ArenaUser
Habitué da casa
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Enormes mudanças ocorrem diariamente na tecnologia utilizada pela Humanidade sem que se possa ver e, às vezes, até imaginar que seja possível, como ocorre com a Terra girando em torno de si própria (translação) e dando voltas em torno do Sol (rotação).
Em 1980, ninguém sonhava que, em menos de 20 anos, seria normal todos acessarem uma rede de computadores a nível mundial, a INTERNET. Seria impossível.
Naquela época, até mesmo os computadores ainda sequer eram individuais e portáteis, como hoje o conhecemos a nível pessoal. Por isso, o PC foi assim denominado : Computador Pessoal (Personal Computer).
Em 1980, seria motivo de piada quem dissesse que as pessoas em todo o mundo passariam a falar umas com as outras por um telefone sem fio, portátil, e de alcance mundial, até mesmo com a Internet : o CELULAR. Hoje é impossível imaginar a próxima virada : a da NANOTECNOLOGIA.
Com o espírito preparado para o futuro, fica mais fácil entrar nesta área do DEFESA BR e conhecer alguns exemplos do futuro que está sendo construído hoje - mesmo sendo de outros Países, os quais o Brasil necessita muito acompanhar e mesmo ultrapassar - e deverá revolucionar o mundo como hoje o conhecemos, mesmo sem pensarmos em termos de ufologia.
Entretanto, deve-se atentar para o fato de que o atual quadro de dependência tecnológica do Brasil é muito grave para a sua real Defesa como Nação.
Alheio a conquistas estratégicas, o Brasil investe somas irrisórias no desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Em conseqüência, aumenta o fosso que o separa das economias centrais e se afasta das emergentes.
Segundo o Relatório Global de Tecnologia da Informação 2005/2006, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, o Brasil situou-se em 52º lugar entre 115 países analisados para compor o ranking.
Em 2004, figurava na 46ª posição. Na América Latina, o Chile liderava a pesquisa (ocupa o 29º lugar). O pífio desempenho brasileiro decorre tanto da escassez de estímulos e de investimentos públicos, quanto da quase ausência de marcos regulatórios necessários para garantir a parceria da iniciativa privada.
É premente apostar nessa integração de P&D, em INOVAÇÃO e com forte ênfase na atividade tecnológica para que o Brasil não deixe de ser em um futuro próximo uma Nação autônoma e independente.
1) HELIPLANO
Há diversos projetos pelo mundo para o advento do Heliplano, um revolucionário aparelho que decola e pousa como helicóptero, mas que voa como avião, contando com excelente economia de combustível. O heliplano voa a 15.000 m e a uma velocidade de 800 km/h.
A grande vantagem além da econômica ? Ele não precisa de pistas de pouso e decolagem. Qualquer heliponto ou espaço aberto serve. A utilidade militar desse aparelho é inquestionável.
2) SKYCAR
Algo semelhante ao heliplano, o Skycar deverá voar em uma altitude máxima próxima a 10.000 m, e tem a individualidade como característica, como os carros de passeio de nossa época atual.
Pois é o Carro Voador da Moller International, empresa da Califórnia. Sua velocidade máxima também é de 800 km/h.
Será um excelente veículo de reconhecimento.
3) UCAV
Os futuros bombardeiros não-tripulados já estão bastante avançados nos EUA graças aos investimentos do Departamento de Defesa.
São baseados nos drones ou UAVs projetados no início dos anos 90. O X-45 é um Veículo Aéreo de Combate Não-Tripulado (UCAV) e já encontra-se em uso desde o início de 2001. Pode decolar, procurar seus alvos, jogar bombas inteligentes e disparar mísseis guiados por GPS e retornar à base. Trata-se de um aparelho de testes, não será operacional. O X-46 será o UCAV Naval.
Com os UCAVs (pdf), os mísseis de cruzeiro serão coisa do passado (por não serem reutilizáveis)
Agora, os americanos querem bombardeiros invisíveis, mas também baratos e sem problema de custos com vidas humanas, para serem produzidos aos milhares.
Será o fim dos gigantescos e bilionários bombardeiros americanos ?
4) HIPERSÔNICOS
Tanto aviões, tripulados ou não, miltares ou civis, como mísseis e foguetes passarão a ser hipersônicos em menos de 10 anos. Os hipersônicos serão o novo paradigma da aviação do Século XXI. Terão velocidades na faixa de 10 vezes superior a do som, ou o inacreditável Mach 10, com 12.260 km/h.
O Hyper-X, avião experimental não-tripulado X-43A da NASA quebrou o recorde de velocidade para um motor a jato em 16 de novembro de 2004, aproximando-se de Mach 10. Foi seu terceiro e último vôo, sobre o Oceano Pacífico.
O primeiro, em 2001, falhou por problemas com o foguete, que exigiram o acionamento da autodestruição do veículo. O segundo, em março de 2004, foi um sucesso e estabeleceu o recorde de velocidade para veículos que usam ar para alimentar a queima de combustível (jatos).
Na ocasião, o X-43A acelerou até perto de Mach 7, e seu motor funcionou pelo tempo em que foi acionado. O feito foi superado pelo mesmo veículo, em seu vôo final de apenas 10 segundos.
O programa de testes da NASA com o veículo tinha por objetivo verificar a viabilidade do motor SCRAMJET (contração de Supersonic Combustion Ramjet), para propulsão ultra-sônica. O motor atual só começa a funcionar depois que a aeronave já atingiu a velocidade de Mach 4.
Para levar o X-43A de apenas 4 metros à velocidade mínima exigida para que seu motor pudesse operar, foi usado um foguete da série Pegasus, preso ao X-43A, que foi levado a uma altitude de 40.000 pés por um avião B-52. Com a partida do Scramjet, o X-43A atingiu uma altitude de 110.000 pés.
O SCRAMJET então "queimou" por apenas 10 segundos, atingindo quase Mach 10 (9.6), antes de o X-43A cair no Oceano Pacífico a 800 milhas da Costa da Califórnia. Nesses 10 segundos, o X-43A viajou a fantásticas 2 milhas por segundo. A essa velocidade, uma viagem entre Nova York e Los Angeles levaria apenas 20 minutos.
Até 2004, o recorde de velocidade para uma aeronave a jato pertencia ao avião espião Lockheed SR-71 Blackbird (long-range, advanced, strategic reconnaissance aircraft), construído em titânio nos anos 60. Cruzava a estratosfera em Mach 3 (3.678 km/h), o triplo da Barreira do Som. O programa SR-71 terminou em 1990, junto com a Guerra Fria. Mas 3 aeronaves foram reativadas para testes e treinamento pela NASA até 1999.
O motor SCRAMJET não leva qualquer combustível, como o querosene, apenas comprime o ar a velocidades supersônicas, obtendo uma mistura de hidrogênio. A substância que faz a sua ignição é chamada de SILANE, a qual explode na presença do oxigênio.
Os motores SCRAMJET são tidos como uma potencial revolução na aeronáutica. Quando passarem a ser usados por aviões, rotineiramente, poderão realizar transporte rápido pela Terra, levando passageiros de um lado a outro do mundo em pouco mais de uma hora.
Eles também poderão ser úteis no desenvolvimento de naves espaciais, que usariam o oxigênio da atmosfera em sua trajetória de aceleração, economizando combustível. É um enorme passo rumo às futuras possibilidades de produzir lançadores para enviar cargas críticas e grandes ao espaço de uma forma segura, confiável e barata.
Será essa a grande ameaça do futuro ? Há contrapartidas em projeto hoje ? Sim, há aeronaves civis e militares sendo projetados, como o HYPER SOAR (EUA, Mach 10) o AVATAR (Índia, Mach 8), o Tu-2000 (ex-URSS, Mach 6) e MiG-2000 (Rússia, Mach 5).
O X-43C está previsto para voar em 2008.
5) SONIC CRUISER
A Boeing vinha desenvolvendo uma aeronave revolucionária chamada de "Boeing Sonic Cruiser". Porém, desistiu do projeto em 2003, por considerá-lo muito ousado.
Procurando chegar a um avião de passageiros e de carga que voe mais rápido, mais alto e mais longe, projetaram o Sonic Cruiser, que atingiria Mach 0.95 ou mais.
Com capacidade para até 300 passageiros, poderia alcançar uma distância de quase 17.000 km. O Sonic Cruiser deveria voar a uma altitude de 13.000 metros e com uma economia de 20 % sobre as aeronaves atuais.
Boeing News
http://www.boeing.com/news/
Military Aircraft - Aerospace Guide
http://members.lycos.co.uk/aerospace21/boeing/sonic_cruiser.html
6) HELIOS - ENERGIA SOLAR
O revolucionário HELIOS (da NASA em conjunto com a empresa AeroVironment, especializada em UAVs - Unmanned Aerial Vehicles) voará mais alto que qualquer outra aeronave e poderá ficar no ar por durante 6 meses de uma só vez, revolucionando um amplo leque de setores econômicos.
O avião sem piloto será movido durante o dia por 66.000 células de energia solar e à noite por um novo sistema que inclui células combustíveis.
A revolução esperada é o novo sistema de armazenamento, que permitirá ao avião permanecer no ar por meses, recorde inimaginável em autonomia de vôo. A longa permanência no ar poderá abrir uma série de aplicações, principalmente nas telecomunicações.
Os aviões ficarão sobre os principais centros urbanos, tais como Los Angeles, e cada aparelho proverá o equivalente a 2.000 linhas para usuários de Internet em uma área de cerca de 64 quilômetros de diâmetro. O custo por bit de dados será de um vigésimo do relativo ao satélite de baixa órbita e deverá ser mais barato do que os sistemas terrestres.
O protótipo acima tem uma asa de mais de oitenta metros, maior do que a do Boeing 747, mas pesa menos que uma tonelada e decola a menos de 45 quilômetros por hora. Ele já voou a 80.000 pés de altura, acima de qualquer outra aeronave. Poderá atingir 100.000 pés, tida como a maior altitude que qualquer avião pode alcançar. Todos os recordes atuis pertencem ao avião de espionagem SR71 da Lockheed.
Transformando reflexo em energia - a transparência das asas permitirá às células não só absorver a luz solar de cima como também transformar em energia os reflexos das nuvens em baixo.
Testando sua longa autonomia de vôo, o HELIOS estará voando durante todo o ano de 2004 em volta do equador, com a linha movendo-se gradualmente para o norte na medida em que forem feitos progressos tecnológicos, possivelmente sobre o sul dos Estados Unidos em 2005 e em Nova York entre 2008 e 2010.
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Não postei todas, tem mais umas 4, mas menos interessantes, e sem imagem.
EDIT:Não tá aparecendo os kongs e nem a barra de formatação aqui do lado
<<<<<<<<<<<
Como consertar isso?
Tive que usar as tags de outro fórum, mas não funcionaram aqui.
Em 1980, ninguém sonhava que, em menos de 20 anos, seria normal todos acessarem uma rede de computadores a nível mundial, a INTERNET. Seria impossível.
Naquela época, até mesmo os computadores ainda sequer eram individuais e portáteis, como hoje o conhecemos a nível pessoal. Por isso, o PC foi assim denominado : Computador Pessoal (Personal Computer).
Em 1980, seria motivo de piada quem dissesse que as pessoas em todo o mundo passariam a falar umas com as outras por um telefone sem fio, portátil, e de alcance mundial, até mesmo com a Internet : o CELULAR. Hoje é impossível imaginar a próxima virada : a da NANOTECNOLOGIA.
Com o espírito preparado para o futuro, fica mais fácil entrar nesta área do DEFESA BR e conhecer alguns exemplos do futuro que está sendo construído hoje - mesmo sendo de outros Países, os quais o Brasil necessita muito acompanhar e mesmo ultrapassar - e deverá revolucionar o mundo como hoje o conhecemos, mesmo sem pensarmos em termos de ufologia.
Entretanto, deve-se atentar para o fato de que o atual quadro de dependência tecnológica do Brasil é muito grave para a sua real Defesa como Nação.
Alheio a conquistas estratégicas, o Brasil investe somas irrisórias no desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Em conseqüência, aumenta o fosso que o separa das economias centrais e se afasta das emergentes.
Segundo o Relatório Global de Tecnologia da Informação 2005/2006, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, o Brasil situou-se em 52º lugar entre 115 países analisados para compor o ranking.
Em 2004, figurava na 46ª posição. Na América Latina, o Chile liderava a pesquisa (ocupa o 29º lugar). O pífio desempenho brasileiro decorre tanto da escassez de estímulos e de investimentos públicos, quanto da quase ausência de marcos regulatórios necessários para garantir a parceria da iniciativa privada.
É premente apostar nessa integração de P&D, em INOVAÇÃO e com forte ênfase na atividade tecnológica para que o Brasil não deixe de ser em um futuro próximo uma Nação autônoma e independente.
1) HELIPLANO
Há diversos projetos pelo mundo para o advento do Heliplano, um revolucionário aparelho que decola e pousa como helicóptero, mas que voa como avião, contando com excelente economia de combustível. O heliplano voa a 15.000 m e a uma velocidade de 800 km/h.
A grande vantagem além da econômica ? Ele não precisa de pistas de pouso e decolagem. Qualquer heliponto ou espaço aberto serve. A utilidade militar desse aparelho é inquestionável.
2) SKYCAR
Algo semelhante ao heliplano, o Skycar deverá voar em uma altitude máxima próxima a 10.000 m, e tem a individualidade como característica, como os carros de passeio de nossa época atual.
Pois é o Carro Voador da Moller International, empresa da Califórnia. Sua velocidade máxima também é de 800 km/h.
Será um excelente veículo de reconhecimento.
3) UCAV
Os futuros bombardeiros não-tripulados já estão bastante avançados nos EUA graças aos investimentos do Departamento de Defesa.
São baseados nos drones ou UAVs projetados no início dos anos 90. O X-45 é um Veículo Aéreo de Combate Não-Tripulado (UCAV) e já encontra-se em uso desde o início de 2001. Pode decolar, procurar seus alvos, jogar bombas inteligentes e disparar mísseis guiados por GPS e retornar à base. Trata-se de um aparelho de testes, não será operacional. O X-46 será o UCAV Naval.
Com os UCAVs (pdf), os mísseis de cruzeiro serão coisa do passado (por não serem reutilizáveis)
Agora, os americanos querem bombardeiros invisíveis, mas também baratos e sem problema de custos com vidas humanas, para serem produzidos aos milhares.
Será o fim dos gigantescos e bilionários bombardeiros americanos ?
4) HIPERSÔNICOS
Tanto aviões, tripulados ou não, miltares ou civis, como mísseis e foguetes passarão a ser hipersônicos em menos de 10 anos. Os hipersônicos serão o novo paradigma da aviação do Século XXI. Terão velocidades na faixa de 10 vezes superior a do som, ou o inacreditável Mach 10, com 12.260 km/h.
O Hyper-X, avião experimental não-tripulado X-43A da NASA quebrou o recorde de velocidade para um motor a jato em 16 de novembro de 2004, aproximando-se de Mach 10. Foi seu terceiro e último vôo, sobre o Oceano Pacífico.
O primeiro, em 2001, falhou por problemas com o foguete, que exigiram o acionamento da autodestruição do veículo. O segundo, em março de 2004, foi um sucesso e estabeleceu o recorde de velocidade para veículos que usam ar para alimentar a queima de combustível (jatos).
Na ocasião, o X-43A acelerou até perto de Mach 7, e seu motor funcionou pelo tempo em que foi acionado. O feito foi superado pelo mesmo veículo, em seu vôo final de apenas 10 segundos.
O programa de testes da NASA com o veículo tinha por objetivo verificar a viabilidade do motor SCRAMJET (contração de Supersonic Combustion Ramjet), para propulsão ultra-sônica. O motor atual só começa a funcionar depois que a aeronave já atingiu a velocidade de Mach 4.
Para levar o X-43A de apenas 4 metros à velocidade mínima exigida para que seu motor pudesse operar, foi usado um foguete da série Pegasus, preso ao X-43A, que foi levado a uma altitude de 40.000 pés por um avião B-52. Com a partida do Scramjet, o X-43A atingiu uma altitude de 110.000 pés.
O SCRAMJET então "queimou" por apenas 10 segundos, atingindo quase Mach 10 (9.6), antes de o X-43A cair no Oceano Pacífico a 800 milhas da Costa da Califórnia. Nesses 10 segundos, o X-43A viajou a fantásticas 2 milhas por segundo. A essa velocidade, uma viagem entre Nova York e Los Angeles levaria apenas 20 minutos.
Até 2004, o recorde de velocidade para uma aeronave a jato pertencia ao avião espião Lockheed SR-71 Blackbird (long-range, advanced, strategic reconnaissance aircraft), construído em titânio nos anos 60. Cruzava a estratosfera em Mach 3 (3.678 km/h), o triplo da Barreira do Som. O programa SR-71 terminou em 1990, junto com a Guerra Fria. Mas 3 aeronaves foram reativadas para testes e treinamento pela NASA até 1999.
O motor SCRAMJET não leva qualquer combustível, como o querosene, apenas comprime o ar a velocidades supersônicas, obtendo uma mistura de hidrogênio. A substância que faz a sua ignição é chamada de SILANE, a qual explode na presença do oxigênio.
Os motores SCRAMJET são tidos como uma potencial revolução na aeronáutica. Quando passarem a ser usados por aviões, rotineiramente, poderão realizar transporte rápido pela Terra, levando passageiros de um lado a outro do mundo em pouco mais de uma hora.
Eles também poderão ser úteis no desenvolvimento de naves espaciais, que usariam o oxigênio da atmosfera em sua trajetória de aceleração, economizando combustível. É um enorme passo rumo às futuras possibilidades de produzir lançadores para enviar cargas críticas e grandes ao espaço de uma forma segura, confiável e barata.
Será essa a grande ameaça do futuro ? Há contrapartidas em projeto hoje ? Sim, há aeronaves civis e militares sendo projetados, como o HYPER SOAR (EUA, Mach 10) o AVATAR (Índia, Mach 8), o Tu-2000 (ex-URSS, Mach 6) e MiG-2000 (Rússia, Mach 5).
O X-43C está previsto para voar em 2008.
5) SONIC CRUISER
A Boeing vinha desenvolvendo uma aeronave revolucionária chamada de "Boeing Sonic Cruiser". Porém, desistiu do projeto em 2003, por considerá-lo muito ousado.
Procurando chegar a um avião de passageiros e de carga que voe mais rápido, mais alto e mais longe, projetaram o Sonic Cruiser, que atingiria Mach 0.95 ou mais.
Com capacidade para até 300 passageiros, poderia alcançar uma distância de quase 17.000 km. O Sonic Cruiser deveria voar a uma altitude de 13.000 metros e com uma economia de 20 % sobre as aeronaves atuais.
Boeing News
http://www.boeing.com/news/
Military Aircraft - Aerospace Guide
http://members.lycos.co.uk/aerospace21/boeing/sonic_cruiser.html
6) HELIOS - ENERGIA SOLAR
O revolucionário HELIOS (da NASA em conjunto com a empresa AeroVironment, especializada em UAVs - Unmanned Aerial Vehicles) voará mais alto que qualquer outra aeronave e poderá ficar no ar por durante 6 meses de uma só vez, revolucionando um amplo leque de setores econômicos.
O avião sem piloto será movido durante o dia por 66.000 células de energia solar e à noite por um novo sistema que inclui células combustíveis.
A revolução esperada é o novo sistema de armazenamento, que permitirá ao avião permanecer no ar por meses, recorde inimaginável em autonomia de vôo. A longa permanência no ar poderá abrir uma série de aplicações, principalmente nas telecomunicações.
Os aviões ficarão sobre os principais centros urbanos, tais como Los Angeles, e cada aparelho proverá o equivalente a 2.000 linhas para usuários de Internet em uma área de cerca de 64 quilômetros de diâmetro. O custo por bit de dados será de um vigésimo do relativo ao satélite de baixa órbita e deverá ser mais barato do que os sistemas terrestres.
O protótipo acima tem uma asa de mais de oitenta metros, maior do que a do Boeing 747, mas pesa menos que uma tonelada e decola a menos de 45 quilômetros por hora. Ele já voou a 80.000 pés de altura, acima de qualquer outra aeronave. Poderá atingir 100.000 pés, tida como a maior altitude que qualquer avião pode alcançar. Todos os recordes atuis pertencem ao avião de espionagem SR71 da Lockheed.
Transformando reflexo em energia - a transparência das asas permitirá às células não só absorver a luz solar de cima como também transformar em energia os reflexos das nuvens em baixo.
Testando sua longa autonomia de vôo, o HELIOS estará voando durante todo o ano de 2004 em volta do equador, com a linha movendo-se gradualmente para o norte na medida em que forem feitos progressos tecnológicos, possivelmente sobre o sul dos Estados Unidos em 2005 e em Nova York entre 2008 e 2010.
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Não postei todas, tem mais umas 4, mas menos interessantes, e sem imagem.
EDIT:Não tá aparecendo os kongs e nem a barra de formatação aqui do lado
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Como consertar isso?
Tive que usar as tags de outro fórum, mas não funcionaram aqui.