O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Novas regras para tirar a CNH entram em vigor na segunda-feira 16/09

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.228
Reações
22.546
Pontos
1.324
Novas regras para tirar a CNH entram em vigor na segunda-feira e já geram polêmica
Alunos comemoram economia com menos aulas, mas autoescolas se preocupam com segurança
Por O Dia
Publicado às 01h30 de 14/09/2019 - Atualizado às 10h24 de 14/09/2019

Instrutores criticam diminuição das horas de aulas práticas
I

Instrutores criticam diminuição das horas de aulas práticas - Reprodução internet

As novas regras para a formação de condutores começam a valer na próxima segunda-feira, dia 16. A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) altera a obrigatoriedade do uso de simulador, reduz carga horária dos cursos práticos, aulas noturnas e habilitação para ciclomotores, podendo representar economia para quem pretende treinar numa autoescola.
Para os que querem tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B - que permite a condução de veículos de quatro rodas com lotação de oito lugares, sem contar o motorista -, a resolução do Contran prevê que o uso do simulador deixa de ser obrigatório. Se o aluno decidir não utilizar o simulador, precisará passar por 20 horas/aulas práticas. Usando o equipamento, a carga cai para 15 horas mínimas.

Para Douglas Seixas, 34 anos, instrutor da Autoescola V8, no Catumbi, Centro do Rio, a redução de aulas pode não ser positivo. “Tem aluno que com 20 aulas está pronto, outros que com 25 não estão. Voltando para as 20 aulas, pode atrapalhar o próprio aluno. Tiraram não só a obrigatoriedade do simulador, mas também as cinco aulas práticas, com a justificativa de economia de até 30%, mas não deve chegar a isso. É um desconto que pode não ser tão vantajoso para um aluno que não esteja pronto só com as 20 aulas”, avalia.

O auxiliar administrativo Lucas Rogério, de 20 anos, vê vantagens na redução das aulas noturnas e práticas, porque acredita que poderá concluir o curso mais rapidamente. “Eu vejo vantagem em não ter que passar por tantos procedimentos para tirar a carteira. Com menos aulas, dá até para economizar dinheiro”, afirmou.
Se a pretensão for se habilitar para pilotar ciclomotores, que são veículos de duas ou três rodas, será obrigatório cumprir somente cinco horas de aulas práticas. “Eu tenho muito medo de acidentes. O governo tem um propósito de reduzir os custos, mas quando você compromete a segurança é complicado. Com o tempo de aula reduzido, não dá para ensinar o suficiente para pilotar corretamente um veículo, e o que se pretendia economizar com as novas regras, pode acabar se gastando em hospitais, indenizações”, afirma Alberto Lopes, 42 anos, instrutor da V8.
Reportagem de Rachel Siston, sob supervisão de Alexandre Machado






 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.368
Reações
71.554
Pontos
1.763
Claro que as autoescolas estão putinhas com essa decisão: vão perder dinheiro com isso...

Todo mundo sabe que tem gente inapta a dirigir não importa quanto gaste com aulas de direção. E todo mundo sabe que quem recém saiu da autoescola vai acabar fazendo uma barbeiragem aqui e outra alí. Mesmo quem dirige a 30 anos ainda faz alguma besteira no trânsito às vezes.

E como acabei de comentar em outro tópico: não tem nada a ver essa história que mulher não sabe dirigir, tem muita mulher que dirige muito melhor que homem com 30 anos de carteira de motorista e que dirige todo dia.

Mas uma coisa que parece que não ficou muito claro é que se vai reduzir muito o custo de fazer a carteira de motorista, o quanto vai reduzir o VALOR dela? Eu DUVIDO que as autoescolas vão repassar esse desconto aos alunos. Vão vendo...
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.192
Reações
172.344
Pontos
2.599
Não irá entrar em vigor a parada de aumentar a validade para 10 anos ainda?
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Autoescola é uma farsa fodida, só em bairro de gente rica que isso funciona.

Quem mora em São Paulo ve a desgraça que é, tem gente que nem sabe o que significa faixa contínua (amarela ou branca) e ta ai dirigindo faz anos... cheio de arrombado que nem sabe usar a porra da seta.

E ainda dizem que o transito do RJ é 100x pior exatamente pela falta de educação do povo carioca quando esta dirigindo, se fizerem nada a respeito o Brasil vai virar a Índia.






Por mim tinha que forçar todo mundo a voltar pra autoescola e deixar tudo 10x mais difícil, forçar a seleção natural pra excluir todo mundo que é incapaz de se comportar como um ser pensante no transito. De quebra isso reduziria a quantidade de veículos na rua, resolvendo 2 problemas ao mesmo tempo.
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.102
Reações
28.036
Pontos
1.044
Claro que as autoescolas estão putinhas com essa decisão: vão perder dinheiro com isso...

Talvez não, se comparar com uma pessoa q não sabe o q é uma embreagem, 20 aulas será bem pouco pra essa pessoa passar na prova do Detran, daí vai ter q comprar mais aulas e por ai vai, sem contar q se vc for pra prova final com apenas 20 aulas pode ser reprovado e ainda pagar 250 paus pra fazer a prova novamente. Foi o q aconteceu com essa pessoa q aqui está te escrevendo, só tirei a CNH na terceira tentativa, ou seja somando tudo com as fatídicas aulas paguei quase 3k pra tirar essa porra. Agora depois de 1 ano, só saio com o carro em caso de necessidade mesmo visto q a gasolina tá um terror de caro :klol
 


D

Deleted member 219486

Autoescola é uma farsa fodida, só em bairro de gente rica que isso funciona.

Quem mora em São Paulo ve a desgraça que é, tem gente que nem sabe o que significa faixa contínua (amarela ou branca) e ta ai dirigindo faz anos... cheio de arrombado que nem sabe usar a porra da seta.

E ainda dizem que o transito do RJ é 100x pior exatamente pela falta de educação do povo carioca quando esta dirigindo, se fizerem nada a respeito o Brasil vai virar a Índia.






Por mim tinha que forçar todo mundo a voltar pra autoescola e deixar tudo 10x mais difícil, forçar a seleção natural pra excluir todo mundo que é incapaz de se comportar como um ser pensante no transito. De quebra isso reduziria a quantidade de veículos na rua, resolvendo 2 problemas ao mesmo tempo.

Você vê que parece ligado a educação que a pessoa tem.
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.593
Reações
10.466
Pontos
753
A verdade é que nesses carros todos, muita gente nem tem carta.

Dirigir é facil, qualquer um descobre as coisas se sentar num carro, comigo foi assim. Mas eu nem tenho carro.

Quem tem precisa manjar mais.
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.368
Reações
71.554
Pontos
1.763
Por mim tinha que forçar todo mundo a voltar pra autoescola e deixar tudo 10x mais difícil, forçar a seleção natural pra excluir todo mundo que é incapaz de se comportar como um ser pensante no transito. De quebra isso reduziria a quantidade de veículos na rua, resolvendo 2 problemas ao mesmo tempo
E você acha mesmo que isso reduziria UM ÚNICO carro ainda mais no HUEzil??

A quantidade de pessoas que dirige sem carteira de habilitação ou com a carteira cassada não tá no gibi. A não ser que fizessem barreiras a cada 2 esquinas, não seria nada diferente do que é atualmente...
 

Loflite

Bam-bam-bam
Mensagens
2.801
Reações
3.330
Pontos
453
Autoescola é uma farsa fodida, só em bairro de gente rica que isso funciona.

Quem mora em São Paulo ve a desgraça que é, tem gente que nem sabe o que significa faixa contínua (amarela ou branca) e ta ai dirigindo faz anos... cheio de arrombado que nem sabe usar a porra da seta.

E ainda dizem que o transito do RJ é 100x pior exatamente pela falta de educação do povo carioca quando esta dirigindo, se fizerem nada a respeito o Brasil vai virar a Índia.






Por mim tinha que forçar todo mundo a voltar pra autoescola e deixar tudo 10x mais difícil, forçar a seleção natural pra excluir todo mundo que é incapaz de se comportar como um ser pensante no transito. De quebra isso reduziria a quantidade de veículos na rua, resolvendo 2 problemas ao mesmo tempo.
Ou ensinar o teórico de trânsito na própria escola tirando a obrigatoriedade de ir numa autoescola.
 

Nagareboshi

Bam-bam-bam
Mensagens
3.210
Reações
5.841
Pontos
344
Se o aluno decidir não utilizar o simulador, precisará passar por 20 horas/aulas práticas. Usando o equipamento, a carga cai para 15 horas mínimas.

Pelo menos quando eu tirei eram 20 aulas também, mas não tinha simulador. Mas se tivesse essa opção de usar o goat simulator ultra realista, certamente eu ficaria com as 20 aulas mesmo.
 

SuRf Boy

Bam-bam-bam
Mensagens
1.906
Reações
5.497
Pontos
294
Nos EUA você faz um teste online, depois emitem a permissão para retirar um livro com regras de trânsito, após isso uma nova avalização teórica é realizada e pronto, uma autorização para dirigir acompanhado por um maior de 21 anos é emitida.

Um ano depois você faz a prova prática e ganha a carteira definitiva.

Em muitos estados isso é possível com 16 anos.

O custo? de 50 - 100 Trumps em média.

Na relação EUA x Brasil adivinhem quem tem o dobro da taxa de mortalidade de quem a cada 100 mil habitantes?
Isso sem nem levar em consideração a relação de número de veículos x habitante.

Sorte que temos o estado para nos proteger com suas graciosas taxas e burocracia.
MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
E você acha mesmo que isso reduziria UM ÚNICO carro ainda mais no HUEzil??

A quantidade de pessoas que dirige sem carteira de habilitação ou com a carteira cassada não tá no gibi. A não ser que fizessem barreiras a cada 2 esquinas, não seria nada diferente do que é atualmente...
Se for ver o teste da auto-escola é meio difícil, a "solução" que encontraram é pagar o quebra... então no fim se aumentar a dificuldade a única coisa que vai acontecer é aumentar a corrupção nesse meio, que já é gigante.

Lembro que quando rolou a "Lei Seca" mesmo tendo várias blitz passando o bafômetro não adiantou muita coisa tambem.





Destino do Brasil é ter o transito da Índia ou China.

Ou ensinar o teórico de trânsito na própria escola tirando a obrigatoriedade de ir numa autoescola.
Isso seria bem inteligente, como só pode dirigir depois dos 18 poderiam ir adiantando umas aulas básicas sobre o assunto bem antes.
O tanto de arrombado que acha que pode ACELERAR quando vê alguém na faixa de pedestre só pq o sinal ta aberto para os carros...
 

juvebrit80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.598
Reações
2.540
Pontos
453
Na relação EUA x Brasil adivinhem quem tem o dobro da taxa de mortalidade de quem a cada 100 mil habitantes?

Muito provavelmente porque lá o motorista, de fato, é responsabilizado e punido pelas merdas que causar. A fiscalização, a abrangência e a aplicação das leis funcionam quase que na plenitude. O que é lindo, admirável e invejável ( no meu entendimento )....

Por aqui é uma putaria dos infernos......Filhas da put* fazem o que bem entender nas ruas, usam os veículos como verdadeiras máquinas de guerra, verdadeiras armas, causam acidentes que na maioria das vezes ocasionam limitações físicas e até mesmo a morte de inocentes.......veja, quase sempre o prejudicado é um inocente.....um pai, uma mãe, etc....O infrator sofre penas ridículas, quase sempre na base das cestas básicas ou prestação de serviço comunitário ( isso quando é condenado....pois se tiver poder aquisitivo alto, família influente....os malditos ainda se safam dando risada ).....

Muita coisa precisaria ser mudada "para ontem" no Brasil, uma delas certamente é a vergonhosa impunidade no trânsito!!
 

SuRf Boy

Bam-bam-bam
Mensagens
1.906
Reações
5.497
Pontos
294
Muito provavelmente porque lá o motorista, de fato, é responsabilizado e punido pelas merdas que causar. A fiscalização, a abrangência e a aplicação das leis funcionam quase que na plenitude. O que é lindo, admirável e invejável ( no meu entendimento )....

Por aqui é uma putaria dos infernos......Filhas da put* fazem o que bem entender nas ruas, usam os veículos como verdadeiras máquinas de guerra, verdadeiras armas, causam acidentes que na maioria das vezes ocasionam limitações físicas e até mesmo a morte de inocentes.......veja, quase sempre o prejudicado é um inocente.....um pai, uma mãe, etc....O infrator sofre penas ridículas, quase sempre na base das cestas básicas ou prestação de serviço comunitário ( isso quando é condenado....pois se tiver poder aquisitivo alto, família influente....os malditos ainda se safam dando risada ).....

Muita coisa precisaria ser mudada "para ontem" no Brasil, uma delas certamente é a vergonhosa impunidade no trânsito!!

Exatamente, o Estado não está minimamente interessado em de fato resolver qualquer problema, pelo contrário, a ideia é criar novos problemas para tributar e taxar, se possível restringindo a liberdade no processo.

É a mesma questão de um Brumadinho da vida, a m**** da licença ambiental resolveu algo? Fazer as caralhas de 20 aulas na auto escola resolve? Lógico que não.

Sabe o que resolve? Inviabilizar o erro.

Quer construir um reservatório de metal pesado? Beleza, fique à vontade, agora se der m**** TODOS OS ENVOLVIDOS DIRETAMENTE vão apodrecer na cadeia, e a multa vai quebrar a empresa. Sem choro.

Quer correr o risco de atropelar fatalmente alguém com dolo ou dolo eventual? Fique à vontade, mas vai apodrecer na cadeia e indenizar a família da vítima até seu ultimo dia.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.866
Reações
50.967
Pontos
1.003
Eu sou contra diminuir aula prática tbm, fiz a quantidade normal na epoca e passou bem rapido, do nada já tava na prova
 

jor280

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.489
Reações
5.367
Pontos
709
Quando tirei a minha a 15 anos fiz umas 3 ou 4 aulas e já marquei a prova.
Era só pra ver o que tinha que fazer no teste, mas já dirigia bem antes de tirar carta.


Enviado de meu ONE TOUCH 4015N usando o Tapatalk
 

jor280

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.489
Reações
5.367
Pontos
709
La deve ser bem mais fácil, nos EUA 99% dos carros são automáticos desde 1900 e guaraná com rolha.
Facilita absurdamente o aprendizado.
Ps : detesto carro automático perde totalmente o tesão em dirigir!
Nos EUA você faz um teste online, depois emitem a permissão para retirar um livro com regras de trânsito, após isso uma nova avalização teórica é realizada e pronto, uma autorização para dirigir acompanhado por um maior de 21 anos é emitida.

Um ano depois você faz a prova prática e ganha a carteira definitiva.

Em muitos estados isso é possível com 16 anos.

O custo? de 50 - 100 Trumps em média.

Na relação EUA x Brasil adivinhem quem tem o dobro da taxa de mortalidade de quem a cada 100 mil habitantes?
Isso sem nem levar em consideração a relação de número de veículos x habitante.

Sorte que temos o estado para nos proteger com suas graciosas taxas e burocracia.
MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

Enviado de meu ONE TOUCH 4015N usando o Tapatalk
 

juvebrit80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.598
Reações
2.540
Pontos
453
detesto carro automático perde totalmente o tesão em dirigir!

Eu pensava exatamente o mesmo. Durante minha juventude era ainda mais radical com carro automático, dando preferência para o manual....

O tempo foi passando, os cabelos começaram a ganhar um tom acinzentado, ano que vem entro na casa dos "enta" ( no meu caso, 40 ), tenho anos como metalúrgico ( ganhei problemas nos joelhos, ombros, coluna ), e sou rodado no trânsito de SP e ABC paulista ( ou seja, estou no supra sumo do congestionamento )....
Foi então que no começo do ano passado dei uma "chance" para um Honda automático e meu amigo, meu camarada.....foi da água pro vinho. Hoje eu me pergunto como consegui sofrer por tanto tempo com câmbio manual.
Confesso que no início é estranho, principalmente no quesito reação do motor. Mas com o tempo tudo ficou natural e hoje redescobri um prazer diferente em dirigir....
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.188
Reações
42.110
Pontos
1.003
Terminei a carteira B e 1 mes depois implantaram esse simulador meia boca

anos dps fui fazer a categoria D, e vi o simulador lixo


Forza 1 é mais real que aquilo
 

Urundeuva

Bam-bam-bam
Mensagens
1.904
Reações
3.364
Pontos
303
E pra renovar, é só ir lá pagar?
Vai pagar 2 taxas, aqui me MG é 89,00 para renovar e 171,00 para exame médico. O mesmo que paguei para mudar e inserir EAR, exerce atividade remunerada. Isso porque tinha 2 meses que paguei as taxas para renovar. Um buraco sem fundo essas taxas. Se fuder.
 

Uma outra pessoa

Bam-bam-bam
Mensagens
11.374
Reações
8.442
Pontos
484
Vai pagar 2 taxas, aqui me MG é 89,00 para renovar e 171,00 para exame médico. O mesmo que paguei para mudar e inserir EAR, exerce atividade remunerada. Isso porque tinha 2 meses que paguei as taxas para renovar. Um buraco sem fundo essas taxas. Se fuder.
Então nem compensa ir no Poupatempo tirar mais rg ou segunda via, é mais prático renovar a cnh

Falo isso pq na minha cidade não tem poupa tempo e estou sem rg desde 2013
 

Urundeuva

Bam-bam-bam
Mensagens
1.904
Reações
3.364
Pontos
303
Então nem compensa ir no Poupatempo tirar mais rg ou segunda via, é mais prático renovar a cnh

Falo isso pq na minha cidade não tem poupa tempo e estou sem rg desde 2013
Agora RG tem que trocar de 10 em 10 anos huehue. Se for fazer concurso ou inscrição em algum órgão público vão te pedir o RG. 2° via aqui custa uns 80,00. A minha ja passou da hora de trocar mas so uso a CNH mesmo.
 
Topo Fundo