Scorpion
Lenda da internet
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Fala macacada.
Uns já devem conhecer, mas acho que a grande maioria não.
Joguei muito por volta de 2002 a 2005, um amigo meu tinha esse jogo em casa.
Fiquei muito tempo sem jogar, pois é um pouco difícil de se encontrar. Mas com sorte encontrei e comprei recentemente.
Se chama ALIADOS.
Regras e observações.
Consiste de uma de lona de aproximadamente 1m², (pode ser um pouco a mais, ou a menos, depende do gosto de quem faz), dois dados, uma cumbuca de couro e 16 peças (fichas) de quatro cores diferentes. Estes são os itens básicos para se jogar uma partida de Aliado. Praticamente é o jogo mais tradicional da Marinha. No nosso encontro tradicional de Veteranos e amigos das sextas-feiras na nossa Sede, na Ilha do Governador, normalmente depois do Almoço e daqueles gostosos dedinhos de prosas, começa as disputas.
O jogo é formado com quatro jogadores divididos em duas duplas, cada jogador com quatro pedras disputando casa por casa até o final. Uma partida de Aliado pode variar de 10 min à 1 hora, depende dos dados e da habilidade dos jogadores, e o objetivo é que um dos parceiros da dupla chegue ao final de todas as casas, com suas quatro peças (semelhante ao jogo guerra Naval). Mas não pense que é tão fácil assim, existem obstáculos (caveiras) e mata-mata, e, cada vez que uma das pedras morre ou vai a caveira, volta para o paiol (inicio do jogo). Nas últimas seis casas, o jogador joga só com um dado até concluir todas seis, a última jogada é obrigado a tirar o ás (um ponto).
É muito interessante assistir uma partida de Aliado, a vibração e o entusiasmo dos jogadores perdura do início ao fim do jogo, além de gírias que lhe são peculiar, as principais são:
Paiol – Um quadrado no inicio do jogo onde concentra todas as pedras;
Ás ou Sena – Os números 1 e 6 dos dados, o jogador tem que tirar Sena ou dois Ases para poder sair do paiol;
Peru - Aquele que assiste a partida e fica dando palpite aleatório, costuma-se dizer que o Peru não tem pátria, normalmente não torce para ninguém;
Paioleiro - O jogador que sempre morre e volta ao paiol;
Policia – Quando o parceiro está bom de jogo, ele fica jogando apenas para matar os adversários;
Matador - Excelente policial;
Sair Trepado – Sair com duas ou três pedras na mesma casa;
Pitoco - Sair com as quatro pedras na mesma casa, ou juntar durante o jogo.
Tá Sangrando – Aquele que acabou de morrer e fica uma rodada sem jogar;
Intoxicar – Adiantar algumas pedras agrupadas e deixar uma no início;
Médico – Aquele que esquece de matar a pedra do adversária. Costuma-se dizer: Quem dispensa é o Médico!
Além das gírias citadas acima, tem outras mais, o que torna o jogo muito agitado e com gritarias, semelhante ao TRUCO GAÚCHO.
Historia.
Curiosidades do jogo
Com tradição naval o jogo de tabuleiro chamado Aliado é muito parecido com o Ludo que na Marinha Mercante era chamado de Pitoco, já na Marinha do Brasil passou a chamar Aliado.
Servia para distrair os marinheiros durante as longas jornadas marítimas. Era jogado em uma lona e com uma cumbuca em couro.
Pelo pouco que sei, parece que esse jogo foi criado na época da 2ª guerra pelos americanos, e o pessoal da marinha teve grande receptividade.
Pelo que li em algum lugar, é bastante popular no rio grande do norte.
Postei mas por curiosidade e apresentar para quem não conhece, jogo bem divertido.
Uns já devem conhecer, mas acho que a grande maioria não.
Joguei muito por volta de 2002 a 2005, um amigo meu tinha esse jogo em casa.
Fiquei muito tempo sem jogar, pois é um pouco difícil de se encontrar. Mas com sorte encontrei e comprei recentemente.
Se chama ALIADOS.
Regras e observações.
Consiste de uma de lona de aproximadamente 1m², (pode ser um pouco a mais, ou a menos, depende do gosto de quem faz), dois dados, uma cumbuca de couro e 16 peças (fichas) de quatro cores diferentes. Estes são os itens básicos para se jogar uma partida de Aliado. Praticamente é o jogo mais tradicional da Marinha. No nosso encontro tradicional de Veteranos e amigos das sextas-feiras na nossa Sede, na Ilha do Governador, normalmente depois do Almoço e daqueles gostosos dedinhos de prosas, começa as disputas.
O jogo é formado com quatro jogadores divididos em duas duplas, cada jogador com quatro pedras disputando casa por casa até o final. Uma partida de Aliado pode variar de 10 min à 1 hora, depende dos dados e da habilidade dos jogadores, e o objetivo é que um dos parceiros da dupla chegue ao final de todas as casas, com suas quatro peças (semelhante ao jogo guerra Naval). Mas não pense que é tão fácil assim, existem obstáculos (caveiras) e mata-mata, e, cada vez que uma das pedras morre ou vai a caveira, volta para o paiol (inicio do jogo). Nas últimas seis casas, o jogador joga só com um dado até concluir todas seis, a última jogada é obrigado a tirar o ás (um ponto).
É muito interessante assistir uma partida de Aliado, a vibração e o entusiasmo dos jogadores perdura do início ao fim do jogo, além de gírias que lhe são peculiar, as principais são:
Paiol – Um quadrado no inicio do jogo onde concentra todas as pedras;
Ás ou Sena – Os números 1 e 6 dos dados, o jogador tem que tirar Sena ou dois Ases para poder sair do paiol;
Peru - Aquele que assiste a partida e fica dando palpite aleatório, costuma-se dizer que o Peru não tem pátria, normalmente não torce para ninguém;
Paioleiro - O jogador que sempre morre e volta ao paiol;
Policia – Quando o parceiro está bom de jogo, ele fica jogando apenas para matar os adversários;
Matador - Excelente policial;
Sair Trepado – Sair com duas ou três pedras na mesma casa;
Pitoco - Sair com as quatro pedras na mesma casa, ou juntar durante o jogo.
Tá Sangrando – Aquele que acabou de morrer e fica uma rodada sem jogar;
Intoxicar – Adiantar algumas pedras agrupadas e deixar uma no início;
Médico – Aquele que esquece de matar a pedra do adversária. Costuma-se dizer: Quem dispensa é o Médico!
Além das gírias citadas acima, tem outras mais, o que torna o jogo muito agitado e com gritarias, semelhante ao TRUCO GAÚCHO.
Historia.
Curiosidades do jogo
Com tradição naval o jogo de tabuleiro chamado Aliado é muito parecido com o Ludo que na Marinha Mercante era chamado de Pitoco, já na Marinha do Brasil passou a chamar Aliado.
Servia para distrair os marinheiros durante as longas jornadas marítimas. Era jogado em uma lona e com uma cumbuca em couro.
Pelo pouco que sei, parece que esse jogo foi criado na época da 2ª guerra pelos americanos, e o pessoal da marinha teve grande receptividade.
Pelo que li em algum lugar, é bastante popular no rio grande do norte.
Postei mas por curiosidade e apresentar para quem não conhece, jogo bem divertido.