O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O problema dos estaduais

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Venho percebendo há alguns anos, mais precisamente, desde 2010, que os estaduais se tornaram campeonatos pesados, sem graça e sem importância para os clubes.

Na sua opinião, o que pode ser feito para melhorar o formato destes?

Por mim, deveria ser um mata-mata só. Devia começar em janeiro e acabar no máximo no meio de março. As divisões deveriam ser mais enxutas. Se um timeco do interior subisse, mérito dele. Isso até deixaria o campeonato mais emocionante! No mais, pra que colocar a Inter de Bebedouro pra jogar contra o Corinthians?
 
Ultima Edição:

Slap Shot

Bam-bam-bam
Mensagens
2.037
Reações
3.792
Pontos
453
Cara, complexo. Depende muito do estadual.
No geral, acho que o que poderia se fazer, em resumo, é:
- Estende o estadual pela temporada inteira;
- As primeiras fases seria disputadas só por times que, no Campeonato Brasileiro jogam as Séries C e D e os que não têm divisão, assim você garante calendário pra todo mundo;
- Times da Série B entrariam numa segunda fase, já em mata-mata;
- Times da Série A entrariam apenas na fase final, também em mata-mata;

Assim você garante o campeonato, a receita dos clubes de menor alcance que hoje só jogam meia temporada e protege os clubes maiores de um calendário nocivo.


Sent from my iPad using Tapatalk
 

Doug.Exausto

Bam-bam-bam
Mensagens
2.191
Reações
4.949
Pontos
303
A verdade é que Futebol brasileiro está morto. Parece exagero, mas é só olhar: a qualidade do futebol é ruim, os times são ruins tendo só jogadores quase-aposentados ou que não vingaram na europa, para não falar de apostas que depois serão levados pelos times europeus.

Mas desconsiderando um pouco esse lado, mais cedo ou mais tarde os estaduais acabarão. E acho que será a medida certa, pois os clubes pequenos quase não levam torcida (muitas vezes lucram em cima da torcida do time adversário), para não falar daqueles que só existem por causa de empresário como é o caso da Redbull.
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.296
Reações
17.797
Pontos
1.174
deixa cada estado definir como é o seu estadual, ter uma regra nacional é absurdo

aqui no RS eu sou da opiniao de fazer um campeonato onde gremio e inter só possam jogar com times estilo seleção olímpica: até 21 anos com exceção de 3 jogadores. aí os clubes menores continuam tendo o estadual pra disputar, mas com mais chances de vencer, a dupla poupa jogadores titulares mas ainda tem margem para testar a base e novas contratações, e ainda seria bacana de se assistir.

mas enfim, isso é uma ideia na qual teria q ser parado pra pensar melhor, nao vai ser eu em 105 segundos q vou pensar no formato ideal (ou será q vou?)

agora, quanto aos outros estados, que adequem a sua propria realidade
 

Slap Shot

Bam-bam-bam
Mensagens
2.037
Reações
3.792
Pontos
453
Eu não acho que "os estaduais acabarão.""
Os estaduais podem parecer ruins para paulistas, mineiros, fluminenses... mas para um monte de estados aí, os estaduais são as principais competições. Para muitos clubes, são as únicas do calendário. Sem falar que acabar com os estaduais seria mais um passo para absorver algo negativo do futebol europeu: teríamos um monte de clubes importantes que passariam décadas e mais décadas sem ganhar títulos e isso é uma b*sta.
 

Flea.

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.068
Reações
20.632
Pontos
1.144
Estaduais são o câncer do futebol brasileiro, eles que são a razão de termos uma temporada insanamente inchada em comparação com outros locais e de termos pré-temporadas curtas e basicamente inúteis, resultando em um futebol de nível pior ainda do que já é.

E ainda servem pra enganar a torcida com um titulo completamente inútil de um time que jogou 90% das partidas contra times que a folha salarial completa não pagaria nem a limpeza do estádio.

Mas são a grande ferramente de domínio da CBF, garantem que os poderes locais vão ter seus próprios campeonatos onde podem ter eles próprios algum poder de influência.

Só mais uma das engrenagens da máfia que é a CBF, e infelizmente não vejo essa porcaria mudando, pra um formato aceitável, ou terminando tão cedo.
 


Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.534
Reações
18.517
Pontos
1.464
No caso do campeonato cearense eu acho q jogaria o estadual com os grandes pro 2o semestre, faria um campeonato do interior com uns 8-12 times , turno e returno, valendo vaga na CdB, e faria uma um quadrangular com os q estivessem nas séries A a D do Brasileiro no 2o semestre em alguma data aí qualquer :klol:klol

Simplesmente acabar com o estadual e achar q todo o futebol local seria absorvido por uma série EFGHIJ do BRzão é excesso de mesa redonda da ESPN , não recomendo.
 

claudio182

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.922
Reações
7.146
Pontos
1.099
Só mata mata em oitavas de finais. 2 gols de diferença fora de casa elimina o jogo de volta, salvo na semi e final.
Os 8 piores rankeados fazem um mata mata extra antes das oitavas.
20 times no total.
Quem cair antes da Semi entra em uma fase já avançada para disputar o título da segunda divisão já no mesmo ano. O time pode recusar essa chance se quiser.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Todas boas ideias.

Pra mim tem que acabar o formato atual do Paulistinha. A FPF trata como se fosse campeonato de temporada!
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.868
Reações
50.973
Pontos
1.003
Aqui na Bahia o Campeonato Baiano só serve pra um torcedor gastar o outro se perder
Valor mesmo não tem nenhum, isso passou pra Copa do Nordeste
 

Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
Estaduais são o motivo pelo qual o futebol brasileiro consegue continuar com mais ou menos doze times grandes. Essa modinha imbecil de querer imitar a Europa em tudo ainda vai acabar com eles (já está acabando na verdade), e só vão perceber a m**** que fizeram quando for bem tarde.

O pior motivo, mas ainda muito relevante, é que são óbvias oportunidades de título pros times. Com doze times qual vocês acham que seria a frequência média para um time ganhar o Brasileiro? Na situação "ideal", se cada um só ganhasse um até todo mundo ganhar um... doze anos. Isso na situação ideal, irreal, impossível... no mínimo doze anos. "Ah, mas tem Copa do Brasil". Bom, façam as contas e vejam se fica muito melhor. Título ajuda a formar torcida, a estabelecer a marca, a ter renda com transmissão de TV, bilheteria, patrocínio. Fora que obviamente dá graça ao futebol.

Ainda mais importante que o título é a rivalidade. A rivalidade é um dos grandes componentes do que mantém o futebol interessante pro brasileiro. Que tipo de rivalidade vocês acham que teria entre Flamengo e Vasco, Inter e Grêmio, Corinthians e Palmeiras... se esses times só se encontrassem regularmente em jogos de pontos corridos no Brasileiro? Se esses times só se encontrassem de vez em nunca em jogos de pouco apelo a rivalidade como conhecemos acabaria, sobraria no máximo aquela rivalidade escrota da Europa em que o time que ficou pequeno se sente rival e o grande meio que caga pro rival histórico. Isso ou essas rivalidades artificiais interestaduais inventadas nos últimos anos tomariam o lugar delas (como o Palmeiras querendo ser rival do Flamengo ou qualquer outra imbecilidade parecida). Sem rivalidade o que vocês acham que seria desses times? Se Fla-Flu virar um jogo como Flamengo x São Paulo o futebol brasileiro perde pra c***lho.

Como vocês acham que o Botafogo ainda é considerado um time grande? Como vocês acham que o Atlético Mineiro sobreviveu mais de quarenta anos sem ganhar nada? Por que vocês acham que o Brasil tem tanto time grande enquanto os campeonatos que passam na ESPN e sei lá mais que m**** têm quatro no máximo e um monte de time tipo o Bangu (já teve tradição, mas hoje é irrelevante)? Tudo graças aos estaduais.

Estadual tem que ser legal de assistir. Tem que ter formato individualizado pra cada região, nada dessa imbecilidade de copiar formatos de fora achando que vão servir pra qualquer coisa.
A fórmula do Carioca nos anos 2000 chegou à perfeição (pro Carioca). Dois grupos em que todos acabam jogando contra todos ao fim do campeonato, cada turno com semifinal e final, além de uma final do campeonato em dois jogos. Garantia os clássicos, vários jogos de mata-mata que importavam pra alguma coisa (em geral os mata-mata eram clássicos), até três finais (com a última em dois jogos ainda) por ano, fora a oportunidade de um time que não venceu o primeiro turno se recuperar (perfeito pro nosso início de ano) e de um time que venceu o primeiro turno se poupar (também perfeito pro nosso início de ano). Clássico pra c***lho, mata-mata pra c***lho, final pra c***lho. Todo campeonato acabava com vários jogos memoráveis. A única coisa que estragava a fórmula era quando deixavam o campeonato inchar demais. Depois foram querer modificar e, como sempre quando se tenta mexer no que está perfeito, piorou.

Cada estado tem que ter a sua fórmula, mas a idéia é aproveitar os clássicos. E ter final, semifinais etc porque campeonato de pontos corridos é uma m**** imitada da Europa pela geração PlayStation. Lembram daquele campeonato Paulista emocionoante em pontos corridos? Foi uma m****, claro.
 
Topo Fundo