O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O Brasil é ativamente sabotado

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.291
Pontos
1.753
Advinha quem?

Revista desvenda esquema montado em 1987 para disseminar praga

Segundo a revista Veja, técnicos descobriram o primeiro foco de vassoura-de-bruxa numa plantação de cacau no sul da Bahia
Segundo reportagem da revista da Veja, no dia 22 maio de 1989 técnicos descobriram, durante investigação de rotina, o primeiro foco de vassoura-de-bruxa numa plantação de cacau no sul da Bahia. A praga é mortal aos cacaueiros e espalhou-se de forma espantosa e linear, destruindo as lavouras da região. À época, várias hipóteses foram levantadas sobre a chegada da doença nas plantações, inclusive a de sabotagem feita por países produtores de cacau, uma vez que os técnicos econtraram ramos de cacau infectados com vassoura-de-bruxa amarrados em pés de cacau, mas nada ficou comprovado. Dezessete anos depois, o idealizador e executor da sabotagem conta como fez o serviço.
Henrique Franco Timóteo, baiano, técnico em administração e militante do PDT, disse ter se unido a outros quatro amigos do PT para contaminar as plantações de cacau no sul da Bahia. A justificativa dada é a de que queriam acabar com o domínio político dos barões do cacau, cujo poder econômico influenciava a política local. “Só se candidatavam a vereador e prefeito quem eles queriam”, reclama Franco Timóteo, autor da idéia. O restante do grupo era: Everaldo Anunciação, Wallington Duarte, Eliezer Correia e Jonas Nascimento, todos do PT e funcionários da Ceplac, órgão do Ministério da Agricultura que cuida do cacau.
Todo o esquema foi montado no final de 1987, num bar conhecido na região onde os amigos se reuniram. Lá, decidiram que Franco Timóteo viajaria de ônibus até o norte do País, onde a vassoura-de-bruxa é uma doença endêmica, e trariam os ramos contaminados para serem implantados nas plantações baianas. Durante quatro anos repetiram a viagem e a sabotagem até que não foi mais preciso. A praga se alastrou rapidamente, com a ajuda do vento.
A primeira fazenda atacada chamava-se Conjunto Santana e pertencia a Francisco Lima Filho, então presidente local da União Democrática Ruralista (UDR) e partidário da candidatura presidencial de Ronaldo Caiado. O primeiro foco de vassoura-de-bruxa foi encontrado no dia 22 de maio de 1989 e, como medida profilática, os técnicos decidiram incinerar todos os pés de cacau da fazenda. Chico Lima ficou arruinado, conta a revista. Hoje ele arrenda as terras que lhe restaram e vive dos lucros de uma distribuidora de bebidas.
Os ataques aconteceram a várias fazendas ao longo da BR-101 e o destino dos seus proprietários foi o mesmo. A revista Veja consultou Lucília Marcelino, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em Brasília, para saber se a história contada por Franco Timóteo seria viável. “Sob o ponto de vista técnico, sim”, diz ela. O resultado da sabotagem foi queda de mais de 50% da produção de cacau e desemprego de mais de 200.000 trabalhadores na região. Até então o Brasil era o segundo maior produtor de cacau do mundo e desde então passou à condição de importador da fruta. Só nos últimos 15 anos o prejuízo ao País chega a US$ 10 bilhões.
Ainda como resultado da sabotagem, em 1992, o primeiro pleito após a devastação dos lavouras de cacau, Geraldo Simões elegeu-se prefeito de Itabuna (BA) pelo PT – e presenteou os quatro amigos: Everaldo Anunciação foi nomeado secretário da Agricultura por dois anos, substituído pelo colega Jonas Nascimento. Wellington Duarte ficou como chefe de gabinete do prefeito. Eliezer Correia ganhou o cargo de secretário de Administração e Finanças.
Como não pertencia ao PT, Franco Timóteo não ganhou cargo na prefeitura, mas em 1994, com a volta da suspeita de sabotagem na região, ele ganhou do prefeito a quantia de 250.000 cruzeiros (cerca de R$ 800) para deixar Itabuna e mudar-se para Rondônia. Hoje, 17 anos depois, o motivo da confissão, diz Franco Timóteo, é o arrependimento. Os demais envolvidos na história negam qualquer envolvimento e dizem sequer conhecer o técnico baiano Franco Timóteo.
A revista Veja desta semana traz novidades sobre o caso na Bahia. Franco Timóteo prestou depoimento de quatro horas à Polícia Federal, onde confirmou ter sido o responsável pela contaminação das lavouras de cacau do Sul da Bahia pela vassoura-de-bruxa. Confirmou ainda ter recebido ajuda de amigos (técnicos da Ceplac).
Escrupulos? Nunca ouvi falar.
Que certos grupos politicos vêm desde décadas atrás sabotando o país ja estamos cansados de saber. Mas o tanto que isso é deliberado, orquestrado, planejado... cara, é surpreendente. É crime contra a patria, contra a humanidade. Honestamente, deveriam exilar todos, pra não dizer fuzilar. Como que nego pensa numa coisa dessa cara? "Ei, e se a gente fodesse o país pra tomar o poder?". Revoltante. Pior que tem gente que vota e defende essa escória.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Hoje o Agro esta bem técnico queria ver esses vermes fazerem algo hoje.
Eu não duvido que isso seja feito hoje em dia, eu sou agricultor e sempre aparece algo novo. Eles dizem que são as ervas daninhas, insetos e fungos que vão evoluindo e ficando resistentes... Mas para essas empresas criarem um problema para depois venderem a solução não é de se duvidar.

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.410
Pontos
2.599
deveriam exilar todos, pra não dizer fuzilar.
1542826085209.gif
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Henrique Franco Timóteo, baiano, técnico em administração e militante do PDT, disse ter se unido a outros quatro amigos do PT para contaminar as plantações de cacau no sul da Bahia. A justificativa dada é a de que queriam acabar com o domínio político dos barões do cacau, cujo poder econômico influenciava a política local. “Só se candidatavam a vereador e prefeito quem eles queriam”, reclama Franco Timóteo, autor da idéia. O restante do grupo era: Everaldo Anunciação, Wallington Duarte, Eliezer Correia e Jonas Nascimento, todos do PT e funcionários da Ceplac, órgão do Ministério da Agricultura que cuida do cacau.

Por que será que isso não me surpreende?

E depois vem o LHand dizer que o bolsonarismo ou o que quer que seja é pior que o petismo porque "palavras machucam".
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.176
Reações
32.397
Pontos
503
Isso é de uma dimensão absurda, sério, quem viajasse do NE pra o sudeste, pela BR-101, testemunhava o que a economia cacaueira fez pelo interior baiano há quarenta, trinta anos, sem precedentes.

Cidades interioranas como Ilhéus, Itabuna e Conquista, com aeroporto, porto movimentado, economia girando, diferente do padrão do interior do resto da região nordeste até então.

Mesmo com as desigualdades históricas e inatas do país/região, isso chamava atenção, mas em se tratando de Brasil, sempre é possível se surpreender.

Parafraseando um termo local, ''oxalá'' se houvesse pena perpétua no país, mas que coisa, há impeditivo pétreo na CF brasileira promulgada exatamente no período pós-regime militar.

No fim, a luta pelas ditas minorias - no sertão, no agreste, nos morros - eram/são troco barato na luta pelo poder político dominante no Brasil.

No fim, a luta pela democracia/diretas era pra virar a moeda, era pelo poder. E só.
 


Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
Essa vassoura de bruxa esta controlada hoje?
A primeira vez que ouvi falar disso foi naquela novela do rei do cacau.
Foi lá tbm que me decepcionei pela primeira vez com a Patricia Pilar.:ksnif(minha musa de infância)
 

PicaPauBiruta

Bam-bam-bam
Mensagens
4.902
Reações
19.445
Pontos
303
isso só acontece por que tem o "papai estado" distribuindo subsídio a moda caramba, pois se o mercado fosse desregulamentando, descentralizado e aberto para todo e qualquer pessoa poder competir, ninguém iria querer se auto-sabotar, pois isso seria além de burrice, um tiro no pé, pois o indivíduo iria a falência.

mas como tudo nesse lixo de país só funciona se houver "incentivo" logo vemos que essas coisas não são tão surpreendente, pois subsídios e ajudas financeiras estatal só serve para isso, estagnar, diminuir a eficiência, carterizar o mercado e afastar a concorrência e a inovação.
 

Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.349
Reações
59.325
Pontos
2.184
O cara só se arrependeu pq não foi eleito a nada. Que verme


Eu li desde a hora que tu postou. Obviamente que voando. Durantes uns 40 ou 50 minutos, eu só passava os olhos para ir mais rápido às partes que me interessava, e nestas eu levei mais uns 30 minutos.. E como foi superficial, darei toda uma volta pra falar o seguinte:

Achei curioso as referências e o nomes dos envolvidos que ela usou para apoiar a sua tese. (A dissertação de mestrado de quem ela cita - Fábio Jammal Makhoul - é contra a Veja. Transparece o ódio. Também li uma entrevista dele na sequência, e achei a posição bem covarde a respeito a veja e o mensalão MASNÉ, nada a ver)
Fui batendo o perfil dos que achei e não fugiram do padrão que esperava..., PORÉM, assumo que o que mais me chamou atenção é que o Franco Timóteo era padrasto do goleiro Bruno.
Que mundo pequeno

O que eu também não sabia, e está aí, é que ele afirma com os dois pés juntos que a Eliza Samudio está viva. O que não tem nem cabimento
(ele também foi preso por tráfico de drogas.. que vida a do Timóteo)
Chega tirar a credibilidade da denuncia..

Obs.: Céus, nem lembrava mais da Kátia Abreu Ruralista. Ali consta - e desmoraliza - que há apenas 10 anos atrás ela tentou a CPMI do MST, ao lado do Caiado. Não sabia disto. Como o jogo político voa. Se eu soubesse, teria shippado eles
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
O cara só se arrependeu pq não foi eleito a nada. Que verme



Eu li desde a hora que tu postou. Obviamente que voando. Durantes uns 40 ou 50 minutos, eu só passava os olhos para ir mais rápido às partes que me interessava, e nestas eu levei mais uns 30 minutos.. E como foi superficial, darei toda uma volta pra falar o seguinte:

Achei curioso as referências e o nomes dos envolvidos que ela usou para apoiar a sua tese. (A dissertação de mestrado de quem ela cita - Fábio Jammal Makhoul - é contra a Veja. Transparece o ódio. Também li uma entrevista dele na sequência, e achei a posição bem covarde a respeito a veja e o mensalão MASNÉ, nada a ver)
Fui batendo o perfil dos que achei e não fugiram do padrão que esperava..., PORÉM, assumo que o que mais me chamou atenção é que o Franco Timóteo era padrasto do goleiro Bruno.
Que mundo pequeno

O que eu também não sabia, e está aí, é que ele afirma com os dois pés juntos que a Eliza Samudio está viva. O que não tem nem cabimento
(ele também foi preso por tráfico de drogas.. que vida a do Timóteo)
Chega tirar a credibilidade da denuncia..

Obs.: Céus, nem lembrava mais da Kátia Abreu Ruralista. Ali consta - e desmoraliza - que há apenas 10 anos atrás ela tentou a CPMI do MST, ao lado do Caiado. Não sabia disto. Como o jogo político voa. Se eu soubesse, teria shippado eles
Achei algumas referências dela um pouco forçadas também, mas o core de seu trabalho, que é o principal, foi bem embasado e nisso que dou o mérito. Acredito que diz muito sobre como a elite local, através do jogo de poder construiu este mito para se manter fortalecido em um momento de sua dissociação com o Estado.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Achei algumas referências dela um pouco forçadas também, mas o core de seu trabalho, que é o principal, foi bem embasado e nisso que dou o mérito. Acredito que diz muito sobre como a elite local, através do jogo de poder construiu este mito para se manter fortalecido em um momento de sua dissociação com o Estado.

Realmente, como a Elite Local era babaca, o melhor meio de se combatê-los era matando grande parte do sustento de uma região inteira, e consequentemente o sustento dos mais pobres. Realmente. Muito legal.
 
Topo Fundo