O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O que aconteceu com a marcação individual?

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.728
Reações
18.640
Pontos
744
Tivemos grandes craques e lendas do futebol desde sempre. Grandes times com grandes jogadores que desequilibraram jogos. Esses craques decidiram partidas e nenhum esquema tático era capaz de pará-los até que, sabe-se lá quem, inventou a MARCAÇÃO INDIVIDUAL.

Ora, a marcação homem-a-homem nunca deu certo porque, naturalmente, o time atacante ao trocar de posição uns três jogadores bagunçava toda a defesa do time defensor (além do jogo virar uma várzea). Porém, sempre foi possível colocar um jogador responsável por marcar individualmente o craque do outro time. Um marcador que, não importa o craque fosse, iria acompanhá-lo por todo o campo.

Já vi, no passado, um marcador acompanhar o Romário até para beber água.

E isso é de uma sabedoria simples e, ao mesmo tempo, eficiente: eu colocar um jogador meu especialista em "destruir jogadas e quebrar a bola", mesmo que o gajo não tenha uma virtude futebolística sequer (fora a de parar jogadas e roubar a bola, claro), eu, ao menos, acabo por anular o principal jogador do outro time. E isso torna um jogo praticamente perdido em um jogo menos desequilibrado.

E onde eu quero chegar? Bom, eu não vejo mais a marcação individual nos dias de hoje. Os técnicos privilegiam seus esquemas táticos mais do que tudo. Messi, Cristiano e outros vão, driblam meio time, pulam e cabeceiam sozinhos, trocam passes em vários setores do campo e tudo o que recebem é uma ordinária marcação por zona. Porém, eles são extraordinários. Deveriam receber marcação especial sempre, seja individual, dupla ou, para os menos ordeiros, desleal.

Dito isso, a pergunta é esta: O QUE ACONTECEU COM A MARCAÇÃO INDIVIDUAL?

 

O Adivinhador

Bam-bam-bam
Mensagens
57
Reações
107
Pontos
203
Meio que quebra o sistema tático. Imagina num 4-5-1 um dos volantes ficar preso 100% de tempo no Messi? Sem contar que ao ficar preso em um jogador só, o marcador não pode apoiar os seus companheiros marcando outros.

Hoje o que reina é sistema de marcação por zona diminuindo o campo o máximo possível, o que vejo geralmente hoje é que quando o melhor jogador da equipe têm a bola, os marcadores ao redor do craque sufocam mais do que fariam com outro jogador comum. Veja que quando o Messi têm a bola sempre surge do nada uns 4 ao redor dele, mesmo que ele não tenha 1 ou 2 marcadores focados nele.
 

edikaoz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.899
Reações
15.058
Pontos
989
Concordo!!!

Sinto falta dos volantes brucutus, semi-analfabetos, faltando dois ou mais dentes na boca, que só de olhar o adversário se borrava todo... Tipo o Cocito! Ele ficou encarregado do Kaká naquela bela partida de quartas de final no brasileiro de 2001:



Notem que não foi nada. Kaká ficou magoado por não conseguir desenvolver seu futebol e saiu da partida.

PS: brincadeira, hein? Não fiquem bravos, hehehe...
 


Mustafa90

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.352
Reações
18.256
Pontos
503
Quer ver um exemplo perfeito de marcação individual hoje, foi o Marquinhos vs Pogba no primeiro jogo da Champions entre eles essa temporada.
 
Topo Fundo