O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O poder gráfico do MSX

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.458
Reações
20.959
Pontos
1.044
Se você viveu essa época, compartilhe conosco qual foi o ápice gráfico que você já presenciou nesse desktop exótico e nostálgico !

73112 73114
7311773118
 

Anexos

  • giphy.gif
    giphy.gif
    992,4 KB · Visualizações: 17

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.208
Reações
23.305
Pontos
1.619
Primeiro, deixa eu explicar uma coisa?



Death Wish 3 é uma conversão do Sinclair ZX Spectrum para o MSX.



Existem diferenças para cada um, mas basicamente é apenas um port. Jogos que impressionam bastante nele, são os que a Konami lançava pra ele, como...



E é claro que, a cada expansão criada para o computador, tinha sempre jogos que se destacavam demais! Mas vou tentar me segurar diretamente nas versões 1.1 e 2.0






E não tem como parar! Eu, que sou fã de carteirinha do Speccy, com certeza, essas são duas máquinas que quero ter em casa de novo!!
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.756
Reações
79.935
Pontos
1.839
De longe, é a máquina mais icônica pra mim. Tenho até um boné com o logo do MSX que uso regularmente.

MSX tinha uma cena nacional muito forte. Eu recebia uns catálogos pelo correio, como se fosse fanzines, do pessoal que vendia jogos. Aí cada fita K7 trazia diversos jogos, e você escolhia os pacotes. Época que o dinheiro valia menos do que vale hoje, e todo mês o catálogo trazia uma unidade de indexação diferente (ufirs e similares).

Em termos gráficos pra mim que vivia jogando Atari ou Odissey antes do MSX, tudo no MSX era lindo. Os ports do ZX Spectrum apesar de faltar cor (a maioria era monocromático) e faltar som, tinham um visual muito louco. E os originais do MSX os quais tinham trilha sonora e cores (incríveis 16 cores!) tem um apelo nostálgico pra mim...incomparável. Eu mataria para ter um "MSX MINI".

Expoente gráfico no MSX era a Konami. Foi no MSX que eu conheci a Konami, e foi nessa plataforma que surgiu um dos jogos da minha vida: Knightmare. Com a trilha sonora mais viciante de todos os tempos. Fui uma criança feliz, porque tive um Expert em casa.

 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.458
Reações
20.959
Pontos
1.044
Tive um HotBit Gradiente e quis fazer dele um mega desktop. Eu estava entrando na vibe de informática nos idos dos anos 90 foi então que troquei um Snes com 2 jogos e 2 controles por esse que foi minha porta de entrada na informática.

Com teclas soltas e um pouco desengonçado, rodei muita coisa ".BAS" nele.

Nunca tive MegaRAM, pegava emprestada com amigos.

@O Rei Rubro saiba que joguei muuuuito Knightmare, assim como outros classicos como Adventure Island e Parodius.

Porém o problema foi que eu, achando ser um técnico em eletronica, comecei a tirar a carcaça do dispositivo com a intenção de inseri-lo numa mala executiva, querendo assim criar o meu primeiro notebook. Mas deu errado, deu curto e estraguei de vez o MSX.

Aquela sensação de ter uma caixa de sapatos repleta de discos de 5.1/4, sendo que cada disco poderia ter diversos jogos, era única.

Essa galerinha de hoje jamais sentirá esse "perfume".

Me ajudem a relembrar a linha de código para executar um .BAS

bload " ????
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
o apice gráfico da plataforma MSX está nos modelos MSX2/MSX2+ , no 1º MSX é tudo bem fraco...

no MSX2/MSX2+ os mais bem feitos são:

Metal Gear Solid 2: Solid Snake
Space Manbow
Aleste 2 e Aleste Gaiden
Snatcher e SD Snatcher
Psycho World
Mr. Ghost
Ashiguine 2

UndeadLine (apesar da versão pro X6800 ser melhor)

*alem de alguns ótimos jogos recentes/homebrew como o The Sword of Ianna



do 1º MSX os mais bem feitos pra mim são:

Penguin Adventure
F1 Spirit
Yie Ar Kung-Fu 2
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.740
Reações
14.428
Pontos
503
Infelizmente não peguei a época boa do MSX, quando eu nasci ele estava no auge, mas só fui conhecer o MSX a partir de 2010, e em 2011 eu comprei o meu Expert da Gradiente, foi meu primeiro contato com o sistema.

MSX é um grande sistema, arrisco dizer que era tão bom quanto o NES e Master System, só tinha menos jogos, mas graças a ele nasceu uma lenda chamada Konami, que revolucionou os jogos de navinha, e outros como jogos de luta e plataforma, mas no MSX ela se destacou mais nos jogos de navinha.

Não sei dizer quais são os meus jogos favoritos, mas gosto demais de Knightmare, Zanac, River Raid, Pitfall 1 e 2, entre outros, já no MSX 2 gosto demais do Salamander, ele tem uma das minhas trilhas sonoras favoritas, uma das melhores já feitas



Já o Knightmare a trilha sonora dele deve ter inspirado as Euro dance dos anos 90, tem até um remix dele... :klol

 


erinaldobte

Veterano
Mensagens
454
Reações
584
Pontos
128
Na minha infancia eu vi um jogo de nave, mas não lembro o nome.
A nave pegava uns power ups e ficava grande na tela.
Alguem tem ideia?
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Tive um Expert 1.1 em 1989. Só tinha teclado e gabinete. Usava um radio gravador pra carregar os jogos em fitas k7. Depois fui alem e coloquei interface de drive com discos 5 1/4. Mandei transforma lo em msx2+ com o saudoso kit do Ademir Carchano. Mas não tinha FM. Vendi o msx qdo vi o anúncio do Snes e precisava fazer dinheiro pra comprar o console. ...
Em 2011 a nostalgia apertou e comprei um Expert DD PLUS( drive de 3 1/2 embutido. Em 2013 comprei uma placa mãe Expert 3 Turbo e coloquei no lugar da original do DDPLUS. Ficou bem legal.
A plataforma tem muitos jogos legais . Pra mim a Konami foi mesmo a produtora que levou o MSX , MSX2 além das suas capacidades técnicas... Metal Gear nasceu lá. Space Manbow parece jogo top de Master System , assim como outras grandes produtoras como Compile, T & Soft , Eu gosto muito de shmups e a plataforma era muito competente. Os ports de ZX eu não curtia por causa do monocromático e do color clash.
Sempre que dá vontade eu revisito a plataforma. Ainda quero ter um MSX2+ japonês, modelo Sony HB f1 .
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Passei em branco nessa epoca, minha carreira começou no PC com um 486DX. Apesar de não ter vivido essa epoca acho os computadores 8 e 16 bits super iconicos.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.458
Reações
20.959
Pontos
1.044
Qual seria um modelo/configuração "top" de um MSX caso um saudosista quisesse fazer a aquisição ?
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.266
Reações
15.539
Pontos
1.524
Esses tempos atrás consegui emular o "Golvellius 2" dele, que na verdade é o primeiro Golvellius, mas com cidades e novos puzzles/mapas. O jogo é lindo demais!

golvellius-msx22.png

Golvellius%202%20(Compile,%201988)%20(5).png
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Nunca pensei que um sistema com cpu e vdp de 8 bits chegaria a fazer uma bruxaria dessas..

 
  • Uau
Reações: pc

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.208
Reações
23.305
Pontos
1.619
Nunca pensei que um sistema com cpu e vdp de 8 bits chegaria a fazer uma bruxaria dessas..



Calma que isso é só questão de SABER PROGRAMAR! Na época dos computadores de 8 bits, muitos fizeram chover coca cola de tanto que conseguiram belas conversões pra computadores que não tinham a capacidade de soltar um pum em quesito de audio e gráficos. ZX Spectrum, Amstrad, C64 e outros são exemplos práticos nisso!
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Calma que isso é só questão de SABER PROGRAMAR! Na época dos computadores de 8 bits, muitos fizeram chover coca cola de tanto que conseguiram belas conversões pra computadores que não tinham a capacidade de soltar um pum em quesito de audio e gráficos. ZX Spectrum, Amstrad, C64 e outros são exemplos práticos nisso!
Mas isso esta MUITO acima da média do que o MSX 2 fez durante mais de 25 anos de vida. Parece um port com "cara dos 16 bits...
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.208
Reações
23.305
Pontos
1.619
Mas isso esta MUITO acima da média do que o MSX 2 fez durante mais de 25 anos de vida. Parece um port com "cara dos 16 bits...

Existem muitos feitos, não só para o MSX que ficaram bonitos. A comparação básica dele seria com os gráficos do Master System, com maior capacidade (claro), mas sempre pode se conseguir mais e mais!

Hoje em dia, o pessoal tá sabendo utilizar os sistemas operacionais com maior qualidade do que era conseguido quando se lançou. O que leva ao pensamento de reaproveitamento dos sistemas criados antigamente e o seu 'tempo de vida útil':

Os videogames, computadores ou sistemas operacionais ainda não foram bem utilizados e já vão lançando outros sistemas, esquecendo completamente do que era antes, mas NÃO LIBERANDO PARA USO TÉCNICO OU "POPULAR", o que pode dar uma sobrevida ao sistema, vide Mega Drive e Dreamcast (claro que existem outros, mas vamos citar os que estão mais em discussão nessas horas) e ainda espero que isso possa chegar em outros hardwares como o Sega CD, Saturn, 3DO, PS2 e outros
 

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.309
Reações
2.171
Pontos
453
Quase comprei um MSX Expert, depois de ver os jogos na casa de um amigo lá em 1989, pois ainda tinha um Atari na época; mas conhecí o MSX muito tarde.
Pois no mesmo ano ví o NES na casa de outro amigo, jogando: Punch-Out, Megaman 2, Mario Bros 3, Contra, Gradius, e deixou o MSX obsoleto para jogos.
.
O Scrolling de tela do MSX era muito ruim, jogos do NES pareciam um geração a frente: Mario Bros 1 e 3, série Megaman, série Gradius eram lindos no NES.
Comprei o NES ainda no fim de 1989, e só então conhecí outros clássicos do Arcade que tiveram excelente conversão no NES, como Galaga, Galaxian, Pacman, Mappy, Dig Dug, Salamander, 1943, Super Contra, Double Dragon 2, Arkanoid.............. não tinha concorrência, o NES foi um arrasa quarteirão.
.
O NES me deixou feliz até 1992, quando comprei meu Super NES, outro arrasa quarteirões da Nintendo, o MSX hoje vale como curiosidade histórica apenas.
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Existem muitos feitos, não só para o MSX que ficaram bonitos. A comparação básica dele seria com os gráficos do Master System, com maior capacidade (claro), mas sempre pode se conseguir mais e mais!

Hoje em dia, o pessoal tá sabendo utilizar os sistemas operacionais com maior qualidade do que era conseguido quando se lançou. O que leva ao pensamento de reaproveitamento dos sistemas criados antigamente e o seu 'tempo de vida útil':

Os videogames, computadores ou sistemas operacionais ainda não foram bem utilizados e já vão lançando outros sistemas, esquecendo completamente do que era antes, mas NÃO LIBERANDO PARA USO TÉCNICO OU "POPULAR", o que pode dar uma sobrevida ao sistema, vide Mega Drive e Dreamcast (claro que existem outros, mas vamos citar os que estão mais em discussão nessas horas) e ainda espero que isso possa chegar em outros hardwares como o Sega CD, Saturn, 3DO, PS2 e outros
Sim, concordo, maso que quis dizer é que achei um enorme salto no MSX . Apesar da cena retrô estar mais viva do que nunca, não conheço alguma plataforma onde me surpreendi tanto graficamente. Talvez o Pier Solar no MD. O MSX original na vdd se compara ao Colleco Vision e Sega Sg 1000, em termos de hardware. O Master System equivale ao MSX 2 e 2+ , que tem scroll fino horizontal por hw ( 2+) . Mas se vc pergunta pra quem nunca viu esse port de sf2 rodando num msx 2, ele vai achar que se trata de um Amiga ou plataforma de 16 bits, principalmente porque os detalhes e tamanhos dos personagens são fiéis .
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Quase comprei um MSX Expert, depois de ver os jogos na casa de um amigo lá em 1989, pois ainda tinha um Atari na época; mas conhecí o MSX muito tarde.
Pois no mesmo ano ví o NES na casa de outro amigo, jogando: Punch-Out, Megaman 2, Mario Bros 3, Contra, Gradius, e deixou o MSX obsoleto para jogos.
.
O Scrolling de tela do MSX era muito ruim, jogos do NES pareciam um geração a frente: Mario Bros 1 e 3, série Megaman, série Gradius eram lindos no NES.
Comprei o NES ainda no fim de 1989, e só então conhecí outros clássicos do Arcade que tiveram excelente conversão no NES, como Galaga, Galaxian, Pacman, Mappy, Dig Dug, Salamander, 1943, Super Contra, Double Dragon 2, Arkanoid.............. não tinha concorrência, o NES foi um arrasa quarteirão.
.
O NES me deixou feliz até 1992, quando comprei meu Super NES, outro arrasa quarteirões da Nintendo, o MSX hoje vale como curiosidade histórica apenas.
Aqui o MSX demorou em ficar conhecido... só tinhamos os MSX1. Em 1986 ja tinha MSX2 no japão , que resolveu as limitações de scroll horizontal(via software) e o 2+ em 1988, ja apresentando scroll horizontal por hw. . Aleste I e 2, Laydock 2, Space Manbow , nada devem e ao meu ver ao NES,, e o superando na maioria das x em qualidade gráfica. Mas se for comparar NES e MSX( ambos de 1983), o NES era um hw melhor msm.
 
Topo Fundo