O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O poder do Ray Tracing

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
Isso é possivel usando um PC com boas configurações e com aplicações pontuais. O cara tem uma 2080 TI que sozinha já é muito melhor que as placas de ambos os consoles.

O que o pessoal não compreende é que não dá pra esperar muita coisa do Ray Tracing nos consoles por causa do hardware deles, por mais que sejam capazes de exibir o efeito, isso não quer dizer que sempre vá ser a melhor saída.

PS5 e Xbox vão ser limitados no uso do ray tracing por falta de hardware adequado para tal.
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.031
Reações
14.598
Pontos
503
Isso é possivel usando um PC com boas configurações e com aplicações pontuais. O cara tem uma 2080 TI que sozinha já é muito melhor que as placas de ambos os consoles.

O que o pessoal não compreende é que não dá pra esperar muita coisa do Ray Tracing nos consoles por causa do hardware deles, por mais que sejam capazes de exibir o efeito, isso não quer dizer que sempre vá ser a melhor saída.

PS5 e Xbox vão ser limitados no uso do ray tracing por falta de hardware adequado para tal.

Concordo, o ideal seria otimizar a tecnologia para que fosse possível fazer mais com menos.

Talvez uma solução mista entre RT e outras técnicas que permitissem sistemas de luz e shading complexos. O RT brilha mesmo é na iluminação, não nas poças d'água como os jogos têm mostrado.

Temos que torcer pra conseguirem uma boa gambiarra, mantendo a qualidade da luz proporcionada pelo RT sem que isso precise de tanto processamento.
 


Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Isso é possivel usando um PC com boas configurações e com aplicações pontuais. O cara tem uma 2080 TI que sozinha já é muito melhor que as placas de ambos os consoles.

O que o pessoal não compreende é que não dá pra esperar muita coisa do Ray Tracing nos consoles por causa do hardware deles, por mais que sejam capazes de exibir o efeito, isso não quer dizer que sempre vá ser a melhor saída.

PS5 e Xbox vão ser limitados no uso do ray tracing por falta de hardware adequado para tal.

Hoje pra mim o problema dos videogames não é nem o hardware em si, mas o fato que a Nvidia com o DLSS conseguiu fazer sobrar muito poder de processamento para outras tarefas ao invés de gastar tudo na resolução.

Tanto é que os jogos com suporte a ray tracing no PC geralmente estão sendo otimizados para ter a opção de DLSS.

Em poder bruto acho que o PS5 e o Xbox Series X possuem hardwares impressionantes, mas ligou o DLSS as placas de Nvidia ganham o dobro de performance e deixam os videogames comendo poeira.

Claro que essa minha pontuação é no cenário dos videogames não terem nenhum suporte a algo similar ao DLSS, pelo menos até agora nada foi falado sobre o assunto, acho que se tivessem algo similar já teriam mostrado como uma forma de marketing.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.243
Reações
46.780
Pontos
1.934
Hoje pra mim o problema dos videogames não é nem o hardware em si, mas o fato que a Nvidia com o DLSS conseguiu fazer sobrar muito poder de processamento para outras tarefas ao invés de gastar tudo na resolução.

Tanto é que os jogos com suporte a ray tracing no PC geralmente estão sendo otimizados para ter a opção de DLSS.

Em poder bruto acho que o PS5 e o Xbox Series X possuem hardwares impressionantes, mas ligou o DLSS as placas de Nvidia ganham o dobro de performance e deixam os videogames comendo poeira.

Claro que essa minha pontuação é no cenário dos videogames não terem nenhum suporte a algo similar ao DLSS, pelo menos até agora nada foi falado sobre o assunto, acho que se tivessem algo similar já teriam mostrado como uma forma de marketing.
acaba sendo anti marketing mesmo q seja bom pra um público sensato

mas é formado por idiotas q se recusam a ter qualquer coisa q seja menor q 4k nativo como alguns users por aí.

aí pra casual tbm q nao entende nada só quer saber de 4k aparentemente mas dá pra enganar. DLSS seria um caso.. omitindo algumas informacoes pra dizer q é 4k mesmo q pseudo 4k

enquanto tiver nego berrando "no mínimo 4k" tudo é voltado pra marketear q os consoles vao rodar jogos a 4k.

aí o argumento do trolha é a seguinte "herp derp tenho TV 4K pra nao jogar 4k huee?. Como se a gente tivesse opção no mercado ne... a b*sta da resolução vem inclusa no pacote do HDR, melhores processadores e melhores painéis
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.031
Reações
14.598
Pontos
503
Só faltou o ray-tracing.

A iluminação global é o ray tracing. Esquece os reflexos e mais reflexos, isso é firula fácil pra empurrar a ideia de que os consoles terão RT.

O poder do RT está na iluminação global "real", através de path tracing, com bounces e iluminação indireta, sombras de contato e oclusão, shading realista e por aí vai...

Poça d'água ou janela no praysteixo é purpurina de marketing. RT mesmo, com iluminação complexa, nem PS5 nem Xbox mostraram. (Não que a Sony já não faça um ótimo trabalho nos gráficos de seus first parties, mas é tudo baked, ou seja, "pintado" nas texturas... RT usado da maneira certa é iluminação com qualidade gráfica da Naughty Dog como default)
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
A iluminação global é o ray tracing. Esquece os reflexos e mais reflexos, isso é firula fácil pra empurrar a ideia de que os consoles terão RT.

O poder do RT está na iluminação global "real", através de path tracing, com bounces e iluminação indireta, sombras de contato e oclusão, shading realista e por aí vai...

Poça d'água ou janela no praysteixo é purpurina de marketing. RT mesmo, com iluminação complexa, nem PS5 nem Xbox mostraram. (Não que a Sony já não faça um ótimo trabalho nos gráficos de seus first parties, mas é tudo baked, ou seja, "pintado" nas texturas... RT usado da maneira certa é iluminação com qualidade gráfica da Naughty Dog como default)
Eu vi que a tinta laranja do carro ilumina o chão ai (não sei se no GTA V normal se deram ao trabalho de fakear isso), mas num video do carro andando rapidão de dia como você vê a diferença de GI para um iluminação baked?

Acho que no caso como eu não jogo GTA a muito tempo imagino então que a iluminação nele é dinâmica e muito mais feita que essa ai? Correto? Seria mais foda se o cara tivesse feito o vídeo com o tempo do jogos passando muito mais rápido.

GI é o melhor uso de RT para jogos assim, mas para outros tipos de jogos onde a iluminação não fica mudando tanto é melhor usar RT para outras coisas.
 

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
Concordo, o ideal seria otimizar a tecnologia para que fosse possível fazer mais com menos.

Talvez uma solução mista entre RT e outras técnicas que permitissem sistemas de luz e shading complexos. O RT brilha mesmo é na iluminação, não nas poças d'água como os jogos têm mostrado.

Temos que torcer pra conseguirem uma boa gambiarra, mantendo a qualidade da luz proporcionada pelo RT sem que isso precise de tanto processamento.

A solução por enquanto é o DLSS, que é capaz de tirar um pouco da carga de processamento desse efeito. No entanto DLSS pelo menos até o momento é algo exclusivo das placas NVIDIA, e ainda não sabemos se a AMD (responsável pelas placas dos consoles da nova geração) será capaz de ter uma técnica semelhante, e em caso positivo, se essa técnica será aplicável no hardware de ambos os videogames, isto é, PS5 e Xbox.

O fato é que quem espera 4K + Ray Tracing + ótimos gráficos (em todos os sentidos) terá uma baita decepção, caso espere que o efeito seja usado amplamente.

É uma coisa ou outra... é por isso que já tem muita gente falando sobre 1080p + ray tracing.
 

_DaNiLo__

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.997
Reações
3.272
Pontos
1.114
Iluminação global usando ray tracing é o grande potencial do RT, é realmente transformativo em muitos jogos.
Pena que é o tipo de RT mais pesado, pouquíssimos jogos devem utilizar iluminação global com RT nos consoles. A maioria dos jogos devem utilizar apenas RT nos reflexos e/ou sombras apenas.
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.542
Reações
4.708
Pontos
1.319
Eu vi que a tinta laranja do carro ilumina o chão ai (não sei se no GTA V normal se deram ao trabalho de fakear isso), mas num video do carro andando rapidão de dia como você vê a diferença de GI para um iluminação baked?

Acho que no caso como eu não jogo GTA a muito tempo imagino então que a iluminação nele é dinâmica e muito mais feita que essa ai? Correto? Seria mais foda se o cara tivesse feito o vídeo com o tempo do jogos passando muito mais rápido.

GI é o melhor uso de RT para jogos assim, mas para outros tipos de jogos onde a iluminação não fica mudando tanto é melhor usar RT para outras coisas.
O vídeo foca na sombra do carro , conforme ele vai mudando em relação ao sol a sombra vai alterando perfeitamente.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
acaba sendo anti marketing mesmo q seja bom pra um público sensato

mas é formado por idiotas q se recusam a ter qualquer coisa q seja menor q 4k nativo como alguns users por aí.

aí pra casual tbm q nao entende nada só quer saber de 4k aparentemente mas dá pra enganar. DLSS seria um caso.. omitindo algumas informacoes pra dizer q é 4k mesmo q pseudo 4k

enquanto tiver nego berrando "no mínimo 4k" tudo é voltado pra marketear q os consoles vao rodar jogos a 4k.

aí o argumento do trolha é a seguinte "herp derp tenho TV 4K pra nao jogar 4k huee?. Como se a gente tivesse opção no mercado ne... a b*sta da resolução vem inclusa no pacote do HDR, melhores processadores e melhores painéis

Mas a Sony e a Microsoft podiam continuar fazendo marketing em relação ao 4k e podiam vender o DLSS como uma forma de atingir os 60 fps.
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.031
Reações
14.598
Pontos
503
Eu vi que a tinta laranja do carro ilumina o chão ai (não sei se no GTA V normal se deram ao trabalho de fakear isso), mas num video do carro andando rapidão de dia como você vê a diferença de GI para um iluminação baked?

Acho que no caso como eu não jogo GTA a muito tempo imagino então que a iluminação nele é dinâmica e muito mais feita que essa ai? Correto?

GI é o melhor uso de RT para jogos assim, mas para outros tipos de jogos onde a iluminação não fica mudando tanto é melhor usar RT para outras coisas.

Então, esse mod usa uma solução que não é exatamente GI. Se não me engano ele força uma espécie de RT através do Ambien Occlusion, o que é pesado e não necessariamente funciona como RT funcionaria de forma nativa.

Imagino que o que se ganha com RT GI é a facilidade e acesso à esse tipo de qualidade de iluminação e shading complexos.

Existe um motivo pra tão poucos jogos serem tão impressionantes graficamente quanto TLOU2, isso é porque a ND investe muito tempo e dinheiro exatamente no processo de "fakear"... com RT esse tipo de iluminação não requer mais que tudo seja "pintado" nas texturas, e é capaz de entregar resultados semelhantes através da renderização da luz mesmo, ou seja, facilita o acesso à qualidade gráfica de ponta até pra estúdios pequenos (pelo menos teoricamente).


Tem ainda a questão do tamanho do mapa/mundo, etc... quanto maior, mais custoso e proibitivo é ter gráficos fakeados. Com RT GI a iluminação avançada se torna o modelo de iluminação default.
 

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.877
Reações
24.498
Pontos
503
Até um console Nintendo executar ray tracing eu provavelmente já serei avô (isso porque hoje ainda nem sou pai).
Acho q pode estar mais perto q a gente imagina. Com a Nvidia trabalhando junto com a Nintendo, o próximo Switch (ou próximo nome q quiserem dar), certamente terá uma RTX e consequentemente DLSS. Com o DLSS, a nintendo pode renderizar em 540p e obter qualidade até superior a 1080p nativo, e com isso botando ray tracing junto, e se o hardware for bom o suficiente, renderizar em 1080p e obter qualidade superior a 4k nativo.

Vídeo pra referência

 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.200
Reações
44.464
Pontos
803
Acho q pode estar mais perto q a gente imagina. Com a Nvidia trabalhando junto com a Nintendo, o próximo Switch (ou próximo nome q quiserem dar), certamente terá uma RTX e consequentemente DLSS. Com o DLSS, a nintendo pode renderizar em 540p e obter qualidade até superior a 1080p nativo, e com isso botando ray tracing junto, e se o hardware for bom o suficiente, renderizar em 1080p e obter qualidade superior a 4k nativo.

Vídeo pra referência



Torço por esse tipo de milagre, mas da Nintendo não espero muita coisa nesse departamento.
 

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.877
Reações
24.498
Pontos
503
Torço por esse tipo de milagre, mas da Nintendo não espero muita coisa nesse departamento.
pelo menos pro primeiro caso de 540p->1080p deve ser possível, agora pro segundo ela teria q investir em mais hardware. Acho q para um suposto switch pro (q tá rolando esses rumores q sairia em março ano q vem) acho q pode vir a ser, ae só esperar...
 

bollao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.134
Reações
4.338
Pontos
964
Muito lindo.



Mais tenho algumas considerações

  • O aliasing é terrível. Provavelmente está em 1080p ou sem AA.
  • não está nem perto dos 60 fps.
  • Jogo de 2013
  • Definitivamente o rig não é barato.

Em outras palavras, não tem como esperar ou exigir o ultra do ultra em máquinas de 400 a 500 trumps. É esperar por soluções e implementações de RES e RT inteligentes para boas performances. Eu tenho uma filosofia simples. Vejo games como TLOU pt2, GoT, Horizon, Detroit, e RDR2 em console de 1.8 TF rodando daquele jeito, imagina jogos pensados em 10 a 12 TFs.
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Quer ver o poder do Ray Tracing joga Control no PC com tudo no talo... Não consegui perceber RT nesse vídeo.
 

Planetfall

Veterano
Mensagens
275
Reações
377
Pontos
148
Isso é possivel usando um PC com boas configurações e com aplicações pontuais. O cara tem uma 2080 TI que sozinha já é muito melhor que as placas de ambos os consoles.

O que o pessoal não compreende é que não dá pra esperar muita coisa do Ray Tracing nos consoles por causa do hardware deles, por mais que sejam capazes de exibir o efeito, isso não quer dizer que sempre vá ser a melhor saída.

PS5 e Xbox vão ser limitados no uso do ray tracing por falta de hardware adequado para tal.
RT será limitado por falta de hardware adequado? Tipo, AMBOS terão HARDWARE dedicado à RT, mas ninguém sabe (até o momento) como irá funcionar. A AMD irá apresentar as RDNA 2 no dia 28, só daí iremos entender como funcionará o RT.
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
RT será limitado por falta de hardware adequado? Tipo, AMBOS terão HARDWARE dedicado à RT, mas ninguém sabe (até o momento) como irá funcionar. A AMD irá apresentar as RDNA 2 no dia 28, só daí iremos entender como funcionará o RT.
Isso realmente nos deixa bem curioso, RT é tão caro em termos de rendering que a Nvidia mesmo tendo RT cores especializados para acelerar o processo ainda precisa de tecnologias como DLSS para faze-lo viável. A AMD provavelmente não deve bater a Nvidia com sua primeira geração de solução RT, mas o que preocupa é a questão da resolução, AMD precisa de uma resposta ao DLSS se quiser enfrentar a Nvidia com RT de igual para igual.
 

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
RT vai crescer muito nos PCs. Ainda mais com a NVIDIA. Talvez um versão Pro mais para frente de ambos os consoles consigam chegar perto de fazer RT de qualidade.

Ps5 e SX vai ter um ou outro jogo usando e com qualidade baixa. Já temos alguns indícios disso em Devil May Cry e Spider Man. Claramente degradaram ao extremo o efeito para conseguir fazer nos consoles.

A questão é, vale a pena tomar performance para isto nos consoles ao invés de usar para outras coisas?

Ao meu ver, os novos consoles não estão preparados para RT.
 
Topo Fundo