O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O drama da rosácea

Malaquias Duro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.993
Reações
47.881
Pontos
553
Abril é o mês de conscientização sobre esta doença, que pode afetar dramaticamente a qualidade de vida de uma pessoa

Rosácea é uma desordem inflamatória da pele bastante comum e ainda não totalmente compreendida que afeta principalmente a face. Algumas estimativas falam que 1 em 10 pessoas podem apresentar a doença. Geralmente são as pessoas de pele clara as mais afetadas, mas pode ocorrer também em pessoas de origem africana e asiática.

Segundo a Sociedade Nacional da Rosácea, nos Estados Unidos, cerca de 16 milhões de americanos estão afetados pela doença – e a maioria deles não sabe. Estudo realizado por esta entidade revelou que 95% dos pacientes de rosácea sabem muito pouco ou nada sobre os sinais e os sintomas do problema antes do diagnóstico.

Os sintomas geralmente começam com episódios de rubor (a pele fica vermelha por um curto período de tempo), mas outros sintomas podem ocorrer ao longo da progressão da doença, tais como:

Sensação de queimadura e de ardência no rosto

Vermelhidão permanente nas bochechas, no nariz, na testa ou no queixo

Pápulas, Pústulas e abcessos na face

Pequenos vasos sanguíneos na pele tornam-se visíveis (vasculite)

Olhos irritados e lacrimejantes

Efeitos emocionais

Os sintomas de rosácea são recorrentes, às vezes pioram muito, outras vezes apresentam alguma melhora. Muitos dos sintomas de rosácea podem ser controlados com tratamento, mas as mudanças na aparência física que podem ocorrer como resultado desta condição podem trazer um impacto psicológico e social significativos, afetando a autoestima e a interação em sociedade.

Em outro estudo realizado pela NRS – National Rosacea Society – mais de 90% dos pacientes de rosácea disseram que a condição afetou sua auto confiança e autoestima, e 41% reportaram que a doença os fez evitar contatos públicos ou cancelar reuniões sociais. Entre os pacientes de rosácea com sintomas muito severos, 88% disseram que a desordem teve efeitos adversos em suas interações profissionais, e 51% disseram que perderam o emprego por causa da condição.

Procurando ajuda médica

Qualquer dos sintomas acima listados é um alerta para procurar um dermatologista para obter um diagnóstico e um tratamento apropriado, antes que os sinais e sintomas da rosácea tornem-se progressivamente severos.

A doença costuma aparecer por volta dos 30 anos de idade e as causas ainda não são completamente conhecidas, mas sabe-se que alguns ‘gatilhos’ que disparam os sintomas são estresse, bebidas alcoólicas, mudanças extremas na temperatura ambiente, temperos apimentados, exposição ao sol e banhos muito quentes. “Qualquer coisa que aumente o fluxo sanguíneo pode agravar a rosácea”, diz a doutora Luciana Maluf, dermatologista do hospital Sírio Libanês, em São Paulo. “Estudos recentes confirmam que os microscópicos e inofensivos ácaros Demodex, que vivem na pele de todos nós, podem também iniciar ou piorar os sintomas”.

Não existe um teste laboratorial específico para rosácea, mas o médico dermatologista faz o diagnóstico clínico da pele, perguntando sobre os sintomas e sobre os possíveis gatilhos dos sintomas, além do levantamento do histórico da saúde em geral e hábitos de vida. Em algumas circunstâncias, pode ser necessário fazer exames adicionais, como o de sangue ou uma biópsia da pele (um pedacinho mínimo da pele é retirado e examinado em laboratório). Algumas condições de saúde com lúpus e menopausa – que apresentam sintomas semelhantes à rosácea – precisam ser descartadas para que o diagnóstico correto seja feito.

O que causa a rosácea?

A causa exata da rosácea é desconhecida, ainda que um número de fatores possíveis correlacionados à doença já tenham sido estabelecidos, incluindo anormalidades nos vasos sanguíneos e a reação aos ácaros comumente encontrados na face.

Mesmo não sendo reconhecidos como causas diretas, alguns ‘gatilhos’ que fazem a doença piorar já estão bem identificados:

Exposição à luz solar

Estresse emocional

Água muito quente ou fria

Bebidas quentes

Cafeína e álcool

Comidas apimentadas

Como a rosácea é tratada

Ainda não existe cura para a rosácea, mas o tratamento ajuda a controlar os sintomas. Produtos comprados sem prescrição médica em farmácias não são recomendados, pois além de não serem eficazes podem agravar a condição.

A melhor opção, diz a doutora Luciana Maluf, é evitar os gatilhos que sabidamente iniciam as crises em combinação com uma variedade de medicamentos de uso local e oral – antibióticos, por exemplo – devidamente prescritos pelo médico dermatologista. “No último Congresso Americano, falou-se muito da brimonidina tópica, que tem ação vascular e ajuda a diminuir a vermelhidão persistente provocada pela rosácea”, explica a doutora Luciana. A boa notícia é que o princípio ativo já foi aprovado pela Anvisa e em breve os médicos dermatologistas brasileiros poderão prescrever este remédio para seus pacientes com rosácea.

Tratamentos com lasers e luz intensa pulsada podem ser usados para alívio das manifestações vasculares da rosácea, tanto para remover os vasos sanguíneos muito visíveis quanto para reduzir a vermelhidão acentuada, e melhorar o quadro de pápulas e pústulas.
 
Ultima Edição:

Malaquias Duro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.993
Reações
47.881
Pontos
553
face-da-rosacea.jpg


 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.119
Reações
28.072
Pontos
1.044
não pensem q um rosto vermelho é pq a pessoa tá com vergonha de algo, pode significar a rosácea, eu não conheço ninguém com essa doença, mas isso é de utilidade pública.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.873
Reações
3.939
Pontos
1.544
As recomendações são ridículas, eles nem sabem o que engatilha a rosácea mas mesmo assim prescrevem ANTIBIÓTICOS, isso é insano, ilógico mesmo. Ai recomendam evitar estresse, sol, álcool e mais uma lista de alimentos e substâncias totalmente comuns na vida de praticamente todo mundo, sério, que ridículo.

Essa é a nossa alopatia.
 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
Eu tenho esse lance. No meu caso a pele fica vermelha e começa a descamar. Depois de descamar começa a formar feridas pequenas que ardem pra cacete. Com o tempo a pele fica cada vez mais vermelha e arde cada vez mais. Piorava no inverno seco aqui do RS. O descamamento nunca pára e fica tipo que nem caspa, só que na cara. É extremamente desagradável, posque fira caindo casquinha do rosto e bem, isso é até nojento muitas vezes. Não é nem o mais forte, meu nariz não chega a inchar e tudo mais.

Comigo começou em volta no nariz, na "curva" onde ele se junta ao rosto e com o tempo se espalhou para bochechas, queixo, testa e depois tomou conta do rosto.

Eu passei 10 anos com isso me incomodando, desde os 15 anos de idade. Fui em uns 10 dermatologistas e há 3 anos atrás consegui uma solução. Uma dermatologista me deu uma receita em que eu fiquei 5 dias passando um corticoide no rosto e depois movi definitivamente pra um tratamento contínuo lavando o rosto com um sabão adstringente forte chamado Dermotivin e em seguida passando um creme chamado Rosaliac no rosto. Tanto o sabonete quanto o creme são caro pra cacete (100 reais o sabonete, 200 o creme) mas se eu não ratiar no tratamento meu rosto fica 100%, parece que não tem nada. Se eu ficar alguns dias sem fazer nada a coisa começa a voltar.

Eu tinha tentato fazer de tudo mas nada resolvia, me recomendaram compressa de chá de camomila, pomada a base de cetoconazol e mais um monte de coisa, nada funcionou. O tratamento atual é caro mas resolve, e em 2 semanas o rosto tava novo.
 

Nagareboshi

Bam-bam-bam
Mensagens
3.210
Reações
5.841
Pontos
344
Tenho urticária colinérgica e é muito pior. Sem cura também na maioria dos casos, anti-histaminicos não funcionam e esses médicos do Brasil já me tomaram muito $$.
 


EasyName

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.053
Reações
3.696
Pontos
704
Tenho dermatite atópica, essas doenças crônicas são uma b*sta, se descuidar a qualquer hora do tratamento (geralmente caro), vc já volta a se fuder de novo, no meu caso a pele na região da cintura/em volta das axilas e pescoço começa a formar umas feridas escuras que coçam muito e se não tratar rápido, mancha a pele e demora vários meses até clarear...

Como o @CidoLoco falou, o meu também começou +/- nessa idade, 15 anos e ele se intensifica durante períodos frios.

Sent from my XT1097 using Tapatalk
 

Malaquias Duro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.993
Reações
47.881
Pontos
553
não pensem q um rosto vermelho é pq a pessoa tá com vergonha de algo, pode significar a rosácea, eu não conheço ninguém com essa doença, mas isso é de utilidade pública.
Eu tenho, cara.

Em resumo é uma m****. Não sou tímido, mas acabo sendo forçado a ser em certas situações.

Alguém tira uma brincadeira comigo, por exemplo, e fico sem jeito. Se fosse uma pessoa sem rosácea, passaria despercebido. Comigo não, imediatamente ouço "c***lho, tá vermelho! Tá com vergonha? Huahuah..." E fica o estigma. É um drama porque não tem solução.

Outro exemplo, se estou discutindo com alguém de leve... Ouço "tá bom, mas não fique com raiva de mim. Tá todo vermelho. Isso aqui é debate de leve, porra. Leve a sério não.". Aí tento justificar que não estou com raiva, mas o rosto vermelho passa outra mensagem.

Essas coisas minam a autoestima da pessoa em determinadas situações. A menor distração em relação aos próprios sentimentos, é caixão lara a reputação.

Meus chefes sempre sabem quando estou nervoso. No ambiente profissional é impossível não saberem quando estou inseguro. Coisas que para muitos é normal, lara mim é uma drama.
 

biglinux

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.122
Reações
4.277
Pontos
984
Eu não conheço sobre rosácea, mas por n motivos de saúde que ja abordei em alguns outros tópicos, acabei comprando um aparelho chamado spooky2, ele tem um recurso maluco que alega curar a pessoa a distância, precisando apenas colocar um pedaço de unha em uma parte do aparelho e escolhendo a doença na lista, que inclui duas variações para rosácea. O aparelho pode ser utilizado por contato, é a partir de frequências elétricas, existem diversas outras marcas que trabalham com isso, mas só no spooky2 achei essa opção de cura remota.

O ponto mais curioso é que estou testando o tratamento remoto, com um pedaço de unha da minha namorada que tem uma alergia no olho desde sempre, se chama blefagite e também tinha muita dor de cabeça, já está a um mês sem remédio para dor de cabeça e a alergia nos olhos está sumindo.

Eu sinceramente ainda estou desconfiado desse aparelho mesmo apresentando efeitos positivos, mas na dúvida tenho falado sobre ele em locais que pessoas podem se beneficiar do mesmo.
 

Lulukalia

Bam-bam-bam
Mensagens
2.450
Reações
6.596
Pontos
303
Eu tava com um negócio assim, o médico inclusive me pediu exame pra lúpus, mas no fim era por causa da minha alergia a glúten que me deu uma mistura de angioedema + irritação.

Imagino que deva ser bem chato! :(
 

Porco Seboso

Bam-bam-bam
Mensagens
7.906
Reações
10.951
Pontos
353
Eu tenho coceira na testa e na região da barba, mas eu acho que deve ser algum tipo de ácaro. :kpensa
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.885
Reações
19.661
Pontos
1.689
Eu tenho um negócio estranho, tipo uma vasculite na ponta do nariz, mas acho que é só feiura mesmo.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.873
Reações
3.939
Pontos
1.544
Tem um creme a base de aloe vera que parece diminuir a vermelhidão.
 

destined

Bam-bam-bam
Mensagens
521
Reações
3.633
Pontos
273
Abril é o mês de conscientização sobre esta doença, que pode afetar dramaticamente a qualidade de vida de uma pessoa


Os sintomas geralmente começam com episódios de rubor (a pele fica vermelha por um curto período de tempo), mas outros sintomas podem ocorrer ao longo da progressão da doença, tais como:

Eu pensava que essas minas branquinhas com o rosto avermelhado era pq levava mt piLocada na cara sabe ? rsrs :coolface
 

Polla el niño

Bam-bam-bam
Mensagens
1.655
Reações
2.137
Pontos
353
Tenho urticária colinérgica e é muito pior. Sem cura também na maioria dos casos, anti-histaminicos não funcionam e esses médicos do Brasil já me tomaram muito $$.
Já ouviu falar do xolair? Parece um tratamento mais eficaz que anti-histamínicos
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.867
Reações
50.973
Pontos
1.003
assim que eu terminei escola a minha rosácea sumiu
não sei se era rosácea mesmo, mas parecia
 

%>%

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
1.906
Reações
2.023
Pontos
1.404
Minha mãe tinha e era punk. Não lembro como ela conseguiu resolver
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.873
Reações
3.939
Pontos
1.544
Tenho rosácea há uns 9 anos. Nunca parei para tratar, mas recentemente estou pensando em buscar um tratamento. Sei que tem tratamento sim.

A rosácea começou depois que fui em um sítio em alta altitude em um dia de primavera. Lembro bem, o tal sol de montanha. Fiquei com a pele bem queimada apesar de não estar calor e a rosácea começou lá. Não usei protetor.
 
Topo Fundo