O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O Mercado Obscuro da T.I. Brasileira

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
O maior problema nisso tudo é do profissional que acha que é só se formar e tirar uma dúzia de certificações Microsoft e Cisco e vai ter emprego de 10 mil garantido. Daí vem a frustração.

O mercado está em plena transformação. Serviços de API, mobile e cloud estão em alta. Esse é o lugar certo de se investir os estudos.

Pessoal estudando forte e gastando dinheiro em certificação de administração de servidores Microsoft enquanto todos estão migrando para AWS e Linux. Depois não entendem porque não encontram boas vagas em TI.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
Bem lembrado sobre as novas tecnologias. Eixste um site que fala sobre as novas tecnologias e linguagens do mercado, não?
 

Raazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.986
Reações
20.198
Pontos
954
Galera não seria uma boa a gente criar um topico sobre T.I. e pedir pra fixar? Dai a gente pode trocar ideia mais a vontade sobre novidades, dicas, certificações e talz? Pq pelo vi estamos num barco que se a gente não se ajudar a coisa entorta.
 

AzraelR

Bam-bam-bam
Mensagens
4.843
Reações
20.529
Pontos
453
Estava assistindo esse video abaixo e recomendo MUITO que assistam também. Vale muito a pena assistir!
É do mesmo cara do video anterior que postei (Rodrigo Souza)

Não se enganem com o título do video referente ao tal do "Bitcoin", pq ele fala MUITO sobre as diferenças entre Brasil e Estados Unidos, principalmente na parte de onde é mais fácil abrir uma empresa. (ele começa falar sobre isso lá após os 30 minutos de video, porem um pouco antes ele também fala sobre a questão de continuar no Brasil ou sair o quanto antes, muito importante também!)

Enfim, eu recomendo muito assistirem. Pra mim esse foi um dos melhores videos que assisti nesse ano de 2016. Me senti até mais animado a sair logo do Brasil (que ainda bem, estarei fazendo isso muito em breve)



Se tiverem tempo disponível, vejam o video inteiro mesmo.
Ainda não acabei de assistir ele, mas só a parte que assisti já valeu.
 

osso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.753
Reações
145
Pontos
794
Na boa? Essa galera toda ganha mal em TI e reclama porque é bem ruim de serviço.

sent from my phone
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.144
Reações
35.294
Pontos
1.053
essa profissão é tão desprestigiada que dia 19 foi dia do Profissional de TI e ninguém nem pra zoar.
 


clubit

Bam-bam-bam
Mensagens
2.426
Reações
7.728
Pontos
453
Na boa? Essa galera toda ganha mal em TI e reclama porque é bem ruim de serviço.

sent from my phone
neto-manja-muito.jpg
 

Palestra1914

Leader of Men
VIP
Mensagens
2.966
Reações
19.468
Pontos
453
No meu antigo empregador, eu acumulei funções e fui subindo lá dentro, mas sempre ganhando muito, muito mal e sendo enrolado sobre minha carreira e vencimentos.

Porém, por ter feito um ótimo trabalho e não ser um cuzão com os colegas, acabei pegando amizade com gente influente em outras consultorias e fui indicado pra ocupar uma vaga em outro lugar, pagando bem mais (um salário que considerei justo).

Agora tô nessa consultoria há três anos e fui promovido uma vez, o salário não é uma maravilha mas é o suficiente pra eu manter o padrão de vida, minhas viagens, etc. Não é baixo, nem miserável.

Ou seja, QI importa sim, e eu não acho que isso seja uma coisa negativa e generalizada como estão afirmando. As empresas dão preferência pra quem elas podem confiar, óbvio que fulano ou ciclano pode ter favorecimento por ser parente ou amigo de diretor, mas eu mesmo já indiquei dois analistas na minha empresa atual e ambos foram contratados baseados na confiança que eu adquiri internamente na empresa. E eu sou peixe pequeno, diga-se de passagem.

No mais, tudo que foi criticado aqui não é um problema exclusivo do mercado de TI, mas da cultura corporativa brasileira. Qualquer setor de escritório é assim, muita politicagem, muita aparência, muito mais saber vender seu peixe do que saber fazê-lo.

Lembrando que TI ainda é um setor novo aqui no país, durante muitos anos existiu apenas na forma do famoso "processamento de dados" e apenas na última década foi tomando essa forma complexa e com vários segmentos distintos.

As empresas e seus setores de recursos humanos ainda não evoluíram na mesma velocidade.
 
Ultima Edição:

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
O mercado de TI é muito complicado, nem sempre certificação garante alguma coisa.

Tem gente que aprende rápido e se torna melhor fusionário que os ditos "qualificados", ou pior, colocam um mestre em JAVA para administrar uma rede ou exigem um CCNA para quem trabalha com projetos de Software.

Se você é bom vai se destacar, mas tem que procurar a empresa certa.

Tem muitos se formado e achando que diploma de universidade federal deve garantir 6k de salário, não é bem assim, quando cair o tombo pode ser feio, a pessoa tem que se especializar com o que trabalha e tem que gostar disso.

Eu trabalho com Redes, tenho cursos da CISCO, HP e Furukawa, CREA e mesmo assim estou sempre me atualizado, mas na minha área. Uma sugestão para quem estiver entrando no mercado de TI é: Não vá para empresas que exigem muito conhecimento em segmentos diferentes.
 

GearsX

Habitué da casa
Mensagens
132
Reações
233
Pontos
58
Melhor coisa que eu fiz foi ter saltado fora de TI em si e migrado pra Marketing Digital, foi suficientemente dentro do meu conjunto de conhecimentos para que eu não ficasse perdido e é muito mais fácil demonstrar resultados.
Quando eu mostro pro meu diretor que 25% do tráfego do site vem das campanhas que eu controlo ele fica satisfeito.

My bad ter upado o post, mas amigo, como foi essa migração? O que vc estudou e como conquistou cargo de marketing?
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.615
Reações
133.522
Pontos
2.139
My bad ter upado o post, mas amigo, como foi essa migração? O que vc estudou e como conquistou cargo de marketing?
Eu comecei fazendo um curso de Google Analytics com o pessoal da agência que atendia o ecommerce onde eu trabalhava, depois fiz por conta um curso de Adwords. Por uma série de motivos meu ex-patrao rompeu com a agência e eu convenci ele que podíamos manter o marketing internamente. Deu certo e daí pra frente não parei de fazer cursos nos escritórios do Google e FB em São Paulo (sempre rola treinamentos lá pra contas que investem um determinado valor mensal).

Enviado de meu Moto Z2 Play usando Tapatalk
 

GearsX

Habitué da casa
Mensagens
132
Reações
233
Pontos
58
Eu comecei fazendo um curso de Google Analytics com o pessoal da agência que atendia o ecommerce onde eu trabalhava, depois fiz por conta um curso de Adwords. Por uma série de motivos meu ex-patrao rompeu com a agência e eu convenci ele que podíamos manter o marketing internamente. Deu certo e daí pra frente não parei de fazer cursos nos escritórios do Google e FB em São Paulo (sempre rola treinamentos lá pra contas que investem um determinado valor mensal).

Enviado de meu Moto Z2 Play usando Tapatalk

Obrigado amigo.
E é uma boa fazer então tbm, um tecnologo em Marketing Digital? Tem presencial de 450 reais numa boa facul aqui e EAD é metade do preço.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
mercado de TI nem posso opinar pois não piso no Br desde 2013, aqui fora tá aquecido tanto é que estou fazendo entrevista pra assumir somente ano que vem...
o negocio é o cara gostar do trabalho e ser muito disciplinado, de resto é sucesso.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.615
Reações
133.522
Pontos
2.139
Acha que tem bastante mercado para esse profissional, do tipo eu conseguir pegar estágio no primeiro semestre da facul?



Por curiosidade, qual linguagem de programação vc usa ai?
Cara, eu recebo dezenas de alertas de vagas no LinkedIn. Mas pra estágio não faço ideia.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando Tapatalk
 

nervmaster

Bam-bam-bam
Mensagens
3.668
Reações
639
Pontos
214
Isso em 2017 ainda é verdade?

Se for tive sorte grande com meu primeiro emprego com renumeração 3k+
Mas relatos de outros profissionais que entraram comigo, estavam bem confortáveis em relação a emprego no sentido de receberem ofertas enquanto trabalhavam (não estavam procurando por outro emprego).

E outro relato foi que a empresa grande que meu amigo trabalhava não conseguia encontrar desenvolvedor iOS. Desenvolvedores Back End (meu caso) apareciam aos montes lá.
 

Twiki

Supra-sumo
Mensagens
303
Reações
1.068
Pontos
168
O texto abaixo era uma corrente que rolava nas listas de email dos engenheiros de uma empresa que trabalhei no começo dos anos 2000. Substituam a palavra ACME pela empresa em que trabalham hoje e ENGENHEIRO pela profissão de cada um :kcool

Na ACME (ou qualquer empresa que tenha engenheiro) rola o que eles chamam e carreira em Y. Essa parada foi criada para dar a chance aos engenheiros que não quiserem passar para a área administrativa de continuar subindo na empresa e ganhando melhor ainda na área técnica. Porém, todo mundo reclama e fala que é dificílimo ser promovido. Então alguém criou o guia de como ser promovido na carreira em Y. O indivíduo começa como Engenheiro 1 e pode chegar a ser Engenheiro 8.
Condições necessárias para vocês virarem Engenheiro 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8:

Engenheiro 2, 3
Faça o seu dever, cumpra seus prazos, fique algumas vezes depois do horário, faça cursos de aperfeiçoamento, seja sociável trabalhando em equipe. Destruir plantações de pepinos (pepino = problema).
Inglês obrigatório +1 língua é desejável
Salário: R$3082 - 4744
Exemplo: Humanos normais

Engenheiro 4
Idem ao anterior + Matar um leão (leão = um grande problema) por dia, com uma carga horária diária de 12 horas por dia. Ser responsável por 10% do projeto de uma aeronave comercial do tipo jato regional de 50 lugares (ex-Focker 50).
Inglês, francês e alemão obrigatórios
Salário: R$4934 - 6003.93
Exemplo: Fodões

Engenheiro 5
Idem ao anterior + Um dragão (dragão = é uma problema enorme) por semana, com uma carga horária diária na fábrica de 16 horas sem feriados. Ser responsável por 25% do projeto de uma aeronave do tipo jato regional de 100 lugares (ex-Focker 100).
Inglês, francês, alemão, japonês, italiano, espanhol obrigatórios.
Salário: R$6004.93 - R$6010.93 (1 real + por cada step)
Exemplo: Mister M, David Coperfield, Padre Quevedo.

Engenheiro 6
Idem aos anteriores, só que, mata-se 1 leão por hora, um dragão por dia, um ALIEN (ALIEN = é um problema do outro mundo) por semana e mais uma área equivalente a meio globo terrestre em plantações de pepino. Carga horária diária na fábrica de 20 horas .
Ser responsável por 75% do projeto e 25% da construção de uma aeronave do tipo jato de passageiros com 100 lugares (ex-Focker 100).
Inglês, francês, alemão, japonês, italiano, espanhol, aramaico, latim, javanês, mandarim, vietnamita obrigatórios.
Salário: R$6011.93 - R$6022.93 (2 reais + por cada step). Exemplo: Fadas da floresta encantada, Gnomos, NINJAS com o poder dos nove cortes. Assim como os NINJAS, somente um engenheiro 6 pode matar um engenheiro 6.

Engenheiro 7
Idem aos anteriores, só que, os leões e os dragões fogem de você. Você terá que caçá-los em outras dimensões e planetas. Uma área equivalente a uma estrela classe 5 (Sol) em plantações de pepino e três ALIENS e um PREDADOR (PREDADOR = é um problema impossível de ser resolvido, exemplo, fazer um corpo com massa m viajar com velocidade acima da velocidade da luz) por dia. Carga horária diária na fábrica de 25 horas. Ser responsável por 100% do projeto e 50% da construção de uma aeronave do tipo jato de passageiros com 400 lugares (ex-747).
Inglês, francês, alemão, japonês, italiano, espanhol, aramaico, latim, javanês, mandarim, vietnamita, pascal, fortran, BORG, e todas as 13500 línguas e dialetos que o C3PO fala no filme do Star Wars, obrigatórios.
Salário: R$6022.94 - R$6046.93 (3 reais + por cada step). Exemplo: Mago Merlin, JEDI como Luck Skywalker e Obi Wan Kenobi, Mestre Yoda (dai o nome de carreira em Y), SPECTROMAN .
Não desanime, conseguir você irá, um engenheiro 7 você será. Grande poder tem o lado negro ADMINISTRATIVO da FORÇA.
Você também terá que ser um HIGHLANDER, pois só com uma vida eterna você terá tempo para atingir este cargo, mas não se esqueça que só pode haver um e não deixe que ninguém, um outro Engenheiro 7, corte sua cabeça.

Engenheiro 8
É o cargo máximo no UNIVERSO e você será considerado como o mestre do UNIVERSO. Você tem que ter o poder da vida e morte sobre os seres, logo você não precisa mais matá-los, apenas deseja que os problemas se resolvam ou cria novas leis do universo que os resolva. E você irá perdoar a todos.
Você será onisciente, onipresente e onipotente. Carga horária diária na fábrica: para você o tempo e o espaço já não existem. Ser responsável por 100% do projeto e 100% da construção de uma espaçonave classe stardestroyer para 500 tripulantes (ex-USS ENTERPRISE), em 7 dias. Você pensa e as pessoas entendem com telepatia e vice-versa.
Salário: R$6046.94 - 6089.95 (4 reais + por cada step)
Exemplo: DEUS, BUDA, ALA, ZEUS, ODIM, A FORÇA.
 

Gentilhomem

Bam-bam-bam
Mensagens
3.759
Reações
11.171
Pontos
303
Estou pensando em fazer uma licenciatura de ciências da computação, esse tópico está me desinspirando, mas pelo visto vou ser obrigado a fazer pois além de gostar, é a unica coisa que tem no fim de mundo onde eu vivo.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
cara aqui e em boa parte do mundo é Java EE mesmo. Mas o futuro é sem duvida tecnologias mobile, Go e tudo relacionado ao dev android aí
 

Pokémon Master

Losing like a PRO!
VIP
Mensagens
10.768
Reações
26.492
Pontos
1.003
Pelo destino acabei debandando para os processos de TI, com ITIL.

Mercado fraco também, salários baixos...

Mas agora já é tarde.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.721
Reações
94.264
Pontos
2.179
Eu até ganho bem para uma pessoa solteira e virjona, o problema é que 1/3 do salário já vai só para tratar a ansiedade que o próprio trabalho causa :facepalm
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
O texto abaixo era uma corrente que rolava nas listas de email dos engenheiros de uma empresa que trabalhei no começo dos anos 2000. Substituam a palavra ACME pela empresa em que trabalham hoje e ENGENHEIRO pela profissão de cada um :kcool

Na ACME (ou qualquer empresa que tenha engenheiro) rola o que eles chamam e carreira em Y. Essa parada foi criada para dar a chance aos engenheiros que não quiserem passar para a área administrativa de continuar subindo na empresa e ganhando melhor ainda na área técnica. Porém, todo mundo reclama e fala que é dificílimo ser promovido. Então alguém criou o guia de como ser promovido na carreira em Y. O indivíduo começa como Engenheiro 1 e pode chegar a ser Engenheiro 8.
Condições necessárias para vocês virarem Engenheiro 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8:

Engenheiro 2, 3
Faça o seu dever, cumpra seus prazos, fique algumas vezes depois do horário, faça cursos de aperfeiçoamento, seja sociável trabalhando em equipe. Destruir plantações de pepinos (pepino = problema).
Inglês obrigatório +1 língua é desejável
Salário: R$3082 - 4744
Exemplo: Humanos normais

Engenheiro 4
Idem ao anterior + Matar um leão (leão = um grande problema) por dia, com uma carga horária diária de 12 horas por dia. Ser responsável por 10% do projeto de uma aeronave comercial do tipo jato regional de 50 lugares (ex-Focker 50).
Inglês, francês e alemão obrigatórios
Salário: R$4934 - 6003.93
Exemplo: Fodões

Engenheiro 5
Idem ao anterior + Um dragão (dragão = é uma problema enorme) por semana, com uma carga horária diária na fábrica de 16 horas sem feriados. Ser responsável por 25% do projeto de uma aeronave do tipo jato regional de 100 lugares (ex-Focker 100).
Inglês, francês, alemão, japonês, italiano, espanhol obrigatórios.
Salário: R$6004.93 - R$6010.93 (1 real + por cada step)
Exemplo: Mister M, David Coperfield, Padre Quevedo.

Engenheiro 6
Idem aos anteriores, só que, mata-se 1 leão por hora, um dragão por dia, um ALIEN (ALIEN = é um problema do outro mundo) por semana e mais uma área equivalente a meio globo terrestre em plantações de pepino. Carga horária diária na fábrica de 20 horas .
Ser responsável por 75% do projeto e 25% da construção de uma aeronave do tipo jato de passageiros com 100 lugares (ex-Focker 100).
Inglês, francês, alemão, japonês, italiano, espanhol, aramaico, latim, javanês, mandarim, vietnamita obrigatórios.
Salário: R$6011.93 - R$6022.93 (2 reais + por cada step). Exemplo: Fadas da floresta encantada, Gnomos, NINJAS com o poder dos nove cortes. Assim como os NINJAS, somente um engenheiro 6 pode matar um engenheiro 6.

Engenheiro 7
Idem aos anteriores, só que, os leões e os dragões fogem de você. Você terá que caçá-los em outras dimensões e planetas. Uma área equivalente a uma estrela classe 5 (Sol) em plantações de pepino e três ALIENS e um PREDADOR (PREDADOR = é um problema impossível de ser resolvido, exemplo, fazer um corpo com massa m viajar com velocidade acima da velocidade da luz) por dia. Carga horária diária na fábrica de 25 horas. Ser responsável por 100% do projeto e 50% da construção de uma aeronave do tipo jato de passageiros com 400 lugares (ex-747).
Inglês, francês, alemão, japonês, italiano, espanhol, aramaico, latim, javanês, mandarim, vietnamita, pascal, fortran, BORG, e todas as 13500 línguas e dialetos que o C3PO fala no filme do Star Wars, obrigatórios.
Salário: R$6022.94 - R$6046.93 (3 reais + por cada step). Exemplo: Mago Merlin, JEDI como Luck Skywalker e Obi Wan Kenobi, Mestre Yoda (dai o nome de carreira em Y), SPECTROMAN .
Não desanime, conseguir você irá, um engenheiro 7 você será. Grande poder tem o lado negro ADMINISTRATIVO da FORÇA.
Você também terá que ser um HIGHLANDER, pois só com uma vida eterna você terá tempo para atingir este cargo, mas não se esqueça que só pode haver um e não deixe que ninguém, um outro Engenheiro 7, corte sua cabeça.

Engenheiro 8
É o cargo máximo no UNIVERSO e você será considerado como o mestre do UNIVERSO. Você tem que ter o poder da vida e morte sobre os seres, logo você não precisa mais matá-los, apenas deseja que os problemas se resolvam ou cria novas leis do universo que os resolva. E você irá perdoar a todos.
Você será onisciente, onipresente e onipotente. Carga horária diária na fábrica: para você o tempo e o espaço já não existem. Ser responsável por 100% do projeto e 100% da construção de uma espaçonave classe stardestroyer para 500 tripulantes (ex-USS ENTERPRISE), em 7 dias. Você pensa e as pessoas entendem com telepatia e vice-versa.
Salário: R$6046.94 - 6089.95 (4 reais + por cada step)
Exemplo: DEUS, BUDA, ALA, ZEUS, ODIM, A FORÇA.
Rapaz na minha empresa é exatamente assim que funciona.
 

Gabrielekz17

Habitué da casa
Mensagens
369
Reações
283
Pontos
98
Engraçado alguns amigos meuameus dizem que conseguem ter uma vjda estabilizada, porém aqui no forum parece que a maioria "passa fome".
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.596
Reações
6.274
Pontos
703
Eu acho que fazer uma graduação para ganhar menos de 3 mil reais é passar fome.

O grande problema do mercado de TI é que você não tem garantia alguma de ganhar perto dos três mil reais, primeiro que o mercado não é regulamentado e segundo que são poucos os cargos onde o salário de fato chega nos três mil ou passa...
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
nada nesse mundo é garantido
nem mesmo a vida. não tem ninguem garantido e salvo mesmo os milionários podem ficar pobres se fizerem investimentos errados
pense nisto
 

GearsX

Habitué da casa
Mensagens
132
Reações
233
Pontos
58
Eu vou é estudar Java(parece melhor que PHP) ou tentar em marketing Digital
Nada der certo, concursou publico ou trabalhar como mecânico de carros no Canadá :klol
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
tem muita demanda, voce tem de estudar o que é mais pedido pelo mercado. não adianta nada se especializar em algo que não acha emprego.
 

GearsX

Habitué da casa
Mensagens
132
Reações
233
Pontos
58
voce tem de estudar o que é mais pedido pelo mercado.
Aqui ABC SP as vezes é PHP e as vezes é Java, é que PHP acho uma m**** a POO e além que possibilita gambiarra, com Java é mais estruturadinho para mim fica mais facil trabalhar, apesar das sintaxes enormes.
 

yugi moto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.397
Reações
31.973
Pontos
1.059
Aproveitando o topeco.

Alguém sabe em que pé que tá a regulamentação da área de TI?

Sei que tava na mão do temmer; Mas não escutei mais nada....
ta é na casa do caraio regulamentação..
Eu acho bizonho, bizarro uma area tão importante a ao mesmo tempo tão desvalorizada.
c***lho pensa em um mundo sem tecnologia , ou melhor sem sistemas. voltariamos para 1800

Ninguem consegue fazer porra nenhuma da vida sem algum sistema desenvolvido por alguem hoje em dia, desde pagar uma conta no banco (alias seu dinheiro tambem são numeros em um sistema), até mais sofisticados como bitcoin, confortos como GPS ,Uber , ifood , redes sociais e dezenas de aplicativos , Jogos de video Game , nem um avião voaria com segurança sem um sistema de trafego , em tudo e em todo lugar que voce olha alguem esta programando e desenvolvendo um sistema seja qual finalidade for , e ainda sim muitas empresas tratam area de tecnologia com desdem , como um investimento secundario, mas todos os dias estão la usando sistemas .
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.778
Reações
18.253
Pontos
784
Depois de quase 16 anos nessa m**** ainda estou esperando o "java killer" mas tá demorando muito pra chegar. Achei que seria o Groovy mas com aquela compilação lenta acho dificil.
 

yugi moto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.397
Reações
31.973
Pontos
1.059
Eu até ganho bem para uma pessoa solteira e virjona, o problema é que 1/3 do salário já vai só para tratar a ansiedade que o próprio trabalho causa :facepalm
um terço do salario é só pra comprar um jogo de switch:coolface
esse mês foi mario Odissey
27963.jpg
 
Topo Fundo