O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O que é bom dar uma olhada após comprar carro antigo e bem rodado?

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.691
Reações
34.835
Pontos
903
Adquiri um Uno 2002 1.0 mas não faço ideia de por onde começar...até agora, só foi trocado a correia dentada, os pneus, um farol queimado e falta trocar os amortecedores que estão meio ruins. O que mais é bom dar uma conferida? De funilaria e acabamento interno pra mim está ótimo, só queria saber o que preciso estar em dia para rodar tranquilo com ele.
Está na casa dos 172 mil quilômetros rodados.
 
Ultima Edição:

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.573
Reações
13.067
Pontos
1.189
Você comprou o Rei da estrada, o Deus dos Carros, a Lenda! Um carro que sobreviverá à humanidade!

Veja se a bomba d'água tem vazamentos. Limpe o radiador e troque o líquido de arrefecimento. Troque o óleo a cada 7.500 km (respeite a especificação mínima, esse motor tem muito pouco óleo e, se maltratado, forma borra). Às vezes há vazamentos de óleo na tampa de válvulas, pelo antichamas (se entupir) e em alguns outros selos do motor. Tudo barato de ser resolvido.

Deixe o carro como herança em seu testamento. Ele estará inteiro.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.691
Reações
34.835
Pontos
903
Você comprou o Rei da estrada, o Deus dos Carros, a Lenda! Um carro que sobreviverá à humanidade!

Veja se a bomba d'água tem vazamentos. Limpe o radiador e troque o líquido de arrefecimento. Troque o óleo a cada 7.500 km (respeite a especificação mínima, esse motor tem muito pouco óleo e, se maltratado, forma borra). Às vezes há vazamentos de óleo na tampa de válvulas, pelo antichamas (se entupir) e em alguns outros selos do motor. Tudo barato de ser resolvido.

Deixe o carro como herança em seu testamento. Ele estará inteiro.
O bicho é tão parrudo assim? Kkkkkkk
Já me simpatizei muito com o carro, é quase um exercício de força engatar as marchas e virar o volante com o carro parado, mas é muito bom dirigir ele, mesmo sendo 1.0 ele é bem valente.
Vou dar uma conferida nessas suas dicas, me lembrei também de dar uma olhadinha nas pastilhas e fluído de freio, é bom garantir a frenagem nessas caixas de fósforo bateu-morreu.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.573
Reações
13.067
Pontos
1.189
Ah sim, revisão básica para qualquer carro. Já trocou a correia dentada, aproveita e olha a correia de acessórios, fluido de freio, etc.

O carro é muito resistente, sim. Tenho um também, meu primeiro carro, que comprei 0 km em 2002. Não é meu carro principal desde 2009, mas está aqui, firme e forte. Já atravessei até rio com ele.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.691
Reações
34.835
Pontos
903
Ah sim, revisão básica para qualquer carro. Já trocou a correia dentada, aproveita e olha a correia de acessórios, fluido de freio, etc.

O carro é muito resistente, sim. Tenho um também, meu primeiro carro, que comprei 0 km em 2002. Não é meu carro principal desde 2009, mas está aqui, firme e forte. Já atravessei até rio com ele.
Só faltava ser um duas portas básico e cinza...seria irmão gêmeo do meu :ksorriso
 

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
trocar óleo do câmbio
verificar velas e cabos de vela
verificar bateria
 


Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.246
Reações
50.129
Pontos
1.539
Normalmente é isso ai, vc troca correias, oleo, filtros, vela, cabo de vela(se tiver), faz alinhamento e balanceamento, verifica as buchas da suspensão...




trocar óleo do câmbio
verificar velas e cabos de vela
verificar bateria

não se troca oleo do cambio manual, a não ser que vc precise fazer alguma manutenção, mas é muito raro, diferente do oleo do motor o do cambio funciona em um sistema lacrado, não enfreta as altas temperaturas e tudo mais do oleo do motor.
 

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
não se troca oleo do cambio manual, a não ser que vc precise fazer alguma manutenção, mas é muito raro, diferente do oleo do motor o do cambio funciona em um sistema lacrado, não enfreta as altas temperaturas e tudo mais do oleo do motor.

e daí? O óleo oxida. E o sistema não é lacrado, tem local para tirar e colocar óleo
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.246
Reações
50.129
Pontos
1.539
e daí? O óleo oxida. E o sistema não é lacrado, tem local para tirar e colocar óleo

Blz cara, vc deve saber mais do que todos os engenheiros de todas as montadoras já que NENHUMA recomenda a troca do oleo, não consta em nenhuma manutenção preventiva a troca do oleo do cambio, mas vc sabe, o meu carro que tem 232 mil km nunca trocou o oleo do cambio e nunca deu problema no cambio, mas deixa o OP ficar gastando dinheiro com coisa inutil, afinal o cara acabou de comprar o carro, vai ja ter varios gastos, deixa o cara gastar mais.
 

O'conner

Bam-bam-bam
Mensagens
3.147
Reações
4.226
Pontos
453
e daí? O óleo oxida. E o sistema não é lacrado, tem local para tirar e colocar óleo
Câmbio manual
Os automóveis atuais equipados com câmbio manual não precisam de troca. “A tecnologia dos lubrificantes evoluiu muito e hoje eles são do tipo ‘lifetime’, ou seja, duram por toda a vida útil do sistema”, explica Francisco Satkunas, conselheiro da SAE, Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade. “A construção das transmissões também evoluiu muito nesse sentido.”
Dessa forma, somente é necessário a substituição do lubrificante se ocorrer algum vazamento ou em caso de reparo. Por isso, fique sempre de olho se o carro apresenta perda de óleo e confira no manual do proprietário o prazo recomendado para realizar a verificação periódica do nível do lubrificante.
 

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
gastei 400 reais trocando o óleo do câmbio e dos 03 diferenciais da minha TR4. Comprei o carro usado e quero ter certeza de que ele está OK

HAHAHAHAHAHA

mas se nego quiser confiar em engenheiro burro ou dono idiota de carro usado, pode confiar
 

Mamanolo

Habitué da casa
Mensagens
258
Reações
141
Pontos
68
No manual do meu carro que é câmbio manual, pede pra trocar o óleo há cada 120.000km.
Mas referente a pergunta, eu acho a melhor forma é ver oque se deve ser trocado antes da compra, pra poder negociar melhor o valor do veículo.
Depois disso seria bom fazer oque já foi dito, óleo do motor, carreia dentada, etc.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.573
Reações
13.067
Pontos
1.189
gastei 400 reais trocando o óleo do câmbio e dos 03 diferenciais da minha TR4. Comprei o carro usado e quero ter certeza de que ele está OK

HAHAHAHAHAHA

mas se nego quiser confiar em engenheiro burro ou dono idiota de carro usado, pode confiar

Você deve ter trocado o óleo do diferencial. Esse sim, é comum trocar. A troca pode ser recomendada em carros que circulam em estradas com muita poeira e água também. Mas em regra, para carros de tração dianteira e transmissão manual, difícil precisar trocar óleo da caixa de câmbio.

No meu bravo Uno 2002 já precisei completar o óleo do câmbio por ter rompido uma coifa, que causou vazamento. Nada mais.
 

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
Você deve ter trocado o óleo do diferencial. Esse sim, é comum trocar. A troca pode ser recomendada em carros que circulam em estradas com muita poeira e água também. Mas em regra, para carros de tração dianteira e transmissão manual, difícil precisar trocar óleo da caixa de câmbio.

No meu bravo Uno 2002 já precisei completar o óleo do câmbio por ter rompido uma coifa, que causou vazamento. Nada mais.

é um procedimento barato, nego gosta de perder tempo com besteira. Vai lá e faz. De quebra tu pode observar o óleo velho, achar alguma m**** maior no caminho

na boa, geral da OS tem que entrar no SENAI para aprender a resolver problema. Sua vida muda quando vc tem que limpar um armário de lubrificante e depois entrar embaixo de uma máquina para limpar e lubrificar a porra toda

aqui só tem nutella, dirige carro em shopping e fica achando que problema se resolve com engenheiro. Engenheiro só serve para criar problema, é disso que eles vivem
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.573
Reações
13.067
Pontos
1.189
Cara, problema que não existe não precisa de solução. Trocar óleo de caixa manual de carro moderno é exceção. Mas cada um faz o que quer com o próprio dinheiro.

Em tempo, tem caixa automática que se trocar o fluido, para de funcionar. Mas esse é outro assunto.
 

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
Cara, problema que não existe não precisa de solução. Trocar óleo de caixa manual de carro moderno é exceção. Mas cada um faz o que quer com o próprio dinheiro.

Em tempo, tem caixa automática que se trocar o fluido, para de funcionar. Mas esse é outro assunto.

que carro moderno? Uno quadrado é moderno? O projeto tem mais de 40 anos. Fora o problema do dono antigo, que fez sei lá o que com o carro
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.691
Reações
34.835
Pontos
903
é um procedimento barato, nego gosta de perder tempo com besteira. Vai lá e faz. De quebra tu pode observar o óleo velho, achar alguma m**** maior no caminho

na boa, geral da OS tem que entrar no SENAI para aprender a resolver problema. Sua vida muda quando vc tem que limpar um armário de lubrificante e depois entrar embaixo de uma máquina para limpar e lubrificar a porra toda

aqui só tem nutella, dirige carro em shopping e fica achando que problema se resolve com engenheiro. Engenheiro só serve para criar problema, é disso que eles vivem
Amigo...você fez um curso qualquer e quer desbancar um engenheiro que estudou a vida inteira pra montar um carro? Sem a equipe de engenheiros, você nem tinha esse carro...
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.573
Reações
13.067
Pontos
1.189
que carro moderno? Uno quadrado é moderno? O projeto tem mais de 40 anos. Fora o problema do dono antigo, que fez sei lá o que com o carro

O Uno 2002 usa a mecânica Fire e outra especificação de óleo na caixa de câmbio. Os Uno com quase 40 anos têm mecânica Fiasa. Faz mal trocar o óleo do câmbio? Depende. Já erraram muito com especificação errada de óleo em caixa FIAT dos Fiasa e Sevel. Como eu disse, cada um faz o que acha melhor.
 

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
Amigo...você fez um curso qualquer e quer desbancar um engenheiro que estudou a vida inteira pra montar um carro? Sem a equipe de engenheiros, você nem tinha esse carro...

engenheiro não projeta carro nenhum, segue as ordens do departamento de marketing, que segue as ordens dos clientes idiotas. Aí passa as ordens para a linha de montagem e o pessoal que se vire para fazer funcionar

esse negócio de dispositivo sem manutenção existe porque? Pois é mais barato e é a prova de idiotas. Quebrou? Joga fora e compra outro.

isso se aprende em qualquer curso mesmo, toda indústria é a mesma história. Idiotas dando ordens e o resto se virando para resolver
 
Ultima Edição:

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
causos do ned:

comprei uma TR4, que saiu de linha, substituída pela ASX. A TR4 passa por cima de tudo e carrega carga, a ASX leva madame para o shopping. A culpa é dos engenheiros? Óbvio que não, a culpa é do fabricante que decidiu mudar o público alvo

fui em uma entrevista para trabalhar na indústria. Eu iria fazer assistência técnica e teria que lidar com clientes idiotas. Ainda bem que não fui contratado, pois eu obviamente iria meter o loko para cima de um diretor e melar um contrato de milhões de USD

na boa, esse mundo é governado pelos idiotas, nem tem muito o que fazer
 
Topo Fundo