O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


No Brasil, videogame é coisa de mulher, aponta pesquisa

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.221
Reações
42.233
Pontos
1.339
“Existe uma falsa noção de que os homens são os principais consumidores de jogos eletrônicos no Brasil, mas não apenas as mulheres representam a maioria deste público como também estão cada vez mais engajadas nos games, dos e-sports aos consoles, passando pelo celular”, afirma Carlos Silva, gerente da Go Gamers
127319
127320
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.057
Reações
34.959
Pontos
1.054
Hardcore d+

4bFwNDjVvezhpxxsZN_AKjTrGFuF0B7jilk8HuN1aFrJ7yGO0IVA3xaQPFPhDP6Z3Q
 

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
Independente do sexo, jogador casual sempre vai ser a parcela considerável de qualquer pesquisa, pois é o que forma a maior parte do publico, e até ai não tem nada de novo nessa pesquisa. Resultado mais do que previsivel.

O problema dessa pesquisa e colocar quem joga candy crush no celular como gamer...
Perca de tempo.

E qual o problema de jogar Candy Crush ou Tetris? Ambos são formas válidas de se jogar games, e isso não é demérito nenhum.

Tá parecendo papo furado de "curriculum gamer" isso ai.
 
Ultima Edição:


EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.221
Reações
42.233
Pontos
1.339
66,7% tem o smartphone como plataforma favorita:klol

Nada contra, mas juntar quem joga em smartphone com quem joga em console e PC e meio sem sentido né...
Faz ‘streaming’ no celular ue
:coolface

Bem diferente de quando comecei a jogar Video Game na metade dos anos 80 quando VG era ''brinquedo'' de moleque.
Verdade. Lembro que pessoal fazia cara feia (nos anos 90) quando vc falava que jogava videogame. Tinham vários rótulos da galera 'descolada'
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.410
Reações
178.320
Pontos
1.514


hardcore pra mim



num sei jogar saporra não kkkk




Bem diferente de quando comecei a jogar Video Game na metade dos anos 80 quando VG era ''brinquedo'' de moleque.


nos anos 90 ainda era visto assim. Tanto que muitas vezes nas lojas tu via Snes e Megão na seção de brinquedos. Acho que de 2000 pra cá começou a mudar, com os consoles se tornando mais um eletrônico que um brinquedo e a galera que jogava videogame nos anos 80 chegaria a fase adulta mantendo o hábito de jogar.


Se bobear, ainda tu encontra tiozões de mais idade que ainda olham torto se tu falar que joga videogame, ainda deve achar coisa criança hehee
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.537
Reações
56.876
Pontos
1.003
Pessoal fala de mulher jogar em smartphone, mas a maioria absurda dos jogadores, independente de sexo, é casual. Só lembrar da Sony mostrando que a média é de 10 jogos por Ps4. A maioria das pessoas não termina 10 jogos considerando a geração inteira. Então é bem complicado querer falar de hardcore e casual, quando "hardcore" é algo raro até para homens. Claro que depende da definição dada ao termo.

Eu conheço muitas garotas "hardcore". O ponto é que a maioria não se expõe e boa parte usa nick neutro ou masculino, para evitar homem que não sabe se comportar ao jogar com mulher. Ficam enchendo o saco ou dizendo que tá deixando o irmão jogar na conta.

E não adianta reclamar de curriculo gamer ou cobranças por jogatina e depois vir aqui pagar de hardcore pra cima das "garotas casuais que jogam em celular".
 
Ultima Edição:

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.325
Reações
22.717
Pontos
803
Aí estão aquelas bundas de véya, assentadas nas almofadas, mexendo indicador de mouse pra arrastar esmeralda falsa pra riba de outra, ou administrando teta de vaca, alpercata de chico em autorun e jogo da cobrinha em recepções de odontólogos e remelechos de Paciência Spider nas repartições públicas

Sem contar que o cara que faz o senso dessas coisas considera uma fulana que entra num jogo uma vez por ano, como minha esposa logando no caça-níqueis roroso do Super Mario Run, num aeroporto em Budapeste, como jogadora de fato. Os caras apelam nos métodos de inclusão, falta só pegar quem faz o método de avaliação de atendimento da Vivo, que é gameficado, como membro do time.




E isso não é uma crítica, claro, só uma observação pessoal, eu truco essas pesquisas que demonstram que a maioria dos proprietários de consoles mais Hardcore (XBox e Playstation) são mulheres, porque eu raramente vejo uma com um, e as que eu vejo mais raramente ainda têm outra coisa que não um Switch ou um Wii com 1 ou 2 jogos instalados pra servir de chamativo pra umas catuabas e uns canapés num jantar dançante.


Talvez isso seja-lhes vantagem, aliás, jogar menos, não tem trunfo nenhum em passar horas e horas por semana nisso, que nem a gente faz.


No Japão, o Switch domina o público feminino (inclusive na faixa pediátrica), aí tem umas pesquisas com metodologia mais encorpada que provam




a média é de 10 jogos por Ps4.


E olha que é a maior de todas. A média (tie-ratio) do Switch por exemplo é 5, a do Xbox só Deus sabe, porque a Micro não revela.


Tem um detalhe aí, o Tie-Ratio (média de jogos por dono de um console) é inversamente proporcional à User Base, quanto maior ela é, mais difícil é essa média ser alta.

Isso significa que um console com 120 milhões de donos e uma média de 10 jogos por proprietário, na realidade representa, como verdade estatística, uma performance “melhor” que um console com 20 milhões de donos e uma média de 12 jogos por proprietário.


Ao bem da verdade, esses números vêem sendo ressignificados pra “gasto”, já que não dá mais pra saber quem tem o quê, com as assinaturas e os games vivos e infinitos.


Você está certo, a maioria é casual (embora não por esse motivo em específico), esmagadoramente, inclusive o casual joga menos que 10 jogos por geração, essa média só vai a isso porque os hardcore como nós, que têm 388 games (meu número no PS4) puxam-na pra cima.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.046
Reações
172.317
Pontos
1.714
Uma coisa é dizer que o público feminino aumentou. Isso dá pra concordar até pela leve desestigmatização e talz.

É muito mais fácil encontrar uma menina/moça/mulher que tenha contato com videogames do que na década de 90, por exemplo.



Agora, essa pesquisa ae tá de brinks com nóis :lolwtf
 

Hiaki

FEVER Free Zone
VIP
Mensagens
4.019
Reações
10.023
Pontos
653
Quero nem saber como foi feita essa pesquisa sem sentido, mas a go gamers tem palco no Brasil? Nem sabia
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.537
Reações
56.876
Pontos
1.003
Aí estão aquelas bundas de véya, assentadas nas almofadas, mexendo indicador de mouse pra arrastar esmeralda falsa pra riba de outra, ou administrando teta de vaca, alpercata de chico em autorun e jogo da cobrinha em recepções de odontólogos e remelechos de Paciência Spider nas repartições públicas

Sem contar que o cara que faz o senso dessas coisas considera uma fulana que entra num jogo uma vez por ano, como minha esposa logando no caça-níqueis roroso do Super Mario Run, num aeroporto em Budapeste, como jogadora de fato. Os caras apelam nos métodos de inclusão, falta só pegar quem faz o método de avaliação de atendimento da Vivo, que é gameficado, como membro do time.




E isso não é uma crítica, claro, só uma observação pessoal, eu truco essas pesquisas que demonstram que a maioria dos proprietários de consoles mais Hardcore (XBox e Playstation) são mulheres, porque eu raramente vejo uma com um, e as que eu vejo mais raramente ainda têm outra coisa que não um Switch ou um Wii com 1 ou 2 jogos instalados pra servir de chamativo pra umas catuabas e uns canapés num jantar dançante.


Talvez isso seja-lhes vantagem, aliás, jogar menos, não tem trunfo nenhum em passar horas e horas por semana nisso, que nem a gente faz.


No Japão, o Switch domina o público feminino (inclusive na faixa pediátrica), aí tem umas pesquisas com metodologia mais encorpada que provam







E olha que é a maior de todas. A média (tie-ratio) do Switch por exemplo é 5, a do Xbox só Deus sabe, porque a Micro não revela.


Tem um detalhe aí, o Tie-Ratio (média de jogos por dono de um console) é inversamente proporcional à User Base, quanto maior ela é, mais difícil é essa média ser alta.

Isso significa que um console com 120 milhões de donos e uma média de 10 jogos por proprietário, na realidade representa, como verdade estatística, uma performance “melhor” que um console com 20 milhões de donos e uma média de 12 jogos por proprietário.


Ao bem da verdade, esses números vêem sendo ressignificados pra “gasto”, já que não dá mais pra saber quem tem o quê, com as assinaturas e os games vivos e infinitos.


Você está certo, a maioria é casual (embora não por esse motivo em específico), esmagadoramente, inclusive o casual joga menos que 10 jogos por geração, essa média só vai a isso porque os hardcore como nós, que têm 388 games (meu número no PS4) puxam-na pra cima.

E pra começar, tem que saber qual é o critério de hardcore que essa pesquisa utiliza, porque nunca vi alcançarem um consenso. Já vi determinarem como hardcore quem:

- busca platinar ou miletar a maioria dos jogos, independente de dificuldade;

- termina jogos na maior dificuldade e aprecia desafios, no geral, independente de troféus;

- dedica muitas horas de jogatina ao hobbie, zerando muito jogos ou se dedicando a obras específicas;

- tem muita habilidade em jogos multiplayer;

- possui um conhecimento acima da média sobre jogos em geral.

É arriscado a pessoa que fez essa matéria nem ter ideia do significado do termo.

E sobre garotas, realmente vejo bem menos com Xbox e Ps4, mas ainda conheço uma boa quantia e tenho amizade com algumas, fora a que eu namoro, que é dodói por platina. Várias são do tipo que jogam muito em colecionam platinas chatinhas de se obter. Geralmente são mais reservadas. No Xbox oas mulheres são justamente as que possuem mais tempo de gameplay nos jogos. A imagem que as pessoas têm de garota gamer é a casual que joga com decote, querendo aparecer mais do que o jogo. Vários nem devem acreditar em mulher que joga bastante.

Aliás, alguns exemplos da quantidade de horas jogadas no Xbox, na minha lista de amigos:
Overwatch

127329

Forza Horizon 4

127331


Halo 5

127332


The Witcher 3

127333

Gears 4

127334

Monster Hunter Worlds

127335
 
Ultima Edição:

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.325
Reações
22.717
Pontos
803
E pra começar, tem que saber qual é o critério de hardcore que essa pesquisa utiliza, porque nunca vi alcançarem um consenso. Já vi determinarem como hardcore quem:

- busca platinar ou miletar a maioria dos jogos, independente de dificuldade;

- termina jogos na maior dificuldade e aprecia desafios, no geral, independente de troféus;

- dedica muitas horas de jogatina ao hobbie, zerando muito jogos ou se dedicando a obras específicas;

- tem muita habilidade em jogos multiplayer;

- possui um conhecimento acima da média sobre jogos em geral.

É arriscado a pessoa que fez essa matéria nem ter ideia do significado do termo.

E sobre garotas, realmente vejo bem menos com Xbox e Ps4, mas ainda conheço uma boa quantia e tenho amizade com algumas, fora a que eu namoro, que é dodói por platina. Várias são do tipo que jogam muito em colecionam platinas chatinhas de se obter. Geralmente são mais reservadas. No Xbox oas mulheres são justamente as que possuem mais tempo de gameplay nos jogos. A imagem que as pessoas têm de garota gamer é a casual que joga com decote, querendo aparecer mais do que o jogo. Vários nem devem acreditar em mulher que joga bastante.

Aliás, alguns exemplos da quantidade de horas jogadas no Xbox:


É o que o @ptsousa disss acima, aumentou mesmo (aliás, esse excelente user virou staff member de ontem pra hoje, ou é aqueles esquemas de “VIP Member”? Que notícia boa!)

Mas minha amostra é viciada, não convivo com gamers, nem mesmo os homens são, uma parte minúscula de meu círculo de amizades joga videogames, e essa parte é casual COD/LOL/DOTA/Fifa ainda por cima, o resto nem isso, o que é compatível com minha visão sobre videogames: uma atividade solitária, introspectiva, densa e analítica, só fugindo disso nos Fliperamas e Locadoras do passado - que não existem mais - ou naquele encontro no sofá pra um Multi On Counch com non-gamers via Mario Kart ou Guitar Hero, o que ocorre umas duas vezes por ano no máximo.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.529
Reações
43.774
Pontos
1.499
O engraçado é que conheço um numero considerável de mulheres que jogam (e jogos decentes, eu por exemplo conheci a série souls pq uma amiga me apresentou o Demons na época que nem tinha sido lançado no ocidente), mas alguns ambientes tipo a OS por exemplo consegue ter menos participação feminina que o finado Uol Jogos, isso ai já é uma consequência de outra coisa e não culpa do publico feminino.

Pessoal tem que entender que "publico gamer" não é uma coisa só.
É tipo misturar fã de filme da Marvel com fã de musical estilo Lalaland com fã de filme de terror e fã desses filmes baseados em histórias reais e etc... todos são fãs de filmes mas isso não significa que gostam das mesmas coisas.

E tenho problema nenhum com publico casual, todo mundo começa em algum lugar e muito jogo famoso aí é algo que considero "entry level" para iniciantes no hobbie (tipo Uncharted por exemplo) mas isso é normal, ninguém começa já entrando no competitivo de Starcraft.

Só acho engraçado o cara reclamar de casuais mas quando vai jogar Dark Souls desliga a internet pq tem medo de ser invadido, o cara platina o jogo (algo que requer só paciência e não habilidade) mas tem pavor de contato social até dentro de um jogo.
:klol



Joguei DOTA por anos e posso falar aqui que 90% da OS iria chorar lagrimas de sangue por achar esse jogo difícil demais, pessoal aqui já chora quando precisa controlar a câmera em um jogo (por isso que preferem TPS onde câmera fica fixa) ou por ter que fazer qualquer coisa simples, lá é o tipo de jogo que o inimigo explora exatamente essas falhas pra tirar vantagem.
Mas LOL e DOTA são praticamente um gênero à parte. Pessoal que se dedica a esses jogos não costuma triscar em nenhum outro. Seria tipo colocar dentro da mesma cesta pessoas que gostam de sei lá, maratonar Friends pra sempre, como grandes viciados em série.

Não quis dizer que são jogos simples nem nada do tipo, só que quando pensamos em “GaMeR” com o perfil que temos na OS, jogadores de LOL e DOTA dificilmente se encaixam.
 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.588
Reações
9.970
Pontos
503
Só acho engraçado o cara reclamar de casuais mas quando vai jogar Dark Souls desliga a internet pq tem medo de ser invadido, o cara platina o jogo (algo que requer só paciência e não habilidade) mas tem pavor de contato social até dentro de um jogo.
:klol



Joguei DOTA por anos e posso falar aqui que 90% da OS iria chorar lagrimas de sangue por achar esse jogo difícil demais, pessoal aqui já chora quando precisa controlar a câmera em um jogo (por isso que preferem TPS onde câmera fica fixa) ou por ter que fazer qualquer coisa simples, lá é o tipo de jogo que o inimigo explora exatamente essas falhas pra tirar vantagem.
 

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.695
Reações
22.798
Pontos
803
O publico geral é dedicado em apenas alguns jogos.

Se conversar com as pessoas vai ver que muitos só usam o PS4 ou Xbox pra jogar GTA ou FIFA (que honestamente, são 100x menos complexos que um dota da vida) então essa dedicação com apenas 1 jogo é bem normal. Publico do PS4 por exemplo maioria deve ser esse tipo de jogador que fica só no Call of Duty, Minecraft, Fortnite, Rocket League e etc.

Esse é exatamente o motivo que mesmo com uma base de 100 milhões quando vende 1 milhão é motivo pra comemoração.
Gta menos complexo q dota?
GTA MENOS COMPLEXO QUE DOTA?
Retire o q vc disse.
 
Topo Fundo