O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O Game Boy Advance conseguia reproduzir gráficos que o SNES não seria capaz de reproduzir?

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.728
Reações
4.294
Pontos
704
Filé esse mod do DKC, hein. Melhoraram muito. Acho que tem pro FF VI também.

Tocaram aí em um ponto importante, resolução e jogar na TV. Nunca curti muito jogar jogos para portáteis em tela grande, tem muita coisa que foi programa pensada na possibilidade de jogar em uma tela menor. Não vou negar que já fiz, mas prefiro deixar todos meus emuladores de portáteis no celular por conta disso.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.296
Pontos
1.619
Sempre pensei que o parametro fosse comparar com os 32 bits da época, afinal ele tinha ports de coisas como essas...




Não dá porque... É um portátil! Se fosse ser 'true' 32 bits, ele com certeza, sobreaqueceria muito fácil, dando mais problemas e consumindo mais bateria.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.527
Pontos
1.244
Não dá porque... É um portátil! Se fosse ser 'true' 32 bits, ele com certeza, sobreaqueceria muito fácil, dando mais problemas e consumindo mais bateria.
Meio que os 32 bits então ficou só no papel. =/

Mas ainda assim, o GBA não deve ter sido totalmente explorado.

Lembro que aquela visual novel de Silent Hill até as CGs do Ps1 vinham no jogo.


Posso estar errado, mas nenhum game do Super Nintendo teve algo assim.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.022
Reações
7.624
Pontos
453
Meio que os 32 bits então ficou só no papel. =/

Mas ainda assim, o GBA não deve ter sido totalmente explorado.

Lembro que aquela visual novel de Silent Hill até as CGs do Ps1 vinham no jogo.


Posso estar errado, mas nenhum game do Super Nintendo teve algo assim.

Snes faria com a mão nas costas. A vantagem do GBA é o ano que foi lançado, com técnicas melhores e principalmente o tamanho dos cartuchos. Enquanto o snes tinha cartuchos de 32mbit no final da vida, o GBA tinha o equivalente a 256mbit. 8x mais espaço.

Na época no snes, os desenvolvedores disputavam cada bit na unha, cortando tudo que podia, quadro de animações, espelhar tiles, diminuir o sample do som, tudo pra caber no mísero espaço dos cartuchos, que na maioria tinham 8 a 16mbit (1-2megas). Fora quando ainda tinham que usar a rom lenta pra diminuir os custos.
 

Maxwelsoonage

Supra-sumo
Mensagens
211
Reações
943
Pontos
178
Meio que os 32 bits então ficou só no papel. =/

Mas ainda assim, o GBA não deve ter sido totalmente explorado.

Lembro que aquela visual novel de Silent Hill até as CGs do Ps1 vinham no jogo.


Posso estar errado, mas nenhum game do Super Nintendo teve algo assim.

Nesse caso o problema era realmente o tamanho da ROM, esse jogo aí ocupa 8 MB, isso é o tamanho do Super Mario 64 pra se ter ideia.
Essas cenas de grande uso de cores não é problema pro SNES.

 


doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.296
Pontos
1.619
Meio que os 32 bits então ficou só no papel. =/

Quase. Ele é um 32 bits (e reage com uma velocidade de processamento maior), mas ele é CAPADO de sua capacidade real, trabalhando em "underclock" (ou seja, com uma capacidade menor que o seu normal).

Em quesitos gráficos, é óbvio que ele aparenta ser pior que o SNES (já que ele trabalha com uma definição menor em sua tela), PRA QUE lascar 320x240 se ele trabalha com menos que isso? Seria gastar a toa a sua capacidade!

Sobre o som, sim... Tenho que admitir que a qualidade dele é "baixa" (e isso foi um GRANDE erro da Nintendo). Se ele tivesse uma capacidade melhor de audio, teria muita trilha sonora bem mais aproveitada!

Mas ainda assim, o GBA não deve ter sido totalmente explorado.

Lembro que aquela visual novel de Silent Hill até as CGs do Ps1 vinham no jogo.


Posso estar errado, mas nenhum game do Super Nintendo teve algo assim.


Concordo dizendo o seguinte: a grande maioria dos consoles (e sempre gosto de frisar isso), não teve a sua capacidade total BEM utilizada (ou não foi utilizada de jeito nenhum, chegando a no máximo, 80% de sua capacidade), e isso VAI repercutir no que foi lançado pra gente.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.124
Reações
4.617
Pontos
453
Em termos de potência o GBA ficaria um meio termo entre SNES e PSX, comparando com um console de mesa ele se assemelharia mas ao Jaguar.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.282
Reações
27.583
Pontos
1.553
tenor.gif
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.212
Reações
49.829
Pontos
1.304
É porque tiveram de refazer os jogos do zero.
O código da trilogia de SNES foi perdido.


No VBA-M dá pra corrigir colocando em "GBA Colors" nas opções :
Visualizar anexo 166682Visualizar anexo 166683Visualizar anexo 166685

Show de bola!
Caraca, o Fusion ficou tenebroso! Eu lembro que o jogo tem um clima de tensão porém por ser muito colorido quebrava um pouco, essas cores mais "sem vida" melhoram demais a atmosfera do jogo, deu até vontade de jogar novamente.
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.463
Pontos
784
Super Nes nem em sonho faz esses gráficos 3d do GBA aí.

Mas recentemente joguei Yoshi's Island de novo pela primeira vez em mais de 20 anos, optando pela versão GBA para conhecer e notei que o efeito transparente que escorre pela tela quando Kamek transforma os monstros em chefes de fase está totalmente ausente dessa versão.

Aquela bela fase do DKC 1 que entardece com um degrade no final também não ocorre no GBA, então o SNes tinha seus truquinhos também, pra não começar a falar de som..

Os jogos da saga DKC para o GBA são uma bela faca de dois gumes...

Por um lado as versões portáteis possuem mais camadas paralaxes e mais conteúdos que as versões SNES, além de uma estrutura de jogo mais modernizada e mais condizente com a década de 2000, ao contrário da estrutura menos amadurecida dos anos 90...

...por outro, no GBA possuem cores lavadas (parece que ficaram de molho no amaciante rs), a resolução de tela é MENOR e a qualidade sonora... bem... sem comentários
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Os jogos da saga DKC para o GBA são uma bela faca de dois gumes...

Por um lado as versões portáteis possuem mais camadas paralaxes e mais conteúdos que as versões SNES, além de uma estrutura de jogo mais modernizada e mais condizente com a década de 2000, ao contrário da estrutura menos amadurecida dos anos 90...

...por outro, no GBA possuem cores lavadas (parece que ficaram de molho no amaciante rs), a resolução de tela é MENOR e a qualidade sonora... bem... sem comentários

Fiquei interessado! Teria como tu explicares mais a fundo a parte da estrutura de jogo? Nem imaginei que fossem mexer nisso.
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.463
Pontos
784
Fiquei interessado! Teria como tu explicares mais a fundo a parte da estrutura de jogo? Nem imaginei que fossem mexer nisso.

Nos DKC de GBA o salvamento já é feito a qualquer momento de jogo, através de menu (e não dentro da casa de algum personagem específico), além disso, salva-se não só o progresso do jogo em sim (fase, moedas especiais, etc) mas sim todas as quantidades de itens "voláteis" (como vidas, moedas "comerciais", etc)...

...esse tipo de salvamento mais "minucioso" já é muito mais a cara dos anos 2000...
 

EmotikongEngine

Bam-bam-bam
Mensagens
2.384
Reações
13.617
Pontos
353
É uma pena que a Treasure, famosa por seus jogos fast paced, não desenvolveu nenhum jogo p/ o SNES.

Sempre tive curiosidade de ver como ficaria.

O Astro Boy de GBA ficou excelente.



Os caras tiveram o cuidado de imitar as covers dos mangás do Tezuka nas splash screens do jogo:

166813

166814
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Na realidade o grande problema do GBA era o som. É só a ver a diferença gritante nas músicas do Final Fantasy 6.
Só repassei oque foi dito pela própria Rare, lembrando que nessa época ela trabalhava só com hardware Nintendo....
 
Ultima Edição:

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Nos DKC de GBA o salvamento já é feito a qualquer momento de jogo, através de menu (e não dentro da casa de algum personagem específico), além disso, salva-se não só o progresso do jogo em sim (fase, moedas especiais, etc) mas sim todas as quantidades de itens "voláteis" (como vidas, moedas "comerciais", etc)...

...esse tipo de salvamento mais "minucioso" já é muito mais a cara dos anos 2000...

Obrigado por esclarecer! Aí já é um avanço mesmo. Principalmente a parte dos itens voláteis que você mencionou, porque era foda eu estar com 99 vidas, salvar, desligar o console e voltar com apenas 5. No Donkey Kong Country 2, isso era complicado, porque eu perdia muita vida lá pro final do jogo.

Hoje em dia, com save states, isso já não é mais problema, porém parabenizo o port de GBA por se preocupar com esse detalhe. Aliás, burrice da versão SNES, pois não havia nenhum empecilho técnico pra não salvar vidas e moedas. Enfim... Bizarrices de antigamente. Nem tudo eram flores.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
É uma pena que a Treasure, famosa por seus jogos fast paced, não desenvolveu nenhum jogo p/ o SNES.

Sempre tive curiosidade de ver como ficaria.

O Astro Boy de GBA ficou excelente.



Os caras tiveram o cuidado de imitar as covers dos mangás do Tezuka nas splash screens do jogo:

Visualizar anexo 166813


Esse jogo é bonito, mas nunca criei ânimo de ir longe nele. Sei lá, não gostei muito da progressão dele. Os jogos da Treasure, normalmente, não me agradam. São maravilhosos do ponto de vista técnico, principalmente em uma época em que as limitações gráficas eram pesadas, mas os caras davam um jeito de driblá-las. Ironicamente, sou muito fã do Gunstar Heroes, que foi justamente o primeiro jogo autoral da Treasure. Acho a jogabilidade dele bem diferente das idiossincrasias que veríamos em vários jogos posteriores. Vai ver é porque os desenvolvedores tinham acabado de sair da Konami, então ainda tinham mais o pé no chão.
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Obrigado por esclarecer! Aí já é um avanço mesmo. Principalmente a parte dos itens voláteis que você mencionou, porque era foda eu estar com 99 vidas, salvar, desligar o console e voltar com apenas 5. No Donkey Kong Country 2, isso era complicado, porque eu perdia muita vida lá pro final do jogo.

Hoje em dia, com save states, isso já não é mais problema, porém parabenizo o port de GBA por se preocupar com esse detalhe. Aliás, burrice da versão SNES, pois não havia nenhum empecilho técnico pra não salvar vidas e moedas. Enfim... Bizarrices de antigamente. Nem tudo eram flores.
Pior que daria pra salvar vidas e etc... basta olhar os rpgs da época onde era possível salvar itens, níveis de personagem e o avanço do jogo, acho que faziam isso talvez pra deixar o jogo mais difícil.
 

Mangostão

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.767
Reações
6.094
Pontos
969
O SNES com aquele chip turbo não sei o que, um que já mencionaram por aqui, fazia coisas que nem o Playstation conseguia
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.463
Pontos
784
Pior que daria pra salvar vidas e etc... basta olhar os rpgs da época onde era possível salvar itens, níveis de personagem e o avanço do jogo, acho que faziam isso talvez pra deixar o jogo mais difícil.

Ou era simplesmente inexperiência da RARE mesmo... lembrando que no começo dos anos 90 esse fator "save" ainda era algo relativamente "revolucionário" nos games
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.903
Reações
13.951
Pontos
1.474
Parem de comparar esses ports toscos de Snes.

GBA é muito mais potente. Problema é a resolução baixa. O som peca bastante também. Mas tem muito mais cores, sprites na tela, os jogos desenvolvidos para ele tem mais fluidez comparados aos jogos feitos para Snes.

Pecar na resolução não é problema porque é portátil, tela vai ser pequena. Não digo que não poderia ser melhor, mas naquela época LCD ainda custava caro, as boas telas, com boa iluminação eram caras.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Pior que daria pra salvar vidas e etc... basta olhar os rpgs da época onde era possível salvar itens, níveis de personagem e o avanço do jogo, acho que faziam isso talvez pra deixar o jogo mais difícil.

Acho que sim, mas de um modo burro. Por exemplo, no meu caso, eu apenas voltava pra primeira fase e fazia um speedrun dela coletando 5 ou 6 vidas. Repetia o processo algumas vezes e logo estava lotado de vidas. Ou seja, os desenvolvedores só me fizeram perder tempo. Talvez fosse esse o propósito, parando pra pensar: fazer o jogo durar mais. Sou contra essa mentalidade, pois, pra mim, jogo bom dura bastante, já que o jogador vai querer zerar várias vezes e vai ter menor chance de querer se desfazer dele.
 

DanMorishima

Bam-bam-bam
Mensagens
1.674
Reações
2.036
Pontos
353
Pra mim depende do jogo

Do que adianta reproduzir gráfico se não tem som ou velocidade ?

Ta o GBA em questão de gráfico era mto bonito , mas o SNES ganhava em outras

 

Raptor87

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
3.750
Pontos
303
Problema do GBA é a resolução. Me dói os olhos a resolução, mas isso é um poblema de quase todo portátil da nintendo.

Eu gosto muito de metroid fusion, por exemplo, mas não pego pra jogar, é sempre o super metroid, por conta que no emulador na tv o fusion fica feio demais por conta da baixa resolução.
Finalizei esse e o Zero Mission numa tela média sem filtro nenhum.
Os dois são tão bons que eu nem liguei para os gráficos.

Mas usando um filtro CRT do retroarch + Reshade até que fica decente a imagem dos jogos do GBA em tela grande.
 
Topo Fundo