Crude Dude
Ei mãe, 500 pontos!
- Mensagens
- 2.310
- Reações
- 3.741
- Pontos
- 979


10 de março
Pista de rua na Flórida que está desde 2003 no calendário e nos últimos anos tem aberto a temporada.
__________________________________________________________________________
24 de março
Pelo que eu entendi, essa pista fica dentro de um condomínio na Califórnia e pela primeira vez terá uma corrida aberta ao público. Será uma corrida extra campeonato, não valerá pontos, mas pagará um prêmio de 1 milhão de dólares ao vencedor.
________________________________________________________
21 de abril
Tradicional circuito de rua na Califórnia que está no calendário desde 1984. Já recebeu corridas de F1 e F-E também.
________________________________________________________
28 de abril
Interessante Circuito Barber, que está na categoria desde 2010. Old school, costuma ter corridas movimentas e muitos pilotos na grama.
________________________________________________________
11 de maio
Misto de Indianápolis que utiliza um traçado bem diferente daquele que a F1 correu nos anos 2000. Versão "mais comportada", não utiliza as curvas do oval, mas sempre oferece boas corridas. Esse ano a categoria irá correr apenas uma vez nele.
________________________________________________________
26 de maio
Centésima oitava edição da maior corrida de automóveis do mundo. Os 400 mil espectadores presentes verão novamente 33 pilotos lutando para colocar seu nome na história de uma corrida sempre épica.
________________________________________________________
2 de junho
Entre diferentes traçados, o GP de Detroit está na Indy desde 1989 e no ano passado estreou um novo layout, dessa vez no centro da cidade. Tem uma curiosa área de box bipartida.
________________________________________________________
9 de junho
O icônico circuito de Elkhart Lake marca presença na categoria desde 1982. Ficou de fora um tempo depois da reunificação, mas voltou em 2016 para não sair mais.
________________________________________________________
23 de junho
Um dos circuitos mais lendários do mundo com sua incrível curva "saca-rolhas", está na IndyCar desde 1983. No ano passado recebeu um novo asfalto, o que o deixou mais veloz (e incrivelmente acidentado). Dessa vez não irá fechar o calendário.
________________________________________________________
7 de julho
Circuito extremamente seletivo, old school, que está no calendário desde 1980. Ano passado Simon Pagenaud sofreu um forte acidente aqui.
________________________________________________________
13 de julho
14 de julho
Rodada dupla nesse oval curto que sempre rende corridas divertidíssimas. Está no calendário desde 2007.
________________________________________________________
21 de julho
No momento é a única corrida da Indy fora dos EUA, disputada no Canadá. Está com a categoria desde 1986.
________________________________________________________
17 de agosto
Oval curto de Illinois. Fez sua estreia na categoria em 1997 e, depois de um hiato de 14 anos, voltou em 2017.
________________________________________________________
25 de agosto
Circuito que marca presença desde 1984 na IndyCar. Mais um circuito old school, que não perdoa erros.
________________________________________________________
31 de agosto
1 de setembro
Rodada dupla nesse tradicional oval curto que volta ao campeonato após 9 anos de ausência. Vem para ocupar o lugar do oval do Texas.
________________________________________________________
15 de setembro
Dessa vez o campeonato será encerrado em Nashville, que fez sua estreia em 2021 e é conhecido como uma "corrida maluca", por conta da quantidade de acidentes e bandeiras amarelas.
________________________________________________________
EQUIPES E PILOTOS
CHIP GANASSI RACING
A Ganassi é atualmente um dos bicho papão da IndyCar, ao lado da Penske. Está na categoria desde 1990, já ganhou o campeonato 15 vezes e tem outras 5 vitórias na Indy 500.
Scott Dixon (Nova Zelândia)
É o Lewis Hamilton da Indy. Multicampeão, com 6 campeonatos e 1 Indy 500, está na Ganassi desde 2002 e na categoria desde 2001, quando veio da Indy Lights. Atual vice-campeão, é um piloto extremamente completo e cerebral, vai bem em todos os tipos de circuito e, mesmo com seus 43 anos, continua sendo muito competitivo.
Álex Palou (Espanha)
Max Verstappen da Indy? Está na categoria desde 2020 e desde 2021 na Ganassi. Veio das categorias de base europeias, como a F3 e F2, além de ter se destacado nas corridas de fórmula no Japão. É bicampeão da IndyCar, sendo também o atual campeão.
Marcus Armstrong (Nova Zelândia)
Foi vice campeão da F3 em 2019, depois teve 3 anos discretos na F2. Fez sua estreia na Indy em 2023 e foi o rookie do ano, embora não tenha corrido nos ovais e sua temporada tenha sido mediana, no máximo. Em 2024 fará a temporada completa. Terá que mostrar mais resultado.
(R) Linus Lundqvist (Suécia)
Campeão da Indy Lights em 2022, impressionou a todos quando substituiu o lesionado Simon Pagenaud na Meyer Shank em 2023. Com isso, garantiu um assento na Chip Ganassi.
(R) Kyffin Simpson (Ilhas Cayman)
Piloto com passagem em categorias de base dos EUA, se destacou pelo título da LPM2 em 2023. Agora terá o desafio de pilotar um fórmula em uma equipe de ponta.
______________________________________________________
TEAM PENSKE
É o time mais tradicional, emblemático e vencedor da Indy. Está na categoria desde 1968, tendo conquistado 17 campeonatos e 19 Indy 500. Seu dono e fundador, Roger Penske, também é o atual dono da categoria e do circuito de Indianápolis. Teve uma passagem pela F1 na década de 70, conquistando inclusive uma vitória.
Will Power (Austrália)
Veterano da categoria, está na Indy desde 2005 e desde 2009 na Penske, vindo das categorias de base australiana e britânica. É bicampeão da IndyCar e também venceu 1 Indy 500. É o piloto com mais poles da história da Indy, com 70 (por enquanto).
Josef Newgarden (EUA)
Campeão da Indy Lights de 2011, está na categoria desde 2012, sendo bicampeão da IndyCar, além de ter conquistado 1 Indy 500. É o piloto americano de maior sucesso da categoria atualmente, sendo conhecido pelo seu domínio absurdo em circuitos ovais, tendo vencido todas as provas desse tipo no campeonato de 2023.
Scott McLaughlin (Austrália)
Tricampeão da V8 Supercars australiana, em 2021 trocou os carros de turismo pelos monopostos e se deu muito bem, tendo conquistado até então 4 vitórias na IndyCar e o 3º lugar no campeonato de 2023.
______________________________________________________
ANDRETTI GLOBAL
Foi a última equipe a conseguir um titulo da IndyCar antes do domínio da Penske e Ganassi, isso no longínquo 2012 com Ryan Hunter-Reay. Possui 4 campeonatos e 5 Indy 500. É a sucessora da antiga equipe Green dos anos 90. Para 2024 a equipe dispensou o Romain Grosjean e o fraquíssimo Devlin DeFranchesco, deu uma enxugada no seu lineup e vai correr (por enquanto) com 3 carros.
Colton Herta (EUA)
Piloto que veio da Indy Lights, está desde 2019 na categoria. É considerado uma das grandes promessas do automobilismo mas, apesar de já ter conquistado 7 vitórias, a falta de regularidade e sangue frio tem jogado contra.
Marcus Ericsson (Suécia)
Depois de uma passagem pífia pela F1, sendo taxado de piloto pagante, sua carreira na Indy foi bem mais notável, já tendo conquistado 4 vitorias, sendo 1 a Indy 500. É conhecido atualmente pela regularidade, chegando entre os 10+ com muita frequência, estando sempre bem colocado no campeonato. Em 2024 ele estreia na Andretti, que precisa desesperadamente disso, regularidade.
Kyle Kirkwood (EUA)
Campeão da Indy Lights de 2021, fez uma estreia bem discreta na Indycar em 2022. Ainda assim, conseguiu um assento na Andretti em 2023 e surpreendeu, conquistando as duas vitórias da Andretti no ano.
______________________________________________________
ARROW MCLAREN
A história da McLaren na IndyCar é mais extensa do que muitos imaginam, tendo a equipe ganho duas Indy 500 na década de 70. Em 2020 a McLaren voltau para a Indy em tempo integral com uma parceria com a equipe Schmidt Peterson Motorsports e em 2022 se torna a sócia majoritária. Como McLaren, a equipe possui 4 vitórias, todas com Pato O'Ward, mas passou em branco em 2023.
Pato O’Ward (México)
Campeão da Indy Lights de 2018, Patrício O'Ward é um dos pilotos mais populares da categoria, além de ser piloto reserva da McLaren na F1. Tem 4 vitórias e é uma das grandes promessas do automobilismo.
Alexander Rossi (EUA)
Vice campeão da GP2 em 2015, teve um breve passagem pela F1. Na IndyCar possui 8 vitórias, sendo 1 Indy 500. Teve um momento muito bom na categoria, entre 2018 e 2019, onde ficou em segundo e terceiro no campeonato, respectivamente. Após isso decaiu um pouco, mas vez ou outra vence corridas.
David Malukas (EUA)
Vice campeão da Indy Lights de 2021, é visto como uma promessa na categoria. Esse ano, correndo em uma grande equipe, terá mais oportunidade de mostrar serviço e confirmar (ou não) as expectativas.
(R) Kyle Larson (EUA)
Para a Indy 500 de 2024 a McLaren buscou o campeão de 2022 da Nascar (e atual vice). Será interessante de ver, pois será a junção da inexperiência em monopostos com a experiência em ovais.
______________________________________________________
RAHAL LETTERMAN LANIGAN RACING
Equipe de Bobby Rahal com o apresentador David Letterman e o investidor Mike Lanigan. O time conquistou o campeonato já em sua estreia em 1992 com Bobby Rahal. A equipe ganhou também 2 Indy 500. Em 2023, após o fiasco na Indy 500, o time se reestruturou e os resultados voltaram a aparecer.
Christian Lundgaard (Dinamarca)
Piloto que veio da F2 é a grande promessa do time em 2024, após conquistar sua primeira vitória em 2023 e ter grandes atuações nas pistas.
Graham Rahal (EUA)
O filho do dono, mas está longe de ser um Stroll. Possui 6 vitórias na categoria e fez um 2023 ok, com duas poles e um pódio.
Pietro Fittipaldi (Brasil)
Após alguns anos como piloto reserva da Haas na F1, e ter feito alguma corridas na Indy em 2018 e 2021, o neto de Emerson Fittipaldi vem finalmente para uma temporada completa na categoria. É a esperança brasileira para esse ano.
______________________________________________________
A. J. FOYT RACING
A equipe da lenda da Indy, A. J. Foyt, participa da IndyCar desde 1965, tendo conquistado 5 campeonatos e 3 Indy 500, embora nos últimos 20 anos seja uma equipe de meio para fundo de pelotão. Infelizmente, em 2024 o cenário não será diferente.
Santino Ferrucci (EUA)
Corredor que veio da F2, além de ter sido piloto de testes da Haas na F1. Apesar de normalmente ser visto no fim do pelotão por conta do carro ruim, é um cara competente, fez uma grande Indy 500 em 2023, quando conseguiu seu primeiro pódio na categoria ao chegar em terceiro. Um piloto subestimado.
Sting Ray Robb (EUA)
Vice campeão da Indy Lights em 2022, fez uma temporada pavorosa em 2023 na Dale Coyne. Agora terá uma nova (e provavelmente última) chance na Foyt.
______________________________________________________
ED CARPENTER RACING
Equipe de Ed Carpenter que está na Indy desde 2012. Tem 6 vitórias na categoria, mas é uma equipe de meio de grid, nos últimos 5 anos só teve 1 vitória.
Rinus VeeKay (Holanda)
Vice campeão da Indy Lights em 2019, teve seu ponto alto em 2021, quando conseguiu sua primeira e única vitória na IndyCar. Um bom piloto mas que sofreu com a queda da equipe em 2023.
(R) Christian Rasmussen (Dinamarca)
Foi campeão de todas as categorias de acesso da Indy, sendo o atual campeão da Indy NXT (Indy Lights). É uma grande promessa, mas só correrá nos circuitos mistos e de rua.
Ed Carpenter (EUA)
Piloto que veio da Indy Lights e está na categoria desde 2003. É o dono da equipe e um especialista em circuitos ovais, suas 3 vitórias na categoria foram nesse tipo de pista. Irá correr, justamente, apenas nos ovais.
______________________________________________________
MEYER SHANK RACING
Equipe que tem entre os seus sócios o piloto Hélio Castroneves e a Liberty Media, dona da F1. Fez sua primeira corrida na categoria em 2017 e, desde 2020, corre em tempo integral. Conta com uma vitória, a Indy 500 de 2021. Possui parceria técnica com a Andretti.
Felix Rosenqvist (Suécia)
Campeão da F3 em 2015, teve boas passagens pela F-E e Super Formula. Está na Indy desde 2019 e tem uma vitória na categoria. É um conhecido leão de treino e está em decadência, mas pode ser que em uma equipe menor, e com pressão menor, ele consiga melhores resultados.
(R) Tom Blomqvist (Reino Unido)
Piloto campeão do IMSA em 2022, fez algumas corridas na Indy em 2023 e agora terá a chance de disputar a temporada completa.
Hélio Castroneves (Brasil)
A lenda brasileira tem 25 vitórias na categoria, sendo 4 Indy 500. Vindo da Indy Lights, o piloto está na categoria desde 1998. Irá disputar apenas a Indy 500.
______________________________________________________
JUNCOS HOLLINGER RACING
Equipe argentina na Indy. Fez suas primeiras corridas na categoria em 2017 e desde 2022 corre em tempo integral. Surpreendeu a todos após dispensar o bom Callum Ilott no final de 2023, mesmo o piloto tendo contrato para 2024. Esse ano contará com suporte técnico da McLaren.
Romain Grosjean (França)
Muito se esperava de Grosjean quando chegou na IndyCar, mas a verdade é que ele ainda não conseguiu corresponder as expectativas. Depois de 2 anos na Andretti, o piloto tenta a sorte na nanica Juncos.
Agustín Canapino (Argentina)
Em 2023 a Juncos fez uma aposta ousada, trouxe o campeão da TC2000 argentina, o equivalente a nossa Stock Car. Apesar da inexperiência em monopostos, fez um campeonato decente e brigou pelo título de rookie do ano.
______________________________________________________
ABEL MOTORPORTS
Equipe da Indy NXT que já se classificou para a Indy 500 de 2023 e vai tentar repetir a dose em 2024. Tem planos de ser um equipe de tempo integral em 2025.
(R) R. C. Enerson (EUA)
É um piloto que tem feito corridas esporádicas desde que foi 4º lugar na Indy Lights de 2015, sendo que a sua primeira vez na IndyCar foi em 2016.
______________________________________________________
DALE COYNE
É uma equipe que participa da IndyCar desde 1984 e tem 6 vitórias em seu currículo. Ainda não divulgou seu lineup para 2024, mas a expectativa é que venha com 2 carros e faça o campeonato integral.
______________________________________________________
DREYER & REINBOLD RACING
É uma equipe que está no grid desde 2000, porém desde 2014 só corre a Indy 500. Só tem uma vitória dos tempos de IRL. Ainda não divulgou os pilotos para as 500 milhas desse ano, mas deverá vir com dois carros.
______________________________________________________
Tópico em construção. Esse fim de semana começa a temporada 2022 da Fórmula Indy. A temporada passada foi incrível, acredito que esse ano será tão boa quanto. Merece um tópico.
PARA ASSISTIR AS CORRIDAS:
TV ABERTA: Rede Cultura
TV A CABO: ESPN 4
STREAM: Star+
AS CORRIDAS DESSE ANO:
27/02 - St. Petesburg (RUA) - Largada às 14:30 1st - Scott McLaughlin
20/03 - Texas (OVAL) - Largada às 13:30 1st - Josef Newgarden
10/04 - Long Beach (RUA) - Largada às 16:00 1st - Josef Newgarden
01/05 - Alabama (MISTO) - Largada às 14:00 1st - Pato O'Ward
14/05 - Indianápolis (MISTO) - Largada às 16:00 1st - Colton Herta
29/05 - Indy 500 (OVAL) - Largada às 13:00 1st - Marcus Ericsson
05/06 - Detroit (RUA) - Largada às 16:00 1st - Will Power
12/06 - Road America (MISTO) - Largada às 13:30 1st - Josef Newgarden
03/07 - Mid-Ohio (MISTO) - Largada às 13:45 1st - Scott McLaughlin
17/07 - Toronto (RUA) - Largada às 16:20 1st - Scott Dixon
23/07 - Iowa (OVAL) - Largada às 17:00 1st - Josef Newgarden
24/07 - Iowa (OVAL) - Largada às 16:25 1st - Pato O'Ward
30/07 - Indianápolis (MISTO) - Largada às 13:20 1st - Alexander Rossi
07/08 - Nashvile (RUA) - Largada às 16:15 1st - Scott Dixon
20/08 - St. Louis (OVAL) - Largada às 19:30 1st - Josef Newgarden
04/09 - Portland (MISTO) - Largada às 16:30 1st - Scott McLaughlin
11/09 - Laguna Seca (MISTO) - Largada às 16:30 1st - Alex Palou
As equipes e pilotos já confirmados:
EQUIPES GRANDES
- PENSKE: Josef Newgarden, Will Power e Scott McLaughlin;
- CHIP GANASSI: Álex Palou, Scott Dixon, Marcus Ericsson, Jimmie Johnson e Tony Kanaan (Indy 500);
- ANDRETTI: Alexander Rossi, Romain Grosjean, Colton Herta, Devlin DeFrancesco e Marco Andretti (Indy 500).
EQUIPES MÉDIAS
- MCLAREN: Pato O'Ward, Felix Rosenqvist e Juan Pablo Montoya (Indianápolis);
- RAHAL LETTERMAN LANIGAN: Graham Rahal, Jack Harvey e Christian Lundgaard;
- DALE COYNE: Takuma Sato e David Malukas;
- ED CARPENTER: Conor Daly, Rinus VeeKay e Ed Carpenter (Indy 500);
- MEYER SHANK: Hélio Castroneves e Simon Pagenaud;
- A.J. FOYT: Dalton Kellett, Kyle Kirkwood e Tatiana Calderón (não corre nos ovais);
EQUIPES PEQUENAS
- JUNCOS HOLLINGER: Callum Ilott.
- DREYER & REINBOLD: Santino Ferrucci (Indy 500) e Sage Karam (Indy 500)
PARA ASSISTIR AS CORRIDAS:
TV ABERTA: Rede Cultura
TV A CABO: ESPN 4
STREAM: Star+
AS CORRIDAS DESSE ANO:
27/02 - St. Petesburg (RUA) - Largada às 14:30 1st - Scott McLaughlin
20/03 - Texas (OVAL) - Largada às 13:30 1st - Josef Newgarden
10/04 - Long Beach (RUA) - Largada às 16:00 1st - Josef Newgarden
01/05 - Alabama (MISTO) - Largada às 14:00 1st - Pato O'Ward
14/05 - Indianápolis (MISTO) - Largada às 16:00 1st - Colton Herta
29/05 - Indy 500 (OVAL) - Largada às 13:00 1st - Marcus Ericsson
05/06 - Detroit (RUA) - Largada às 16:00 1st - Will Power
12/06 - Road America (MISTO) - Largada às 13:30 1st - Josef Newgarden
03/07 - Mid-Ohio (MISTO) - Largada às 13:45 1st - Scott McLaughlin
17/07 - Toronto (RUA) - Largada às 16:20 1st - Scott Dixon
23/07 - Iowa (OVAL) - Largada às 17:00 1st - Josef Newgarden
24/07 - Iowa (OVAL) - Largada às 16:25 1st - Pato O'Ward
30/07 - Indianápolis (MISTO) - Largada às 13:20 1st - Alexander Rossi
07/08 - Nashvile (RUA) - Largada às 16:15 1st - Scott Dixon
20/08 - St. Louis (OVAL) - Largada às 19:30 1st - Josef Newgarden
04/09 - Portland (MISTO) - Largada às 16:30 1st - Scott McLaughlin
11/09 - Laguna Seca (MISTO) - Largada às 16:30 1st - Alex Palou
As equipes e pilotos já confirmados:
EQUIPES GRANDES
- PENSKE: Josef Newgarden, Will Power e Scott McLaughlin;
- CHIP GANASSI: Álex Palou, Scott Dixon, Marcus Ericsson, Jimmie Johnson e Tony Kanaan (Indy 500);
- ANDRETTI: Alexander Rossi, Romain Grosjean, Colton Herta, Devlin DeFrancesco e Marco Andretti (Indy 500).
EQUIPES MÉDIAS
- MCLAREN: Pato O'Ward, Felix Rosenqvist e Juan Pablo Montoya (Indianápolis);
- RAHAL LETTERMAN LANIGAN: Graham Rahal, Jack Harvey e Christian Lundgaard;
- DALE COYNE: Takuma Sato e David Malukas;
- ED CARPENTER: Conor Daly, Rinus VeeKay e Ed Carpenter (Indy 500);
- MEYER SHANK: Hélio Castroneves e Simon Pagenaud;
- A.J. FOYT: Dalton Kellett, Kyle Kirkwood e Tatiana Calderón (não corre nos ovais);
EQUIPES PEQUENAS
- JUNCOS HOLLINGER: Callum Ilott.
- DREYER & REINBOLD: Santino Ferrucci (Indy 500) e Sage Karam (Indy 500)
Ultima Edição:




