A Capcom manteve a câmera no Dino Crisis pq eles queriam fazer uma espécie de RE com Dinos. Nada impediria eles de deixarem a câmera mais livre se eles quisessem.
A mudança de 2d pra 3d em jogos como Mario e Zelda, por mais bem feita que possa ter sido, não transferiu, nem de perto, 100% da essência dos jogos, muito em parte por conta da câmera. Não tem como dissociar isso. Mario 64 é essencialmente diferente do SMW ou SMB3.
Não impede, e eu nunca disse que impedia. Citei o exemplo do Dead Space que é um ótimo survival com câmera OTS. Mas temos que lembrar que DS foi um jogo criado do zero com a câmera OTS em mente.
Mas a questão vai além de ser assustador. Um remake do RE2 tem que partir de certos pressupostos existentes no jogo original. Corredores estreitos, inimigos lentos, pouca munição... Existe um mundo de coisas que TÊM que ser transportadas dos RE2 pro remake.
Agora, imagine um RE2, com câmera OTS e a liberdade de mira que essa câmera implica, mas com poucos zumbis (digo, na mesma quantidade que tinha no RE2), pouca munição e cenários estreitos. Das duas, uma (dependendo do player): ou o jogo fica muito fácil, já que é tranquilo matar zumbis com headshots, com isso sobra munição e o jogo vira um passeio no parque; ou então o jogo fica frustrante, com o player constantemente sendo mordido por zumbis, errando tiros e perdendo munição. Pra consertar isso, vc precisaria mudar um dos elementos básicos, como botar mais munição, aumentar o número de zumbis e deixar os cenários mais espaçosos. Mas com isso, o jogo muda e passa a ficar mais parecido com o que RE 4, 5 e 6 foram e passam longe do que era RE2.
Sem falar que com as câmeras fixas, o dev consegue forçar o jogador a ver certas coisas e com isso criar momentos tensos e jumpscares. Uma câmera mais livre pode acabar por possibilitar que o jogador simplesmente não veja algo que era pra ser visto. Um exemplo disso é que eu ja vi gente jogando
RE4 e passando direto pelo único momento de jumpscare que existe no jogo (o ganado saindo do forno lá na ilha). Por outro lado, garanto que ninguém que jogou os REs clássicos deixou de tomar um susto com os cachorros na janela ou o com o licker na sala de interrogatório.
Agora, se apresentar argumentos é ser um "purista que ficou preso no tempo"...
Só tentaram desmerecer aqui no tópico, mas até agora ninguém apresentou nenhum argumento coerente de pq não se pode mais usar câmeras fixas no jogo.