O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O MegaDrive fazia 3d melhor que o Snes?

Yskar

Bam-bam-bam
Mensagens
287
Reações
605
Pontos
278
"Blast processing" é apenas jogada de marketing, o scroll dos games nem era realizado pela CPU e sim pelo processador de vídeo (VDP).
Era disso que tava falando (me expressei mal) era uma técnica no uso do VDP (aliado a um bullshit de marketing do caraio).
 

Yskar

Bam-bam-bam
Mensagens
287
Reações
605
Pontos
278
Tem bastante jogo no SNES que mostra que isso era uma baita mentira,o principal deles ja comentei que é o Rendering Ranger R2,jogo pesadíssimo rodando em slowrom com performance impecável (0 de slowdowns).

O que tô dizendo é que o mega por ter processador mais potente e altos truques no VDP podia ter jogos mais rápidos e não que o Snes era lento.

Quanto ao chip de som,o do SNES era o que tinha de melhor na época,e você pode ver o desempenho máximo do mesmo com o MSU-1 que dá mais espaço de armazenamento pro aparelho ; ali é som de CD mesmo.
Enfim,tem nem o que discutir aqui.
Então doidho, eu concordei com você, mas por ser tão flexível ele acabou ficando sem personalidade própria, enquanto essa característica do Megadrive fazia parte do paradigma antigo de desenvolvimento de console, ou seja MIDI com pouca flexibilidade, o que tem prós e contras.

Não é por que algo tem certa característica mais limitada ou menos limitada que ele é melhor ou pior que o outro, como disse, mesmo com processador INFERIOR (mais lento) o SNES levou a geração nas costas de boas até o final, mesmo sem um leitor de CD (por que se não fosse assim o PC Engine deveria ser melhor que AMBOS nesse quesito de poder de hardware e expansibilidade, pois em tese é um console de 8Bits).
 
Ultima Edição:

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.780
Reações
11.469
Pontos
1.344
Cara, o chip principal do Snes era mais fraco que o secundário do Megadrive...
Visualizar anexo 64458
O SNES pôde fazer jogos melhores por que ele era mais fácil de extrair a pouca potência que ele tinha que o Megadrive, mas o Mega podia fazer jogos com Scroll mais Rápido por que além de mais potente tinha o "blast processing" que era um truque de scroll por hardware.
Sobre o chip de som do SNES eu até concordo que é bom, mas o Megadrive tem um som mais interessante quando bem usado pela escolha de instrumentos no MIDI dele, mas se n me engano o do SNES é mais flexível, o que dava variedade mesmo não tendo um som mais característico (aí acaba sendo puramente gosto vs bom uso do hardware, coisa em que os devs thirdies pecaram pra c***lho no mega do meio pro fim da vida do console).

E essa "tirada de coelho da cartola" não foi a primeira da Nintendo, aconteceu a mesma coisa com o NES, que no inicio, antes do lançamento do ocidente era quase um Atarizão (vide os jogos das fitas piratas de 100 em 1 da época serem essas tranqueiras) aí quando foi lançar no ocidente desenvolveram os MAPPERS e aí temos a biblioteca fantástica do NES que mesmo o Master System com hardware mais potente que o NES não conseguiu bater.

Um exemplo recente sobre hardware potente vs hardware mais fácil de utilizar temos o PS3 vs X360, onde o x360 tinha thirdies mais bonitos que o PS3 por que o hardware dele era mais fácil de ser programado!

A SEGA ainda tinha outros problemas além do hardware mais complexo, DISPUTA INTERNA entre as filiais americana e japonesa.


Caraio, impressionante!
Bem como eu tava dizendo que o S-SMP era flexível, mas esse cara parece estar usando o Ricoh também para fazer algumas "voices" (o que impediria ele de fazer isso e rodar jogo ao mesmo tempo, e a marble zone deu um feel de master system tb)! Mas vou dar uma zoiada se ele comenta algo no canal dele.
Cara na moral, tu sabes que a frequencia não é determinante no desempenho de uma cpu, a arquitetura também influencia. Pega um K6-2 e um Pentium 2 por exemplo, o pentium 2 tem melhor desempenho, mesmo ambos tendo a mesma frequência, ou os bulldozer amd e compara com os I7 da mesma época, o intel tinha desempenho melhor, mesmo com a frequência menor, só citei esses exemplos de cpu de pc para demonstrar que a frequencia não é determinante no desempenho final, outras especificações do processador também influenciam.
O cara para acreditar nesse blast processing tem que ser muito inocente, isso era jogada da publicidade da sega, pois alguns jogos do mega eram mais acelerados e para justificar isso eles criaram esse termo. A cpu do mega era usado em outras plataformas com uma frequencia mais alta, então todas elas tem blast processing?
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.024
Reações
102.560
Pontos
1.299
Era disso que tava falando (me expressei mal) era uma técnica no uso do VDP (aliado a um bullshit de marketing do caraio).

Mas sim o processador do Mega é melhor mesmo, não o dobro do rival como se convenciona, mas cerca de uns 30% a mais de performance.

Esses Mode 7 no Mega tem uma certa ajudinha do software.

Do software gerenciado pelo hardware do Mega sem nenhum auxílio externo, elas por elas dá tudo no mesmo.
 

Yskar

Bam-bam-bam
Mensagens
287
Reações
605
Pontos
278
outras especificações do processador também influenciam.
Claro que influenciam, veja que deixei isso implícito quando falei de PS3 vs x360.

O cara para acreditar nesse blast processing tem que ser muito inocente, isso era jogada da publicidade da sega, pois alguns jogos do mega eram mais acelerados e para justificar isso eles criaram esse termo. A cpu do mega era usado em outras plataformas com uma frequencia mais alta, então todas elas tem blast processing?
Leia o tópico com atenção bro, expliquei isso acima, o "verdadeiro" Blast processing era uma técnica no uso do VDP aliado a bullshit de marketing, o scroll do cenário de fundo dos Sonics quando ele tá na velocidade máxima é um exemplo do uso dessa técnica, é puro truque de hardware que simula "processamento pra c***lho" sem usar grandes merdas e sem realmente fazer diferença pra c***lho.

Uma coisa que seria +- equivalente na programação atual ao Blast Processing é aquele demo de infinite detail da Euclideon que é puro truque.
 
Ultima Edição:


Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.213
Reações
4.520
Pontos
453
Cara na moral, tu sabes que a frequencia não é determinante no desempenho de uma cpu, a arquitetura também influencia. Pega um K6-2 e um Pentium 2 por exemplo, o pentium 2 tem melhor desempenho, mesmo ambos tendo a mesma frequência, ou os bulldozer amd e compara com os I7 da mesma época, o intel tinha desempenho melhor, mesmo com a frequência menor, só citei esses exemplos de cpu de pc para demonstrar que a frequencia não é determinante no desempenho final, outras especificações do processador também influenciam.
O cara para acreditar nesse blast processing tem que ser muito inocente, isso era jogada da publicidade da sega, pois alguns jogos do mega eram mais acelerados e para justificar isso eles criaram esse termo. A cpu do mega era usado em outras plataformas com uma frequencia mais alta, então todas elas tem blast processing?
Processador do SNes é melhor que o do Mega Drive no 2d, deve ser muito ruim ter acreditado a vida toda em algo e ter essa grande desilusão depois de quase 30 anos.

No mais, lembram desse comercial ?

 
Ultima Edição:

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.391
Pontos
1.253
O que tô dizendo é que o mega por ter processador mais potente e altos truques no VDP podia ter jogos mais rápidos e não que o Snes era lento.


Então doidho, eu concordei com você, mas por ser tão flexível ele acabou ficando sem personalidade própria, enquanto essa característica do Megadrive fazia parte do paradigma antigo de desenvolvimento de console, ou seja MIDI com pouca flexibilidade, o que tem prós e contras.

Não é por que algo tem certa característica mais limitada ou menos limitada que ele é melhor ou pior que o outro, como disse, mesmo com processador INFERIOR (mais lento) o SNES levou a geração nas costas de boas até o final, mesmo sem um leitor de CD (por que se não fosse assim o PC Engine deveria ser melhor que AMBOS nesse quesito de poder de hardware e expansibilidade, pois em tese é um console de 8Bits).
"Altos truques no VDP" WTF

Não tem dessa de podia ter jogos mais rápidos,pra traçar essas comparações você tem que levar em conta o quão pesado o jogo é também ; aquele Rendering Ranger é mais pesado que qualquer jogo (2D) de Mega (efeitos de transparência,sprites grandes,grande quantidade de sprites em tela),e roda liso.

Tem também o Iron Commando, vários sprites grandes,efeito de transparência pra la e pra cá, ótimo uso de cores, animações boas e roda lisinho até em 2 players.

Pessoal ja mostrou ali também que não basta olhar a frequência e fim de papo,tem também aquela parada dos ciclos que até o @Warrior Of Light postou mais acima,dentre outros fatores.

Não tem nada a ver esse papo de personalidade também,porque estou falando da qualidade técnica pura e simplesmente.
Se tinha mais personalidade ou não é questão de gosto,mas o SNES tinha um som claramente melhor.

A título de curiosidade,o Pc Engine tinha um ótimo hardware pra época, até possuía uma ou outra coisa amelhor do que ambos,(de cabeça eu lembro que podia colocar mais cores em tela).
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.391
Pontos
1.253
Processador do SNes é melhor que o do Mega Drive no 2d, deve ser muito ruim ter acreditado a vida toda em algo e ter essa grande desilusão depois de quase 30 anos.

No mais, lembram desse comercial ?

Isso sim era competição, bem diferente do mercado atual que tem uma briguinha fraca entre Sony e MS,e a Nintendo indo pra outro rumo.
 

Yskar

Bam-bam-bam
Mensagens
287
Reações
605
Pontos
278
"Altos truques no VDP" WTF

Não tem dessa de podia ter jogos mais rápidos,pra traçar essas comparações você tem que levar em conta o quão pesado o jogo é também ; aquele Rendering Ranger é mais pesado que qualquer jogo (2D) de Mega (efeitos de transparência,sprites grandes,grande quantidade de sprites em tela),e roda liso.

Tem também o Iron Commando, vários sprites grandes,efeito de transparência pra la e pra cá, ótimo uso de cores, animações boas e roda lisinho até em 2 players.

Pessoal ja mostrou ali também que não basta olhar a frequência e fim de papo,tem também aquela parada dos ciclos que até o @Warrior Of Light postou mais acima,dentre outros fatores.

Não tem nada a ver esse papo de personalidade também,porque estou falando da qualidade técnica pura e simplesmente.
Se tinha mais personalidade ou não é questão de gosto,mas o SNES tinha um som claramente melhor.

A título de curiosidade,o Pc Engine tinha um ótimo hardware pra época, até possuía uma ou outra coisa amelhor do que ambos,(de cabeça eu lembro que podia colocar mais cores em tela).
O que estou achando engraçado é que você está ignorando o que estou falando, fazendo nitpicking e emitindo quase as mesmas conclusões que eu! huahsuuhasuha :lolwtf:lolwtf:lolwtf:lolwtf:lolwtf:lolwtf:lolwtf:lolwtf:lolwtf:lolwtf

O Blast processing existiu mas era um truque de paralaxe horizontal (que inclusive em uma versão do Sonic 1 veio implementada MEIO ERRADO).
https://segaretro.org/Blast_processing Só lerem, o treco existiu, mas não é nem de longe como foi marketeado (e nem podia ser usado em lá grandes coisas).
The term "blast processing" was originally coined in reference to the Yamaha VDP graphics processor's DMA unit "blasting" data at high speeds.

Processador do SNes é melhor que o do Mega Drive no 2d, deve ser muito ruim ter acreditado a vida toda em algo e ter essa grande desilusão depois de quase 30 anos.


Nunca liguei muito para isso por que gosto dos dois consoles igualmente por motivos diferentes e nunca tive nenhum dos dois (e nem master system, apesar de gostar bastante dele também), até procurei quando fui em São Paulo mas não encontrei nenhum com um preço que eu achasse justo, aí acabei pegando um PS4 pro enquanto eu espero o dólar cair para comprar um kit FPGA MISTer.
Nessa época eu jogava bastante em uma locadora do lado de meu prédio, só fui ter console mais atual quando saiu o PSONE, até lá eu só tinha meu NESclone Hi-Top Game preto e amarelo velho de guerra e um computador fracotasso que não rodava quase nada!

GFOLDSCHOOL o queacredito que vc não entende (talvez por não ser da época) é que apesar de ter ISTAS eles não eram como é hoje em dia com PS vs Xbox, poisque tínhamos LOCADORAS e todo mundo jogava de tudo em todos os consoles que podiam.

Isso sim era competição, bem diferente do mercado atual que tem uma briguinha fraca entre Sony e MS,e a Nintendo indo pra outro rumo.

E inclusive esse "outro rumo" é tão legal que já que tenho um PC potente fiquei meio arrependido de ter pego um PS4 Pro no fim recentemente em vez de um Switch (se tivesse como desbloquear os switchs atuais eu certamente teria optado por ele).
 
Ultima Edição:

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.391
Pontos
1.253
O que estou achando engraçado é que você está ignorando o que estou falando, fazendo nitpicking e emitindo quase as mesmas conclusões que eu! huahsuuhasuha :lolwtf:lolwtf:lolwtf:lolwtf:lolwtf:lolwtf:lolwtf:lolwtf:lolwtf:lolwtf



Nunca liguei muito para isso por que gosto dos dois consoles igualmente por motivos diferentes e nunca tive nenhum dos dois (e nem master system, apesar de gostar bastante dele também).
Nessa época eu jogava bastante em uma locadora do lado de meu prédio, só fui ter console mais atual quando saiu o PSONE, até lá eu só tinha meu NESclone velho de guerra!

GFOLDSCHOOL o queacredito que vc não entende (talvez por não ser da época) é que apesar de ter ISTAS eles não eram como é hoje em dia com PS vs Xbox, sem falar que tínhamos LOCADORAS e todo mundo jogava de tudo em todos os consoles que podiam.
?
Não ignorei nada do que você falou.
Não concordo com o que você disse sobre o processador.
Você inclusive disse que blast processing era característica do console,que era uma "técnica de scroll por hardware" e "uma técnica de VDP aliada ao bullshit" (essa parte foi cômica),coisa que tem nem pé nem cabeça.
Quanto ao som, também não concordo que perdeu personalidade, aliás adiciono que o SNES faria aquelas trilhas sonoras ali com tranquilidade,como postaram acima.

Então não concordamos em tudo.

Sinceramente não sei em qual dimensão paralela você está.Comentei sobre a competição da Nintendo vs Sega que foi um marco na indústria de videogames, não citei nada de fanboy,hater,ista de isso e aquilo,nada disso.

Não sou da época,mas na minha época ninguém tinha os consoles da nova geração, então só dava SNES na minha cidade (acredito que em outras foi mais Mega do que SNES) ,alugava muitos jogos (o que mais joguei foi International SS) e pedia emprestado também (Top Gear 3000,Killer Instinct,etc).
 

Yskar

Bam-bam-bam
Mensagens
287
Reações
605
Pontos
278
Então c tem de estudar interpretação de texto bróder, aliado a você não entender (ou não tentar entender) os aspectos técnicos que eu tô apontando, você não está percebendo que estamos chegando quase às mesmas conclusões (ou então eu não estou sendo claro o suficiente para você me compreender).

Um exemplo do chip de audio do SNES não ter personalidade própria é o fato que hoje em dia não discutimos a diferença dos chips de audio dos diversos consoles e PC, eles são tão flexíveis e capazes que não tem personalidade própria (o do mega tinha por que seguia o paradigma dos consoles anteriores e era limitado, o que fazia ele ter uma sonoridade própria, o do SNES por ser mais flexível, hoje em dia, pode ser programado para ser ter a sonoridade quase idêntica ao do Mega, coisa que se tentada ao inverso é quase impossível). Por não ter personalidade o chip do SNES é pior? Não, obviamente, mas torna ele "genérico", pois na geração anterior a ele cada chip de audio era característico de sua plataforma.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.481
Reações
60.391
Pontos
1.253
Então c tem de estudar interpretação de texto bróder, aliado a você não entender (ou não tentar entender) os aspectos técnicos que eu tô apontando, você não está percebendo que estamos chegando quase às mesmas conclusões (ou então eu não estou sendo claro o suficiente para você me compreender).

Um exemplo do chip de audio do SNES não ter personalidade própria é o fato que hoje em dia não discutimos a diferença dos chips de audio dos diversos consoles e PC, eles são tão flexíveis e capazes que não tem personalidade própria (o do mega tinha por que seguia o paradigma dos consoles anteriores e era limitado, o que fazia ele ter uma sonoridade própria, o do SNES por ser mais flexível, hoje em dia, pode ser programado para ser ter a sonoridade quase idêntica ao do Mega, coisa que se tentada ao inverso é quase impossível). Por não ter personalidade o chip do SNES é pior? Não, obviamente, mas torna ele "genérico", pois na geração anterior a ele cada chip de audio era característico de sua plataforma.
Não tenho nenhum problema de interpretação.
Inicialmente você disse que o hardware do SNES era fraco, depois que o blast processing era uma técnica , ao mesmo tempo dizendo que o som tinha mais personalidade.
E não concordei com praticamente nada que você disse.

Tá bom cara,pra você o som do Mega tem mais personalidade.
O que eu não entendi foi porque você colocou isso na discussão,quando tava falando de qualidade técnica.
Mas tudo bem.
 

Yskar

Bam-bam-bam
Mensagens
287
Reações
605
Pontos
278
Existe uma diferença sutil entre não concordar e não tirar as mesmas conclusões, (mesmo você discordando dos 3 pontos que citou, nas outras coisas que você comentou chegamos as mesmas conclusões, que no fim esses pontos não são os mais importantes, por que o que interessa são os jogos) então acabei de perceber que você realmente não tá entendendo o que estou falando ou por eu não estar sendo claro o suficiente ou por você não estar interpretando corretamente o que estou falando. :lolwtf (tomara que meu edit tenha esclarecido)

Sobre a parte da personalidade do chip de audio, não tem "para mim" no contexto, é isso que você não está compreendendo, você toma o "genérico" como juízo de valor em vez de característica técnica. Eu estou concordando com você que o chip do SNES é mais capaz, mas isso torna ele genérico (o que não quer dizer que é ruim por conta disso).

Digamos que você pegasse o chip de uma sound blaster 16 e colocasse no megadrive, ele seria mais capaz que o modelo com chips Yamaha mas seria genérico perdendo as características sonoras próprias dele (mas o som ficaria do c***lho).

Mas blz, sigamos a diante ou vamos ficar em loop aqui. :kbeca
 
Ultima Edição:

viagem estrelar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.694
Reações
22.787
Pontos
803
Camarada, na época eu era seguida e sabia q em matéria de gráficos o SNES dava uma surra no genesis.
Mas pow , genesis era 2 anos mais velho e ainda tinha um som melhor.
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.325
Reações
5.781
Pontos
703
Alien Soldier surra de pau mole esse rendering aí.. sai dessa viagem.
Não tenho como mensurar, assim como qualquer um aqui, mas Red Zone com todos aqueles imprecionantes efeitos, sem muletas, deve ser o mais "pesado" em processos dos 16bit.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
TODOS esses jogos que são 2d no Snes e usam alguns polígonos no Mega (esqueceram o jogo de corrida do Nigel Mansell, de F Indy], são bem melhores no Snes. Definição visual melhor, frame rate melhor, jogabilidade melhor.
Não.


Só pra mostrar que cada caso é um caso. E pra não ser injusto com Snes, fizeram parecido com o Nigel Mansell's World Championship Racing, mas foi o contrário a versão caprichadíssima estava no 16 bits da Ninendo.
 
Ultima Edição:

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.024
Reações
102.560
Pontos
1.299
Se vc quiser acreditar assim, ok pra vc, mas não tira o fato de que não é o Mega Drive puro fazendo aquilo.

Como não? É a própria CPU do console que tá fazendo tudo na raça, numa analogia simples, é a mesma coisa que uma pessoa que nasceu sem os braços aprender a tocar violão, mesmo que essa pessoa, por razões óbvias, não toque tão bem quanto um ser humano em condições normais, é um esforço de superação que não passa em branco e é reconhecido por todos.

 
Ultima Edição:

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.546
Reações
2.549
Pontos
724
Não.


Só pra mostrar que cada caso é um caso. E pra não ser injusto com Snes, fizeram parecido com o Nigel Mansell's World Championship Racing, mas foi o contrário a versão caprichadíssima estava no 16 bits da Ninendo.



Várias vezes tentei jogar esse F1 da Domark no Mega e não dá. O jogo roda lento e não é divertido. É ruim de jogar mesmo. O mesmo vale pra Kawasaki Super Bike e outros que tentam dar um passo maior que a perna do videogame.
Quem jogou esses jogos na época devia ficar puto pensando que se não inventassem moda, teriam um joguinho simples e divertido, mas receberam uma experiência 3D que não compensa.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Alien Soldier surra de pau mole esse rendering aí.. sai dessa viagem.
Não tenho como mensurar, assim como qualquer um aqui, mas Red Zone com todos aqueles imprecionantes efeitos, sem muletas, deve ser o mais "pesado" em processos dos 16bit.
tbIhgPG.gif
24ULwZ1.gif
XMeMmCX.gif
iTPjjkt.gif

Impressionante como alguns títulos são muito fora da curva.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Várias vezes tentei jogar esse F1 da Domark no Mega e não dá. O jogo roda lento e não é divertido. É ruim de jogar mesmo. O mesmo vale pra Kawasaki Super Bike e outros que tentam dar um passo maior que a perna do videogame.
Quem jogou esses jogos na época devia ficar puto pensando que se não inventassem moda, teriam um joguinho simples e divertido, mas receberam uma experiência 3D que não compensa.
De jeito nenhum. Nem forçaram tanto nos polígonos para manter o jogo fluido. Daí a gostar do jogo ou não, cada um, cada um.

E galera achava super legal ver evolução acontecendo na telinha. Ficava a expectativa pelos próximos lançamentos, que inovação estaria para surgir, o quanto os gráficos ficariam ainda mais bonitos...
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Camarada, na época eu era seguida e sabia q em matéria de gráficos o SNES dava uma surra no genesis.
Mas pow , genesis era 2 anos mais velho e ainda tinha um som melhor.
cara, o som do mega é um cocô! Veja a diferença do ryu soltando hadouken no mega e no snes.
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Cara, o chip principal do Snes era mais fraco que o secundário do Megadrive...
Visualizar anexo 64458
O SNES pôde fazer jogos melhores por que ele era mais fácil de extrair a pouca potência que ele tinha que o Megadrive,.

pqp , tá afirmando que a 5a22 é mais fraco que a z80 kkkk , nem a 68000 é melhor no 2d ,a 68000 é melhor para 3d não por causa do seu clock como vc pensa e sim por sua arquitetura..., isso que o user @Warriors of Light mencionou sobre a divisão do clock do mega em 4 com total de 1.9 mhz , já tinha visto no próprio sega 16 que vcs adoram mencionar onde o próprio warriors aí postou fora outros sites como nesdev sendo muito debatido isso lá com programadores seguistas tbm... Uma coisa engraçada que não consigo entender é:
Como um console que põem 80 Sprites em tela ,2 camadas de background, 64 cores em tela ,texturas a 4bpp , não faz nenhum efeito via hardware , além de 64k de RAM para animações pode ser considerado forte e um console que põem 128 Sprites em tela , 4 camadas de background , 256 cores em tela ,pode fazer texturas de até 8bpp,faz vários efeitos nativos ,tem 128k de RAM para animações e ainda sim pode ser considerado fraco na sua tese...?

mas o Mega podia fazer jogos com Scroll mais Rápido por que além de mais potente tinha o "blast processing" que era um truque de scroll por hardware.
kkkkkkkk,isso foi pra rir muito, blastprocessing , kkkkk papai Noel tbm existe kkkkk, vc é do tipo que vê um jogo rodando um pouquinho mais rápido e já pensa "nossa console ultra rapido" ou vê um jogo com slow e pensa "console lento" sem ao menos saber oque está causando a lentidão, ou se o jogo é rápido porque não tem quase nada sendo processado..... muita gente como vc olhou para Gradius no snes e pensou que o SNes era super lento ,que nunca aguentaria rodar certos jogos cheios de Sprites e etc.... aí vc vê parodius com desempenho muito melhor que gradius sendo praticamente o mesmo jogo com outra skin ,oque faz todo o argumento sobre gradius cair por terra ,mostrando que na verdade o problema tava na programação ruim do jogo , um bom exemplo disso é que um hacker alterou a rom pra rodar em clock máximo, adicionou alguns níveis de dificuldade sendo que na dificuldade mais apelona o jogo roda ultra rápido....


Segundo o hacker ele analisou o código do jogo que está cheio de erros que o tornam ineficiente fazendo desperdiçar ciclos , ele pretende eliminar todo o slow do jogo alterando toda a programação , no entanto apenas mudando de slowrom para fast o jogo já deu uma melhora significativa, imagina se ele mexer no código consertando os erros de programação,o video prova que joguinho acelerado não quer dizer nada , pois mesmo essa hacker em 3,58mhz ainda perde pro parodius a 2,68mhz pois o código é melhor otimizado é parodius nem precisou de clock mais alto pra ser melhor...

vc citou a velocidade de scroll.... bom com certeza baseado em Sonic....
cara não é obrigado todo console ter jogos iguais, se a Nintendo quisesse faria um jogo tão rápido quanto o Sonic, veja esse comparativo ,máscara do snes é até mais rápido que o Sonic 3 ... mostrando que é totalmente possível o Sonic no SNes...


A SEGA ainda tinha outros problemas além do hardware mais complexo, DISPUTA INTERNA entre as filiais americana
o hardware do mega mais complexo? da onde vc tirou isso? todos dizem por uma boca só que o hardware do mega é muito mais fácil de mexer que o do snes....
 

Anexos

  • Screenshot_20190210-055827_Chrome.jpg
    Screenshot_20190210-055827_Chrome.jpg
    322,1 KB · Visualizações: 7

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.546
Reações
2.549
Pontos
724
De jeito nenhum. Nem forçaram tanto nos polígonos para manter o jogo fluido. Daí a gostar do jogo ou não, cada um, cada um.

E galera achava super legal ver evolução acontecendo na telinha. Ficava a expectativa pelos próximos lançamentos, que inovação estaria para surgir, o quanto os gráficos ficariam ainda mais bonitos...

Isso não muda o fato de que o jogo É RUIM DE JOGAR. Não é isso o mais importante?

Na locadora que eu ia o pessoal preferia muito mais Ayrton Senna's Super Monaco Gp II, porque queria jogar o jogo, não ficar olhando o carrinho que inclina nas curvas mas que era dificil de controlar.

E era facinho alugar Star Fox e Stunt Race FX também. Era pouco locados. Depois que a novidade dos graficos se desgastava o povo percebia todas as limitações do 3D nos 16 bits e voltava para o que esses vgs faziam de melhor.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.024
Reações
102.560
Pontos
1.299
cara, o som do mega é um cocô! Veja a diferença do ryu soltando hadouken no mega e no snes.

Street Fighter 2 é um caso realmente emblemático, dona Capcom não queria esquentar muito a cabeça e fez um port meio que nas coxas, tão nas coxas que um simples cara resolveu revisar o driver de som e acabou com a chiadeira, outro cara resolveu reeditar os tilemaps e as cores e voilá temos uma versão muito muito próxima ao arcade...



Então hoje eu não usaria Street 2 como parâmetro pra nada...
 
Ultima Edição:

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
Isso não muda o fato de que o jogo É RUIM DE JOGAR. Não é isso o mais importante?

Na locadora que eu ia o pessoal preferia muito mais Ayrton Senna's Super Monaco Gp II, porque queria jogar o jogo, não ficar olhando o carrinho que inclina nas curvas mas que era dificil de controlar.

E era facinho alugar Star Fox e Stunt Race FX também. Era pouco locados. Depois que a novidade dos graficos se desgastava o povo percebia todas as limitações do 3D nos 16 bits e voltava para o que esses vgs faziam de melhor.
Nas locadoras que frequentei molecada buscava por lançamentos. Depois de um tempo, fosse jogo ótimo ou jogo fraco, ficavam sobrando na estante, mudando de categoria e participando de promoções.

No máximo um game durava um pouco mais como lançamento, mas cedo ou tarde ia pra vala dos baratinhos.

Não sei por aí, mas aqui Star Fox em 93 era muito difícil de alugar. Galera se apaixonava pelo jogo. A ponto de gravar vídeos das fases e guardar as músicas em fitas.cassete. Stunt Race sim, tinha um hype imenso, decepcionou e rapidinho caiu de status.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.024
Reações
102.560
Pontos
1.299
Nas locadoras que frequentei molecada buscava por lançamentos. Depois de um tempo, fosse jogo ótimo ou jogo fraco, ficavam sobrando na estante, mudando de categoria e participando de promoções.

No máximo um game durava um pouco mais como lançamento, mas cedo ou tarde ia pra vala dos baratinhos.

Não sei por aí, mas aqui Star Fox em 93 era muito difícil de alugar. Galera se apaixonava pelo jogo. A ponto de gravar vídeos das fases e guardar as músicas em fitas.cassete. Stunt Race sim, tinha um hype imenso, decepcionou e rapidinho caiu de status.

Star Fox pode ser defasado em gráficos e tal, mas o game continua atmosférico e super divertido até hoje, uma aula de como se usar um chip acelerador.
 

Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.546
Reações
2.549
Pontos
724
Nas locadoras que frequentei molecada buscava por lançamentos. Depois de um tempo, fosse jogo ótimo ou jogo fraco, ficavam sobrando na estante, mudando de categoria e participando de promoções.

No máximo um game durava um pouco mais como lançamento, mas cedo ou tarde ia pra vala dos baratinhos.

Não sei por aí, mas aqui Star Fox em 93 era muito difícil de alugar. Galera se apaixonava pelo jogo. A ponto de gravar vídeos das fases e guardar as músicas em fitas.cassete. Stunt Race sim, tinha um hype imenso, decepcionou e rapidinho caiu de status.

Os F1 da Domark, Kawasaki Superbike e etcs estão mais para Stunt Race FX do que para Star Fox.
Ninguem fala desses jogos hoje por eles serem bons, e sim porque tem um 3dzinho aqui e ali.
Jogo de corrida do Mega é Road Rash, Monaco Gp e vá lá, Top Gear 2.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.116
Reações
4.604
Pontos
453
É isso mesmo. Jogo é software. Jogo bem programado ajuda bastante.
:kkk
:facepalm

Quando algo é programado via software é pq o hardware não foi dedicado pra fazer tal efeito, um exemplo é a caixa giratória na introdução do Gunstar Heroes, aquilo é feito via software pq o Mega Drive não foi programado p fazer tal efeito, não da pra contar que foi o Mega sozinho que fez tal efeito, alias vários jogos do Mega usam truques feitos via software.

gzero.png
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.024
Reações
102.560
Pontos
1.299
:facepalm

Quando algo é programado via software é pq o hardware não foi dedicado pra fazer tal efeito, um exemplo é a caixa giratória na introdução do Gunstar Heroes, aquilo é feito via software pq o Mega Drive não foi programado p fazer tal efeito, não da pra contar que foi o Mega sozinho que fez tal efeito, alias vários jogos do Mega usam truques feitos via software.

Visualizar anexo 64468

Repito, o que é ainda mais impressionante, pois o console está sendo forçado a ir muito além dos limites para o qual o hardware foi originalmente concebido, não há demérito nenhum nisso, pelo contrário é digno de aplausos.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.147
Pontos
1.854
:facepalm

Quando algo é programado via software é pq o hardware não foi dedicado pra fazer tal efeito, um exemplo é a caixa giratória na introdução do Gunstar Heroes, aquilo é feito via software pq o Mega Drive não foi programado p fazer tal efeito, não da pra contar que foi o Mega sozinho que fez tal efeito, alias vários jogos do Mega usam truques feitos via software.

Visualizar anexo 64468
Não fique machucado por causa de um "mode 7" que em nada muda o que foi a geração, só porque de alguma maneira - muitos anos depois - o Mega chegou perto de fazer o efeito queridinho de muita gente. Sem necessidade de qualquer upgrade ou overclock.
Repito, o que é ainda mais impressionante, pois o console está sendo forçado a ir muito além dos limites para o qual o hardware foi originalmente concebido, não há demérito nenhum nisso, pelo contrário é digno de aplausos.
O hardware executou as instruções solicitadas pelo software. Sem adição de qualquer chip ou peça extra. Então sim, o videogame fez sozinho. Rodar o que a programação pede é o papel do hardware.

Quanto mais inteligente o software, melhor explorado o hardware, mais inteligente e poderosa parece a plataforma. Durante a geração os jogos evoluem neste conceito e ficam mais bonitos, e trazem recursos novos. Ou alguém esperava que o xbox360 rodaria um GTA 5 em 2005?

Infelizmente, no caso do "mode 7" no Mega, essa programação do software não aconteceu durante a geração, seria útil em alguns games.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo