O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Nojo de RH + desempregadOS] Relatem suas experiências com esse setor desprezível

Herminium

Bam-bam-bam
Mensagens
1.141
Reações
2.160
Pontos
453
Não acho que tem algum tópico do tipo mas na real só queria expor um pouco, mas bem pouco mesmo, do meu ódio, minha aversão, asco, nojo, desprezo por esse setor malquisto de todas as empresas que existem, e de longe, o pior de todas as que já trabalhei.

Entre várias experiências, vou relatar uma que está bem fresca (nem 1 mês de vida) que, após receber um contato para uma entrevista de uma vaga (de uma empresa grande por sinal - mas conduzida por uma agência de temporários), me chamaram e ficaram de mandar o dia para a entrevista, porém, nisso se passou um dia, dois, três e nesse eu perguntei se haviam algum retorno sobre a data da entrevista.

Nada.

No segundo dia que perguntei, me mandaram meio a contragosto. Então, entrevista feita com dinâmica. Uns dias depois recebo um email pedindo os documentos para admissão, o que normalmente te deixaria contente já que, se pediram documentos é porque você passou certo?

Errado, talvez. Porque nisso já faz quase uma semana (6 dias pra ser exato) que estou no gelo, sem retorno de ninguém, telefone da agência nem completa ligação, sem e-mail e os tíquetes nunca são retornados. TODOS empregos que eu tive antes, quando me pediam documento era pra começar pra muito dois dias depois de quando recebi o email, já com data definida.

Vocês podem me chamar de desesperado ou ansioso, e podem até estar certos de certa forma, porém vejam o lado de quem está do lado mais frágil - procurando emprego - coisa que felizmente não estou desesperado, apenas quero trabalhar, e se fazem comigo com certeza fazem pra outras pessoas também, e gente que com certeza tem MUITO mais necessidade de trabalhar que eu, que felizmente não tenho filhos, nem casa pra sustentar. E conversando com outros amigos, a situação se repete, pessoas que passaram por situações de entrevista bem piores que a minha.

tl;dr relatem suas experiências com entrevistas, vagas absurdas e pouco caso dos gestores de RH que cada dia mais nota-se que aparentemente a diversão deles é de fato rasgar currículo e tomar tempo do desempregado.

Uma página que ilustra bem como é o meio corporativo atual: https://www.facebook.com/Entrevistamento
 
Ultima Edição:

Zidane 5

Habitué da casa
Mensagens
45
Reações
174
Pontos
53
Desprezo eterno a área de justiça e RH do chipanzil


Nao consigo esquecer que muitos anos atrás, eu fodido e desesperado fui preeencher vaga de jovem aprendiz na renner.

A dinamica dos caras era vc ir até a porta da loja e gritar a plenos pulmões a frase: "BOM DIA, TUDO BEM?????"

Mandei tomar no rabo e fui pra casa com duas integração a menos no meu bilhete unico e com uma ferida vitalícia no orgulho e self respect
 

Prava

Bam-bam-bam
Mensagens
6.059
Reações
27.838
Pontos
403
279452927_5102082276536080_2312478116677792841_n.png
 

DanteMayCry

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.247
Reações
13.024
Pontos
1.254
Desprezo eterno a área de justiça e RH do chipanzil


Nao consigo esquecer que muitos anos atrás, eu fodido e desesperado fui preeencher vaga de jovem aprendiz na renner.

A dinamica dos caras era vc ir até a porta da loja e gritar a plenos pulmões a frase: "BOM DIA, TUDO BEM?????"

Mandei tomar no rabo e fui pra casa com duas integração a menos no meu bilhete unico e com uma ferida vitalícia no orgulho e self respect

:klolwtf

Parece aquelas sacanagens que fazem com os recrutas na área militar. Galera do RH se diverte com dinamica, deve ser bom ver idiotas fazendo idiotices.
 


OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Desprezo eterno a área de justiça e RH do chipanzil


Nao consigo esquecer que muitos anos atrás, eu fodido e desesperado fui preeencher vaga de jovem aprendiz na renner.

A dinamica dos caras era vc ir até a porta da loja e gritar a plenos pulmões a frase: "BOM DIA, TUDO BEM?????"

Mandei tomar no rabo e fui pra casa com duas integração a menos no meu bilhete unico e com uma ferida vitalícia no orgulho e self respect
É retardado isso. Mas avaliando somente isso, eu faria isso tranquilo.
 

Fresco

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
503
Reações
855
Pontos
534
Lamento, mas é assim mesmo. Isso é praticamente tudo que há pra dizer sobre isso.

Muitas coisas não funcionam bem, melhor não pegar muita pilha.

Além disso, eu geralmente não faço mais negócio com quem me trata mal. Essa é uma das únicas coisas que você pode fazer.
 

Nalo300

Bam-bam-bam
Mensagens
1.236
Reações
3.415
Pontos
353
na minha primeira e unica entrevista de emprego (estagio, na verdade), disse que nao sabia nada de redes, nem tinha muita vontade de aprender. Fui contratado e trabalho com isso até hoje.

RH é bem complicado mesmo, seu futuro ano fica na mao de uma pessoa, mas na mao de um setor inteiro. Um setor so ai te tratar como mais uma ficha a ser preenchida, é dificil ser tratado como pessoa (pela experiencia eu ja vi).
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Lamento, mas é assim mesmo. Isso é praticamente tudo que há pra dizer sobre isso.

Muitas coisas não funcionam bem, melhor não pegar muita pilha.

Além disso, eu geralmente não faço mais negócio com quem me trata mal. Essa é uma das únicas coisas que você pode fazer.
Espero que vc não dependa de subempregos pra sobreviver.
 

Herminium

Bam-bam-bam
Mensagens
1.141
Reações
2.160
Pontos
453
Ou você tem chances de ter caído no golpe do emprego falso que está rolando a torto e direito

Não achou que seja o caso porque os emails vieram da mesma fonte que da outra vez que participei desse processo dessa vaga em questão, e também recebi 4 contatos de 4 números diferentes sobre essa vaga, se fosse realmente um golpe não teria tanto número de telefone envolvido e já teriam feito algo mais.
 

11456

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.706
Reações
11.117
Pontos
1.034
eu já participei de um teste de seleção para a empresa Valeo em Indaiatuba , passei em todos os teste pegaram meus dados numeração de roupa , fiz exame medico na empresa , só faltou fazer integração , mandaram aguardar que iam dar o retorno para começar , estou esperando ate hoje , isso ja faz uns 12 anos :klol

depois de um tempao eu fiquei sabendo que as vagas foram canceladas , mais isso eu fiquei sabendo por que um conhecido trabalhava la e correu atras para saber o que houve , era umas 150 vagas e todo mundo ficou a ver navios a agencia de empregos mais o RH da empresa se quer deram o trabalho de avisar que tudo tinha sido cancelado
 

Jäger_BR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.048
Reações
38.544
Pontos
1.094
Ja trabalhei em rh no início da carreira e hoje estou num nível em que fico um pouco acima deles hierarquicamente

Já vi entrevistado ser esquecido na sala de entrevista e o segurança achar o cara... já vi chamar pro trabalho e depois que o cara pediu a conta desistir, apesar de ser por um indicio de fraude... Rh tem m**** pra caramba.

Se te anima, recentemente recebi a missão de passar o pente num Rh de uma empresa que foi adquirida pela que trabalho. Tinha muito indicio de coisa errada, contratação indevida e afins. Dei dois meses de corda pra pegar prova, consegui pegar a turminha das recrutadores arrogantes no pulo... e então no mesmo dia desliguei 4, coloquei 2 de advertência e duas que eram boas e eram sabotadas pela trupe do esquema eu promovi pra cuidarem do setor

Tá uma maravilha agora
 

Carolíngio

Bam-bam-bam
Mensagens
3.696
Reações
14.286
Pontos
303
Desprezo eterno a área de justiça e RH do chipanzil


Nao consigo esquecer que muitos anos atrás, eu fodido e desesperado fui preeencher vaga de jovem aprendiz na renner.

A dinamica dos caras era vc ir até a porta da loja e gritar a plenos pulmões a frase: "BOM DIA, TUDO BEM?????"

Mandei tomar no rabo e fui pra casa com duas integração a menos no meu bilhete unico e com uma ferida vitalícia no orgulho e self respect
Uma das coisas que mais odeio é essas merdas de dinâmica. É sempre alguma idiotice pra vc se portar como um idiota e fazer papel de ridículo.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.884
Reações
230.202
Pontos
2.529
Desprezo eterno a área de justiça e RH do chipanzil


Nao consigo esquecer que muitos anos atrás, eu fodido e desesperado fui preeencher vaga de jovem aprendiz na renner.

A dinamica dos caras era vc ir até a porta da loja e gritar a plenos pulmões a frase: "BOM DIA, TUDO BEM?????"

Mandei tomar no rabo e fui pra casa com duas integração a menos no meu bilhete unico e com uma ferida vitalícia no orgulho e self respect

O que realmente aconteceu: fez, passou vergonha porque todo mundo riu e ainda ficou triste porque não conseguiu a vaga.
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.372
Reações
15.827
Pontos
503
Felizmente nunca passei por experiências constrangedoras e estúpidas. Mas certamente já passei por processos de seleção meramente pro-forma, onde entre os candidatos já havia um indicado - o que obviamente tira qualquer lisura do processo.

Se querem contratar por indicação, institucionalizem isso, e sejam transparentes. Salvo engano (alguém que trabalhava lá me disse), na Bosch só se entra por indicação - os processos seletivos são compostos por pessoas indicadas. Se o vencedor é o indicado pelo gerente mais forte, eu não sei. Mas pelo menos não publiquem vagas fake para incautos participarem de simulacros.
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.372
Reações
15.827
Pontos
503
Ja trabalhei em rh no início da carreira e hoje estou num nível em que fico um pouco acima deles hierarquicamente

Já vi entrevistado ser esquecido na sala de entrevista e o segurança achar o cara... já vi chamar pro trabalho e depois que o cara pediu a conta desistir, apesar de ser por um indicio de fraude... Rh tem m**** pra caramba.

Se te anima, recentemente recebi a missão de passar o pente num Rh de uma empresa que foi adquirida pela que trabalho. Tinha muito indicio de coisa errada, contratação indevida e afins. Dei dois meses de corda pra pegar prova, consegui pegar a turminha das recrutadores arrogantes no pulo... e então no mesmo dia desliguei 4, coloquei 2 de advertência e duas que eram boas e eram sabotadas pela trupe do esquema eu promovi pra cuidarem do setor

Tá uma maravilha agora
Quais seriam esses esquemas? Claro, se contar não for causar problemas.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.911
Reações
52.228
Pontos
1.564
Desprezo eterno a área de justiça e RH do chipanzil


Nao consigo esquecer que muitos anos atrás, eu fodido e desesperado fui preeencher vaga de jovem aprendiz na renner.

A dinamica dos caras era vc ir até a porta da loja e gritar a plenos pulmões a frase: "BOM DIA, TUDO BEM?????"

Mandei tomar no rabo e fui pra casa com duas integração a menos no meu bilhete unico e com uma ferida vitalícia no orgulho e self respect

Pior que eu entendo a lógica: Se vc é introvertido e sente vergonha desse tipo de coisa, não vai se sentir confortável fazendo 50% de ações de loja que as vezes envolvem abordar as pessoas, chamar a atenção e "gritos de guerra" ridículos.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Recrutador de Rh é sempre as mesmas duplas: a loirinha, baladeira, cheio de tatoo e um boiolão, com barbinha e oculos metido a psicologo.

Agência de emprego é a maior furada. Quando vejo que o processo é por agência eu pulo fora.
Idem, pior que o meus trampos sempre foram diretamente com RH, sempre que foi por agência eu me fvdi.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.774
Reações
92.965
Pontos
1.353
Tem RH aí no Japão, caranguejo?

Enviado de meu M2004J19C usando o Tapatalk

Deve ter empresa que tem setor específico pra isso.
Normalmente eu faço entrevista direto com o gerente da empresa e a pessoa responsável pelo setor da vaga em questão.
Empresa muito grande tem algum escritório específico pra coisas humanas e só pra isso.

Na que eu trabalho, qualquer coisa relacionada a treinamento fora da empresa, seguro, mudança, documentação, é uma pessoa do escritório de "gerenciamento" (engloba outras coisas, tipo contabilidade, os pormenores da empresa, tipo se a Tv de algum lugar para de funcionar, tu avisa lá que eles arrumam alguém pra arrumar, ou eles mesmo arrumam, e por aí vai, etc).

Mesmo a entrevista de emprego mais extensa que eu já tive, a única coisa "fora do escopo de trabalho" foi uma prova de ética. Mas não sei se me deram a prova porque eu sou um babuíno sul-americano ou se dá a prova pra todo mundo. Deu 3 dias de "entrevista". Umas 2-3hs por dia. Maior parte do tempo eram testes de coisas relacionadas ao cargo, matemática, raciocínio. Nada estravagante.

Vaga pra emprego "comum" terceirizado que não precisa saber nada além de mexer os braços e as pernas, máximo de entrevista que faz é com um responsável da empreiteira, no máximo tu conversa um pouco com algum gerente da empresa contratante e pronto. As vezes nem isso. Primeira vez que tu vai pisar na fábrica/empresa tu já tá uniformizado. :klolz

Tem um sistema de emprego temporário que nem isso tem. Tu vai no escritório da empresa que recruta. Preenche um papel com algumas características suas, os horários que tu quer trabalhar, qual a estação de trem mais perto da sua casa (Japão usa estações de trens como ponto de referência).
Eles te dão um código e um password pra entrar no site deles.
Aí vê lá a lista de bicos temporários que quer fazer, tem descrito o horário e algum ponto de referência, normalmente estação,. Aperta que tá interessado e pronto. Eles te enviam uma mensagem com o endereço, a rota melhor pra chegar lá. Tu chega no lugar descrito, mostra um papel que também te entregam quando tu vai no escritório, e pronto.
Mas esse sistema simples aí precisa saber japonês.


Agora culturalmente, as empresas e os estudantes já entram em acordo 1 ano antes de se formarem. Acho esse sistema meio bizarro. A pessoa pega o canudo e no outro dia tá com terno e gravata tendo que se apresentar em uma empresa.
Aí não sei direito como funciona essas conversas porque nunca passei por isso, só posso falar pelo que eu vejo e ouço. Quando falta 1 ano pra se formar, os estudantes começam a fazer tours pelas empresas, na que eu trabalho sempre vem em grupo de 3 e ficam uns 3-4 dias. Passando de setor/grupo de trabalho. Sempre escolhem alguem sociável pra tomar conta deles. Aí se a empresa gostar da pessoa e a pessoa gostar da empresa, já fecha um contrato ali mesmo.

É cultural 1 de abril ser "o dia da ingressão ao trabalho". Nessa época também é mó b*sta arrumar apartamento pra alugar, graças aos estudantes virando assalariados e saindo da casa dos pais.
E por aí vai.
 

Ícelo

Bam-bam-bam
Mensagens
2.191
Reações
6.068
Pontos
303
"Se você fosse um animal, qual seria?"

A gente estuda anos para se deparar com esse tipo de idiotice.
Pois é, a gente faz faculdade, pós graduação e um monte de cursos complementares para um FDP de RH não te contratar por causa de umas perguntas cretinas dessas. Da vontade de responder que queria ser um cachorro para comer a cadela da sua mãe.
 

Tulius18

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.943
Reações
28.195
Pontos
1.359
Pior m**** agora é recrutador de LinkedIn.

Você bota que começou a trabalhar com uma linguagem nova de programação lá no seu perfil, e do nada chovem recrutadores te mandando mensagem oferecendo vaga.
O que tem no seu perfil:
Comecei a trabalhar com a linguagem XYZ semana passada.

O que te mandam por mensagem:
Oi, tenho uma vaga pra linguagem XYZ aqui, tem interesse?
Detalhes:
Vaga Senior
25 anos de experiencia
Ter trabalhado em pelo menos 8 empresas com nessa linguagem
Diferencial: Ter viajado pro espaço com o foguete da SpaceX

Resposta:
Moço, conforme coloquei no meu perfil, tenho 1 semana de experiencia só com a linguagem, não me encaixo em Senior.


Resposta do RH:
f**a-se, vamo fazer o processo mesmo assim, gostei do seu perfil.

Aí você vai lá, faz entrevista e é descartado pelo setor técnico por ser Junior.

Os caras parecem que tem uma cota de entrevistas a cumprir e ficam chamando a torto e a direita.
 

IcE_WiNd

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.552
Reações
17.000
Pontos
1.474
Errado, talvez. Porque nisso já faz quase uma semana (6 dias pra ser exato) que estou no gelo, sem retorno de ninguém, telefone da agência nem completa ligação, sem e-mail e os tíquetes nunca são retornados. TODOS empregos que eu tive antes, quando me pediam documento era pra começar pra muito dois dias depois de quando recebi o email, já com data definida.
Já passei por algo parecido, mas no meu caso o motivo da demora era porque absolutamente tudo dentro da empresa tinha que passar pela aprovação dos donos, o que logicamente gerava um gargalo gigante, então fiquei uns 10 dias esperando o retorno da efetivação da contratação.
Não sei se é seu caso mas...
 

PicaPauBiruta

Bam-bam-bam
Mensagens
4.902
Reações
19.445
Pontos
303
o setor de RH de muitas empresas , é a coisa mais idiota e despresivel que existe, o cara ta fudido, tentando arrumar um trampo pra trabalhar e tem que sujeitar a ficar fazendo processo em grupo, alguns até exigem trabalhos e atividades em grupo , isso ainda na seleção , nem é depois de contratado, a pessoa tem que falar em publico, muitos se sentem desconfortaveis com isso ( até mesmo pela humilação de estar desempregado e de talvez nem conseguir o trampo ), outro lugares exigem uma prova ( bem b*sta , com questões bem inuteis ), e outros lugares ficam dando esperança , mas que nunca irão te chamar.


lembro quando eu morava no RJ , o tanto de perrengue que eu passei pra arrumar um emprego, fora que como eu morava longe do centro, eu tinha que mentir até sobre a condução ( que eu precisava de usar 2 , mas a grande maioria só dava direito a 1 ), muitos nem tinham horario certo de almoço, era tipo quando desse , era uma correria fudida pra ganhar uma miseria ferrada.

por sorte hoje em dia eu tenho um trabalho bem de boas, com uma cargo horario bem de boas ( apesar de pagar "pouco" pelo estado atual da economia e do br )
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Pior que eu entendo a lógica: Se vc é introvertido e sente vergonha desse tipo de coisa, não vai se sentir confortável fazendo 50% de ações de loja que as vezes envolvem abordar as pessoas, chamar a atenção e "gritos de guerra" ridículos.
Sei como é, mas acho que o que ajuda é encarar isso como um desafio a sua persona, isso ajuda, eu sou introvertido também, hoje se vejo alguém a distância e a situação permite eu chamo fulano gritando, antes era do tipo de chegar perto e falar, continuo assim, mas quando situação exige sempre faço, ponto de onibus nas paradas quando motorista não abria a porta, antes ficava quieto e espera o próximo, hoje eu bato e grito(sem faltar respeito nem xingar como alguns ximpas é claro) para parar no ponto, é tudo prática. Agora tem algumas coisas que pedem nessas seleções de jobs que é ridícula mesmo, mas se for de extrema precisão, essa estratégia de "encarar de forma não pessoal e como um desafio a ser feito" te ajuda, e de quebra os caras ficam até surpreso, e se tu souber controlar linguagem corporal de forma positiva pro ambiente, já aumenta bastante a chance de ser efetivado.

Mas concordo com geral, é um absurdo mesmo, não é o ideal, e realmente não dá pra avaliar de forma justa e imparcial assim.
 
Topo Fundo