senryu
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Pra verem que "Pilantras" não se tem só no Brasil!
Fiquem com o vídeo dissecando os motivos do fracasso do game da Overkill
Mas pra quem não quiser ver? (são 16 minutos divertidos!, mas com aquele jeitinho americano), bom deixo o que tem no vídeo mas não vai ser tão engraçado!, mas corto as piadas de zumbi....).
Pra entender isso bom tem que se montar um quebra cabeças...
Que envolve as empresas Star Breeze, Overkill e a Suécia!
Bom a empresa Star Breeze não era muito boa até uma onda de "sorte" e bons games como os dois games do Ridick (Cronicles of Ridick e Dark Athena) e the Darkness até eles conhecerem uma certa empresa? e fizerem um certo remake?(somado ao mesmo tempo com um vazio de talentos que abandonaram a empresa em massa e foram seguir os criadores originais da Star Breeze que tinham aberto uma empresa nova a Machine games).
Se sabem da história então lembraram certo são: empresa é a EA e o jogo Sydicate!!!
Bom o desastre foi imenso!
O jogo vendeu só 150 mil cópias e EA pediu as garantias do projeto o que levou à???
Falir a empresa!, mas é aí que entram os deuses Asgardianos Thor e Loki!, ops foi só dois irmãos suecos!
Que tinham primeiro criado uma empresa chamada Grin por volta dos 2000 que fez uns fiascos (como o Bionic Comando 3d...), ela faliu e eles resolveram depois abir outra companhia! a Overkill é agora que ela entra na história...
Quando a Star Breeze tava mal, ela foi comprada (na verdade foi um truque financeiro no qual na prática elas se fundiram pois pagaram a transação com ações uma da outra!; pra ser mais exato os irmãos Bo e Ulf deram ações da Overkill e da Star Breeze pra pagar as dividas e assumirem o comando, mas anunciaram pro mercado que a Overkill comprou a Star Breeze).
E bom depois disso!?
É mais fácil perguntar o que faltou ocorrer com a empresa?
Mas antes da lista vai a situação deles antes do desastre!
Eles numa época que multiplayers de tiro estavam em alta (e ainda estão de certo modo...)
Eles fizerem um pequeno milagre chamado Payday 2 e com isso faturaram 9 milhões de cópias vendidas!
Então saíram do nada pra ter muita grana!
E decidiram investir na franquia Walking Dead (que apesar das quedas de audiência e das vendas de games com o passar do tempo, parecia uma excelente oportunidade de investimento!).
Então fecharam um contrato com a Skybound!
E nadando no sucesso!?
Bom aí começa o monte de falhas! com:
Ulf deixa a empresa e vende suas ações ao seu irmão Bo! (pra entender melhor os dois tomavam decisões juntos sendo que Ulf era o cara mais criativo e que metia as caras no dia a dia e programava e comandava algumas coisas!)
E com Bo sozinho...ele fez um monte de M como: Investir (e abrir) em várias outras empresas de VR com parte do dinheiro da empresa, o que deu num monte de projetos que foram do nada a lugar nenhum!
A explicação do vídeo pra mim que sou administrador foi genial e cômica pros maus investimentos e vou manter a mesma!:
"Imagina o seguinte tu tem um banco com um cofre lotado de grana!, aí tu resolve por fogo em toda a grana! e se arrepende!, mas sem nem olha se tinha cédulas inteiras do incêndio!, tu joga as "cinzas" no vaso sanitário e dá a descarga em tudo num edifício que tá prestes a ser implodido!"
A primeira escolha tinha sido a Balistic engine que fez nascer os dois Payday´s mas...
Bo comprou a Valhala Engine prometendo céus e terra pro jogo! e passou todo o projeto pra essa engine! e também que todos os jogos da Overkill sairiam por ela! (o projeto começou em 2014, mas teve a troca de engine 1 em 2015!, mas a Valhala na verdade era uma engine incompleta e só tinha ferramentas prontas pra funcionar com 60% da capacidade; nessa o vídeo pecou numa analogia, mas vou por a minha!; imagina comprar um carro e imagina que pra cumprir o prazo te entregam um carro só que sem bancos pros passageiros, amortecedores e limpa vidros!; "fato" que eles te entregaram um carro, mas não quer dizer que ele tem todas as "funcionalidades" que os outros carros tem!, eles te venderam um carro e te "deram" na entrega um "carro"!, mas as questões que o Bo não fez na época foi ver se o carro era bom ou se tinha as funções que precisavam!, o resultado foi receber um carro pra lá de incompleto!).
Com 60% da funcionalidade na "melhor das hipóteses" da Valhala funcionando os comentários internos variaram de um pedaço de M... à impossível de se trabalhar!
Eles lutaram com a Valhala até o prazo em contrato se tornou uma ficção! (que era 2017!)e aí nasceu o primeiro atraso!
A Skybound foi misericordiosa é deu um prazo extra pra algum dia de 2018!
Mas com o prazo extra!, não se traduziu na forma de tomadas de melhores decisões!
Com o prazo extra Bo resolve que o melhor pro projeto é "passar" tudo pra Unreal Engine 4se outras companhias conseguiam adaptar ferramentas porque a Valhala não conseguiria!?
Só que foi informado que isso seria IMPOSSÍVEL e teriam que começar quase do ZERO!(e mesmo sabendo das instabilidades da Valhala e de todas as ferramentas perdidas!, mesmo assim decidiu seguir em frente com a decisão!)
Até que um funcionário mandou um memo a um diretor com o seguinte! (por isso "crianças" que falo que é importante "reportar desastres" numa empresa, quando não gostar de uma decisão!, pois quando tudo der errado! teu direito de te avisei tá lá!, além de proteger a sua reputação profissional!, mas saiba usar isso direito!, pois se em um milagre der certo?, bom vão vão usar isso contra você!):
Se pensa que trocar de engine resolve alguma coisa?, está muito enganado!, pois a Valhala não tem assets e nem ferramentas que possam transferir o esforço já feito pra Unreal 4, quem me dera que fosse uma simples questão de troca de engines!, é praticamente impossível alcançar o alvo da missão de um jogo massivo AAA de alta qualidade só com um ano de serviço nessa engine nova!, estou assumindo algo que sei de começo que é impossível!
E com o prazo de 2018 (por contrato!) mais os erros acima!, já sabiam o CEO e a diretoria durante todo 2018 que o jogo estava condenado!
Mas fizeram mais M...s
A diretoria disse que mesmo o jogo sendo ruim teria vendas o suficiente pra salvar a companhia! é os obrigaram a trabalhar com outra engine que ninguém na companhia sabia trabalhar com ela (de novo!), com 12 meses de prazo! e sem possibilidades de adiamento!
Só lembrando é a troca de engine 3, ninguém na equipe fez nenhum projeto desse tamanho! e ninguém conhecia as engines "2 e 3", além de NADA do que foi feito antes poderia ser aproveitado! (SÓ REAFIRMANDO em nenhuma de todas as trocas, ABSOLUTAMENTE NADA FOI REAPROVEITADO!).
Além do fato que vazou na Eurogamer que o diretor do projeto não sabia guiar o projeto e vinha com coisas como: faça como division!, depois vinha com coisas como faça com Zumbis explosivos, faça como Zumbi u, faça como Far Cry e no fim não tinha uma ideia do que realmente fazer! ou focar o projeto!
Aí mostraram o game na E3 de 2018 e a resposta do público foi...terrível!
Só que ao invés de dizer a verdade ao time pra ver se ajeitavam algo?(e talvez com medo de apavorar os funcionários, a sorte na época e que eles não leram os reviews online e por isso o "truque" deu certo!)
Mentiram na cara dura e disseram aos funcionários que o público adorou é o game que foi fantástico!
Então a frase que se aplica aqui perfeitamente é:
Se pode se fingir que não existe um problema?, Então problema algum existe!
Mas como conseguiram o prazo de 2018?
Bom foi a reunião do que Matt Muscles auto batizou de processo de trabalho Mister Crunch! (comparando com o chocolate Crunch)
O que é igual à turnos de trabalho de 24 horas!, gente dormindo pelos escritórios!, privações de sono ao ponto de dormirem no trabalho! e muitas idas ao psiquiatra pela frustração de todo o suor todo e todo o esforço estavam indo pelo ralo num produto horrendo e sem esperanças de melhora!
No fim vendeu 100 mil cópias!, sendo que a maioria das vendas teve a exigência dos pedidos de devolução do dinheiro!
Detalhe a projeção era de um milhão de cópias! com um projeto em andamento por 10 anos coisas que claramente não cumpriram no contrato!(bom o online funciona com menos de mil jogadores...)
E esperem pois mais M...s aconteceram após isso!(e durante!)
As ações desabaram!
A diretoria resolve demitir Bo e ele respondeu com um e-mail "genial" pra toda a empresa antes de ir embora! (o que garantiu não ser empregado em lugar algum!):
Eu não tenho bola de cristal!, mas tenho bolas de criar um futuro!
Uns tem e outros não tem capacidade, então tenham sorte de manter esta companhia!
Pois eu investi em VR e estou me dando muito bem! (só um detalhe a grana investida não foi dele foi da companhia, portanto não é dele e por isso ele roubou os fundos vindo destes investimentos!)
E adivinha quem está construindo um parque de VR em Dubai?, parabéns a todos vocês!
A companhia "vive em coma sob aparelhos" = teve que vender assets e marcas pra só manter o dia a dia funcionando! e no momento tem um CEO indicado judicialmente que está reorganizando a companhia pra decidir se continua, vende ou declara falência!
Mas tem mais ainda! é num o que mais aconteceu?:
Teve uma denuncia de manipulação de ações na bolsa sueca feita contra a empresa Star Breeze! (que fez nenhum game, mas o nome dela ainda existia no papel e na prática Overkill era a "imagem publica" nos games e no mercado!)
E duas semanas antes do Bo ser demitido! a policia invadiu os escritórios da companhia e descobriu que um dos diretores vendeu todas as suas ações da companhia dois dias antes do jogo ser lançado!
Aí que a coisa fica nublada!, pois falam que prisão foi feita depois de investigar a empresa! (mas não fala se foi no singular ou no plural e nem em nome algum de quem foi preso!)
Bom quanto a Ulf segue na industria e tá fazendo o jogo GTFO com previsão pro fim do ano!
Já Bo? literalmente fugiu no melhor estilo Carmen Sandiego e ninguém no mundo (e nem a família dele!) sabe onde se meteu no mundo!
Fiquem com o vídeo dissecando os motivos do fracasso do game da Overkill
Mas pra quem não quiser ver? (são 16 minutos divertidos!, mas com aquele jeitinho americano), bom deixo o que tem no vídeo mas não vai ser tão engraçado!, mas corto as piadas de zumbi....).
Pra entender isso bom tem que se montar um quebra cabeças...
Que envolve as empresas Star Breeze, Overkill e a Suécia!
Bom a empresa Star Breeze não era muito boa até uma onda de "sorte" e bons games como os dois games do Ridick (Cronicles of Ridick e Dark Athena) e the Darkness até eles conhecerem uma certa empresa? e fizerem um certo remake?(somado ao mesmo tempo com um vazio de talentos que abandonaram a empresa em massa e foram seguir os criadores originais da Star Breeze que tinham aberto uma empresa nova a Machine games).
Se sabem da história então lembraram certo são: empresa é a EA e o jogo Sydicate!!!
Bom o desastre foi imenso!
O jogo vendeu só 150 mil cópias e EA pediu as garantias do projeto o que levou à???
Falir a empresa!, mas é aí que entram os deuses Asgardianos Thor e Loki!, ops foi só dois irmãos suecos!
Que tinham primeiro criado uma empresa chamada Grin por volta dos 2000 que fez uns fiascos (como o Bionic Comando 3d...), ela faliu e eles resolveram depois abir outra companhia! a Overkill é agora que ela entra na história...
Quando a Star Breeze tava mal, ela foi comprada (na verdade foi um truque financeiro no qual na prática elas se fundiram pois pagaram a transação com ações uma da outra!; pra ser mais exato os irmãos Bo e Ulf deram ações da Overkill e da Star Breeze pra pagar as dividas e assumirem o comando, mas anunciaram pro mercado que a Overkill comprou a Star Breeze).
E bom depois disso!?
É mais fácil perguntar o que faltou ocorrer com a empresa?
Mas antes da lista vai a situação deles antes do desastre!
Eles numa época que multiplayers de tiro estavam em alta (e ainda estão de certo modo...)
Eles fizerem um pequeno milagre chamado Payday 2 e com isso faturaram 9 milhões de cópias vendidas!
Então saíram do nada pra ter muita grana!
E decidiram investir na franquia Walking Dead (que apesar das quedas de audiência e das vendas de games com o passar do tempo, parecia uma excelente oportunidade de investimento!).
Então fecharam um contrato com a Skybound!
E nadando no sucesso!?
Bom aí começa o monte de falhas! com:
Ulf deixa a empresa e vende suas ações ao seu irmão Bo! (pra entender melhor os dois tomavam decisões juntos sendo que Ulf era o cara mais criativo e que metia as caras no dia a dia e programava e comandava algumas coisas!)
E com Bo sozinho...ele fez um monte de M como: Investir (e abrir) em várias outras empresas de VR com parte do dinheiro da empresa, o que deu num monte de projetos que foram do nada a lugar nenhum!
A explicação do vídeo pra mim que sou administrador foi genial e cômica pros maus investimentos e vou manter a mesma!:
"Imagina o seguinte tu tem um banco com um cofre lotado de grana!, aí tu resolve por fogo em toda a grana! e se arrepende!, mas sem nem olha se tinha cédulas inteiras do incêndio!, tu joga as "cinzas" no vaso sanitário e dá a descarga em tudo num edifício que tá prestes a ser implodido!"
A primeira escolha tinha sido a Balistic engine que fez nascer os dois Payday´s mas...
Bo comprou a Valhala Engine prometendo céus e terra pro jogo! e passou todo o projeto pra essa engine! e também que todos os jogos da Overkill sairiam por ela! (o projeto começou em 2014, mas teve a troca de engine 1 em 2015!, mas a Valhala na verdade era uma engine incompleta e só tinha ferramentas prontas pra funcionar com 60% da capacidade; nessa o vídeo pecou numa analogia, mas vou por a minha!; imagina comprar um carro e imagina que pra cumprir o prazo te entregam um carro só que sem bancos pros passageiros, amortecedores e limpa vidros!; "fato" que eles te entregaram um carro, mas não quer dizer que ele tem todas as "funcionalidades" que os outros carros tem!, eles te venderam um carro e te "deram" na entrega um "carro"!, mas as questões que o Bo não fez na época foi ver se o carro era bom ou se tinha as funções que precisavam!, o resultado foi receber um carro pra lá de incompleto!).
Com 60% da funcionalidade na "melhor das hipóteses" da Valhala funcionando os comentários internos variaram de um pedaço de M... à impossível de se trabalhar!
Eles lutaram com a Valhala até o prazo em contrato se tornou uma ficção! (que era 2017!)e aí nasceu o primeiro atraso!
A Skybound foi misericordiosa é deu um prazo extra pra algum dia de 2018!
Mas com o prazo extra!, não se traduziu na forma de tomadas de melhores decisões!
Com o prazo extra Bo resolve que o melhor pro projeto é "passar" tudo pra Unreal Engine 4
Só que foi informado que isso seria IMPOSSÍVEL e teriam que começar quase do ZERO!(e mesmo sabendo das instabilidades da Valhala e de todas as ferramentas perdidas!, mesmo assim decidiu seguir em frente com a decisão!)
Até que um funcionário mandou um memo a um diretor com o seguinte! (por isso "crianças" que falo que é importante "reportar desastres" numa empresa, quando não gostar de uma decisão!, pois quando tudo der errado! teu direito de te avisei tá lá!, além de proteger a sua reputação profissional!, mas saiba usar isso direito!, pois se em um milagre der certo?, bom vão vão usar isso contra você!):
Se pensa que trocar de engine resolve alguma coisa?, está muito enganado!, pois a Valhala não tem assets e nem ferramentas que possam transferir o esforço já feito pra Unreal 4, quem me dera que fosse uma simples questão de troca de engines!, é praticamente impossível alcançar o alvo da missão de um jogo massivo AAA de alta qualidade só com um ano de serviço nessa engine nova!, estou assumindo algo que sei de começo que é impossível!
E com o prazo de 2018 (por contrato!) mais os erros acima!, já sabiam o CEO e a diretoria durante todo 2018 que o jogo estava condenado!
Mas fizeram mais M...s
A diretoria disse que mesmo o jogo sendo ruim teria vendas o suficiente pra salvar a companhia! é os obrigaram a trabalhar com outra engine que ninguém na companhia sabia trabalhar com ela (de novo!), com 12 meses de prazo! e sem possibilidades de adiamento!
Só lembrando é a troca de engine 3, ninguém na equipe fez nenhum projeto desse tamanho! e ninguém conhecia as engines "2 e 3", além de NADA do que foi feito antes poderia ser aproveitado! (SÓ REAFIRMANDO em nenhuma de todas as trocas, ABSOLUTAMENTE NADA FOI REAPROVEITADO!).
Além do fato que vazou na Eurogamer que o diretor do projeto não sabia guiar o projeto e vinha com coisas como: faça como division!, depois vinha com coisas como faça com Zumbis explosivos, faça como Zumbi u, faça como Far Cry e no fim não tinha uma ideia do que realmente fazer! ou focar o projeto!
Aí mostraram o game na E3 de 2018 e a resposta do público foi...terrível!
Só que ao invés de dizer a verdade ao time pra ver se ajeitavam algo?(e talvez com medo de apavorar os funcionários, a sorte na época e que eles não leram os reviews online e por isso o "truque" deu certo!)
Mentiram na cara dura e disseram aos funcionários que o público adorou é o game que foi fantástico!
Então a frase que se aplica aqui perfeitamente é:
Se pode se fingir que não existe um problema?, Então problema algum existe!
Mas como conseguiram o prazo de 2018?
Bom foi a reunião do que Matt Muscles auto batizou de processo de trabalho Mister Crunch! (comparando com o chocolate Crunch)
O que é igual à turnos de trabalho de 24 horas!, gente dormindo pelos escritórios!, privações de sono ao ponto de dormirem no trabalho! e muitas idas ao psiquiatra pela frustração de todo o suor todo e todo o esforço estavam indo pelo ralo num produto horrendo e sem esperanças de melhora!
No fim vendeu 100 mil cópias!, sendo que a maioria das vendas teve a exigência dos pedidos de devolução do dinheiro!
Detalhe a projeção era de um milhão de cópias! com um projeto em andamento por 10 anos coisas que claramente não cumpriram no contrato!(bom o online funciona com menos de mil jogadores...)
E esperem pois mais M...s aconteceram após isso!(e durante!)
As ações desabaram!
A diretoria resolve demitir Bo e ele respondeu com um e-mail "genial" pra toda a empresa antes de ir embora! (o que garantiu não ser empregado em lugar algum!):
Eu não tenho bola de cristal!, mas tenho bolas de criar um futuro!
Uns tem e outros não tem capacidade, então tenham sorte de manter esta companhia!
Pois eu investi em VR e estou me dando muito bem! (só um detalhe a grana investida não foi dele foi da companhia, portanto não é dele e por isso ele roubou os fundos vindo destes investimentos!)
E adivinha quem está construindo um parque de VR em Dubai?, parabéns a todos vocês!
A companhia "vive em coma sob aparelhos" = teve que vender assets e marcas pra só manter o dia a dia funcionando! e no momento tem um CEO indicado judicialmente que está reorganizando a companhia pra decidir se continua, vende ou declara falência!
Mas tem mais ainda! é num o que mais aconteceu?:
Teve uma denuncia de manipulação de ações na bolsa sueca feita contra a empresa Star Breeze! (que fez nenhum game, mas o nome dela ainda existia no papel e na prática Overkill era a "imagem publica" nos games e no mercado!)
E duas semanas antes do Bo ser demitido! a policia invadiu os escritórios da companhia e descobriu que um dos diretores vendeu todas as suas ações da companhia dois dias antes do jogo ser lançado!
Aí que a coisa fica nublada!, pois falam que prisão foi feita depois de investigar a empresa! (mas não fala se foi no singular ou no plural e nem em nome algum de quem foi preso!)
Bom quanto a Ulf segue na industria e tá fazendo o jogo GTFO com previsão pro fim do ano!
Já Bo? literalmente fugiu no melhor estilo Carmen Sandiego e ninguém no mundo (e nem a família dele!) sabe onde se meteu no mundo!
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