Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!
Nunca pensei que um sistema com cpu e vdp de 8 bits chegaria a fazer uma bruxaria dessas..
Mas isso esta MUITO acima da média do que o MSX 2 fez durante mais de 25 anos de vida. Parece um port com "cara dos 16 bits...Calma que isso é só questão de SABER PROGRAMAR! Na época dos computadores de 8 bits, muitos fizeram chover coca cola de tanto que conseguiram belas conversões pra computadores que não tinham a capacidade de soltar um pum em quesito de audio e gráficos. ZX Spectrum, Amstrad, C64 e outros são exemplos práticos nisso!
Mas isso esta MUITO acima da média do que o MSX 2 fez durante mais de 25 anos de vida. Parece um port com "cara dos 16 bits...
Sim, concordo, maso que quis dizer é que achei um enorme salto no MSX . Apesar da cena retrô estar mais viva do que nunca, não conheço alguma plataforma onde me surpreendi tanto graficamente. Talvez o Pier Solar no MD. O MSX original na vdd se compara ao Colleco Vision e Sega Sg 1000, em termos de hardware. O Master System equivale ao MSX 2 e 2+ , que tem scroll fino horizontal por hw ( 2+) . Mas se vc pergunta pra quem nunca viu esse port de sf2 rodando num msx 2, ele vai achar que se trata de um Amiga ou plataforma de 16 bits, principalmente porque os detalhes e tamanhos dos personagens são fiéis .Existem muitos feitos, não só para o MSX que ficaram bonitos. A comparação básica dele seria com os gráficos do Master System, com maior capacidade (claro), mas sempre pode se conseguir mais e mais!
Hoje em dia, o pessoal tá sabendo utilizar os sistemas operacionais com maior qualidade do que era conseguido quando se lançou. O que leva ao pensamento de reaproveitamento dos sistemas criados antigamente e o seu 'tempo de vida útil':
Os videogames, computadores ou sistemas operacionais ainda não foram bem utilizados e já vão lançando outros sistemas, esquecendo completamente do que era antes, mas NÃO LIBERANDO PARA USO TÉCNICO OU "POPULAR", o que pode dar uma sobrevida ao sistema, vide Mega Drive e Dreamcast (claro que existem outros, mas vamos citar os que estão mais em discussão nessas horas) e ainda espero que isso possa chegar em outros hardwares como o Sega CD, Saturn, 3DO, PS2 e outros
Aqui o MSX demorou em ficar conhecido... só tinhamos os MSX1. Em 1986 ja tinha MSX2 no japão , que resolveu as limitações de scroll horizontal(via software) e o 2+ em 1988, ja apresentando scroll horizontal por hw. . Aleste I e 2, Laydock 2, Space Manbow , nada devem e ao meu ver ao NES,, e o superando na maioria das x em qualidade gráfica. Mas se for comparar NES e MSX( ambos de 1983), o NES era um hw melhor msm.Quase comprei um MSX Expert, depois de ver os jogos na casa de um amigo lá em 1989, pois ainda tinha um Atari na época; mas conhecí o MSX muito tarde.
Pois no mesmo ano ví o NES na casa de outro amigo, jogando: Punch-Out, Megaman 2, Mario Bros 3, Contra, Gradius, e deixou o MSX obsoleto para jogos.
.
O Scrolling de tela do MSX era muito ruim, jogos do NES pareciam um geração a frente: Mario Bros 1 e 3, série Megaman, série Gradius eram lindos no NES.
Comprei o NES ainda no fim de 1989, e só então conhecí outros clássicos do Arcade que tiveram excelente conversão no NES, como Galaga, Galaxian, Pacman, Mappy, Dig Dug, Salamander, 1943, Super Contra, Double Dragon 2, Arkanoid.............. não tinha concorrência, o NES foi um arrasa quarteirão.
.
O NES me deixou feliz até 1992, quando comprei meu Super NES, outro arrasa quarteirões da Nintendo, o MSX hoje vale como curiosidade histórica apenas.