O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O poder do Ray Tracing

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
Control é um espetáculo com RT.

Mas tem um jogo que pouca gente fala que é o Call of Duty com RT em shadows. Nunca vi sombras tão perfeitas assim em nenhum jogo com exceção do Tomb Raider que tb possui RT em shadows.

Reparem nas sobras em RT desse jogo. Animal. Até pequenos objetos com sombras perfeitas e tudo dinâmico. Isso, nesse nível de realismo, não existe em nenhum jogo atualmente.
 

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
RT será limitado por falta de hardware adequado? Tipo, AMBOS terão HARDWARE dedicado à RT, mas ninguém sabe (até o momento) como irá funcionar. A AMD irá apresentar as RDNA 2 no dia 28, só daí iremos entender como funcionará o RT.

Vai ser limitado sim. A placa de ambos os consoles é bastante inferior até em relação a uma 2080 TI que msm "defasada" atualmente, ainda assim é uma placa superior... e bem, se nem uma 2080 TI aguenta rodar ray tracing direito (e nem a série 3000), o que te faz pensar que a solução dos consoles vai desempenhar RT de forma melhorada?

RT vai ter, e disso não duvido e já foi comprovado, mas não vai ser no msm nivel (e qualidade) que muita gente ai espera. E a tendencia é só piorar conforme a geração avança e cada vez mais recursos são usados nas engines gráficas.

Nem o RT de Spiderman MM é lá essas coisas, e olha que estamos falando de um jogo crossgen, que sequer está rodando em uma nova engine.
 

GAMETA

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.028
Reações
14.588
Pontos
503
A única coisa que eu vi demais aí foi uma 2080 Ti se peidando com um jogo velho.
O louco man. Olha a qualidade da iluminação, das cores, as sutilezas e suavidade do shading. Sombas difusas quando o céu está nublado, GI com iluminação indireta.

É como no Metro Exodus na primeira área aberta, é um resultado que você não consegue apontar pq não é uma única qualidade que muda e sim a coisa toda, é um outro modelo de iluminação e ele proporciona um visual mais realista e mais bonito, mais exato.


É um jogo velho com visual de novo, justamente pq a iluminação é que proporciona realismo, assim como é a iliminação/fotografia que proporciona visuais cinematográficos nos filmes.


Dá uma olhada nos reshades "realistas" antigos de GTAV com seus céus estourados no branco e contraste no talo... esse com RT é algo completamente diferente.
 

Lord Atma

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.822
Reações
8.042
Pontos
1.094
O tópico era sobre RT e efeito que causa.

Aí juntou um monte de pcista junto com Op para dizer que os consoles não vão rodar.

Ótimo tópico informativo. (Flame disfarçado)

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk
 


Planetfall

Veterano
Mensagens
275
Reações
377
Pontos
148
Vai ser limitado sim. A placa de ambos os consoles é bastante inferior até em relação a uma 2080 TI que msm "defasada" atualmente, ainda assim é uma placa superior... e bem, se nem uma 2080 TI aguenta rodar ray tracing direito (e nem a série 3000), o que te faz pensar que a solução dos consoles vai desempenhar RT de forma melhorada?

RT vai ter, e disso não duvido e já foi comprovado, mas não vai ser no msm nivel (e qualidade) que muita gente ai espera. E a tendencia é só piorar conforme a geração avança e cada vez mais recursos são usados nas engines gráficas.

Nem o RT de Spiderman MM é lá essas coisas, e olha que estamos falando de um jogo crossgen, que sequer está rodando em uma nova engine.
Mas aí é que tá, e se a AMD tiver desenvolvido uma forma melhor e mais barata pra calcular o RT? Tipo, tem vídeo do XSX rodando Minecraft com Path Tracing que é pesado pra car***o. Não tenho muito o que falar, dia 28 tá quase aí.
 

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
Mas aí é que tá, e se a AMD tiver desenvolvido uma forma melhor e mais barata pra calcular o RT? Tipo, tem vídeo do XSX rodando Minecraft com Path Tracing que é pesado pra car***o. Não tenho muito o que falar, dia 28 tá quase aí.

Então pq não vimos este RT melhor e mais barato rodando no SpiderMan e nem no Devil May Cry?
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.092
Reações
35.058
Pontos
1.054
Eu achava bem realista os mods gráficos que tinham pro GTA 4, hoje em dia nem tanto, creio eu que vai acontecer a mesma coisa com esses do GTA 5. :klol

GTA 4:

1453334403_cloudy1.jpg


1453334403_drizzle.jpg


1453334283_sunnywindy.jpg


1453334500_cloudy3.jpg


1453334403_extrasunny.jpg


1453334403_sunny.jpg


 

fr3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.169
Reações
14.428
Pontos
1.019
Em Ratchet estão usando raytracing para além dos reflexos, iluminação difusa indireta e sombras de contato.
A produção nextgen mais bem feita para os consoles até o momento.
 
Ultima Edição:

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
Mas aí é que tá, e se a AMD tiver desenvolvido uma forma melhor e mais barata pra calcular o RT? Tipo, tem vídeo do XSX rodando Minecraft com Path Tracing que é pesado pra car***o. Não tenho muito o que falar, dia 28 tá quase aí.

Possivelmente já estaria sendo marketeado, e se silenciaram até agora é pq simplesmente não tem nada pra apresentar, ou ainda estão esperando o anuncio de uma provável solução por parte da AMD, se é que isso existe ou é possível.

Se a AMD tivesse algo relativo a DLSS, a DF não precisaria fzr um vídeo explicando o pq do ray tracing do Spiderman MM não tem a qualidade esperada, e nem pq deve-se fazer sacrifícios para obter performance.

Repito... não é que não vá ter RT nos consoles atuais, apenas não terá a qualidade que vcs esperam, é isso. Esse fato não me impediu de fzr a pré compra de um PS5, e nem de ser realista.

Se eu quiser uma experiencia melhor com RT a plataforma ideal são os PCs e fim de papo.
 
Ultima Edição:

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
Ótimo vídeo explicando o RT e pq o método de rasterizaçáo usado a décadas ficou extremamente complexo e nunca será tão bom como RT.

Com RT teremos menos tempo de desenvolvimento, menos bugs e mais realismo e o mais importante, sobrando tempo para o desenvolvimento da parte artística e mecânica do jogo. Equipes menores focadas no gameplay.

O vídeo fala sobre a importância do denoise e explica que ainda estamos longe de produzir RT e Path Tracing com vários rays por pixel.

O vídeo é de 2018 mas tem muita informação para quem quer entender a tecnologia mais a fundo.

Quem fala que RT é bobeira não sabe o que está falando. Querendo ou não, RT é um mal necessário.

Fico muito feliz que a NVIDIA esteja investindo pesado nisso. E irá continuar. Não vejo hora de ter uma 3080 nas mão só aguardando o que o futuro irá reservar nesta tecnologia.

Um exemplo é TombRaider e Call of Duty com RT em shadows. Desafio qualquer um a me falar qual jogo tem sombras melhores que estes dois.

 
Ultima Edição:

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Só faltou o ray-tracing.

O que tem nesse video ai que usa RT? Reflexo não é. GI?
RT não é só reflexo, olha o realismo que deu em toda paisagem, é absurdo, tudo em mundo aberto e totalmente dinâmico. Peasants não têm o refinamento mesmo...
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Dlss é uma tecnologia absurda, quebrou as pernas dos consoles... Hahahha
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.383
Reações
19.964
Pontos
1.434
Dlss é uma tecnologia absurda, quebrou as pernas dos consoles... Hahahha

DLSS é um tecnologia de upscale e como tal não vão faltar opções. Não adianta dourar a pílula, ela existe porque falta potencia nas máquinas para rodar nativo e não porque é uma evolução direta da forma de construir gráficos (e dentro da ideia de evitar os limites da resolução, acho a opção proposta pela Epic em sua UE mais interessante que simplesmente aumentar densidade de pontos).

Agora, RT é uma aplicação como qualquer outra, ela tem níveis assim como todos os outos assets de jogos. Claro que o PC irá mandra melhor porque está placa que é top hoje já vai estar ultrapassada daqui a 3 anos, é assim que a tecnologia neste mercado trabalha: com força bruta. Dito isso, os consoles vão trabalhar na otimização, vão entregar bem mais que PC no mesmo spec e a surpresa não é nem diferença existir e sim ela ser tão pequena. Afinal Rt é algo que está gargalando todo mundo, ninguém, em 2021, vai rodar isso com os pés nas costas.
 

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
1080p => 4k com DLSS possui a mesma quantidade de pixel que 4knatio através de reconstrução de imagem.

Técnicas de upscale hoje em dia não criam pixels portando a qualidade é bem pior do que DLSS.

Ou seja, DLSS possui a mesma quantidade de pixel que resolução nativa com AA e mais detalhes. Absurdo isso.
 

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
Ninguém aqui vai discordar que Minercraft é feio pra caramba. E mesmo sendo um dos poucos jogos que usa e abusa do RT em várias frentes, mesmo com Path Tracing, continua sendo feio pra caramba.

Mas e se a gente pudesse mudar apenas as texturas do jogo? Como seria Minercraft com apenas algumas texturas em alta resolução?

Ai está o poder do RT. Com uma retextura no jogo, ele simplesmente ganha vida e fica extremamente foto-realístico sem precisar fazer nada praticamente.



 

Gradior

Bam-bam-bam
Mensagens
1.355
Reações
1.642
Pontos
353
Esse vídeo é um exemplo bem fraco de rt. Parecia mais que queria convencer mostrando luz do sol e sombras, junto com uma música forçada. Nessa altura do campeonato mostrar isso como exemplo me diz que devs estão inseguras com a aplicação da tecnologia.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.383
Reações
19.964
Pontos
1.434
1080p => 4k com DLSS possui a mesma quantidade de pixel que 4knatio através de reconstrução de imagem.

Técnicas de upscale hoje em dia não criam pixels portando a qualidade é bem pior do que DLSS.

Ou seja, DLSS possui a mesma quantidade de pixel que resolução nativa com AA e mais detalhes. Absurdo isso.

Não entendi o que você disse, tudo que você vê em uma TV 4K tem a mesma quantidade de pixels, é físico, não tem como exibir menos, se você enviar para sua TV uma imagem 1080p ela vai fazer o upscale para mostrar a imagem em uma tela 4K.

A diferença é como estes pixels são gerados, no nativo são da imagem original, fora disso todos são reconstruídos pelos mais variados algoritmos de upscale.
 

IamBulljim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.594
Reações
5.860
Pontos
1.144
RT não é só reflexo, olha o realismo que deu em toda paisagem, é absurdo, tudo em mundo aberto e totalmente dinâmico. Peasants não têm o refinamento mesmo...

Diferencial de console é dar 4,5k em um hardware que vai durar uns 5 ou 6 anos ao invés de PCista que ano que vem está lá acordando de madrugada pra tentar substituir a rtx 3080 que comprou esse ano por 7,5k.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Diferencial de console é dar 4,5k em um hardware que vai durar uns 5 ou 6 anos ao invés de PCista que ano que vem está lá acordando de madrugada pra tentar substituir a rtx 3080 que comprou esse ano por 7,5k.
Calma jovem, fiz uma brincadeira com o rapaz, não precisa se ofender. Falar em madrugada, olha a hora que vc postou hahahahha
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.756
Reações
79.935
Pontos
1.839
Ray tracing são as minhas bolas.

2014, sem esse reflexo gourmet aí, numa máquina de apenas 4,2 tflops, em apenas 1080P, manda lembranças. Iluminação mais picas das galaxias que já existiu. Até as gotas de água na tela sofrem efeitos de luz, seja da luz de freio dos carros, seja dos relâmpagos. Todos os bólidos projetam sombra nos faróis, todo o cenário é refletido na lataria e nos vidros dos carros.

Ray tracing...é para fazer a vida desses devs vagabundos mais fácil. E aí vem aquele meia boca do David Cage e diz que a galera vai escolher usar 1080P com ray tracing. Vá trabalhar meu senhor.

 

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
O melhor upgrade possível para essa geração de consoles seria se houvesse um preset gráfico que pudesse marcar 1080p ou 1440p com Ray Tracing e 60 fps, com gráficos no máximo.

Não é impossível de fzr e eu espero que persigam esse tipo de setting que seria a ideal para a maioria dos jogos, pois 4k + ray tracing, pelo menos na minha opinião é puro desperdicio de poder de processamento que seria investido em outras áreas.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Ray tracing são as minhas bolas.

2014, sem esse reflexo gourmet aí, numa máquina de apenas 4,2 tflops, em apenas 1080P, manda lembranças. Iluminação mais picas das galaxias que já existiu. Até as gotas de água na tela sofrem efeitos de luz, seja da luz de freio dos carros, seja dos relâmpagos. Todos os bólidos projetam sombra nos faróis, todo o cenário é refletido na lataria e nos vidros dos carros.

Ray tracing...é para fazer a vida desses devs vagabundos mais fácil. E aí vem aquele meia boca do David Cage e diz que a galera vai escolher usar 1080P com ray tracing. Vá trabalhar meu senhor.


Bixo, vocês exageram no personagem.
 

c4rbss

Bam-bam-bam
Mensagens
3.932
Reações
3.694
Pontos
453
pq esses videos de iluminação com graficos no ultra sempre tem uma musica eletronica estourada
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.756
Reações
79.935
Pontos
1.839
Bixo, vocês exageram no personagem.

Não fuja do assunto...bagulho ali de 2014 melhor iluminação que o videozinho aí super power do ray tracing.

PS4 vanila, não precisou nem de 2080 TI da casa do chapéu - apesar de estar rodando num PS4 pro, o jogo não teve patch para o PRO. Essa é a versão original de 2014.

Ray tracing veio pra fuder com a performance dos chips atuais e fazer a vida dos programadores mais fácil. E assim eles vendem como o futuro, sendo que não passa de desculpa pra gente engolir novos gargalos só pra eles trabalharem menos.

Agora...se tu vem me dizer que o joguete ali de 2014 do console com processador de tablet não tem uma iluminação foda...então...acho que o seu personagem é que tá exagerado.
 
Ultima Edição:

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
Ray tracing são as minhas bolas.

2014, sem esse reflexo gourmet aí, numa máquina de apenas 4,2 tflops, em apenas 1080P, manda lembranças. Iluminação mais picas das galaxias que já existiu. Até as gotas de água na tela sofrem efeitos de luz, seja da luz de freio dos carros, seja dos relâmpagos. Todos os bólidos projetam sombra nos faróis, todo o cenário é refletido na lataria e nos vidros dos carros.

Ray tracing...é para fazer a vida desses devs vagabundos mais fácil. E aí vem aquele meia boca do David Cage e diz que a galera vai escolher usar 1080P com ray tracing. Vá trabalhar meu senhor.



Só se for na chuva mesmo, pq de dia este jogo não tem nada demais. Sem chuva até fica mais evidente alguns defeitos que tem.

 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.756
Reações
79.935
Pontos
1.839
Só se for na chuva mesmo, pq de dia este jogo não tem nada demais. Sem chuva até fica mais evidente alguns defeitos que tem.



Não fuja do assunto. Quais são os problemas que o jogo tem?

Com chuva ou sem chuva, de dia ou de noite: iluminação pica das gálaxias em 2014 com 4.2 tflops e sem a "gourmetização da luz" que inventaram agora pra vender placa de video nova (e fazer a vida dos devs mais fácil).

Começa a enumerar os problemas da iluminação desse jogo...e começa a pontuar como é que seria resolvido estes problemas com o "ray tracing". Vamos lá...fatos...sem groselha.
 

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
Não entendi o que você disse, tudo que você vê em uma TV 4K tem a mesma quantidade de pixels, é físico, não tem como exibir menos, se você enviar para sua TV uma imagem 1080p ela vai fazer o upscale para mostrar a imagem em uma tela 4K.

A diferença é como estes pixels são gerados, no nativo são da imagem original, fora disso todos são reconstruídos pelos mais variados algoritmos de upscale.

Desculpa se não fui muito claro. O que eu quis dizer é que a quantidade de informação de uma imagem de cada pixel é "igual" de 1080p => 4k com DLSS para 4k nativo.

Em upscales tradicionais, o pixel é "esticado" para conseguir sair de uma resolução menor para maior. No DLSS, são adicionadas informações dos pixels faltantes quando sai de um resolução menor para maior através de um treinamento prévio de bilhões de imagens em ala resolução nos super-computadores da NVIDIA.

DLSS não é simplesmente upscale e sim reconstrução da imagem para ela ficar melhor que a nativa sem falta nenhuma de informação por pexil.

Muita gente acha que é só software e pronto. E não é. Precisa de um conjunto de sofware, super-computadores e hardware dedicado nas GPUS para ser viável a tecnologia.

A NVIDIA é uma das pioneiras em várias frentes em relação a ML e A.I e ganhou um grande prémio neste ano que não lembro o que foi, mas foi nesse ramo ai, de algo bem inovador.

A AMD pode ter uma resposta ao DLSS? Pode, claro. Mas eu duvido muito. Pelo menos por agora.

Espero estar errado.
 

Iraque77

Bam-bam-bam
Mensagens
3.402
Reações
3.948
Pontos
353
mas se o jogo não é 4k, 120hz, 120fps não vale ray tracing,
não podemos achar um video de um Mod bonito se não for nas condições acima

:coolface
 
Topo Fundo