O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


No 1º ano de Bolsonaro, China vai de ameaça comunista a aliada estratégica

Dreamscape

Bam-bam-bam
Mensagens
4.108
Reações
10.778
Pontos
278
Perfeito. Se a China não fosse um modelo keynesiano ditatorial c/ crescimento baseado em gastos estatais, seria o exemplo perfeito pro Brasil.
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
O mimimi ideológico desse governo patético vai por terra quando o grande mestre, o capital, manda fazer parceria econômica com o partido comunista. E vice versa, partido comunista fazendo acordo com biroleibe :klolz

Parece até que... Todo esse drama ideológico dos governos não passa de um espetáculo pra manter a galera entretida... Estranho.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
O mimimi ideológico desse governo patético vai por terra quando o grande mestre, o capital, manda fazer parceria econômica com o partido comunista. E vice versa, partido comunista fazendo acordo com biroleibe :klolz

Parece até que... Todo esse drama ideológico dos governos não passa de um espetáculo pra manter a galera entretida... Estranho.
Capitalismo não tem ideologia...

Por isso é eficaz.

T+
 


ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.046
Reações
172.316
Pontos
1.714
Nada mais natural. Se me lembro bem, o governo atual sempre disse que iria fazer negócios com quem fosse vantajoso, sem amarras ideológicas.

Pois é.

Sendo assim, é ponto positivo pois tá lá fechando acordo mesmo com discordâncias ideológicas. Tem que analisar todas as situações e trabalhar naquelas que forem vantajosas para o Brasil, como qualquer país decente faz.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.137
Reações
32.124
Pontos
503
Faz tempo que a China ultrapassou os EUA como maior parceiro comercial do Brasil.
O governo brasileiro já afirmava desde o início, que buscaria estreitar/melhorar o comércio bilateral com os norte-americanos, o que (lógico) não implica necessariamente em abandonar as compras/vendas pra o país chinês.

Sem novidades.
 

Pingu77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.644
Reações
29.812
Pontos
1.114
Pois é.

Sendo assim, é ponto positivo pois tá lá fechando acordo mesmo com discordâncias ideológicas. Tem que analisar todas as situações e trabalhar naquelas que forem vantajosas para o Brasil, como qualquer país decente faz.
No meu ver, a política externa é um dos pontos mais fracassados do governo e um dos mais ideológicos, junto do meio ambiente e da educação (no péssimo resultado e na falta de pragmatismo até então). A postura do Ernesto Araújo no Twitter reforça isso, de como ele pensa e o governo agia.

Ao longo da política externa corna do Bolsonaro, culminando com a polêmica da taxação do aço brasileiro pelos americanos, se os EUA desistiram mesmo da tributação dos nossos produtos, ele (Bolsonaro) apenas conseguiu voltar à estaca zero, ao 0 x 0. Além do estatismo trumpiano, que é ridículo. Dilma americana, como já diziam.

Boas leituras:

"Vocês já pararam pra pensar no quanto o Trump é um FDP sociopata? O volume de importação de aço/alumínio que os americanos realizam do Brasil/Argentina pesa muito mais na nossa balança comercial (exportações) do que na deles (importações). Perto do volume total de importações americano, na casa dos 2 trilhões de dólares, tudo isso é peido. O ganho de produção e emprego, mesmo nos setores protegidos em relação ao todo, seria ridículo. O cara está disposto a fuder mais ainda dois países historicamente amistosos, que já estão em grave situação econômica e calamidade social, unicamente porque ESPERA ganhar popularidade em alguns currais eleitorais. Pior: com uma medida que não terá quase nenhum impacto prático para eles."

c

"Esta acusação do Trump é nojenta e infundada. Não é o governo que determina o preço do dólar em função do real e vice-versa, mas as inúmeras transações diárias entre os agentes privados no mercado de câmbio, já que o regime é flutuante. Tudo bem, o governo até pode afetar diretamente a cotação comprando ou vendendo dólares, mas em ambos os países (Brasil, Argentina) essa intervenção veio no sentido de conter a desvalorização da moeda local, e não intensificá-la. É fácil entender: para valorizar a moeda local, o banco central precisa aumentar a oferta de dólar no mercado de câmbio nacional e vice-versa. Se Brasil e Argentina estivessem atuando ativamente para desvalorizar suas moedas, ambos os países estariam acumulando reservas em dólar, e não vendendo. Ao contrário do que o presidente americano insinua, o BCB vem se desfazendo de nossas reservas para conter a desvalorização do real:


A Argentina inclusive pegou uma linha de crédito com o FMI ano passado para ter o que vender, já que suas reservas estavam quase esgotadas. Dizer que a desvalorização foi "presidida" pelos países é de uma canalhice sem fim por parte do presidente americano.

Trump vem seguindo fielmente sua linha de governo que se caracterizou por prejudicar o conjunto da sociedade em favor de grupos específicos. Com essa medida, ganham os produtores de aço e alumínio americanos, perdem os consumidores e demais setores dos EUA, que passam a conviver com produtos mais caros, e perdem também os produtores brasileiros e argentinos."



c
 

infante_warrior

Bam-bam-bam
Mensagens
1.983
Reações
4.453
Pontos
314
O mimimi ideológico desse governo patético vai por terra quando o grande mestre, o capital, manda fazer parceria econômica com o partido comunista. E vice versa, partido comunista fazendo acordo com biroleibe :klolz

Parece até que... Todo esse drama ideológico dos governos não passa de um espetáculo pra manter a galera entretida... Estranho.
Não é vc quem leu Marx? Acho que vc tb não o compreendeu direito então.
Ademais, Bolsonaro tá agindo como o Principe, em alinhamento com sua virtù.

Ideologia é superestrutura, todo modo de produção tem ideias que justificam sua existência.
Não.
 
Ultima Edição:

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
0BEHl21.png
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.046
Reações
172.316
Pontos
1.714
No meu ver, a política externa é um dos pontos mais fracassados do governo e um dos mais ideológicos, junto do meio ambiente e da educação (no péssimo resultado e na falta de pragmatismo até então). A postura do Ernesto Araújo no Twitter reforça isso, de como ele pensa e o governo agia.

Eu entendo achar ruim por conta da mudança de alinhamento ideológico. Agora, tem que analisar objetivamente as coisas para traçar uma métrica.

Independente do que cada um dos 3 fala em rede social, tem que ver o que está sendo feito.


Do que me é permitido falar, o MRE em 2019 foi um pouco melhor do de 2018 (dá pra dizer uma continuação). Fechou alguns acordos (em diversas áreas), parcerias e foi condutor nas missões técnicas e empresariais, que obtiveram seus êxitos. Enxugou um pouco a sua máquina, fechando algumas Embaixadas que não tinham necessidade de existir e iniciando outros processos.

Teve o grande acordo Mercosul-UE que concluiu (crédito dividido com o Serra comedor).

Agora, a mudança no alinhamento deve ter desagradado a alguns setores e eu entendo o porquê de não gostarem. Mas objetivamente, foi um bom ano sim.


O Weintraub só de ter começado o processo para permitir financiamento privado nas universidades públicas, democratizado a carteirinha de estudante e intensificado a fiscalização nas atividades administrativas dos órgãos sob sua tutela, já fez mais do que qualquer ME antes dele. O Vélez sim foi um super fiasco por incapacidade gerencial.



Onde eu vou concordar é o Meio Ambiente. E isso não por conta do posicionamento ideológico do Salles mas sim porque ele não fez quase nada objetivamente falando.
 

Dreamscape

Bam-bam-bam
Mensagens
4.108
Reações
10.778
Pontos
278
Não sei por que vocês tão falando de "alinhamento ideológico". Porque Bolsonaro falou m**** sobre a China em 2018? Se falou deve ter-se arrependido amargamente, e falou por pura ignorância.

A China é comunista? Caralhos, foda hein, um país comunista que pratica protecionismo, que tem mais liberdade econômica que o Brasil, que exporta tecnologia de primeira ponta com o mais-valia lá nas alturas, que tem um Estado hierárquico, que tem livre mercado, que tem propriedade privada, que tem trabalho assalariado, que tem forma-dinheiro, uau, tem que ser minimamente ignorante sobre o assunto pra achar que a China é comunista.

O partido ditador da China que se chama "comunista", não significa que o País seja. De comunista a China não tem nada. É mais capitalista que o Brasil.
 

infante_warrior

Bam-bam-bam
Mensagens
1.983
Reações
4.453
Pontos
314
Não sei por que vocês tão falando de "alinhamento ideológico". Porque Bolsonaro falou m**** sobre a China em 2018? Se falou deve ter-se arrependido amargamente, e falou por pura ignorância.
Discordo. Ele falou para a plateia dele. O que é bem diferente.
Por isso citei que ele age de acordo com sua própria virtù. Não importa o que ele disse, se será benéfico para o seu mandato, ele fará.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.526
Pontos
1.244
Não sei por que vocês tão falando de "alinhamento ideológico". Porque Bolsonaro falou m**** sobre a China em 2018? Se falou deve ter-se arrependido amargamente, e falou por pura ignorância.

A China é comunista? Caralhos, foda hein, um país comunista que pratica protecionismo, que tem mais liberdade econômica que o Brasil, que exporta tecnologia de primeira ponta com o mais-valia lá nas alturas, que tem um Estado hierárquico, que tem livre mercado, que tem propriedade privada, que tem trabalho assalariado, que tem forma-dinheiro, uau, tem que ser minimamente ignorante sobre o assunto pra achar que a China é comunista.

O partido ditador da China que se chama "comunista", não significa que o País seja. De comunista a China não tem nada. É mais capitalista que o Brasil.
:kpensa
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Não sei por que vocês tão falando de "alinhamento ideológico". Porque Bolsonaro falou m**** sobre a China em 2018? Se falou deve ter-se arrependido amargamente, e falou por pura ignorância.

A China é comunista? Caralhos, foda hein, um país comunista que pratica protecionismo, que tem mais liberdade econômica que o Brasil, que exporta tecnologia de primeira ponta com o mais-valia lá nas alturas, que tem um Estado hierárquico, que tem livre mercado, que tem propriedade privada, que tem trabalho assalariado, que tem forma-dinheiro, uau, tem que ser minimamente ignorante sobre o assunto pra achar que a China é comunista.

O partido ditador da China que se chama "comunista", não significa que o País seja. De comunista a China não tem nada. É mais capitalista que o Brasil.
Livre mercado só pra pastelarias e pequeno comércio.
A base industrial da China é 95% capitalismo de estado. Não deixa de ser capitalismo, mas é um capitalismo centralizado e controlado. Um liberal (na economia) teria um síncope se visse isso.
 

Dreamscape

Bam-bam-bam
Mensagens
4.108
Reações
10.778
Pontos
278
A base industrial da China é 95% capitalismo de estado. Não deixa de ser capitalismo, mas é um capitalismo centralizado e controlado. Um liberal (na economia) teria um síncope se visse isso.
Então me explica aí por que a China tem mais liberdade econômica que o Brasil.

Obs: Brasil fala de livre mercado no primeiro artigo da constituição.
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

E eu também sou liberal na economia. É completamente correto afirmar que a China tem livre mercado. Apenas não tanto quanto países de fato liberais.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
E eu também sou liberal na economia. É completamente correto afirmar que a China tem livre mercado. Apenas não tanto quanto países de fato liberais.
Bem, pergunta pra Embraer se ela acha que a China tem livre mercado.
Isso só pra citar 1 empresa nacional.
Tenta me dizer 1 empresa internacional que foi pra China produzir o que quisesse e não tivesse mil amarras por parte do governo.
 

Dreamscape

Bam-bam-bam
Mensagens
4.108
Reações
10.778
Pontos
278
Bem, pergunta pra Embraer se ela acha que a China tem livre mercado.
Isso só pra citar 1 empresa nacional.
Tenta me dizer 1 empresa internacional que foi pra China produzir o que quisesse e não tivesse mil amarras por parte do governo.
Continua tendo mais liberdade econômica que o Brasil.

Pode não ter livre iniciativa e economia de mercado como um país capitalista liberal, mas é um capitalismo keynesiano. Continua não sendo capitalismo de verdade. Só é mais capitalista que o Huezil.
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
Não é vc quem leu Marx? Acho que vc tb não o compreendeu direito então.
Ademais, Bolsonaro tá agindo como o Principe, em alinhamento com sua virtù.


Não.

Li sim, seria bom vc argumentar sobrei porque deu não ter entendido Marx. Vc leu? Quais obras?

Biroleibe está agindo de acordo com o que a economia manda, e a economia manda ele limpar o cu com ideologia dele e fazer acordo com o partido comunista da China.
 

infante_warrior

Bam-bam-bam
Mensagens
1.983
Reações
4.453
Pontos
314
Li sim, seria bom vc argumentar sobrei porque deu não ter entendido Marx. Vc leu? Quais obras?

Biroleibe está agindo de acordo com o que a economia manda, e a economia manda ele limpar o cu com ideologia dele e fazer acordo com o partido comunista da China.
Bom, eu já argumentei. Na verdade a resposta que daria a ti, dei para o @Vim do Futuro.
Vc já leu Maquiável? Já teve contato com? Pq na minha visão a coisa é mais complexa do que "economia manda", e todo esse reducionismo ao capital em sí.
Qto a eu ter lido Marx, sim, não somente lí as suas obras, como o estudei bastante.
Minha dissertação de mestrado foi sobre Bauman.
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
Bom, eu já argumentei. Na verdade a resposta que daria a ti, dei para o @Vim do Futuro.
Vc já leu Maquiável? Já teve contato com? Pq na minha visão a coisa é mais complexa do que "economia manda", e todo esse reducionismo ao capital em sí.
Qto a eu ter lido Marx, sim, não somente lí as suas obras, como o estudei bastante.
Minha dissertação de mestrado foi sobre Bauman.

Que o Estado é o mantenedor do status quo? E no que isso contradiz o que eu falei? Manter o status quo significa manter a reprodução do capital, o que significa que o biroleibe tem que enfiar no toba todo o discurso patético da ideologia dele pq o centro do capital está agora na China, governada por um partido que o biroleibe já disse ter birra.

Já li Maquiavel sim, mas ele é duma época em que os líderes tinham certa autonomia pra decidir as coisas. Já não tem mais tanta validade assim, principalmente pra analisar as atitudes de um presidente da Banânia, país periferia que nunca teve autonomia nenhuma.

Me surpreende você dizer que leu Marx e não entender o que eu disse, achar que presidente tem autonomia perante o capital.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.252
Reações
10.111
Pontos
1.494
É uma questão de pragmatismo: a China é a 2ª maior economia do mundo e o maior parceiro comercial do Brasil.

Não há como qualquer governo brasileiro prosperar, independente de ideologia política, ignorando o poder econômico da China.
 

infante_warrior

Bam-bam-bam
Mensagens
1.983
Reações
4.453
Pontos
314
Que o Estado é o mantenedor do status quo? E no que isso contradiz o que eu falei? Manter o status quo significa manter a reprodução do capital, o que significa que o biroleibe tem que enfiar no toba todo o discurso patético da ideologia dele pq o centro do capital está agora na China, governada por um partido que o biroleibe já disse ter birra.

Já li Maquiavel sim, mas ele é duma época em que os líderes tinham certa autonomia pra decidir as coisas. Já não tem mais tanta validade assim, principalmente pra analisar as atitudes de um presidente da Banânia, país periferia que nunca teve autonomia nenhuma.

Me surpreende você dizer que leu Marx e não entender o que eu disse, achar que presidente tem autonomia perante o capital.

A minha questão com vc foi esta e somente esta:

Parece até que... Todo esse drama ideológico dos governos não passa de um espetáculo pra manter a galera entretida... Estranho.
Todos(Estados) farão o que for necessário para manter o status quo. No fundo, no fundo todos jogam para a sua "plateia".
Da mesma forma que vc foi irônico, eu ironizei em cima.

Qto a Maquiavel. Se leu e acha que os seus ensinamentos resumem-se ou são aplicáveis restritamente ao período absolutista, sugiro que procure estudar mais sobre Teoria Geral do Estado, para formar um pensamento mais crítico e menos binário.
A obra O Principe é sobre poder. Pouco importa se é na Banânia, numa Monarquia absolutista ou na China "Comunista".
 

Guy_Debord

Bam-bam-bam
Mensagens
4.377
Reações
5.511
Pontos
353
A minha questão com vc foi esta e somente esta:


Todos(Estados) farão o que for necessário para manter o status quo. No fundo, no fundo todos jogam para a sua "plateia".
Da mesma forma que vc foi irônico, eu ironizei em cima.

Qto a Maquiavel. Se leu e acha que os seus ensinamentos resumem-se ou são aplicáveis restritamente ao período absolutista, sugiro que procure estudar mais sobre Teoria Geral do Estado, para formar um pensamento mais crítico e menos binário.
A obra O Principe é sobre poder. Pouco importa se é na Banânia, numa Monarquia absolutista ou na China "Comunista".

O poder na sociedade capitalista está no capital em si. Como eu te falei, líderes de Estado não tem a mesma liberdade pra governar como tinham na época absolutista. Temos sim que levar em consideração todas essas questões que dizem respeito a como os estados são geridos, mas não dá pra ignorar o "pra que" eles são geridos, e a resposta está na reprodução do capital. Se o capital não se reproduz, há crises e nenhum governo segura uma sociedade em crise econômica. Logicamente vão atropelar qualquer ideologia que dizem seguir em prol da reprodução do capital.

Sobre os espetáculos, estou ciente disso que você fala, meu comentário foi uma cutucada naqueles que levam esses discursos a sério, que acham que a China é realmente comunista, ou que o biroleibe é realmente um nacionalista que se preocupa com os valores conservadores e o c***lho a 4.
 
Topo Fundo