Outra coisa que não confio muito é esse negócio de um estúdio ser bonzinho com seus empregados e outros 500 estudios serem malvadões... Pra mim tão romantizando muito pois uma disparidade dessas em uma econômica de pleno livre mercado isso non ecziste !
Se fosse assim outros staffs como animador chefe, diretores, dubladores e assim vai também iam ganhar merrecas, mas costumam acontecer bem pelo contrário !
Fica naquele mesmo papinho do por que neymar ganhar bem mais que a marta... cada um ganha de acordo com as renda que eles geram ! Não existe almoço grátis pra ninguém !
Animador base sempre foi um emprego de bico em qualquer lugar e os caras não costumam ficar muitos anos nessa atividade, exercem a função apenas como trampolim para serem promovidos a cargos melhores no estudio e consequentemente melhores salários, caso contrário eles saem e partem pra outra carreira !
No primeiro mundão seja EUA, Japão e outros países é comum haver "empreguinhos" e geralmente contratam pessoas mais jovens. Pessoas como Steven Jobs, bill gates, hayao miyazaki entre outros já passaram por isso... a pessoa prefere esses "trabalhos escravos" do que ficar desempregado e passando fome por conta das leis trabalhistas engessadas...
Já li diversos artigos sobre o assunto e muitos deles são enviesados e tendenciosos... até resolveram atacar o estúdio Chibli do Miyasaki por conta de baixos salários, estúdio que produz muita mais arte que diversas porcarias porai... o velho não é qualquer b*sta, ele começou trabalhando duro e ganhando pouco, tamos falando da pessoa que produziu Nausicaa !
No Japão de vez ou outra surgem movimentos pra sindicalizar a categoria dos estúdios de animação, mas nenhum deles vão pra frente pois ninguém confia, e sindicato não defende ninguém de graça...
Se os 500 estúdios malvados em um pais de mercado de plena livre concorrencia como Japão não podem pagar mais pros animadores base a desenhar 15 mil quadros por ep, sendo que muitos deles mal conseguem desenhar 8 quadros por dia então é necessario um contingente muito grande de gente pra produzir um misero ep... entao posso chegar a uma conclusão que não ia pagar os custos de animação se os salários fossem bem maior...
Vejamos por exemplo a França, lá existia um mercado gigantesco de animação e hoje não existe mais nada por lá... porque será ? Nem eu sei, mas provavelmente pode ser isso que está sendo discutido... se o empregador não pode pagar mais o funcionário é desligado e vai pra rua...
Desculpe pelo textão é que fui dar uma de goris querendo explicar as coisas tim tim por tim tim kkkkk
Disertem ou não
E também esse negócio do estúdio contratar mais mulheres também é outra balela, até tinha visto uma notícia de cunho lacrador dessas por parte da G1...
Mulheres sempre foram bastante predominante na indústria de animação ou manga do Japão e se não me engano elas são as maiores consumidoras de mangas por lá, tem diversos exemplos que nem preciso citar pra não escrever outro texto enorme...
E se os salários e condições fossem tão bom então vários staffs importantes da Toei, Chibli e outros estúdios iam querer trabalhar na kyoany mas não foi isso que aconteceu, o staff era o mesmo de décadas atrás.
Sem querer desmerecer o trabalho deles pois produziram diversos bons animes mas os portais de notícias altamente tendenciosos estão usando o sacrifício do estúdio pra fazer material sensacionalista querendo mais do que tudo politizar e desinformar os acessantes...
Acho... só acho que....:
O estudio por estar em Kyoto e não em um grande centro almejado pela grande massa, obrigava o próprio estudio a dar algumas vantagens para quem aceitasse ir trabalhar lá.
Além de fazer parte de uma cidade vista apenas "como ponto turistico" era bem afastado do centro da mesma. E pior, do lado "menos glamourizado" da cidade.
Assim como acontece com "emprego ruim" que muito brasileiro fala que é racismo por ser estrangeiro que exerce, e mesmo assim pagando mais, na falta de mão de obra disposta a exercer tal função, as condições oferecidas tendem a aumentar, seja salario ou melhores horarios de trabalho.
Mas não creio que a empresa seja assim boazinha.
Porém, seu exemplo dos demais estudios esbarra nas leis trabalhistas e na cultura local.
Provavelmente (só não dou certeza porque só alguém que de fato trabalha no ramo pode dar, e olhe lá), esses desenhistas "de chão de estudio" . São contratados como "partners", "hakken" ou "tankikan keiyaku".
Explico, o primeiro é tipo contrato de parceira entre a empresa e o funcionario, o que poderia explicar os supostos estouro do limite de horas semanais impostas pela lei (sim, o Japão tem trocentas leis que impedem pessoas de trabalhar demais hoje em dia, não acredite em br que fala que trabalha 15hs por dia 6 dias por semana, caso ele faça isso, ele esta fazendo algo muito ilegal).
O segundo, "hakken", é tercerizado, esse é defendido por quase todas as leis japonesas que importam para a sanidade fisica e mental, incluindo o limite de horas extras. Mas é trabalho temporario e costumam pagar menos, além de ser por hora, o que faz com que muitos tentem vivem nos "limites das lei", pois é literalmente "tempo é dinheiro". E esse é o método que a gigante maioria dos br's e outros estrangeiros no Japão trabalham, por isso essa fama no brasil de que japones trabalha muito.
Esses "tercerizados" são o equivalente a um funcionario privado brasileiro, com o plus que o dedo do estado não esta tanto no toba dele igual no Brasil.
O terceiro, tankikan keiyaku, Ou contrato de curta duração, é a própria empresa que contrata o infeliz, mas com a clausula de limite de tempo. Pode ser efetivado, pode não ser, pode ser extendido, pode não ser. Mas por lei, se eu não me engano, há um limite de 3 anos aqui. (o mesmo vale para tercerizado, embora as empreiteiras e as empresas costumam usar de um jeito juridico pra dar balão, coisa que acho que não da pra fazer por alguém com contrato de curta duração direto).
É mais ou menos como um estagiario. Fica lá, se a empresa gostar do trabalho, efetiva, se não, enrola, e por ai vai.
Ai entra os exemplos que você cita dos profissionais dos outros estudios. Os grandes nomes da industrias são "seishains". Ou seja, são funcionarios protegidos com tudo que há de bom nas leis trabalhistas japonesas, além de serem tratados de forma diferente pela gerencia, com direito a bonus semestrais (tipo décimo terceiro, só que de verdade e não essa falsidade brasileira). O salario é maleavel sempre para cima. E o "melhor", tem a mesma estabilidade de um funcionario publico brasileiro.
Ou seja, a menos que a empresa entre em falencia, para ser demitido o cara tem que ser um funcionario MUITO ruim.
E provavelmente é pior isso que os "macacos grandes dos outros estudios" não largam seus respectivos galhos.
Há quem diga que é essa cultura que engessou as inovações japonesas e estagnou o mercado. Todo mundo "mais capacitado" encosta o burro na sombra e só faz o feijão com o arroz, pois o salario e o bonus esta garantido até a aposentadoria.
Mas eu também acho que é ladainha essa ai do "Só Kyoto Animation é boa com todo mundo e resto que se foda".
Caso seja, com certeza é para atrair pessoas para trabalhar "naquele fim de mundo não tão fim de mundo assim".
Kyoto é uma cidade famosa, mas a unica cidade grande de fato nas proximidades é Osaka e da +-30mins de expresso entre as 2 estações principais.
E quase 1h se a pessoa partir da estação de Osaka (o que é improvavel para algum desenhista pobre pelos altos custos de um imovel nas redondezas de Umeda), da quase 1h até a proximidade do estudio que pegou fogo. Lembrando que o expresso entre Oosaka e Kyoto é tolado de gente todo santo trem, do tipo que não da nem pra tirar o celular do bolso porque não consegue mover o braço direito.
Longe pra burro da grande megalope aonde a maioria dos outros estudios estão. O que impede muito japones "dar um salto de fé sem um paraquedas de segurança".
Enfim, ja até começei a redigir um tópico sobre minha analise sobre a analise do governo no movimento "dekasegi interno" , mas acabei que no meio começou a ficar meio grande e eu nem terminei por ver que era perda de tempo. Já que na OS ninguém lê, mesmo os usuarios se vangloriando que "não são brasileiros comuns".