O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O que aconteceu com a física dos jogos ?

Água Mineral

Bam-bam-bam
Mensagens
3.485
Reações
4.439
Pontos
303
Hoje resolvi baixar Star Wars The Force Unleashed e logo de cara o jogo me impressionou com a física, até mesmo o movimento da capa chamou atenção, tudo reage e responde bem aos poderes, como vocês podem ver nas capturas abaixo:


plantas


arvores

Uma pequena comparação que achei de um jogo da mesma franquia na gen passada e atual:

podemos ver como o SF é travado, nada se meche, quando joguei o jogo também reparei isso, no 2 tudo explodia voava, ar condicionado, ventiladores, baldes, garrafas... no Shadow Fall eu atirava nos mesmos objetos e eles nem mechiam.

Quer um exemplo melhor de como em 2006 eles tratavam melhor o fator física ? Ta aí:


Outros exemplos:






Bônus:


Mas afinal o que é que está havendo ? Por que não vemos físicas mais complexas ? Tem jogos na atual geração com físicas impressionantes ? Enfim, deixem suas explicações, postem jogos novos ou antigos que te impressionaram no quesito "física".
 

Bokizu

Veterano
Mensagens
289
Reações
868
Pontos
128
Eu ala quero saber de fisica realista em joguinho, se o jogo me entretém já tá bom demais.
 

Água Mineral

Bam-bam-bam
Mensagens
3.485
Reações
4.439
Pontos
303
Eu ala quero saber de fisica realista em joguinho, se o jogo me entretém já tá bom demais.
bacana cara

acho a física importante porque a partir do momento que a física do jogo reage ás suas ações ela te joga para dentro daquele mundo.
 

MadScientist

Bam-bam-bam
Mensagens
1.746
Reações
3.179
Pontos
453
Simples, "realismo" virou sinônimo de texturas e iluminação, o resto tão dispensando. O resultado é o esperado: o mundo é como um quadro, você mais admira do que interage.
 


Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
16.932
Reações
41.246
Pontos
1.003
195897-banjo-kazooie-nuts-and-bolts-viva-pinata-xbox-360-front-cover.jpg

Esse jogo tem a física melhor que muito jogo atual, e to falando sério
 

Leon Powalski

Bam-bam-bam
Mensagens
1.821
Reações
5.247
Pontos
303
bacana cara

acho a física importante porque a partir do momento que a física do jogo reage as suas ações ela te joga para dentro daquele mundo.

Eu particularmente não ligo muito pra física nesses jogos, mas você levantou um ponto importante aqui...
Sinceramente me parece que há, em grandes desenvolvedoras, uma preguiça enorme aliada à uma pressa em entregar o jogo sem ao menos fazer as devidas revisões... Isso não era algo comum na década de 90, onde as desenvolvedoras tinham um cuidado enorme pra não entregar o jogo todo bugado, e olha que vez ou outra aparecia um bug... Hoje em dia, você compra um jogo praticamente bugado pra ter que esperar, meses depois, por um patch ou uma atualização que corrija aquilo. Hoje já não se tem mais aquele cuidado que se tinha antes...
 

Água Mineral

Bam-bam-bam
Mensagens
3.485
Reações
4.439
Pontos
303
Simples, "realismo" virou sinônimo de texturas e iluminação, o resto tão dispensando. O resultado é o esperado: o mundo é como um quadro, você mais admira do que interage.
verdade cara, ao menos alguns jogos tem a decência de ter animações de primeira linha como por exemplo Ratchet e Clank e os exclusivos da Sony em geral, mas em física alguns deixam muito a desejar
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Física em jogos tem que servir o gameplay.

Nem sempre se busca físicas verdadeiras. No próprio Breath of the Wild, naquela palestra da GDC, eles falam que em alguns momentos preferiram optar por físicas falsas, pra privilegiar o gameplay.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.457
Pontos
1.254
Boa física é uma excelente forma de se conseguir um bom gameplay, uma pena que poucos estúdios vão por essa caminho.

HL² eterno.

Valve por que me abandonaste?
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.100
Reações
33.255
Pontos
1.399
Trabalho demais, custo de processamento enorme, e poucas pessoas realmente ligam ou percebem isso.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Boa física é uma excelente forma de se conseguir um bom gameplay, uma pena que poucos estúdios vão por essa caminho.

HL² eterno.

Valve por que me abandonaste?

Se Valve misturasse Half-Life com Portal teria feito um jogo como Breath of the Wild bem antes da Nintendo.
 

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
Aconteceu AMD Jaguar na indústria de games.
 

Zitow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.656
Reações
9.188
Pontos
744
Apesar de não ser fundamental para a jogabilidade a física do Uncharted 4 é bem impressionante, principalmente pelos detalhes.

 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Eu notei que ao mesmo tempo que surgiu as discussões sobre a terra plana e sobre a gravidade ser uma mentira, a física dos jogos foi também piorando cada vez mais.

Coincidência? Eu acho que não.
 
Ultima Edição:

Hank_Moody

Bam-bam-bam
Mensagens
3.894
Reações
4.859
Pontos
453
Li o título e na hora me veio a mente o Horizon Zero Dawn, espero que no 2 tenha o plot real do jogo que vai ser que todo ele se passa em uma maquete de isopor nas mãos de alienígenas testando a mente da Alloy (humana).
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Hoje resolvi baixar Star Wars The Force Unleashed e logo de cara o jogo me impressionou com a física, até mesmo o movimento da capa chamou atenção, tudo reage e responde bem aos poderes, como vocês podem ver nas capturas abaixo:


plantas


arvores

Uma pequena comparação que achei de um jogo da mesma franquia na gen passada e atual:

podemos ver como o SF é travado, nada se meche, quando joguei o jogo também reparei isso, no 2 tudo explodia voava, ar condicionado, ventiladores, baldes, garrafas... no Shadow Fall eu atirava nos mesmos objetos e eles nem mechiam.

Quer um exemplo melhor de como em 2006 eles tratavam melhor o fator física ? Ta aí:


Outros exemplos:






Bônus:


Mas afinal o que é que está havendo ? Por que não vemos físicas mais complexas ? Tem jogos na atual geração com físicas impressionantes ? Enfim, deixem suas explicações, postem jogos novos ou antigos que te impressionaram no quesito "física".

É verdade. Em termos de simulação de física, os nossos jogos parece que não evoluíram. Os corpos ainda são demasiado rígidos, o tal "sistema de colisões" não é convincente, os personagens mais parecem andar sobre o gelo, sem um contato um pouco mais convincente com o próprio chão que pisam, o mundo em si não reage como deveria, reconhecendo tanto a nossa existência nele quanto a sua própria autonomia, etc e etc.

Mas o problema não está só aí: a inteligência artificial de um jogo também pode ser bastante problemática. Precisamos dar capacidade aos nossos jogos de também aprenderem novas informações; de reconhecer padrões complexos e de reagir antecipadamente a eles, sendo proativos, etc e tantos etc. Seria muito bom se pudéssemos evoluir nestes segmentos já mesmo na próxima geração. A evolução dos assets de um jogo tem que ser repensada. Outra questão também, é claro, é do Uncanny Valley.
 

okita

Lenda da internet
Mensagens
15.888
Reações
13.635
Pontos
1.624
Com certeza focaram no que vende jogo , nesse caso gráficos , fisica avançada não vende.
 

End Of The Line

Bam-bam-bam
Mensagens
8.191
Reações
5.895
Pontos
404
Uma geração inteira de "jogos indigestos" por causa disso ou agora todo mundo acha far cry 2 ou GTA 4 divertidos?
Pois na época a reação foi bem diferente.
 

RenatoW

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.691
Reações
9.771
Pontos
753

Isso me lembrou Far Cry 5, é umas das piores físicas já feitas e não vara nem a bala pelas paredes (algo que tinha no CS 1.6). :suxx

Eu gosto de jogos que tem físicas mais elaboradas e vejo isso com um capricho das produtoras. Uma época quase todos jogos eram Havok e isso me deixava feliz, porque sabia que vinha uma física caprichada no mínimo. :kjoinha
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.106
Reações
4.667
Pontos
1.319
Na próxima geração eu trocaria gráficos em 4k por física bem avançada e gráficos 1080 1440 com bastante suavização. Resta saber como essas engines pesariam nos hw novos.
 

Tião esqueletico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.739
Reações
8.982
Pontos
753
falam muito bem desse jogo, dizem que é um masterpiece, ainda quero comprar um Wii U pra joga-lo

vai se decepcionar, assim como eu

Esperava a setima maravilha de tanto que falavam da fisica do jogo e no fim nao tem nada demais.

o maximo que ocorre é o fogo que pega no mato ( ja tinha visto antes no far cry) , os raios que sao atraidos pelo metal ,entre outros coisas bobinhas
 

Labate_C

Bam-bam-bam
Mensagens
2.984
Reações
5.287
Pontos
303
O tópico só me deu vontade de jogar o remaster desses Force Unleashed

Hahahaah


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

kamikazepsico

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.389
Reações
1.903
Pontos
884
Aconteceu que um cara fez um trabalho sobre a fisica do Mundo do Mario, e a maioria achou besteira... então pra que colocar fisica complexa no jogo ?
Fisica complexa só serve em alguns jogos... já pensou um mega man com uma fisica real ?
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.722
Reações
22.480
Pontos
1.129
Indústria de jogos AAA é muito obcecada com gráficos... talvez eles tenham razão mesmo, já que até pra exemplo de física o pessoal pensa em detalhes gráficos com pouca influência no gameplay.

Mentira, eles não tem razão não, o que vende bem de verdade é gameplay emergente, e física avançada aplicada ao gameplay é uma das grandes ferramentas pra conseguir isso.
 

FabioShinobi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.624
Reações
12.775
Pontos
1.189
Pra mim a beleza e complexidade dos gráficos já chegaram num ponto mais que satisfatório. Realmente está na hora de investir na física principalmente no que tange a solidez dos objetos. De que adianta as armaduras do Cleiton serem ultrapolidas e brilhantes se até a barba dele transpassa elas.???
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.892
Reações
13.937
Pontos
1.474
Aconteceu que um cara fez um trabalho sobre a fisica do Mundo do Mario, e a maioria achou besteira... então pra que colocar fisica complexa no jogo ?
Fisica complexa só serve em alguns jogos... já pensou um mega man com uma fisica real ?

Muita gente aqui tem a ilusão de que os jogos seriam melhores por serem mais realistas.

Então por que eles não estão jogando ARMA?
 
Topo Fundo