O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


"O governo de Lula nunca foi de esquerda", diz presidenciável Aldo Rebelo

OUTKAST

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.695
Reações
91.305
Pontos
1.494
Sim sim, claro...

giphy.webp
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.229
Reações
12.877
Pontos
503
Meu pé direito nunca foi esquerdo diz eu mesmo.
 

Leon Powalski

Bam-bam-bam
Mensagens
1.821
Reações
5.247
Pontos
303
Deixa eu ver se entendi direito: o cara era do Partido COMUNISTA do Brasil, depois migrou para o Partido SOCIALISTA do Brasil, e agora foi pro solidariedade, q é um partido de viés de esquerda, que defende toda a causa revolucionária que os partidos comunistas defendiam ao longo da história, e agora fala que o PT, o Partido dos Trabalhadores, que se banha na mesma causa revolucionária e apresenta os mesmos ideais falidos da esquerda comunista, marxista e por aí vai... NÃO É DE ESQUERDA???

Só pode ser uma piada mesmo...

Enviado de meu ZB500KG usando o Tapatalk
 

Razzoriel

Bam-bam-bam
Mensagens
1.068
Reações
4.316
Pontos
293
Claro que não. O Alckmin me falou que o Lula é de extrema-direita, então é verdade.
 


Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
Aldo não chegou nem perto de dizer que o Lula ou o governo foi de "direita".
Ele disse que não foi um governo de esquerda pq foi um governo de composição, com participação de forças que não eram alinhadas com a "esquerda".
 

Razzoriel

Bam-bam-bam
Mensagens
1.068
Reações
4.316
Pontos
293
Aldo não chegou nem perto de dizer que o Lula ou o governo foi de "direita".
Ele disse que não foi um governo de esquerda pq foi um governo de composição, com participação de forças que não eram alinhadas com a "esquerda".
"Ah sabe esse passarinho com penas, asas, bico, garras e que canta? Então, não é passarinho porque o rabo dele não tem penas".
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.774
Reações
134.083
Pontos
2.139
Eu não consigo copiar do BOL, se alguém conseguir ai por gentileza.

"O governo de Lula nunca foi de esquerda", diz presidenciável Aldo Rebelo
10-14 minutos
  • Ricardo Borges 8.mai.2018 /UOL

    8mai2018---o-ex-ministro-aldo-rebelo-pre-candidato-a-presidencia-da-republica-pelo-solidariedade-fala-para-prefeitos-durante-encontro-de-gestores-municipais-em-niteroi-rj-1525803354853_615x300.jpg

    O ex-ministro Aldo Rebelo, pré-candidato à Presidência, fala para prefeitos durante encontro de gestores municipais
Ao longo de quatro décadas no PCdoB (Partido Comunista do Brasil), o alagoano Aldo Rebelo, 62, foi deputado federal por 14 anos, alcançou a Presidência da Câmara e comandou quatro ministérios nos governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT (Partido dos Trabalhadores).

Em 2017, Aldo resolveu mudar de ares. Migrou para o PSB (Partido Socialista Brasileiro), mas ficou só um semestre na sigla. No mês passado, filiou-se ao Solidariedade, que é presidido pelo deputado federal Paulinho da Força e foi um dos líderes do movimento que culminou no impeachment de Dilma. Recém-chegado na nova casa, foi lançado como pré-candidato ao Palácio do Planalto.

Na terça-feira (8), ele foi um dos 11 presidenciáveis que participaram de evento da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), em Niterói (RJ), onde concedeu entrevista ao UOL na qual falou sobre sua plataforma eleitoral e da impressão de que a divisão do país entre esquerda e direita é "falsa".

Lula Marques/Folhapress
22dez2005---o-entao-presidente-luiz-inacio-lula-da-silva-com-o-entao-ministro-aldo-rebelo-em-cerimonia-no-palacio-do-planalto-1525982189834_615x300.jpg

O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o ministro Aldo Rebelo em cerimônia no Palácio do Planalto
"É artificial e não consegue nem explicar e nem propor uma saída para o Brasil. Há uma agenda que é capaz de unir forças amplas que estão naturalmente acima deste espectro ideológico que muitas vezes tem dividido uma parte da sociedade. A saída para o país pode e deve reunir amplas forças políticas, sociais, econômicas", apontou Rebelo.

A pouco menos de cinco meses do primeiro turno das eleições, 21 dos 35 partidos brasileiros anunciaram pré-candidatos ou têm interessados em disputar a Presidência da República. Para Rebelo, essa "pulverização" deve diminuir até 15 de agosto, data limite para que as legendas registrem oficialmente suas candidaturas.

"Acho que lá para o fim de junho, julho, haverá uma rearrumação de forças", palpitou, a pedido da reportagem. "E acho que quem tiver uma agenda que explique e que procure soluções para os problemas do país tem possibilidade de juntar. Ah, 'o Lula não juntou?'", continuou o presidenciável, apresentando em seguida um diagnóstico sobre o governo Lula.

"'Ah, o governo de Lula era de esquerda'. Nunca foi de esquerda"
Aldo Rebelo, pré-candidato do Solidariedade à Presidência da República

O ex-ministro lembrou então que o vice do petista, José Alencar (1931-2011), era "um grande empresário", que havia presidido "uma das federações de indústrias mais importante do país", a de Minas Gerais.

"O ministro da Agricultura, quem era? Roberto Rodrigues [de 2003 a 2006]. Pode ser tudo, é meu amigo, mas não é de esquerda", comentou, mencionando ainda o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, que é herdeiro da família que fundou a antiga Sadia e conselheiro da BRF, resultado da fusão com a Perdigão.

Em suma, opinou, foi um "governo de composição, que reunia forças desenvolvimentistas com forças trabalhistas". "Por que é que você agora tem que fragmentar o país numa agenda que ao invés de reunir energias para remover os obstáculos, cria mais obstáculos?", questionou.

"Vice não é meta"
Com esse entendimento, ele e o Solidariedade têm procurado "conversar amplamente" com outros partidos. "Não temos o exclusivismo de achar que só nós nos bastamos [...] Sem diálogo, sem conversa, como é que você faz a política?".

Questionado se estaria disposto a abrir mão de disputar ou integrar outra chapa, Aldo disse que o momento é de cada candidatura cuidar de consolidar suas bases. "Você não pode começar um campeonato dizendo que é candidato a vice. Vice não é uma meta. Então a nossa candidatura é a presidente da República", declarou.

O presidenciável disse ter recebido ofertas com propostas de nomes para vice de sua chapa, mas que os manteria em sigilo a pedido dos interessados. Revelou, porém, que diante da base sindical de seu partido, "é mais natural que o meu vice possa ter um perfil mais liberal [...], para fazer uma composição representativa da sociedade brasileira".

Até o momento, Aldo ainda não foi testado em pesquisas eleitorais. E se nega a fazer qualquer prognóstico, pelo menos em público. "Expectativa de pesquisa que não foi divulgada não adianta nada."

Plano para o Brasil
Ao construir a plataforma de seu eventual governo, o pré-candidato decidiu alicerçá-la em três eixos: o da redução das desigualdades, o do combate ao desemprego e o do fortalecimento da democracia.

"Você vê em metrópoles como São Paulo ou outras do Nordeste as pessoas procurando lenha na rua para cozinhar porque não conseguem pagar R$ 70, R$ 80 por um botijão de gás. O país tem que colocar essa questão no centro do debate", declarou.

No entendimento do pré-candidato, a luta contra o desequilíbrio social não se limita aos pobres e a questão da falta de emprego no país é para ele não apenas um desafio de gestão, mas uma "questão moral da sociedade e dos governantes". "Quem não tiver o que dizer sobre desemprego não deve nem pretender governar o país."

"Você tem 13 milhões de desempregos oficiais [são 13,7 milhões, segundo o IBGE] sabendo que tem quase outro tanto de desempregados na prática", acrescentou Rebelo, citando o hipotético caso de quem vende água de coco na praia, não está procurando emprego e não consta nos dados oficiais.

Para ele, empresários e trabalhadores são a favor do desenvolvimento. "É benéfico para os dois, para o país, gera lucro, emprego, divisas, tributos. Essa agenda é muito ampla e não divide quem é de esquerda e quem é de direita", comentou.

Ao falar da defesa da democracia, Aldo demonstra muita preocupação. "As pessoas estão quase que substituindo a política pela violência para resolver as suas violências". Citou o atentado a bala contra a caravana em que estavam dois ex-presidentes da República ["a Dilma e o Lula"], no interior do Paraná. Apesar do que disse Rebelo, a ex-presidente Dilma não participava da caravana no momento dos tiros.

"Onde vai parar uma coisa dessa? Se você quiser vedar o espaço político ao seu adversário e vice-versa, você vai fazer o quê? Uma guerra civil espanhola (1936-1939)? Não tinha mais o que fazer na política, as pessoas foram para a violência. Isso precisa ser enfrentado", afirmou.

Lula preso
Para Rebelo, a prisão de Lula, no último dia 7 de abril, estimulou o lançamento de novas candidaturas "tanto no campo mais conservador quanto no chamado mais de esquerda, progressista". Indagado em qual deles se enquadra hoje, optou pelo "campo progressista".

Ricardo Stuckert/Divulgação
1mai2018---ato-em-apoio-ao-ex-presidente-lula-reuniu-aldo-haddad-manuela-boulos-e-gleisi-entre-outros-em-curitiba-1525212776321_615x300.jpg

1.mai.2018 - Aldo Rebelo (à esquerda) foi vaiado ao participar de ato em apoio ao ex-presidente Lula ao lado de Fernando Haddad (PT), Manuela D'Ávila (PCdoB), Guilherme Boulos (Psol) e Gleisi Hoffmann (PT), em Curitiba
"Com a saída dele, você teve uma fragmentação do quadro sucessório, a multiplicação do número de candidatos, porque todos acham que passam a ter chance com a ausência dele, já que ninguém chega a 20% [das intenções de voto] e todo mundo pode chegar a 10%", analisou.

O pré-candidato disse que deixaria a discussão jurídica para os advogados do ex-presidente e do PT, que estão buscando trazer o ex-presidente de volta à disputa. "Se o Lula não vai ser candidato, a eleição vai acontecer do mesmo jeito. Então vão ter outras que devem debater os rumos do Brasil."

Respeito a Bolsonaro
Com relação ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), pré-candidato à Presidência que lidera as pesquisas nos cenários sem Lula, ele disse respeitar a candidatura.

"Quem tem 20% nas pesquisas no país tem uma parcela da população que o acompanha, o segue, o escolhe, e deve ser respeitado", afirmou. Aldo frisou, no entanto, que isso não significa que ele concorde ou tenha mesma plataforma que o presidenciável.

"É uma candidatura como as outras. Tem tanta legitimidade quanto as outras, desde que respeite as regras do jogo. Quem não respeita, responde por isso", comentou.

Joaquim Barbosa
O pré-candidato foi avisado pela reportagem do UOL sobre o anúncio do ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa de que não pretendia concorrer ao Palácio do Planalto e não escondeu a surpresa com a notícia.

A filiação do jurista ao PSB motivou a saída de Rebelo do partido. "Havia uma inclinação do PSB pela candidatura dele. Eu respeitei", comentou. Mesmo assim, ele disse lamentar a decisão porque "a candidatura dele ajudaria a enriquecer o debate, não só com as opiniões, [mas] com sua história".

"Eu não participo da pré-eleição para fazer contraponto a pessoas. É para defender ideias, opiniões, propósitos. Então desse ponto de vista eu não posso festejar nem celebrar a desistência [de Barbosa]", comentou.

Intervenção
Ministro da Defesa de Dilma entre outubro de 2015 e maio de 2016, Rebelo comandou ações de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) das Forças Armadas no Rio de Janeiro. "Quando nós fazíamos aqui [no RJ] a GLO custava R$ 1 milhão por dia. Esse recurso não é pequeno", comentou.

Instado a avaliar a intervenção decretada pelo governo federal na área de segurança pública do Estado, ele disse considerar uma "garantia de fracasso" empregar os militares na repressão ao crime comum. "É impossível. As Forças Armadas não são treinadas, nem adestradas [para isso]."

"Eu acho que quando o governo federal tenta talvez transferir o prestígio e a credibilidade das Forças Armadas, com essa intervenção, para si, o risco é exatamente o contrário, você transferir o desgaste do governo para as Forças Armadas", declarou.

Estimado em aproximadamente R$ 1 bilhão, o valor gasto na investida teria mais eficácia, para o ex-ministro, "se fosse transferido para fortalecer as polícias militares e civis, para equipá-las com o que há de mais moderno, treiná-las".

Na opinião de Rebelo, a iniciativa também seria válida se fosse para oferecer presença ostensiva em eventos como Copa do Mundo, Olimpíada, visita do Papa ou Rio + 20, "para inibir a prática do crime, oferecer a imagem e a ideia de segurança".
 

Bloodstained

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.655
Reações
106.857
Pontos
1.003
Incrível como o modus operandi nunca muda: basta dar m**** para os caras descartarem, visando salvaguardar a famigerada ideologia. E, se possível, ainda atribuem a m**** ao lado oposto do espectro político. A única coisa que nunca fazem é admitir que a desgraça de ideologia que defendem simplesmente não funciona. :kclassic
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
"Ah sabe esse passarinho com penas, asas, bico, garras e que canta? Então, não é passarinho porque o rabo dele não tem penas".
Não diria que é o caso.
Aqui só essa esquerda não consegue governar pq não tem bancada no legislativo pra isso. Consequência do nosso pluripartidarismo.
Falta uma asa, e aí o passarinho não consegue voar. Pra voar precisa da ajuda de outro passarinho, só que pra decidirem o como voar um precisa entrar em acordo com o outro.
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.340
Reações
25.476
Pontos
803
Os estádios da Copa também não são elefantes branco.
 

Lascaux

Bam-bam-bam
Mensagens
1.037
Reações
3.706
Pontos
303
Sindicalista, socialista, estatista, coletivista e outros istas.

Passou o governo inteiro falando qua a culpa é das ZELITES enquanto fazia o diabo com bilhões e bilhões.

Mas não era de esquerda porque pagava deputados de outros partidos para votar no que ele queria.

A doença se chama Dissonância Cognitiva. 10 em cada 10 esquerdistas tem ela.
 

Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.651
Pontos
1.003
Venezuela era o Socialismo™ que Deu Certo enquanto tinha lá o PT praticamente dando dinheiro para o país via BNDES, assim que a mamata acabou virou capitalista com controle de mercado estatal.

É tipo isso.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.401
Pontos
2.599
A regra diz que se deu errado não é de esquerda.
 

terroso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.340
Reações
25.476
Pontos
803
Mas no fim o comunista está criticando ou elogiando o Ladrão ?
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.270
Reações
50.358
Pontos
1.539
Aldo não chegou nem perto de dizer que o Lula ou o governo foi de "direita".
Ele disse que não foi um governo de esquerda pq foi um governo de composição, com participação de forças que não eram alinhadas com a "esquerda".

cara se vc diz que nao é de esquerda, o que vc quer dizer? ou é de centro ou de direita, e com ctza o governo lula era mais a esquerda do que isso.

fora que o argumento idiota usado pelo cara foi que o José de Alencar era empresario e 1 dos 40 ministros não era de esquerda.

Não diria que é o caso.
Aqui só essa esquerda não consegue governar pq não tem bancada no legislativo pra isso. Consequência do nosso pluripartidarismo.
Falta uma asa, e aí o passarinho não consegue voar. Pra voar precisa da ajuda de outro passarinho, só que pra decidirem o como voar um precisa entrar em acordo com o outro.

amigao, ate pouco tempo atras, todos os partidos eram de esquerda.
 

Joey Tribbiani

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.871
Reações
39.968
Pontos
654
Sou esquerdista e, portanto, sou um intelectual. Gosto de pedalar. Toco violão. Uso incenso no meu quarto. Minha casa não entra sapatos e chinelos. Sento de perna cruzada. Falo estalando os lábios e articulando bastante as mãos, além de exibir um olhar cerrado e altivo. Trata-se de um recurso que uso para transmitir autossuficiência e segurança intelectual, devido à minha própria insegurança em ser um fracassado profissional, pobre de conteúdo teórico e, sobretudo, um egoísta acerca da visão lógica das coisas da vida.

Também recorro de um jeito efeminado de falar, até como recurso de denotar sofisticação cultural. Sou vergano e esquálido. Uso roupas amassadas! Acho um tanto cult ser magro e mal-amanhado! Tenho cabelos desgrenhados e barba embaraçada. Calço all star converse! Tenho uma bolsa a tiracolo bege, de couro surrado, com um broche da folha de cannabis.

Defendo tudo que se mostre subversivo e escandaloso contra os bons costumes e a ordem moral. Apesar de morrer de medo de bandido, os defendo como forma de provocar atenção e exibir um pretenso conhecimento revolucionário e provocador.

Tenho um sério defeito: eu invejo pessoas bem resolvidas consigo mesmas, sentimentalmente sólidas, com seus maridos, esposas e filhos, como também me incomodo profundamente com aqueles que tiveram sucesso financeiro devido aos estudos e conhecimentos teóricos postos em prática.

Na verdade, sou um fracassado nas esferas sentimental e profissional. Sempre dependi de "cabide de emprego" do Deputado amigo do meu pai, que era sindicalista do Banco do Brasil. Fui terceirizado por longos anos, na prefeitura, exercendo função irregular: contratado para atividade-meio (telefonista), mas exercia a função de menino-de-recado do chefe de gabinete do Secretário de Saúde. Tenho nojo desses concursados que se acham mais inteligentes do que eu e ficavam dizendo para eu sair dessa vida!

O PT saiu da prefeitura! Tenho 34 anos, e não consigo mais emprego, nem uma mulher responsável, por isso, tampouco sei se serei pai. Confesso que minhas escolhas ideológicas me trouxeram atraso de vida, mas resisto, ainda no meu eterno puerilismo universitário, em defender aquilo que me fora ofertado nos primórdios da minha faculdade de Pedagogia - o culto descerebrado ao esquerdismo.

Dito isto, Lula não foi de esquerda, porque a Esquerda é a virtude por si só. Este é um pressuposto imutável! Um dogma que usamos!

Por favor é preciso entender que, quem estuda, sabe que quando o Brasil cresceu com a venda de commodities à China, o Governo Lula à época pôde ser, sim, chamado de Esquerda. Hoje em dia, depois de sua prisão, do escândalo de corrupção da Petrobrás, afirmo, que Lula exerceu um governo de DIREITA.

E digo mais: Bolsonaro está tendo sucesso em certas camadas sociais e ganhando popularidade porque ele está pregando um discurso de Esquerda. Alias, eu tenho que confessar que o Bolsonaro fala muita verdade, sobretudo no que diz respeito à violência urbana e à luta contra o sistema corrupto, mas eu preciso, em eterno autoconvencimento, até para não cair no ridículo frente aos meus desafetos, opor-me a este homem. Eu posso dizer, de verdade, que prefiro votar a favor da corrupção do que no Bolsonaro. Isso é justo e coerente, a meu ver! Não é o Brasil que está em jogo, mas a credibilidade da Esquerda!
 
Ultima Edição:

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
A reportagem está aqui:

https://noticias.bol.uol.com.br/ult...e-esquerda-diz-presidenciavel-aldo-rebelo.htm

Eu não consigo copiar do BOL, se alguém conseguir ai por gentileza.

Mas é mais do mesmo, Venezuela não é comunista/socialista, nem Cuba, nunca foi implantado, quando o governo da errado é de direita tbm, é impressionante como esses caras não conseguem assumir que esse lixo nunca da certo.

Tem que desativar javascript no navegador. Depois pode ativar de novo.


E sim eh mais do mesmo.
 

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.346
Reações
26.691
Pontos
1.359
O Governo lula pode ser o que quiser, pode ser de esquerda, de direita, helicoptero de ataque, pansexual, para de oprimir o lula
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Realmente nunca foi de esquerda. O governo do Lula sempre foi de CENTRO, sempre foi LULACENTRISTA.
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.582
Reações
16.509
Pontos
553
Esse é o mesmo que diz que o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães era de direita...
Vi aqui, na Wikipedia diz que é de direita... Deve ser verdade...
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
cara se vc diz que nao é de esquerda, o que vc quer dizer? ou é de centro ou de direita, e com ctza o governo lula era mais a esquerda do que isso.

fora que o argumento idiota usado pelo cara foi que o José de Alencar era empresario e 1 dos 40 ministros não era de esquerda.
Depende quem fala. E no contexto.
A primeira coisa que ele disse é que a divisão aqui em direita e esquerda é falsa :"É artificial e não consegue nem explicar e nem propor uma saída para o Brasil. Há uma agenda que é capaz de unir forças amplas que estão naturalmente acima deste espectro ideológico que muitas vezes tem dividido uma parte da sociedade. A saída para o país pode e deve reunir amplas forças políticas, sociais, econômicas"
Depois falou que hoje a disputa eleitoral está bem pulverizada e que devem surgir nomes que juntem.
E nesse contexto que ele falou sobre o que o Lula juntou. Não apenas forças do que aqui se considera esquerda. Ele falou em forças desenvolvimentistas e forças trabalhistas.
Acho que é pacífico afirmar que o Governo Lula foi bem mais de centro do que é o político Lula ou o PT. Pra começar quem mandava na economia era o Henrique Meirelles, que foi do PSDB e do (P)MDB.. e nunca vi alguém considerar ele alguém da esquerda, mais um nome que agrada ao mercado. E se o governo do Lula foi tido como bom, muito do mérito foi do Henrique Meirelles.

amigao, ate pouco tempo atras, todos os partidos eram de esquerda.
A reforma trabalhista foi uma medida de esquerda por ser levada por um político do MDB?
Só pra exemplificar como tem divisão que não funciona: Em tese tanto PT quanto PSDB e MDB são esquerdas. Mas se pensar em mercado financeiro PSDB e MDB devem agradar mais que qualquer outro partido. Na prática, principalmente o MDB, é encarado muito mais como centro que como esquerda.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.045
Reações
106.050
Pontos
1.824
Se isso não é mal caratismo, falta de honestidade, falta de hombridade para assumir os erros, não sei o que é então.
Qual vai ser a próxima, deturparam carlos maxis?

dercy_thumb%25255B1%25255D.gif


Pior que no Youtube, vários canais com viés de esquerda e alguns que fingem não ser, comprando essa ideia.
Não criei nojo dessa corja não foi por acaso e pensar que um dia fui simpatizante. :facepalm
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.270
Reações
50.358
Pontos
1.539
Depende quem fala. E no contexto.
A primeira coisa que ele disse é que a divisão aqui em direita e esquerda é falsa :"É artificial e não consegue nem explicar e nem propor uma saída para o Brasil. Há uma agenda que é capaz de unir forças amplas que estão naturalmente acima deste espectro ideológico que muitas vezes tem dividido uma parte da sociedade. A saída para o país pode e deve reunir amplas forças políticas, sociais, econômicas"
Depois falou que hoje a disputa eleitoral está bem pulverizada e que devem surgir nomes que juntem.
E nesse contexto que ele falou sobre o que o Lula juntou. Não apenas forças do que aqui se considera esquerda. Ele falou em forças desenvolvimentistas e forças trabalhistas.
Acho que é pacífico afirmar que o Governo Lula foi bem mais de centro do que é o político Lula ou o PT. Pra começar quem mandava na economia era o Henrique Meirelles, que foi do PSDB e do (P)MDB.. e nunca vi alguém considerar ele alguém da esquerda, mais um nome que agrada ao mercado. E se o governo do Lula foi tido como bom, muito do mérito foi do Henrique Meirelles.


A reforma trabalhista foi uma medida de esquerda por ser levada por um político do MDB?
Só pra exemplificar como tem divisão que não funciona: Em tese tanto PT quanto PSDB e MDB são esquerdas. Mas se pensar em mercado financeiro PSDB e MDB devem agradar mais que qualquer outro partido. Na prática, principalmente o MDB, é encarado muito mais como centro que como esquerda.

Cara fato é que PT, PSDB e PMDB são partidos de esquerda, uma medida dita de direita, na verdade a reforma trabalhista ao meu ver não foi uma medida de direita, mas tudo bem, não anula o governo ser de esquerda, o cara aparelhou o estado, cagou nas universidades federais com cotas e td mais, fez uma monte de bolsas com cunho eleitoreiro e voce vem falar que ta mais pra de centro? O cara criou não sei quantas estatais, criou um monte de ministerio e cargo comissionado, cara nao venha com esse papinho agora, é governo de esquerda sim, pode nao ser extrema esquerda, mas é esquerda, nao é centro e nem direita, e o Aldo Rabelo sabe disso, mas como todo bom esquerdista nega dizendo que a esquerda nunca foi implementada.
 

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
Então porque ele apoiou?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Lembrando que esse querido e admirado Aldo Rebelo foi o figura que proibiu bombas de autoatendimento em postos de gasolina no Brasil, alegando que era uma máquina "eliminadora" de empregos. Graças a isso, você é obrigado a ser atendimento por um frentista, a profissão mais inútil do século XXI.

E tudo isso sancionado pelo FHC quando era presidente.

Brasil, há 500 anos sendo o país do passado.
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
Cara fato é que PT, PSDB e PMDB são partidos de esquerda, uma medida dita de direita, na verdade a reforma trabalhista ao meu ver não foi uma medida de direita, mas tudo bem, não anula o governo ser de esquerda, o cara aparelhou o estado, cagou nas universidades federais com cotas e td mais, fez uma monte de bolsas com cunho eleitoreiro e voce vem falar que ta mais pra de centro? O cara criou não sei quantas estatais, criou um monte de ministerio e cargo comissionado, cara nao venha com esse papinho agora, é governo de esquerda sim, pode nao ser extrema esquerda, mas é esquerda, nao é centro e nem direita, e o Aldo Rabelo sabe disso, mas como todo bom esquerdista nega dizendo que a esquerda nunca foi implementada.
Não foi só uma medida, pequei um exemplo. MDB hoje defende muita coisa que não é "bandeira" de esquerda.
Devia ter destacado essa parte que ele falou também:
"A saída para o país pode e deve reunir amplas forças políticas, sociais, econômicas"

Só tô achando que o que ele disse faz sentido, mas tá sendo interpretado errado. Não vi um "nunca houve esquerda, me elejam que eu vou ser a esquerda". Foi um "aqui é presidencialismo de coalizão, o País precisa de união".
O governo do lula não ser de esquerda não foi uma critica, foi uma constatação. E ele dá a entender que tem que ser assim mesmo.

Tanto que:
Revelou, porém, que diante da base sindical de seu partido, "é mais natural que o meu vice possa ter um perfil mais liberal [...], para fazer uma composição representativa da sociedade brasileira
e
Para ele, empresários e trabalhadores são a favor do desenvolvimento. "É benéfico para os dois, para o país, gera lucro, emprego, divisas, tributos. Essa agenda é muito ampla e não divide quem é de esquerda e quem é de direita"
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.270
Reações
50.358
Pontos
1.539
Não foi só uma medida, pequei um exemplo. MDB hoje defende muita coisa que não é "bandeira" de esquerda.
Devia ter destacado essa parte que ele falou também:
"A saída para o país pode e deve reunir amplas forças políticas, sociais, econômicas"

Só tô achando que o que ele disse faz sentido, mas tá sendo interpretado errado. Não vi um "nunca houve esquerda, me elejam que eu vou ser a esquerda". Foi um "aqui é presidencialismo de coalizão, o País precisa de união".
O governo do lula não ser de esquerda não foi uma critica, foi uma constatação. E ele dá a entender que tem que ser assim mesmo.

Tanto que:

e

cara mas vc nao ta me entendendo, quando o Lula foi eleito praticamente nao existia movimentos de direita, pode se dizer do PRONA com o Eneas e só, me diga quais partidos de direita existiam? não é que nem hj que temos o NOVO e o do Bolsonaro por exemplo, entao cara como que foi feito uma coalizao se era praticamente todo mundo de esquerda? o governo era de esquerda, quase tudo era de esquerda na epoca, se vc falasse que era de direita ja te taxavam de apoiador da ditadura e sei la mais o que, hoje que essa m**** de esquerda faliu o país que finalmente as pessoas abriram os olhos que a esquerda é um lixo e nao presta.
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
cara mas vc nao ta me entendendo, quando o Lula foi eleito praticamente nao existia movimentos de direita, pode se dizer do PRONA com o Eneas e só, me diga quais partidos de direita existiam? não é que nem hj que temos o NOVO e o do Bolsonaro por exemplo, entao cara como que foi feito uma coalizao se era praticamente todo mundo de esquerda? o governo era de esquerda, quase tudo era de esquerda na epoca, se vc falasse que era de direita ja te taxavam de apoiador da ditadura e sei la mais o que, hoje que essa m**** de esquerda faliu o país que finalmente as pessoas abriram os olhos que a esquerda é um lixo e nao presta.
Arena não era direita?
O PP e o DEM (na época do Lula PFL) são filhotes do Arena. E ambos são partidos grandes e relevantes.
PP foi aliado de Lula, da Dilma, do Temer.
DEM foi oposição a Lula e Dilma e é aliado de Temer.

O MDB era a esquerda que a ditadura permitia. Pra muita gente é centro.

Mas pra ilustrar melhor isso de ideologia e partidos, dá uma olhada aqui:
http://otaviopinto.com/index.php/20...tem-diferencas-ideologicas-entre-os-partidos/

Mas claro que agora a direita tem um discurso mais forte. De dizer que o governo militar foi bom sim. Que antes ninguém ousava fazer.

Agora a esquerda tá queimada mesmo.
Mas se for pensar que tudo é esquerda, tudo o que veio de bom com o plano real foi da esquerda. Privatizar foi da esquerda.
E falando a minha opinião, se a Dilma não tivesse um problema pessoal com o Henrique Meirelles o país não teria quebrado.
Mas a esquerda tá queimada ao ponto de um candidato associado a esquerda, mas que apoiou o "golpe", dizer que devemos esquecer isso de esquerda/direita e olhar em candidaturas que atraiam um amplo espectro, se colocando como o caso.
 
Topo Fundo