O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O que acham de multivitamínicOS?

Furiza

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.169
Reações
2.052
Pontos
703
Pergunto de forma sincera, não sei nada a respeito.

Considero que tenho uma alimentação pobre em nutrientes e acho que dessa forma meu humor e raciocínio estejam sendo prejudicados.

Acham que é uma boa suplementar os nutrientes dessa forma?
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.322
Reações
45.838
Pontos
803
Pergunto de forma sincera, não sei nada a respeito.

Considero que tenho uma alimentação pobre em nutrientes e acho que dessa forma meu humor e raciocínio estejam sendo prejudicados.

Acham que é uma boa suplementar os nutrientes dessa forma?
Boa, também tem acontecido o mesmo comigo e tô quase comprando aquele tal de Forteviron que falam muito bem, mas como a voz do povo é a voz do Demo, eu prefiro saber de alguém que entenda realmente assim como você.
 

ZKAEV

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.328
Reações
2.202
Pontos
1.029
Não sei dizer se algo muda com os multivitamínicos, mas falta de vitaminas existe e é um problema mesmo, eu nunca fui de comer muita fruta por exemplo.

Sempre tive asma / sinusite. E acredite se quiser falaram para eu tomar vitamina C eu comecei a tomar totalmente sem fé. Depois de umas semanas tomando eu quebrei a cara. Praticamente curou tudo isso que tinha, diferença absurda mesmo, sem contar que nem lembro ultima vez que fiquei gripado, antes umas 3 ~4 vezes no ano sempre ficava.

Eu ainda tomo 1g de vitamina C (pode ser efervescente ou comprimido) e vitamina D todos os dias e recomendo para todo mundo que tem sinusite, bronquite, gripes frequentes etc... Custa muito pouco também, vale a pena tentar.
 

Furiza

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.169
Reações
2.052
Pontos
703
Boa, também tem acontecido o mesmo comigo e tô quase comprando aquele tal de Forteviron que falam muito bem, mas como a voz do povo é a voz do Demo, eu prefiro saber de alguém que entenda realmente assim como você.

Exato. Eu ouço falar de que esses compilados de vitaminas em um comprimido só funcionam como placebo, porque o corpo não consegue absorver essa cacetada de nutrientes de uma vez só. Mas é sempre bom ter opiniões distintas.

ja tomei alguns e hoje tomo as vezes o centrum, meu cunhado trouxe 4 frascos dos EUA pra mim.
Acho válido, tem dias que você se arrasta e eles dão um UP e ajudam bastante na imunidade,
Mas não espere milagres

Ah sim, milagres não existem. Nada como a velha prática de "bons hábitos associados a exercícios físicos e boa alimentação". Só exemplificando: hoje tive uma noite de sono ruim, sem motivo algum. Tô mal humorado e a vontade de debugar código tá lá embaixo.

Não sei dizer se algo muda com os multivitamínicos, mas falta de vitaminas existe e é um problema mesmo, eu nunca fui de comer muita fruta por exemplo.

Sempre tive asma / sinusite. E acredite se quiser falaram para eu tomar vitamina C eu comecei a tomar totalmente sem fé. Depois de umas semanas tomando eu quebrei a cara. Praticamente curou tudo isso que tinha, diferença absurda mesmo, sem contar que nem lembro ultima vez que fiquei gripado, antes umas 3 ~4 vezes no ano sempre ficava.

Eu ainda tomo 1g de vitamina C (pode ser efervescente ou comprimido) e vitamina D todos os dias e recomendo para todo mundo que tem sinusite, bronquite, gripes frequentes etc... Custa muito pouco também, vale a pena tentar.

Pode crer, frutas são um treco que eu não vejo já faz uns meses. Essas deficiências muitas pessoas têm e não se dão conta. Legal saber sobre a vitamina C.
 


Not REal presence!

Bam-bam-bam
Mensagens
732
Reações
2.075
Pontos
433
sim cara..dias que acordo mais cansado e mando uma centrum, e ajuda bastante..porém não uso todo dia, ja que me alimento muito bem e pretendo voltar a academia ou hidro.
mas ja usei a forteviron e outra roxinha também e são boas.
 

Furiza

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.169
Reações
2.052
Pontos
703
Vai num médico e vê se ele te indica exames de sangue pra avaliar a falta de alguma coisa. Não adianta sair tomando algo que pode nem estar faltando do teu organismo.

Sim, tô esperando completar os 3 meses de trampo pra poder pegar o convênio, daí eu faço um check-up nervoso

Eu tomo... se é real? Não sei.

Cara, eu também não. Mesmo assim, efeitos placebos funcionam, de acordo com a ciência HUEHAUEHAUH

sim cara..dias que acordo mais cansado e mando uma centrum, e ajuda bastante..porém não uso todo dia, ja que me alimento muito bem e pretendo voltar a academia ou hidro.
mas ja usei a forteviron e outra roxinha também e são boas.

Pode crer, mandar uma musculação que é o canal, na época que eu ia, costumava me sentir muito bem!
 

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
É muito bom, eu tomo.

Quando comecei a tomar, senti uma leve melhora na minha energia uns 3 dias depois de ter iniciado o uso. Pode ser placebo, mas vitaminas são importantes

Enviado de meu Redmi Note 9S usando o Tapatalk
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
bom não é

ainda mais os nacionais, que a ANVISA proibe de se colocar mais que 100% dos valores diários dos nutrientes

"ah, Senhor Catástrofe, por que colocar mais que 100%? isso não é o suficiente?"

não

o corpo não absorve bem muitos nutrientes que não estejam na alimentação mesmo

dai vc colocar uma dosagem alta ajuda, olha o rotulo dos nutrientes do opti-men, da optimun nutrition:

83922028_2SZ.jpg

olha a vitamina B12, 4167%

dai vc vai olhar os br, o máximo que vai ter é 100%

O QUE SERIA O CERTO?

ir no médico e pedir exames pra ver como estão seus níveis da principais vitaminas, especialmente as do complexo B, vitamina D, minerais, etc, e suplementar só o que estiver em deficiencia, visto que excesso de vitamina tb não faz bem
 

Furiza

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.169
Reações
2.052
Pontos
703
bom não é

ainda mais os nacionais, que a ANVISA proibe de se colocar mais que 100% dos valores diários dos nutrientes

"ah, Senhor Catástrofe, por que colocar mais que 100%? isso não é o suficiente?"

não

o corpo não absorve bem muitos nutrientes que não estejam na alimentação mesmo

dai vc colocar uma dosagem alta ajuda, olha o rotulo dos nutrientes do opti-men, da optimun nutrition:

83922028_2SZ.jpg

olha a vitamina B12, 4167%

dai vc vai olhar os br, o máximo que vai ter é 100%

O QUE SERIA O CERTO?

ir no médico e pedir exames pra ver como estão seus níveis da principais vitaminas, especialmente as do complexo B, vitamina D, minerais, etc, e suplementar só o que estiver em deficiencia, visto que excesso de vitamina tb não faz bem

Que show! Mas dá um negocinho pensar que as dosagens desse opti-men sejam tão acima do recomendado, acho que o cara deve conseguir mijar e tomar a urina pra reaproveitar o que foi descartado EHUAHEUAH
 

ZKAEV

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.328
Reações
2.202
Pontos
1.029
bom não é

ainda mais os nacionais, que a ANVISA proibe de se colocar mais que 100% dos valores diários dos nutrientes

"ah, Senhor Catástrofe, por que colocar mais que 100%? isso não é o suficiente?"

não

o corpo não absorve bem muitos nutrientes que não estejam na alimentação mesmo

dai vc colocar uma dosagem alta ajuda, olha o rotulo dos nutrientes do opti-men, da optimun nutrition:


olha a vitamina B12, 4167%

dai vc vai olhar os br, o máximo que vai ter é 100%

O QUE SERIA O CERTO?

ir no médico e pedir exames pra ver como estão seus níveis da principais vitaminas, especialmente as do complexo B, vitamina D, minerais, etc, e suplementar só o que estiver em deficiencia, visto que excesso de vitamina tb não faz bem

Cara isso é totalmente fake news. Tem vitamina c de 1g em tudo quanté farmacia... É 1333% do recomendado diário.

A vitamina D de 2000 u.i é uns 600% da dose diária e tem de 4000 e acima ainda a venda etc...

As empresas colocam abaixo de 100 pq querem.
 
  • Curtir
Reações: PSO

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Cara isso é totalmente fake news. Tem vitamina c de 1g em tudo quanté farmacia... É 1333% do recomendado diário.

A vitamina D de 2000 u.i é uns 600% da dose diária e tem de 4000 e acima ainda a venda etc...

As empresas colocam abaixo de 100 pq querem.

eu vi isso há muito tempo, vou procurar a fonte e depois respondo com ela
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.891
Reações
27.913
Pontos
1.444
Velho, comprei esse centrum aí e não notei nenhuma diferença nenhuma.
Acho que o certo era colocar em todas as refeições porções de alimentos que complementem os grupos principais, e aí a variedade vem depois.
Criar umas regrinhas básicas tipo:
  • Comer 1 fruta, vegetal, porção de proteína e carboidrato por dia;
  • Preferir alimentos cozidos, assados e refogados aos fritos;
  • Não usar tempero pronto, comida industrializada, vinda em pacotes, bolachas, etc;
  • Comprar 90% das comidas em feiras e hortifrutis, e menos coisa em supermercado;
  • Deixar pra comer comida fora ou porcaria só quando vc não tem opção de fazer em casa.
 

Ignignokt

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.630
Reações
10.488
Pontos
503
se for pra comprar nas cegas sem saber da real necessidade disso, melhor comprar levedura de cerveja que é mais baratin
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Cara isso é totalmente fake news. Tem vitamina c de 1g em tudo quanté farmacia... É 1333% do recomendado diário.

A vitamina D de 2000 u.i é uns 600% da dose diária e tem de 4000 e acima ainda a venda etc...

As empresas colocam abaixo de 100 pq querem.
Tem que tomar cuidado tambem pra nao tomar muito, vitamina D em excesso é perigoso tambem, problema é que ela vai acumulando diferente das outras se nao me engano.


Mas, diariamente quanto seria um tanto bom pra tomar? Uns meses atras eu estava com 9 de vitamina D, o ideal é uns 20-30, ai tomei uma de 50,000 por semana durante 2-3 meses, agora nao sei oq tomar lol, vou acho que fazer exame denovo pra ver quanto esta o nivel dela.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
como eu disse, a ANVISA determina limites pra tudo


essa instrução normativa, no seu ANEXO IV, determina os limites máximos de diversas substâncias

"ANEXO IV

LISTA DOS LIMITES MÁXIMOS DE NUTRIENTES, SUBSTÂNCIAS BIOATIVAS, ENZIMAS E PROBIÓTICOS QUE NÃO PODEM SER ULTRAPASSADOS PELOS SUPLEMENTOS ALIMENTARES NA RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE CONSUMO E POR GRUPO POPULACIONAL INDICADO PELO FABRICANTE."

um exemplo da vitamina B12:

VALOR MÁXIMO QUE ANVISA PERMITE, SEGUNDA A TABELA, PRA ADULTOS: 9,94 mcg
VALOR DO SUPLEMENTO OPTI-MEN: 100 mcg

mais de 10x o valor indicado pela ANVISA

vamos ver outro nutriente

TIAMINA TABELA ANVISA: 2,02 mg
TIAMINA NO OPTI-MEN: 75mg

lembrando que medicamentos devem ter legislação específica, então é normal ter dosagens bem mais altos que suplementos
 

ZKAEV

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.328
Reações
2.202
Pontos
1.029
Tem que tomar cuidado também pra não tomar muito, vitamina D em excesso é perigoso também, problema é que ela vai acumulando diferente das outras se nao me engano.

Mas, diariamente quanto seria um tanto bom pra tomar? Uns meses atras eu estava com 9 de vitamina D, o ideal é uns 20-30, ai tomei uma de 50,000 por semana durante 2-3 meses, agora nao sei oq tomar lol, vou acho que fazer exame denovo pra ver quanto esta o nivel dela.
Eu não sou médico nem nada, mas tem de ver a biodisponibilidade de vitaminas quando é liposoluvel quase sempre é baixa.

Não é por que você toma que você absorve 1g de vitamina c ou os 50 000 ui da D. E até sua comida boa parte acaba saindo como m**** intacta hahhaha (de certa forma nossas fezes são nutritivas, até para adubo etc)

A D ainda só é solúvel em gordura, então precisa tomar com refeição com gorduras, senão ela passa direto, a absorção é baixa sempre. Recomendam 800 ui diários mínimos.

Sobre a hipervitaminose (excesso) seria uma dose > que 100 / ml no sangue, tipo tomar uns 4000 ui por dia e ter 100% de absorção eu acredito que a absorção deve ser uns 30% quando perfeita. Então para ter hipervitaminose não basta tomar uns 800 ~2000 ui, levando em conta que a absorção normal deve ser de uns 10% é quase impossível ter.

Teria de tomar uns 10 000 ui e ainda ter uma dieta rica em peixes, salmão, leite etc.

Citando o artigo abaixo:
O leite ingerido conjuntamente com fontes naturais de vitamina D pode elevar de três a dez vezes sua absorção. Alguns autores explicam esse fato pela presença da lactoalbumina como um fator estimulatório da absorção

Infelizmente, a literatura é escassa em trabalhos envolvendo biodisponibilidade dessa vitamina. Van den Berg23, em seu estudo de biodisponibilidade de vitamina D proveniente de fontes naturais, estimou que a biodisponibilidade relativa da vitamina D2 em carnes, comparada com a de suplementos, foi 60% menor.

Da uma lida aqui se quiser:
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.212
Reações
172.406
Pontos
2.599
É bobagem se nem sabe no que tem deficiência. É melhor fazer um exame completão para detectar alguma carência e ser mais certeiro. O que mais pega mesmo é a D que é difícil de obter apenas com alimentos e nem sempre tomamos aquele sol complementar.
Tem que tomar cuidado tambem pra nao tomar muito, vitamina D em excesso é perigoso tambem, problema é que ela vai acumulando diferente das outras se nao me engano.


Mas, diariamente quanto seria um tanto bom pra tomar? Uns meses atras eu estava com 9 de vitamina D, o ideal é uns 20-30, ai tomei uma de 50,000 por semana durante 2-3 meses, agora nao sei oq tomar lol, vou acho que fazer exame denovo pra ver quanto esta o nivel dela.
2000 UI para manutenção.
 

ZKAEV

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.328
Reações
2.202
Pontos
1.029
como eu disse, a ANVISA determina limites pra tudo


essa instrução normativa, no seu ANEXO IV, determina os limites máximos de diversas substâncias

"ANEXO IV

LISTA DOS LIMITES MÁXIMOS DE NUTRIENTES, SUBSTÂNCIAS BIOATIVAS, ENZIMAS E PROBIÓTICOS QUE NÃO PODEM SER ULTRAPASSADOS PELOS SUPLEMENTOS ALIMENTARES NA RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE CONSUMO E POR GRUPO POPULACIONAL INDICADO PELO FABRICANTE."

um exemplo da vitamina B12:

VALOR MÁXIMO QUE ANVISA PERMITE, SEGUNDA A TABELA, PRA ADULTOS: 9,94 mcg
VALOR DO SUPLEMENTO OPTI-MEN: 100 mcg

mais de 10x o valor indicado pela ANVISA

vamos ver outro nutriente

TIAMINA TABELA ANVISA: 2,02 mg
TIAMINA NO OPTI-MEN: 75mg

lembrando que medicamentos devem ter legislação específica, então é normal ter dosagens bem mais altos que suplementos

Ah sim, mas mesmo assim, o valor diário recomendado é 1mcg a dose máxima permitida pela anvisa aqui é 994% a dose diária.

Aquela frase ali em cima que dizia que valores acima de 100% do diário não são permitidos continua um absurdo não concorda?

Ainda tem uma boa folga... O certo seria algo como algumas vitaminas, tem valores tabelados normalmente até 10x da quantidade mínima diária.

De toda forma os centrums da vida tem dose baixa ainda por que querem, não por que a lei obrigou.

ainda mais os nacionais, que a ANVISA proibe de se colocar mais que 100% dos valores diários dos nutrientes

dai vc vai olhar os br, o máximo que vai ter é 100%
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Ah sim, mas mesmo assim, o valor diário recomendado é 1mcg a dose máxima permitida pela anvisa aqui é 994% a dose diária.

Aquela frase ali em cima que dizia que valores acima de 100% do diário não são permitidos continua um absurdo não concorda?

Ainda tem uma boa folga... O certo seria algo como algumas vitaminas, tem valores tabelados normalmente até 10x da quantidade mínima diária.

De toda forma os centrums da vida tem dose baixa ainda por que querem, não por que a lei obrigou.

é que é bem mais complexa do que só falar em IDR, estava dando uma lida na legislação e tem muitas questões sobre dose de segurança, por exemplo

eu estudei isso em 2006 em curso técnico, mas vimos bem por cima mesmo, creio que não entrem tão profundamente no assunto pq, de qualquer forma, técnico em nutrição não pode indicar dieta...

dai pensa, se a anvisa indica 2,4mcg de B12 como IDR pra adulto, permite até 9,9, os caras colocam 100mcg... não sei nem se é permitido vender esse opti-men no brasil, apesar de vc comprar fácil
 

Figulo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
19.458
Reações
28.681
Pontos
694
Eu acho engraçado quando aqueles gênios da conspiração vêm dizer que tal coisa é um esquema extremamente complexo e elaborado da indústria farmacêutica pra vender remédio... como se a indústria farmacêutica precisasse de uma conspiração mundial supersecreta pra vender coisa.

É só chamar de vitamina que nego compra, toma, acha ótimo e ainda recomenda pro amiguinho.

Se inventarem um exame pra dizer que “a vitamina tá baixa” então, aí é que nego se lambuza.

Vitamina entra no campo de saúde e nutrição em que nego realmente confia no senso comum. Quanto mais vitamina melhor, tem que fazer exame pra ver como estão as vitaminas, se “estiver baixo” tem que repor vitamina etc.

Nem precisa de conspiração, nego já movimenta esse mercado só na base do “acho que é melhor tomar”.
 

Bono Tobias

Bam-bam-bam
Mensagens
598
Reações
1.889
Pontos
233
Quando o assunto é vitaminas, eu enxergo dois grupos. Um grupo é musculador sério há algum tempo ou esportista de alto rendimento em outra modalide. Esse primeiro grupo aprendeu na prática a potencialidade dos vitamínicos modernos e o que são capazes de permitir ao corpo. O segundo grupo é composto por pessoas que nunca praticaram atividade física de alta resistência. Esse segundo grupo não teve a oportunidade de entender na prática o poder desses vitamínicos, o que permite acreditar que servem para algo ou que são apenas engodo.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Eu acho engraçado quando aqueles gênios da conspiração vêm dizer que tal coisa é um esquema extremamente complexo e elaborado da indústria farmacêutica pra vender remédio... como se a indústria farmacêutica precisasse de uma conspiração mundial supersecreta pra vender coisa.

É só chamar de vitamina que nego compra, toma, acha ótimo e ainda recomenda pro amiguinho.

Se inventarem um exame pra dizer que “a vitamina tá baixa” então, aí é que nego se lambuza.

Vitamina entra no campo de saúde e nutrição em que nego realmente confia no senso comum. Quanto mais vitamina melhor, tem que fazer exame pra ver como estão as vitaminas, se “estiver baixo” tem que repor vitamina etc.

Nem precisa de conspiração, nego já movimenta esse mercado só na base do “acho que é melhor tomar”.

e não tem estudos que mostram os efeitos da deficiência de determinadas substâncias no corpo?

além do mais, a recomendação geral é adquirir via alimentação

por isso que eu e o outro colega falamos sobre ver como estão os níveis, pq se tiver deficiencia, por exemplo, de vitamina D (comum) ele pode ou suplementar ou simplesmente tomar mais sol

tirando os casos que a pessoa desenvolva uma doença relacionada a falta de um nutriente (tipo uma anemia), a simples deficiência TALVEZ possa ser corrigida só melhorando a alimentação, conforme orientação médica
 

spy´

Bam-bam-bam
Mensagens
1.396
Reações
2.842
Pontos
453
So posso dizer que a melhor marca que você pode comprar referente a qualquer vitamina ,mineral ou seja o que for é a Pure Encapsulations
Agora prepara o bolso..
 

lex.le

Bam-bam-bam
Mensagens
242
Reações
401
Pontos
248
Eu tomo um da Grouth Suplementos e senti muita diferença na qualidade de vida, eu sou asmático e alérgico e depois que comecei a tomar, as crises diminuíram demais. Parece que meu sistema imunológico ganhou uma baita força.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.477
Reações
91.185
Pontos
1.503
Eu esqueceria esse tipo de suplementação. Não recomendo porque o risco de vitaminose e sobrecarga aos rins é grande, principalmente a D.
Melhore sua alimentação, faça atividade física e melhore a qualidade do seu sono. Não precisa mais do que isso para viver muito bem e gozar de boa saúde.
 

HighWay

Supra-sumo
Mensagens
503
Reações
1.153
Pontos
183
Nenhum. Repito, N-E-N-H-U-M, multivitamínico NACIONAL presta. Dosagens insuficientes ou ingredientes "placebos".

Se tiver que investir nisso, compre um ADAM da NowFoods. Não compre em mercadolivre e afins, falsificação é presente. Tente pegar de algum revendedor qualificado do Ebay, preferencialmente.

Preciso dá carteirada aqui?
 

Radamanthys Wyvern

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.690
Reações
25.686
Pontos
1.374
A maioria das pessoas se alimenta mal, come porcarias, toma refri, raramente come verdudas e frutas, logicamente que vai ter deficit de vitaminas. Ai que vem o multivitaminico. As doses da anvisa de 100% é ridicula, pq muitas vezes o organismo não absorve tudo, então tendo mais que 100% as chances de absorver bem são bem maiores.

E tomar multivitaminico não vai dar boost de energia, só vai impedir q vc fique fraco. se alguem sente ganho de energia tomando isso é pq a situação dele tava precaria mesmo.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Nenhum. Repito, N-E-N-H-U-M, multivitamínico NACIONAL presta. Dosagens insuficientes ou ingredientes "placebos".

Se tiver que investir nisso, compre um ADAM da NowFoods. Não compre em mercadolivre e afins, falsificação é presente. Tente pegar de algum revendedor qualificado do Ebay, preferencialmente.

Preciso dá carteirada aqui?

a galera de outro fórum comprava muito no iherb, inclusive dessa newfoods e era mto raro vir taxado

mas de um tempo pra cá parece que tão pegando mais na taxação, só que parece que é sempre tem uma época do ano que taxa mais e depois volta ao normal

taxar mais que eu digo é na quantidade, não em ser imposto maior
 
Topo Fundo