O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Nome de Faculdade pode atrapalhar?

Mestre Linguiça

Bam-bam-bam
Mensagens
2.394
Reações
8.579
Pontos
453
Sei que nomes como PUC, FGV e Federais dão uma valorizada no currículo.

Queria saber praticamente o contrário.

Sou graduado em Processos Gerenciais pela Estácio e sempre quis fazer um MBA.

Em meio a Pandemia me aparece a Faculdade Focus, curso EAD, credenciada pelo MEC, mas com um nome não tão representativo. Fiz um MBA em Gestão da Qualidade.

Colocar que fiz esse MBA no currículo seria de alguma forma mal visto pelas empresas?

-----

Vou me já! Pois a pressa em mim abunda.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.734
Reações
10.853
Pontos
453
Depende do emprego.
Se for concorrer para cargos baixo só atrapalha. Exemplo: caixa de supermercado, atendente etc.
O empregador vê seu currículo e sabe que na primeira curva vai pular fora, só vai perder tempo te treinando, assinando recisão, exame médico etc.
 


Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.028
Reações
5.647
Pontos
1.164
Hoje em dia acho que não faz tanta diferença, só ver a quantidade de federais e estaduais completamente despreparados saindo das faculdades, oq um tio meu engenheiro falava, é que o cara tem que entrar no emprego lavando o chão, pra só após uns anos conseguir o cargo pro qual estudou, mas é raro quem aceite isso.
Claro que depende da área também, mas em todo caso, normalmente o cara bom, bem formado, ta em outro país.
 

espectral

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.847
Reações
3.396
Pontos
1.339
Coloque no currículo com certeza - mal não vai fazer.

Sobre entidades de renome: só fazem algum impacto no começo da sua carreira. Bem no começo.
Quando você for um profissional já consolidado, seu nome, seus feitos e experiência terão muito mais peso do que qualquer nome de universidade.
 

lex.le

Bam-bam-bam
Mensagens
242
Reações
401
Pontos
248
Nome da faculdade não faz a menor diferença, toda empresa vai querer saber o que você sabe fazer na vida real, fora do campus.

Enviado de meu M2101K7AG usando o Tapatalk
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
acho que depende do local. tem empresa por aí que só contrata de federal pica, por exemplo.

onde trampo, conheço pessoas em cargos de gerencia que frequentaram universidades pouco renomadas. me parece que, ao menos aqui, o combo de trabalho + QI é o melhor caminho.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.556
Reações
91.762
Pontos
1.254
Nome de Faculdade pode atrapalhar?

Pode sim, imagina falar o nome dessa faculdade na entrevista de emprego

fap-faculdade-de-apucarana.png


1293455148859.gif
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.235
Reações
10.941
Pontos
503
Olhe, hoje em dia nem perco mais tempo tentando "agradar" empregadores que querem um pica da galáxia pelo nome da instituição. Creio que nem o concurso público, pois mesmo um candidato que teoricamente se graduou numa instituição meia boca será superior aos candidatos em certames públicos que se formaram nas federais, tudo isso encadeado pelas várias etapas sucessivas além da teórica, condição física e psicológica, entre outros.


Eu, particularmente eu próprio, não pretendo mais trabalhar via CLT nem mesmo através da prestação de serviço de pessoa jurídica a depender da situação. Tenho iniciativa própria, então também não irei perder tempo se eu for contratar alguém para ocupar um cargo efetivo (pela condição MEI pode contratar apenas um funcionário pelo salário mínimo) olhando o currículo pelo nome da faculdade. Se eu ver que o cara é bom eu observarei mais pelas atitudes, pelas falas, pela forma que ele conduz ou entrosa com clientes. De que adianta um carinha que fez num put* renome mas não sabe nem dar um oi aos clientes na recepção ou atendimento em geral ao público? Sai fora, não irei dedicar despesas com esse indivíduo não.



Por enquanto, trabalho por conta, sozinho. E tô levando numa boa. Atendo a uns e outros por indicação, boca a boca mesmo. Não trabalho com quem não tenho indicação ou referência. Lidar com fornecedor, prestador de serviço ou comprador desconhecido é uma fria.
 
Ultima Edição:

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.201
Reações
44.466
Pontos
803
Creio que não incluir essa formação no seu currículo é pior do que incluí-la, por mais que não seja de uma instituição "de prestígio".
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.598
Reações
6.275
Pontos
703
Dependendo da área sim.

Em TI, não atrapalha em nada, pois 99% das entrevistas nessa área, seja suporte, infra ou desenvolvimento, você passará por provas teóricas e práticas para provar seu conhecimento, nesse caso, onde você estudou pouco importará, e sim seu conhecimento.
 

xxxDante224xxx

Bam-bam-bam
Mensagens
487
Reações
1.074
Pontos
218
Olha, passei por cinco empresas grande e em todas elas tinha gente de todo tipo de universidade, anhanguera, Unicamp, Puc, então, o povo ta cagando da onde tu vem
 

Macaco_Loco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.484
Reações
9.508
Pontos
1.069
Sinceramente? Leva muito mais em considerações fatores como:

Idiomas / Nível do mesmo
Experiência e tempo que permaneceu nas empresas que passou
Conhecimento em ferramentas de gestão/administração (Excel, PPT, Power BI, (programação no geral))
**Capacidade de interlocução <- esse conta muito se você for muito habilidoso em tratar com palavras, conta muito você passar confiança e conhecimento em uma entrevista.
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Olha, passei por cinco empresas grande e em todas elas tinha gente de todo tipo de universidade, anhanguera, Unicamp, Puc, então, o povo ta cagando da onde tu vem
Cara da total diferença sim, ainda mais em início de carreira. Você olha um cara formado em engenharia na USP da mesma forma quem um cara formado na faculdade José Pinto Aguiar? :klolwtf
Quem diz que não faz tá doido. Eu mesmo estudo na federal onde o meu curso é o top de linha daqui. Quem estuda meu curso na federal aqui tem outro reconhecimento e recomendação. Não atoa praticamente meio que todo mundo sai de lá empregado ou passado em concurso.

A médio e longo prazo até pode não fazer, vira mais só um status pra conversa fiada fora, mas no início de carreira é inegável a influência.
 

Raptor87

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
3.750
Pontos
303
Dependendo da área sim.

Em TI, não atrapalha em nada, pois 99% das entrevistas nessa área, seja suporte, infra ou desenvolvimento, você passará por provas teóricas e práticas para provar seu conhecimento, nesse caso, onde você estudou pouco importará, e sim seu conhecimento.
Pelo que vi, ao menos em se tratando das áreas de desenvolvimento e pesquisa, empresas grandes e multinacionais de TI (que é onde os salários bons estão) dão preferencia para quem se formou nas federais ou nas PUC da vida. Julgando pelo que eu vejo na internet hoje em dia, a maioria que se formou em Uniesquinas vive reclamando de salários baixos e que não consegue emprego.
 
Topo Fundo