O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O problema da questão da natalidade brasileira e os seus reflexos na questão econômica do país.

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/natalidade-no-brasil.htm
https://noticias.r7.com/saude/taxa-...il-e-baixa-e-esta-em-queda-acelerada-17102018

A questão da natalidade no Brasil, com uma tendência de queda como ocorre na maioria do mundo, já que um problema complicado aqui e pode ser muito pior pensando a curto prazo, especialmente vendo a situação atual do país.

Sim, as pessoas estão tendo menos filhos (isso se quiser ter um) e desejando cada vez menos por vários motivos: custo alto de manter uma criança, assumir esse compromisso, carreira, finanças, aumento de casos de pessoas com deficiência (só ver o aumento no caso de autismo) e outros. Todavia, falando de Brasil, isso é um fenômeno mais encontrado entre as camadas mais privilegiadas, seja de dinheiro ou cultural. Ainda é comum ver pessoas mais humildes com dois ou mais filhos já jovens.

Isso é um fator que agrava ainda mais a desigualdade, especialmente no país em crise como o Brasil. Difícil um trabalhador prosperar economicamente possuindo diversos filhos, até mesmo se conseguir ter um bom salário. Diferente dos outros mais privilegiados que vão acabar acumulando mais grana e podendo investir.

O futuro é complicado no Brasil sobre esse tema.

:kpensa
 

Pouca ideia

Bam-bam-bam
Mensagens
1.522
Reações
5.242
Pontos
453
Deve ser uma sensação muito boa ter filhos, cuidar e vê-los crescer e te dar netos.
O foda é que vc para pra ver o país onde vivemos e perde totalmente a vontade de por filho no mundo. Educação, saúde e segurança, tudo uma m****. Fora que o Brasil é desigual pra crl. E se a pessoa faz filho com um parceiro(a) fdp, ele(a) tá foddido(a). Pensando de forma racional, o melhor é realmente não gerar filhos.
 

Stuttz1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.633
Reações
3.287
Pontos
453
ter um filho é algo maravilhoso, mas a pessoa precisa ter consciência da própria condição financeira.
Tem um maluco que trabalha comigo, o maluco já está indo pro terceiro filho, detalhe, salário dele é 1.1K, isso sim é viver perigosamente.
 


carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.521
Reações
19.494
Pontos
744
Quero ver a previdência como vai ser.
Bora ver se os jovens no futuro vão querer de se matar para pagar imposto para sustentar a previdência
 

Gulf

F1 King
Mensagens
16.282
Reações
15.512
Pontos
1.439
ter um filho é algo maravilhoso, mas a pessoa precisa ter consciência da própria condição financeira.
Tem um maluco que trabalha comigo, o maluco já está indo pro terceiro filho, detalhe, salário dele é 1.1K, isso sim é viver perigosamente.
Não consigo entender como pode
 

Doydis

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.626
Reações
19.610
Pontos
1.094
ter um filho é algo maravilhoso, mas a pessoa precisa ter consciência da própria condição financeira.
Tem um maluco que trabalha comigo, o maluco já está indo pro terceiro filho, detalhe, salário dele é 1.1K, isso sim é viver perigosamente.

Sempre sobra pra alguém da família ajudar, um tio/tia, avós, primos, irmãos, etc. Se o caso dele não tiver ajuda de ninguém, somente com esse salário, já posso acreditar em milagre.
 

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.515
Reações
180.164
Pontos
1.003
Além de toda questão dos problemas da relações entre homens e mulheres, com a extrema dificuldade de encontrar uma parceira e de ter um casamento que se estenda por tempo suficiente para criar o filho até a idade adulta, ainda tem o fator do tecido cultura que dificulta muito a criação, precisando ter atenção redobrada pra criança não virar um idiota que só repete jargões "empoderadores" e do ambiente, com a crescente violência a criança de classe média crescer dentro do quarto e das dependências do condomínio, o que também é prejudicial para a formação da cognição.

Prefiro não ter filhos, melhor adotar um cachorro, pelo menos posso vê-lo todos os dias e não vou pagar pensão pro Ricardão ficar criando meu filho.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
É isso que o Décio responderia.
@Ex-peão louco, você é o Décio?

Além de toda questão dos problemas da relações entre homens e mulheres, com a extrema dificuldade de encontrar uma parceira e de ter um casamento que se estenda por tempo suficiente para criar o filho até a idade adulta, ainda tem o fator do tecido cultura que dificulta muito a criação, precisando ter atenção redobrada pra criança não virar um idiota que só repete jargões "empoderadores" e do ambiente, com a crescente violência a criança de classe média crescer dentro do quarto e das dependências do condomínio, o que também é prejudicial para a formação da cognição.

Prefiro não ter filhos, melhor adotar um cachorro, pelo menos posso vê-lo todos os dias e não vou pagar pensão pro Ricardão ficar criando meu filho.
Inclusive, aumentou o número de adoção de PETs durante a quarentena.

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2020/07/29/adocao-de-caes-e-gatos-cresce-durante-a-quarentena
 

dragonreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.668
Reações
4.625
Pontos
288
Relaxa, quando a bolha da previdência estourar, so os super ricos vao sobreviver, o resto vai virar miserável.
 

D'Anconia

Bam-bam-bam
Mensagens
386
Reações
2.366
Pontos
318
A economia (leia-se: mercado), se mantida protegida de ingerências externas, SEMPRE se adaptará satisfatoriamente às mudanças sócio-históricas.

Mas não consigo vislumbrar um futuro promissor para os arranjos estabelecidos pelo Estado, tais como previdência social, funcionalismo público, amplitude de oferta dos serviços públicos, etc.

Países como a Finlândia já discutem abertamente a inviabilidade do Estado de bem estar social existente por lá. A atual taxa de natalidade não garantirá uma suficiente quantidade de jovens economicamente ativos a serem tributados no futuro, que mantenha a sustentabilidade do tamanho do Estado e da oferta de comodidades à população envelhecida de finlandeses.

O cenário brasileiro é muito preocupante por várias razões. Uma que gosto de citar é o fato de que o Brasil não soube estruturar uma política previdenciária que aproveitasse o boom demográfico que o país experimentou no século passado. Somos uma quimera: país pobre, subdesenvolvido econômica e tecnologicamente, pouco qualificado, improdutivo e jovem, mas com uma taxa de natalidade igual ao de nações ricas e milenares.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Além de toda questão dos problemas da relações entre homens e mulheres, com a extrema dificuldade de encontrar uma parceira e de ter um casamento que se estenda por tempo suficiente para criar o filho até a idade adulta, ainda tem o fator do tecido cultura que dificulta muito a criação, precisando ter atenção redobrada pra criança não virar um idiota que só repete jargões "empoderadores" e do ambiente, com a crescente violência a criança de classe média crescer dentro do quarto e das dependências do condomínio, o que também é prejudicial para a formação da cognição.

Prefiro não ter filhos, melhor adotar um cachorro, pelo menos posso vê-lo todos os dias e não vou pagar pensão pro Ricardão ficar criando meu filho.

É, o feminismo enquanto movimento social também tem um papel nisso tudo, eu diria. Ainda mais que é um movimento de classes privilegiadas. Mulheres de classe média são as que mais compactuam com o ideal do movimento no Brasil, e isso bate com a descrição que o OP deu sobre a queda de natalidade ser principalmente nas camadas mais ricas da sociedade.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Será que as pessoas não querem ter filhos por eles "atrapalharem" o trabalho ou pelo risco da pensão alimentícia? É ridículo um juiz determinar que tu deve dar 20% ou 30% para criar um filho. Os relacionamentos estão bem problemáticos atualmente.

Cada um cria o filho como quiser e paga o que achar justo. Pensão alimentícia é um fascismo feminista! Dá para criar um bebê com 200 reais por mês e não estou tirando onda.
Usa fralda de pano...
Não sei se é troll e tal. Mas não é por causa de pensão. Se isso afetar, é uma das coisas que menos influenciam. Isso é reflexo no mundo inteiro, quanto mais qualidade de vida e mais urbanização, menos filhos as pessoas vão querer ter. Alterações em lei de pensão tem influência negligível nesse tipo de estatística.

Praticamente ninguém que faz planejamento famíliar leva em consideração pensão alimentícia, só o fato de você cogitar separação por si só já é um detrimento para ter filho.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Acredito que a nossa população, no geral, o Brasil, teve acesso a uma educação melhor que nas décadas passadas. Com o acesso fácil aos preservativos e anticoncepcionais, o número de filhos por família se reduziu. Pego com exemplo meus avós, tiveram 5 ou mais filhos, enquanto meus tios tiveram um ou dois, no máximo. Meus tios, por parte paterna, possuem uma condição financeira muito boa, e isso já reflete que tem tios meu que nem filhos tem ainda. Mesmo assim, não tenho nenhuma tia / tio com mais que dois filhos.

Na verdade, tenho um tio que tem uns 6 filhos, o problema é que não é que foram planejados, é que ele mesmo não se cuidou, tampouco a minha tia também. O que acontece com os países mais ricos, incluo o Brasil na lista, é que ter filhos é caro demais, sendo as vezes necessário bancá-los até a maior idade, devido ao desemprego, por exemplo. Quem pode ter dois ou mais filhos acaba tendo nenhum, enquanto quem mal consegue se sustentar, tem dois, três... Vejo isso pelos meus amigos do tempo da escola, os que têm filhos/filho são os que não levavam os estudos a sério, enquanto os que queriam estudar hoje são formados e buscam crescer financeiramente.

Arrisco-me a dizer que a natalidade está ligada a melhor educação e às melhores oportunidades de crescimento profissional e de vida.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.239
Reações
35.468
Pontos
1.053
nossa conseguiram meter Donald Trump numa discussão de pensão alimentícia.
a quem ponto a trollagem chegou ....


Em 2018, o rendimento de todos os trabalhos compunha, 72,4% do rendimento médio mensal real domiciliar per capita. Os 27,6% provenientes de outras fontes se dividem em rendimentos de aposentadoria ou pensão (20,5%) em sua maioria, mas também em aluguel e arrendamento (2,5%), pensão alimentícia, doação ou mesada de não morador (1,2%) e outros rendimentos (3,3%).
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Não sei se é troll e tal. Mas não é por causa de pensão. Se isso afetar, é uma das coisas que menos influenciam. Isso é reflexo no mundo inteiro, quanto mais qualidade de vida e mais urbanização, menos filhos as pessoas vão querer ter. Alterações em lei de pensão tem influência negligível nesse tipo de estatística.

Praticamente ninguém que faz planejamento famíliar leva em consideração pensão alimentícia, só o fato de você cogitar separação por si só já é um detrimento para ter filho.
É troll.

Em outro topico, a mesma pessoa queria que acabassem com o casamento por causa de pensão alimentícia.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
 

jakotsu

Bam-bam-bam
Mensagens
691
Reações
1.595
Pontos
333
Quem mais gera filhos é favelados e jecas que nem trabalhos formais têm para sustentarem previdência.

No caso deles, cada filho é mais uma despesa para o estado durante toda a vida.
 

Ixchel

Veterano
Mensagens
378
Reações
817
Pontos
118
Será que as pessoas não querem ter filhos por eles "atrapalharem" o trabalho ou pelo risco da pensão alimentícia? É ridículo um juiz determinar que tu deve dar 20% ou 30% para criar um filho. Os relacionamentos estão bem problemáticos atualmente.

Cada um cria o filho como quiser e paga o que achar justo. Pensão alimentícia é um fascismo feminista! Dá para criar um bebê com 200 reais por mês e não estou tirando onda.
Usa fralda de pano...
Pra fugir de pensão é só usar camisinha e garantir que ela tome remédios.

E o ideal é não trepar com mulher qualquer, senão se der um azar de ter filho com ela, vai ser só sofrimento e lavagem cerebral no filho.

Se eu fosse uma pessoa com bastante dinheiro não teria problemas em ter um filho. Mas sou pobre, então...
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.148
Pontos
1.494
O futuro do Brasil deverá ser bastante sombrio: envelhecimento populacional e falência completa do sistema previdenciário; explosão da dívida pública e redução brusca de qualquer capacidade de investimento por parte do governo; jovens que não querem estudar e se qualificar enquanto o mercado requer mão de obra cada vez mais qualificada; atraso tecnológico e economia dependente da exportação de alimentos e matérias primas (baixo valor agregado)...

Imaginar que a coisa por aqui vai melhorar é muito otimismo. Aqui o lema da nossa bandeira deveria ser trocado para "salve-se quem puder"
 

Miazzi

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
681
Reações
1.174
Pontos
784
Eu e minha esposa pretendemos ter um filho. E que se dane se vai dar tudo certo ou não.
Vamos fazer a nossa parte e o que será daí pra frente e outros 500, não deixarei de ter um filho por questões econômicas ou culturais. Meu pai criou eu e mais dois irmãos, ganhando bem menos do que eu e em uma época com muito menos informação.

Mais cada um decide o que quer nessa vida.

arrivederci.
 

Ryu-san

Bam-bam-bam
Mensagens
3.497
Reações
10.353
Pontos
353
Caramba, tem gente culpando as mulheres e até mesmo o feminismo. Esse fórum odeia demais as mulheres. Se for para seguir essa linha de raciocínio, é mais fácil culpar o homem.

Eu acredito que o motivo das camadas privilegiadas estarem tendo menos filhos é porque eles têm mais acesso a informação e a educação, o que inclui a importância dos métodos contraceptivos e a consciência da dificuldade em ter um filho no Brasil, para além da questão financeira.
 

VinceVega

Condenado a ser livre!
VIP
Mensagens
5.260
Reações
9.518
Pontos
1.229
Pobre no Brasil vai acabar, seja por conseguir mais riquezas, seja pela fome.
 

Not REal presence!

Bam-bam-bam
Mensagens
732
Reações
2.075
Pontos
433
tenho um filho de 2 anos, e não penso em outro(s)... o custo de filho não é algo muito alto, na verdade é gostoso você poder comprar coisa pra ele, pagar um bom convênio, etc. Minha questão é tempo, ´nós 2 trabalhamos o dia todo, e com um pequeno, já é corrido pra caramba, e com todo cansaço ainda quero chegar e curtir ele, passear, etc. Acredito que hoje a sociedade está mudando, o casal geralmente trabalha e tudo tem de ser mais dinâmico. questão de custos, se você não pode comprar uma pampers ou huggies, compra uns pacotes de fraldas gigantes basicona e já era, e vida que segue.
Mas tem gente, nas camadas mais simples e pobres, não tem gatilho mesmo, 3,4 filhos e contando...
Na questão de futturo, quero investir na educação dele e já deixar um pé de meia, visto que realmente, muita coisa está mudando.
 

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.812
Reações
2.760
Pontos
703
O problema não é só dinheiro, pobre tem bastante filho e quem tem vida boa tem pouco filho, a diferencia é que pra muita gente filho é um "problema", com um filho você não pode viajar, ficar indo no baile/balada, sair com os amigos, se focar no que você gosta (hobby ou trabalho) e gastar todo seu salário com besteiras pra você.
 
Topo Fundo