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O Game Boy Advance conseguia reproduzir gráficos que o SNES não seria capaz de reproduzir?

Jailcante

Bam-bam-bam
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Que nem o gameboy original/color que fazia coisas que o Nes não fazia. Saiu depois, então Nintendo deu uma aprimorada.
 


Leira

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Particularmente, gosto mais do GBA do que do SNES em todos os aspectos. Acho inclusive que alguns ports ficaram melhores no GBA.
 

liofreitas

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Até hoje tem uns gráficos 2d que eu me surpreendo de estarem rodando no GBA....com mais definição passariam fácil por games indie de hoje...assim de cabeça cito Wario Land 4 e TMNT.
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
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3D o GBA é melhor com certeza, 2D parece ter bastante tradeoffs, mas não conheço a fundo p/ afirmar categoricamente.

Falando em GBC vs NES, o Crystalis, por exemplo, saiu bem capadão, fov menor, sprites menos detalhados, cores piores, etc.
Mas tem jogos nativos do GBC que acho difícil o NES reproduzir, como aquele Wendy Every Day Witch, Shantae, etc.
 

Tre Styles

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Super Nes nem em sonho faz esses gráficos 3d do GBA aí.

Mas recentemente joguei Yoshi's Island de novo pela primeira vez em mais de 20 anos, optando pela versão GBA para conhecer e notei que o efeito transparente que escorre pela tela quando Kamek transforma os monstros em chefes de fase está totalmente ausente dessa versão.

Aquela bela fase do DKC 1 que entardece com um degrade no final também não ocorre no GBA, então o SNes tinha seus truquinhos também, pra não começar a falar de som..
 

Helghast Trooper

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Super Nes nem em sonho faz esses gráficos 3d do GBA aí.

Mas recentemente joguei Yoshi's Island de novo pela primeira vez em mais de 20 anos, optando pela versão GBA para conhecer e notei que o efeito transparente que escorre pela tela quando Kamek transforma os monstros em chefes de fase está totalmente ausente dessa versão.

Aquela bela fase do DKC 1 que entardece com um degrade no final também não ocorre no GBA, então o SNes tinha seus truquinhos também, pra não começar a falar de som..

tem esse ray tracing que esse cara fez no snes

 

Axel Stone

Bam-bam-bam
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Como falaram, sim e não.

Sim pra 3D, bem superior ao snes.

Não pra 2D, além da resolução bem inferior, os ports dos jogos do snes quase sempre faltavam efeitos, layers, sem contar as cores. O audio também soava inferior na maioria das vezes.

A maior vantagem do gba é o tamanho dos cartuchos, em torno de 8x o tamanho dos cartuchos do snes (bit vs byte). Se o snes tivesse cartuchos desse tamanho os jogos seriam muito melhores e menos capados em gráficos, animação, som e conteúdo.
 

Maxwelsoonage

Supra-sumo
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GBA tem bastante melhorias contra o SNES.
Ele tem suporte nativo a rotação de sprites, um de seus modos gráficos permitem 2 camadas de escala e rotação juntas, ROMs maiores, mais potencia etc.
Porém ele é inferior em muitas coisas, resolução, tela sem luz própria exigindo cores extremamente fortes, o som praticamente não tem grave, a trilha de DKC3 teve que ser refeita por ser muito grave no SNES, falta alguns efeitos visuais.
Acho que Super Gunstar Heroes é um dos que mais exploram tudo isso.



Se tratando de jogos 3D, nem tem como comparar, o GBA é muito mais potente. Até por que ele é um console 32 bits.
 

FireMax

Bam-bam-bam
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O grande problema do GBA é não ter o X e Y, isso limitou o porte de alguns jogos de SNES.

A tela mais escura que a do GBC é outro problema do primeiro modelo.

Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk
 

Asteriques

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O gba é mais poderoso no geral, mas segundo a RARE para GRÁFICOS o SNes é melhor, eles explicam bem no vídeo da DF (Digital Foundry).
Na realidade o grande problema do GBA era o som. É só a ver a diferença gritante nas músicas do Final Fantasy 6.
 

extremepower

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Problema do GBA é a resolução. Me dói os olhos a resolução, mas isso é um poblema de quase todo portátil da nintendo.

Eu gosto muito de metroid fusion, por exemplo, mas não pego pra jogar, é sempre o super metroid, por conta que no emulador na tv o fusion fica feio demais por conta da baixa resolução.
 

Grandpa

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Eu joguei alguns ports do SNES para o GBA e o resultado varia muito. Blackthorne eu achei pior graficamente, os RPGs Breath of Fire eu achei praticamente idênticos, já Micro Machines pra mim é a melhor versão do game.
 

Azeon

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Problema do GBA é a resolução. Me dói os olhos a resolução, mas isso é um poblema de quase todo portátil da nintendo.

Eu gosto muito de metroid fusion, por exemplo, mas não pego pra jogar, é sempre o super metroid, por conta que no emulador na tv o fusion fica feio demais por conta da baixa resolução.
Para mim são as cores saturadas.

Os emuladores atuais devem corrigir isso porém lembro que no PC era sempre tudo muito saturado por causa da tela dele que não tinha iluminação, vários jogos de SNES portados ficam com cores saturadas demais.
 

NÃOMEQUESTIONE

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GBA tem bastante melhorias contra o SNES.
Ele tem suporte nativo a rotação de sprites, um de seus modos gráficos permitem 2 camadas de escala e rotação juntas, ROMs maiores, mais potencia etc.
Porém ele é inferior em muitas coisas, resolução, tela sem luz própria exigindo cores extremamente fortes, o som praticamente não tem grave, a trilha de DKC3 teve que ser refeita por ser muito grave no SNES, falta alguns efeitos visuais.
Acho que Super Gunstar Heroes é um dos que mais exploram tudo isso.



Se tratando de jogos 3D, nem tem como comparar, o GBA é muito mais potente. Até por que ele é um console 32 bits.


Uma informação que não encontrei em lugar algum, qual a quantidade de sprites por linha o GBA suporta?
 

Ridge

Bam-bam-bam
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Graficamente a diferença seria mais ou menos essa:

SNES:
  • 16 bits
  • Processador de 3.58 MHz
  • Resolução: 256x224, 512x224, 512x448
  • 256 cores em tela de uma paleta total de 32,768 ( podendo ultrapassar o limite de 256 )
  • 4 camadas de background
  • RAM de 128 kb ( separado do audio e video )
  • 128 sprites em tela
  • Efeitos de transparência real
  • Mode 7 a 60 fps
  • Rotação e escala de Background
GBA:
  • 32 bits
  • Processador de 16.8 MHz
  • Resolução: 240 x 160
  • 512 cores em tela de uma paleta total de 32,768 ( podendo ultrapassar o limite de 512 )
  • 4 camadas de background
  • RAM de 32 kb + VRAM de 96 kb
  • 128 sprites em tela
  • Efeitos de transparência real
  • Mode 7 a 30 fps com possibilidade de dupla camada
  • Rotação e escala de Background
  • Rotação e escala de Sprites
  • Otima capacidade 3D ( polígonos, ray-casting, BSP, bitmap... )


Graficamente ambos acabam se equivalendo, com vantagens e para um e vantagens para o outro.

A diferença mesmo fica por conta do som que é bem melhor no SNES e na capacidade tridimensional que é bem melhor no GBA, o GBA alias é um monstrinho 3D com vários jogos puxando o console ao limite como Driv3r, V-Rally 3, Star X, Doom 2...
 
Ultima Edição:

Maxwelsoonage

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Uma informação que não encontrei em lugar algum, qual a quantidade de sprites por linha o GBA suporta?
Não sei dizer, nunca cheguei a ver o GBA dando problema de limite assim.
Sei que ele suporta 128 sprites, de 8x8 até 64x64 mas com mais variações de tamanho que o SNES.
E 32 desses sprites podem ter efeitos de escala e rotação.
 

Ennis

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Depende.

Mas acredito que a inferioridade de alguns ports se deva maks a incompetência dos provramadores. No geral GBA leva a melhor.
 

NÃOMEQUESTIONE

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Não sei dizer, nunca cheguei a ver o GBA dando problema de limite assim.
Sei que ele suporta 128 sprites, de 8x8 até 64x64 mas com mais variações de tamanho que o SNES.
E 32 desses sprites podem ter efeitos de escala e rotação.

É uma informação que não vi oficialmente em lugar algum, tem o 2º post desse tópico da NESdev, que o carinha afirma que limite fica em torno de 950 sprites por linha, o que considero um exagero, na tabela da wiki constam 128 por scaline, que acho bem mais razoável, ainda assim é um put* upgrade frente às plataformas de 16 bits.

http://forums.nesdev.com/viewtopic.php?t=2916

https://en.wikipedia.org/wiki/Sprite_(computer_graphics)
 
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PocketCrocodile

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Para mim são as cores saturadas.

Os emuladores atuais devem corrigir isso porém lembro que no PC era sempre tudo muito saturado por causa da tela dele que não tinha iluminação, vários jogos de SNES portados ficam com cores saturadas demais.
Só se aplicar um filtro legal, ainda dá uma put* dor de cabeça do c***lho emular GBA no duro
 

Odin Games

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O GBA é considerado mais potente que o SNES porque o processador dele é de 32 Bits, e o do SNES é de 16 Bits, mas fora isso acho que o GBA tem desvantagens em relação ao SNES por ser um portátil e ter o tamanho da placa mais reduzido. Eu não entendo muito de especificações, mas na época dele acredito que ainda não tinha um hardware tão forte para portáteis como surgiu alguns anos depois com o PSP e Nintendo DS, esses sim esmagam o hardware do SNES e ele não dá nem para o cheiro... :klol
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
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O GBA é considerado mais potente que o SNES porque o processador dele é de 32 Bits, e o do SNES é de 16 Bits, mas fora isso acho que o GBA tem desvantagens em relação ao SNES por ser um portátil e ter o tamanho da placa mais reduzido. Eu não entendo muito de especificações, mas na época dele acredito que ainda não tinha um hardware tão forte para portáteis como surgiu alguns anos depois com o PSP e Nintendo DS, esses sim esmagam o hardware do SNES e ele não dá nem para o cheiro... :klol


A prioridade da Nintendo nos portáteis sempre foi a duração da bateria em primeiro lugar, decisão acertada se comparado ao Game Gear, por exemplo.
GBA só é considerado uma "powerhouse" por falta de concorrência.

Esse negócio de bits aí é só buzzword de marketeiro, a CPU do X360 é 64 bits, ele equivale a um n64?
Lógico que não.


DKC tem um mod que restaura as cores, mas o tamanho do sprites ainda é menor, óbvio que tem algum gargalo aí.

 

PocketCrocodile

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A prioridade da Nintendo nos portáteis sempre foi a duração da bateria em primeiro lugar, decisão acertada se comparado ao Game Gear, por exemplo.
GBA só é considerado uma "powerhouse" por falta de concorrência.

Esse negócio de bits aí é só buzzword de marketeiro, a CPU do X360 é 64 bits, ele equivale a um n64?
Lógico que não.


DKC tem um mod que restaura as cores, mas o tamanho do sprites ainda é menor, óbvio que tem algum gargalo aí.


Parece um homebrew isso daí
 

ELTORO

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Eu falo o Donkey Kong em si, acho esses ports de GBA muito toscos
É porque tiveram de refazer os jogos do zero.
O código da trilogia de SNES foi perdido.

Para mim são as cores saturadas.

Os emuladores atuais devem corrigir isso porém lembro que no PC era sempre tudo muito saturado por causa da tela dele que não tinha iluminação, vários jogos de SNES portados ficam com cores saturadas demais.
No VBA-M dá pra corrigir colocando em "GBA Colors" nas opções :
166682166683166685
 
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