O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O que aconteceu com animação da Pierrot(e com a indústria de anime moderna)?

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Bem, esse tópico pode parecer um pouco saudosista, mas reflete minha opinião, de alguém que já viu alguns bons exemplares de animes pós 2000/2010/2020 e pré 2000/1990/1980!

O tema do tópico é concentrado na Pierrot, mas na verdade vale pra industria de animação moderna em geral, um dos motivos de ter criado esse tópico(dentre outros) é que estou reasssitindo um put* clássico, um grande anime, do século passado(pré 2000), o famoso YuYu Hakusho, e é incrível como a obra envelheceu muito bem, não só isso, é incrível o quão bom era a animação dessa série - As lutas, as coreografias, a atenção nos detalhes, a QTD de frames, os movimentos, a ação num geral é tudo orquestrado magnificamente pra época - em contraponto com algumas animações modernas, percebo o quão perdemos em qualidade de detalhes, movimentos e cenas de ação/frames, e digo isso especificamente falando não só da Pierrot(que fez Yuyu Hakusho) como também de outros estúdios de animação, mas voltando a Pierrot, caramba, que belo trabalho fizeram em YYHK, as lutas são um show a parte, impossível não vibrar e não ficar ansioso com a trama e com as lutas que são muito bem feitas com tamanha atenção, porém ironicamente, quando pegamos outras obras da Pierrot, como o Naruto(2002) e comparamos com YuYu Hakusho(1992) vemos o quão aparentemente a Pierrot decaiu, naruto é só um exemplo, tem vários outros animes que poderia citar, mas pegando naruto por exemplo - que foi feita 10 anos depois ainda por cima - ele é muito mais mal animado do que Yuyu hakusho, os detalhes dos personagens, das cenas de ação, dos cenários, dos frames, do rostos, cenas estática, coreografia de lutas e movimentos do personagem, caramba, tudo em naruto é inferior a yuyu hakusho, mesmo ele tendo sido produzido pelo mesmo estúdio, e sendo produzido uma década antes ainda por cima. Somente em algumas poucas lutas em naruto clássico vemos animações mais bem trabalhadas, mas mesmo elas, são inferiores a animação feita pelo mesmo estúdio uma década atrás. E vou além, mesmo o shippuden 2007 tem animação e frames piores, a verdade é que só foi melhorar mais la pra frente, mas ainda sim a animação só ficava mais tops mesmo nas grandes lutas, depois voltava pra média. Reparei também que em outras obras da Pierrot, principalmente entre 2000-2010 era díficil ver uma animação tão bem feita quando a do Yuyu hakusho em 92. Os animes mais modernos apesar da evolução dos computadores, evolução gráfica de efeitos, sombras, luz, gráficos, painel, economia de recursos e maior agilidade e CGI, em termos de Frames e coreografia/animação realmente pioraram?! E isso se estende a muitos estúdios de animações modernas, só alguns que se safam disso, tipo MadHouse da vida, Bone, MAPPA e a famosa Ufotable... O porquê disso? E o que diferenciam do serviço de qualidade de animação prestados por esses estúdios das demais? Falando da Pierrot novamente, é incrível como a animação deles decairam com a era dos computadores, tem algumas exceções, principalmente de 2010-2020, mas num geral, perdeu aquele "felling" de antes.

Eu tenho assistido Inuyasha recentemente, como já visto no tópico anterior, achei em qualidade BD no fansub Test Kun, estou no episódio 15 e caramba, a animação da Sunrise é muito boa, muito boa mesmo, não é nenhuma hiper obra prima da vida, mas eles são bem competentes, as cenas de ação não é nada TOP TIER das galáxias, Mas num geral são todas ÓTIMAS. Aí recentemente, olhando pelo próprio fansub, percebi que tem um inuyasha ali de 2010 senão me engano, que é o arco final de inuyasha, henhetsu no ken sei lá, algum nome do tipo, e caramba, eu fiquei incrível como algo produzido pelo mesmo estúdio piorou(pra mim)... Não sei se é minha opinião, se estou ficando louco, mas parece que o formato de fazer animação/animes mudou, e faz sentido, 2010 os animes com os computadores e Qualidades HD e talz, mudaram muito o formato de animação, desde 2005 os animes passaram por uma transformação de traça/estilo. O problema é que mudou pra pior, eu de curiosidade baixe um episódio do BD desse inuyasha de 2010 e caramba o estilo de gráfico/traço perdeu aquela essência passada, pode ser impressão minha, mas achava melhor animado/coreografado e mais detalhista na animação passada de 99/inicio de 2000, na de 2010 o gráfico é mais limpo/mais cara de computador, e com menos detalhes no geral, os traços mudaram também, perdeu aquela essência, a coreográfia e liberdade de movimentos da animação também ficaram mais simplistas e menos coreografas, com menos frames... O porquê disso, eu fiquei feliz por ter continuação de 2010, mas quando vi percebi que animação de 2000 é melhor.

Algumas imagens de exemplo(tiradas do próprio epis): 209930
209932

Os da "nova animação"(2010):
209933

Sei lá, não vejo brilho nesse estilo de animação mais moderna com visual limpinho sem detalhes e com cenas mais estática. E vejo que isso é um mal de muitos estúdios modernos. Posso estar errado, mas os animes que acompanhei de 1980-2000 costumavam ter um trabalho de maior qualidade, riqueza de detalhes, boa animação, frames e etc, que esses ao qual citei aqui.
Poderia dar exemplos melhores do que falo, mas se for ficar tirando print e colocando aqui vai ficar gigante.

Outro anime que vi uns episódios por nostálgia foi as guerras mágicas e Sakura Cardcaptor, e porras, animações, frames e detalhes riquissimos.
ex:209937

O que vocês acham disso? Quem é o responsável por isso? O porquê de tantas mudanças? Pq "piorou" em alguns aspectos, a animação num geral? Porque antigamente os animes em média eram mais bem trabalhados, cuidados, tinham maior detalhes e mais frames e mais boas cenas de lutas?
 

Pinguim 55

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.783
Reações
9.787
Pontos
994
Acho que está comparando os melhores de antes com os medianos de hoje.

Attack no Titan Levi contra o Beast Titan teve uma das melhores animações ever.

Jujustsu Kaisen tem excelente animação.

Demon Slayer é fantástico também.

tanjiro-kamado-icegif-7.gif
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Acho que está comparando os melhores de antes com os medianos de hoje.

Attack no Titan Levi contra o Beast Titan teve uma das melhores animações ever.

Jujustsu Kaisen tem excelente animação.

Demon Slayer é fantástico também.

tanjiro-kamado-icegif-7.gif
Pode ser, mas aí que tá, esses exemplos que pegou fogem totalmente da linha do mercado comum de animação japonesa atual(que é o foco do tópico ao qual citei/comparei).
Os animes citados são de estúdios GIGANTES/ESTRELAS como MAPPA e UFOTABLE!
Já a animação num geral das décadas que citei(1980-2000) em sua maioria, a média, tinha uma animação mais primorosa, mas bem cuidada, mais detalhista e com mais frames. Claro que tinha ali os casos ruins de orçamento muito baixo, mas num geral a animação era melhor que a animação num geral de hoje.
 

Pinguim 55

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.783
Reações
9.787
Pontos
994
Pode ser, mas aí que tá, esses exemplos que pegou fogem totalmente da linha do mercado comum de animação japonesa atual(que é o foco do tópico ao qual citei/comparei).
Os animes citados são de estúdios GIGANTES/ESTRELAS como MAPPA e UFOTABLE!
Já a animação num geral das décadas que citei(1980-2000) em sua maioria, a média, tinha uma animação mais primorosa, mas bem cuidada, mais detalhista e com mais frames. Claro que tinha ali os casos ruins de orçamento muito baixo, mas num geral a animação era melhor que a animação num geral de hoje.

A cara, tava cheio de anime com animações meia boca na década de 90. Vá assistir Shinzo e outros animes de baixo orçamento na época.

O que aconteceu foi o seguinte, foi criado várias ferramentas para baratear e agilizar a produção de animes.

Algo que eu percebi foi que com estas ferramentas, os animes modernos têm menos detalhes, no entanto permitiu melhores frames e outros benefícios.
Se e melhor do jeito antigo ou do novo, depois de ler várias discussões, vi que é bem relativo e gosto pessoal. Eu particularmente prefiro antigo, mas não nego que os modernos tem suas vantagens.

De qualquer forma, isto permitiu que animes fossem produzidos em massa hoje.

Assim vários animes de baixa custo são produzidos, e pelo baixo custo, não apresentam muita qualidade.

Pelo fato de ser produzido em massa e com baixo custo, da aquela sensação de ter caído a qualidade no geral.

Mas a verdade é que no final depende do quanto estão dispostos a investir no anime e da competência do estúdio.

Os animes melhores investidos de hoje não devem em nada aos top de antigamente.
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
A cara, tava cheio de anime com animações meia boca na década de 90. Vá assistir Shinzo e outros animes de baixo orçamento na época.

O que aconteceu foi o seguinte, foi criado várias ferramentas para baratear e agilizar a produção de animes.

Algo que eu percebi foi que com estas ferramentas, os animes modernos têm menos detalhes, no entanto permitiu melhores frames e outros benefícios.
Se e melhor do jeito antigo ou do novo, depois de ler várias discussões, vi que é bem relativo e gosto pessoal. Eu particularmente prefiro antigo, mas não nego que os modernos tem suas vantagens.

De qualquer forma, isto permitiu que animes fossem produzidos em massa hoje.

Assim vários animes de baixa custo são produzidos, e pelo baixo custo, não apresentam muita qualidade.

Pelo fato de ser produzido em massa e com baixo custo, da aquela sensação de ter caído a qualidade no geral.

Mas a verdade é que no final depende do quanto estão dispostos a investir no anime e da competência do estúdio.

Os animes melhores investidos de hoje não devem em nada aos top de antigamente.
Realmente isso é verdade, a tecnologia ampliou os horizontes para mega produções que antigamente não dispunha. Acho que a principal diferença mesmo, pensando bem, é que era tudo meticulosamente desenhado a mão, frame a frame, se tinha muito mais cuidado, e naquela época era a chamada "era de ouro de animadores" então dispunhavamos dos melhores profissionais em suas idades mais jovens. Já hoje essa questão dos animadores não sei muito bem como é que tá! Eu particularmente não gosto de certos tipos de traços digitais do estilo dos animes mais modernos, falando por inuyasha por exemplo, já que eu trouxe a comparação, os traços do desenho de 99/2000 são mais bem trabalhados e mais "realista", além de ter mais detalhes e terem frames mais coreografados, já o novo, apesar de trazer alguns recursos de novas tecnologias, me pareceu uma produção barateado de certo modo, se percebe isso nas cenas de ação, pelo menos do episódio em que baixei.

Mas realmente se compararmos Kimetsu no yaiba e/ou Fate stay night/Fate zero da ufotable e afins com Yuyu Hakusho(creio que foi uma Obra AA, quanto ao estúdio, não sei bem a fama da Pierrot nessa época, mas sei que ela fazia animação primorosa) os primeiros ganham, então no geral, a tecnologia trouxe coisas melhores e mais efeitos que eram impossíveis antes, por outro lado, a média dos animes barateados sofreram de baixa animação e efeitos em comparação com a média dos passados feito frame a frame a mão.
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.352
Reações
51.525
Pontos
1.712
Os estúdios se resumem a aceitar qualquer projeto em prazos ridículos pra fechar balanço.
É engraçado que novos vão sendo criados ou recebem nova direção para mudar a mentalidade, mas no fim, acabam sendo piores.
Toei, Tatsunoko, Mushi-pro -> Madhouse, Pierrot, Deen -> I.G, Bones -> Wit, Mappa -> M2
Imagino que agora com o consumo do mundo sendo monetizado através de aplicativos de stream - antes quase nenhum país tinha acesso a material recém lançado sem ter que recorrer a pirataria - comecem a organizar melhor essa logística de produção.
 


OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Os estúdios se resumem a aceitar qualquer projeto em prazos ridículos pra fechar balanço.
É engraçado que novos vão sendo criados ou recebem nova direção para mudar a mentalidade, mas no fim, acabam sendo piores.
Toei, Tatsunoko, Mushi-pro -> Madhouse, Pierrot, Deen -> I.G, Bones -> Wit, Mappa -> M2
Imagino que agora com o consumo do mundo sendo monetizado através de aplicativos de stream - antes quase nenhum país tinha acesso a material recém lançado sem ter que recorrer a pirataria - comecem a organizar melhor essa logística de produção.
Nossa genial! Você conhece bastante os estúdio, desses ai que listou só conheço os que negritei mesmo de cabeça.
A TOEI e a Deen inclusive eu nem listei junto "dos grandes" na base do meu texto central do tópico, mas eles tem algumas ótimas animações, mas em geral, ainda considero os outros estúdios acima. TOEI o pessoal zoa, mas depende muito, tem obras magníficas da TOEI por aí! Alias, o próprio One Piece, carambolas, tem animações muito boas, no geral sempre teve, mas agora recentemente depois do novo mundo a animação só veio subindo no meu conceito. A Pierrot o pessoal também zoa, mas de uma década pra cá ela emplacou belas animações também, na medida do possível. IG productions é 8 ou 80, mas tbm tem belas animações por aí!
 

MiraiShōnen

Bam-bam-bam
Mensagens
1.601
Reações
2.372
Pontos
453
Viajou bonito falando mal de Naruto, na verdade é uma obra muito bem animada, pode comparar as lutas de Naruto com qualquer anime gigante, one piecr não chega nem aos pés em qualidade de arte e animação se for comparar
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Viajou bonito falando mal de Naruto, na verdade é uma obra muito bem animada, pode comparar as lutas de Naruto com qualquer anime gigante, one piecr não chega nem aos pés em qualidade de arte e animação se for comparar
Eu me referi a naruto clássico e também do inicio do shippuden. Porém nas grandes lutas a animação sempre subia de nível, naruto vs orochimaru, lutas contra kakuzu e hidan, sasuke vs deidara, sasuke vs taka, sasuke vs itachi, sasuke e taka vs killer bee, naruto vs pain, saske vs cincos kages, saske vs danzou, principais lutas da 4 guerra etc etc.
 

Desann

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.955
Reações
6.078
Pontos
999
De vez em quando assisto uns animes dos anos 90 e cada vez mais acho que foi naquela epoca que a animacao de anime chegou no seu auge! Cenarios cheio de detalhes, veiculos e equipamentos tudo em 2D, e aquela coloracao manual... pqp coisa linda! :klove



Claro que tem muitos animes com sequencias de acao absurdamente lindas hoje em dia, mas costumam ser incorporadas em cenarios e objetos modelados em 3D. Sem contar que a coloracao digital costuma ser supersaturada, com momentos sombrios perdendo muito o peso de sua atmosfera.

Gosto muito de comparar as duas versoes de Hunter X Hunter (1999 e 2011), ambas feitas por estudios muito competentes, mas curto muito mais a atmosfera da primeira versao:

4035f7eeaebf6f9726f85f6d787c635d5ac01590.gif

5053c79d1872fb04cc42f041e339681df5e64d35.gifv


7732de6029e3aa22f667a736199cf319.gif

tumblr_nsb11lxDoC1teewzgo1_500.gifv


original.gif

giphy.gif


No mais, deixo esse video muito interessante que aborda o tema em questao:

 

Anexos

  • 1631237988252.png
    1631237988252.png
    103,1 KB · Visualizações: 5

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Depende da série.

Gundam dividiu em 2 tipos diferentes de lançamento: Os modernos pro novo publico (que no geral são uma m****) e uns tradicionais que tem umas animações absurdas, qualidade de filmes.

Mas acredito que fazem isso apenas por saber que ainda tem muito fã das antigas, tanto que demoraram pra começar a usar 3D pros mobile-suit por conta da resistência dos fãs.
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
De vez em quando assisto uns animes dos anos 90 e cada vez mais acho que foi naquela epoca que a animacao de anime chegou no seu auge! Cenarios cheio de detalhes, veiculos e equipamentos tudo em 2D, e aquela coloracao manual... pqp coisa linda! :klove



Claro que tem muitos animes com sequencias de acao absurdamente lindas hoje em dia, mas costumam ser incorporadas em cenarios e objetos modelados em 3D. Sem contar que a coloracao digital costuma ser supersaturada, com momentos sombrios perdendo muito o peso de sua atmosfera.

Gosto muito de comparar as duas versoes de Hunter X Hunter (1999 e 2011), ambas feitas por estudios muito competentes, mas curto muito mais a atmosfera da primeira versao:

4035f7eeaebf6f9726f85f6d787c635d5ac01590.gif

5053c79d1872fb04cc42f041e339681df5e64d35.gifv


7732de6029e3aa22f667a736199cf319.gif

tumblr_nsb11lxDoC1teewzgo1_500.gifv


original.gif

giphy.gif


No mais, deixo esse video muito interessante que aborda o tema em questao:


Não é desmerecendo os outros comentários não, mas seu comentário foi perfeito e o vídeo que você colocou foi cirúrgico eu assisti inteirinho(legenda ótima) e poha, vc pegou a veia da essência do que eu quis dizer neste tópico - você foi o que mais se aproximou do que eu pensei. O vídeo então é perfeito, até o anime que o cara usa como um dos exemplos, eu senti a mesma coisa que ele relatava no vídeo, que é o escaflowne(Belissímas OST diga-se de passagem) esse anime É ESTUPIDAMENTE lindo, e ele era de 96 e tinha essa essência que eu tanto falo e que ele fala no vídeo, essência essa que infelizmente se perdeu ao longo do século XXI(2000 em diante, principalmente 2010 em diante). Porém é como ele fala no vídeo, e eu concordo com ele, a maioria dos meus animes preferidos tbm são de animações atuais(digitais), porém já assisti obras muito boas do método antigo(Manual) que realmente te fazem sentir saudade daquela imersão e atmosfera, os animes antigo realmente conseguiam passar esse sentimento, não atoa, eu tenho muito mais paciência para animes regulares de 2000 pra baixo do que de 2010 pra cá. É uma mágica inexplicável, que seria difícil transpor aqui para vocês em palavras. Agora é como ele disse depois, os animes digitais revolucionou o mercado de animes, aumentou a produção e possibilidades em escalas estratosféricas, trouxe economia de recursos, agilização dos processos a nível absurdo, renderização, efeitos e CGI, múltiplas possibilidades e recursos que facilitaram e abriram o mercado de animação de forma expansiva, até mesmo economia de espaço se obteve com aquisição das tecnologias no anime. Porém, apesar disso tudo ter facilitado o mercado em muitos sentidos, e na produção, hoje temos muito mais animes e de forma muito mais acessível e barato do que antigamente naquela época manual, onde tudo era mais difícil e custoso, porém justamente pelas dificuldades técnicas da época, havia se um empenho colossal na produção e na qualidade dos animadores, tudo era bem feito, frame a frame, o que resultava em animações e backgrounds imersivos e que dialogavam se internamente com os telespectadores e com atmosfera sentida através da belíssima animação, frames, cenário, paleta de cores, atmosfera e OST orgânicas.

Seu exemplo de HXH99 e HXH2011 embora tenha animes antigos com melhores parâmetros para se comparar, é um ótimo exemplo disso também. Por exemplo, pessoalmente, eu prefiro o da década anterior(2011) por conta da animação e cuidado que MAD HOUSE teve com a obra, mas é evidente que apesar da melhoria em diversos setores e nas lutas em gerais, recursos, técnologias, efeitos, maiores possibilidades de animar em escala maior com as facilidades digitais, a "aura" do HXH99 é algo mais místico, tem uma atmosfera mais condizente, principalmente a arco de York Shin. Isso vem do padrão de animação antiga(Manual) que nos proporcionava esse efeito, isso tudo aliado á ótima OST de HXH99. Porém, é inegável que em outros fatores o novo HXH supera( e muito) o antigo. Por isso num saldo geral diria que HX11 realmente é melhor e elevou a patamar da obra em outro nível, porém é inégavel que a aura que o antigo transmite para nós é algo mais nostálgico e denso em certos aspectos.
 
Ultima Edição:

Pinguim 55

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.783
Reações
9.787
Pontos
994
De vez em quando assisto uns animes dos anos 90 e cada vez mais acho que foi naquela epoca que a animacao de anime chegou no seu auge! Cenarios cheio de detalhes, veiculos e equipamentos tudo em 2D, e aquela coloracao manual... pqp coisa linda! :klove



Claro que tem muitos animes com sequencias de acao absurdamente lindas hoje em dia, mas costumam ser incorporadas em cenarios e objetos modelados em 3D. Sem contar que a coloracao digital costuma ser supersaturada, com momentos sombrios perdendo muito o peso de sua atmosfera.

Gosto muito de comparar as duas versoes de Hunter X Hunter (1999 e 2011), ambas feitas por estudios muito competentes, mas curto muito mais a atmosfera da primeira versao:

4035f7eeaebf6f9726f85f6d787c635d5ac01590.gif

5053c79d1872fb04cc42f041e339681df5e64d35.gifv


7732de6029e3aa22f667a736199cf319.gif

tumblr_nsb11lxDoC1teewzgo1_500.gifv


original.gif

giphy.gif


No mais, deixo esse video muito interessante que aborda o tema em questao:



Olha, vou te falar que achei bem mais místico a versão 2011 destes ‘fantasmas’ com está estranha nevoa e eles voando lentamente.

Já os outros eu sinceramente achei no mesmo nivel.
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Olha, vou te falar que achei bem mais místico a versão 2011 destes ‘fantasmas’ com está estranha nevoa e eles voando lentamente.

Já os outros eu sinceramente achei no mesmo nivel.
hxh2011 supera o antecessor de 99, acho que a questão mesmo é mais a aura, a tensão e atmosfera sentida ao assistir a versão antiga, principalmente o arco de York Shin, coisa não vista em HXH 2011, porém é aquilo, num saldo geral, o de 2011 é melhor, o ritmo do de 99 é muito lento em certas partes, além de obviamente terem menos recursos gráficos que o seu sucessor, tendo uma média de animação inferior ao 2011.
Porém, o de 99, por ser da época manual e pela formato da época conseguia transmitir aquele sentimento único dos animes da década de final de 80 e 90.
 

Desann

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.955
Reações
6.078
Pontos
999
Depende da série.

Gundam dividiu em 2 tipos diferentes de lançamento: Os modernos pro novo publico (que no geral são uma m****) e uns tradicionais que tem umas animações absurdas, qualidade de filmes.

Mas acredito que fazem isso apenas por saber que ainda tem muito fã das antigas, tanto que demoraram pra começar a usar 3D pros mobile-suit por conta da resistência dos fãs.
Putz agora que voce falou, percebi que esqueci de mencionar mechas no meu post anterior. Acho que 90% das obras a respeito disso hoje em dia, tem mechas em 3D. Tristeza...

Não é desmerecendo os outros comentários não, mas seu comentário foi perfeito e o vídeo que você colocou foi cirúrgico eu assisti inteirinho(legenda ótima) e poha, vc pegou a veia da essência do que eu quis dizer neste tópico - você foi o que mais se aproximou do que eu pensei. O vídeo então é perfeito, até o anime que o cara usa como um dos exemplos, eu senti a mesma coisa que ele relatava no vídeo, que é o escaflowne(Belissímas OST diga-se de passagem) esse anime É ESTUPIDAMENTE lindo, e ele era de 96 e tinha essa essência que eu tanto falo e que ele fala no vídeo, essência essa que infelizmente se perdeu ao longo do século XXI(2000 em diante, principalmente 2010 em diante). Porém é como ele fala no vídeo, e eu concordo com ele, a maioria dos meus animes preferidos tbm são de animações atuais(digitais), porém já assisti obras muito boas do método antigo(Manual) que realmente te fazem sentir saudade daquela imersão e atmosfera, os animes antigo realmente conseguiam passar esse sentimento, não atoa, eu tenho muito mais paciência para animes regulares de 2000 pra baixo do que de 2010 pra cá. É uma mágica inexplicável, que seria difícil transpor aqui para vocês em palavras. Agora é como ele disse depois, os animes digitais revolucionou o mercado de animes, aumentou a produção e possibilidades em escalas estratosféricas, trouxe economia de recursos, agilização dos processos a nível absurdo, renderização, efeitos e CGI, múltiplas possibilidades e recursos que facilitaram e abriram o mercado de animação de forma expansiva, até mesmo economia de espaço se obteve com aquisição das tecnologias no anime. Porém, apesar disso tudo ter facilitado o mercado em muitos sentidos, e na produção, hoje temos muito mais animes e de forma muito mais acessível e barato do que antigamente naquela época manual, onde tudo era mais difícil e custoso, porém justamente pelas dificuldades técnicas da época, havia se um empenho colossal na produção e na qualidade dos animadores, tudo era bem feito, frame a frame, o que resultava em animações e backgrounds imersivos e que dialogavam se internamente com os telespectadores e com atmosfera sentida através da belíssima animação, frames, cenário, paleta de cores, atmosfera e OST orgânicas.

Seu exemplo de HXH99 e HXH2011 embora tenha animes antigos com melhores parâmetros para se comparar, é um ótimo exemplo disso também. Por exemplo, pessoalmente, eu prefiro o da década anterior(2011) por conta da animação e cuidado que MAD HOUSE teve com a obra, mas é evidente que apesar da melhoria em diversos setores e nas lutas em gerais, recursos, técnologias, efeitos, maiores possibilidades de animar em escala maior com as facilidades digitais, a "aura" do HXH99 é algo mais místico, tem uma atmosfera mais condizente, principalmente a arco de York Shin. Isso vem do padrão de animação antiga(Manual) que nos proporcionava esse efeito, isso tudo aliado á ótima OST de HXH99. Porém, é inegável que em outros fatores o novo HXH supera( e muito) o antigo. Por isso num saldo geral diria que HX11 realmente é melhor e elevou a patamar da obra em outro nível, porém é inégavel que a aura que o antigo transmite para nós é algo mais nostálgico e denso em certos aspectos.

Fico feliz que eu tenha conseguido captar a mensagem hahahhaha
Nunca vi Escaflowne mas agora fiquei bastante interessado! Normalmente os animes antigos que assisto sao obras bem curtas, tipo movies ou OVAs, mas vou selecionar algumas series para ver! :rox
Ainda sobre o processo de animacao, ja eh bem divulgado que os animadores de anime costumam passar por exaustivas jornadas de trabalho, e acredito que nos anos 90 era muito pior. Mas admiro muito as artes vivas e cheias de cuidados que muitas vezes entregavam na epoca!

E quero ressaltar que acho a versao de HxH da Madhouse realmente otima! Mas tenho um lugar especial no meu coracao pra versao original hahahahha.


Olha, vou te falar que achei bem mais místico a versão 2011 destes ‘fantasmas’ com está estranha nevoa e eles voando lentamente.

Já os outros eu sinceramente achei no mesmo nivel.
A versao da Madhouse ta bem boa, mas o contraste dos fanstamas palidos com a cidade escura e o ceu estrelado na versao original me parece bem mais charmosa. :rox

O problema dos animes digitais é que os personagens emitem luz própria, parece uma lâmpada fluorescente.
Exatamente. So ver as imagens das duas versoes de Inuyasha postadas no inicio. Acho muito mais bonita essa coloracao levemente opaca que o procedimento manual tinha. Ja na digital as cores sao saturadas demaaais...
 

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.943
Reações
11.720
Pontos
1.814
A questão de Hunter X Hunter é que o orçamento foi usado de maneira diferente para momentos diferentes, a parte da torre celestial na versão de 99 é extremamente pobre se comparada a versão de 2011 por exemplo, entretanto tem momentos na versão de 99 que também são objetivamente mais detalhados e melhor trabalhados que a versão de 2011.

Desenho a mão tinha vantagens e desvantagem, claramente a exigência técnica é muito maior do que ferramentas digitais, então você tinha na média uma qualidade de trabalho melhor, entretanto ferramentas digitais não só ajudam na utilização de vários efeitos que eram considerados trabalhosos como efeitos de luz, texturas e vários ângulos que são extremamente difíceis de alguém visualizar só de cabeça, algumas cenas de hoje em dia que são feitas em algumas semanas provavelmente levariam meses antigamente.

Eu acho que também tem que se considerar que as ferramentas digitais estão em constante evolução, além do expertise em geral dos animadores que começaram a trabalhar com elas, os animes de 10 anos em grande maioria atrás eram claramente precários se comparados com hoje em dia, estamos vendo vários estúdios conseguindo equilibrar também bem melhor o orçamento de cada episódio. Outra coisa a se considerar é a resolução, trabalhar com 480p em mente é bem diferente de trabalhar com 4K em mente, você com certeza não teria tanto detalhamento no trabalho manual por exemplo.

Algo que só agora estamos começando a ver evolução nas ferramentas digitais é no sombreamento dos personagens.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.057
Reações
34.958
Pontos
1.054
Eu sempre achei a Pierrot meio ruim, desde mlk e anos depois quando vi na internet q alguns animes q achava a animação bugada era da pierrot, só fortaleceu esse pensamento. :klol
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.057
Reações
34.958
Pontos
1.054
A questão de Hunter X Hunter é que o orçamento foi usado de maneira diferente para momentos diferentes, a parte da torre celestial na versão de 99 é extremamente pobre se comparada a versão de 2011 por exemplo, entretanto tem momentos na versão de 99 que também são objetivamente mais detalhados e melhor trabalhados que a versão de 2011.

Desenho a mão tinha vantagens e desvantagem, claramente a exigência técnica é muito maior do que ferramentas digitais, então você tinha na média uma qualidade de trabalho melhor, entretanto ferramentas digitais não só ajudam na utilização de vários efeitos que eram considerados trabalhosos como efeitos de luz, texturas e vários ângulos que são extremamente difíceis de alguém visualizar só de cabeça, algumas cenas de hoje em dia que são feitas em algumas semanas provavelmente levariam meses antigamente.

Eu acho que também tem que se considerar que as ferramentas digitais estão em constante evolução, além do expertise em geral dos animadores que começaram a trabalhar com elas, os animes de 10 anos em grande maioria atrás eram claramente precários se comparados com hoje em dia, estamos vendo vários estúdios conseguindo equilibrar também bem melhor o orçamento de cada episódio. Outra coisa a se considerar é a resolução, trabalhar com 480p em mente é bem diferente de trabalhar com 4K em mente, você com certeza não teria tanto detalhamento no trabalho manual por exemplo.

Algo que só agora estamos começando a ver evolução nas ferramentas digitais é no sombreamento dos personagens.

Uma coisa que acho foda no Hunter x Hunter de 99, assim como no Berserk de 97, é a direção, put* m****, que direção linda, pena que como tudo ali é feito a mão, tem suas limitações, COMO CORTAR OS ROLOS DE FILME COM TESOURA E COLAR COM DUREX A PONTO DE FICAR VISÍVEL EM GRANDES CORTES, e bota cortes nisso, já que ambos animes tem muuuuitos por causa da direção. :klol

Mas eu acho foda pra kceta, pena que não tem mais animes com direção assim.

PS: Não tenho ctz pois minha mente pode me enganar, mas acho q o Samurai X tbm tinha uma direção foda.

PS2: Os animes antigamente não era pensado em resolução, eram feitos em rolos de 16mm, Super 16mm e 35mm. E rolos de filme não tem resolução fixa, por isso tem remasterizações de filmes até hoje usando esses rolos. No anime era pensado a área da TV, o tal do Overscan, já que tinha q ver o que era cortado na tela mesmo que o anime era feito em 4:3(também pensado para as TVs da época).

images
 
Ultima Edição:

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.943
Reações
11.720
Pontos
1.814
Uma coisa que acho foda no Hunter x Hunter de 99, assim como no Berserk de 97, é a direção, put* m****, que direção linda, pena que como tudo ali é feito a mão, tem suas limitações, COMO CORTAR OS ROLOS DE FILME COM TESOURA E COLAR COM DUREX A PONTO DE FICAR VISÍVEL EM GRANDES CORTES, e bota cortes nisso, já que ambos animes tem muuuuitos por causa da direção. :klol

Mas eu acho foda pra kceta, pena que não tem mais animes com direção assim.

PS: Não tenho ctz pois minha mente pode me enganar, mas acho q o Samurai X tbm tinha uma direção foda.

PS2: Os animes antigamente não era pensado em resolução, eram feitos em rolos de 16mm, Super 16mm e 35mm. E rolos de filme não tem resolução fixa, por isso tem remasterizações de filmes até hoje usando esses rolos. No anime era pensado a área da TV, o tal do Overscan, já que tinha q ver o que era cortado na tela mesmo que o anime era feito em 4:3(também pensado para as TVs da época).

images

Sim e não, depende a cena e depende o diretor, tem cenas na versão 99 que são terríveis de doer, pena que a versão 99 causou uma certa polêmica na época e foi gradualmente sendo mais censurada depois da cena que o Killua arranca o coração, ao ponto de que eles até estavam inventando desculpas nos diálogos, como dizer que o golpe do Killua não matou na hora e o adversário dele no exame morreu no caminho para o hospital, ou mudando algumas cenas onde o golpe era fatal para um golpe ambíguo se matou ou não, enquanto a versão 2011 fez o caminho contrário, começou com censura e foi gradualmente ficando bem mais violenta.

A questão da resolução é que isso influencia no processo de produção, em 480p os defeitos e detalhes não são tão visíveis, em 1080p e resoluções superiores eles são, então isso faz com que o artista tenha que necessariamente fazer uma arte mais limpa.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.057
Reações
34.958
Pontos
1.054
Sim e não, depende a cena e depende o diretor, tem cenas na versão 99 que são terríveis de doer, pena que a versão 99 causou uma certa polêmica na época e foi gradualmente sendo mais censurada depois da cena que o Killua arranca o coração, ao ponto de que eles até estavam inventando desculpas nos diálogos, como dizer que o golpe do Killua não matou na hora e o adversário dele no exame morreu no caminho para o hospital, ou mudando algumas cenas onde o golpe era fatal para um golpe ambíguo se matou ou não, enquanto a versão 2011 fez o caminho contrário, começou com censura e foi gradualmente ficando bem mais violenta.

A questão da resolução é que isso influencia no processo de produção, em 480p os defeitos e detalhes não são tão visíveis, em 1080p e resoluções superiores eles são, então isso faz com que o artista tenha que necessariamente fazer uma arte mais limpa.

Kra, acho q tu não entendeu o que eu disse. A direção do HxH 99 é realmente excelente, ainda mais na cinematografia, se os traços estão mais simples em um momento(as vezes até pra ter uma animação mais suave), não muda o fato que o resto da coisa está boa, como as câmeras, por exemplo. A cinematografia do HxH 99 é uma das melhores que tem...

C4iI0AzUYAAuiHz.jpg


128554462_426266678753856_5546744011109457975_n.jpg


O Berserk de 97 que tbm eu disse:

86xz3mw5bo351.jpg


7nh8mh.jpg


C4iJRSeUoAAg5Ri


wv5bpd.jpg


Samurai X:

C4iJD-BVYAA1DtT



Levando em consideração que isso tudo era feito a mão e com equipamento analógico, é um feito do kcet.

Sobre o 480p(que na verdade é 480i), não entendi direito, é sobre aquela primeira leva de animes digitais ou parcialmente digitais dos anos 2000? Se sim, isso é tenso, naquela época pra gente era normal por causa da nossa TV que rodava a 480i, mas hoje é intragável. Naruto é um dos exemplos que sofre disso a ponto de não termos um remaster do anime em alta definição. Mas quando era tudo feito a mão, os animes não tinham resolução pois eram tudo em filme(além das celuloides).





Olha a diferença do mesmo anime em um VHS da época e extraído diretamente do rolo de filme:

E-8x4VmUcAI1bNn


E-8x-5aUYAIC8uL


Apareceram até a chuva que tinha sumido devido a baixa resolução. :klol
 

Irregular Hunter

O BATMAN da internet
Mensagens
35.943
Reações
11.720
Pontos
1.814
Kra, acho q tu não entendeu o que eu disse. A direção do HxH 99 é realmente excelente, ainda mais na cinematografia, se os traços estão mais simples em um momento(as vezes até pra ter uma animação mais suave), não muda o fato que o resto da coisa está boa, como as câmeras, por exemplo. A cinematografia do HxH 99 é uma das melhores que tem...

128554462_426266678753856_5546744011109457975_n.jpg


O Berserk de 97 que tbm eu disse:


Samurai X:

C4iJD-BVYAA1DtT



Levando em consideração que isso tudo era feito a mão e com equipamento analógico, é um feito do kcet.

Sobre o 480p(que na verdade é 480i), não entendi direito, é sobre aquela primeira leva de animes digitais ou parcialmente digitais dos anos 2000? Se sim, isso é tenso, naquela época pra gente era normal por causa da nossa TV que rodava a 480i, mas hoje é intragável. Naruto é um dos exemplos que sofre disso a ponto de não termos um remaster do anime em alta definição. Mas quando era tudo feito a mão, os animes não tinham resolução pois eram tudo em filme(além das celuloides).



Olha a diferença do mesmo anime em um VHS da época e extraído diretamente do rolo de filme:

E-8x4VmUcAI1bNn


E-8x-5aUYAIC8uL


Apareceram até a chuva que tinha sumido devido a baixa resolução. :klol

O meu ponto é que nem todo episódio tem o mesmo diretor ou as mesmas pessoas trabalhando nele, então mesmo nas series citadas tem momentos onde a cinematografia também peca porque o foco na produção é em outros momentos, a versão de 99 mesmo com a censura é muito boa em yorkshin, mas é terrível em basicamente todos os aspectos nos arcos da família do Killua e da torre, até mesmo a dublagem é bem preguiçosa nesses episódios, no geral sim são animes com boa cinematografia, justo dizer que são animes com boa cinematografia, mas não é 100% consistente.

Eu me refiro a área de trabalho do artista, mesmo que você possa teoricamente aumentar o celuloide ou filme sem um limite especifico, ao menos até que o ruído seja intragável, artistas "abusavam" (na falta de um termo mais adequado) do tamanho padrão de TVs e o números de linhas do NTSC, era um trabalho feito levando em consideração a área de visualização da audiência, mesmo que a tecnologia permita aumentar essa imagem sem perda considerável na qualidade, o detalhamento do artista feito em uma arte de tamanho menor nunca vão ser tão detalhado como por exemplo em uma área de trabalho 4x maior, isso é algo que o sinal analógico ou digital não tem como mudar, claro que com ferramentas digitais isso não é particularmente uma dificuldade tão grande, mas exige que os artistas trabalhem levando em consideração que defeitos serão percebidos.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.653
Reações
13.603
Pontos
803
uma coisa q acho meio irritante nos animes de hj e ate meio que saiu como zoeira do ultimo episodio de rick & morty pra quem assistiu

eh tipo um blur na imagem que parece que tem um holofote o tempo todo na cena ou na parte de cima da tela, acho tosco demais.

Se tivesse um jeito de baixar o episodio do anime, usar um software de conversao so pra tirar esse blur chato seria otimo :ksafado
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
De vez em quando assisto uns animes dos anos 90 e cada vez mais acho que foi naquela epoca que a animacao de anime chegou no seu auge! Cenarios cheio de detalhes, veiculos e equipamentos tudo em 2D, e aquela coloracao manual... pqp coisa linda! :klove



Claro que tem muitos animes com sequencias de acao absurdamente lindas hoje em dia, mas costumam ser incorporadas em cenarios e objetos modelados em 3D. Sem contar que a coloracao digital costuma ser supersaturada, com momentos sombrios perdendo muito o peso de sua atmosfera.

Gosto muito de comparar as duas versoes de Hunter X Hunter (1999 e 2011), ambas feitas por estudios muito competentes, mas curto muito mais a atmosfera da primeira versao:

4035f7eeaebf6f9726f85f6d787c635d5ac01590.gif

5053c79d1872fb04cc42f041e339681df5e64d35.gifv


7732de6029e3aa22f667a736199cf319.gif

tumblr_nsb11lxDoC1teewzgo1_500.gifv


original.gif

giphy.gif


No mais, deixo esse video muito interessante que aborda o tema em questao:


sim, hxh vc tem q ver o antigo até chegar no topo da torre celestial, aí vc muda pro novo só pra ver a luta do hisoka vs kastro depois volta pro antigo até chegar na greed island, dai muda pro novo de vez (odeio a arte do ova do greed island)
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.156
Reações
68.935
Pontos
1.529
Tinham menos animes sendo produzidos. Com maior quantidade, a média vai cada vez piorando mais e os animadores só levando chicotada.

Falando nisso, a Kyoto Animation ajudou em alguns episódios do Inuyasha
 
Topo Fundo