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O Pixel-Art moderno, foi a melhor adição ao Retrogaming?

Crystal

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Olá pessoal;

Ultimamente andei notando como jogos estilo System-shock I, Ultima VII Pagan, Ultima Underworld, estão bonitos aos meus olhos.
Jogos que certamente consigo jogar tranquilamente hoje, coisa que não diria a uns anos atrás.

E com isso andei pensando, será que é essa nova chuva de jogos pixel-art que se tornaram tão populares hoje, que está trazendo aquele amor pelos nossos queridos jogos antigos?
Lembro quando começou essa moda pixel art e acabei comprando um iPad 2 gen, várias coisas legais joguei lá, Knights of Pen & Paper...

Ou no fim sou só eu que to velho mesmo já?

Dissertem.
 

itesch

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Pra mim é indiferente. Sempre achei os jogos antigos bonitos, com exceção dos jogos 3D do Ps1 e Saturn, que pra mim envelheceram muito mal.

Mas é inegável que existem muitos jogos atuais que tem uma pixel art fenomenal, vide Blasphemous.

MightySTARKY_Blasphemous_20190909_18-43-10.png


ISnKG5f.jpg
 

PocketCrocodile

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ajudar ajuda, algumas pessoas ficam mais "tolerantes" aos visuais
o que me ajudou, como eu já disse em outro tópico, foi quando eu comecei a usar o /vr/ no 4ch e passei a conviver num ambiente que não rola essas conversas de coisas ultrapassadas, é basicamente "deixe de v**dαgeм e jogue a porra do jogo"
 

olifante666

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Pessoalmente prefiro pixel art de 2 estilos.
Aquela bem trabalhado como no Blasphemous já citado e aquela que emula os gráficos da época, como o Shovel Knight.
Existem alguns jogos modernos que usam pixel que eu pessoalmente não gosto pois acho a arte feia.
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
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Desculpem-me mas, pixel-art não é retorno algum, é uma nova estética de jogos. Nós jogávamos esses jogos em 240p com scanlines. Muitos se incomodam ao jogar os games antigos sem elas, fica tudo muito feio. O mesmo ocorre com esse estilo, eu não gosto, falta alguma coisa. O forte desses jogos são outras características.
 


Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
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Como já disseram, é bom porque introduz o conceito às novas gerações. Claro, com ressalvas, como alta resolução, cores de 32 bits e ausência de flickering e artefatos de rolagem de tela ou overscan. Ou seja, gráficos retrô, mas totalmente adaptados para um hardware e display modernos.

Ainda assim, é legal essa variedade, mostra que você não precisa ter a mais pica das GPUs pra se divertir, acaba ficando mais no jogo. Bom saber que ainda existe essa vertente mais concisa dos jogos, como era costume antigamente.

Hoje em dia, ainda dá pra achar gráficos antigos (dos consoles de antigamente mesmo) bonitos, mas depende do jogo e do display. Nem precisa ser num tubão, pois um bom televisor LCD, via HDMI, tem bons resultados. Sem milagres, óbvio. Diferente da pixel-art atual, você vai ter que lidar com resoluções e paletas de cores menores, além de possíveis flickering, artefatos e dithering, mas esses últimos podem ser atenuados ou removidos a depender do gosto do usuário, através de emulação. Pessoalmente, eu dificilmente altero o comportamento original do jogo, pois ele foi feito pra tirar proveito daquelas limitações, a não ser que o resultado alterado realmente melhore a experiência.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
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Jogo tranquilo e até gosto, mas pessoalmente prefiro uma arte 2D em resolução maior, com animações fluidas e que não seja um cartoon. Porém é algo bem raro.

O supra sumo de pixel art antigo pra mim foi o Street Fighter 3, mas nenhum jogo moderno tenta usar esse tipo de arte.

Aproveito pra deixar isso, apesar de um pouco exagerado, tem algum sentido:
lQFPG14.png
gc0vsn8zqky11.jpg
pixel___gameart_101__03_by_cyangmou_dbdcupn-fullview.png
ES7k7XQWsAYansi.jpg:small
ERt2FS6VUAcvGNl.jpg
 

Raptor87

Bam-bam-bam
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Jogo tranquilo e até gosto, mas pessoalmente prefiro uma arte 2D em resolução maior, com animações fluidas e que não seja um cartoon. Porém é algo bem raro.

O supra sumo de pixel art antigo pra mim foi o Street Fighter 3, mas nenhum jogo moderno tenta usar esse tipo de arte.

Aproveito pra deixar isso, apesar de um pouco exagerado, tem algum sentido:
lQFPG14.png
gc0vsn8zqky11.jpg
pixel___gameart_101__03_by_cyangmou_dbdcupn-fullview.png
ES7k7XQWsAYansi.jpg:small
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Eu particularmente não curto muito jogos modernos em pixel art pelo exato motivo que você citou no seu post.
Jogos antigos tem uma aparência bonita e redondinha na CRT enquanto que nesses indies, tudo parece uma bagunça de pixels sem qualquer profundidade.

Pior ainda são aqueles que tentam imitar o estilo gráfico de jogos da era 16-bit e ao mesmo tempo aplicam aquela paleta de cores tosca e limitada da era 8-bits. :facepalm

Mas claro que tem exceções: Stardew Valley por exemplo tem uma aparência muito agradável, especialmente quando se usa filtro de scanlines.
 

oscartilheiro

Ei mãe, 500 pontos!
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Um tipo de pixel art fantastico eh o do streets of rage FAN remake. Já jogaram essa maravilha com scanlines? Apreciem. Pra mim o melhor remake que pode haver é um nivel arcade da época elevado ao máximo detalhe pixel por pixel
 
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