em fácil, fiquei decepcionado com a luta com o Demise. A atmosfera é excelente, assim como o personagem - que se mostra bastante imponente e que tem um design muito foda - mas a luta foi facílima. Parecia um inimigo qualquer. Aliás, nem sei como é a tela de Game Over, pois não a vi rs

E pra encerrar (pq já cansei desse potato review), eu curti a interação com os personagens de skyloft. Toda vez que eu concluía uma missão eu voltava lá para descobrir as novidades. Tinha quase sempre alguma coisa nova (peguei todos os cristais de gratidão) e foi bem divertido ver a minha curiosidade sendo recompensada. Inclusive, foi interessante saber que em alguns momentos eu teria que escolher entre duas possibilidades e ficaria sem saber como as coisas se desenrolariam se eu tivesse escolhido diferente. Os melhores momentos foram sem dúvidas o triângulo amaroso (ou seria quarteto, com a fantasminha? (nesse eu tive que fazer dois saves para saber ambos os outcomes rs)) e ver a minha relação com a item check girl (Peatrice) evoluir. No começo ela era aquela frieza. Mas a cada nova interação, com o tempo ela começou a mandar frases diferentes, até que no final viramos amantes escondidos do pai dela (que me pediu par descobrir quem era o cara dando em cima da filha :kkk). Eu não me senti nem um pouco incomodado em mentir para ela sobre os meus sentimentos Kappa

E até coisas simples como o caso da mãe do Pipit foi interessante, já que após ouvir a conversa deles dois (onde ele dá aquela dura na mãe por ela pagar para alguém limpar a casa), ele fica se perguntando quem seria o maldito fazendo o serviço para a mãe (rachei de rir), e também depois disso vc passa a ter a opção de limpar a casa e sair sem aceitar os rupees. Bem bacana.


Gráficos


Ao mesmo tempo que eu via claramente como o jogo era tecnicamente datado eu também me via impressionado com como ele não parecia pertencer ao hardware para o qual foi feito. E isso certamente é pela direção de arte soberba. A nintendo realmente se superou nesse game e no galaxy. Apesar de tecnicamente simples, é incrível como tiraram tanto com tão pouco. As texturas parecem pinturas a óleo e demonstram como uma arte diferenciada vence o tempo. Bastou darem um tapa na resolução - mais uma vez, assim como com o galaxy - e o negócio já ficou agradável. E os 60fps definitivamente ajudam na experiência. Também curti os modelos dos personagens/inimigos e suas animações (bem fluidas). Destaque para o Demise, que achei um dos mais impressionantes de toda a série.


Som


O som no geral é excelente. Efeitos sonoros, localização 3D (joguei o tempo inteiro com o fone e conseguia identificar com precisão onde estavam os inimigos) e músicas. Mas confesso que, quanto as músicas da harpa, só a ballad of the goddess salvou. Tanto é que as outras eu sequer lembro. Pra quem cresceu com ocarina of time e ainda lembra todas as músicas do game, esse aí decepcionou. Mas as músicas do jogo em si são MUITO boas. Teve até uma homenagem a Majora's Mask.


Conclusão


Pra encerrar esta m**** pq estou cansado: O jogo tem altos e baixos, ponto. Comigo não tem vista grossa. Tá longe de ser um Ocarina of Time, mas eu o considero melhor do que o WW e o TP. Fico contente de ter finalmente podido jogar. Pra mim tá muito longe de ser uma bomba como o pessoal falou tanto. Tiveram as tais mudanças de quality of life (que eu sinceramente não prestei atenção sobre o que era exatamente), então só posso dizer que essa versão do switch me agradou sim. É um jogo pro qual eu daria uma nota indo de 7.5/10 a 8/10. No final suas qualidades tiveram mais força que seus defeitos e deslizes.

E quanto a Fi, mais uma vez, ao menos nessa versão do switch eu não vi problema algum com as interferências dela. Algumas foram desnecessárias, mas nada de absurdo. Agora, eu sei que a espada ficava ali piscando toda hora, e imagino que no wii isso significasse uma interrupção atrás da outra. Aí não dá.

No mais, ainda em relação a Fi: Eu só posso dizer que me apaixonei por essa waifu bailarina, e que sentirei saudades da sua companhia. Aquela despedida dos dois, com aquela música maravilhosa ao fundo, chegou a escorrer uma lágrima.
Também vi outros reviwers tocando nesse assunto que o motion deu uma piorada nessa versão do Switch. Talvez as técnicas usadas no controle do Wii não tenha sido bem optimizadas para os Joy-cons ou não conseguiram uma solução satisfatória para a ausência do Sensor Bar (embora eu lembre que dava pra jogar o Skyward sem ele...). Qualquer dia quero testar só por curiosidade (talvez quando estiver navegando no mar aberto :ksafado). Não direi que minha experiência no Wii foi perfeita, mas o único momento que eu lembro de verdadeiramente ter sofrido com o motion foi aquele mini-game de tocar a harpa. Que treco horrível.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.549
Reações
91.741
Pontos
1.254
Pessoal recomenda o Mario Tennis Aces? Parece bacaninha.

O jogo em si é bem divertido porém o modo campanha é bem curto, o charme é o modo online que para nós HUE BR fica inviável pq eles mudaram o sistema de pareamento, então o jogo pega a região mais próxima da sua, então é comum agora esperar mais do que 50 minutos e não ter ninguém na partida. Se quiser comprar o game para jogar o multiplayer local eu recomendo demais porque é muito divertido
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.385
Reações
24.225
Pontos
903
O jogo em si é bem divertido porém o modo campanha é bem curto, o charme é o modo online que para nós HUE BR fica inviável pq eles mudaram o sistema de pareamento, então o jogo pega a região mais próxima da sua, então é comum agora esperar mais do que 50 minutos e não ter ninguém na partida. Se quiser comprar o game para jogar o multiplayer local eu recomendo demais porque é muito divertido
Último jogo de tênis que joguei foi Virtua Tennis no Dreamcast. Parece bem divertido esse mario, acho que vou pegar.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.421
Reações
80.025
Pontos
2.059
Também vi outros reviwers tocando nesse assunto que o motion deu uma piorada nessa versão do Switch. Talvez as técnicas usadas no controle do Wii não tenha sido bem optimizadas para os Joy-cons ou não conseguiram uma solução satisfatória para a ausência do Sensor Bar (embora eu lembre que dava pra jogar o Skyward sem ele...). Qualquer dia quero testar só por curiosidade (talvez quando estiver navegando no mar aberto :ksafado). Não direi que minha experiência no Wii foi perfeita, mas o único momento que eu lembro de verdadeiramente ter sofrido com o motion foi aquele mini-game de tocar a harpa. Que treco horrível.

Eu fiquei curioso agora, se o jogo usa a barra mesmo que de forma opcional. Se um dia vc chegar a testar, lembre-se de mim :kawaii

Eu olhei no manual do Wii e não vi um botão designado para resetar a posição do gyro. Sem a barra isso seria algo obrigatório. Alguém comentou que D-Pad pra baixo faz isso.

Se vc jogou com a barra e não se lembra de ter apertado constantemente um botão para resetar o motion, então já temos a resposta :klol

PS: como comentei no review, tive que apelar pro analógico nesse minigame também. Coisa horrorosa demais.
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.026
Reações
14.582
Pontos
503
Após ter zerado o Skyward, segue um mini review (acho que coloquei todos os spoilers com tag ispoiler, mas não garanto nada rs):

Zerei em 56 horas com quase tudo. Gosto de jogar com calma e tentar pegar tudo o que eu percebi no jogo (dificilmente procuro guias para saber o que ficou faltando), até pq eu zero e sigo em frente, não sou de ficar revisitando jogo, então faço valer à pena.

Joguei 99% do tempo no motion, trocando pro controle tradicional 4 vezes para passar de situações específicas (onde o motion estava me tirando do sério). Para esse jogo eu vou separar gameplay e controles.



Controles


Como falei, joguei praticamente tudo no motion. Foi o controle que eu achei mais adequado. Achei péssimo usar a espada no analógico, mas o pior é ter que apertar um botão para virar a câmera. Sem condições. No motion o jogo flui mais natural, ao menos na maior parte do tempo. E o problema é esse: na maior parte do tempo, mas estou falando algo acima de 50%. Não é suficiente para se ter uma experiência realmente prazerosa. É um mix de bons momentos com momentos dolorosos.

É uma maravilha quando o controle funciona. A sensação de imersão ao mover a espada livremente e obter o resultado desejado é prazerosa (assim como ao usar a rede para caçar insetos). Mas quando não funciona, é frustrante (em especial o ataque de perfurar, onde vc precisa executar movendo o controle sem muita força (do contrário aciona um ataque normal) mas que se for muito fraco não produz input algum). Ainda assim, achei MUITO melhor que jogar no analógico (e se esse último fosse a única opção, eu teria dropado o game).

Para usos com demais itens, como bombas, escudos, arco, drone e etc, há também uma oscilação no resultado. Não tive problemas no uso de bombas (vi um ou outro no twitch sofrendo com isso), embora eu não tenha conseguido, na prática, usar a feature de colocar uma curva nela (quando arremessada como bola de boliche). Usar o escudo é meio cansativo, e teria sido um problema se a necessidade de parry fosse constante. Ter que fazer um movimento daqueles não é a mesma coisa que simplesmente apertar um botão, e até por isso o timeframe para executar o parry é enorme.

Os itens de mira/pointer também não escapam dos problemas. Quando funciona é sem comparação com o analógico. Contudo, o drift é real. O meu joy-con direito (que ganhei da nintendo) apresenta umas perdas de sinal rápidas também, e isso complica ainda mais. Tive que calibrar o motion várias vezes durante a jornada, pq tinha hora que era impossível jogar (o controle estava parado e a mira andando pra direita). No Wii eu não sei como funcionava, se eles usavam a sensor bar em conjunto com o motion+ (o que evitar o problema de drift), mas no switch é um problema sério. Vou me repetir mais uma vez: quando as coisas funcionam é uma maravilha, mas quando não funciona... the pain is real.

E aí ainda tem a questão de voar e nadar. Ambos podem se mostrar um incômodo enorme. Voar não tem problema por não exigir muita precisão (tirando dois momentos específicos), mas nadar... ter que juntar as notas debaixo d'água foi a pain in the ass. Sério. O grande problema, mais uma vez, é o fato do controle não ser drift free. Enquanto o gyro ainda sabe onde está, dá pra jogar de boa. Mas quando ele começa a se perder... sai de baixo. O uso do Y para resetar a posição é constante. E por constante, eu quero dizer que eu apertava a cada 10 segundos (splatoon mandou lembranças). Ter que balançar o controle esquerdo para fazer o spin também não era divertido. E eu acho que esse é o grande ponto aqui. Vc se pergunta se certas coisas realmente eram necessárias. Ter que fazer esses movimentos aplicando uma força G (escudo, spin/rolamento, pegar altura com o pássaro, se balançar numa corda, pular durante uma escalada (?!)) passou longe de ser algo divertido, diferente do uso da espada (que dá pra extrair um gameplay bem diferenciado em vários momentos) e dos itens de mira. Uma exceção foi o drone, onde eu achei muito divertido controlar usando o gyro, e simplesmente consegui ser extremamente preciso nos voos (talvez na parte de voar e nadar os devs tenham deixado a resposta sensível demais, enquanto que no drone eu senti que ele tem uma deadzone maior).

Anyway, se o negócio não é divertido, não vejo motivos para estar lá. Poderia ter sido feito usando o método tradicional. Agora, mais uma vez, o wii tinha a sensor bar, e se ela foi usada, eu imagino que o gameplay era muito melhor nele. Além disso, eu lembro que faltavam botões no wii. Então não quero correr o risco de estar sendo injusto. Mas é claro que o marketing também era o de enfiar o motion em tudo.

Os momentos em que eu troquei pro controle tradicional foram ¹quando eu precisava usar o ataque perfurante e simplesmente não conseguia, ²quando eu joguei o minigame de queda livre, ³minigame de tiro ao alvo com o arco e ⁴quando precisei tocar bem a harpa para ganhar um item (achei a experiência com o motion terrível e, mais uma vez, passou longe de ser imersivo e divertido). Outro momento de dor profunda (que quase me fez apelar pro método tradicional) foi ao tentar inserir as chaves dos bosses. Vc tem que manter o A pressionado enquanto rotaciona o controle para todas as direções e nisso o gyro já se perdeu, aí vc tem que resetar a posição e tentar novamente. Um porre.

Enfim, é uma pena que eu não saiba como era jogar no wii. Estou comentando a minha experiência com a versão do switch apenas, e não querendo trazer uma discussão velha (já que eu não sei como funcionava na época). Agora, fica claríssimo pra mim que o game estava à frente do seu tempo. Digo, o que a nintendo tentou lá atrás foi incrível. Eu não sou um jogador engessado e incapaz de enxergar as maravilhas desse tipo de gameplay. Pra quem já jogou num bom VR, sabe que se o Skyward fosse adaptado para um Quest da vida, o negócio seria totalmente diferente. Uma coisa é depender apenas do gyro e acelerômetro, a outra é vc ter um sistema com precisão submilimétrica e que não sofre drift. Esse game em VR seria o ápice do que eles quiseram fazer lá em 2011.

Eu nunca irei ignorar os problemas pelos quais passei, mas vou guardar a lembrança dessa experiência com carinho, focando nos momentos em que as coisas funcionaram como foi inicialmente desejado, e que me trouxeram um ar de novidade mesmo após tantos anos (e já tendo jogado em VR).


Gameplay


Ou seja, vamos falar do jogo em si. Vou falar partindo do princípio de que as coisas funcionaram como deveriam.

O game no geral não é difícil. Em termos de combate, há momentos bem interessantes e outros nem tanto. É só ficar chacoalhando o controle que nem retardado? Às vezes dá certo sim, mas na maioria das vezes não. E se a pessoa não jogar da forma que o game está lhe propondo, particularmente eu não consigo vê-la se dando bem. Eu aceitei a proposta do game e achei o gameplay divertido (lembrando: quando tudo funcionou).

A A.I. não é como a de breath of the wild, mas já dava para notar algumas semelhanças. E não só na A.I. mas em alguns elementos de física também. Foi interessante ter jogado esses dois games na ordem invertida.

Em termos de puzzles, o jogo introduz alguns bem interessantes na série. Eu alguns momentos eu tive que pensar um pouco mais (mesmo sendo veterano em zelda), e eu sabia que jogadores 'normais' iriam empacar em vários momentos (e pude comprovar isso no twitch). Então quando eu digo que o jogo é fácil, leve em consideração minha experiência na série.

Nesse jogo os devs já haviam começado aquela ideia de fazer uma dungeon enorme. O próprio mundo é uma dungeon, onde vc vai avançando através de puzzles até que consegue adentrar a dungeon de fato. Desde o começo o level design deixa claro que aqueles mundos serão usados à exaustão, pq vc vê facilmente as áreas que serão acessadas mais pra frente. E aí entra um ponto que eu vi pontos positivos e negativos ao mesmo tempo. Por um lado foi interessante ver como eles conseguiram "reciclar" os mapas de forma criativa (inclusive com pequenas alterações em algumas partes, como a adição de novos inimigos), e deixando o jogador ansioso para poder acessar logo aquelas áreas. Por outro lado, vc fica preso naquelas 3 áreas, e tem que ficar revisitando "os mesmos lugares" várias vezes. Óbvio que as partes que interessam (e são o motivo das constantes visitas) são diferentes, mas ainda assim a sensação de não estar progredindo é grande (pelo fato de meio que estar sempre olhando para paisagens já conhecidas).

Eu não sei como me sentir sobre isso para ser honesto. Como falei, eu consigo ver os pontos positivos (achei boa a forma como foi executada), mas no fundo acho que foi uma decisão que não curti. Fica parecendo que foi um projeto com baixo budget (e sei lá se foi). Preferiria ver várias áreas diferentes como de costume (e eu digo isso independente de qualquer questão relacionada a história do game, se é algo que se encaixa ou não, etc). E somente uma observação: pra mim essa minha crítica acima em nada se compara com a questão das Shrines do BotW que alguns reclamaram. Vejo como situações muito diferentes.
No geral gostei do level design.

Uma coisa que eu não gostei foi do uso das estátuas. Achei uma decisão extremamente estúpida a de me forçar a voltar pro céu para poder descer novamente e escolher cair em outra estátua. Gente, pra que isso? Pq não me deixa simplesmente me teleportar entre as estátuas? Ou ao menos faz parecer que eu subi, voei n pássaro e desci novamente, numa animação bem rápida. Não vi sentido algum e definitivamente ficou de fora da listinha de quality of life da nintendo.

A parte de gameplay lá no silent realm não foi das melhores, mas também não achei uma merda completa. O problema foi ter que fazer isso 4 vezes. Mas nada superou ter que pegar as malditas notas nadando usando o motion. A parte de ter que recuperar os itens lá em Eldin Volcano eu até achei um approuch interessante. Mas a essa altura eu já estava um pouco cansado do vai e volta nos mesmos lugares (mesmo com as modificações nos cenários).

Acho que o game pecou em encher linguiça. Não foi uma enrolação clássica pq ao menos eles trouxeram à mesa mecânicas diferentes. É só que eu achei algumas delas forçadas e sem muito inspiração. Não precisava ter prolongado tanto o jogo. E aí eu posso citar o que acredito ser uma crítica que a maioria concorda: vai se foder enfrentar o Imprisoned 3 vezes. Eu disse 3 vezes? Não! foram 9 vezes pra mim! Sim, 9 vezes, já que eu tive que enfrentar o desgraçado 6 vezes a mais lá nos boss rush do dragão. E falando nesse último, foi esta merda que me deu uma vontade profunda de dropar o game. Eu só conseguia proferir insultos aos japas de pinto pequeno que tiveram a ideia de NÃO ME DIZER que quando eu estava no boss rush, eu teria que escolher UM item com o qual eu iria querer sair dali. To eu lá, enfrentando mais repetições no jogo, só pra no final descobrir que a cada item que eu achava que havia ganho, eu na verdade estava trocando o item que eu havia ganho pela possibilidade de ganhar o próximo item (isso caso eu não falhasse). Eu só queria a porra do hylian shield e acabei pegando 2k rupees que eu nem precisava (a carteira já estava cheia; não havia mais nada para comprar). Quando eu descobri que provavelmente teria que enfrentar o Imprisoned mais 3 vezes (pra conseguir o escudo) eu quase quebrei o controle. Desliguei na mesma hora pra não fazer bobagem e fiquei amaldiçoando os responsáveis por aquela mongolice. E se eu quiser os outros itens raros e o heartpiece, eu tenho que passar daquela merda várias vezes? Vão sonhando.

Há momentos que os devs tem uns pensamentos retardados que não dá pra defender.

Quanto aos bosses, acho que o que eu mais curti foi o Tentalus, mais pelo conjunto da obra (como as coisas acontecem antes da luta de fato). O Koloktos também é interessante. O Ghirahim é engraçado pela personalidade, mas a luta é bastante fácil. Enfim, eu por padrão já não espero nada de bosses, então tanto faz. Mas definitivamente não é um OoT nesse quesito IMO.

E falando em fácil, fiquei decepcionado com a luta com o Demise. A atmosfera é excelente, assim como o personagem - que se mostra bastante imponente e que tem um design muito foda - mas a luta foi facílima. Parecia um inimigo qualquer. Aliás, nem sei como é a tela de Game Over, pois não a vi rs

E pra encerrar (pq já cansei desse potato review), eu curti a interação com os personagens de skyloft. Toda vez que eu concluía uma missão eu voltava lá para descobrir as novidades. Tinha quase sempre alguma coisa nova (peguei todos os cristais de gratidão) e foi bem divertido ver a minha curiosidade sendo recompensada. Inclusive, foi interessante saber que em alguns momentos eu teria que escolher entre duas possibilidades e ficaria sem saber como as coisas se desenrolariam se eu tivesse escolhido diferente. Os melhores momentos foram sem dúvidas o triângulo amaroso (ou seria quarteto, com a fantasminha? (nesse eu tive que fazer dois saves para saber ambos os outcomes rs)) e ver a minha relação com a item check girl (Peatrice) evoluir. No começo ela era aquela frieza. Mas a cada nova interação, com o tempo ela começou a mandar frases diferentes, até que no final viramos amantes escondidos do pai dela (que me pediu par descobrir quem era o cara dando em cima da filha :kkk). Eu não me senti nem um pouco incomodado em mentir para ela sobre os meus sentimentos Kappa

E até coisas simples como o caso da mãe do Pipit foi interessante, já que após ouvir a conversa deles dois (onde ele dá aquela dura na mãe por ela pagar para alguém limpar a casa), ele fica se perguntando quem seria o maldito fazendo o serviço para a mãe (rachei de rir), e também depois disso vc passa a ter a opção de limpar a casa e sair sem aceitar os rupees. Bem bacana.


Gráficos


Ao mesmo tempo que eu via claramente como o jogo era tecnicamente datado eu também me via impressionado com como ele não parecia pertencer ao hardware para o qual foi feito. E isso certamente é pela direção de arte soberba. A nintendo realmente se superou nesse game e no galaxy. Apesar de tecnicamente simples, é incrível como tiraram tanto com tão pouco. As texturas parecem pinturas a óleo e demonstram como uma arte diferenciada vence o tempo. Bastou darem um tapa na resolução - mais uma vez, assim como com o galaxy - e o negócio já ficou agradável. E os 60fps definitivamente ajudam na experiência. Também curti os modelos dos personagens/inimigos e suas animações (bem fluidas). Destaque para o Demise, que achei um dos mais impressionantes de toda a série.


Som


O som no geral é excelente. Efeitos sonoros, localização 3D (joguei o tempo inteiro com o fone e conseguia identificar com precisão onde estavam os inimigos) e músicas. Mas confesso que, quanto as músicas da harpa, só a ballad of the goddess salvou. Tanto é que as outras eu sequer lembro. Pra quem cresceu com ocarina of time e ainda lembra todas as músicas do game, esse aí decepcionou. Mas as músicas do jogo em si são MUITO boas. Teve até uma homenagem a Majora's Mask.


Conclusão


Pra encerrar esta m**** pq estou cansado: O jogo tem altos e baixos, ponto. Comigo não tem vista grossa. Tá longe de ser um Ocarina of Time, mas eu o considero melhor do que o WW e o TP. Fico contente de ter finalmente podido jogar. Pra mim tá muito longe de ser uma bomba como o pessoal falou tanto. Tiveram as tais mudanças de quality of life (que eu sinceramente não prestei atenção sobre o que era exatamente), então só posso dizer que essa versão do switch me agradou sim. É um jogo pro qual eu daria uma nota indo de 7.5/10 a 8/10. No final suas qualidades tiveram mais força que seus defeitos e deslizes.

E quanto a Fi, mais uma vez, ao menos nessa versão do switch eu não vi problema algum com as interferências dela. Algumas foram desnecessárias, mas nada de absurdo. Agora, eu sei que a espada ficava ali piscando toda hora, e imagino que no wii isso significasse uma interrupção atrás da outra. Aí não dá.

No mais, ainda em relação a Fi: Eu só posso dizer que me apaixonei por essa waifu bailarina, e que sentirei saudades da sua companhia. Aquela despedida dos dois, com aquela música maravilhosa ao fundo, chegou a escorrer uma lágrima.

Agora imagina que todos os seus pontos negativos também ocorressem no Wii, mas somado a isso você encontrasse ainda mais decisões burras de design, interrupções diversas em diversos momentos, recalibrar o controle requeria que você o colocasse em uma superfície plana, etc, etc, etc... a versão do Switch reduziu bastante a "burocracia" do jogo, mas ainda assim foi o suficiente pra te incomodar... por isso o "hate" com o original, que na verdade não é hate mas sim frustração com decisões burras de design tão absurdamente básicas que eram inaceitáveis e derrubavam a diversão.

Falando do original, o jogo é ótimo no que acerta, mas erra demais onde não deveria errar. Seus pensamentos em relação aos devs são extamente os meus, e isso que você jogou a versão melhorada rsrs.

No mais, agora que você conhece a Fi (eu também gosto muito dela), vai lá e assiste a última memória de BotW novamente :)
 
Ultima Edição:

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.952
Pontos
1.474
Agora imagina que todos os seus pontos negativos também ocorressem no Wii, mas somado à isso você encontrasse ainda mais decisões burras de design, interrupções diversas em diversos momentos, recalibrar o controle requeria que você o colocasse em uma superfície plana, etc, etc, etc... a versão do Switch reduziu bastante a "burocracia" do jogo, mas ainda assim foi o suficiente pra te incomodar... por isso o "hate" com o original, que na verdade não é hate mas sim frustração com decisões burras de design tão absurdamente básicas mas que derrubavam a diversão.

Falando do original, o jogo é ótimo no que acerta, mas erra demais onde não deveria errar. A seu pensamento em relação aos devs são extamente os meus, e isso que você jogou a versão melhorada rsrs.

No mais, agora que você conhece a Fi (eu também gosto muito dela), vai lá e assiste a última memória de BotW novamente :)

São problemas que não minando a experiência do jogador. O jogo que deveria ser prazeroso vira um trabalho.

Isso é muito dos Zeldas antigos. Resolva essa quest aqui falando com um monte de NPCs pra ganhar direito de fazer a próxima dungeon.

Twilight Princess é horrível nesse sentido.
 

HonkaHonka

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.467
Reações
16.904
Pontos
503
Pessoal, tô com a minha conta configurada pra região dos EUA, se eu mudar pro Brasil perco todas as minhas moedas?

Abraços!
 

Snorlax Junior

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.414
Reações
11.395
Pontos
503
To jogando skyward sword e gostando muito mas os controles são sacanagem. Entendo toda a proposta da espada no jogo mas deveria ter uma configuração para jogar tranquilo sem usar ela no analógico no modo “controle”, toda hora ficar ajeitando a câmera também é um saco, principalmente nos combates, vou acabar levando bem mais tempo para zerar por conta disso
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.425
Reações
4.731
Pontos
1.299
To jogando skyward sword e gostando muito mas os controles são sacanagem. Entendo toda a proposta da espada no jogo mas deveria ter uma configuração para jogar tranquilo sem usar ela no analógico no modo “controle”, toda hora ficar ajeitando a câmera também é um saco, principalmente nos combates, vou acabar levando bem mais tempo para zerar por conta disso

É por essas e outras que a Nintendo não deve colocar um gimmick como principal freature de um console, como aconteceu no Wii e WiiU (eu pulei as duas), por que se vê obrigada a moldar os jogos em torno daquilo. Pra jogos como Zelda e Mario, que são maravilhosos em sua jogabilidade, coisas assim só limitam.
Acho que os gimmicks deveriam adicionar funções mas nunca substituir a maneira classica de jogar. Por isso torço pra que tenham aprendido com o Switch e mantenham esse formato pra sempre.
 
Topo Fundo