Entrevista com Hiroyuki Sakurada, produtor e Masato Mitsuka, o diretor de "Digimon Adventure:" (2020).
Entrevista da "WHAT's IN? tokyo", publicada no dia 15 de Agosto.
"O Mundo Digital, um mundo onde vivem formas de vida digital desconhecidas chamadas “Digimon”. Uma história de aventura que começa com o encontro entre um garoto perdido no Mundo Digital, Taichi Yagami, e seu parceiro Digimon, Agumon - 20 anos após a transmissão de Digimon Adventure em 1999, chega a recém-lançada série de anime Digimon Adventure:. Esta série continua com os personagens de Digimon, como Taichi Yagami e Agumon, e sua visão de mundo, mas é um Reboot com uma nova história ambientada em Tóquio, no verão de 2020.
Que tipo de homenagem eles estão prestando à antiga série, e o que significa ter orgulho de ser um novo anime de TV que será entregue às crianças em 2020? Para esta entrevista, conversamos com o produtor Hiroyuki Sakurada, que está familiarizado com a série Digimon até agora, e o diretor da série Masato Mitsuka, que foi nomeado como um diretor que representa a geração mais jovem."
O forte sentimento de "Queremos transmiti-lo na Fuji TV às 9 horas das manhãs de domingo".
–Primeiro, conte-nos sobre os bastidores por trás da produção de Digimon Adventure:.
Hiroyuki Sakurada (Produtor): A série Digimon Adventure, que já durava 20 anos, chegou a um ponto final com Digimon Adventure: Last Evolution Kizuna (filme lançado em 21 de fevereiro de 2020). Com isso, queríamos fazer uma apresentação adequada de Digimon para as crianças de hoje, em vez das "crianças do passado".
Parte disso é que pensamos que seria triste para Digimon Adventure se tornar uma coisa do passado após seu 20º aniversário, mas também pensávamos há muito tempo que queríamos que as crianças de hoje conhecessem Digimon. E para apresentar a série a eles, concebemos a ideia de fazer uma nova geração de crianças curtir Digimon Adventure, a história de meninos e meninas que se aventuram pelo Mundo Digital ao lado dos Digimon.
–Quando começou o planejamento para Digimon Adventure:?
Sakurada: É difícil dizer exatamente quando... Mesmo quando havia novos trabalhos como Digimon Adventure Tri. e Digimon Adventure: Last Evolution Kizuna sendo desenvolvidos, nós sempre pensamos, "nós queremos fazer algo que possamos mostrar às crianças de hoje." No entanto, era difícil encontrar o momento certo naquela época. Portanto, só agora é que conseguimos entregá-lo em sua forma atual.
–É transmitido as 9h da manhã de domingo na Fuji TV, o mesmo horário que o Digimon Adventure original, algo que inerentemente o torna uma série destinada a crianças.
Sakurada: Está certo. Essa é a razão exata pela qual a equipe de produção também tinha pensamentos e opiniões sobre como "queremos ter esse horário novamente". Mas, por outro lado, havia coisas que não podíamos fazer quando não éramos capazes de garantir isso. Para garantir um horário e produzir para ele, você precisa do momento certo e dos elementos certos para todos os tipos de coisas. Sem uma combinação tão direta, é difícil produzir um anime para a TV.
–Eventualmente, sempre nos perguntamos como o título da série tem um ":" no final...
Sakurada: Como você pode ver olhando para o logotipo do título, o logotipo vai até a marca do Digivice no final de "Digimon Adventure:" e forma o título. No entanto, como você não pode exibir esse tipo de marca no texto geral, você acaba vendo o título como se tivesse um ":". Mas se eu tenho que dizer... Esse ":" tem um papel semelhante ao de um "=" (sinal de igual), não é? Este é um símbolo que representa a atual série de "Digimon Adventure", de forma que ":" serve como algo que une os dois.
"O aparecimento de "Omegamon" desde o início, a abordagem ousada para a escrita geral da história e o compromisso com as cenas de ação de batalha"
–Qual foi o fator decisivo para nomear Masato Mitsuka-san como o diretor da série?
Sakurada: Mitsuka-san é muito bom em cenas de ação e é hábil em equilibrar ação e drama. Originalmente, trabalhamos juntos em Digimon Xros Wars (2010) e Dragon Ball Super (2015-2018), e ele também é alguém que trabalha na série PreCure, então tinha que ser ele. Além disso, como Mitsuka-san é mais jovem, gostaríamos que ele continuasse com o futuro da Toei Animation. E em termos de montagem do restante da equipe, ele também é bem qualificado nesse sentido.
Masato Mitsuka: Muito obrigado (risos).
–Gostamos de fazer a Mitsuka-san (Diretor) a nossa próxima pergunta. Para este trabalho, coisas como ter o "Omegamon de nível Ultimate" aparecendo a partir do segundo episódio, e causou alguns desenvolvimentos de história muito caóticos desde o início. Qual foi o propósito do desenvolvimento desta história?
Mitsuka: Desde sua aparição no filme Digimon Adventure: Our War Game! (2000), para mim, Omegamon tem sido um dos "símbolos" mais profundamente impressionantes de Digimon até hoje, com muitos derivados e formas superiores. O fato dele aparecer e o momento dessa aparição foram determinados antes mesmo de eu entrar no projeto, mas a primeira coisa que eu queria, era retratá-lo como uma verdadeira "grande existência". Como resultado, nós o descrevemos de uma forma que, após superar grandes dificuldades, Omegamon surgiu como um milagre.
Circunstâncias especiais fizeram com que não houvesse muitas ocasiões com uma representação adequada de Omegamon, e embora ele tenha feito aparições em obras como Our War Game! ou Digimon Adventure 02: Diablomon Strikes Back (2001), sinto que ele sempre foi reservado para momentos importantes muito particulares. Então, se vamos fazer um novo anime para TV, pensamos que queríamos ter uma surpresa para a abertura, "aquele Omegamon, de todas as coisas, está em uma cena de ação em uma escala adequada para a ocasião", de modo que poderíamos expressar sua incredulidade retratando-o como “lutando contra inimigos fortes, mostrando sua força e salvando o mundo da crise”. Então, por essa razão, a fim de retratar Omegamon lutando de uma maneira legal, nós fizemos algumas coisas um pouco irracionais para anime de TV, desenhamos uma tonelada de fotos e nos permitimos um pouco de luxo para a luta inicial.
–Do ponto de vista do leigo, foi realmente um choque. E, como acontece com Omegamon, a cena de batalha com Greymon mesmo antes disso era como "isso está no nível de um filme de anime?"
Mitsuka: No final, fazer algo com o nome Digimon Adventure significa que ele carrega o peso dos últimos 20 anos. Há pessoas que o amam há 20 anos e há pessoas que estão assistindo pela primeira vez. Espero que personagens como Omegamon e Greymon possam ser memoráveis até mesmo para aqueles que são novos nesta série.
–Que tipo de coisa você foca concretamente ao tentar fazer cenas memoráveis?
Mitsuka: Para o início, fomos específicos sobre como descrever os aspectos atraentes do Digimon de nível Adult, Greymon, e como deveríamos retratá-lo como "o Digimon do protagonista". Ele foi desenvolvido há mais de 20 anos… e ele tem uma "aparência legal", então nossa tarefa mais clara e importante é garantir que ele pareça legal para o espectador. É uma coisa natural, mas como os Digimon são monstros, a série até agora não foi capaz de aplicar diretamente os princípios das cenas de ação humana a eles. Então tivemos dificuldade em pensar em como iríamos exibir sequências de ação legais usando o físico dos Digimon.
Por exemplo, Son Goku de Dragon Ball tem diferentes tipos de ataques especiais, como “Kamehameha” e "Genki Dama". Mas Greymon só tem um, "Mega Flame"... e então, como vamos mostrar esse ataque sendo usado de maneiras adaptáveis? Então, às vezes ele luta com sua cauda, e às vezes com seu chifre ou garras. A quantidade de poder em sua chama muda de um pouco suprimida para totalmente liberada. E, além disso, os Digimon eventualmente alcançarão o nível Ultimate, e então, a longo prazo, o tempo que ele gastará ativamente como o Greymon de nível Adult, acabará rapidamente... Mesmo assim, estávamos muito entusiasmados em querer mostrar o orgulho de um Adult.
–Qual foi o propósito por trás de tal ponto de virada acontecendo desde o primeiro episódio?
Sakurada: O motivo mais importante foi que queríamos mostrar o frescor e a qualidade da ação que se tornou mais forte na criação de uma nova série de Digimon. A aventura no Mundo Digital começa no quarto episódio, mas se tivéssemos começado essa aventura desde o primeiro episódio, acho que teria sido muito difícil transmitir essa sensação de mudança. Ao invés disso, pode ter transmitido uma sensação de segurança no sentido de "é o mesmo de sempre".
Além disso, também queríamos mostrar que esta seria “uma aventura que tem uma crise do Mundo Real em jogo”. Então, para tornar isso mais fácil de entender, fizemos do primeiro ao terceiro episódio uma trama semelhante ao clímax. Queríamos surpreender as crianças, e queríamos que os adultos estivessem interessados no que há de "novo" nisso e "o que vai acontecer a partir de agora nesta nova série de Digimon?" Então, mesmo depois que eles entraram no Mundo Digital no quarto episódio, decidimos que eles não se juntassem todos de uma vez, e sim encontrassem seus novos amigos um por um.
"Uma certa cena da abertura que desperta paixão nos fãs de Digimon"
–Gostaríamos de perguntar sobre o tema de abertura "Unidentified Airship". Qual é a razão por trás da escolha desta música?
Sakurada: Em primeiro lugar, queríamos ter músicas completamente novas para as músicas de abertura e inserts. Além disso, nós da equipe, ouvimos várias músicas como candidatas para o tema de abertura, e “Unidentified Airship” foi a que achamos que se encaixaria perfeitamente. Parecia que combinaria com a história de uma aventura brilhante, e a atmosfera também ficou ainda mais reforçada pelo fato de o vocalista ser Takayoshi Tanimoto-san, que cantou várias canções temáticas em animes infantis.
–E sobre os aspectos visuais, como a direção da animação da abertura?
Mitsuka: Pedimos ao nosso membro mais jovem Nozomi Shishido-san para dirigir a abertura. Eu disse a ele para transmitir a imagem de "sincronização com o sentimento animado da música", "a dupla de Taichi e Agumon" e "os aspectos da batalha". Pedi a ele que se certificasse de incluir essas três coisas. Em particular, eu queria transmitir claramente que esta série teria uma relação de amizade entre os protagonistas e seus Digimon. A cena no início com Agumon e Taichi se dando tão bem é com esse propósito.
A partir do meio, você começa a ver os aspectos da batalha e seus amigos começam a aparecer, e você pode ver a frieza de cada cena de ação conforme eles aparecem. A abertura também está fazendo uma promessa aos espectadores sobre a exibição de nuances profundas em cada dupla, emparelhamento e breves flashes de prenúncio de quais tipos de power-ups eles terão no futuro. Para sincronizá-los com o ritmo acelerado da música, começamos com Taichi e Agumon correndo de forma amigável e lúdica, e então, a partir do refrão, as batalhas Digimon começam a se desenrolar, e eu sinto que fomos capazes de mostrar os tipos de sequências de ação que podemos criar com a tecnologia atual. A propósito, um dos temas ocultos por trás disso é também o desejo de fazer uso dos membros mais jovens da equipe que estão atuando na Toei Animation em 2020.
–Há também um aspecto que achamos que iria despertar paixão para os fãs que assistiram ao Digimon Adventure original, com a sequência "Taichi girando e caindo no mundo digital, em uma tela de proporção 4: 3".
Mitsuka: Enquanto discutíamos isso com Shishido-san, queríamos incluir algum tipo de homenagem ao Digimon Adventure original. Então, obtivemos a permissão adequada do Diretor Kakudou (Hiroyuki Kakudou, o diretor da série Digimon Adventure), e então o criamos dessa forma. 20 anos atrás, eu era simplesmente outra pessoa assistindo a série, mas aquela cena na abertura deixou uma impressão particularmente profunda em mim. Eu queria que as crianças assistindo esse anime, Digimon Adventure:, vissem isso desde o início. Nesse sentido, acho que é um símbolo de Digimon como uma série de animada.
"Nos tempos atuais, quando a ação se tornou limitada, queremos mostrar às crianças uma aventura em um vasto mundo"
–O que vocês dois consideram ser o principal ponto de atração e o núcleo por trás da Digimon Adventure:?
Mitsuka: Falando fundamentalmente, a relação entre as crianças e seus Digimon. Além disso, que é uma história de aventura onde as crianças têm consciência clara do que precisam salvar. A determinação das crianças e seu sentimento de obrigação de que “precisamos fazer algo”. Seus parceiros Digimon, que respondem a esses sentimentos. O vínculo entre esses dois lados ... Acho que o ponto de atração é "o modo de vida por trás do emparelhamento".
É exatamente por isso que queremos representar as crianças entrando na luta também. Os Digimon são os que realmente lutam nas batalhas, mas estamos prestando atenção em fazer com que as crianças não fiquem apenas olhando para eles. No final, nós os estamos descrevendo de forma que sejam sempre um par de "uma pessoa e uma criatura", e use um estilo diferente do que existia antes, e algo que estamos experimentando como algo novo para esta série. Claro, as crianças e seus Digimon sempre lutaram juntos como parceiros, mas... o retrato deles indo para a batalha e aventura como "uma pessoa e uma criatura" é central para a produção desta série.
Sakurada: Está certo. A primeira coisa é o que o diretor Mitsuka acabou de dizer. Além disso, queremos mostrar o valor de poder ir livremente em uma aventura com os Digimon no vastidão do Mundo Digital. Como todos estão presos em casa devido ao impacto do novo coronavírus, e a liberdade de ação tornou-se limitada, queremos fazer com que as crianças possam pelo menos andar com Agumon ou Greymon e voar ao redor do mundo e viajar livremente em a selva ou o mar, através deste anime. Ficaríamos felizes se eles pudessem usar esta série para experimentar coisas que agora se tornaram difíceis em nosso mundo real.
–E no fim, é uma verdadeira descrição de “aventura”.
Sakurada: É exatamente porque estamos nessas circunstâncias que gostaríamos que você aproveitasse esta aventura com conforto.
-Obrigado. Para encerrar, diga-nos o que você pode dizer atualmente sobre os futuros desenvolvimentos desta série.
Mitsuka: Estaremos descrevendo outra etapa das evoluções dos Digimon a partir daqui. E também estaremos nos aproximando de uma das causas dos atuais incidentes.
Sakurada: Os destaques do episódio 10 em diante serão sobre os tipos de aventuras que Greymon, Garurumon e Birdramon irão passar para atingir o nível Perfect. Em termos de música, espero que você possa contar com a produção de uma insert que acompanhe as evoluções dos Perfect. E, mais do que tudo, espero que gostem das seis crianças partindo juntas em uma aventura.
Fonte:
https://bit.ly/32DLCnx