O que há de Novo?
  • Novo tema VIP está disponível
    Visitante, um novo tema com fundo escuro agora está disponível para aqueles que contribuíram com doações ao fórum e têm o status VIP. Veja os detalhes aqui.


O que é o Satanismo? Entre e conheça mais

AlefKSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.087
Reações
14.643
Pontos
553
Bom galera, resolvi criar um tópico para por em pauta o assunto do tão amado/temido Satanismo.

O que é satanismo ?
O satanismo é um grupo de religiões composto por muitas crenças ideológicas e filosóficas e fenômenos sociais. As características comuns entre elas incluem associação símbólica com, admiração pelo
personagem de e até veneração de Satanás ou de outras figuras rebeldes similares, como Prometeu, e figuras libertadoras.
O cristianismo e o Islam tipicamente consideram Satanás como o adversário ou inimigo, mas muitas revisões e recomposições populares de contos bíblicos inseriram sua presença e influência em quase todos os aspectos de posição adversa, até à narração da Criação, em Gênesis e Queda do Homem. Especialmente por cristãos e muçulmanos, a figura de Satanás foi tratada variavelmente, como competidor rebelde ou invejoso dos seres humanos, de Jesus, e caracterizado como anjo caído ou demônio governador do submundo penitencial, acorrentado num poço fundo, vagando pelo planeta em busca de almas ou provendo ímpeto para farsas mundanas.Particularmente após o iluminismo, algumas obras, como "Paraíso Perdido", foram tomadas pelos românticos e descritas como ilustradoras do Satanás bíblico como uma alegoria, representando crise de fé, individualismo, livre-arbítrio, sabedoria e iluminação. Essas obras demonstrando Satanás como um personagem heróico são poucas, mas existem; George Bernard Shaw, William Blake e Mark Twain ("Letters from the Earth") incluíram tais caracterizações nos seus trabalhos bem antes de satanistas religiosos começarem a escrever. Foi então que Satanás e o satanismo começaram a ganhar novos significados fora do cristianismo
Da onde surgiu o termo ?
O termo Satan originou-se do judaísmo e se expandiu entre cristãos e seguidores do islamismo, chegando desse modo a disseminar-se entre diferentes culturas. O termo satanismofoi utilizado pelas religiões abraâmicas para designar práticas religiosas que consideravam estar em oposição directa do Deus abraamico (o Deus de Abraão).
Tipos de Satanismo

Satanismo de Lavey (O que eu sigo, no caso)

Origem:
O Satanismo LaVeyano ou Satanismo de LaVey foi fundado em 1966 por Anton LaVey. Sua crença se baseia na idéia de que Satã é um arquétipo (e não um ser) positivo. Seus ensinamentos também são baseados no individualismo, na auto-indulgência e na moral da lei de talião, com influências dos rituais e cerimônias do ocultista Aleister Crowley e dos filósofos Friedrich Nietzsche e Ayn Rand. Empregando a terminologia de Crowley, os praticantes definem o Satanismo como o "Caminho da Mão Esquerda", religiosa e filosoficamente, rejeitando o tradicional "Caminho da Mão Direita" de religiões como o Cristianismo por sua percepção da negação da vida e ênfase na culpa e na abstinência. Diferentemente doSatanismo Teísta, o Satanismo LaVeyano não envolve nenhum tipo de adoração, usando "Satã" como um símbolo dos valores carnais e terrenos, inerentes à natureza humana.


Filosofia:
O Satanismo é muitas vezes confundido com uma religião que encoraja a crueldade e o comportamento irresponsável, mas o Satanismo LaVeyano se opõe a tais atitudes, embora, à primeira vista, pareça promover a violência em certas situações.
A idéia central é que um indivíduo deve reforçar seu próprio significado na vida e se colocar acima do conformismo das massas. O satanista é visto como o equivalente do Übermensch do filósofoalemão Friedrich Nietzsche; LaVey dizia que "os satanistas assim o nascem, não são fabricados", e que "os satanistas têm uma doença chamada independência, que precisa ser encarada da mesma forma que o alcoolismo". Há fortes elementos progressistas e libertários; a diversidade é encorajada, espera-se que cada um descubra sua própria sexualidade, tome consciência de sua própria personalidade e decida suas ambições na vida. Por tal esforço de individualismo, o Satanismo é considerado uma religião do "Caminho da Mão Esquerda".



E temos também o Satanismo Teísta

Origem:

O Satanismo Teísta — também conhecido como Satanismo Tradicional ou Satanismo Espiritual —, é uma forma de Satanismo onde a crença primária é a de que Satã é de fato umadeidade ou força a ser reverenciada ou adorada.


Filosofia:
Satanismo Teísta inclui a crença em
magia manipulada através de ritual, embora esta não seja um critério de definição, podendo somente a adoração ser praticada


Algumas curiosidades sobre o Satanismo de Lavey
  1. Satã representa indulgência ao invés de abstinência!
  2. Satã representa a existência vital ao invés de sonhos espirituais fantasiosos!
  3. Satã representa sabedoria pura ao invés de auto-ilusão hipócrita!
  4. Satã representa bondade para quem a merece ao invés de amor desperdiçado aos ingratos!
  5. Satã representa vingança ao invés de virar a outra face!
  6. Satã representa responsabilidade para o responsável ao invés de dar atenção a vampiros espirituais!
  7. Satã representa o homem como outro animal, algumas vezes melhor, mas geralmente pior do que aqueles que caminham sobre quatro patas, e que, por causa de seu "desenvolvimento espiritual e intelectual", tornou-se o animal mais maligno de todos!
  8. Satã representa todos os chamados pecados, desde que eles levem à gratificação física, mental ou emocional!
  9. Satã tem sido o melhor amigo que a Igreja já teve, já que é ele que a tem mantido no mercado por todos esses anos!
As Onze Regras Satânicas da Terra
  • Não dê opiniões ou conselhos a menos que alguém os peça.
  • Não conte seus problemas aos outros a menos que você esteja certo de que eles estão dispostos a ouvi-los.
  • Quando no lar de alguém, demonstre respeito, caso contrário não vá lá.
  • Se um convidado em seu lar lhe irrita, trate-o com crueldade e sem piedade.
  • Não avance sexualmente a menos que lhe seja dado um sinal positivo.
  • Não pegue algo que não lhe pertença, a menos que seja um fardo para a outra pessoa e ela peça para ser livrada dele.
  • Esteja ciente do poder da mágica se você a empregou com sucesso para obter seus desejos. Se você negar o poder da mágica após tê-la utilizado, perderá tudo o que obteve.
  • Não reclame de nenhuma coisa para a qual não precise se sujeitar.
  • Não mate animais não-humanos a menos que seja atacado, ou para comer.
  • Ao andar em território aberto, não perturbe ninguém. Se alguém lhe perturbar, peça para parar. Se ele não parar, destrua-o.


Então se você ler as 11 regras, SEM SABER que se trata do Satanismo de Lavey, qual seria a sua definição ?

Deixem abaixo suas opiniões abaixo, o que acha do ASSUNTO, conhece alguém que segue algum tipo de Satanismo ?
 


Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.157
Reações
23.266
Pontos
353
Tão sem assunto em...
Pegando tópico do Geral e trazendo pra cá.
Vou ali na LOL arrumar uns tópicos e volto aqui rapidão.
 


jonjontkd

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.046
Reações
15.123
Pontos
684
O que o Satanismo diz a respeito de Saturno?
Vejo muita associação entre Satan entre o msm, se tratando até msm da de ser a mesma entidade
Como se dá isso?
 

Gargantua

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
2.501
Reações
5.703
Pontos
319
@AlefKSilver
Vi que você copiou o tópico de outro fórum, achei bem preguiçoso da sua parte. O texto em si é bem limitado, extremamente incompleto, mesmo sendo sobre um tema que desperta a curiosidade de alguns usuários.

Fica a dúvida, você se identifica com o pensamento do Lavey?

Eu entendo que o pensamento individualista/ateu/alegórico do Lavey agrade algumas pessoas, mas culturalmente, sempre me incomodei com o fato de inúmeros símbolos serem desvirtuados para soarem mais “radicais” e “malvados”, essa atitude remete ao absoluto sensacionalismo, mesmo que alguns dos mandamentos sejam significativos.

Aliás, o marido da Zeena (filha do Lavey) e membro da banda Radio Werewolf, Nikolas Schreck, é autor de um bom documentário sobre o Charles Manson, recomendo para os usuários que possuem curiosidade sobre o tema Manson/Tate.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
18.000
Reações
59.129
Pontos
554
Deviam botar outro mandamento:

"Levante a bunda da cadeira, tome vergonha na cara, largue de preguiça, pense por si mesmo e não copie texto dos outros".

:kclassic
 
Topo