O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O experimento na Espanha para reduzir jornadas de trabalho a 4 dias por semana

_paniko_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.468
Reações
6.137
Pontos
1.089
Amigo meu trabalha em uma empresa canadense na qual ano passado testaram sexta-feira de folga durante o verão pois os funcionários não estavam pegando férias por conta do covid19.

Esse ano vai repetir a mesma coisa ao que parece.

Sobre a matéria, eu gostaria que isso fosse um pouco mais normal, até pra testar. Hoje, a maioria das empresas não tem parâmetros pra dizer se funcionaria ou não.

Sent from my GM1917 using Tapatalk
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.277
Pontos
1.753
Em algum momento bizzaro, escola do Brasil passou ser "depósito" de pirralho.

O filha da put* tem filho, e então tem preguicinha de criar ele.

Um dos melhores sistemas educacionais do mundo, o Finlandês, são três aulas de 75 minutos por dia. E só. Com bastante estimulo a criatividade e aulas práticas, e pouca lição de casa pois eles valorizam o tempo da criança se dedidando a brincar como parte do desenvolvimento da criatividade e identidade dela.

Aqui? Quer enfiar o rebento para ficar 8 a 10 horas "integrais" na escola. Com bastante aula de aprendizado de rota onde tem de ficar decorando m** para reescrever em prova. Zero estimulo a criatividade e independência, e fa-se que qualquer ser humano é incapaz de decorar qualquer coisa após 2 horas de massacre com gente tentando enfiar coisas na cabeça dele do jeito mais errado e sem comprovação científica possível. Mas tem almoço! E café da tarde!
japão é integral e é melhor que a finlandia. (citation needed)
não da pra olhar um "case de sucesso" e falar "ah, assim que deve ser e ponto"

quanto ao resto do post, eu concordo. aqui não se estuda pra ter conhecimento, e sim pra passar no vestibular. isso vem la de tras.
tenho muita sorte de ter desenvolvido meu proprio metodo de aprendizado desde cedo. decorar nunca foi pra mim. eu aprendia da minha forma e por isso absorvi mto mais que meus colegas com menos esforço. sequer tocava no material escolar em casa e ainda assim era top 3 da turma sempre, mesmo dormindo na sala.
 
Ultima Edição:

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.987
Reações
5.608
Pontos
1.164
Ja vou dar um pitaco de nem li nem lerei, mas bem legal mesmo dq país de primeiro mundo pode fazer, enquanto tiver país de quinto mundo sustentando e trabalhado 32 horas diárias, kkkk!
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Espero que dê certo, embora seja meio cetico, mas ao menos estao testando antes

É foda, falam de robos e tals, que trabalho humano nao sera mais necessário pra colocar medo na galera, mas essas 40 horas semanais estao ha decadas (no br 44), e povo se aposentando cada vez mais tarde
 

GadoMuuuuu

Bam-bam-bam
Mensagens
4.368
Reações
18.913
Pontos
303
japão é integral e é melhor que a finlandia. (citation needed)
não da pra olhar um "case de sucesso" e falar "ah, assim que deve ser e ponto"

quanto ao resto do post, eu concordo. aqui não se estuda pra ter conhecimento, e sim pra passar no vestibular. isso vem la de tras.
tenho muita sorte de ter desenvolvido meu proprio metodo de aprendizado desde cedo. decorar nunca foi pra mim. eu aprendia da minha forma e por isso absorvi mto mais que meus colegas com menos esforço.
Então, olha os resultados abaixo e se pergunte se vale a pena.


E tem essa que Japão é "integral" com muitas aspas também. E desde 2002 não existe mais aula aos sábados.

Hoje em dia são aulas de 40 minutos, com quatro aulas no período da manhã. O elementar 1 não é integral.

O elementar "superior" e o secundário tem aulas após o almoço: uma ou duas aulas apenas.

No total, um secundarista tem 6 horas na escola, com bastante "linguiça" para encher, como limpar a sala, e intervalos entre uma aula e outra e o intervalo do almoço. E algumas das aulas são de "aprendizados para a vida", tipo culinária, economia doméstica, artesanato, etc.



Mas você tocou no ponto nefrálgico: nosso sistema é criado para fazer a pessoa passar num vestibular, não aprender alguma coisa. É raro ver até escola particular com laboratório de química, biologia, ateliê de artesanato e cozinha.
 
Ultima Edição:

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.855
Reações
27.815
Pontos
1.444
Tem 2 modelos que acho bastante válidos:
5d x 6h com lanche de 15m (Fazia assim no banco e obrigaram a gente a fazer 30m), mas enfim era um modelo bem bom, principalmente para empregos mais básicos. Ficava 6h15m só por dia e aí conseguia estudar, fiz uma faculdade nessa época.
Outro modelo bacana seria 4d x 7h, e direito de reserva de 4h para o empregador convocar, totalizando 32h. Seria assim, se tiver um problema urgente, o empregador pode chamar o empregado ficar mais 4h além de 28h semanais, para entregar um projeto, fazer algo com urgência, etc.
 


arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
No total, um secundarista tem 6 horas na escola, com bastante "linguiça" para encher, como limpar a sala, e intervalos entre uma aula e outra e o intervalo do almoço. E algumas das aulas são de "aprendizados para a vida", tipo culinária, economia doméstica, etc.

Ou seja coisas muito mais úteis e não enfurnado dentro de uma sala por 6 horas.

Nos EUA por exemplo tem aula de pintura, piano, educação física (que deve durar umas 2 ou 3 horas) e não aquela aula de Ed física porca que tinha no colégio daqui.
 

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.984
Reações
174.346
Pontos
1.003
Ou seja coisas muito mais úteis e não enfurnado dentro de uma sala por 6 horas.

Nos EUA por exemplo tem aula de pintura, piano, educação física (que deve durar umas 2 ou 3 horas) e não aquela aula de Ed física porca que tinha no colégio daqui.
Nem de longe essas aulas são "encheção de linguiça". Muitos adolescentes saem da escola sem saber o mínimo de economia doméstica, não sabem lavar uma louça, varrer o chão, pagar uma conta, ler um contrato etc. É o tipo de gente que depois sofre na vida por não saber o básico do básico, não tem a mínima noção de respeito ao espaço do outro e nem noções de urbanidade. Apesar disso tudo podem votar nas eleições!
 

11456

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.640
Reações
10.966
Pontos
1.034
E na empresa que eu trabalhava fizeram exatamente o contrário , implantaram o famoso banco de horas e muitos trabalhadores passaram a morar dentro da empresa , tem casos lá de funcionários com 120 horas de banco [emoji23] quando era hora extra 50% o sujeito não conseguia fazer nem 15 horas no mês agora com banco fazem 120 horas rapidamente

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
 

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.984
Reações
174.346
Pontos
1.003
Ao contrario do gerador de riqueza brasileiro que acredita que quanto mais o funcionário trabalha (sem pagar horas extras é claro) maior a produtividade.

Enviado de meu LM-X520 usando o Tapatalk
A nossa noção de trabalho é ainda relacionada ao sofrimento. Imagino que aconteça por conta de dois elementos muito fortes na nossa formação: o cristianismo e a escravidão.

O primeiro realmente constrói o conceito do trabalho como punição, não como uma forma de ganhar dinheiro e se desenvolver (o que é usura). Tanto é que por aqui ter um bom salário é algo vergonhoso, que deve ser escondido e nunca deve ser falado para ninguém, enquanto ganhar uma miséria é uma virtude, algo a ser exaltada, "pelo menos não está roubando!". A honestidade é associada com a pobreza, a riqueza com a miséria moral. Da mesma forma, o empregado virtuoso é aquele que ganha mal, por pior que seja o contracheque, ainda considera-se que ganha muito. "Tu ganha 1200 ainda e reclama? Qual é a tua? Se não quer tem outros 1000 que querem!" Sua devoção ao trabalho deve ser legítima, ele deve "colaborar" por sua boa vontade e penitência, nunca pelo dinheiro. Este é vil e deve ficar longe das mãos do empregado, senão ele será corrompido e irá para o inferno.

Do outro lado, a escravidão denota o sentido de domínio sobre o corpo. Ser empregado não é somente assinar um contrato de livre iniciativa entre empregado-empregador, mas sim de submissão. Conforto é visto como uma afronta, é preciso demonstrar total entrega, por exemplo, ao permanecer 8 horas de pé atendendo ao público vestindo um sapato desconfortável, de suar as picas em uma obra com o uniforme todo sujo ou ainda ficar o dia inteiro sentando em uma cadeira vagabunda toda rasgada na frente de um computador com um monitor LG 14' comprado em 2006 que emite mais radiação que o reator de Chernobyl. É preciso ver o funcionário esgotado, destroçado, de preferência contratar aquele que mora o mais longe possível, que demora 4 horas para chegar na empresa, por que assim demonstra perseverança. Mora em um prédio a 15 minutos de caminhada da empresa? Vagabundo! Devemos puní-lo! Fique para fazer hora-extra hoje, não verás teu filho crescer. Não aguenta mais e pediu as contas? A fofoca vai rolar solta! "Sabe o fulano, pois é, pior funcionário, vagabundo! Não queria fazer hora-extra apesar de morar do lado da empresa, enquanto isso o estagiário pegava quatro ônibus e ainda levava trabalho pra casa, menino honesto e trabalhador!"
 

Flea.

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.068
Reações
20.632
Pontos
1.144
Considerando o nível de otimização que praticamente todas linhas de trabalho passaram desde que as 40 horas foram padronizadas não faz sentido algum manter igual, mas na prática é óbvio que as grandes empresas simplesmente vão aproveitar isso pra poder pagar menos
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.604
Reações
34.580
Pontos
903
Ninguém produz mais trabalhando feito um burro de carga, eu trabalho das 05 da manhã até às 14:28 com duas pausas, uma de dez minutos e outra de quarenta, chega no final de semana e eu estou totalmente acabado por causa do serviço puxado e repetitivo, na segunda e na sexta são os dias em que menos se produz, todo mundo está um zumbi
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.036
Reações
172.304
Pontos
1.714
Idealmente, o padrão passaria das 40h para 30h com um 'casual friday' da vida. Até mesmo a questão urbana se beneficiaria, você divide em turnos e desafoga o fluxo das vias.

Além dos empreendimentos relacionados ao lazer se beneficiarem também porque as pessoas teriam mais tempo livre. Clubes, parques, etc seriam mais frequentados em dia de semana.

O problema todo é que, num país combalido como o Brasil, é cada um por si. Reduzir proporcionalmente o salário já baixo dos trabalhadores de empreendimentos de baixa densidade tem efeitos bem graves ao mesmo tempo que forçar o pequeno e micro empreendedor a contratar outro funcionário e pagar seus pesados encargos pode significar o fim do negócio e o fechamento das vagas de emprego.

No Brasil, não dá pra ter a parca certeza que os ganhos que mencionei no início vão superar as contrapartidas que mencionei a seguir..

Considerando o nível de otimização que praticamente todas linhas de trabalho passaram desde que as 40 horas foram padronizadas não faz sentido algum manter igual, mas na prática é óbvio que as grandes empresas simplesmente vão aproveitar isso pra poder pagar menos

É uma questão complicada não pelas empresas grandes mas sim pelas médias e pequenas.

Se tu mantém o salário igual, reduzindo a carga horária e obrigando uma empresa pequena a contratar outro funcionário para cobrir o horário faltante, especialmente no Brasil é uma sentença de morte com o tanto de encargo que tem.
 
Ultima Edição:

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.173
Reações
10.835
Pontos
503
Eu sou contra.

Acho que 8 horas por dia, 5 dias por semana, é uma ótima métrica.
Eu costumava fazer muito mais que isso, 12 horas por dia, e não via problema nisso.

Sim, é evidente que existem muitos vagabundos por ai que não trabalham as 8 horas devidamente e que tem baixa produtividade; mas 8 horas bem trabalhadas é o suficiente para fazer muita coisa bem feita.

Eu acho que mais que 8 horas e jornadas de sábado são ruins, num geral. Mas 8 horas é excelente.

Começar a abaixar muito vai virar festa, se tem funcionário rendendo 6 em 8, é por que ainda não criou juízo. Veja os asiáticos, os caras sabiam que estavam numa situação ruim e trabalharam duro pra estar onde estão hoje. Na situação do brasilzão, todos deveriam estar pensando em trabalhar e estudar mais e não menos.

Menos é mais, colega.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.663
Reações
38.872
Pontos
1.444
E qual trabalho que você arruma que é de segunda a quinta que tenha 30 horas semanais?

Apenas trabalhos muitos específicos. Vai arrumar qualquer emprego pra ver.

Mas ai que está, se o cara quer produzir pouco, nenhuma empresa é obrigada a contratar. O cara que se vire pra ganhar o pão de cada dia trabalhando pouco.

Não tem milagre, pra farmar dinheiro precisa trabalhar bastante, seja empreendendo ou seja colaborando com empresas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
Nem de longe essas aulas são "encheção de linguiça". Muitos adolescentes saem da escola sem saber o mínimo de economia doméstica, não sabem lavar uma louça, varrer o chão, pagar uma conta, ler um contrato etc. É o tipo de gente que depois sofre na vida por não saber o básico do básico, não tem a mínima noção de respeito ao espaço do outro e nem noções de urbanidade. Apesar disso tudo podem votar nas eleições!

Eu falei das aulas do Brasil.
 

GadoMuuuuu

Bam-bam-bam
Mensagens
4.368
Reações
18.913
Pontos
303
Puro Coping.

Ideia de Boomer que colocaram na nossa cabeça. Nem sempre trabalhar bastante = $$$.
Hoje em dia é o contrário: existe sim uma relação direta entre trabalhar mais e pobreza, pois usualmente gente nessa condição está em trabalho ruim, e não tem tempo para se desenvolver. E quem tem qualificação (trabalho mental) e está nessa condição invariavelmente fica para traz ou cai em uma espiral de improdutividade por burn-out.

Sem contar que muitas das maiores inovações (e empresas) foram criadas com alguém com bastante tempo livre nas mãos para ser criativo. Além do fato que férias e tempo livre são muito importantes para circular a economia, pois é quando as pessoas mais gastam em produtos e serviços que não são apenas para sobreviver.

Meu professor de uma das aulas de "processamento de dados" (lembram desse curso do passado remoto?) disse uma coisa que pipoca na minha cabeça sempre que venho em discussão assim: quem trabalha como louco não tem tempo para ficar rico.

 
Ultima Edição:

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.333
Reações
21.893
Pontos
1.109
Mas seria como a semana? (F = Folga, T = Trabalho)

TTTTFFF

ou?

TFTFTFT
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.867
Pontos
553
Mas seria como a semana? (F = Folga, T = Trabalho)

TTTTFFF

ou?

TFTFTFT
A folga no meio da semana seria fenomenal.

Já pensou?

D S T Q Q S S
F T T F T T F

Pensou ter a quarta livre? Ia quebrar o cansaço da semana.

Mas claro, a turma ia querer é folga emendando com sábado e domingo.
 

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.024
Reações
61.959
Pontos
2.059
Coisa que a galera precisa parar pra pensar é +horas de trabalho =/= produtividade

Fulano terminou as tarefas dele 3h antes do previsto? Okay, manda ele praa casa como forma de compensação, mas não deix ao cara lá sem fazer porra nenhuma encarando o relogio, pra no final do dia "bater ponto"

Ou então, qdo vc trabalha num escritorio e tal, chefe ficaa puto pq vc chega ou sai 15 minutos depois/antes, como se vc fosse um funcionário de linha ddee produção, onde 15 minutos de ausencia significa 200 peças perdidas.

Mentalidade do empresário precisa mudar nesse ponto, as vezes não é nem o empresário, mas um gerente pnc que lambe saco do chefe, aí é mais foda ainda.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.663
Reações
38.872
Pontos
1.444
Puro Coping.

Ideia de Boomer que colocaram na nossa cabeça. Nem sempre trabalhar bastante = $$$.

Não é isso, inicialmente se você tem um grande potencial Técnico e intelectual você precisa sim despender bastante tempo pra criar e colocar em prática o que deseja, depois só colher os frutos.

Mas não podemos confundir esse “colher os frutos” com separar seu tempo do trabalho.

Um streamer top por exemplo, o Gaules. Um dos maiores e mais ricos do mundo atualmente. Pode ter certeza que ele trabalha muito, muito mais de 40 horas semanais, porem o trabalho dele é jogando videogame e batendo papo com amigos... mas não deixa de ser um trabalho.

Primeiro de tudo é identificar onde você se encaixa, na base ou no topo da pirâmide. Quem pode se dar ao luxo de trabalhar menos, é quem está no topo, e mesmo assim esse “menos” será proporcionalmente até maior tempo, porém um trabalho mais saudável e divertido de se fazer.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.663
Reações
38.872
Pontos
1.444
Coisa que a galera precisa parar pra pensar é +horas de trabalho =/= produtividade

Fulano terminou as tarefas dele 3h antes do previsto? Okay, manda ele praa casa como forma de compensação, mas não deix ao cara lá sem fazer porra nenhuma encarando o relogio, pra no final do dia "bater ponto"

Ou então, qdo vc trabalha num escritorio e tal, chefe ficaa puto pq vc chega ou sai 15 minutos depois/antes, como se vc fosse um funcionário de linha ddee produção, onde 15 minutos de ausencia significa 200 peças perdidas.

Mentalidade do empresário precisa mudar nesse ponto, as vezes não é nem o empresário, mas um gerente pnc que lambe saco do chefe, aí é mais foda ainda.

Ai que está, depende muito da função e da colaboração. Se você assinou um contrato de tempo integral você precisa assumir sua palavra, e caso tenha finalizado as tarefas pode ajudar a produzir em outra coisa ou combinar com o gestor uma folga. Mas nunca questionar algo que você aceitou, pois afinal de contas você é livre pra encontrar outro meio de ganhar dinheiro.

O problema é que o que mais vejo é gente querendo muito e fazendo pouco, se comparando com Elon Musk mas sequer sabe executar uma tarefa com excelência.

Cada um na sua, se você é fora da curva, seja em intelecto, ideias ou no social mesmo, você vai conseguir algo mais satisfatório pra sua vida profissional. Mas se você é mediano ou fraco (não necessariamente por capacidade, mas muitas vezes por falta de vontade e preguiça), precisa gastar mais tempo pra receber menos do que poderia


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.403
Pontos
1.304
Pode ser uma experiência muito interessante, não somente pela questão da produtividade mas também pela saúde dos funcionários. No século XIX era absolutamente normal os empregados trabalharem mais de 60 horas por semana e chegarem a desmaiar de cansaço e fome, tanto a pressão sindicial quanto a evolução tecnológica permitiram a redução da carga horária de trabalho para as 40 horas atuais. Nos países desenvolvidos as 40 horas semanais de um empregado tem maior produtividade do que as 60-80 horas de alguém daquele período.

É fato que essas 40 horas é uma convenção criada pelo sindicalismo e pelas leis trabalhistas do período da virada do século XIX e XX, é interessante repensar essa rigidez no conceito de tempo relativo ao trabalho. A própria noção de associar trabalho ao tempo nasceu com a era moderna, quando os relógios passaram a dominar as torres das cidades invés do campanário das igrejas. Anteriormente a esse período, na idade média, o trabalho era medido pelo resultado, havia épocas de maior pressão pelo trabalho e outras de maior tempo livre. Um camponês trabalhava muito menos do que qualquer homem do nosso tempo.

Com o acesso remoto e o desenvolvimento da tecnologia o conceito de trabalho está mudando. É fato que das 40 horas semanais o empregado de fato não trabalha 40 horas, grande parte desse tempo é usado para afazeres correlatos, desde tomar café até fazer networking, que acaba por ter um valor maior do que o próprio trabalho. Há muita aresta e perda de tempo com coisas desnecessárias.

Quando me refiro a saúde é o próprio desgaste pelo stress, começa no trânsito, se estende pela péssima relação entre os funcionários e vai até o trabalho proprieamente dito, já que há muitos problemas de prazo e distribuição das tarefas, ocorre de poucos funcionários que realmente trabalham carregam a empresa nas costas enquanto outros encostados se mantém apenas pelo networking. Quantas pessoas não sofrem de crise do pânico, problemas cardiácos, depressão etc por conta do trabalho? Como alguém com com problemas psciológicos e físicos irá produzir bem? Toda essa pressão acarreta em problemas graves de saúde, ou acabam pesando sobre a empresa, quando essa oferece planos de saúde, além de perderem um bom funcionário, ou para a sociedade como um todo em países nos quais o Estado possui um sistema público de saúde, pesando no bolso do erário público.

Prefiro esperar pra ver, acho a proposta um pouco descabida ao continuar concentra-se no tempo, invés da produtividade ou do resultado. Entendo que há empresas que não há outra forma de trabalhar, como lojas e restaurantes, ainda assim é uma experiência que valerá a pena acompanhar.

Eu concordo contigo, mas o que você fala aplica apenas a uma parte e não a todos.

Quem trabalha com tecnologia e etc. Consegue trabalhar em horários alternativos, ou trabalhar baseado mais nas entregas que no trabalho em horas, porém existem algumas profissões que não tem como, precisa ser mensurada em tempo.

Operadores de fábrica é um exemplo, não se pode sair alterando a hora ou colocando flexibilidade sendo que a máquina precisa rodar 24/7, mesma coisa podemos falar de funções como recepcionistas, garçom, médicos, enfermeiros e etc.
 

Nathan Harcker

Bam-bam-bam
Mensagens
846
Reações
2.091
Pontos
283
Menos é mais, colega.

De onde você tirou essa informação?
Talvez 8 horas sejam melhores do que 12 horas, não tenho dúvida disso. Mas 6 horas melhores que 8?
Vocês não acham que 8 horas por dia é um valor legal?
Esses experimentos dão certo no começo por que eles estão enviesados, ou seja, quem está sendo observado trabalha propositalmente com mais afinco para tentar mostrar o quanto o método é eficaz e poder dar continuidade ao "benefício".
Como já ressaltei, o Brasil é um pais numa situação ruim, tem-se que trabalhar o máximo possível e estudar o máximo possível. Levem a Coreia como exemplo.

E não sejamos desonestos intelectualmente, todos aqui sabem que esse desejo de trabalhar 6 horas por dia é para poder aproveitar mais a vida PESSOAL, não estamos pensando no que é benéfico para a produtividade.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.526
Pontos
1.244
Eu acho que isso nunca daria certo aqui, seria legal se tentassem, mas duvido que sequer exista alguém disposto a implementar.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.173
Reações
10.835
Pontos
503
De onde você tirou essa informação?
Talvez 8 horas sejam melhores do que 12 horas, não tenho dúvida disso. Mas 6 horas melhores que 8?
Vocês não acham que 8 horas por dia é um valor legal?
Esses experimentos dão certo no começo por que eles estão enviesados, ou seja, quem está sendo observado trabalha propositalmente com mais afinco para tentar mostrar o quanto o método é eficaz e poder dar continuidade ao "benefício".
Como já ressaltei, o Brasil é um pais numa situação ruim, tem-se que trabalhar o máximo possível e estudar o máximo possível. Levem a Coreia como exemplo.

E não sejamos desonestos intelectualmente, todos aqui sabem que esse desejo de trabalhar 6 horas por dia é para poder aproveitar mais a vida PESSOAL, não estamos pensando no que é benéfico para a produtividade.

Os japoneses provaram ser possível. Você que os tente convencer do contrário, haja em vista que eles têm produtividade muito mais elevada que a todos nós.




Boa sorte, vai precisar tentar convencê-los
 

Nathan Harcker

Bam-bam-bam
Mensagens
846
Reações
2.091
Pontos
283
Os japoneses provaram ser possível. Você que os tente convencer do contrário, haja em vista que eles têm produtividade muito mais elevada que a todos nós.




Boa sorte, vai precisar tentar convencê-los

Você quer comparar Japão com Brasil?
Os caras se mataram de trabalhar pra melhorar a situação do pais, e são extremamente focados e esforçados. A disciplina está na cultura deles.
Brasil só quer 6 horas pra trabalhar menos, você sabe disso cara, por que fingir que não sabe?
 

GadoMuuuuu

Bam-bam-bam
Mensagens
4.368
Reações
18.913
Pontos
303
Eu acho que isso nunca daria certo aqui, seria legal se tentassem, mas duvido que sequer exista alguém disposto a implementar.
Já tem. E é até que é bem comum. Muita empresa de TI, engenharia e serviços financeiros fazem por fora da clt mesmo em tese não sendo "regulamentado".

Sabe o real problema? Equilíbrio. Nem todo mundo tem função que dá para fazer isso, como peão de chão de fábrica (onde turnos 8/8/8 fazem bastante sentido), como bares (que jornadas de 6 horas são viáveis, mas com flexibilidade para extensão), como restaurantes (que se beneficiariam muito de jornada dividida, com um intervalo de 5 horas entre elas, para não ter de empregar dois turnos), lojas (onde muitas não fazem sentido ficarem abertas das 13:00 até 17:00 quando não tem movimento)...

Essa discussão é super complicada pois de um lado tem quem pensa que o mundo virou trabalhador de escritório de multinacionais (onde jornada de 6 horas, modelos híbridos, espaços de co-working flexíveis e outras coisas modernas fazem MUITO sentido), e do outro que todo mundo é peão de chão de fábrica ou atendente de telemarketing/help desk (onde tudo engessado como era feito na época do Henry Ford 110 anos atras faz MUITO sentido).

Mas a maioria é de micro e pequena empresa preso entre os dois mundos.
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Você quer comparar Japão com Brasil?
Os caras se mataram de trabalhar pra melhorar a situação do pais, e são extremamente focados e esforçados. A disciplina está na cultura deles.
Brasil só quer 6 horas pra trabalhar menos, você sabe disso cara, por que fingir que não sabe?
Se o salário daqui rendesse como o salário de lá, até eu ficava feliz em trabalhar 10h por dia. Mas veja aqui, trabalhar 8h por dia, pra ganhar, muitas vezes, R$ 5/h ? Lá o cara consegue fazer a feira da semana com o salário do dia, aqui o salário do dia não compra nem 1kg de carne.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.173
Reações
10.835
Pontos
503
Você quer comparar Japão com Brasil?
Os caras se mataram de trabalhar pra melhorar a situação do pais, e são extremamente focados e esforçados. A disciplina está na cultura deles.
Brasil só quer 6 horas pra trabalhar menos, você sabe disso cara, por que fingir que não sabe?

Amigo, você tá por fora demais. A filosofia de "menos é mais" nunca foi tão verdadeiro. Ficar trabalhando igual corno implica uma serie de efeito cascata em que a medicina alternativa dizia sempre que o fator psicológico é tudo. Se você ta cansado, física e mentalmente, irá refletir no desempenho deprimente a ponto de afetar as relações sociais, familiares, conjugais até chegar ao burnout e estresse traumático.



São dados estatísticos que vão de encontro com a produtividade equilibrada, que tende a nortear um marcador muito acima do que quem trabalha muito. Foi o meu caso, de que de tanto trabalhar sob pressão e por metas, acabei lesionando o ombro esquerdo e mesmo assim, fui demitido. Eu podia levá-los em cana mas não rebaixo ao nível deles, que é lastimável.




Há relatos de profissionais da saúde trabalhando demais ao ponto de fadigar e não dar mais conta do recado nem de cuidar do seu público-alvo: os enfermos.





É contraditório, ne. Pois é, os japoneses desprenderam a ideia assim como revolucionaram com a gestão de organização 5S. Se eles provaram ser capaz de otimizar a produtividade baseando no bem estar do colaborador, quem mais poderá desacredita-los? Nós? Não, ne...




Alias, se tem algo em comum que podemos concordar efetivamente seria a de inverso proporcional pela hora trabalhada. Só isso, por enquanto
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.173
Reações
10.835
Pontos
503
Se o salário daqui rendesse como o salário de lá, até eu ficava feliz em trabalhar 10h por dia. Mas veja aqui, trabalhar 8h por dia, pra ganhar, muitas vezes, R$ 5/h ? Lá o cara consegue fazer a feira da semana com o salário do dia, aqui o salário do dia não compra nem 1kg de carne.

Tem japoneses ganhando pouco. E nem digo dos descendentes
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.011
Reações
49.403
Pontos
1.304
Eu sou contra.

Acho que 8 horas por dia, 5 dias por semana, é uma ótima métrica.
Eu costumava fazer muito mais que isso, 12 horas por dia, e não via problema nisso.

Sim, é evidente que existem muitos vagabundos por ai que não trabalham as 8 horas devidamente e que tem baixa produtividade; mas 8 horas bem trabalhadas é o suficiente para fazer muita coisa bem feita.

Eu acho que mais que 8 horas e jornadas de sábado são ruins, num geral. Mas 8 horas é excelente.

Começar a abaixar muito vai virar festa, se tem funcionário rendendo 6 em 8, é por que ainda não criou juízo. Veja os asiáticos, os caras sabiam que estavam numa situação ruim e trabalharam duro pra estar onde estão hoje. Na situação do brasilzão, todos deveriam estar pensando em trabalhar e estudar mais e não menos.

Bom nick, bom post.

Concordo com tudo, depois que acabou a escravidão a sociedade só foi ladeira abaixo.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.758
Reações
14.027
Pontos
703
O pensamento do empresário brasileiro é: "Terminou as tarefas já? Então vai fazer mais para adiantar o de amanhã" ou então "Já terminou o serviço? Então vai ajudar os outros a terminarem os deles."

Daí quando se fala que isso é UMA PAU NO CUZISSE ESCROTA vem anarco liberteen com """"artigos""""" utópicos do Insituto Mises falando que tem que "HAVER MAIS PRODUSSAUM".

Mas é a verdade, cara. Não é artigo do instituto Mises, é a realidade. Se e cara está te pagando, ele quer que você produza.

Isso não é aqui, isso é em qualquer lugar simplesmente porque é o lógico a se fazer do ponto de vista do empregador

Se tu fez as demandas em meio dia, quer dizer que você ainda tem mais meio dia para fazer uma caralhada de coisas. Significa que se isso ocorrer de forma consistente a empresa poderia diminuir os prazos para entrega dos projetos, o que por consequência a permitiria aumentar a carga de projetos/entregas etc e, portanto, a receita no final. Tudo quanto é ferramenta de métrica de produtividade visa uma "carga linear" ótima - você atrasar seu trabalho é péssimo, mas você estar com uma carga subdimensionada é igualmente ruim

É claro que tem que se ponderar fadiga física/mental no impacto da produtividade, o que afeta essa relação - mas o cerne da ideia é esse aí
 
Topo Fundo