O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O ITA é racista? [+Pedro Bial]

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Agora pouco estava mudando uns canais na TV e eis que eu chego na Globo News, e está passando a reprise do programa do Bial, com uma professora negra do ITA falando sobre como ela é odiada, sobre como o racismo é presente e sobre como o ambiente é opressor e maldito por ser majoritariamente masculino, branco e militarizado.

Não vou dizer que não exista racismo, pois seria mentira, mas a forma como a mulher falou dá à entender que ela é uma persona non-grata unicamente por ser negra e mulher, como se fosse ódio e ódio de todas as partes e considerando a forma como o Bial lida com as entrevistas e temas políticos no programa dele, a narrativa da coisa toda chega a ser forçado e é difícil de acreditar. Não cheguei a estudar no ITA, mas já frequentei ambientes parecidos e nunca vi um professor ou professora ou supervisor ou supervisora negro ou negra ser majoritariamente destratado e odiado por todos.

Rapidamente desliguei a TV e pesquisei uns 5 minutos sobre a professora em questão, e achei essa matéria:
https://g1.globo.com/educacao/notic...econceito-de-alunos-e-colegas-me-odeiam.ghtml

De fato a mulher tem um put* currículo e isso merece respeito, mas a forma como abordaram na entrevista do Bial torna a coisa toda forçada de se ouvir e difícil de aceitar. Tanto que ela só disse de forma genérica "eles me odeiam!", mas não abordou um caso específico que tenha acontecido com ela.

Se tiver algum forista que estude no ITA, me diga: a instituição é racista mesmo e odeia negros e mulheres, ou é fanfic?
 
Ultima Edição:

Edi (FZ2D)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.913
Reações
53.731
Pontos
1.284
Uma das reclamações dela é que um ambiente militar é militarizado?
ab014de70844388f6429109af989fab9.gif


Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Uma das reclamações dela é que um ambiente militar é militarizado?
ab014de70844388f6429109af989fab9.gif


Enviado de um aparelho que transmite sonhos!!!

Na verdade quem reclamou disso primeiro foi o Pedro Bial, e ela só endossou. Ele disse:
"O ITA, um instituto com ambiente majoritariamente branco, masculinizado - pra não dizer machista - e principalmente: MILITAR!"
(Repare na Ênfase no "MILITAR", não é atoa)

E ela concordou.

Mas o que me fez estranhar foi ela falar tão mal do ITA e sobre como a instituição tem cunho racista, e não citar um exemplo prático e concreto de incidente racista que tenha ocorrido com ela. O modo como tudo foi conduzido nessa entrevista foi absolutamente forçado para vilanizar a escola, e fica difícil dar credibilidade à algo assim.
 
Ultima Edição:

tiagobronson

We've adopted Satan!
VIP
Mensagens
14.250
Reações
64.439
Pontos
2.059
Ai meu c***lho de asa!!

Se a coisa tá tão ruim assim, junta provas, pede demissão e bota no pau!

Ah não, vou no programa do bial antes pra mostrar minha insatisfação.

Francamente viu!


Sent from my iPhone using Tapatalk
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.361
Reações
51.536
Pontos
1.712
O pior é que o negócio é bem branco mesmo:

ITA_01.jpg


Precisamos criar urgentemente cotas pra mulheres e negros.
 


**fnx**

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.473
Reações
11.472
Pontos
1.039
As vezes ela é chata mesmo e joga a culpa do pessoal odiar ela por ser mulher negra. Pessoal do ITA deve tá mais preocupado com estudos do que com lacração
 

Unstoppable

Bam-bam-bam
Mensagens
640
Reações
2.538
Pontos
283
Pare de lecionar física, troca por algum curso de humanas e vá dar aulas em alguma federal da vida, cheia de alunos brilhantes e não militarizados.
Se precisar de indicação sugiro Márcia Tiburi ou Marilena Chauí.
 

iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.763
Pontos
303
nossa, tem sjw ate no ITA... o negocio se alastra rapido.
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Ai meu c***lho de asa!!

Se a coisa tá tão ruim assim, junta provas, pede demissão e bota no pau!

Ah não, vou no programa do bial antes pra mostrar minha insatisfação.

Francamente viu!


Sent from my iPhone using Tapatalk
Bem que podiam demitir por difamação
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.888
Reações
27.907
Pontos
1.444
Meu irmão fez ITA, os colegas dele eram, em grande maioria, nordestinos.
As mulheres eram espertas, estavam em minoria e os caras eram todos virjões que não tinham muita experiência, elas aproveitavam para aprender as matérias com os caras que ficavam lá só de amigay e aproveitavam para selecionar aqueles que tinham mais capacidade de serem bem sucedidos financeiramente para casar, vi dois casais aonde isso aconteceu só na turma do meu irmão.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.868
Pontos
1.484
existe alguma regra que impeça mulheres de se interessarem por engenharia e fazerem prova do ITA?

Não.

é culpa da instituição que estão passando mais brancos que negros?

Não (não sei se existe cota lá, talvez as regras sejam diferentes das UFs, mas não sei)

É culpa da instituição militar ser um ambiente militarizado?

LOOOOOL.

Sim filha, essa é mesmo.
 

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.045
Reações
17.750
Pontos
1.094
A mulher trabalha no ITA desde 1993 e não é nenhuma "abestalhada" foi em rede nacional dizer que é odiada no local de trabalho pelo corpo docente e pelos discentes...complicado...tem que ter certeza do que está falando...se ela tivesse sido desligada da escola recentemente até vai...

Tenho uma tendencia a acreditar nela sim,dado o contexto do que SEI pela noticia

Uns anos atras tinha um user que criou topc aqui com desanimo após ter entrado no ITA,ele poderia nos falar,mas ele não posta aqui mais e eu nem lembraria o nick

Sobre a forçação de barra na TV e algo que não me aborrece,são os tempos de hoje memso, "mas vc sofre(eu) preconceito? "vc se sentiu desconfortável?" são perguntas básicas de hoje em dia,a professora foi chamada pra isso mesmo,e ela respondeu que sim, não tenho motivo pra desacreditar
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.895
Reações
55.011
Pontos
1.839
Pela fonte ela está no ITA desde 1993. Convenhamos que ela é muito forte, uma verdadeira guerreira em estar aguentando toda essa opressão por 25 anos e nunca ter se queixado a seus superiores ou ter deixado a instituição pois bagagem ela tem pra qualquer outro entro de excelência.

Ou então ela só está exagerando...
 

Palestra1914

Leader of Men
VIP
Mensagens
2.970
Reações
19.494
Pontos
453
Testis Unus, Testis Nullus.

Ouvir um lado só da história, sem nenhuma prova ou outra testemunha, torna impossível concluir algo.

Também acho difícil que a mulher tenha ficado desde 93 lá aguentando um ambiente aonde é odiada.

Se fosse pra chutar algo, diria que foram episódios espaçados com uma minoria dos professores e alunos, mas que obviamente a impactaram o bastante pra criar essa visão da instituição. E agora, ela decidiu 'abrir o bico'.

Só acho lamentável detonar uma rara faculdade de ponta no Brasil por conta disso.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
A mulher trabalha no ITA desde 1993 e não é nenhuma "abestalhada" foi em rede nacional dizer que é odiada no local de trabalho pelo corpo docente e pelos discentes...complicado...tem que ter certeza do que está falando...se ela tivesse sido desligada da escola recentemente até vai...

Tenho uma tendencia a acreditar nela sim,dado o contexto do que SEI pela noticia

Uns anos atras tinha um user que criou topc aqui com desanimo após ter entrado no ITA,ele poderia nos falar,mas ele não posta aqui mais e eu nem lembraria o nick

Sobre a forçação de barra na TV e algo que não me aborrece,são os tempos de hoje memso, "mas vc sofre(eu) preconceito? "vc se sentiu desconfortável?" são perguntas básicas de hoje em dia,a professora foi chamada pra isso mesmo,e ela respondeu que sim, não tenho motivo pra desacreditar

O user estudante do ITA falou mal da instituição por conta de racismo ou de stress pela rotina de estudo? Pois são duas coisas completamente diferentes.

Testis Unus, Testis Nullus.

Ouvir um lado só da história, sem nenhuma prova ou outra testemunha, torna impossível concluir algo.

Também acho difícil que a mulher tenha ficado desde 93 lá aguentando um ambiente aonde é odiada.

Se fosse pra chutar algo, diria que foram episódios espaçados com uma minoria dos professores e alunos, mas que obviamente a impactaram o bastante pra criar essa visão da instituição. E agora, ela decidiu 'abrir o bico'.

Só acho lamentável detonar uma rara faculdade de ponta no Brasil por conta disso.

Eu concordo. Mas ao meu ver, o maior problema foi a forma como se conduziu a entrevista. Ficou parecendo algo artificial, exagerado. Não discordo que ela possa ter sofrido algum tipo de opressão lá em mais de 25 anos, mas fica difícil levar a sério quando a única coisa que ela diz é um discurso pronto e não dá nem mesmo um exemplo específico de um ocorrido com ela.
 

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.045
Reações
17.750
Pontos
1.094
O user estudante do ITA falou mal da instituição por conta de racismo ou de stress pela rotina de estudo? Pois são duas coisas completamente diferentes.

Eu falei isso num sentido de desccrever o topico do user,o que eu queria mesmo é lembrar o nick dele,pra ele poder falar desse aspecto
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.888
Reações
27.907
Pontos
1.444
Vou complementar. O ITA é pesado com todo mundo. O ambiente militar é foda. Tem hora que vc tem que escolher entre dormir e estudar, faltar numa aula para estudar para outra mesmo que vc tenha estudado antes pq simplesmente não deu tempo de estudar tudo. Tem algumas normas que mesmo vc passando em todas as matérias vc tem que fazer um crédito mínimo no geral, se você toma dois semestres com essas médias baixas mesmo passando, no terceiro vc tem que passar com nota mais alta senão é desligado. Meu irmão, mesmo após formado, disse que se arrependeu, que a cobrança era desumana e no fim não valeu a pena todo o sufoco. Eu bem falei pra ele fazer USP na época, ele não quis uma "Uspizinha", era uma piada que faziam em casa, e quando ele terminou, nunca mais quis saber de faculdade, nem mestrado ou doutorado, e preferia ter feito a USP, mas aí Inês é morta né. Ninguém sai normal de lá. Outros caras que eu conheci, uns largaram e nem se ajustaram na vida. Uns poucos ganhando melhor mas nada que justificasse o sufoco.
 

crabbattle

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.147
Reações
2.095
Pontos
724
Vou complementar. O ITA é pesado com todo mundo. O ambiente militar é foda. Tem hora que vc tem que escolher entre dormir e estudar, faltar numa aula para estudar para outra mesmo que vc tenha estudado antes pq simplesmente não deu tempo de estudar tudo. Tem algumas normas que mesmo vc passando em todas as matérias vc tem que fazer um crédito mínimo no geral, se você toma dois semestres com essas médias baixas mesmo passando, no terceiro vc tem que passar com nota mais alta senão é desligado. Meu irmão, mesmo após formado, disse que se arrependeu, que a cobrança era desumana e no fim não valeu a pena todo o sufoco. Eu bem falei pra ele fazer USP na época, ele não quis uma "Uspizinha", era uma piada que faziam em casa, e quando ele terminou, nunca mais quis saber de faculdade, nem mestrado ou doutorado, e preferia ter feito a USP, mas aí Inês é morta né. Ninguém sai normal de lá. Outros caras que eu conheci, uns largaram e nem se ajustaram na vida. Uns poucos ganhando melhor mas nada que justificasse o sufoco.
Já fiz cursinho pra EN, ITA e é TENSO demais. No meu curso entregaram uma apostila no primeiro dia dizendo "esqueça os amigos", não esperava aquilo!
 

Rand al'Thor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.667
Reações
7.639
Pontos
453
Vou complementar. O ITA é pesado com todo mundo. O ambiente militar é foda. Tem hora que vc tem que escolher entre dormir e estudar, faltar numa aula para estudar para outra mesmo que vc tenha estudado antes pq simplesmente não deu tempo de estudar tudo. Tem algumas normas que mesmo vc passando em todas as matérias vc tem que fazer um crédito mínimo no geral, se você toma dois semestres com essas médias baixas mesmo passando, no terceiro vc tem que passar com nota mais alta senão é desligado. Meu irmão, mesmo após formado, disse que se arrependeu, que a cobrança era desumana e no fim não valeu a pena todo o sufoco. Eu bem falei pra ele fazer USP na época, ele não quis uma "Uspizinha", era uma piada que faziam em casa, e quando ele terminou, nunca mais quis saber de faculdade, nem mestrado ou doutorado, e preferia ter feito a USP, mas aí Inês é morta né. Ninguém sai normal de lá. Outros caras que eu conheci, uns largaram e nem se ajustaram na vida. Uns poucos ganhando melhor mas nada que justificasse o sufoco.
Professor meu fez ITA. Diz que tem uns caras muito loucos UUAHAUBRIAJEA, tem uma história dele q um superdotado ficava andando de bicicleta na sala. E outra de outro superdotado e incorporava um Carro e ficava imitando ele ao chegar na sala falando "VRUM, VRUM",bizarro demais.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Eu odeio o Bial, todos os entrevistados do Bial e todos os espectadores do Bial. :klingua2
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Eu gosto de ouvir casos e situações objetivas antes para dar mais veracidade a esse tipo de relato.

Não desmereço a experiência dela e não duvido que ela tenha enfrentado casos de racismo. Humano é um bicho babaca em geral. Mas hoje em dia é muito fácil criar um inimigo ideológico e invisível (Alias, sempre foi) e culpa-lo genericamente por dificuldades não especificadas. Isso parece muito aquelas redações de ENEM com cheias de palavras e termos complexos mas que no fundo não apresenta nada de objetivo.

Tenho vários amigos e professores que passaram pelo ITA. Asiáticos, alemães, negros, asiáticos, gente que saiu de favela, asiáticos, um árabe, asiático, já mencionei asiáticos? Eles falam que o ambiente não é exatamente a coisa mais saudável que existe, que o curso é tão pesado que muita gente pira legal lá dentro. E que o curso é extremamente cueca mesmo. Mas da parte deles não falaram em racismo, pelo menos não algo sistêmico. O meu amigo árabe disse que no primeiro semestre os alunos davam uma zoada nele (E ironicamente tratando ele como indiano), mas que depois isso se perdeu.
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.296
Reações
17.795
Pontos
1.174
Pedro Bial é a síntese do jornalismo moderno

totalmente de esquerda, mas paga de isentão
tem uma fala mansa que mistura opinião com fato
tenta parecer inteligente, sem saber porra alguma
 

Johnzim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.351
Reações
31.467
Pontos
1.319
Já ouvi muita história complicada de lá.
Não tem nada a ver com ser homem ou ser branco. Na verdade, rola muita inveja lá, principalmente, como o @mig29gsxr disse, de nordestinos, que formam a maioria e criam panelas. Exatamente por conta disso, quando eles veem que tem alguém 'de fora' se destacando, acabam sendo bem zé bucetas, a ponto de criar picuinha pra tentar fazer a pessoa ser expulsa.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Testis Unus, Testis Nullus.

Ouvir um lado só da história, sem nenhuma prova ou outra testemunha, torna impossível concluir algo.

Também acho difícil que a mulher tenha ficado desde 93 lá aguentando um ambiente aonde é odiada.

Se fosse pra chutar algo, diria que foram episódios espaçados com uma minoria dos professores e alunos, mas que obviamente a impactaram o bastante pra criar essa visão da instituição. E agora, ela decidiu 'abrir o bico'.

Só acho lamentável detonar uma rara faculdade de ponta no Brasil por conta disso.

Eu concordo. Mas ao meu ver, o maior problema foi a forma como se conduziu a entrevista. Ficou parecendo algo artificial e genérico feito só com a intenção de vilanizar o ITA sem provas.

Pedro Bial é a síntese do jornalismo moderno

totalmente de esquerda, mas paga de isentão
tem uma fala mansa que mistura opinião com fato
tenta parecer inteligente, sem saber porra alguma

Pior é que logo um cara desses é quem viu a queda do Muro de Berlim.

E hoje tá defendendo uma nova forma de esquerda maquiada. Se ainda fosse só social-democracia e welfare, mas é luta de classes descarada. Fantástico.
 
Ultima Edição:

Citizen Kane

Bam-bam-bam
Mensagens
1.918
Reações
7.146
Pontos
293
Pela nota divulgada pelo ITA, podemos compreender quê: "aquilo que não está nos autos/processo, não existe" Então tudo não passa de embuste dessa professora. Se existe algum fundamento nessas mentiras aí contadas, ela por obrigação tinha que ter formalizado a denuncia junto a administração do ITA.


“Cabe registrar que o mérito e a excelência de seus alunos são qualidades muito caras ao ITA.

Lamentamos profundamente as referidas declarações. A Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA) repudia qualquer forma de preconceito ou discriminação, seja por motivos raciais, religiosos, sociais, de gênero ou outros, bem como atitudes e comportamentos desrespeitosos no âmbito da Escola, sejam eles entre colegas ou entre estudantes e funcionários, estudantes e professores, funcionários e professores.

Entendemos que quaisquer denúncias nesse sentido, que sejam recebidas formalmente pelo ITA, devam ser apuradas na forma da lei.”
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Pela nota divulgada pelo ITA, podemos compreender quê: "aquilo que não está nos autos/processo, não existe" Então tudo não passa de embuste dessa professora. Se existe algum fundamento nessas mentiras aí contadas, ela por obrigação tinha que ter formalizado a denuncia junto a administração do ITA.


“Cabe registrar que o mérito e a excelência de seus alunos são qualidades muito caras ao ITA.

Lamentamos profundamente as referidas declarações. A Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA) repudia qualquer forma de preconceito ou discriminação, seja por motivos raciais, religiosos, sociais, de gênero ou outros, bem como atitudes e comportamentos desrespeitosos no âmbito da Escola, sejam eles entre colegas ou entre estudantes e funcionários, estudantes e professores, funcionários e professores.

Entendemos que quaisquer denúncias nesse sentido, que sejam recebidas formalmente pelo ITA, devam ser apuradas na forma da lei.”

Caberia ao caso que a professora seja demitida por difamação?
 

algaldia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.866
Reações
4.143
Pontos
1.089
Por experiencia pessoal e de amigos, sempre que algum professor é odiado por grande parte da sala é porque ele é MUITO escroto.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Se demitir agora, ai sim é que ela vai gritar aos 4 ventos que o ITA é racista, mesmo que seja mentira.
Pois é. Ela pode dizer que estão tentando encobrir os casos, ou que foi punida por tornar público.

No mais, espero que investiguem, nem tanto por conta da professora, mas pra ver se existe algo sistêmico lá. Só acho que boa parte do que ela diz vale pra qualquer professor. Ela diz que precisa reafirmar a sua autoridade e não sei o que, mas isso não é necessariamente um problema de raça... Coisa bem normal os alunos discordarem de professores em diversas coisas, as vezes até por desespero em ganhar alguma nota que precisem.

Mas, pra também não ficar só tacando pedra, gostei dessa frase dela:
“Mas eles têm de me engolir, porque sou professora de física experimental. Eles têm de me aceitar. Senão vão repetir de ano. E não pode repetir de ano no ITA, é proibido”
 

$delúbio$

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.146
Reações
45.234
Pontos
599
Isso, sabotem uma das únicas instituições que fazem algo para que o Brasil não seja um república bananeira de vez

A lacrenta falou que é odiada... para ela, ódio é não ser seguida cegamente em suas doideras ideológicas e ouvir NÃO para suas maluquices esquerdistas...
 
Topo Fundo