Tem um problema nisso tudo aí. Eu li em alguns fóruns estrangeiros que tanto o
PS5 quanto o Scarlett seriam bem equiparados entre si, com as duas empresas planejando quase as mesmas especificações, com os mesmos custos. Assim sendo, se a Microsoft optar por colocar algum hardware dedicado para Ray Tracing, vai abrir uma leve vantagem para Sony no processamento gráfico, no caso de um jogo multiplataforma ser lançado para os dois. Outro fator é que o Scarlett teria um hardware compartilhado com os servidores Azure, sendo assim, teriam uma parte do processamento dedicado à funções de inteligência artificial.
Se isso for verdade, seria algo como o Xbox One quando foi lançado, 1 dos cores da CPU era dedicado ao Kinect. Mesmo que um jogo não fizesse uso do acessório, não poderia utilizar este core. Somente posteriormente a Microsoft liberou o acesso, o que melhorou um pouco o processamento dos jogos.
O caso é que dedicar processamento para Ray Tracing e inteligência artificial tira espaço para o restante. Se as duas empresas estiverem fazendo consoles com praticamente os mesmos custos e componentes, e forem lançados pelo mesmo preço, e o
PS5 não tiver RT, a Sony ficaria com uma certa vantagem.
Ray Tracing é invenção de moda. Perda de dinheiro e processamento. Poderia colocar mais memória RAM no lugar.