Nivus é pequeno, tem exatamente o mesmo espaço interno do polo (a diferença de tamanho foi toda para o porta-malas, o entre-eixos é o mesmo). A diferença de altura do solo se não me engano vem de 1,5cm do pneu com perfil mais alto, e outro 1,5cm da suspensão.
Para quem vem de um fit, hv-v, etc, acho que vai ser um carro apertado, principalmente no banco de trás. O renegade não muda muito, tem um espaço um pouco melhor na frente e mais espaço para cabeça, (geral) mas tem o mesmo sofrimento para as pernas atrás e tem menos porta-malas (tem a vantagem no acabamento melhor). Não dirigi o tracker, fica ruim de falar sobre.
Sobre motores turbo, depende. No fim são mais peças e que normalmente requerem mais precisão no ajuste, mas também são peças com vida longa (se bem cuidadas), não dão dor de cabeça com frequência. O que dá mais trabalho muitas vezes nem é o turbo, mas a injeção direta, você tem que ter mais cuidado onde abastece e tal (nesse ponto a injeção indireta do tracker é vantagem). Bicos injetores e bomba de alta sofrem bastante com combustível ruim.