O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O hardware do SNES era tão fraco assim?

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.296
Pontos
1.619
Estou jogando Super Mario World pela milésima vez e um pouco impressionado com a ocorrência de slow downs. O console não aguenta nem meia dúzia de sprites na tela sem dar uma engasgada feroz.

O hardware do SNES era fraco assim mesmo? Sem a ajuda dos famosos chips suplementares o console sofria até em jogos simples como Mario World...

Enviado de meu SM-A505GT usando o Tapatalk
Vou refazer sua pergunta pra ficar mais completa:

O hardware do SNES era fraco assim mesmo, e com isso, ainda conseguiram fazer milagres?

A resposta pra isso é histórica:

PARA SUA ÉPOCA DE LANÇAMENTO, ele era considerado um hardware da mais alta tecnologia, preparado pra brigar com seus grandes rivais: Mega Drive/PC Engine e sendo o substituto direto do NES/Famicom, ainda servindo de base tecnológica para os portáteis futuros.

Óbvio que erros foram cometidos (a velocidade do processdor, por exemplo), mas era contornado com gráficos e audio de excelente qualidade, além de ter sido a porta de entrada pra muitas franquias de sucesso.
 

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.231
Pontos
333
Claro que não era fraco.

Não dá pra pegar um jogo de lançamento e tomar indicativo para uma plataforma.

Super Mario World possui outros méritos, mas jogos de lançamento costumam ser mais simples mesmo.

Não acho Donkey Kong country o mais bonito da geração "16-bit", vários do Neo Geo ganham dele...não acho nem o mais bonito do Super Nintendo.

Mas não dá pra falar em 2019 que o SNES era fraco. Transparências, efeitos complexos de zoom e rotação (pra época), ótima paleta de cores e ótimo chip de som.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Muito da simplicidade do Super Mario Word está em decisões artísticas. Para seu visual extremamente limpo, poucas cores eram necessárias. Sendo assim, as decisões tomadas (comerciais e operacionais) estavam dimensionadas corretamente para o projeto. Tanta otimização e competência maximizaram lucro e fizeram desse título uma lenda.

A Nintendo era habilidosa em incluir em seus games de seu Mascote "tech demos" que mostravam os diferenciais tecnológicos do hardware que produzia. Ninguém melhor que ela sabia do que o Snes era capaz. Super Mario World tem fases com transparências, tem efeitos mode7, tem simulação de eco no áudio... Era um show. Super Mario World foi e ainda é jogão. Não é essa "pobreza" toda não para qualquer um rodar fácil.

A Nintendo nesses lançamentos não era nada displicente com seu mascote. Naturalmente acontecerá uma evolução visual, como em toda plataforma. Ela está representada bem na qualidade do Super Mario World 2: Yoshi's Island.
 


RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
O Chip gráfico do SNES era superior ao do Mega ?
Cores eu sei que ele jogava mais na tela, mas a resolução do mega era maior e, geralmente, os jogos eram mais "definidos" e com sprites maiores no Mega que no SNES ...
 

Maxwelsonage

Bam-bam-bam
Mensagens
1.251
Reações
2.944
Pontos
303
O Chip gráfico do SNES era superior ao do Mega ?
Cores eu sei que ele jogava mais na tela, mas a resolução do mega era maior e, geralmente, os jogos eram mais "definidos" e com sprites maiores no Mega que no SNES ...

Ele ainda tem os mesmos 64KB, mas normalmente (no Mode 1) deve trabalhar com uma layer a mais que o Mega.
Além de lidar com outros modos gráficos como os modos de cores diretas, modos de alta resolução e o conhecido Mode 7. Muitas vezes usando 2 ao mesmo tempo fazendo um IRQ separando a tela.
E claro tem os efeitos especiais, como os de cores que podem escurecer, dar brilho, INVERTER AS CORES (sim, estranhamente ele pode fazer isso), transparecer de formas diferentes, seja adicionando uma cor sobre a outra, mesclando sem mudar o brilho etc.
Efeitos de windowing com 2 planos, podendo fazer formas geométricas mais complexas.

chrono-trigger-shining.gif


Efeitos de mosaico.
tumblr_n2utp9mOqT1rrftcdo1_500.gif


E eu nem disse tudo ainda, de resto é coisa mais complexa.

Os grandes problemas dele são:
  • Resolução, que se você quiser ter uma maior que a normal (256x224), terá que usar sempre o dobro. Seja horizontalmente (512x224), verticalmente (256x448) ou os dois (512x448).
  • A OAM que, apesar de possuir 128 sprites utilizáveis contra os 80 do Mega Drive, só lhe permite 2 tamanhos por vez.
E por conta disso, maioria das desenvolvedoras optavam pelos tamanhos de 8x8 e 16x16 que são os menores possíveis. E quem optava por tamanhos maiores, tinham que ter o cuidado de não exagerar de objetos pequenos e causar o limite de 34 tiles horizontais na tela.
Como se pode ver em Sparkster, ele usa 16x16 e 32x32 e abusa bastante de sprites.
O movimento suave do pescoço do avestruz robô foi feito com vários sprites de 16x16, causando cortes nos de prioridades mais baixas, como o inimigo.

g9Lx9f.gif
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.124
Reações
4.617
Pontos
453
O Chip gráfico do SNES era superior ao do Mega ?
Cores eu sei que ele jogava mais na tela, mas a resolução do mega era maior e, geralmente, os jogos eram mais "definidos" e com sprites maiores no Mega que no SNES ...

SNES tinha muitos efeitos gráficos: transparências reais, Mode 7, zoom e escala de background, HDMA, degradê de cores, 4 camadas de background, 256 cores ou mais em tela e maior RAM.

Não entendi muito bem com "gráficos mais definidos", tanto Mega como SNES tinham gráficos bem definidos em tela, e sobre sprites na verdade era o SNES que colocava sprites maiores de ate 64x64 enquanto o Mega ia ate 32x32, e o SNES tbm conseguia ter mais sprites em tela, 128 contra 80 do Mega.

O Mega ganhava na resolução geral, o SNES pode ate fazer uma resolução maior com 512x448, mas no geral os jogos do Mega vinham com resolução maior de 320x224.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.124
Reações
4.617
Pontos
453
Sobre o processador do SNES , ele era um processador tão rápido quanto o do Mega, o problema era a arquitetura alien dele, não foi um processador tão popular na época e era dificil trabalhar com ele.

Ele tinha menos Mhz que o processador do Mega, mas levava menos ciclo pra cumprir tarefas, na balança isso meio que empatava ambos os processadores.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.282
Reações
27.582
Pontos
1.553
Ele tinha menos Mhz que o processador do Mega, mas levava menos ciclo pra cumprir tarefas, na balança isso meio que empatava ambos os processadores
Empatava nada todos os jogos são bem mais lentos no SNES em comparação com o mega, chega dava sono
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Sobre o processador do SNES , ele era um processador tão rápido quanto o do Mega, o problema era a arquitetura alien dele, não foi um processador tão popular na época e era dificil trabalhar com ele.

Ele tinha menos Mhz que o processador do Mega, mas levava menos ciclo pra cumprir tarefas, na balança isso meio que empatava ambos os processadores.
Falando em processador, o aaendy contínua atualizando o jogo dele.

Um processador fraco jamais faria isso, nem a peso de macumba.
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
SNES tinha muitos efeitos gráficos: transparências reais, Mode 7, zoom e escala de background, HDMA, degradê de cores, 4 camadas de background, 256 cores ou mais em tela e maior RAM.

Não entendi muito bem com "gráficos mais definidos", tanto Mega como SNES tinham gráficos bem definidos em tela, e sobre sprites na verdade era o SNES que colocava sprites maiores de ate 64x64 enquanto o Mega ia ate 32x32, e o SNES tbm conseguia ter mais sprites em tela, 128 contra 80 do Mega.

O Mega ganhava na resolução geral, o SNES pode ate fazer uma resolução maior com 512x448, mas no geral os jogos do Mega vinham com resolução maior de 320x224.
Na verdade muita gente não sabe mas o Mega rodando em 256x224 igual ao SNes meio que fica prejudicado pois a quantidade de sprites por scanline diminui de 20 para 16, pois são 20 am 320x224 e 16 em 256x224, em quanto que o SNes faz 32 ou 34 usando 8x8 tiles por linha, por isso é melhor mesmo o Mega ficar em sua resolução padrão.
 
Ultima Edição:

CJ*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
561
Reações
861
Pontos
784
O Mega Drive tem bons jogos, gráficos bons, mas não consigo suportar o som dele. Só livro os jogos do Sonic em questão de músicas.

Mas nem por isso dá pra chamar o Mega de fracasso. Sua legião de jogo e fãs estão aí pra colocá-lo na história dos videogames. Levo em consideração também que o SNES saiu depois e vira obrigação ser melhor.
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
O Chip gráfico do SNES era superior ao do Mega ?
Cores eu sei que ele jogava mais na tela, mas a resolução do mega era maior e, geralmente, os jogos eram mais "definidos" e com sprites maiores no Mega que no SNES ...
Na verdade é sim mais poderoso, o Mega põem 64 cores que são compartilhados entre Sprites e camadas, em Street Fighter cada personagem tem de 14 a 16 cores (não lembro bem) com 2 personagem na tela já seram quase 32 cores que é a metade da capacidade teórica do Mega sobrando apenas 32 cores pro isso, além disso Mega utiliza texturas máximas de 4bpp que são paletas carregadas de 16 cores, no SNes o máximo é 8bpp, que são paletas carregadas em 256 cores muito usado em dkc, coloca 256 cores em tela ou ate mais que isso em alguns jogos, fora os efeitos gráficos que todos já sabem.
 
Ultima Edição:

AllejoEterno

Ser evoluído
Mensagens
77
Reações
91
Pontos
38
Mais um topico com o selo Retrospace de qualidade:
as mesmas discussões, os mesmos argumentos de ambos os lados, os mesmo crtl c ctrl v de sites gringos, as mesmas fugurinhas se digladiando, exaltando os consoles que puderam ter na infância e desdenhando do que não puderam ter rsrs
 

Rodin

Bam-bam-bam
Mensagens
1.019
Reações
2.211
Pontos
303
Eu não tive o mega :klol

Mais um topico com o selo Retrospace de qualidade:
as mesmas discussões, os mesmos argumentos de ambos os lados, os mesmo crtl c ctrl v de sites gringos, as mesmas fugurinhas se digladiando, exaltando os consoles que puderam ter na infância e desdenhando do que não puderam ter rsrs

80605
 
Ultima Edição:

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
EM seu lançamento o hardware do snes era ok.

Nem fraco ou forte. Era equilibrado.

A nintendo nunca subsidiou seus consoles ao contrário de Sega, Sony e Microsoft.

Para 1990 ele era ok e cumpria seu papel.

Assim como o mega drive lançado em 1988 tb cumpria o seu papel.


O Super Mario Word tem esses slowdows porque o hardware do snes ainda não tinha sido totalmente otimizado.
E até que no Super Mario World os slowdowns não são tão acentuados pois a nintendo já tinha um bom conhecimento do hardware do snes.

Basta ver outros jogos que saíram no inicio da geração vários tiveram problemas mais graves como o Final Fight 1 que put* que pariu a Capcom fez uma m**** com o port. O próprio Mortal Kombat 1 que tb tinha slowdowns e isso num jogo de luta é imperdoável, além de imput lag.

Depois com o conhecimento do hardware eles conseguiram contornar na maioria das vezes esses problemas ou minimizá-los.


Hardware fortes mesmo em sua época foram o Neo Geo e o primeiro Xbox. Esses sim eram hardware poderosos em sua época. Mas isso nunca mais vai acontecer novamente.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.560
Reações
2.595
Pontos
724
Era bom o suficiente pra fazer o Mega parecer ultrapassado em boa parte do tempo. E considerando que a Sega era a única concorrente digna de nota, isso era mais que o suficiente.
Claro que poderia ser melhor, mas como dito, o negócio da Nintendo era fazer o melhor possível para que fosse moderno o suficiente e lucrativo o suficiente, e ele era.

E a idéia dos chips especiais (que estranhamente usam de maneira pejorativa, como se isso fosse ruim pelo aparelho não rodar nativamente como se isso fizesse alguma diferença pro consumidor) ajudou ainda mais a aumentar essa diferença.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
O Super Mario Word tem esses slowdows porque o hardware do snes ainda não tinha sido totalmente otimizado.
E até que no Super Mario World os slowdowns não são tão acentuados pois a nintendo já tinha um bom conhecimento do hardware do snes.

Basta ver outros jogos que saíram no inicio da geração vários tiveram problemas mais graves como o Final Fight 1 que put* que pariu a Capcom fez uma m**** com o port. O próprio Mortal Kombat 1 que tb tinha slowdowns e isso num jogo de luta é imperdoável, além de imput lag.

Depois com o conhecimento do hardware eles conseguiram contornar na maioria das vezes esses problemas ou minimizá-los.

Hardware fortes mesmo em sua época foram o Neo Geo e o primeiro Xbox. Esses sim eram hardware poderosos em sua época. Mas isso nunca mais vai acontecer novamente.
Acrescentaria o Dream em 98. Não se manteve acima dos concorrentes, como os dois citados, pela rápida evolução daqueles tempos, mas para 98 era um hardware avançado e devia custar uma nota.
 
Ultima Edição:

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.850
Reações
10.500
Pontos
1.069
EM seu lançamento o hardware do snes era ok.

Nem fraco ou forte. Era equilibrado.

A nintendo nunca subsidiou seus consoles ao contrário de Sega, Sony e Microsoft.

Para 1990 ele era ok e cumpria seu papel.

Assim como o mega drive lançado em 1988 tb cumpria o seu papel.


O Super Mario Word tem esses slowdows porque o hardware do snes ainda não tinha sido totalmente otimizado.
E até que no Super Mario World os slowdowns não são tão acentuados pois a nintendo já tinha um bom conhecimento do hardware do snes.

Basta ver outros jogos que saíram no inicio da geração vários tiveram problemas mais graves como o Final Fight 1 que put* que pariu a Capcom fez uma m**** com o port. O próprio Mortal Kombat 1 que tb tinha slowdowns e isso num jogo de luta é imperdoável, além de imput lag.

Depois com o conhecimento do hardware eles conseguiram contornar na maioria das vezes esses problemas ou minimizá-los.


Hardware fortes mesmo em sua época foram o Neo Geo e o primeiro Xbox. Esses sim eram hardware poderosos em sua época. Mas isso nunca mais vai acontecer novamente.
PS3 e Xbox 360 também tinham hardwares muito poderosos para a época, um pouco abaixo do melhor hardware disponível para os computadores.

Isso pode se repetir com o PS5 e o novo Xbox, se os rumores se confirmarem serão dois monstrinhos.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.202
Reações
69.359
Pontos
2.059
Só eu acho que jogos como Super Contra 3 nunca rodaria em um MD?

Quando vi esse jogo pela primeira vez lembro de jogarmos o controle do MD no chão na hora


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Rodin

Bam-bam-bam
Mensagens
1.019
Reações
2.211
Pontos
303
Acrescentaria o Dream em 98. Não se manteve acima dos concorrentes, como os dois citados, pela rápida evolução daqueles tempos, mas para 98 era um hardware avançado e devia custar uma nota.

Eu achava o dream um assombro na época, muito acima do play e bem acima do n64.
Quando surgiu na locadora ninguém quis mais saber desses dois,crazy taxi,soul calibur,virtua tennis,spider man que visualmente era acima que os dos concorrentes,aquele Virtua striker meu Deus!hoje em dia não vale nada mas na época era bem bacana.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Eu achava o dream um assombro na época, muito acima do play e bem acima do n64.
Quando surgiu na locadora ninguém quis mais saber desses dois,crazy taxi,soul calibur,virtua tennis,spider man que visualmente era acima que os dos concorrentes,aquele Virtua striker meu Deus!hoje em dia não vale nada mas na época era bem bacana.
Era de cair o queixo.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.124
Reações
4.617
Pontos
453
Acrescentaria o Dream em 98. Não se manteve acima dos concorrentes, como os dois citados, pela rápida evolução daqueles tempos, mas para 98 era um hardware avançado e devia custar uma nota.
Dreamcast foi um console de respeito, tinha um ótimo hardware bem sólido e avançado pra época e visual bem chamativo, acho que o console merecia um destino melhor.

Uma coisa legal nele eh que muitos jogos da era 32bits tbm saiu pra ele e normalmente a melhor versão era justamente pro DC.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Dreamcast foi um console de respeito, tinha um ótimo hardware bem sólido e avançado pra época e visual bem chamativo, acho que o console merecia um destino melhor.

Uma coisa legal nele eh que muitos jogos da era 32bits tbm saiu pra ele e normalmente a melhor versão era justamente pro DC.
Teve versão que no Dream ficou mais interessante que no PC.

Fosse reclamar, hoje reclamaria do Controle. Já curti bastante aquela bugiganga, hoje gosto cada vez menos.
 
Topo Fundo