O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O impacto da decisão da Warner sobre o PS3

ldomingos

Bam-bam-bam
Mensagens
22.982
Reações
127
Pontos
434
No site da Gamedaily quatro analistas disseram o que pensam sobre o impacto da inevitavel vitória do Blu Ray sobre o [COLOR="Red"]PS3[/COLOR]

Algumas conclusões deles:

:arrow: Sim com a decisão da Warner o PS3 deve começar a vender ainda mais

:arrow: Vendendo mais incentiva as thirds a produzirem mais jogos para ele

:arrow: Dados da SONY diz que 70% a 80% dos donos de PS2 usavam ele para rodar filmes em DVD e com o [COLOR="Red"]PS3[/COLOR] num tem sido diferente

:arrow: Possivelmente esse ano, praticamente metade dos lares americanos deve entrar na era de alta definição e com isso impulsionar as vendas de aparelhos para alta definição

:arrow: [COLOR="Red"]PS3[/COLOR] por ser considerado o melhor e mais versatil player de alta definição poderá ser a escolha dos consumidores na hora de escolher um player

:arrow: Sugerem que no fim do ano o [COLOR="Red"]PS3[/COLOR] possa sofrer outra redução de preço

:arrow: Mesmo assim dizem que o verdadeiro boost do [COLOR="Red"]PS3[/COLOR] virá com os jogos e preços menores


http://www.gamedaily.com/articles/n...erate-sales-price-cut-by-yearend/19030/?biz=1

With Warner Bros. (and associated companies like New Line and HBO) committing exclusively to Blu-ray the format war seems to be nearing the end with a likely victory for Blu-ray. Assuming that's the case, we were wondering how much this would boost PS3 sales (if at all). Did Sony's gamble on a proprietary format finally pay off?

GameDaily BIZ got in touch with several leading game industry analysts to get their two cents on the potential fallout of the Warner deal, as it concerns the console war.

Mike Hickey of Janco Partners seems to believe the impact of a Blu-ray victory could be quite substantial. "We believe Warner's exclusive support for Blu-ray will eventually prove to be the determining 'win' in the current high definition DVD format war. We expect Sony's PS3 product will benefit from an eventual consumer and retail awakening of Blu-ray as the winning high definition format. If Blu-ray can win the current format war, the true value of the PS3 can be unlocked, and will likely lead to an acceleration of PS3 sales," he said.

Hickey continued, "Increased PS3 sales and subsequent installed base growth will motivate 3rd party game developers as the market opportunity for them increases, which should lead to better relative software offerings. We believe the Warner exclusive Blu-ray news is good for the PS3, 3rd party game developers/publishers, and the video game industry as a whole."

Michael Pachter of Wedbush Morgan Securities thinks it's an important win, but the real impact won't be felt for some time since 1080p HDTV penetration is still fairly low. He does believe, however, that by the end of this year we'll start seeing a spike and that Sony will likely cut the price on PS3 by then as well.

"Phil Rosenberg [Senior Vice President, Sales and Business Development, SCEA] said at a conference that something around 70 – 80 percent of PS2 owners used the console as their first DVD player. The same will likely be true of PS3/Blu-ray," Pachter said. "The difference this time is that you can't enjoy the full experience unless you have a 1080p TV, and we are still below 10 percent penetration. I think as overall HDTV penetration crosses 50 percent of households (probably late this year), Blu-ray will become more relevant, and PS3 will have an advantage."

He added, "So look for a spike late this year, likely coinciding with another price cut."

Colin Sebastian of Lazard Capital Markets is encouraged by the Warner deal as well and believes it will eventually help PS3 push more hardware. "Blu-ray has clearly gained momentum, and the upper hand, and the Warner announcement also provides a boost to the format, as well as for the advocates of Blu-ray as a standard. That said, locking up the suppliers of content and hardware manufacturers is only part of the equation. Consumers also must decide that they need a Blu-ray player, which seems more and more likely as prices decline," he said. "As for the PS3, it definitely can't hurt, despite the fact that gamers early in this console cycle have shown a preference for simple and more intuitive experiences (Wii and DS) over the traditional video games. But as the next-gen games continue to improve, and hardware prices reach more reasonable levels, I think we will see a better uptake of the PS3."

Finally, DFC Intelligence's David Cole noted that it's games, of course, that will be the ultimate determinant in the console wars. Blu-ray just happens to be a bonus for PS3 owners.

"I don't think Blu-ray alone is enough to get people to commit to a game platform," cautioned Cole. "However, if consumers are trying to decide between a game platform and they feel both are fairly equal in terms of games, then I think Blu-ray could be the swinging factor for the PS3. Nevertheless, the key factor is games. I don't think Blu-ray would ever be a swinging factor as big as say a game like Halo 3. The biggest boost for PS3 sales will most likely be 1) lower price; 2) more exclusive game software and only after that Blu-ray."
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.266
Reações
15.539
Pontos
1.524
Era o que tava faltando pra Sony começar a investir pesado em franquias exclusivas, mais ainda do que já está.
Com a mídia decidida, o boost nas vendas do PS3 será maior, possibilitando que mais jogos venham pro PS3.
A Sony não poderia ter começado o ano de forma melhor.
 

[[Solid_Snake]]

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
38.831
Reações
30.909
Pontos
959
Mas isto é bem óbvio,falei isso aqui um monte de vez,e o LedBoy teimando em falar q não ia mudar nada.É claro q com a vitória do Blu-Ray o PS3 vai vender mais,e pode ter certeza,no máximo até novembro desse ano ficará assim o PS3:modelo único de 40gb no mercado a 300 dólares,podem ter certeza,essa é a estratégia da sony para o fim do ano,por isso q ela tbm está segurando alguns lançamento para o segundo semestre como LittleBigPlanet.
 

LedBoy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.389
Reações
11.219
Pontos
749
realmente a Sony venceu a guerra das mídias da nova geração. Agora só falta esperar o quanto será esse impacto das vendas.
 

[[Solid_Snake]]

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
38.831
Reações
30.909
Pontos
959
LedBoy;2633656 disse:
realmente a Sony venceu a guerra das mídias da nova geração. Agora só falta esperar o quanto será esse impacto das vendas.

De qualquer jeito já vai ser lucro,mesmo o impacto sendo grande ou pequeno,eu acredito q vai fazer uma diferença de pelo menos 10 mil nas vendas semanais dele.
 


JBruno

Habitué da casa
Mensagens
2.726
Reações
0
Pontos
76
Claro que vai fazer muita diferença. E o mais importante, em território americano, aonde o PS3 ainda está tentando encontrar seu espaço.

Provavelmente será o território aonde o console terá o maior crescimento em 2008.
 

Eldward Elric

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.587
Reações
4.481
Pontos
1.244
para mim o que analista não se leva muito em consideração. :P

depois acho que o q pode levar a sony a cima, é a venda de software se ela conseguir um bom atach rate vai ser onde as third vão preferir lançar seus jogos.

pq depois jogo exclusivo da sony não vai sair mesmo da sony :P
 

IC-Cojiro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
967
Reações
23
Pontos
754
TheRealDeal;2633665 disse:
Old ! Eu já disse essas coisas varias vezes aqui no fórum. [kcool]

Se é old pq tu posta Meu irmão? Para adquirir + posts? Se toka
Sony vai arrebentar sim esse ano vai dar vergonha ter um xbox 360 ( eu tenho e vow joga-lo na rua ).. Wii + PS3 + japan 4eva.. M$ não tem 1% de amor com seus consumidores que os caixista tem com seus conssoles !!!

ATT: SONYSTA
 

TheRealDeal

Ser evoluído
Mensagens
293
Reações
0
Pontos
36
IC-Cojiro;2633687 disse:
Se é old pq tu posta Meu irmão? Para adquirir + posts? Se toka
Sony vai arrebentar sim esse ano vai dar vergonha ter um xbox 360 ( eu tenho e vow joga-lo na rua ).. Wii + PS3 + japan 4eva.. M$ não tem 1% com seus consumidores de amor que os caixista tem com seus conssoles !!!

ATT: SONYSTA

Surtou porque meu filho ? Se toca !!

Falei Old na ironia !
 

Gilga

Veterano
Mensagens
3.988
Reações
4
Pontos
131
Pelo menos aqui no Brasil o PS3 sai muito mais barato que um tocador de Blu-Ray,mas não sei como estão os preços nos outros países.

Mas mesmo que o PS3 esteja um pouco mais caro,é uma compra que vale a pena se o cara quer entrar na nova tecnologia de mídia,já que pelo jeito o BR já estabeleceu quem é o vencedor da chamada "guerra de mídias".
 

Ed

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
19.723
Reações
6.577
Pontos
599
Crianças, não briguem e não se exaltem.


Espero que essa mídia pegue logo. Depois que vi uma demonstração em uma hdtv não vejo a hora de pegar um.
Alguns filmes serão obrigatórios "recomprar".

Pretendo fazer o mesmo que fiz com aparelho de dvd.
Depois que um lixão da Gradiente que tinha morreu, só vi filmes nos consoles mesmo.


 

Jefferson *Anjim*

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
20.110
Reações
7.135
Pontos
1.304
de boa, na minha opnião o impacto será baixo. apesar de ter vencido a guerra de midias, no geral nao escolhemos um video game para assistir filme, apesar de assistirmos depois que compramos.
Mas sei lá né... nunca fui pro exterior...
 

Gilga

Veterano
Mensagens
3.988
Reações
4
Pontos
131
Jefferson *Anjim*;2633715 disse:
de boa, na minha opnião o impacto será baixo. apesar de ter vencido a guerra de midias, no geral nao escolhemos um video game para assistir filme, apesar de assistirmos depois que compramos.
Mas sei lá né... nunca fui pro exterior...

Isso é verdade,mas no caso do blu-ray é diferente já que o PS3 sai mais barato ou mesmo preço que ele.
 

ccwalpha

Ser evoluído
Mensagens
258
Reações
0
Pontos
26
meu medo é que esse aumento na base de PS3 por causa da função de player de Blueray não reflita na venda de jogos e o console continue vendendo uma quantidade mediocre de games. O que vai prejudicar bastante as thirdies que investirem no console. Espero que não seja o que aconteça, mas é uma possibilidade.
O que a Sony precisa mesmo é de uma franquia forte exclusiva.
 

TheRealDeal

Ser evoluído
Mensagens
293
Reações
0
Pontos
36
Parece-me que a maioria ainda não sacou a estratégia da SONY.

Playstation 3 não é somente um videogame, mas a melhor central de entretenimento da atualidade.
 

Ed

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
19.723
Reações
6.577
Pontos
599
TheRealDeal;2633732 disse:
Parece-me que a maioria ainda não sacou a estratégia da SONY.

Playstation 3 não é somente um videogame, mas a melhor central de entretenimento da atualidade.

Eu lembro como meteram o pau na Microsofre quando anunciaram que a intenção era transformar o videogame em uma central multimídia (iniciando pelo Xbox).

Nada como um dia após o outro. ;D

 

Jefferson *Anjim*

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
20.110
Reações
7.135
Pontos
1.304
Gilga;2633723 disse:
Isso é verdade,mas no caso do blu-ray é diferente já que o PS3 sai mais barato ou mesmo preço que ele.
mas foi o mesmoque ocorreu com o ps2.Sóque a diferença é que o ps2 venceu a guerra dos consoles. O ps3 nao vai taooooooo bem como o ps2 foi. Ai fica a duvida no ar... vai realmente influenciar?
 

TheRealDeal

Ser evoluído
Mensagens
293
Reações
0
Pontos
36
Ed;2633738 disse:
Eu lembro como meteram o pau na Microsofre quando anunciaram que a intenção era transformar o videogame em uma central multimídia (iniciando pelo Xbox).

Nada como um dia após o outro. ;D


Eu não fui, porque nessa época mal usava a internet, muito menos postava em fóruns. :-D

Mas esse lance de central multimídia o PS2 é um pouco também, mas nem tanto quanto o PS3 é hoje.
 

Pack Man

Supra-sumo
Mensagens
16.397
Reações
13
Pontos
196
Ed;2633712 disse:
Crianças, não briguem e não se exaltem.


Espero que essa mídia pegue logo. Depois que vi uma demonstração em uma hdtv não vejo a hora de pegar um.
Alguns filmes serão obrigatórios "recomprar".

Pretendo fazer o mesmo que fiz com aparelho de dvd.
Depois que um lixão da Gradiente que tinha morreu, só vi filmes nos consoles mesmo.



Ah sim, mas eu tenho que aprender a usar isso, meu projetor vive me pregando peças e não rodando na resolução que eu quero e sim na que ele quer haurhaurhaurh
 

Frank Williams

Lenda da internet
Mensagens
23.255
Reações
20.973
Pontos
1.739
Ed;2633738 disse:
Eu lembro como meteram o pau na Microsofre quando anunciaram que a intenção era transformar o videogame em uma central multimídia (iniciando pelo Xbox).

Nada como um dia após o outro. ;D


[COLOR="Blue"]Eu é que nunca fiz parte dessa galera... ainda hj tenho 2 XBOX aqui em casa, que quando ligados, vao direto pro MEDIA CENTER. Tem um desses que nunca viu um jogo na vida! :lol

A Microsoft acertou a mão com o hardware do XBOX 1 e fudeu tudo com o do 2... incrível isso...[/COLOR]
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Em 2009 acho que a vitória do BD vai influenciar fortemente as vendas do PS3.
 

Eldward Elric

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.587
Reações
4.481
Pontos
1.244
ccwalpha;2633728 disse:
meu medo é que esse aumento na base de PS3 por causa da função de player de Blueray não reflita na venda de jogos e o console continue vendendo uma quantidade mediocre de games. O que vai prejudicar bastante as thirdies que investirem no console. Espero que não seja o que aconteça, mas é uma possibilidade.
O que a Sony precisa mesmo é de uma franquia forte exclusiva.

e logico que faz sentido. se vc compra um videogame e ele tem um formato p/ assistir filmes HD padrão, se o negocio vai estar ali hora ou outra vc usa p/ filmes mesmo.

ps3 mete 4jogos million sellers no primeiro ano 1ano, 360 met 15million sellers no primeiro ano. se a sony conseguir um bom atach rate ai sim as coisas começam a melhorar p/ ela.
 

Jefferson *Anjim*

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
20.110
Reações
7.135
Pontos
1.304
XINTSUAI2;2633762 disse:
Em 2009 acho que a vitória do BD vai influenciar fortemente as vendas do PS3.
entao vc acredita que ps3 deixará de ser vendido como video game e começará a ser vendido como um media center nao focado em games ou mesmo como um player de BD?
Ou vc realmente acha que no geral a população compra consoles com base na sua midia?
 

OPTIMUS PRIME

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.983
Reações
7.034
Pontos
1.114
Ed;2633712 disse:
Crianças, não briguem e não se exaltem.


Espero que essa mídia pegue logo. Depois que vi uma demonstração em uma hdtv não vejo a hora de pegar um.
Alguns filmes serão obrigatórios "recomprar".

Pretendo fazer o mesmo que fiz com aparelho de dvd.
Depois que um lixão da Gradiente que tinha morreu, só vi filmes nos consoles mesmo.


Eu mesmo nunca comprei um DVD player normal, eu assisto os meus filmes no PS2 ou no PC ou no X-BOX, e nunca achei falta de um DVD normal:D
 

IC-Cojiro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
967
Reações
23
Pontos
754
Gilga;2633711 disse:
Pelo menos aqui no Brasil o PS3 sai muito mais barato que um tocador de Blu-Ray,mas não sei como estão os preços nos outros países.

Mas mesmo que o PS3 esteja um pouco mais caro,é uma compra que vale a pena se o cara quer entrar na nova tecnologia de mídia,já que pelo jeito o BR já estabeleceu quem é o vencedor da chamada "guerra de mídias".

Blu Ray, você liga seu game sem medo de estragar, Controle carrega por USB, não precisa pagar para jogar online, navegador de internet,qualquer ps3 vem com HDMI, conexao de rede sem fio ( nao precisa comprar a parte ),liga seu ps3 de outro local usando um psp,emotion engine dentro ( sem emulaçao) usa o controle como um Wiimote, mgs4, FF killzone,gran turismo god of war.....²²²

este "Arm Wrestling", A sony leva !
Como diz Bull Hurley: SEGUNDO LUGAR FEDE!

PS: Desculpa Ed;
 

Ed

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
19.723
Reações
6.577
Pontos
599
Jefferson *Anjim*;2633739 disse:
mas foi o mesmoque ocorreu com o ps2.Sóque a diferença é que o ps2 venceu a guerra dos consoles. O ps3 nao vai taooooooo bem como o ps2 foi. Ai fica a duvida no ar... vai realmente influenciar?

Não sei não.
Eu acredito que a Sony só não passe o X360 pq a Microsofre o deverá matar antes disso.

No cursinho de Mãe Diná que faço recebi um 9 por essa previsão.



Frank Williams;2633753 disse:
Eu é que nunca fiz parte dessa galera... ainda hj tenho 2 XBOX aqui em casa, que quando ligados, vao direto pro MEDIA CENTER. Tem um desses que nunca viu um jogo na vida! :lol

A Microsoft acertou a mão com o hardware do XBOX 1 e fudeu tudo com o do 2... incrível isso...

O Media Player do Xbox é algo excelente. Taí um console que não me desfaço enquanto não tiver algo tão bom quanto.

Incrível como a Microsoft conseguiu cagar na boa impressão que causou com o primeiro Xbox.
 

PsicoMan

Habitué da casa
Mensagens
3.036
Reações
0
Pontos
66
eu pensei que esse natal seria o "boom" high def....

mas pelo visto vai ser só no próximo.... ótimo isso
 

Jefferson *Anjim*

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
20.110
Reações
7.135
Pontos
1.304
IC-Cojiro;2633778 disse:
Blu Ray, você liga seu game sem medo de estragar, Controle carrega por USB, não precisa pagar para jogar online, navegador de internet,qualquer ps3 vem com HDMI, conexao de rede sem fio ( nao precisa comprar a parte ),liga seu ps3 de outro local usando um psp,emotion engine dentro ( sem emulaçao) usa o controle como um Wiimote, mgs4, FF killzone,gran turismo god of war.....²²²

este "Arm Wrestling", A sony leva !
Como diz Bull Hurley: SEGUNDO LUGAR FEDE!

PS: Desculpa Ed;


[karrepio] meu Deus, a que ponto chegamos neste forum.... [kong]
 

ccwalpha

Ser evoluído
Mensagens
258
Reações
0
Pontos
26
Eldward Elric;2633768 disse:
e logico que faz sentido. se vc compra um videogame e ele tem um formato p/ assistir filmes HD padrão, se o negocio vai estar ali hora ou outra vc usa p/ filmes mesmo.

ps3 mete 4jogos million sellers no primeiro ano 1ano, 360 met 15million sellers no primeiro ano. se a sony conseguir um bom atach rate ai sim as coisas começam a melhorar p/ ela.

Tem esse lado, mas também a base de PS3 pode aumentar porque pessoas que não jogam compram por ser um player de BD com um bom custo e nem se importem com o jogo. Aumenta a quantidade de consoles vendidos mas diminui o atach rate.

lógico que isso é só uma hipotese. Pode ser que ela aumente a base de gamers com isso e não só de pessoas interessadas em assistir videos no padrão BD, aumentando com isso a base de PS3 para jogos e não só filmes.
 

Frank Williams

Lenda da internet
Mensagens
23.255
Reações
20.973
Pontos
1.739
Ed;2633781 disse:
Não sei não.
Eu acredito que a Sony só não passe o X360 pq a Microsofre o deverá matar antes disso.

No cursinho de Mãe Diná que faço recebi um 9 por essa previsão.

[COLOR="Blue"]Ja pensei nisso tb... o XBOX1 durou 4 anos.. n seria estranho a Microsoft matar o XBOX 360 com 4 anos tb.

Acho que isso eh ruim pra todo mundo, já que ficaremos com uma geração atropelando a outra, mas como a Mic tem o Cheat do dinheiro infinito, eles podem fazer isso.
[/COLOR]
 

Eldward Elric

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.587
Reações
4.481
Pontos
1.244
Frank Williams;2633813 disse:
Ja pensei nisso tb... o XBOX1 durou 4 anos.. n seria estranho a Microsoft matar o XBOX 360 com 4 anos tb.

Acho que isso eh ruim pra todo mundo, já que ficaremos com uma geração atropelando a outra, mas como a Mic tem o Cheat do dinheiro infinito, eles podem fazer isso.

mas são coisa totalmentes diferentes. xbox1 gerou 4bilhões de prejuizo para a M$. hj com o x360 mesmo anunciando uma reserva de 1bilhão e tantos p/ garantia ela obteve lucro.

ficaria meio ilogico ela querer matar o x360 se o mesmo já se tornou lucrativo.

se continuassem com o xbox1 o prejuízo só aumentaria
 

Jefferson *Anjim*

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
20.110
Reações
7.135
Pontos
1.304
Eldward Elric;2633820 disse:
mas são coisa totalmentes diferentes. xbox1 gerou 4bilhões de prejuizo para a M$. hj com o x360 mesmo anunciando uma reserva de 1bilhão e tantos p/ garantia ela obteve lucro.

ficaria meio ilogico ela querer matar o x360 se o mesmo já se tornou lucrativo.

se continuassem com o xbox1 o prejuízo só aumentaria
nao necessariamente, levando em conta que o mercadoesta nas maos da nintendo neste momento. O golpe que o xbox360 deu no ps 2 (pelo menos na teoria), se repetiria contra o wii, que forçaria nintendo a correr atras do mercado que ja estaria sendo ocupado pela microsoft.
 

ldomingos

Bam-bam-bam
Mensagens
22.982
Reações
127
Pontos
434
ccwalpha;2633802 disse:
Tem esse lado, mas também a base de PS3 pode aumentar porque pessoas que não jogam compram por ser um player de BD com um bom custo e nem se importem com o jogo. Aumenta a quantidade de consoles vendidos mas diminui o atach rate.

lógico que isso é só uma hipotese. Pode ser que ela aumente a base de gamers com isso e não só de pessoas interessadas em assistir videos no padrão BD, aumentando com isso a base de PS3 para jogos e não só filmes.

Na verdade hoje o PS3 tem até alguns jogos de peso que vendem mais nele que no 360 (FIFA e Wining Eleven por exemplo) e as pessoas sabendo que ele é antes de tudo um VG, elas sempre levam um jogo junto, tanto que a SONY tem focado ultimamente não mais como um player e sim como um VG
 

Ed

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
19.723
Reações
6.577
Pontos
599
Eldward Elric;2633820 disse:
mas são coisa totalmentes diferentes. xbox1 gerou 4bilhões de prejuizo para a M$. hj com o x360 mesmo anunciando uma reserva de 1bilhão e tantos p/ garantia ela obteve lucro.

ficaria meio ilogico ela querer matar o x360 se o mesmo já se tornou lucrativo.

se continuassem com o xbox1 o prejuízo só aumentaria

Estamos falando da Microsoft. Empresa que lança versões de softwares quase anualmente.

eu juro que compraria todos os softwares dela original, se a cada atualização eu pagasse só a diferença para atualizar (o que não seria nada injusto).

É complicado. Vai chegar uma hora que a mídia do X360 não vai dar conta, e a diferença entre os jogos do PS3 serão muito visíveis.
Se ela faz isso consegue acompanhar bem o PS3, que tem hardware para aguentar uns 7 anos de boa.

E detalhe, com isso ainda complica a situação da Sony.
 
Topo Fundo