O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


...

Mcanatto

Supra-sumo
Mensagens
567
Reações
1.101
Pontos
194
Claro que é possível, nada que um genocídio não resolva. O mundo não estaria na m**** que está se não tivesse tanta gente empenhado em impor esse lixo. Mas se você gosta de teoria e quer um estudo sério, indico as obras de Ludwig Von Mises e Friedrich Heyek em que ambos desconstroem toda a teoria marxista em todos seus pormenores socio-econômicos e a obra de Eric Voegelin para uma abordagem mais filosófica e historiográfica.
 

Caronte

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.573
Reações
3.003
Pontos
999
Sem enrolação: simplesmente não é possível... Um regime verdadeiramente comunista demandaria um grau de bondade que jamais vi em qualquer criatura viva.
 

Makenshi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.548
Reações
8.466
Pontos
1.124
Talvez daqui a uns 3000 anos o capitalismo, se humanizando e modificando lentamente, se torne o comunismo (no sentido puro da palavra, tipo o que Jesus queria pra humanidade, paz&amor sublime e panz)

Ou não

O Socialismo Real (que chamam erradamente de comunismo), que devastou muitas vidas, esse eu espero que nunca mais volte


Capitalismo Humanizado (não existe ainda) >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Capitalismo Racional (Bem estar social etc) >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Capitalismo financeiro selvagem que gera miséria que volta pra morder os ricos no rabo >>>>>>>>> Socialismo Real (soviético)
 

Pingu77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.644
Reações
29.812
Pontos
1.114
Eu ainda fiquei de responder as excelentes argumentações que houveram no meu tópico, tratando dos caminhos que a esquerda deveria tomar hoje. Vejo que o mercado ainda é uma construção humana que não deveríamos abrir mão. De uma perspectiva hegeliana, de Fim da História com o comunismo, a concepção social-democrata a qual defendo visa atingi-la em uma última instância, o que o diferencia das antigas experiências do dito socialismo real, pelo "imediatismo" deste. Há um certo estruturalismo implícito aqui, que os meios de produção desse possível contexto naturalmente abririam espaço para essa forma de produção final, o comunismo.

Entrando no terreno prático e econômico, contemporaneamente a discussão que se trava é: qual foram os males da crise? Os debates variam e a bibliografia ainda está sendo produzida neste momento, com ambos os lados apontando os problemas nas doutrinas adversárias. Dito isso, minha visão é que o lado liberal e suas desregulações financeiras contribuíram muito mais para a crise econômica vivida pelos países centrais do capitalismo.

A socialdemocracia e a maioria da centro-esquerda vive um período de crise. Antonio Negri, marxista que tem uma análise spinozista "situacionista" da esquerda em contraposição à hegeliana, diz mesmo que ela está morrendo. E os liberais de centro-direita até fazem uma mea culpa, explicam que as evidências claras e o desespero que o mercado implorou para o Estado para socorrê-lo é uma onda da História que reveza maiores e menores períodos de regulação e desregulação. Mas a grande verdade é que nas últimas décadas as políticas neoliberais provocaram um verdadeiro estupro nas conquistas advindas dos estados de bem-estar social. A crise tem muito mais culpa por causa da direita.

Não quero tornar meu discurso eurocêntrico, mas os problemas sofridos pelos países que pertencem ao centro do sistema são paradigmáticos. Além da conexão de todo o mundo por esse sistema financeiro globalizado, de que os problemas deles hoje podem ser os nossos amanhã, também há a questão de que a estrutura social e os tipos de complicações que estão enfrentando podem ser exemplos a se tirar valiosas lições e saídas para futuros problemas.

Alone in the Dark, Beiçola From Hell, Piotr Kropotkin
 


Piotr Kropotkin

Bam-bam-bam
Mensagens
1.952
Reações
1.389
Pontos
234
Olha camarada, no meu ponto de vista o Comunismo é impraticável por uma falha teórica, a de esperar que algum tipo de poder separado do proletariado (que no caso, o Estado) possa vir a abolir a sociedade dividida em classes. A falha encontra-se em achar que tal poder abdicaria de sua existência, haja vista que a lógica de qualquer forma de poder é sua manutenção. E o próprio Estado já demonstrou ser uma classe substituta da burguesia, quando necessário.

Ou seja, é esperar que a classe dirigente vá ceder a vitória aos proletários, abolindo a si própria. Já tivemos mil experiências práticas do socialismo, e todas tiveram algumas coisas em comum: uma classe dirigente extremamente escrota que não ia largar o osso por nada nessa vida; o modo de produção permaneceu capitalista, ou seja, o fruto do trabalho de tal sociedade ainda era capitalismo (esse é um ponto complexo, que dissertarei mais abaixo); como se mantém o modo de produção capitalista, mantém-se também a alienação do trabalho, consequentemente, a alienação de toda a sociedade, basta ver os delírios dos governos socialistas e o quão retardada era a concepção de mundo que tal sistema criara na prática (onde por exemplo, não lembro agora qual pesquisa era exatamente, mas era uma pesquisa absurda na área de biologia, que foi aceita pelo regime soviético por "estar nos padrões do materialismo histórico e dialético); é um sistema que se fundamenta em uma mentira, a de que não existe uma classe detentora dos meios de produção, ou seja, existe um poder que nega sua própria existência, e vai combater aqueles que dizem que ele existe enquanto poder, dai temos todas as perseguições e mortes característico de tais sistemas.

Todos esses fatores concorrem para a impossibilidade de se por em prática o Comunismo, pois o estágio do socialismo é extremamente estagnante e autoritário.

Aprofundando na questão do modo de produção, foi exatamente esse o motivo da dissolução da União Soviética, pois em seus momentos derradeiros, o capitalismo já havia invadido todos os espaços daquele sistema através dos frutos do trabalho, e pra sua continuidade e prosperidade, deveriam tirar essa classe substituta da burguesia, a burocracia, e colocar tudo nos eixos do capitalismo por motivos de maior efetividade na gestão desse modelo de produção. O socialismo não consegue ser um inimigo do capitalismo, pois ambos constroem o mesmo mundo, ambos alimentam a economia mercantil.

Digo que o Comunismo é totalmente inviável por uma falha teórica, e por uma questão de método. Se quisermos chegar a sociedade na qual a divisão entre classes seja abolida, o Estado não é a ferramenta ideal para isso, pois ele foi criado pela sociedade dividida em classes e o mais importante, para a manutenção dessa sociedade dividida em classes. (vale lembrar que um dos estágios do Comunismo é o Socialismo)

O proletário deve levar a cabo sua luta sem jamais recorrer a qualquer forma de poder separado, pois a história evidenciou que qualquer forma de poder separado é inimigo do proletário. Seja a economia mercantil, seja o Estado e seus órgãos, seja a burguesia. O proletário é, por imperativo histórico, inimigo de tudo isso, seus interesses vão na contra-mão dos interesses de qualquer classe dirigente.


A meu ver, a aplicabilidade da social-democracia é baixa devido a Divisão Internacional do Trabalho. Teríamos que atropela-la pra atingir tal sistema no Brasil, por exemplo, e a social-democracia me parece pouco combativa por respeitar muitos elementos da ordem vigente.

Sem enrolação: simplesmente não é possível... Um regime verdadeiramente comunista demandaria um grau de bondade que jamais vi em qualquer criatura viva.

Disserte mais, por favor.
 

DanteSCO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.533
Reações
3.529
Pontos
703
O comunismo é utópico por isso vou me abster a falar sobre.

O socialismo é mais realista e o sonho inconsciente de qualquer político corrupto, onde a burguesia e a corrupção é elevada a outro nível; aqui ela ganha direito formal em todas as empresas e instituições publicas e antes privadas acumulando ainda mais poder e, aumentando exponencialmente a possibilidade da corrupção

O socialismo também é nocivo à tecnologia e a inovação porque acaba com a iniciativa privada e a livre concorrencia e, consequentemente, com a pressão exercida por está em uma empresa, onde ela melhora ou perde, sem citar que no Brasil e grande parte do mundo as empresas privadas são muito mais eficientes que as públicas.

E na prática não existe essa barreira entre o proletariado e a burguesia que os socialistas tanto gostam de falar, qualquer camelô pode se tornar um magnata da comunicação (Silvio Santos ftw) e vice-versa, vai depender entre outros fatores da competência e dedicação da pessoa, o que na minha visão é justo.

No sistema capitalista o grande ponto negativo, pra mim, é o acumulo exarcebado de riqueza, o que pode ser atenuado com um maior imposto sobre a renda (quanto maior a renda maior será a porcentagem do IR) e a sua diminuição sobre os produtos mais comuns, o que refletiria aumentando o poder de compra dos mais pobres e tornando o mundo um pouco mais igualitário, sem perder o aspecto de liberdade e evolução proporcionado pelo capitalismo.
 

Drommajin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.884
Reações
2.934
Pontos
719
O comunismo só seria possível se todos os seres humanos fossem iguais em todos os aspectos. Ademais, esse sistema é a coisa mais utópica e adolescente já pensado no mundo. Teríamos que partir do pressuposto que todos os humanos fossem absolutamente de boa-fé, ninguém poderia sequer pensar em mentir ou tirar proveito de algo e você não poderia ter nada tendo que compartilhar tudo com todos. Isso desde o governante máximo até aquele bêbado desdentado vagabundão que vive no bar.

Ou seja, precisa ser muito ingênuo nessa vida para pensar que isso é uma opção de governo.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.868
Reações
104.808
Pontos
1.824
Com certeza, ser o ser humano não fosse tão m**** tão corrupto, sujo qualquer ideologia seria possível.
Mas como não estamos em um mundo perfeito, fica difícil.




Enviado de meu GT-S5830B usando o Tapatalk 2
 

baddest

Bam-bam-bam
Mensagens
3.262
Reações
1.264
Pontos
269
O comunismo não é possível.
Por uma razão simples: o comunismo envolve abolir o "capital" ( dinheiro ), mas não abole a necessidade de consumo, pois os integrantes da população vão precisar de roupas, comida, casa e energia ( cada pessoa não é auto-suficiente nem mora numa ilha onde pode ter o luxo de plantar e produzir sua própria comida sem depender e contribuir com a sociedade ). Logo se mantém a necessidade de consumo e apenas troca o capital por processos burocráticos de produção e governo, vai fazer com que os participantes sofram pelas dificuldades de produção de produtos básicos, alguns envolvidos com a própria sobrevivencia ( exemplo: comida ).
Foi o que aconteceu HISTORICAMENTE em todos os lugares onde o COMUNISMO FOI TENTADO SER POSTO EM PRÁTICA.
Podemos citar exemplos históricos: A GRANDE FOME DA CHINA, a miséria disfarçada de CUBA, a fome gerada em várias épocas da URSS .
 

lucky_ace

Bam-bam-bam
Mensagens
8.870
Reações
3.787
Pontos
409
Sem enrolação: simplesmente não é possível... Um regime verdadeiramente comunista demandaria um grau de bondade que jamais vi em qualquer criatura viva.


O Réclus relata comunidades rurais na França que viviam em pleno regime comunal no século XIX. Mesmo o Cristianismo primitivo era próximo ao ideal de comunismo -- Jesus não chegava a ser ascéptico -- ou até um cínico como João Batista, mas tudo pertencia a todos, tudo que se ganhava era repartido entre o grupo de seguidores e aprendizes.

------------


Não vou me alongar muito agora, mas só esclarecer que alternativas socioeconômicas como o comunismo, municipalismo e federalismo libertário são aplicáveis a pequenas e médias comunidades, o que não é necessariamente um defeito, haja vista que a criação, no início da fase Moderna, e manutenção do "Estado-nação" foi um subterfúgio burguês desde sempre.

Tenho absoluta certeza de que o comunismo é praticável, mas mesclado a certas ideias do socialismo libertário. Christiania está aí pra quem quiser ver, sem falar nas inúmeras comunidades autônomas, falanstérios e colônias criadas ao longo do último século. Me refiro aqui à organização social e a ela somente. No plano econômico não há dúvida de que podemos prescindir da propriedade privada quando quisermos, é uma engrenagem relativamente recente do sistema e pode ser substituída por alternativas coletivizantes ajustadas à realidade de hoje sem grande prejuízo à produção.

Via "ditadura do proletariado" eu acho muito difícil que se possa alcançar o comunismo.
 

Sodoma

Bam-bam-bam
Mensagens
3.129
Reações
4.544
Pontos
293
Falha por default em ignorar o fator humano na equação.
Sem falar que é uma imposição, e isso sempre da em m****.
 

Alone in the Dark

Bam-bam-bam
Mensagens
5.983
Reações
9.670
Pontos
399
Na minha opinião, infelizmente o comunismo (sem Estado) NÃO é possível, principalmente devido à natureza falha do ser humano. Não consigo imaginar milhões vivendo numa sociedade sem a figura de um Estado regulador. Considero o comunismo uma utopia. Apenas não sou comunista por considerar o comunismo um sonho que não pode ser atingido pela humanidade.

Reafirmo que sou socialista e que acredito que seja possível a adoção do socialismo, com a presença do Estado, mas sou contra às repressões e à censura. E acredito sim que um socialismo verdadeiramente democrático seja possível.
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.262
Pontos
877
Tanto o comunismo quanto a democracia são impraticáveis em sociedades de grande porte.
 

The Janitor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.336
Reações
10.045
Pontos
764
o ideal comunista por si só é anti-humano, e anti-natural, o ser humano desde os tempos da caverna já era "capitalista" , o melhor caçador tinha mais mulheres e a melhor caverna e quem não sabia caçar eram os "comunistas" da época. É do ser humano não querer ser igual ao outro
 

God Odin

Bam-bam-bam
Mensagens
4.405
Reações
9.678
Pontos
304
Totalmente impraticável, ao menos que seja com Coerção, ou você aceita ser Comunista ou morre.
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
Não funcionaria.

Acredito que o Socialismo/Comunismo mostrou sua funcionalidade como um regime intermediário e, apenas em um primeiro momento, mas certamente a longo prazo se mostrou uma carta completamente fora do baralho.

E sobre o fato de eu considerar Comunismo e Socialismo a mesma coisa: Esqueçam de um Regime livre de Estado, se algum forte representante desse grupo de pessoas não tomar o controle do grupo à força para si, certamente uma organização externa o faria.

Eu ainda fiquei de responder as excelentes argumentações que houveram no meu tópico, tratando dos caminhos que a esquerda deveria tomar hoje. Vejo que o mercado ainda é uma construção humana que não deveríamos abrir mão. De uma perspectiva hegeliana, de Fim da História com o comunismo, a concepção social-democrata a qual defendo visa atingi-la em uma última instância, o que o diferencia das antigas experiências do dito socialismo real, pelo "imediatismo" deste. Há um certo estruturalismo implícito aqui, que os meios de produção desse possível contexto naturalmente abririam espaço para essa forma de produção final, o comunismo.

Entrando no terreno prático e econômico, contemporaneamente a discussão que se trava é: qual foram os males da crise? Os debates variam e a bibliografia ainda está sendo produzida neste momento, com ambos os lados apontando os problemas nas doutrinas adversárias. Dito isso, minha visão é que o lado liberal e suas desregulações financeiras contribuíram muito mais para a crise econômica vivida pelos países centrais do capitalismo.

A socialdemocracia e a maioria da centro-esquerda vive um período de crise. Antonio Negri, marxista que tem uma análise spinozista "situacionista" da esquerda em contraposição à hegeliana, diz mesmo que ela está morrendo. E os liberais de centro-direita até fazem uma mea culpa, explicam que as evidências claras e o desespero que o mercado implorou para o Estado para socorrê-lo é uma onda da História que reveza maiores e menores períodos de regulação e desregulação. Mas a grande verdade é que nas últimas décadas as políticas neoliberais provocaram um verdadeiro estupro nas conquistas advindas dos estados de bem-estar social. A crise tem muito mais culpa por causa da direita.

Não quero tornar meu discurso eurocêntrico, mas os problemas sofridos pelos países que pertencem ao centro do sistema são paradigmáticos. Além da conexão de todo o mundo por esse sistema financeiro globalizado, de que os problemas deles hoje podem ser os nossos amanhã, também há a questão de que a estrutura social e os tipos de complicações que estão enfrentando podem ser exemplos a se tirar valiosas lições e saídas para futuros problemas.

Alone in the Dark, Beiçola From Hell, Piotr Kropotkin


Eu sei que vc disse sobre a visão "Eurocentrica", mas é exatamente essa a discussão que traz quando um filósofo de lá vem com uma "solução" para a crise. Afinal de contas, a crise trouxe todo um gigantesco capital para outros eixos que não o tradicional EUA-Europa e te pergunto: Foi mesmo ruim?

E outra coisa: A crise não provou que o Capitalismo não funciona, mas sim que a Direita estava errada - O Capitalismo livre demais, sem nenhum controle, caminha desenfreadamente para a concentração extrema de renda e mata o que o sistema tem de melhor que é a capacidade de explorar o melhor de cada cidadão afim de um desenvolvimento de toda a humanidade.
 

kyO.Ninja

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.232
Reações
4.778
Pontos
729
Totalmente impraticável, ao menos que seja com Coerção, ou você aceita ser Comunista ou morre.


ou tenha apoio da massa proletaria para impor um regime comunista, com o PT e base aliado no governo, o brasil caminha lentamente para um regime comunista, mas o PT é esperto, ele sabe que não pode chegar aqui e impor esse modelo da noite pro dia, logo está fazendo uso de uma estrategia gramsciana, um processo lento, que se não for interrompido logo será altamente maléfico para o país, precisamos de boas opções para as próximas eleições para o executivo, pelo bem da nação.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.112
Reações
172.173
Pontos
2.599
Sim, pois temos vários exemplos que deram certo :viraolho
 

LeoshevBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
47.503
Reações
30.863
Pontos
1.464
O mundo mudou. O consumismo trouxe "necessidade" de coisas que vão além de simples necessidades básicas pra sociedade sobreviver harmoniosamente.

Além de toda a podridão do ser humano principalmente quando se tem o "poder".

Não vejo como dar certo.
 

kyO.Ninja

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.232
Reações
4.778
Pontos
729
Não funcionaria.

Acredito que o Socialismo/Comunismo mostrou sua funcionalidade como um regime intermediário e, apenas em um primeiro momento, mas certamente a longo prazo se mostrou uma carta completamente fora do baralho.

E sobre o fato de eu considerar Comunismo e Socialismo a mesma coisa: Esqueçam de um Regime livre de Estado, se algum forte representante desse grupo de pessoas não tomar o controle do grupo à força para si, certamente uma organização externa o faria.



Eu sei que vc disse sobre a visão "Eurocentrica", mas é exatamente essa a discussão que traz quando um filósofo de lá vem com uma "solução" para a crise. Afinal de contas, a crise trouxe todo um gigantesco capital para outros eixos que não o tradicional EUA-Europa e te pergunto: Foi mesmo ruim?

E outra coisa: A crise não provou que o Capitalismo não funciona, mas sim que a Direita estava errada - O Capitalismo livre demais, sem nenhum controle, caminha desenfreadamente para a concentração extrema de renda e mata o que o sistema tem de melhor que é a capacidade de explorar o melhor de cada cidadão afim de um desenvolvimento de toda a humanidade.


Capitalismo liberal é o modelo mais sustentável que temos como exemplo, economias livres são as que mais crescem no mundo, e pelo que eu saiba o acumulo extremo de renda só é maléfico quando ocorre em modelos comunistas ditatoriais, pq em um modelo capitalista isso não é maléfico para a sociedade.
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
Capitalismo liberal é o modelo mais sustentável que temos como exemplo, economias livres são as que mais crescem no mundo, e pelo que eu saiba o acumulo extremo de renda só é maléfico quando ocorre em modelos comunistas ditatoriais, pq em um modelo capitalista isso não é maléfico para a sociedade.


Só não "dei jóinha" pq "acúmulo extremo de renda" é uma definição muito ampla:

- Se for um acúmulo extremo de renda absurdo para o país, para as pessoas, ótimo, perfeito.

- Se for acúmulo extremo de renda na mão de 0,1~1% da população, dai temos um cenário péssimo para o Sistema, Povo e até para os outros países...em suma, perde o próprio Capitalismo por seu "Canibalismo intrínseco".
 

baddest

Bam-bam-bam
Mensagens
3.262
Reações
1.264
Pontos
269
ou tenha apoio da massa proletaria para impor um regime comunista, com o PT e base aliado no governo, o brasil caminha lentamente para um regime comunista, mas o PT é esperto, ele sabe que não pode chegar aqui e impor esse modelo da noite pro dia, logo está fazendo uso de uma estrategia gramsciana, um processo lento, que se não for interrompido logo será altamente maléfico para o país, precisamos de boas opções para as próximas eleições para o executivo, pelo bem da nação.
O grande problema é que enquanto a economia aguentar a política assistencialista de coerção disfarçada, tudo bem. Quando chegar a crise e secar a fonte do bolsa família, preparem-se. A economia brasileira está estagnada a meses .
 

kyO.Ninja

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.232
Reações
4.778
Pontos
729
Só não "dei jóinha" pq "acúmulo extremo de renda" é uma definição muito ampla:

- Se for um acúmulo extremo de renda absurdo para o país, para as pessoas, ótimo, perfeito.

- Se for acúmulo extremo de renda na mão de 0,1~1% da população, dai temos um cenário péssimo para o Sistema, Povo e até para os outros países...em suma, perde o próprio Capitalismo por seu "Canibalismo intrínseco".


mas digamos que numa politica capitalista bem feita esse cenário é muito difícil de ocorrer, mas o enriquecimento de alguns não se torna maléfico para os muitos, já que eles também vão ser beneficiados por isso.

Capitalismo é o futuro.

Socialismo, comunismo, etc, pra mim é tudo ideologia, herança maldita da finada URSS.
 

kyO.Ninja

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.232
Reações
4.778
Pontos
729
O grande problema é que enquanto a economia aguentar a política assistencialista de coerção disfarçada, tudo bem. Quando chegar a crise e secar a fonte do bolsa família, preparem-se. A economia brasileira está estagnada a meses .


por isso a importância de tirar essa corja do poder nas próximas eleições, o país está mal, o que o governo petista faz é maquiar os números e fingir que tá tudo bem, podem anotar, se o governo mudar vai ser anunciado o maior rombo do tesouro da historia do país.
 

Beiçola From Hell

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
37.177
Reações
39.020
Pontos
753
mas digamos que numa politica capitalista bem feita esse cenário é muito difícil de ocorrer, mas o enriquecimento de alguns não se torna maléfico para os muitos, já que eles também vão ser beneficiados por isso.

Capitalismo é o futuro.

Socialismo, comunismo, etc, pra mim é tudo ideologia, herança maldita da finada URSS.


Depende, como já citei, o Comunismo/Socialismo teve sua função de melhorar vários países. Pegue o final dos 20 primeiros anos do regime e responda: O que era a Rússia dos Czares frente a segunda maior potência do mundo? China o que se tornou? A Cuba completamente nas mãos dos americanos o que era?

Agora não restam dúvidas que essa funcionalidade que o socialismo teve por um período se esvai completamente quando consideramos esse regime como uma solução definitiva.

E sobre o Capitalismo: É convencionado chamar Social Democrata de Capitalista, apesar de ser um regime certa influência do Socialismo (Afinal, intervenção do Estado é praticamente abominável no Capitalismo tradicional). Portanto sim, o Capitalismo é o que tínhamos para ontem, para hj e muito provavelmente para amanhã.
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.601
Pontos
1.129
Acho que o Comunismo é totalmente impossível pois além de nem todas as pessoas serem bondosas (já partindo do pressuposto que a maioria é... e muitos questionariam isso) ninguém é igual... sempre tem um que é mais vagabundo, outro que é menos esperto... e a longo prazo isso desgasta as relações pessoais dentro do sistema.

Pessoalmente eu acho o Comunismo um sistema perfeito dentro do que se propõe a discutir... pena que foi pensado apenas sobre o aspecto sócio econômico e não antropológico ou até psicológico. Ele não foi feito pensando em pessoas reais e sim em ideais, e isso é muito ridículo... parece uma brincadeira de criança (seria uma criança genial, mas ainda assim uma criança), que imagina mundos mágicos e perfeitos, mas esquece de saber o que as pessoas realmente pensam.

Porém eu acredito que é possivel aprender muita coisa com o comunismo e trazer isso para qualquer sistema que seja... acho muito mais possível no futuro que a sociedade funcione sobre algum sistema que não seja nada do que temos hoje, no máximo uma amalgama de coisas que existem atualmente, e pode ser que elementos trabalhados pelos autores comunistas estejam la presentes... por isso é importante as pessoas (especialmente estudiosos) conhecerem bem esses trabalhos, para que na hora certa eles possam dar sua contribuição.

FALOW
U
I
 

major505

Bam-bam-bam
Mensagens
3.638
Reações
1.382
Pontos
274
Talvez daqui a uns 3000 anos o capitalismo, se humanizando e modificando lentamente, se torne o comunismo (no sentido puro da palavra, tipo o que Jesus queria pra humanidade, paz&amor sublime e panz)

Ou não

O Socialismo Real (que chamam erradamente de comunismo), que devastou muitas vidas, esse eu espero que nunca mais volte


Capitalismo Humanizado (não existe ainda) >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Capitalismo Racional (Bem estar social etc) >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Capitalismo financeiro selvagem que gera miséria que volta pra morder os ricos no rabo >>>>>>>>> Socialismo Real (soviético)

Lugares como holanda, suécia, etc, onde são capitalistas, mas existe toda uma gama de serviços sociais eficientes, pensando no beneficio da população, não podem ser considerados um capitalismo humanizado?
 
Topo Fundo