O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O Mercado Obscuro da T.I. Brasileira

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.156
Reações
80.604
Pontos
1.559
A T.I. Brasileira

Recentemente, uma pesquisa encomendada indicou que está faltando mão de obra qualificada para o mercado de T.I.

A realidade é que as empresas estão exigindo muito e a remuneração não está acompanhando as exigências, a realidade é que existe um equilíbrio no assunto cargos/salários, porém na T.I., essa inclinação despencou, e uma parcela da culpa é do profissional de T.I., que se sujeita à essas vagas.

Esse é um assunto vasto, poderia render várias páginas, mas vou resumir alguns pontos que achei interessante sobre a área.

Qualificação
Quando você procura um emprego, principalmente no RJ, a exigência "básica" é nível superior, inglês fluente, certificação MCSA, LPIC-2, CCNA, experiência na CLT de no mínimo 2 anos, para analista de suporte nível 1, isso tudo para um salário que gira na média de R$ 1.200,00 a R$1.500,00.

Programador não fica muito atrás disso não, além de pedir conhecimento em 10 linguagens, a média é de R$2.000,00. Acho um absurdo tanto estudo para um valor tão baixo, em outras áreas, estagiário está ganhando mais.

Mercado de trabalho
O setor está saturado, muitos profissionais estão praticando a evasão do setor, migrando para áreas que não exigem que estude pelo resto da vida para "sobreviver". Tenho amigos com pós-graduação dirigindo no UBER.

Vamos analisar, as certificações têm validade igual a uma habilitação para dirigir, porém, quando você renova a habilitação não precisa realizar outra prova prática, é só exame de vista e acabou. Na certificação, a cada 5 anos. Ex.: LPI, você precisa pagar e passar por tudo novamente, diferente de outras áreas que a pessoa se forma e seu diploma ou certificado com validade "vitalícia", não importa quantos anos passe, ela continua com o título. Então, a informática por si só é muito exigente, porém, as pessoas não são tão exigentes na hora de aceitar a remuneração.

QI (Quem Indica)
Isso mesmo, para conseguir alguma vaga boa, tem que ter um "padrinho" para arrumar aquela vaga de gerente ou supervisor, já observei em muitos lugares indicações de "QI", ao invés de indicações técnicas, gerando uma grande desmotivação da equipe, vendo que o gerente do setor é um simples empurrador de mouse.

Reportagens duvidosas
E ainda estão se esquecendo de alguns sites famosos de tecnologia que vivem fazendo reportagem, dizendo que está faltando mão de obra de T.I. e tem vagas abertas com salários passando da casa de R$ 22.000,00. Isso é matéria comprada por empresas de tecnologia para atrair jovens para o setor, pois já está sendo necessário esse tipo de propaganda para atrair os jovens para T.I., pois quem é da área, não está satisfeito com o cenário.

Os gestores e donos de empresas não querem saber o esforço que foi feito para resolver o problema, só querem ver tudo funcionando e depois te dá um tapinha nas costas, e dizem a velha frase: " faça aquilo que gosta, não faça pelo dinheiro", isso é papo de rico querendo que pobre fique satisfeito com pouco.

Pois todo mundo sabe que o importante é o valor em dinheiro ($$) que você leva para sua família, nesse país, onde você precisa ter plano de saúde para não morrer na fila do SUS, precisa ter seguro no veículo para evitar dor de cabeça com o alto índice de roubo, precisa gastar dinheiro com segurança eletrônica em sua casa ou morar em condomínio.

E ainda tem alguns que acham que um chefe de família consegue viver com R$ 1.200,00, pois com toda experiência que exigem e cursos, dificilmente um jovem consegue acumular toda essa bagagem.

Entrevista e Vagas
Alguém já reparou que a maioria das vagas de T.I. é um grande Crtl+c/Crtl+v? Isso acontece porque muitos recrutadores desconhecem sobre o que é necessário e copia o texto igual de outras vagas (inclusive o salário), assim formando boa parte do caos que existe nos anúncios.

Outro problema, é no momento da entrevista que a pessoa não entende nada de T.I. e você acaba falando e falando, e ela só escuta. Não são todos os lugares, na maioria das vezes isso ocorre onde o produto final não é a mão de obra da T.I.

O motivo do texto não é desmotivar ou desistir da área, é mostrar que somos nós que podemos mudar essa realidade, essa cultura que está contaminando os profissionais e fazendo achar que isso é normal, valorize-se se você não fizer isso, não será seu chefe que irá fazer para te dar motivos de pedir aquele aumento.

Como funciona o Mundo Corporativo
Abaixo, deixo uma história da formiga trabalhadeira:

Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho.

A formiga era produtiva e feliz.

O diretor marimbondo, estranhou a formiga trabalhar sem supervisão. Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada.

E colocou uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora.

A primeira preocupação da barata, foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga. Logo, a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas.

O marimbondo ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões. A barata, então, contratou uma mosca e comprou um computador com impressora colorida. Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a se lamentar de toda aquela movimentação de papéis e reuniões!

O marimbondo concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava. O cargo foi dado a uma cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial.

A nova gestora cigarra logo precisou de um computador e de uma assistente, a pulga (sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais chateada.

A cigarra, então, convenceu o gerente marimbondo, que era preciso fazer um estudo de clima. Mas, o marimbondo, ao rever as cifras, se deu conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação.

A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes que concluía: há muita gente nesta empresa!

E adivinha quem o marimbondo mandou demitir?

A formiga, claro, porque ela andava muito desmotivada e aborrecida. Já viu esse filme antes?
Bom trabalho a todas as formigas!

Frase diária:

"Quem trabalha muito, erra muito. Quem trabalha pouco, erra pouco. Quem não trabalha, não erra. E quem não erra, é promovido!"

Fonte: https://www.vivaolinux.com.br/artigo/O-Mercado-Obscuro-da-TI-Brasileira/
 

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
Tô exatamente tentando entrar nessa área, na verdade tava, porque vou virar concurseiro. Cansei disso aí, tudo verdade o que tá descrito no tópico...
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.866
Reações
50.965
Pontos
1.003
Eu desisti antes de começar por causa disso e porque é difícil demais pra eu aprender algo

Enviado de meu Pombo Correio
 

Stronger

Supra-sumo
Mensagens
560
Reações
1.789
Pontos
183
Infelizmente, tenho que concordar em gênero, número e grau. Eu já trabalhei na área de programação entre 2001 e 2004, e saí para prestar concursos. Juntei uma boa grana em cargos públicos, mas como não gostava de ficar parado, tentei procurar emprego ano passado. Qual não foi a minha surpresa ao ver que me pediram 10 vezes mais certificações do que a 12 anos atrás, e o salário era 5 vezes menor. Eu até estranhei uma empresa pedir certificações Cisco e Microsoft para um analista júnior, e pagavam R$ 1.500. Na época que eu entrei no mercado, eu só tinha duas certificações, e ganhava R$ 3.500. E nem era daquelas start-ups com investidor anjo, era empresa já consolidada. Eu fui procurar uma vaga de programador (pontual, não de bater cartão), e vi que a maioria dos projetos te pede 3 ou 4 semanas para pagar uma mixaria. O pior mesmo foi quando eu vi que pediam certificação Java e PHP, sendo que o projeto nem para web era.

Bons tempos que o cara entrava na empresa só sabendo programar em Pascal. Tinha gente que ainda dizia "sei programar em Delphi", sem se tocar que Delphi era a IDE. Se bem que hoje em dia tem gente que diz que "programa em node.js" ou "programa em NetBeans", então sei lá. Talvez eu esteja velho.
 


Cute Black Cat

Bam-bam-bam
Mensagens
1.308
Reações
2.623
Pontos
453
Eu acho que a solução é conseguir um salário fora. Trabalhando diretamente de casa pra multinacionais...
O foda é conseguir algum estágio, afinal, 3k na area de TI lá nos eua é lixo, aqui seria uns 9k de reais lindos e maravilhosos indo pro seu humilde bolso.
 

Stronger

Supra-sumo
Mensagens
560
Reações
1.789
Pontos
183
O que esse professor me falou era tentar arranjar contatos para uma vaga em empresa multinacional mesmo, e depois meter o pé do Brasil, pois lá fora o mercado é super aquecido, você só precisa ter disponibilidade para viagens e um inglês fluente.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.764
Reações
134.013
Pontos
2.139
Melhor coisa que eu fiz foi ter saltado fora de TI em si e migrado pra Marketing Digital, foi suficientemente dentro do meu conjunto de conhecimentos para que eu não ficasse perdido e é muito mais fácil demonstrar resultados.
Quando eu mostro pro meu diretor que 25% do tráfego do site vem das campanhas que eu controlo ele fica satisfeito.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.448
Reações
91.040
Pontos
1.503
Pelo visto a melhor opção para recém formados é ir para o exterior mesmo... complicado heim...
Essa canibalização é vista em outras áreas também. Infelizmente.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.549
Reações
91.738
Pontos
1.254
Nesse blog tem mais desses absurdos de vagas de T.I.

http://tidiota.tumblr.com/

tumblr_mxjyg6OLeL1rdv58yo1_500.jpg


tumblr_mxjwt37v9W1rdv58yo1_500.jpg
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.874
Reações
94.880
Pontos
2.179
Aqui onde trampo ja contraram gente que nem sabia declarar variável direito. Tinha um que não sabia sql. Acho que esse processo todo complicado de seleção é coisa de empresa grande. Empresa pequena contrata que aparecer, e se o cara for ruim dispensa no final da experiência.
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.371
Reações
15.825
Pontos
503
Uau... E pensar que eu lamentava ter tomado pau na primeira fase do vestibular pra ciências da computação da UFBA. Eu sabia que a coisa era preta nesse mercado, mas exigir inglês fluente pra pagar 1500 conto é foda. Isso provavelmente em SP e RJ. Nem quero imaginar como é aqui na BA.

Hoje eu certamente seria, aos 31 anos, o "menino da informática". Melhor ser o "menino do administrativo" ganhando um pouquinho mais, o suficiente pra poder pagar mais estudos, como estou fazendo agora.
 

Gato Descabelado

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.977
Reações
19.930
Pontos
1.149
Está assim por todo mundo. Trabalho a quase 15 anos com TI, e quando meus rendimentos chegaram no limite para uma cidade como a minha, resolvi estudar engenharia. Ainda estou na metade do curso, mas pelo que vejo o nível de prostituição com a profissão é o mesmo.
 

IcE_WiNd

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.552
Reações
17.000
Pontos
1.474
Melhor coisa que fiz foi pular fora dessa chamada "escravidão do século 21"

Enviado de meu LG-D802 usando Tapatalk
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.724
Reações
13.718
Pontos
803
"faltando mao de obra qualificada"

Parece chamada do jornal hoje kkk

Ai vai ver pedem 15 certificacoes que o cidadao gastou no minimo uns 24k temers, 5 anos de experiencia, proficiencia em 3 idiomas, etc etc e no fim salario de 1.590 reais rsrs

Melhor coisa que fiz foi pular fora dessa area.
 

_Cab_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.656
Reações
6.651
Pontos
819
QI (Quem Indica)
Isso mesmo, para conseguir alguma vaga boa, tem que ter um "padrinho" para arrumar aquela vaga de gerente ou supervisor, já observei em muitos lugares indicações de "QI", ao invés de indicações técnicas, gerando uma grande desmotivação da equipe, vendo que o gerente do setor é um simples empurrador de mouse.
Isso é em 90% dos empregos, por isso é importante o relacionamento com as pessoas.

Quanto a area, o que é esse esquema de fica renovando? Isso ai é de certificações bem especificas, não teve ser nem 30% do pessoal do mercado de trabalho.

O que eu vejo mesmo que conta pra nossa area é experiência, o diploma tanto faz do que tu é formado.
E só ganha bem quem realmente é muito bom, ou seja existem as vagas de 20k 15k, mas quem tem essas vagas são pessoas realmente dedicadas, gostam do que faz e são 'talentosas'. Tenho alguns ex-colegas que eram muito bons e que trocaram de empresas para cargas de alta remuneração. Resumo, você é iludido pra caramba pra ir trabalhar na área...
 

Kaiji

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.570
Reações
23.628
Pontos
1.154
[QUOTE="Helghast Trooper, post: 14145934, member: 223022
Ai vai ver pedem 15 certificacoes que o cidadao gastou no minimo uns 24k temers, 5 anos de experiencia, proficiencia em 3 idiomas, etc etc e no fim salario de 1.590 reais rsrs
[/QUOTE]

Baseado na sua declaração, só posso dizer que a grande saída para quem está na área de TI, parte de infra, é executar serviço.
Tirar certificação para trabalhar para empresa de outra pessoa, não é rentável. É melhor você vender a execução de serviços do que "gastar" suas certificações em projetinho de empresa que não te paga nem comissão.
 

Velotrol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.888
Reações
7.106
Pontos
1.039
Fiquei curioso aqui. Concordo em partes com o texto do OP.
Gostaria de saber a experiência de dia a dia de vocês. Vocês não acham que o mercado de TI está inundado por gente que acha que sabe e resolve as coisas sem realmente saber o que tá fazendo? Tô falando dos famosos fuçadores, que acabam por fuçar em coisas complexas. E ai já viram, TI ladeira abaixo.
 

VinceVega

Condenado a ser livre!
VIP
Mensagens
5.252
Reações
9.496
Pontos
1.229
Sou mais um dos que pularam fora. Fiz 2 faculdades, alguns certificados e modéstia à parte, sempre me destaquei nas empresas por onde passei. Mas quando esse destaque não retorna como benefício, não faz sentido continuar.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.874
Reações
94.880
Pontos
2.179
Eu ja penso o contrário. Só saiu de TI para trabalhar com uma coisa natureba. Ser jardineiro ou druida. Trabalhar em escritório, programação é a única coisa que tenho vontade de fazer.
 

chucky_sk

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
1.609
Reações
2.338
Pontos
1.419
Bom, trabalho na área há 19 anos e, indo contra todos que estão postando aqui, só tenho a agradecer a minha área. Trabalho com network e segurança da informação e o que digo é que realmente você precisa se dedicar muito para aprender de verdade. Há uma diferença enorme entre o micreiro que se aventura em TI e aquele que se dedica e estuda a tecnologia. Hoje tenho uma vida boa por causa de TI. Sustento minha família numa boa e recomendo a todos que queiram seguir carreira na área.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Bliss Bones

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.799
Reações
22.776
Pontos
1.394
Imagino como deve ser fodida a área, e infelizmente não é exclusividade do TI. Até advogado hoje sai da faculdade pra se matar ganhando R$1.200,00 em escritório de advocacia. Eu sou técnico em eletrônica e vejo a mesma coisa acontecer no ramo, não só com os empregos mas com as empresas.
Eu trabalho consertando equipamentos eletrônicos e o que mais tem é morto de fome que faz curso de manutenção de uma semana e abre assistência na garagem de casa e cobra 5x menos que eu.

Infelizmente por conta de alguns que se sujeitam a afundar o mercado, levam os que tão em volta junto.

Pega um cara de TI por exemplo. Imaginemos dois caras, o manolo 1 e o manolo 2.

O manolo 1 sabe que estudou por 5 anos, pagou todos os anos da faculdade com seu dinheiro suado, fez vários cursos e é capacitado em várias áreas, e sonha alto. Ele quer arrumar um emprego, se juntar com a noiva, casar, sair da casa da mãe, financiar sua própria casa, comprar seu carro... Por isso ele não aceita menos do que R$3.000,00 e quer uma empresa onde ele possa crescer e um técnico após alguns anos lá ganha R$7.000,00.
techguy.jpg


Já o manolo 2 é um tetola que fez informática com bolsa porque é um cara muito inteligente, mora com a mãe, tem um ou outro amigo otaku, não tem pretensão de sair de casa e vive a base de Toddynho e miojo que a mãe faz pra ele. Passa os finais de semana jogando video-game ou lendo mangás e vendo animes... Ele tem a mesma formação que o manolo 1, mas pra ele um salário de R$1.500,00 tá de bom tamanho, já que ele vai ter casa, comida e roupa lavada da mamãe pra sempre e ele só gasta com joguinhos e mangás.
18n4ga2l7wzofjpg.jpg


Pronto. O manolo 2 acabou de rebaixar o mercado.

Alguns vão falar que isso é livre mercado, lei natural etc. Mas se não tivesse as leis da CLT que existem e o salário mínimo, em menos de 50 anos virariamos uma China onde os Hue morto de fome, que moram com a mãe e só gastam com baladinha, teriam curriculo universitário, inglês fluente e topariam ganhar R$500,00 por mês pra trabalhar de segunda a sábado, das 9h as 20h, com 15 minutos de almoço.
 
Ultima Edição:

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Bom, trabalho na área há 19 anos e, indo contra todos que estão postando aqui, só tenho a agradecer a minha área. Trabalho com network e segurança da informação e o que digo é que realmente você precisa se dedicar muito para aprender de verdade. Há uma diferença enorme entre o micreiro que se aventura em TI e aquele que se dedica e estuda a tecnologia. Hoje tenho uma vida boa por causa de TI. Sustento minha família numa boa e recomendo a todos que queiram seguir carreira na área.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Agora conta pra gente e seja sincero...
Não rolou nenhum QI na sua carreira?

:kpensa
 

Duolks

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.235
Reações
7.106
Pontos
703
Recomendo a leitura depois de ler o tópico, diretamente relacionado, mas voltado para o mercado de engenharia: https://exatasmentes.wordpress.com/...a-falacia-da-falta-de-engenheiros-no-mercado/

Eu comentei sobre o numero inflado de vagas a anos atrás aqui em um tópico falando do sindicado.

Basicamente oq fodeu de vez foi o nascimento da terceirização da mão de obra, que fez nascerem um mar de consultoria que vendem apenas bodyshop...

- A empresa X tem uma vaga que pode 6k de salário final;
- Em vez de ela própria contratar ela passa para 5-6 consultorias fazerem isso e não terem responsabilidade direta com o funcionário;
- Cada uma dessas 6 anunciam a mesma vaga com salário a negociar, o foco primário passa a ser quem aceita por menos, pq assim aumenta a margem de lucro da consultoria;
- Um zezinho aceita por 3k, 6 vagas "somem" do mercado de uma vez;

Ai quando alguém olha essas pesquisas que só tem números brutos vê, "nossa tem 1kkkk de vagas abertas", "oq falta é qualificação e blablabla" e na real tem um mercado bem menor que foca mais em quem aceita menos e tem mais coisa escrita no CV já que maioria não tem nem capacidade de avaliar...

Por isso QI conta tanto tb...
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.503
Reações
11.537
Pontos
1.439
Ótima fabula, acontece justamente isso mesmo.

Já vi isso muito acontecer, uma diretoria funcionando bem, aí inventam um tanto de gente um tanto de regulações e regulamentos e acaba f**end0 tudo.


Tô exatamente tentando entrar nessa área, na verdade tava, porque vou virar concurseiro. Cansei disso aí, tudo verdade o que tá descrito no tópico...

É a melhor carreira do país. Cheguei nesta conclusão a pouco tempo.
Se você consegue se manter estudando por uns 2 anos, dá para pegar um emprego público, tirar uma grana boa, ter estabilidade, e ainda trabalhar 6 horas, sobrando tempo para fazer o que você realmente gosta.
 

king_hyperdyo

A RPG Gamer
VIP
Mensagens
18.012
Reações
9.410
Pontos
1.519
Tó a 20 Anos na Área e só agora estou com um Salário Decente, mesmo sendo Analista Desenvolvedor nem tenho trabalhado muito. Mas já tive tempos funestos, pois já trabalhei em infra e desenvolvimento e te digo que infra não volto mais. 3 Anos sem sossego. :kzangado
 

Guastinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.503
Reações
11.537
Pontos
1.439
Menos nos estados que estão quebrados.
Daí é receber salário pela metade ou nem receber, mas o emprego ainda tem :viraolho

Claro que os melhores salários estão no Federal, mas pegar as esferas jurídicas dos Estados não é ruim não.
Só o executivo que tá quebrado mesmo.


Sou da área de TI também, e sou funcionário público.
Já cresci o máximo que dava para crescer dentro do meu cargo, logo isso me limitou profissionalmente também. ( para que fazer mais, se vou continuar recebendo a mesma coisa).

Para crescer profissionalmente, teria que abrir mão do meu "carguinho" que paga pouco, mas tem estabilidade, e nestes tempos, é melhor ter a fonte pingando do que jorrar de tempos em tempos.
 

lucord80

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.382
Reações
2.500
Pontos
694
Nesse blog tem mais desses absurdos de vagas de T.I.

http://tidiota.tumblr.com/

tumblr_mxjyg6OLeL1rdv58yo1_500.jpg


tumblr_mxjwt37v9W1rdv58yo1_500.jpg

Eu como profissional de TI me dá nojo ao ver uma coisa dessa. Já saí de uma entrevista porque a menina do RH não sabia bulhufas da função e pq pedia tais certificações.

Tenho 3 certificações

CCNA, ITIL e MCSA Server 2012, juntando todos não gastei menos que 10 mil temers, aí me vem um puto desse querer me oferecer 1500? Tomar no cu pra lá.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Eu tb não acho que o mercado esteja assim tão ruim não. Eu sou concursado e não posso falar muito de como ta o mercado ai nas privadas, mas oque escuto de amigos e que tem muita vaga e eles pagam bem.

Porém tem que trabalhar pra c***lho.
 

chucky_sk

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
1.609
Reações
2.338
Pontos
1.419
Agora conta pra gente e seja sincero...
Não rolou nenhum QI na sua carreira?

:kpensa


Claro que uma hora rolou QI naturalmente. A partir do momento que vc ganha experiência, conhece pessoas e tem um certo renome no mercado, alguém certamente vai te indicar para uma melhor posição ou para uma outra ganhando mais. Normal em qualquer area.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Topo Fundo